“NSA, o que é isso?”, questiona novo chanceler José Serra

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O desconhecimento do novo chanceler brasileiro José Serra sobre assuntos de política externa ganhou espaço nas redes sociais, nesta terça-feira (24). Em entrevista concedida ao Estado de S. Paulo, no último domingo, ao ser questionado sobre as relações com Washington e a espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, o novo ministro deixou escapar: “NSA, o que é isso?”.
 
A resposta ocorreu após outra pergunta sobre o passado de Serra na UNE (União Nacional dos Estudantes), se isso o apontaria como “antiamericanista”. “Não é bem assim, mas, de todo modo, não tenho condições agora de revisar a minha biografia e o que eu pensava a respeito”, disse ainda, completando que conheceu “muito de perto” a política norte-americana.
 
“Tive uma experiência pessoal que foi muito importante, quando passei parte do meu exílio nos Estados Unidos, nas Universidades de Princeton e Cornell, e comecei a conhecer a sociedade e a democracia americanas muito de perto. Daria uma outra entrevista eu contar o impacto que eu tive ao viver o cotidiano e junto à base da sociedade a democracia americana”, afirmou.
 
Em seguida, a pergunta: “O sr. assume num momento em que o Brasil precisa revigorar as relações com Washington, depois que elas ficaram esgarçadas pela contaminação ideológica no Brasil e pela espionagem da NSA até da presidente…”. “NSA, o que é isso?”, questionou, emendando rapidamente: “Os EUA são uma peça essencial do mundo contemporâneo, embora já não tão dominante como no passado (…) Nossa relação com os EUA é secular e fundamental e deve com certeza se tornar mais próxima no comércio”, disse.
 
A declaração foi motivo de piada nas redes sociais:
 
 
Leia a entrevista completa aqui.
 
Não é o primeiro furo dado pelo novo chanceler. Durante a visita à Argentina, onde está desde domingo (21) em agenda de Relações Exteriores, José Serra foi questionado sobre a repercussão do grampo do ex-ministro Romero Jucá, que sugeria um “pacto nacional” para “estancar a sangria” da Operação Lava Jato.
 
Serra não se deteve a precauções e elogiou a atuação de Jucá no Ministério do Planejamento. “O senador Romero Jucá vinha tendo excelente desempenho como ministro”, disse. E completou afirmando que tem o “sincero desejo” de que o senador volte a ser ministro.
 
“O que espero é que ele resolva os problemas que o levaram a pedir licença e volte [a ser ministro]. É meu sincero desejo”, afirmou a jornalistas, na embaixada do Brasil em Buenos Aires.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse se finge de

    Esse se finge de coveiro….não caiam nessa.

    Sabe tanto o que é nsa que até tem uns parças lá, de vez em quando descola um frila; esse é dos bons, prometeu entregar o pre sal e está cumprimdo: a nsa, o fbi, a cia, a casa branca, o capitolio, a estatua do Lincoln, a estatutua da liberdade, o empire state building, etc etc etc agradecem………………………………

  2. Pode parecer que é uma gafe

    Pode parecer que é uma gafe de Serra, mas na verdade é uma fala calculada. Ele diz com todas as letras que não se importa em ser espionado, talvez por ser ele o próprio agente duplo.

  3. Piada

       É, vão fazendo piadinha em redes sociais com as falas de Serra, mas enquanto riem das “supostas gafes”, tenham a certeza que ele está armando algo, nada que Serra faz ou fala tem sentido direto ou unico.

        No MRE quem “manda” nem é ele, são os “Rubens”.

  4. Governo temerário

    Este é o nosso Chanceler. O pessoal de carreira do Itamaraty deve estar estupefato com a chefia que lhe foi imposta É isso aí, governo Temer!!! Ou será governo temerário? 

  5. querem saber se é realmente o melhor para o cargo?

    retire o nome dos países e coloque o mapa mundi na frente dele

    se identificar corretamente 10, é sinal que melhorou muito

  6. Já notaram de onde provém a

    Já notaram de onde provém a expertise dos ministros do governo Temer:

    -Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações:Marcos Pereira): “conhece” indústria e inovação do tempo em que foi contador de uma pequena indústria que ele nem mais lembra nem o nome; sobre ciência e tecnologia segue a linha dos que acreditam que fomos feitos de um bolão de merda, digo, de barro; que a Eva comeu o viadão, ou melhor, que Adão comeu uma maçã de verdade, e não a Eva. E que a Terra tem seis mil anos. Sua grande referência intelectual: pastor Malacheia, digo, Malafaia. 

    -Relações Exteriores(José Serra afiada): da experiência de ter passado uns anos como exilado nos EUA e no Chile. 

    -Planejamento(Romero Conspirador Jucá): ter planejado o golpe parlamentar contra Dilma. 

    -Saúde(Ricardo Barros): engenheiro civil;  acha que saúde é aquilo que a gente diz quando outra pessoa espirra.

    -Fazenda: mercado financeiro; zero em economia política; 

    -Cidades(Bruno Aráujo): nunca foi ou fez p…..na vida, além de ser político. Já nasceu deputado.

  7. Serra mostra que é um bom

    Serra mostra que é um bom serviçal do Departamento de Estado. Somente um capacho, cínico e entreguista como ele fingiria desconhecer a NSA.

  8. Serra mostra que é um bom

    Serra mostra que é um bom serviçal do Departamento de Estado. Somente um capacho, cínico e entreguista como ele fingiria desconhecer a NSA.

  9. Serra prevê esgotamento de energias solar e eólica

    Precavido e ponderado Serra prevê a possibilidade de fontes de energias eólica e solar se esgotarem.

    Claro, um dia, inexoravelmente, o sol se extinguirá, com isso, o vento também, sendo assim a energia nuclear não deve ser descartada. O cara é um gênio!! Se bobear ele salva a humanidade!

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=PgxiY9ZZeUg%5D

  10. inteligência tão limitada que chega a se trair…

    resposta sempre imediata, quase inconscientemente

    pois a maneira mais rápida de alguém se mostrar ausente de algo sempre foi dizer que desconhece

  11. mas será uma ótima oportunidade…

    para o pessoal do Itamaraty

    pode ser que aprendam que a ocasião ideal para se reconhecer os méritos de alguém é na sua ausência

  12. entende tanto de saúde

    que sua primeira providência, quando ministro, foi despedir os “mata mosquitos”. Já ouvi mt gente boa dizer que essa providência pode  ser a causa do aumento tão grande do Aedes Aegipt, e todas as doenças transmitidas por ele. Mas ele “entende” de tudo, né? E o Temer coloca o cara mais grosseiro que existe p/ fazer relações internacionais. !!!!!!!!!

  13. E ……………….

    Bom, não sejamos ingenuos em acreditar e postar que ele realmente não conhece a NSA! Ele apenas ironizou, como é tipico dde facistas e golpistas. Ser o office boy da Chevron, exige muita cara de pau !!!!!!!!!!!

    Não pode melindrar o Império !!!!

  14. Serra considera a escassez das fontes de energias solar e eólica

    Precavido e ponderado Serra prevê a possibilidade de as fontes de energias eólica e solar se esgotarem.

    Claro, um dia, inexoravelmente, o Sol se extinguirá, com isso, o vento também, sendo assim, a energia nuclear não deve ser descartada.

    O cara é um gênio! Se calhar ele salva a humanidade depois que o Sol se extinguir!

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=PgxiY9ZZeUg%5D

  15. O fato do Serra dizer que não

    O fato do Serra dizer que não conhece a NSA, mostra o tipo de contrato que ele assinou com a Chevron + Uncle Sam.

    Imaginem: Como eles tratam os que abrem o bico?

    Snowden teve de se exilar na Rússia, para continuar respirando.

     

     

     

     

  16. serra dá uma de que não sabe,

    serra dá uma de que não sabe, para não mostrar que não sabe mesmo. Que fase do Itamaraty! O elefante cego na loja de cristais. Vai ser difícil retomar a dignidade do Itamaraty depois da passagem desse, ele fará com o Itamaraty o mesmo que o gilmar mendes fez com o stf. É uma desmoralização total.

    Whatever is begun in anger ends in shame

    Tudo o que começa com raiva, acaba em vergonha.

    Benjamin Franklin

  17. Caro Nassif
    Entre as muitas

    Caro Nassif

    Entre as muitas coisas que Serra não conhece, umas delas deve ser a honestidade, mas o NSA, ele ironizou.

    Saudações

  18. Esperar o que…

    De um sujeito que, candidato a presidente, não sabia que não somos mais os Estados Unidos do Brasil, de um economista(?! cadê o diploma, Çerra?) que não consegue executar uma simples conta matemática, sintomaticamente de dividir… que joga sujo em qualquer oportunidade não faltam relatos quase diários de suas peripécias, capaz de propor um roubo anel pra facilitar o trânsito dos ‘marines’ da base que o Macri já autorizou os estadunidenses a colocar em território hermano…

    Se existe uma pessoa que me causa nojo é esse Çerra!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador