Números estão mais apertados do que indicam as pesquisas, avalia Gunter

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Economista, geógrafo e colaborador do Jornal GGN, Gunter Zibell avalia que ninguém pode cantar vitória antes da abertura definitiva da urna. Isso porque, embora inúmeros analistas encarem as pesquisas de opinião como mais favoráveis à reeleição de Dilma Rousseff (PT), os números estão realmente apertados e a dinâmica desconhecida do eleitorado em meio à disputa mais violenta e acirrada desde 1989 torna o cenário imprevisível.

Na visão de Gunter, as pesquisas Datafolha e Ibope, por terem mais experiência de mercado, talvez estejam mais próximas de acertar o quadro este ano. Nelas, a rejeição de Aécio cresceu ao longo do segundo turno e superou a de Dilma, ao mesmo passo em que o tucano perdeu eleitorado após debates polêmicos na televisão.

“Em princípio, Dilma ainda é favorita. Mas tivemos de diferente [como fatores que talvez não tenham sido capitados nas pesquisas] o debate [da Globo] na noite de sexta-feira, a capa da Veja, que todos estão comentando. Talvez essas duas coisas juntas, mais a militância, podem ter feito uma pequena contra-onda em favor de Aécio”, disse. Ele citou oscilações no Datafolha e Ibope e a alta no ibope virtual do tucano – só no último dia, ele ganhou mais de 100 mil curtidas em sua páginas no Facebook – como fatores que possam indicar algum crescimento de Aécio. “A gente não sabe a força desse movimento. Talvez a pesquisa hoje mostrasse 51 a 49 [para Dilma]”, acrescentou.

Transferência de votos

Na análise de Gunter, se Dilma manter os 41% de votos válidos que obteve no primeiro turno, deve largar, a partir das 20h, com pelo menos 43% dos votos. A presidente deve contar certamente com a votação dos partidos de erquerda, como o Psol.

No que tange a divisão de votos de Marina, Gunter acredita que, dessa vez, Aécio deve ser mais beneficiado pela transferência de votos da pessebista do que José Serra fez em 2010.

“O interessante é que o PT fez uma campanha tão pesada e desconstrutiva em relação à Marina que isso naturalmente vai mudar a decisão. Muitos eleitores [de Marina] não cogitam votar em Dilma. Há várias pesquisas que indicam que Dilma terá cerca de 25% dos votos de Marina”, destacou. Isso justamente numa eleição acirrada, na qual a presidente precisa de pelo menos 7 milhões de votos – já contabilizando a parcela que vem da esquerda – para chegar à maioria. Seria necessário atingir os indecisos e tirar mais votos do adversário tucano.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gosto de ver o Gunter de volta aqui, mas…

    as análises dele têm tanta credibilidade quanto uma nota de 3 reais. Por demais contaminadas pelo viés do comentarista. 

  2. “No que tange a divisão de

    “No que tange a divisão de votos de Marina, Gunter acredita que, dessa vez, Aécio deve ser mais beneficiado pela transferência de votos da pessebista do que José Serra fez em 2010”:

    Esqueceu a palavra “marginalmente” depois de “beneficiado”, Gunter.  Fico com minhas opinioes anteriores:  eleitor de Aecio votaria em Marina -como votou mesmo- mas a maioria dos eleitores de Marina nao votaria em Aecio nem que a vaca tussa.  Vide Pernambuco.

  3. Que bom te ver por aqui, Gunter!

    Agora não estou sendo irônico (quando ele marinou, era o que eu escrevia nos posts dele).

    Abração e felicidade. Passada a disputa, é sempre bom te ver por aqui.

  4. Os numeros estao mesmo

    Os numeros estao mesmo apertado. 

    A derrota do Aecio não é de todo ruim, pois sua vitoria (depois do papelao da Veja ) iria carecer de legitimidade ética…

  5. Quem perdeu: Mídia, TFP, Bolsonaro, burguesia paulista, Marina

    Também perdeu a Av. Faria Lima, usineiros paulistas do açúcar, Soros, EUA, opus dei, Malafaia, Imprensa fascista paulista, PSB, PSDB, DEM, PV, Rede, 99.99 % da Justiça, Globo, Bonner, Merval, Instituto Millenium, Grupo dos Trinta, Casa das Garças,a massa cheiorsa, Folha, os playboys, quatrocentòes paulistas, Itaú, Greenpeace, agiotas, especuladores da Bolsa, The Economist, espanhol El País, Estadão, verdes, polícia federal, São Paulo, Lobão, Época etc,

     

    Quem venceu foi  a lucidez e a resilência do povo Brasileiro. A América Latina.

  6. Gunter: que bom te ver por

    Gunter: que bom te ver por aqui. Não concordo contigo em quase nada, mas és uma pessoa sincera, digna. Diferente de alguns que só trazem mentiras, vomitam o que a mídia os manda vomitar. Te admiro muito Gunter.

  7. Por sinal, vi a “eleicao” de

    Por sinal, vi a “eleicao” de Dilma na capa do jornal da rede golpe.

    Eu estou dizendo pra voces COM TODAS AS LETRAS que eh impossivel que Aecio tenha tido esses numeros, que voces estao sendo acustumados aa fraude eleitoral ha pelo menos duas eleicoes, fraude eleitoral que te diz que a populacao brasileira esta dividida ao meio, e que voces vao se acostumar tanto aa fraude eleitoral que uma hora ela, a fraude eleitoral, vai acontecer de verdade e voces vao ficar calados porque nao sabem que eh fraude eleitoral.

    E disso eu nao saio.

  8. Não sei não. Acho esse

    Não sei não. Acho esse sujeito meio DÚBIO.

     

    Parece mais um INFILTRADO aqui no blog. Não dá pra confiar no que escreve, pois falta-lhe nitidez e clareza. 

     

    Parece mais um “AGENTE DUPLO”. 

    1. Gunter é 1 dos membros + antigos do Blog; vc 1 nao cadastrado…

      Se toca, mané. Gunter é muito estimado aqui, quer concordemos com ele ou nao. E vc nao é ninguém, nao é cadastrado, nao há como ir à sua página para ver que tipo de opinioes vc tem, é um completo desconhecido. Tá muito mais com o perfil de infiltrado do que ele. Se manca, tá? 

  9. Perfeito.

    Parabéns ao Gunter fez uma ótima análise, é fera mesmo. Agora esse resultado só aconteceu por causa do golpe da Veja, Globo e mídia em geral, a diferença seria muito maior em favor da petista. No final a Dilma ruim de oratória, mas de coração valente levou a eleição mais difícil que já vi.

  10. Parabéns a militância petista

    Parabéns a militância petista que é algo a ser batido , nunca

    subestimado. O golpe da “Veja” não pode ser esquecido nem

    deixado de lado, foi um tiro no pé  ok..mas antes de tudo um crime.

    1. Eu nunca reparo nessas coisas

      Eu nunca reparo nessas coisas e sou obrigado a voltar à foto para ver…

      Realmente, bela biblioteca…

       

      Quanto à eleição, já posso confessar: estava com medinho que Dilma perdesse… Mas deu tudo certo… Espere que ela pare de jogar dinheiro na Globo e Veja…

      E mais importante: espero que se livre de alguns ministros como Paulo Bernardo e Mercadante que nada acrescentam ao governo…

      Espero que coloque gente técnica lá, que sabe do que está falando e fazendo…

       

      E no mais, quem mais perdeu foi a Marina… Já ouvi de eleitores dela que se decepcionaram muito e nunca mais votarão nela…

      Pregou o caixão… Agora no segundo turno enterramos de vez…

       

      Gostaria MUITO de ver em 2018 Lula com o Haddad de vice… E em breve, o próprio sendo candidato…

       

      Abs a todos…

  11. Alo Carta Capital.

    Esse rapaz é muito bom em analise politica, mesmo não concordando em parte com suas analises, mesmo assim é um cara coorente conhecedor da area, merece uma oportunidade em algum veiculo de comunicação.

    1. Carta Capital ?!

      Tais brincando?

      Quem tem que dar uma oportunidade para esse rapaz é a Revista Veja, ainda mais agora que precisará remanejar seus quadros e cortar despesas, porque, se a empresa dos Civita já não estava nada bem, agora, ficou ainda pior.

      Gunter, como jornalista iniciante, será menos oneroso para a Veja, todavia a insidiosa empresa ainda poderá conservar sua linha editorial.

  12. Campanha…

    Terminada a campanha eleitoral, é hora do Nassif fazer a sua campanha para recuperar a imagem do Gunter…

    Depois do fiasco do novo, e o auto-exílio por motivos óbvios, o cara reaparece para dizer o óbvio (que os votos dos coxinhas marinistas tenderiam mais a direita).

    Tudo bem, cada qual caça com o que tem, e pelo preço (de grátis) o “analista” é o melhor que o blog pode contar…será?

  13. O eleitorado de Marina Silva em 2014
    A votação da Presidenta Dilma no segundo, foi a soma dos votos da Presidenta Dilma do primeiro turno, com uma proporção dos votos de Marina Silva do primeiro turno, quase que na mesma proporção de 2010, e mais os votos do PSOL, o que em tese significa que o eleitorado de Marina Silva se comportou quase que da mesma maneira que em 2010, e o eleitorado do PSOL se comportou  quase que da mesma maneira do que 2006.

    anexo: Dilma Rousseff deve obter pelo menos 53.9 milhões votos

    12/10/2014 – 23:43

    Projeção para este segundo turno,  baseada na votação de 2010—elaboração própria

    fonte:

    Eleição presidencial no Brasil em 2014, Eleição presidencial no Brasil em 2010—Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

     

     

     

  14. PS.

    Engraçado é a “visão” do cara. Coloca como se o PT tivesse patrocinado uma campanha “pesada” e “violenta”, e não reagido a ela…

    Talvez ele ainda defenda a “nova política”, ou argumente que não deveríamos expor as mentiras e contradições da joana d’arc da floresta…

    Quem sabe no dicionário gunteriano o PT devesse virar a outra face?

    Como eu disse, deve ser pelo que (não) cobra que o cara tem tanto espaço…

     

    Sofrível…

    1. Outro nao cadastrado querendo criar cisao no Blog

      Antes de avaliar os membros daqui, se cadastre, aí vc terá uma página de comentários e  poderemos avaliar você… O Gunter é um membro antigo e estimado. Posso nao concordar com — ALGUMAS — posiçoes dele (fora quando trata do PT, as posiçoes dele geralmente sao boas, na minha opiniao), mas todos as conhecem. E ele é um cara digno. Você ninguém sabe quem é. Se manca. 

  15. Quem mais perdeu nestas

    Quem mais perdeu nestas eleições, parece-me, foi o partido do finado campos. A osmarina, onde penetra, esfarela com tudo. O papel que essa senhora fez, é de envergonhar qualquer cidadão consciente da realidade política e os nem tanto também. Ficou evidente o ódio, o desejo de vingança contra o PT. A ideologia, foi pro saco dos tucanos. VERGONHOSO!.

  16. Nossa normalista está de

    Nossa normalista está de volta! Seja bem vinda essa faceirice! 

    Duas perguntinhas, se me permite a curiosidade:

    a) continua com a epígrafe do Walt Disney?

    b) numa eventual candidatura à reeleição, Erundina teria seu apoio?

  17. Este é o Gunter que eu

    Valeu, Gunter! 

    Mesmo discordando da atribuição da baixaria praticamente ao PT, suas análises de estatística são sempre bem apuradas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador