No Brasil, 1 em cada 5 mulheres terá feito aborto

Pesquisa aponta que interrupção da gravidez faz parte da vida reprodutiva das brasileiras
 
Jornal GGN – O aborto é mais comum entre mulheres de menor escolaridade e, uma em cada cinco brasileiras terá feito a interrupção da gravidez até o fim de sua idade reprodutiva. Esses são dados preliminares da Pesquisa Nacional de Aborto (PNA), apresentadas pelo Brasil Debate, no artigo à seguir. 
 
Brasil Debate
 
1 em 5 mulheres terá feito aborto ao fim da vida reprodutiva
 
Resultados preliminares da Pesquisa Nacional de Aborto (PNA) mostram que uma em cada cinco mulheres brasileiras, ao fim de sua idade reprodutiva, terá feito um aborto.
 
Segundo o estudo, tipicamente o aborto é feito entre 18 e 29 anos. A pesquisa não observou diferenciação relevante em função de crença religiosa, mas o aborto se mostrou mais comum entre mulheres de menor escolaridade, como mostra a tabela abaixo, retirada da publicação.
 
 
O uso de medicamentos para a indução do último aborto ocorreu em quase metade dos casos (48%), e 55% das mulheres que realizaram aborto declararam terem sido internadas posteriormente em decorrência do procedimento, como mostra a tabela abaixo, também retirada da publicação.
 
 
Segundo o estudo, o número de abortos no país é superior ao contabilizado pela pesquisa, não só porque uma mesma mulher pode abortar mais de uma vez, mas também porque as mulheres analfabetas e as áreas rurais do Brasil não foram cobertas pelo inquérito.
 
A pesquisa, portanto, mostra o quanto a prática faz parte da vida reprodutiva das mulheres e que precisa ser tratado como questão de saúde pública.
 
Continue lendo. 
 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador