No mês da criança, Prefeitura de SP amplia programação para toda a cidade

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

No mês da criança, Prefeitura amplia programação para toda a cidade

É para a família brincar junto

Por Terciane Alves

Atrações culturais, esportivas e oficinas de brincadeiras gratuitas ocupam  ruas, avenidas, parques, teatros, bibliotecas, CEUs, centros culturais, escolas e casas de cultura nesse mês, que marca também os 80 anos da educação infantil e o legado de Mário de Andrade

A Prefeitura de São Paulo, num esforço articulado entre várias secretarias de governo (Cultura, Esportes, Educação, Serviços, Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida), ampliou este ano a oferta de atrações pelos bairros para comemorar o Mês da Criança. Neste fim de semana, há programações tanto em conhecidos centros culturais da cidade quanto em diversos bairros distantes, perto de comunidades com muitas crianças e gestantes vivendo no entorno. A programação foi pensada para atender uma faixa etária de crianças mais ampla (dos bebês à pré-adolescência) e envolver famílias e cuidadores de crianças. Assim será todo mês, com atrações que estimulam o brincar junto, o vínculo afetivo e a humanização da cidade para a criança. A programação detalhada está em  Dia das Crianças tem programação prolongada da Prefeitura neste feriado

A ampla descentralização da programação, por meio das Viradinhas, as vivências de brincar em comunidades, o aniversário dos 80 anos da Educação Infantil, os 70 anos da morte de Mário de Andrade e seu legado ao pensar na infância marcam a programação infantil da Prefeitura para as famílias e crianças neste ano de 2015. Outra novidade é a primeira Mostra de Cinema para criança e família, a CineMinha, lançada pela Spcine, em cartaz em 20 CEUs da cidade, que começa neste sábado, desenhada em conjunto com a São Paulo Carinhosa. Programação completa da mostra neste link: https://spcine.wordpress.com/2015/09/28/cinema-infantil-invade-o-circuito-sp-de-cultura/

https://www.youtube.com/watch?v=0J6QECsnL0A]

 “Na Viradinha de 2015, percebemos que a carência de atrações para crianças e famílias era enorme, tudo o que fizemos lotou, com pessoas que chegavam de vários bairros na região de Santa Cecília, no entorno da Biblioteca Monteiro Lobato, onde foi a Viradinha neste ano. Ali ficou claro que havia potencial para muitas Viradinhas e na cidade toda. E foi o que fizemos”, explicou o secretário municipal de Cultura Nabil Bonduki, pasta que traz a maior parte da programação ao longo do mês e que investiu na criação de 18 Viradinhas. (Veja detalhes e horários da programação aqui:  http://circuitospdecultura.prefeitura.sp.gov.br/noticias/386/

Criado em 2014, o Circuito Municipal São Paulo de Cultura é a política cultural  da secretaria que organiza a programação cultural, inclusive a  infantil agora em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, fazem conjuntamente a  programação dos CEUS, que também ampliou as atividades para crianças e famílias. De acordo com Bonduki, a lógica da programação infantil atende o critério de descentralização da programação e democratização das atrações, que estão no plano de metas do governo municipal. Como o processo é dinâmico, alguns ajustes ainda estão sendo feitos durante a programação. Eis alguns exemplos de regiões atendidas pelo Circuito Infantil que recebem a Viradinha neste mês: Brasilândia/Freguesia do Ó, M’Boi Mirim, Itaquera, Cidade Tiradentes, Jabaquara, Pirituba, Jabaquara, Jardim Miriam, Penha, Campo Limpo, São Mateus, Ibirapuera, Sapopemba, Glicério (Centro), entre outros. 

Laranja âmbar ilumina monumentos

O conjunto da programação do mês, além de ser pensado para as famílias e cuidadores de crianças é coeso, observa a Coordenadora da São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad, porque “as secretarias puderam trabalhar juntas e complementarem ações, seja atuando na construção da programação, seja por meio de parcerias muito simbólicas, e de grande valor.” A São Paulo

Carinhosa é a politica que articula as secretarias de governo para cuidar da infância. Para homenagear as crianças e os 80 Anos da Educação Infantil, por exemplo, o secretário de Serviços, Simão Pedro, estudou, a pedido da Secretaria Municipal de Educação, uma maneira de iluminar monumentos públicos para homenagear os 80 anos da educação infantil e o mês da infância.

Após estudos e conversas, na virada do 16 para o dia 17 os monumento da cidade como o Viaduto do Chá, Pontes das Bandeiras, a Biblioteca Mario de Andrade, a Estatua do Borba Gato e o Monumento às Bandeiras serão iluminados pela cor âmbar/laranja. “Sempre podemos pensar formas inusitadas de dar evidência à infância e aos educadores, a essência da história de São Paulo”, afirmou o secretário.

Indicadores da saúde materno-infantil nortearam a programação

Ana Estela afirmou que essa articulação das politicas públicas fazem sentido pois demonstram que as secretarias já estão com olhar integral para a infância e dispostas a se articularem. Outro exemplo fundamental: tanto a curadoria infantil do Circuito Municipal quanto a direção da Spcine trabalharam para desenhar a programação infantil a partir do mapa de indicadores organizado pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio de suas coordenadorias de Saúde e construído em parceria com a São Paulo Carinhosa. Ele traz regiões onde há crianças com baixo peso ao nascer, indicadores altos de mortalidade infantil, violência familiar e gestação entre adolescentes, por exemplo. 

Muitas dessas programações foram desenhadas e levadas para regiões onde há indicadores sociais de grande vulnerabilidade, na medida do que foi possível realizar nesta primeira fase. “Isso nos exige um contato com a comunidade e a constituição de um vínculo muito importante, que os escuta para construir as atrações”, explica Gabriela Fontana. O diretor da Spcine, Alfredo Manevy, explicou que a parceria com a São Paulo Carinhosa, dá uma “visão territorial da cidade por meio da criança, mas que pode nortear toda uma programação audiovisual para adultos.” E completou: é uma primeira experiência de várias outras.

A secretária adjunta de Educação, Emilia Cipriano, destaca que por ser 2015 o ano em que Educação Infantil Paulista celebra 80 anos de existência, nada mais natural do que homenagear seus atores e levar atrações para as crianças de forma integrada entre Cultura e Educação. “A história da educação infantil é uma rica história construída por muitos atores: bebês, crianças, suas famílias, educadoras e educadores, e movimentos organizados da sociedade civil”, afirmou. “Para incentivar a discussão e a conscientização sobre a preocupação com a infância, teremos ações reflexivas e também divulgaremos as práticas presentes na Rede Municipal de Ensino, dando visibilidade aos trabalhos dos atores que construíram e constroem cotidianamente esta história e também colocando as famílias em interação.” No final de semana do dia 17, no Ibirapuera há programação para educadores, crianças e famílias em parceria com o Instituto Alana. “Mario de Andrade olhava a criança de forma integral, ´pensando na saúde, na educação e no esporte e criou os primeiros parques infantis e o que vem a ser hoje o ônibus biblioteca. Esse resgate é muito saudável e pertinente”, conclui Ana Estela.

Eixos e parcerias simbólicas

Vários coordenadores de programação da Prefeitura explicam que a experiência de articular olhando para a vivência do território da cidade e não somente para os equipamentos têm sido muito rica. Muitas dessas programações foram desenhadas e levadas para regiões onde há indicadores sociais de grande vulnerabilidade, na medida do que foi possível realizar nesta primeira fase. “Isso nos exige um contato com a comunidade, processo de escuta e a constituição de um vínculo muito importante, que leva em consideração o desejo para construir as atrações”, explica Gabriela Fontana. O diretor da Spcine, Alfredo Manevy, explicou que a parceria com a São Paulo Carinhosa, que permitiu olhar o mapa da infância dá uma “visão territorial da cidade por meio da criança, mas também que pode nortear toda uma programação audiovisual para adultos.” E completou: “é uma primeira experiência de várias outras.”  

80 anos da educação infantil

As ações da Secretaria Municipal de Educação, que no dia 17 de outubro promove a  celebração “80 anos da Educação Infantil Paulistana no Parque Ibirapuera”, entre 9h e 13h30, reúne  educadores e educadoras que atuam nas unidades de Educação Infantil da RME e do Instituto Alana também pensaram na criança. Serão promovidas oficinas culturais e uma feira de trocas de brinquedos para cerca de 4 mil participantes, entre profissionais da RME, bebês e crianças e seus familiares e responsáveis. A programação será aberta e gratuita, o que possibilita aos moradores da cidade de São Paulo a oportunidade de conhecer de perto projetos e ações que fazem parte da rotina dos alunos da rede municipal.

De acordo com a secretaria de Educação,  ainda no calendário de comemorações dos 80 anos da Educação Infantil na cidade, estão ocorrendo inúmeras atividades nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs). São espetáculos teatrais, oficinas, seminários, cursos e exposições para os profissionais de educação e para as crianças. Nos dias 24 e 25 de novembro, respectivamente, acontecem sessões do VIDEOCAMP, nova plataforma do Instituto Alana, com exibição dos filmes Tarja Branca, seguido de um debate com a mediação da educadora Raquel Franzim do Instituto Alana, e Território do Brincar com a presença da idealizadora do projeto Renata Meirelles, na DRE Penha.

Terciane Alves é jornalista, assessora do programa São Paulo Carinhosa e curadora do infantil circuito Municipal São Paulo de Cultura

Fotos: Fernando Pereira – Secom

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador