O áudio da conversa de Delcídio do Amaral para barrar a Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Leia mais: 

Delcídio dizia poder influenciar Gilmar

“Atrapalhar investigações é crime inafiançável”, diz Teori sobre prisão de Delcídio

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Perguntas:
     
    Houve

    Perguntas:

     

    Houve autorização judicial ?

    Sem autorização judicial pode ser usado como prova contra um Senador ?

    Houve perícia na gravação para saber ao certo de quem se tratavam as vozes ?

    Caso não tenha havido, sem perícia, a gravação pode valer como prova judicial contra um Senador ?

     

    Ficou claro que flagrante não houve.

    Esse conceito utilizado pelo Min. Teori, de que como o Senador participava de organização criminosa (como saber se ele ainda não foi condenado ? ) o caso é de “flagrante continuado”  faz algum sentido ?

  2. Segundo Mateus Leitão, a

    Segundo Mateus Leitão, a gravação foi de um celular do Bernado Serveró.

    Então agora virou piada. Uma gravação de celular, sem autorização judicial, sem perícia serve de base para uma prisão de um parlamentar ?

    E ainda é preciso inventar que foi em flagrante quando todo mundo sabe que não foi ?

    É isso mesmo ?

     

    1. Gravação feita por participante.

      D_P, as gravações foram feitas e reveladas pelo Bernardo Cerveró, que estava presente às mesmas. O STF já decidiu muito tempo atrás que, quando a gravação é feita por quem integrou a conversa (e não por um terceiro), ela é admissível como prova.

      Quanto à perícia para confirmar se as vozes são deles mesmo, não sei dizer. Mas se não forem, as respectivas defesas alegarão isso imediatamente. Já se não alegarem…  

        1. ???

          Adiantaria para soltá-lo, já que a prisão se baseia quase que exclusivamente nas tais gravações. Se as mesmas forem falsas, cai por terra a prisão preventiva.

          1. prisão em flagrante

            Não cabe prisão processual de senador no exercício do mandato. Essa prisão ilegal se deve a uma manobra do STF que consistiu em transformar crime instantâneo em crime permanente, valendo-se também da acusação de prática de crime de formação de quadrilha, (que é crime permanente) para assim permitir o entendimento envisesado de que o senador encontrava-se em estado de flagrante delito…

          2. “Essa prisão ilegal se deve a

            “Essa prisão ilegal se deve a uma manobra do STF  em transformar crime instantâneo em crime permanente”:

            Nao (e isso eh meio irrelevante pra mim como telespectador pois o crime foi interferir em investigacao Federal).  O embasamento juridico era apoiado em artigo especifico da Constituicao.

          3. Retaliação

            Pode ser, afinal, a lógica do Direito Penal e Processual Penal no STF ultimamente tem sido tão flexível, que passou a atender a todos os gostos do freguês, (juiz) e, para tanto, basta um bom exercício de retórica recheada de sofismas para fundamentar qualquer decisão, favorável ou desfavorável, a exemplo dessa arquitetura de prender em flagrante delito outras pessoas para justificar a acusação por crime permanente de quadrilha, (o qual, atualmente, deve integrar no mínimo 3 pessoas para sua tipficação) juntamente com o senador no exercicio do mandato, contornando assim a vedação do art. 53 da CF.

      1. Ta conveniente DEMAIS.

        Ta conveniente DEMAIS.  Primeiro era “do filho de” e depois do proprio Cervero.  Ninguem ta vendo tecnica norte americana em cena?  Ninguem ta suspeitando que foi a policia que pediu a Cervero pra gravar?

        Por sinal, “celular” nao grava meio ambiente nesse envelope especifico (acho que chama spectrum).  Da pra ouvir ate a infernal maquina que faz barulho no background o tempo todo, e quando Cervero se move da pra ouvir barulho da roupa dele.  Nao foi gravacao de celular.

        Se foi a policia que pediu para nao ter a obrigatoriedade da permissao de um juiz, a coisa fica feia!

    2. Questão maior

      A questão maior é interpretar como crime permanente e, por consequência, estado de flagrante delito, uma ação delituosa instantânea, mas já passada, que não se alonga no tempo apenas por ter sido gravada.

       

      Nessa o STF inovou.

      1. Tá dominado, tá tudo dominado!!!

        Gangsters como Aético e Álvaro Dias não resistiriam a um mês de investigações que petistas sofrem há mais de uma década pela nossa imprensa corrupta, nossa gestapo PF também corrupta e nosso judiciário totalmente partidarizado, tomado pela máfia demotucana. Os grandes corruptos do país, os demotucanos, agradecem os serviços prestados.

  3. Delcidio otário. Otário desde

    Delcidio otário. Otário desde que tomou a tribuna para dizer que não sabia o porque da cota do pré-sal para a Petrobrás. Pensa que engana sobre a comissão que iria receber pra defender a emenda do Serra. Se lascou, safado. Mas bem que os ministrinhos do STF citados mereceriam um voto de desconfiança. Lamentavelmente até o Teori, funcionário do Gilmar Mendes. O resto é resto.

  4. Influenciar Gilmar

    Seu passado com o PSDB ainda está bem ativo, daí a força de influenciar Gilmar Mendes, veja que ele não assusta com as loucuras do ministro. Po pouco a monobra deu certo. Acho que deveriam ficar de olho na dupla Toffoli-Gilmar.

  5. Da pra consertar o post?  Nao

    Da pra consertar o post?  Nao tem botao de pausa(!), nao tem controle forward nem backward, nao tem tempo.  Acabei de ouvir o cara dizer que quer sim o fim da operacao e que pra isso ele consegue 3 anulacoes (e ele nomeia os 3 nomes) no supremo, mas nao tenho como recomendar aquele pedaco especifico pois nao tem controle nenhum no box.

  6. Tá dominado, tá tudo dominado!!!

    A máfia demotucana tomou os órgão públicos, voltamos à ditadura! Enquanto perseguem petistas, tucanos surfam na onda da imprensa golpista. Quem irá investigar os desmandos de Aético, como os vôos com os bageiros cheios de sabe lá o que? Bando de canalhas!

  7. Por tudo que já foi falado

    Por tudo que já foi falado anteriormente, se o STF prezasse pelas nossas instituições, a lava jato seria anulada, inclusive pelas inúmeras irregularidades citadas nesse áudio. No mínimo.  Que inclui o jogo de influência também entre magistrados daquela instituição. O caos está criado, confirma que a republiqueta do Paraná foi criada para dar um golpe na democracia brasileira e por tabela, na nossa economia. Até no pão nosso de cada dia. Tantas notícias estranhas e essa ‘novidade’ pela manhã. Já se sabe que Youssef receberá asilo nos EUA (coluna da Sonia Racy). Sai o Esteves, entra o Lara Rezende no seu lugar no banco de investimentos, ótimo para ajudar no golpe final da Petrobrás. Tem amigo do Lula na história, mas a lua de mel aeciana paga pelo banqueiro não é coisa de amigo.  Era para pagar por uma palestra (mas o que o idiota do Aécio tem de consistente para falar? Que no Brasil ele nunca arrumou uma cama?) Acredito que tem mais coisa sobre a prisão do Bumlai  e que está ligada às penas tucanas do possamos imaginar. A prisão foi preventiva mesmo, assim como a prisão do infiltrado tucano no PT.  Ou foi um aviso de retaliação para o resto do Congresso. O ministro Teori afirma que o episódio parece coisa de máfia. Pois, sr, ministro, retaliações do poder judiciário também não parece boa coisa. No menor dos desastres, parece falta de equilíbrio e de autoridade. Falei de autoridade, não de autoritarismo. Se fosse sério, a republiqueta do Paraná se desmanchava hoje, agora. Não haverá Justiça que sobreviva a um golpe desses.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador