Revista GGN

Assine

O aparelhamento no Ministério de Relações Exteriores por Serra

Jornal GGN – Quem conhece a vida do Ministério de Relações Exteriores (MRE), hoje comandado por José Serra (PSDB), garante que o decreto assinado pelo interino Michel Temer (PMDB) em julho, praticamente uma reforma administrativa a toque de caixa no setor, é uma “bofetada na cara do Itamaraty”.

“O MRE cortou na carne e o MPDG [Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão] teve de disponibilizar cargos para Serra fazer o que quiser. Nem nos tempos de Celso Lafer, o último ministro não diplomata [da era Collor], havia gente de fora da carreira trabalhando com o ministro. É o comitê eleitoral dele”, disse uma fonte entendida do assunto ao GGN, sob condição de anonimato.

O decreto que serviu a Serra é o nº 8.817, de 21 de julho de 2016, que “altera a estrutura regimental e o quadro demonstrativo de cargos em comissão e das funções de confiança do MRE”. A ideia era extinguir, remanejar ou “substituir cargos em comissão do grupo DAS (Direção e Assessoramento Superior) por FCPE (Funções Comissionadas Técnicas do Poder Executivo).” Só no grupo DAS, 310 postos de trabalhos foram extintos.

No documento, o artigo 8 aparentemente foi pensado para atender ao “gabinete pessoal de Serra”. Os cargos, distribuídos em São Paulo e Brasília, foram emprestados do Ministério do Planejamento e, por isso, estão em “caráter transitório”, mas valem até meados de 2017.

Serra solicitou 5 cargos do grupo DAS 102.5 (assessor especial), um do grupo DAS 102.3 (assessor técnico) e um do grupo DAS 102.2 (assistente). Desse total de sete assessores, quatro foram lotados em São Paulo (dois assessores especiais, um assessor técnico e um assistente), restando em Brasília três assessores especiais.

A queixa de funcionários do MRE é que nunca antes cargos do DAS 102.5, destinado a assessores próximos do titular da pasta, foram ocupados por pessoas que não preenchem os critérios técnicos para acompanhar, em tese, um diplomata. No próprio decreto há brecha para que nomes de fora do Itamaraty sejam nomeados para alguns dos postos.

OS NOMEADOS

No Diário Oficial da União desta quinta (4) aparecem dois dos nomeados para compor o gabinete pessoal de Serra por empréstimo do Ministério do Planejamento.

 

Luiz Paulo Alves Arcanjo e Hideo Augusto Dendini, ambos admitidos na função de DAS 102.5 (assessor especial), têm algo em comum: acompanham Serra há décadas e estão envolvidos em alguns escândalos.

Arcanjo, que de acordo com despacho da Casa Civil ficará lotado em São Paulo, era “assistente parlamentar júnior” de Serra quando este ocupava a cadeira de senador. Ganhava R$ 9.456,13. Em 1998, enquanto Serra era ministro da Saúde, Arcanjo estava lotado na pasta como “assessor técnico”, código 102.3.

Em 2011, a Época denunciou que Arcanjo era o intermediário entre Serra e um Roberto do Amaral, consultor de Daniel Dantas, ligado à Andrade Gutierrez. Em e-mails levantados pela Operação Satiagraha, Arcanjo aparece nos contatos de Amaral como “Niger”.

“Trata-se, de acordo com os investigadores da PF, do endereço eletrônico que era usado por Luiz Paulo Alves Arcanjo, secretário particular e motorista de Serra. Nos e-mails remetidos por Amaral a [email protected], ele [Amaral] escreve como se falasse diretamente com Serra, menciona assuntos de interesse de Dantas e exige providências no âmbito do governo em relação a eles. Serra negou. Não há nenhuma prova de que ele tenha intercedido em favor das pretensões de Amaral. Em duas ocasiões, porém, as ações do governo FHC coincidiram com essas pretensões.”

A primeira, quando derrubou Andrea Calabi do Conselho de Administração do Banco do Brasil, pois não era interessante para os negócios de Dantas que ele ocupasse este posto. A segunda, quando conseguiu imprimir as digitais de Dantas na composição de conselheiros da Previ, fundo de pensão dos funcionários do BB.

O outro assessor, Dendini, é ex-policial militar envolvido no massacre do Carandiru. Esteve no banco dos réus, após a invasão do pavilhão 9 da Casa de Detenção, em 2 de outubro de 1992, deixar 111 presos mortos. No gabinete de Serra no Senado era “assistente parlamentar sênior”. Ganhava R$ 14.184,25.

Média: 3.2 (13 votos)
31 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Orlando Soares Varêda
Orlando Soares Varêda

  ZÉ SERRA É PIOR QUE MOQUECA

 

ZÉ SERRA É PIOR QUE MOQUECA DE AEDS AEGYPTI.  QUIÇÁ, A SOLUÇÃO PARA SE EXTIRPAR PRAGA TÃO NOCIVA SEJA ENCONTRADA POR PESQUISADORES DA EMBRAPA.

Este indivíduo é o maior traste que o Brasil carrega. Enquanto não nos livrarmos desse tipo de verme, nada logrará germinar no solo da Pátria. Pois, está contaminado pela presença e infestação de organismos tóxicos tão deletérios à vida.

Devemos, por precaução, recorrer a um bom Pai de Santo. Sabe-se lá! Né não? Vai que isso é alguma maldição forte em retaliação por termos no passado, expulsado certos invasores brancos. Logo cuidaram de pespegar no país ingrato, entreguistas e quinta-colunas tão acanalhados como esse mentiroso corrupto e descarado zé bolinha. Puta vingança...

Ai velho, para esconjurar maldição tão pesada, o melhor seria apelar para todos os santos, banhos de folha, pipocas, despachos com farofa de dendê, charutos, galo vivo e uma garrafa de pinga de cabeça, e o diabo a quatro. Vai que essas coisas existem...

O que não se deve recomendar em hipótese alguma, é apelar para a picaretagem das pentecostais de resultados. Isso equivaleria a se apelar para o PCC, visando reduzir os níveis da criminalidade urbana, como feziram governos tucanos em S.Paulo a troco, sabe-se lá do quê. Tipos como: edir macedo, malafaia, eduardo cunha, magno malta, et caterva. Não passam de rebotalhos adoradores de mamom. Gajos, denunciados na própria bíblia da qual se valem para fazer interpretações as mais idiotas possíveis, capazes até, de transformar beiço de jegue em arroz doce. Dentre outras bobagens, como p.exp, botar suvaco em cobra d'água, para enganar incautos e tolos. Inclusive, com base na cartilha deles  pode-se inferir, que são eles, a reincarnação do capiroto disfarçados de pastores. Aliás, o farsante do zé serra, até de evangélico o safado já posou. PqP! Vai ser hipócrita assim na casa da porra......

Orlando

Seu voto: Nenhum
imagem de Crazy Horse
Crazy Horse

O Serra tem a simpatia de uma

O Serra tem a simpatia de uma agua viva desidratada, e por esse motivo não devia ser eleito nem para ser sindico de um prédio fulero

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de rafales
rafales

Esses bolivarianos...

Esses bolivarianos...

Seu voto: Nenhum
imagem de veranis
veranis

COISA  ESQUISITA, QUANDO A

COISA  ESQUISITA, QUANDO A GENTE PENSA QUE ESSE HOMEM ESTÁ MORTO E ENTERRADO EIS QUE SURGE DAS PROFUNDEZAS DO INFERNO.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de C.Poivre
C.Poivre

Entreguismo de Temer resgata imagem de Sarney

Ações antidemocráticas e entreguistas do desgoverno golpista de Temer, resgata imagem de Sarney:

https://www.youtube.com/watch?v=tDKtL-eKBBE

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Com esse olhar

Com esse olhar de alienado do Cerra (sic) o Brasil pode dizer adeus a uma política externa sensata. Esses alienados vão entregar até as nossas cuecas.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de fabiana  Prado
fabiana Prado

VERGONHA DE SER

VERGONHA DE SER PAULISTA!!!
Os Paulistas hj são dos mais reacionários, midiotas e burros direitistas. Vivem no Tucanistão e ainda não caíram na real. O que tem de pior da política hj sai daqui. Deixamos há muito de ser vanguarda, tb um governo blindado pela mídia q deita e rola há pelo menos 25 anos no poder!!!!

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Robson Ferreira
Robson Ferreira

Cientista político contesta prova p/ diplomata sobre sua teoria

Da Folha [Golpista]

 

Se o cientista político argentino Carlos Escudé tivesse feito a prova do concurso de admissão à carreira diplomática do Instituto Rio Branco no domingo (31), teria errado a pergunta sobre a doutrina que ele próprio criou.
Escudé é teórico do realismo periférico, uma corrente das relações internacionais na América Latina que foi tema da prova. Ele contesta o gabarito do concurso.
"A resposta oficial [...] parte de um viés ideológico contra o RP [realismo periférico]", escreveu o cientista político em grupo fechado do Facebook que reúne diplomatas e aspirantes à carreira.
Um dos membros do grupo enviou a questão sobre realismo periférico a Escudé, dando início às manifestações do argentino sobre o caso.
"Tive a ideia de mandar a referida questão para que o acadêmico argentino respondesse aos itens. Acreditam que ele erraria o item 2 [da questão], cujo gabarito preliminar foi certo?", escreveu.
"Ou seja: nem o próprio criador da teoria levaria a pontuação máxima no CACD [concurso de admissão à carreira diplomática]", concluiu.

 

Seu voto: Nenhum
imagem de José Eduardo de Camargo
José Eduardo de Camargo

Ladrões e assassinos

Ladrões e assassinos acompanhando não surpreende. Essa é a republiqueta bananeira paraguaia que os golpistas querem implantar no Brasil!

Seu voto: Nenhum

para os que se consideravam tão somente borboletas...

nada melhor do que uma repugnante lagarta para caírem na real

engraçado é que praticamente todas as escolhas do governo golpista estão gerando aversões

bem feito

 

Seu voto: Nenhum

cansei de alertar e cobrar das amigas(os)...

...mas o golpe vai ferrar todo mundo...

ao que respondiam: que nada! seja qual for o governo, nunca deixaremos de ser apenas borboletas

digo hoje: então que se entendam agora com os vermes e as moscas varejeiras

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de marcio Barretos santos
marcio Barretos santos

Serra

Pergunte para os portadores de HIV oque eles pensão do Serra, so sabem falar mal das pessoas, petista é asssim mesmo. O macho alva cuida da manada e que se dane o resto. 

Seu voto: Nenhum

Festas juninas

O tempo das festas juninas já passou, mas o das quadrilhas está no auge.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Henrique Finco

Bem feito, o Itamarati  um

Bem feito, o Itamarati  é um ninho de coxinha.

A D.Marisa era criticada e debochada em off porque na tinha punho de renda. Como se isso fosse a coisa mais importante para um ser humano, babacas !

Que se danem prá lá

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Estou de saco cheio por tudo que vem acontecendo no país, e nós democratas, não fazemos nada.

Eu inclusive. Parece que estamos todos anestesiados, que fomos dopados. Mas essa lombra vai passar e vamos acordar.

Eu creio !!!

gAS

imagem de  M Thereza
M Thereza

olha a meritocracia aí,

olha a meritocracia aí, gente! e a folha corrida dos citados combina bem com o satff do usurpador

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Junior Sertanejo
Junior Sertanejo

Olho na cara de Serra,pule de

Olho na cara de Serra,pule de dez,já vi essa cara de doido varrido em algum lugar.Dou uma pausa,volto a olhar.Dou outra pausa,retomo o olhar.Como num estalar de dedos,fixo-me na minha estante de livros,herdada de Papai.Na parte de baixo,guardo DVD'S de filmes inesquecíveis.Agacho-me,escolho um filme,começo a rodar.Esta lá,a figura inigualável de Serra,com os olhos esbugalhados,a fumar um cigarro atrás do outro,no extraordinário Um Estranho no Ninho,de Milos Forman.Como sempre digo,minha memória prodigiosa jamais me deixou na mão.A última vítima dela foi Joel Lima,ou Briguilino,como queiram.

Seu voto: Nenhum
imagem de Junior Sertanejo
Junior Sertanejo

Olho na cara de Serra,pule de

Olho na cara de Serra,pule de dez,já vi essa cara de doido varrido em algum lugar.Dou uma pausa,volto a olhar.Dou outra pausa,retomo o olhar.Como num estalar de dedos,fixo-me na minha estante de livros,herdada de Papai.Na parte de baixo,guardo DVD'S de filmes inesquecíveis.Agacho-me,escolho um filme,começo a rodar.Esta lá,a figura inigualável de Serra,com os olhos esbugalhados,a fumar um cigarro atrás do outro,no extraordinário Um Estranho no Ninho,de Milos Forman.Como sempre digo,minha memória prodigiosa jamais me deixou na mão.A última vítima dela foi Joel Lima,ou Briguilino,como queiram.

Seu voto: Nenhum
imagem de Junior Sertanejo
Junior Sertanejo

Fiz um comentário,mas passou

Fiz um comentário,mas passou desapercebido.Chamo a atenção para o estado psicológico de Serra.Depois da nomeação como Ministro das Relações Exteriores do Padrinho,subiu a graus incontornáveis a ideia fixa de dominar a América Latina.O mundo ele pensa em dominar,quando chegar à Presidencia da República.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de resposta andre araujo
resposta andre araujo

politica obtusa terceiro mundista uma pinoia

Voce pode ter ficado triste pelo seu amgo, mas as relaçoes exteriores voltada para a a consolidacao da grandeza do Brasil com suas enormes dimensoes geograficas, economicas, potencial energetico, riquezas naturais nao é em nenhum momento uma visao de terceiromundista, é uma questao moderna e que vem se desenvolvendo desde a politica externa independente - a Pei - desde a década de 1960, aplicada pelos militares, que parecia entender de nao entreguismo, porque isso nem eles o fizeram como acontece agora. Se para voce, ser subalterno de decisoes de grandes potencias sem ao menos ter um troca justa é o melhor para oBrasil, nao é uma visao patriótica e me desculpe, por mais que voce diz que nao gosta do Serra a solucao de encontrar uma via que nao só dependa de EUA e Europa é um ato de que demontra que segue o que acontece em um mundo globalizado, em que as instancia tentam uma maior integracao para todos os paises na multipolaridade e nao mais na unipolaridade americana, com o seu FMI que confirmou que suas politicas nao trouxeram nada mais do que desigualdades gritantes entre as nacoes. Uma via complementar nunca será taxado como uma politica terceiromundista, nem se fala mais essa expressao. Esta na hora de rever seus conceitos para ficar atualizado com o novo.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de mello
mello

A    ficha  corrida  dos

A    ficha  corrida  dos  caras....Não é um mero aparelhamento,  é formação de quadrilha !

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Luccas Jr
Luccas Jr

Nassif com saudades do MAG

Bom mesmo era na época do Marco Aurelio Garcia que era praticamente um chanceler informal para a AL.

 

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Pelo menos na época do Marco

Pelo menos na época do Marco aurélio e do Celso Amorim, o Brasil era respeitado no mundo todo.

E não temos conhecimento que durante esse período, um ministro do governo e senador da República, tenha sido proibido de entrar no USA, muito pelo contrário, o Lula era tratado como o " cara"

Sai fora o zé mané manipulado, idiotizado, sacaneado, massa de manobra, mal informado. 

Sai às  com a bandeira do Brasil para defender as ideias desses governo golpistas, 80hs, fim do SUS, corte na saúde e educação, fim do regime de partilha com conteúdo nacional... e po ai vai !

Babaca !

 

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Estou de saco cheio por tudo que vem acontecendo no país, e nós democratas, não fazemos nada.

Eu inclusive. Parece que estamos todos anestesiados, que fomos dopados. Mas essa lombra vai passar e vamos acordar.

Eu creio !!!

gAS

imagem de alvaro f
alvaro f

Eita costas quentes.

Esse é blindado pela mídia, tem as costas quentes, faz e desfaz como quiser e ninguem vai abrir o bico. O ladrão perfeito, rouba e alimenta a corja que o blinda.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Não se trata de aparelhamento

Não se trata de aparelhamento porque no Itamaraty  a base é de diplomatas formados no Instituto Rio Branco após aprovação em dificil concurso, aparelhamento é trazer gente de fora para "aparelhar" um organismo estatal.

Pode-se criticar qualquer reforma administrativa pelos seus modelos mas a gestão Celso Amorim com o Secretario Geral Samuel Pinheiro Guimarães fez exatamente o mesmo, moldando o Ministerio à sua imagem e semelhança de

uma visão terceiromundista, expelindo quem tinha linha contraria e aceitando um Itamaraty do B na pessoa do Assessor Intrnacional do Planalto Marco Aurelio Garcia, que cuidava privaivamente das relações  latino-americanas.

Dentro dessa linha esquerdizante foiam afastados grandes nomes do Itamaraty e conheço muito bem um caso emblematico de um dos mais experientes Embaixadores da Casa, meu amigo pessoal,  demitido por telefonema

da secretaria do Ministro de um dos mais importantes (aliás o mais importante) posto no exterior por deixar de elogiar

a politica obtusa do chanceler em um caso determinado.

Não tenho nada a favor de Serra mas não venham falar de corda em casa de enforcado.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

O problema eh que Serra eh

O problema eh que Serra eh psicopata...

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Álvaro Noites
Álvaro Noites

Ué, o pessoal do MRE e do

Ué, o pessoal do MRE e do Itamaraty não eram favoráveis ao golpe?

Agora embalem Mateus.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Álvaro Noites
Álvaro Noites

Será que ele montará outra

Será que ele montará outra central de grampos?

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Franbeze
Franbeze

Está vendo

Lulinha paz e amor (o republicano) como a direita fascista governa?

 

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Jus Ad Rem
Jus Ad Rem

Se assim o fizéssemos,

Se assim o fizéssemos, fascistas seríamos nós também...

Seu voto: Nenhum

Rouba e não faz nada

Em se tratando de Serra, nada de novo no ar. Esse aparalhamento em todas os estamentos, vindo de um governo com tal grau de ilegitimidade, é esperado. O que choca são Ministros do STF afirmarem na midia velha, que o atual governo é melhor que o anterior. Eles se merecem.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Sidnei Brito
Sidnei Brito

Ué...

Ué, mas o aparelhamento não era coisa da ditadura petista?

Seu voto: Nenhum (3 votos)

E a Soninha Bituca.......

E a Soninha Bituca.......

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de CB
CB

Pois é, mas como ela vai

Pois é, mas como ela vai explicar isto para o serra?

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,soninha-francine-se-une-a-...

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de paulo vi
paulo vi

Bleargh!

Bleargh!

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.