No Japão, comunistas triplicam cadeiras no Parlamento

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Sugestão de Felipe Rodrigues

Quem diria, o país que inventou o modo de produção maximizador de lucros sofre mudanças políticas surpreendentes, os comunistas no Japão tem mais cadeiras parlamentares que no Brasil.

do OperaMundi

Japão: partido de Shinzo Abe vence eleições, e comunistas triplicam cadeiras no parlamento

Principal força de oposição recuperou-se de desastre eleitoral de 2012, primeiro pleito pós-Fukushima; votação teve alta abstenção 

O partido do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, conseguiu renovar seu mandato com uma folgada vitória nas eleições antecipadas realizadas neste domingo (14/12) no Japão, segundo a pesquisa de boca de urna da emissora pública NHK. O Partido Comunista, por sua vez, deve triplicar o número de cadeiras no parlamento.

Por conta do tempo ruim – o serviço meteorológico do país alertou para grandes nevascas – a participação foi baixa. A duas horas do fechamento das urnas, quase sete em cada dez japoneses ainda não haviam ido votar, um índice maior que o registrado nas eleições de 2012, quando houve a maior abstenção desde a Segunda Guerra Mundial. A falta de interesse dos eleitores também é apontada como motivo para a baixa presença.

Agência Efe

Partido do premiê Shinzo Abe venceu eleições antecipadas no Japão neste domingo

O conservador Partido Liberal-Democrata (PLD), do qual Abe faz parte, conseguiu entre 275 e 306 cadeiras das 475 que formam a câmara baixa do parlamento, segundo esta pesquisa, superando os resultados de 2012. O partido que se coliga com o PLD, o budista Novo Komeito, terá entre 31 e 36 cadeiras, e ao menos igualando a eleição de dois anos atrás.

Assim, o PLD garante maioria absoluta, ultrapassando o mínimo de 266 assentos para tal.

A principal força da oposição, o Partido Democrático (PD), obteria, por sua parte, entre 61 e 87 cadeiras, com o que poderia melhorar os catastróficos resultados de 2012, quando perdeu o poder, entre outros motivos, pela gestão da crise de Fukushima, e ficou com 57 assentos.

A surpresa ficou com o Partido Comunista, que deve conseguir até 24 cadeiras, aumentando a participação no parlamento.

Agência Efe

Fiscal prepara cédulas para contagem de votos no Japão; comunistas devem triplicar assentos

As eleições antecipadas de hoje foram convocadas na metade do mandato de Abe, depois que o Japão entrou em recessão e da decisão o governo de adiar um aumento no imposto de valor agregado para estimular o consumo..

Os pleitos foram propostos pelo primeiro-ministro como um referendo sobre sua ambiciosa estratégia econômica, conhecida como “Abenomics”, que procura tirar o Japão da deflação crônica através de estímulos fiscais, flexibilização monetária e investimento público.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não entendi esse comentario.

    Não entendi esse comentario. O Partido Comunista obeteve OITO cadeiras nas ultimas eleições deste mês em 475 que compõe a Camara dos Deputados. Nas eleições de 16 de dezembro de 2012 teve NOVE cadeiras, como então triplicou?

    O PCdoB aqui tem 10 Deputados, mais que o PC do Japão.

  2. http://en.wikipedia.org/wiki/

    http://en.wikipedia.org/wiki/Japanese_general_election,_2014

    As eleições parlamentares japoneses deste mês mostraram uma ESTRONDOSA VITORIA do Partido Conservador e do Primeiro Ministro Abe, que tem um programa economico totalmente neoliberal.

    Não entendi a logica deste post que deu um sentido completamente oposto ao que significaram as eleições japonesas.

    Os comunistas tem 8 cadeiras em 475, ou seja, pouco mais que nada. A população apoiou completamente as reformas neoliberais do Governo, os partifos da coalização do PM Abe AUMENTARAM suas cadeiras no Parlamento.

  3. e, por se falar em comunistas

    e, por se falar em comunistas japoneses triplicantes na dança das cadeiras do Parlamento deles…

    “Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anticomunistas são as que entenderam”. Ronald Reagan

    1. E falando de Reagan

      Falando de Reagan, mais algumas de suas ilustres amostras de conhecimento:

      “Árvores causam mais poluição que automóveis”

      “(Um brinde) ao povo da Bolívia!” – num jantar em Brasília

      Ele também acusava Nelson Mandela de ser um terrorista marxista (porque era negro). E não vamos esquecer quem foi responsável pelo caso Irã-Contra, onde os EUA vendiam, ilegalmente, armas pro Irã (que na época já odiava profundamente os EUA) para financiar, ilegalmente também, os Contra na Nicarágua.

      Como diria Paulo Henrique Amorim, esse cara foi um verdadeiro jenio!

  4. grande porcaria saber que os

    grande porcaria saber que os comunistas aumentaram no parlamento japones

    até porque todo mundo sabe que essa corja só arrassa toda a naçao infeliza que os coloca no poder.

    a China só é o que vemos hoje pois decidiu divorciar o comunismo do socialismo…rs

    ficaram com o comunismo para sistema politico e adotaram o capitalismo para o sistema economico, uma versao estatal é verdade mas ainda assim capitalista…

    1. Sabendo muito

      “até porque todo mundo sabe que essa corja só arrassa toda a naçao infeliza que os coloca no poder.”

      Claro, a Rússia de hoje é mérito do Tzar, não é? A China também, é mérito do imperador… O alto IDH de cuba é mérito de Batista, não é? Pois sabemos que Batista enviava mais de 10 mil  médicos para ajudar um país mais rico que o seu…O prmeiro homem a ir ao espaço e o primeiro satélite só foram possíveis graças ao excelente trabalho do Tzar, que mantinha o país com apenas 0,2 da população alfabetizada. Aí vieram os malditos comunistas e transformaram o país mais atrasado da Europa na segunda potência mundial em 27 anos…que aumentaram a população alfabetizada para 97% em pouco mais de 30 anos……que tragédia. Tornaram um país iletrado no maior consumidor de livros, chegando a ter o dobro dos livros que eram vendidos nos EUA….que malditos!!! Erradicaram a desnutrição, criminalizaram o racismo (ainda em 1936), enquanto na américa, nesse período, havia ônibus pra negros em separado. O primeiro país a dar direitos plenos à mulher. A primeira embaixadora da história foi a Bolchevique Alexandra Kollontai, num período em que na quase totalidade do mundo a mulher era proíbida de votar.

       

      “a China só é o que vemos hoje pois decidiu divorciar o comunismo do socialismo…rs”

      Isso prova que você não sabe nem o que é comunismo nem o que é socialismo. Quem sabe o que é ambos, e conhece a história da China, me dará razão. Nem preciso me alongar nisso.

       

      “ficaram com o comunismo para sistema politico e adotaram o capitalismo para o sistema economico, uma versao estatal é verdade mas ainda assim capitalista…”

       

      A ignorância é latente. Se tivessem um sistema político “comunista”, não haveria Estado, logo não existiria “Capitalismo de Estado”. 

       

      Conclusão: você é só um papagaio anticomunista que, no lugar de perder tempo reproduzindo argumentos que leu na internet, deveria estudar um pouco de história e economia. Ou melhor: uma simples consulta num dicionário já teria evitado que você dissesse tanta asneira a respeito de um sistema que você nem conhece.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador