newsletter

Assinar

No xadrez político, Teori inaugura a nova etapa do jogo

Vamos ao nosso balanço diário, em um dia extremamente conturbado. Para esta semana tínhamos previsto o protagonismo do STF (Supremo Tribunal Federal) e a eclosão de grandes bombas políticas. Aconteceram:

1.    Os votos de Luiz Fux e Rosa Weber contrários à concessão de habeas corpus contra decisões de Gilmar Mendes de sustar a nomeação de Lula para a Casa Civil e devolver os processos para Sérgio Moro.

2.    A nota do Procurador Geral da República Rodrigo Janot à sua tropa, recomendando menos partidarismo e criticando exageros da Lava Jato.

3.    A decisão do Ministro Teori Zavascki de puxar o processo de Lula de volta para si, acatando ação da AGU (Advocacia Geral da União) de sustar os efeitos da publicidade dos grampos.

4.    A informação de que a Odebrecht decidiu colaborar integralmente com a Justiça.

Aparentemente, houve uma ação concatenada entre o novo Ministro da Justiça Eugênio Aragão, o PGR Rodrigo Janot e o Ministro Teori visando interromper a escalada de arbítrio da Lava Jato.

No dia 28 de fevereiro passado, no post “A Lava Jato vista do Supremo Tribunal Federal” (http://migre.me/tkhBp) cantamos a bola:

“Nas últimas semanas, Moro extrapolou com a perseguição desenfreada a Lula e a corrida para encontrar algo que incrimine a campanha de Dilma Rousseff. Ficou nítida sua estratégia com Gilmar Mendes, quando ofereceu delatores da Lava Jato para instruir o julgamento das contas de Dilma.

Pode estar aí seu erro.

No momento em que encaminhar as supostas provas, ficaria comprovado que seu alvo maior é a presidente da República.

Nessa hipótese, abrirá oportunidade do STF retirar-lhe toda a Lava Jato, já que a investigação sobre presidentes é prerrogativa do Supremo”.

O STF estava aguardando esse momento, que chegou com os abusos finais dos grampos na presidente.

O primeiro movimento foi do novo Ministro da Justiça Eugênio Aragão, alertando a tropa da Polícia Federal para não continuar com os abusos. Levou tiros de procuradores através das redes sociais.

O segundo foi do PGR Rodrigo Janot, ontem, com sua nota aos procuradores, alertando para os excessos cometidos (http://migre.me/tkhDJ). Foi o primeiro movimento de Janot buscando conter os incendiários da sua tropa:

"Não podemos permitir que as paixões das ruas encontrem guarida entre as nossas hostes. Somos Ministério Público. A sociedade favoreceu-nos, na Constituição, com as prerrogativas necessárias para nos mantermos alheios aos interesses da política partidária e até para a defendermos de seus desatinos em certas ocasiões. Se não compreendermos isso, estaremos não só insuflando os sentimentos desordenados que fermentam as paixões do povo, como também traindo a nossa missão e a nossa própria essência".

Ainda terá que dar mais demonstrações que pulou fora da conspiração, mas foi um bom precedente.

Finalmente, Teori dando o tiro e enquadrando a Lava Jato, mas por enquanto de forma restrita. O que ele fez foi requisitar o inquérito para apurar suspeitas contra quem dispõe de foro especial (no caso, a presidente da República). Depois de analisados os papéis, decide o que fica no STF e o que retornar para a primeira instância.

Na sua sentença, Teori critica a disseminação de escutas pela Lava Jato:

O exame dos autos revelou que houve sucessivas autorizações e ampliações das escutas, "sempre com motivação meramente remissiva, tornando praticamente impossível o controle, mesmo a posteriori, de interceptações de um sem número de ramais telefônicos".

Embora a interpretação telefônica tenha sido "aparentemente" voltada a pessoas que não ostentavam prerrogativa de foro por função, o conteúdo das conversas - cujo sigilo, ao que consta, foi levantado incontinenti, sem nenhuma das cautelas exigidas em lei - passou por análise que evidentemente não competia ao juízo reclamado.

Em outro trecho, Teori desqualifica as gravações divulgadas.

“Embora nas conversas se falasse em influenciar autoridades do Ministério Público ou da Magistratura, não há nenhum indício nos diálogos ou for a deles de que estes citados teriam de fato procedido de forma inapropriada, e em alguns casos, sequer há informação se a intenção em influenciar ou obter intervenção chegou a ser efetivada".

Teori aceitou o pedido para sustar os efeitos da decisão que suspendeu o sigilo das conversações, “primeiro, porque emitida por juízo que, no momento da sua prolação, era reconhecidamente incompetente para a causa; segundo, porque a divulgação pública das conversações telefônicas interceptadas comprometeu o direito fundamental à garantia de sigilo”.

Não se sabe qual será a decisão final de Teori. De qualquer modo, ficando em Brasília ou em Curitiba, a ação contra o ex-presidente Lula deverá prosseguir em mãos severas, sem o histrionismo da Lava Jato.

Ou seja, não haverá mais tantos abusos por parte da Lava Jato, mas não há ainda nenhuma garantia de que Lula se livrará dos processos.

Reforça um dos cenários alternativos com os quais trabalhamos, de uma solução com Dilma e sem Lula.

Assim que foi divulgada a decisào de Teori, o Ministro foi alvo de ameaças explícitas de jornalista da Época, insuflando populares contra ele.

Outros jornalistas-blogueiros da Globo já haviam sugerido suicídio a Dilma e espalhado o boato de que Lula teria contratado um capanga para atingir Sérgio Moro.

Até agora esses abusos estavam blindados por um conceito algo torto de liberdade de imprensa. Não poderão passar em branco, sob pena de desmoralização da Justiça.

O fator Odebrecht

A decisão da Odebrecht de contar tudo é uma bomba de nêutron na política brasileira.

Se ficar no âmbito restrito da Lava Jato, as delações serão direcionadas exclusivamente contra o PT e o governo Dilma. Sem o facciosismo da Lava Jato, não sobrará partido político de pé.

A Lava Jato

Se o Ministro da Justiça Eugênio Aragão quiser acabar com a festa da Polícia Federal, bastará atuar em três frentes:

1.    Colocar um porta-voz oficial para as entrevistas com a imprensa. Uma das grandes distorções tem sido deixar a divulgação oficial nas mãos de delegados. Há uma corrida oportunista que acaba abrindo espaço político para os piores elementos da PF – como o deputado Francisquini, que se tornou político graças à visibilidade conquistada como porta-voz de operações. Os delegados da Lava Jato, no fundo, são os Francisquini de amanhã.

2.    Atuar no julgamento das ADIs (Ações Diretas de Inconstitucionalidade) contra a lei 13.047 (que ampliou desmedidamente as atribuições da PF http://migre.me/tkioS) e a Lei 12.830 (http://migre.me/tkiox). Esta lei concedeu poderes absolutos aos delegados, de se imiscuir em qualquer inquérito, mesmo de outros órgãos de fiscalização, como Receita e Ibama.

3.    Cartão corporativo: um controle estrito para evitar abusos nas diárias. É um dos motivos para os inquéritos de duração eterna.

Sobre as trapalhadas do governo Dilma com a PF, falarei em outro momento.

De qualquer modo, daqui para os próximos sete dias há um cenário imprevisível pela frente, depois de eclodir o fator Odebrecht.

Arquivo

Média: 4.5 (37 votos)
87 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Roberto S
Roberto S

Não esquecer o ministro Lewandowsky

Na final da terça-feira o ministro aparece em cena pedindo o pronunciamento do ministro Zawascky, o que se concretiza algumas horas após.

Seu voto: Nenhum
imagem de Luciano Lira
Luciano Lira

A democracia começa a ser

A democracia começa a ser respeitada. Queremos que a lava jato continui, mas não sob o comando do Moro. Sua parcialidade e com tantos vazamentos não tem sentido em tê-lo a frente dessa operação. Convoque-se 4 juízes que não se encantem com holofotes e nem aceitem pressões da mídia. A mesma coisa para os procuradores e delegados. Pode deixar os mesmos, agora acrescente mais uns 8 procuradores e delegados que investiguem de maneira imparcial e nada de holofotes. Tem que escolher gente que não tema a pressão da grande mídia. Que a investigação vá a todos os casos de maneira concreta, não se baseando em delações que são coisas duvidosas. Tem que se procurar provas concretas e não brindar ninguém. Caso apareça nome também de gente da mídia que se vá a fundo. Sem perseguição e imparcialidade. Que zelem pelo o Brasil e pela constituição. Graças a Deus, os homens de boa vontade estão ermergindo de maneira serena. Basta as atitudes alopradas que levou o país ao ódio entre pessoas.

Seu voto: Nenhum

Torcendo

Torço para que a delação dos diretores da Odebrecht realmente não poupe ninguém. Precisamos nos livrar deste jeito bandido de se fazer política que há no nosso país. Se caírem todos os partidos, que caiam todos e tenhamos novos. 

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Severino Januário
Severino Januário

Talvez seja o capítulo mais

Talvez seja o capítulo mais importante de toda esta tentativa de golpe que sacudiu o país, a participação do órgão de classe dos industriais paulistas, sob o signo do refrão do "menos impostos", como se fossemos uma província espoliada do Império Romano. É tão insustentável esta história de menos impostos, que qualquer um, basta consultar o Google, pode bem saber que nem de longe somos um país de muitos impostos. Isto, esta crença de que ninguém vai ao Google saber de nada, leva a crer que eles lá ainda estão mesmo com a cabeça em 1964, embora os próprios militares já tenham evoluído para o século XXI. Isto também faz suspeitar que o que eles lá querem não é apenas menos impostos: O que verdadeiramente querem é, como eles mesmo dizem, "seu país de volta", a volta de um estado perfeitamente patrimonialista, como sempre do Brasil usufruíram ao longo dos séculos.

Agora entendemos tudo com muito mais clareza. O que estamos presenciando no país, não é um simples golpe. Também não é uma revolução, porque não há re-evolução de coisa alguma, e sim, tentativa de re-involução. O que estamos presenciando é uma revolta, no estilo de muitas que já existiram no Brasil. Isso nos faz ficar muito mais tranqüilos. Tivemos muitas revoltas no Brasil, revoltas contra o progresso e a favor da permanência do atraso. Mas sempre eram revoltas populares contra as elites e o governo, quando o povo temia que mudanças pudessem ser nocivas para ele, como tradicionalmente eram. A Revolta do Quebra Quilo, por exemplo, foi uma reação do pequeno comércio contra as tentativas de modernização do governo imperial, que pretendia impor a padronização segundo o sistema métrico nas transações comerciais. Ou a Revolta do Ronco da Abelha, que foi reação popular à instituição do recenseamento e do registro civil de nascimento, casamento e óbito, que o povo temia que servisse para controlá-lo, levá-lo à guerra compulsoriamente ou reescravizar quem era livre.

Mas a atual revolta é inédita! Raymundo Faoro precisava estar vivo para ver o fenômeno que estamos assistindo. Em lugar de populares ou pequenos burgueses, temos agora como revoltosas as próprias classes dominantes e sua periferia cortesã, a classe média alta e remediada. Eles estão lutando contra a democracia universal, que veio a bordo da Constituição de 88 e, ao virar o velho Brasil de ponta-cabeça, criou um outro país dentro do Brasil, um novo país que fugiu quase completamente a seu domínio. O que estamos vendo não é uma revolta do progresso contra o atraso, é o contrário. Uma revolta do atraso contra o progresso, como as anteriormente citadas, mas sendo o contrário delas! Não uma revolta popular e sim elitista! Isso nos deixa muito mais confortados. O país não está involuindo, está apenas assistindo a uma grande reação contra o progresso. Estamos diante de uma revolta patrimonialista, muito bem organizada, mas que não tem uma proposta de progresso que não seja o velho e empoeirado liberalismo que serve apenas às elites e deixa migalhas aos mais pobres. Se deixar. Ela está tentando espalhar o caos para depois refazer do caos a antiga ordem patrimonialista.

A mídia, a despeito de pertencer material e espiritualmente aos ideais patrimonialistas, também é apenas um instrumento do golpe, ou revolta. A Lava Jato também é mero instrumento do golpe ou revolta, ou levante. E a participação estrangeira, embora tenha interesse em pontos importantes como o domínio das reservas de petróleo e o controle do Banco Central, é apenas marginal, não é fundamental. Quem é fundamental, quem está no centro da revolta ou golpe, quem está no olho do furacão, é ela, a FIESP! Faoro não pôde ver isso, é uma pena para o aprofundamento de nossos conhecimentos sobre nós mesmos. O nome mais apropriado historicamente para este golpe será “O Levante Patrimonialista.” E sua principal palavra de ordem, sem dúvida, é “Queremos nosso país de volta”.

Seu voto: Nenhum
imagem de Raquel Tatiana Dourado Lopes
Raquel Tatiana Dourado Lopes

Golpe

Depois dessa tentativa de Golpe contra o Estado Democrático de Direito As Organizações Globo saem muito menor do que já eram, algo que parecia impossível, haja vista que para muitos de nós brasileiros, a Globo já havia alcançado o fundo do poço! No entanto, tentando mostrar que ainda continua mandando desmandando nesse país, buscaram desesperadamente instalar um Golpe Institucional rompendo com as regras da Constituição. Na verdade a Globo Nunca conseguiu conviver com a Democracia, com a Justiça e muito menos com Governos que tentam diminuir as desigualdades sociais. Nunca engoliram Lula, Dilma e O PT, muito menos o que eles representam. A Globo se apequenou, se desmoralizou, tornou-se minuscula. A Globo tentou com seu herói tupiniquim Moro emparedar e levar para clandestinidade o maior partido de esquerda da América Latina e seu Maior Ídolo. Como não poderia ser diferente levou um tiro no coração! Imaginando ser Lula um cadáver insepulto , tentou idealizar o Golpe. Encheu as ruas de fascista, neonazistas e coisas piores. Só não imaginou que não estamos mais 1964 e que esse país tem gente de bem. Nem todos os Ministros do STF são Gilmar Mende, Nem todos os advogados ou Juízes são Moro e sua trupe, não imaginou que temos movimentos sociais organizados, um Papa de esquerda e jovens sedentos pelo embate. Pobre Globo, além de ignorar tudo isso, ignorou o Principal : NÓS Amamos Lula e somos gratos por tudo que seus governos fizeram pelo nosso povo. Não somo ingratos como a Globo que abasteceu os seus cofres durante esses governos também. Mais entendemos que a natureza da Globo é golpista. O Sr. Roberto Marinho foi e sempre será conhecido como o eterno padrinho da ditadura. Seus herdeiros coitadas, além de não serem tão astutos como o pai também não encontram espaço nos governos de hoje, porque esses governos não compactuam com a natureza anti democrática e autoritária que insistem em nos impor. Mais ao terminar essa agonia que estamos vivenda a cada dia com certeza sairemos Grandes, Fortes, ao contrário da Globo que sairá destruída e ainda mais desacreditada e odiada pelo povo! Dia 31 /03 Todos Pela da Democracia e dia 1/4 todos à Globo!!!

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Raquel Tatiana Dourado Lopes
Raquel Tatiana Dourado Lopes

Golpe

Depois dessa tentativa de Golpe contra o Estado Democrático de Direito As Organizações Globo saem muito menor do que já eram, algo que parecia impossível, haja vista que para muitos de nós brasileiros, a Globo já havia alcançado o fundo do poço! No entanto, tentando mostrar que ainda continua mandando desmandando nesse país, buscaram desesperadamente instalar um Golpe Institucional rompendo com as regras da Constituição. Na verdade a Globo Nunca conseguiu conviver com a Democracia, com a Justiça e muito menos com Governos que tentam diminuir as desigualdades sociais. Nunca engoliram Lula, Dilma e O PT, muito menos o que eles representam. A Globo se apequenou, se desmoralizou, tornou-se minuscula. A Globo tentou com seu herói tupiniquim Moro emparedar e levar para clandestinidade o maior partido de esquerda da América Latina e seu Maior Ídolo. Como não poderia ser diferente levou um tiro no coração! Imaginando ser Lula um cadáver insepulto , tentou idealizar o Golpe. Encheu as ruas de fascista, neonazistas e coisas piores. Só não imaginou que não estamos mais 1964 e que esse país tem gente de bem. Nem todos os Ministros do STF são Gilmar Mende, Nem todos os advogados ou Juízes são Moro e sua trupe, não imaginou que temos movimentos sociais organizados, um Papa de esquerda e jovens sedentos pelo embate. Pobre Globo, além de ignorar tudo isso, ignorou o Principal : NÓS Amamos Lula e somos gratos por tudo que seus governos fizeram pelo nosso povo. Não somo ingratos como a Globo que abasteceu os seus cofres durante esses governos também. Mais entendemos que a natureza da Globo é golpista. O Sr. Roberto Marinho foi e sempre será conhecido como o eterno padrinho da ditadura. Seus herdeiros coitadas, além de não serem tão astutos como o pai também não encontram espaço nos governos de hoje, porque esses governos não compactuam com a natureza anti democrática e autoritária que insistem em nos impor. Mais ao terminar essa agonia que estamos vivenda a cada dia com certeza sairemos Grandes, Fortes, ao contrário da Globo que sairá destruída e ainda mais desacreditada e odiada pelo povo! Dia 31 /03 Todos Pela da Democracia e dia 1/4 todos à Globo!!!

Seu voto: Nenhum
imagem de ricardoaraxa
ricardoaraxa

Na minha opinião,como o moro

Na minha opinião,como o moro esta sob suspeição,toda a lava jato deveria ser paralizada nesse momento,ate que sejam exclarecidas todas as duvidas em relação ao fato de moro poder continuar ou não nas investigações.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Haverá de haver algum freio à imprensa golpista.

Já passa da hora de se dar um basta às Organizações Globo e aos demais veículos de comunição que compõem a imprensa golpista deste país.

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de wanildo Alves
wanildo Alves

ÂNIMOS EXALTADOS/VERMELHO TREMULANDO

Caro Nassif, o "DATAFALHA", no parecer desse pacato cidadão (desde que não pisem no seu calo) está cometendo equívoco quando fala estatisticamente que de cada 10 brasileiros, 07 querem o Impedimento (linguajar mais popular/sem o "ingrês" made in USA) da nossa honesta e dignìssima Presidenta DILMA VANA ROUSSEF. Vivo na cidade bahiana mais "aecista" do Nordeste (se bem que frente aos acontecimentos, de repente, igual um passe de mágica, todos votaram na "MARINÉCIO" ). Percebo em minhas caminhadas matinais, o vermelho voltando a fazer parte do cotidiano das pessoas de Vitória da Conquista no Estado da Bahia. Lembro que o Partido dos Trabalhadores (PT) governa o "aecista" município a exatos 20 anos e até o momento  o povo (através do voto)  não aderiu a alternância de poder. Saliento que o principal oponente político é o PMDB e aliados da direita. NÃO VAI TER GOLPE!. Respeitem o meu voto!.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de j.marcelo
j.marcelo

Se o STF "baixar a cabeça"

Se o STF "baixar a cabeça" GLOBO e MORO "montam em cima" dito na linguagem das ruas!

É SÓ VER ACIMA O Q FUNCIONÁRIO DA GLOBO ESCREVEU E OS ÁUDIOS ILÍCITOS MANDADOS AO STF

POR MORO tipo dizendo; "fiz mesmo e toma as fitas para vcs agora!!!"

STF ACUADO É A DERROCADA,ESFARELAMENTO DA DEMOCRACIA!!! E repito,não acredito ainda que

UMA EMPRESA E UM JUIZ SUBJUGANDO UM PAÍS INTEIRO!!   I  N  C  R  Í  V  E  L !!!!!

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Andre B
Andre B

próximos lances no meu tabuleiro.

Para mim tudo está ficando muito claro. Em agosto teremos Olimpiadas, algo que movimenta bilhões de grandes empresas do mundo todo. Isso significa que até lá, tudo tem que estar resolvido de uma forma ou de outra para não 'atrapalhar os negócio$'. O Impechment está rolando na Câmara em ritmo acelerado (agosto tem olimpiadas, né?). Então a camara vota a favor do processo, Dilma é afastada e Temer assume. Aí a lava jato morre, porque a essa altura com tanta ilegalidade e arbitrariedade basta um sopro (do PMDB/e do 'constitucionalista' Temer) para acabar com ela. Me pergunto se o Juiz Sérgio Mouro cometeu todas as ilegalidades que cometeu conscientemente - as últimas às vesperas da instalação da comissão do impechment na camara - para que a lava jato acabe em um eventual governo pós-Dilma. Isso não afetaria o impechment, ja que as acusações em que ele se baseia não estão ligadas a lava jato. É sintomático a oposição aceitar retirar a delação (falsa ou verdadeira) de Delcídio da peça acusatória do impechment, não?. Achar que Temer/PMDB não se sustentam porque não são 'limpinhos' é pura ingenuidade politica,a pequena politica é sobre poder e dinheiro não tem nada a ver com 'ética', ao contrário da politica com P maísculo. Quem tem mais de 40 anos já houviu milhares de vezes que 'agora vão acabar com a corrupção no Brasil"! A Globo vai tecer loas repetidamente sobre a 'sobriedade' e o 'caráter democrático' do 'constitucionalista' Temer - com enfase no 'constitucionalista', isto é, um representante da 'ordem'. A Globo  só não vai falar que Temer é maçon, é claro. Afinal a familia Marinho também é da maçonaria....

O  PMDB é o partido que está a trinta anos no poder, é o verdadeiro partido da classe dominante no Brasil, 'ba$e politica' é o que não falta. Assumiu na democracia o papel que as FA já tiveram; está sempre nos interstícios do poder, e em caso de crise politica toma a frente. Na presidencia Temer implanta a "Ponte para o Futuro", o plano do PMDB que acaba com os direitos dos trabalhadores e termina de privatizar o Brasil. E o objetivo disso tudo é exatamente esse, não é sobre as palavras mágicas que infestam o debate politico hoje. Os grandes empresários do Brasil e estrangeiros que estão movendo tudo isso, ficam quietos pois obtem o que realmente querem. Como alguns dizem que Paulo SKaf já está cotado para um ministério em um hipotético governo Temer(segundo o EL Pais Brasil),  não vai ter mais lanchinho de Filé Mignon para o MBL na FIESP. Aliás, não vai ter mais protesto financiado e promovido pela FIESP, afinal ela vai estar no governo. Se alguns desavisados resolverem ir para a rua contra o 'corrupto PMDB', não só não vão ter o suporte das grande empresas como têm hoje, como vão ser enquadrados. Já terão cumprido sua função de massa de manobra, não serão mais 'úteis' e poderão ser 'descartados' como a SA foi por Hitler. O sinal disso já foi dado; na semana passada não teve coxinha tirando selfie com policial, teve policia jogando bomba de gás em coxinha. Parece que "O amor acabou".

E a reação nas ruas contra o golpe, dirão alguns? Ora, a Presidente Dilma, em um atitude desastrosa para a democracia, sancionou a lei antiterrorismo no dia 17 de março, uma lei que representa mais um passo na formação do Estado Policial no Brasil - um país onde nunca existiu terrorismo. Com a proximidade das Olimpiadas e Temer/PMDB no poder é fácil agora 'invertar' uma ameça terrorista, afinal a função da 'lei antiterrorismo' é essa. Plantar provas e infiltrar P2 é uma atitude comum das PMs de todo Brasil mesmo na suposta 'democracia'. O PMDB do RJ já mostrou como se faz isso. Ainda mais se a esquerda que não é do PT entrar na parada. Aí mesmo que vão descer o cacete 'democraticamente'`e 'dentro da lei (antiterrorismo)'. Tudo isso sem qualquer intervenção das FA, um Estado policial como o que vivemos não precisa mais das FA na rua ou na politica. A história não se repete, mas continua....

Tudo dentro da fachada democrática com o conteúdo autoritário, que interessa mais aos negócio$ que a ditadura escancarada.

Seu voto: Nenhum

a sociedade tem que começar a cobrar coerência do PMDB

ele tem sido governo desde o primeiro mandato da Dilma se abandonar o barco agora, com o impeachment para dar o golpe e pegar o governos inteiro é golpe, e TAMBÉM golpe no compate a corrupção !! Estarão fazendo isso apenas para se safar da LAVA JATO!!!

 

Mais óbvio impossível!!!

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Ana Bednarski

Mas está sendo coerente

O PMDB é um partido que há muito tempo (época do FHC inclusive) só busca vantagem para si próprio. Fica em cima do muro, e pende para o lado onde vai levar vantagens financeiras.

 

Não tem projeto de país, orientação ideológica. Aliás, tem sim orientação ideológica, a ideologia do dinheiro.

 

E é o partido que melhor entendeu o jogo político no Brasil, tanto que é o partido mais influente no Legislativo.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Eu não me iludo com o "pito" público do PGR no MPF....

O que ele está fazendo, na realidade,  é mudar  a  estratégia  já que a  anterior não apresentou os resultados desejados...

Agora, a tática será  aquela usada nos presídios quando tudo está perdido: a " Cavalo-doido" !!

Seu voto: Nenhum (4 votos)

 

A desgraça daqueles que não gostam da "arte maldita" da política, é ser governado por aqueles que gostam......

imagem de j.marcelo
j.marcelo

Íncrível os FASCISTAS já

Íncrível os FASCISTAS já estão pressionando Teori e chamando-o de "TRAIDÔ!!"

Traidor sim,DA CAUSA MAGNA DO GOLPE E DO RETALHAMENTO DA CONSTITUIÇÃO!!

A distorção dos fatos é do ser humano,vide que à época da abolição da escravatura os

SENHORES DE ESCRAVOS AINDA QUERIAM REPARAÇÃO DO ESTADO PELA PERDA DE SEUS NEGROS!!

SE DEIXAR O FASCISMO VAI LONGE! TEORI ESTÁ DEFENDENDO AS LEIS e lógico há quem seja contra!!!

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Antonino Bargas
Antonino Bargas

Na verdade a nova etapa é a

Na verdade a nova etapa é a delação do Marcelo Odebrecht. O goverbo Dilma acabou, em uma semana o PMDB pula fora do barco só pra deixar ainda mais claro. Lula é personagem secundário ou terciário nessa estória, o que acontece com ele é irrelevante.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de maria rodrigues
maria rodrigues

As mudanças ocorrem agora

As mudanças ocorrem agora porque estão vendo, todas essas autoridades, o que Ministro Marco Aurélio viu no dia 04, após aquela patacoada no aroporto de Congonhas. Depois daquele dia os ânimos vem se acirrandoc ada dia mais. Pod também terem levado em conta que o PT ainda tem muita bala na agulha, visto que as manifestações de sexta não deixaram nada a desejar, se comparadas as de domingo, 13. 

Alertas para que se evitem mortes nas ruas tem sido dados por Marco Aurélio Mello, Veríssimo, etc. Ou seja, se hoje nada for feito para frear essa escalada de abusos, de intolerância e brutalidade, de fato o Brasil vai virar uma terra sem lei.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de raphac
raphac

Se odebrecht delatar apenas

Se odebrecht delatar apenas no ambito da lava jato, vai ser um dirceu2, ou marcos valerio 2.

Quando estiver saindo da prisão daqui alguns anos, virão outros processos, e vai voltar para a cadeia reincidente.

Ou o cara aproveita para fechar acordo e delatar tudo, e passar apenas 1 temporada na cadeia, ou a vida dele já era.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Carlos H Ribeiro
Carlos H Ribeiro

Odebrecht leaks

Modestamente, eu acho que tanto a fala do Janot, quanto a decisão do Teori vão na mesma direção: menos sensacionalismo e menos vazamento.

O esforço agora, inclusive do Ministro da Justiça, seria para evitar vazamentos, seletivos ou não, dos depoimentos e deixar o processo seguir dentro do estrito cumprimento da constituição.

Fora disso, é enquadrar o moro, inclusive criminalmente por conta dos grampos e da interferência violenta na política.

Seu voto: Nenhum (11 votos)
imagem de saulogeo
saulogeo

Não está na hora....

Já não passou da hora de uma atitude mais drástica em relação ao golpismo explícito da Rede Globells  e assemelhados?

Até quando a nação vai ser refém destes incendiários e criminosos?

A AGU não pode processá-los?

E, se forem sitiados?

Sitiados, não invadidos.

Seu voto: Nenhum (12 votos)
imagem de Jossimar
Jossimar

Porque não incinerados?

Porque não incinerados?

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Airton
Airton

Nassiff, Envio trecho de uma

Nassiff,

Envio trecho de uma reportagem publicada em um site do Canad sobre o financiamento dos protestos no Brasil. .

Regime Change in Brazil? Right Wing Protest Movement Funded by US Billionaire Foundations, Training in US

The Free Brazil Movement was founded by members and alums of another group that’s been spreading fast in this country: Estudantes Pela Liberdade, “Students for Liberty.” By liberty, they mean libertarian: they favor cutting government spending, privatizing state companies and reducing regulation.

These policies are far from how Brazil is set up right now. Like many Latin American countries, Brazil is a social welfare state with universal healthcare and many companies that are partly government-owned.

But for the last few decades, pro-market, anti-regulation think tanks have been growing in the region. Economist Bernardo Santoro is part of that movement in Brazil. He recalls attending an event in Rio de Janeiro state in 2012 that was organized in part by a group called Atlas Network.

There, attendees talked about the future of libertarianism in Brazil, brainstorming “ideas for how the movement in Brazil would grow up, and bringing Estudantes Pela Liberdade — Students for Liberty — to Brazil was one of those ideas.”

Both Atlas and Students for Liberty are based in the US, and both have received tens of thousands of dollars in funding in the last five years from American sources like the John Templeton Foundation and the Charles Koch Foundation, the billionaire-backed group known for supporting far-right causes.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Nunca duvidei disso.

Em 2013 já acusava o movimento "ChangeBrazil"  e as coincidências à época, com a propaganda do Itaú. A palavra chave era: MUDE !  Em semanas a aprovação do governo caiu mais de 30 pontos em decorrência daquelas manifestações que corriam o Brasil sem que atinássemos sobre o porquê.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Ernesto SC
Ernesto SC

NASSIF !! Entregar o Rei para salvar a Dama ?!?

 Caro Nassif,

   por mais voltas que sejam dadas, isso não tem a tua cara.

Deixa a tua veia de pensamento ser livre. Você pode trazer MUITAS mais contribuições para este momento

Por Adorno e Horkheimer, o que você pubicou deve ser apenas uma parte, incompleta. Se essa é a Tese, falta a Antítese e a Síntese!!

É muito básico, por favor completa a análise e nos entrega a SÍNTESE.

 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de erivaldoferreira
erivaldoferreira

ODEBRECHET

Fiquei sabendo que  Odebrecht através de documento prestado, se comprometeu com a ONU a torna-se HONESTA, OU SEJA  nos processo licitatório EM todo o MUNDO. Se comprometeu com a CIA  e com a Globo, MAS NÃO SE COMPROMETEU COM OS RUSSO , nem com os GOVERNADORES e Prefeitos. Enfim, a  Odebrecht somente vai CAGUETAR o governo Dilma só DESSA VEZ!! 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Importante

Importante e necessário! Jornalistas livres! Grata!

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Nelson Figueiredo de Andrade Filho
Nelson Figueiredo de Andrade Filho

E o que Renan disse não conta nessa nova fase?

Você esqueceu de colocar a fala do Renan no contexto da sua análise Nassif.

A fala do Renan dizendo que o se o PMDB contribuir para o golpe vai pagar a conta significa o quê nessa hora?

Seu voto: Nenhum (12 votos)
imagem de CarloB
CarloB

Acho que o acerto final do golpe é esse mesmo.

O Odebretch implode o Governo Dilma e entrega a cabeça do Lula na delação , conforme suspeita do DCM , eles entregam o Moro e sem o Moro a Lavajato sobe para o STF e o restante dos golpistas do PMDB e PSDB escapam livremente , ou no máximo terão as investigações e julgamentos iguais ao mensalão do PSDB , só para inglês ver.

Enquanto mais uma vez somente os petistas irão para a cadeia , provavelmente pelo domínio do fato de novo.

 

Seu voto: Nenhum (12 votos)
imagem de mz
mz

O direcionamento e coerção da

O direcionamento e coerção da mídia golpista na condução da lava jato vai custar muito caro a ela. Se não forem condenados  pela justiça , serão pela história. A população percebeu e já responde com o controle remoto. A população está de saco cheio e bolso esvaziando com esta pauta única que só interessa a eles.

Não adianta eles não enxergarem povo nas manifestações do dia 18, somente na do dia 13. A reação pela legalidade tomará as ruas se preciso for. A diferença de discurso entre os grupos de apoio e oposição fica evidente a cada dia. Se de um lado há a defesa da legalidade, da democracia, do outro negativa de civilidade. O golpe não passará.

Se o PMDB embarcar nesta canoa furada perderá a hegemonia no interior do Brasil à frente das prefeituras neste ano mesmo. 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de gaúcho
gaúcho

Teori tirou o palanque de

Teori tirou o palanque de moro e afirmou a dignidade da justiça, só mesmo um cego pode achar que vai dar um golpe no país e tudo vai voltar ao normal no outro dia, provavelmente, vão decretar estado de sítio para contar os distúrbios e transformar um golpe civil em militar como costumam fazer.

De outro lado, sou daqueles que defendem que Lula não deveria sair candidato em 2018, gostaria de ver o maior presidente que o Brasil já teve e maior líder progressista do planeta viver seus ultimos anos em paz, descansando e aproveitando sua família e amigos, o velhinho merece isso.

Lula seria cabo eleitoral e um conselheiro da esquerda, o campo progressista precisa renovar seus quadros, rejuvenescer a política, passar o bastão para as novas gerações, como disse Lula o PT é uma ideía e não uma pessoa.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Haddad

Gostaria muito de ver o Haddad Presidente. Mas pelo jeito vão tentar o Governo de SP com ele...

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Kung Fu Tze disse tudo: "a política de um país deve ser centrada em 3 diretrizes: educação dos jovens, lealdade com os amigos e respeito aos mais velhos"

O Golpe se Combate Com o Povo Nas Ruas e Cadeias de Rádio e TV

Tudo muito bem, tudo muito bom, mas não percamos de vista que, nesse exato momento, o "impoluto e probo maestro suíço", Eduardo Cunha, continua a reger a $infônica da Câmara, em "fuga" continuada, para abreviar a recita e empossar finalmente a elite do atraso no poder, em substituição a presidente Dilma, a ser retirada no bojo do golpe paraguaio.

Portanto, não percamos de vista que a recita golpista se opera nesse momento na Câmara e para impedi-la resta-nos colocar o povo nas ruas e a presidente em cadeias de rádio e tv para, estabelecer o contraditório junto a população, aumentar a contra-pressão sobre os deputados e apontar o inimigo público número um do Brasil, sempre, a Central do Golpe, a Rede Globo, que energiza os golpistas em geral: Mídia, Judiciário, MP, PF, Parlamentares e Partidos fisiológicos, enfim, toda a Casa Grande & Adjacências Ilimitada.  

Não esqueçamos: "QUEM NÃO SE COMUNICA SE TRUMBICA" e "POVO NA RUA GARANTE A DEMOCRACIA E EVITA A DITADURA"

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de CarlosEd
CarlosEd

Na rua a Dima já perdeu. O

Na rua a Dima já perdeu. O negócio é articular com o Renan, o Jáder Barbalho e o Collor.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de saulogeo
saulogeo

Plenamente de acordo, Fr@ncisco.

E agora, quem vai "ressarcir" o prejuízo que esta ação deliberada causou?

A Rede Bobo tem que ser processada como golpista.

Acrescento ainda, a necessidade da Presidente convocar coletiva de imprensa com os correspondentes  estrangeiros e expor, diariamente, os passos e os intergrantes do golpe.

E, vamos para a rua!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

O que tem de ser feito logo é levar o caso dos abusos da lava...

O que tem de ser feito logo é levar o caso dos abusos da lava jato e do juiz moro para o CNJ, para que sejam apurados os vazamentos sistemáticos e os grampos ilegais do ex-presidente Lula e da presidente Dilma.

Quanto ao impeachment, só gostaria de lembrar o Michel Temer e toda a cúpula do PMDB de que se a presidenta Dilma cair, eles vão ter que prestar contas aos 54 milhões de eleitores que votaram no atual governo.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de veras
veras

Tortura

Que nome dar a esse episódio da Odebrecht.

Afinal conseguiram!

Se comprometer Lula e Dilma estarão todos perdoados.

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de Cleber Altivo
Cleber Altivo

Legal vai ser quando o

Legal vai ser quando o Barroso, no Plenário, derrubar o Gilmar usando como argumentos os pŕoprios julgados do Gilmar demonstrando sua parcialidade política.

Seu voto: Nenhum (12 votos)

O Judiciário não entende política...

Pois tiraram o Lula do anonimato e o colocaram dentro do campo. 

A oposição não sabe pra onde corre, se é para o impeachment ou sei lá pra onde. Pois tem vários integrantes citados no esquema. 

A presidenta Dilma não é o Collor. Tem um terço dos eleitores e várias organizações a seu favor.

A solução será o STF retirar tudo do Moro e terminar a lava jato.... 

Na atual conjuntura o único que perdeu já na primeira batalha foi o Aécio.

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Como é que fica ?

E estes golpistas explicitos, Temer, Cerra, Sampaio, Paulinho.....cabe alguma punição judicial ( danos morais, quiça materiais a nação ) ? Não trabalham há meses para o povo. Ou preparar golpe é trabalho e merece pagamento ?

Os juízes, procuradores e outros coxinhas explícitos pagos com o dinheiro público podem receber punições ?

Em uma empresa privada, um coxinha se não trabalhar  recebe uma advertência ou demissão.

Um Temer, fora o golpe (" Não Vai Ter Golpe"), vai ficar como ? Pode-se solicitar o seu afastamento do cargo de vice por incompatibilidade ética?

E a Globo e o PIG, cabe alguma ajuizamento por danos ao Estado Constitucional ?

E qual a razão de não se investigar quem banca os Golpistas - será que tem nota fiscal ou é igual ao jatinho sem dono da Marina ?

Seu voto: Nenhum (1 voto)

MRE

imagem de Alex Andrade
Alex Andrade

Ainda resvalando no post

Ainda resvalando no post sobre o Janot e comentando brevemente esse post. 

Não compreendo a fala de Janot como uma tentativa de conter a turba violenta que foi liberada e é liderada pela polícia política. Trata-se de um prenúncio do que vira com as delações da Odebrecht e Cia Ltda. Vão inviabilizar o partido e pouco importa o "choro e ranger de dentes" da esquerda. Esse é o recado.

E Temer e Aécio?Não são problemas para o Brasil.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Será que foram todos os

Será que foram todos os procedimentos relacionados ao Lula que estão nas "mani sporchi" de Moro?

Decisão:

"12. Ante o exposto, nos termos dos arts. 158 do RISTF e 989, II, do Código de Processo Civil, defiro a liminar para determinar a suspensão e a remessa a esta Corte do mencionado “Pedido de Quebra de Sigilo de Dados e/ou Telefônicos 5006205-98.2016.4.04.7000/PR” e demais procedimentos relacionados, neles incluídos o “processo 5006617- 29.2016.4.04.7000 e conexos” (referidos em ato de 21.3.2016), bem assim quaisquer outros aparelhados com o conteúdo da interceptação em tela, ficando determinada também a sustação dos efeitos da decisão que autorizou a divulgação das conversações telefônicas interceptadas.

Comunique-se com urgência à autoridade reclamada, a fim de que, uma vez tendo cumprido as providências ora deferidas, preste informações no prazo de até 10 (dez) dias.

Com informações ou decorrido o prazo, abra-se vista dos autos ao Procurador-Geral da República (arts. 160 do RISTF e 991 do Código de Processo Civil) e voltem conclusos para julgamento.

Junte-se cópia desta decisão nos autos de Pet 5.991, arquivando-se aqueles.

Publique-se. Intime-se. Brasília, 22 de março de 2016

Ministro TEORI ZAVASCKI Relator"

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de pedrofer
pedrofer

Não vai ter Golpe

 Não vai ter golpe, se necessário defenderemos a força a constituição, apesar de que acredito que as Forças Armadas aprenderam a Lição, e que sua função é defender a Constituição e a Nação. Não irão apoiar esse golpe que tem claramente interesses particulares e internacionais, que são contrário e nocivos a Pátria.

 

Seu voto: Nenhum (9 votos)

D. Escosteguy incitando o linchamento de Teori

O horror, o horror

Seu voto: Nenhum (11 votos)

cadê o link?

ddd

Seu voto: Nenhum

 

A desgraça daqueles que não gostam da "arte maldita" da política, é ser governado por aqueles que gostam......

imagem de H66
H66

Não vai ser preso

Este capanga da globo não vai ser preso?, nem chamando sua turma de bandidos para atacar o ministro?

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de H66
H66

Não vai ser preso

Este capanga da globo não vai ser preso?, nem chamando sua turma de bandidos para atacar o ministro?

Seu voto: Nenhum
imagem de JSFMarcelo
JSFMarcelo

Ainda há uma neblina  nisso

Ainda há uma neblina  nisso tudo,  não dá pra dizer quanto do STF participa do golpe, quantos ministros estão ao lado de Gilmar? Mesmo com as declarações de Janot, duvido muito que os procuradores deixaram de vazar informações e atacar o governo quando se sentirem ameaçados por Dilma, acredito que foi jogo de cena para se parecer imparcial. Já o Ministro Teori não sei o que espera, creio que seja um legalista, porém  talvez queira ele mesmo colocar Lula atrás das grades e ser ovacionado pela mídia.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

O país já foi golpeado.

E a Lava-Jato se virou para o caminho mais complexo e de difíceis previsões. 

Se Lula caisse nas mãos do Moro: condenação na primeira e segunda instância e Lula seria carta fora do baralho. Nem prender seria necessário e até, pior, para não criar um novo Mandela. 

Lula nas mãos do STF. 

Agora é com o prevaricador Janot. Se apresenta denúncia no STF contra Lula terá que apresentar também, contra Aécio. Caso contrário, corre-se o risco de manchar de vez a operação Lava-Jato. A prisão de Lula precisa de legitimação. Este é o papel que sobrou para Aécio Neves. Se ferrou, play-boy. 

Pelo que vimos até aqui, o STF terá um caminhão e meio de provas para fazer Aécio ver o sol nascer quadrado. E aí, Janot? Vai encarar?

As delações da Odebrecht são a bola da vez. Servirão para turbinar o blefe do impeachment. O objetivo do processo é apenas paralizar o país e impedir o governo de reação fazendo com que ele chegue aos frangalhos em 2018.

Acho que estão nos subestimando...

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Aleandro Chavez
Aleandro Chavez

Nassif, Vc lembra quando

Nassif,

Vc lembra quando Carlinhos Cachoeira foi grampeado, e as conversas que ele teve com Demóstenes Torres foram liberadas? Demóstenes tinha foro privilegiado no STF.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Weyll
Weyll

Chama a polícia Teori  para

Chama a polícia Teori  para enquará-los na lei do silêncio

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.