O busão nesses tempos de cólera, por Juvenal Pereira

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Por Juvenal Pereira

em seu perfil no Facebook

Ontem por volta das 19 h pequei o ônibus Pompeia na Estação Sumaré e fiquei em pé na parte da frente ao lado de um senhor, gordinho, baixinho e de bigode, que falava um monte.

Falava mal do Brasil, dizia que a presidenta era uma vagabunda, que o nordestino era a pior raça e que o Brasil é igual ao México, Venezuela, que deviam colocar os menores infratores na cadeia. Falava para o motorista, falava pra passageira do lado e olhava para trás incriminando todos até que um rapaz diz pra ele: o senhor é muito mal educado, desrespeitoso e fica ofendendo todos nós, na entrada o senhor foi mal educado comigo e não precisamos ficar aguentando sua selvageria.

Eu tb já estava no limite e disse “estou do seu lado”. Uma garota tb disse que apoiava o rapaz, outra do banco da direita tb e mais outra e ficamos falando alto que ele precisava respeitar as mulheres e não ficar falando besteiras.

Uma revolta no ônibus e por uns três pontos ele foi nocauteado pelos argumentos e praticamente expulso do bumba. Em seguida ficamos falando entre nós o que a mídia anda fazendo com a população até chegar a este ponto de disseminar o ódio, mas a nossa solidariedade nos deixou menos reféns. Me despedi dizendo: fiquei contente de estar aqui junto de vocês. Todos me desejaram uma boa noite e boa semana.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Obrigado.
    Muito do à vontade

    Obrigado.

    Muito do à vontade desses grosseirões fracassados vem da nossa falta de resposta às catilinárias deles. É preciso rebater, mostrar que não nos intimidamos. Aí eles desmoronam.

    Um amigo foi a um caixa automático do Banco do Brasil; lá encontrou um desses vermes reclamando de não sei qual disfunção da máquina – e, naturalmente, reclamando aos brados que a pane do equipamento era culpa do governo e do “roubo”. Meu amigo perguntou se poderia tentar usar a máquina e comentou que, na verdade, esse tipo de pane é muito menos comum hoje do que há alguns anos atrás (quando as “quedas do sistema” eram rotineiras). Foi o que bastou para ser chamado de ladrão pelo energúmeno. Meu amigo perdeu a paciência, apontou para a cara do mequetrefe, e respondeu em alto e bom som “ladrão é você”. O sujeito arregalou os olhos, espantado, e… saiu correndo.

    Aparentemente não esperava a reação, e a mim parece claro que não esperava por que não a tem encontrado.

  2. O ódio está chegando a exaustão e até a Globo está notando.

    Ouvir palavras de ódio todo o dia, escutar as mesmas denúncias com algumas nuances a cada hora que passa esta esgotando a paciência do brasileiro. O povo tem noção perfeita que não foi hoje que inventaram a corrupção no Brasil, e dados da memória coletiva sobre as grandes roubalheiras que já aconteceram no país começam aflorar na mente de todos.

    O discurso de ódio propalado pela Internet começa a cansar grande parte da população e começa a ser construído um refluxo deste. O ódio só tem uma forma de prosperar, com mais ódio e com uma virulência maior, como o governo está numa posição mais de apagar incêndios do que revidar com violência, como os governadores recém eleitos tem mais coisas que se preocupar do que entrar nesta campanha de incitação a violência, pois eles seriam a primeira vítima desta ação há nos estados uma preocupação maior com as suas próprias políticas do que qualquer coisa.

    O caso Petrobras atingindo setores produtivos patronais causa mais dano do que as próprias propinas, e estes setores patronais não estão gostando nada disto, está criando uma pressão até sobre os órgãos da Grande Imprensa, e sinalizações claras através da citação de elementos da oposição envolvidos em problemas até mais sérios do que o da Petrobras, começa a surtir seus efeitos.

    O próprio discurso de alguns programas da TV Globo começa a amainar, as lideranças dos movimentos de contestação começam a sofrer críticas e personagens convidadas a programas que há um mês destilariam veneno pelo canto da boca junto com a baba raivosa, começam a refletir de forma mais calma e ponderada. A publicação do balanço da Petrobras, marcada para o dia de amanhã começa a ser divulgada como um ponto de viragem da crise.

    A crise real somada com a crise fabricada, parece no momento ser relativizada, vamos ver, mas as duas próximas semanas darão o novo tom da política e do comportamento do povo brasileiro.

  3. Comigo isso aconteceu no

    Comigo isso aconteceu no Mercado Zona Sul em Copacabana. Enfrentei o cara e enquanto ele não saiu não me calei. Adorei.

  4. tem que matar a pau, juvenal

    tem que matar a pau, juvenal !

    creio que, viajou em pé no busão meio lotado, porque não havia lugar sentado…

    isto é: passageiro no busão desconfortável tarifa cara em plena ponte de feriadão na cidade…

    não sei o que é pior: a grosseria desabafo do gordinho irado ou a bovinicidade dos “homens bons”.

     

  5. Eu que trabalho na Vila

    Eu que trabalho na Vila Mariana, lugar de Família Tradicional, Berço de filhos de militares, próximo ao emblemático DOI-CODI, defender meu ponto de vista é uma aventura tensa. Mas há um refúgio e uma certa segurança relativa: O buteco da cerveja gelada, onde mistura as classes e já saiu vários debates.

    Apesar das diferenças, e  todos se conhecem, conseguimos nosso espaço e ninguém fica provocando.  Quase as vias de fato aconteceram, preferi me esquivar e deixar que a pessoa tagalerar asneira com ódio ,se é que podemos chamá-lo de pessoa, pois estava falando em assassinar a Presidenta, e outras coisas do tipo, a ouvir e outros ouvirem se próprio barulho.  

     

  6. Tipo mais do que manjado

    Voltava eu para casa de busão, sentado, que sorte a minha, no lado do corredor, ao lado de uma senhora de meia-idade, com penteado duro de laquê, maquiagem pesada, de caras e bocas, perua pura, e, detalhe, numa Sumpa de trombadinhas, trombadas e trombadaços, ela tinha mais brincos, pulseiras e colares de ouro, do tipo portuguesa em dia de festa típica ou funcionário da receita.

    Ela recitava sua catilinária falando alto:- não tem hospital para eu me operar no SUS, tenho um problema na perna e o Governo jogando dinheiro fora na Copa, uma roubalheira só, era 2014, e assim ela ia torrando a porra do meu saco e dos demais passageiros cansados após mais um dia de trabalho.

    Lá pelas tantas, quieto que estava, falei: – bela, se tua situação de saúde está tão crítica e te incomoda tanto e, por tabela, a nós todos te ouvindo, venda este quilo de ouro que você carrega consigo e cuida da tua saúde lá no Sírio!

    A gargalhada foi geral e dois pontos depois ela saiu do busão, puta da vida e calada!

  7. Muito bom, Juvenal

    Que bom que as pessoas se manifestaram contra essa mania que tem os ignorantes de sairem falando todas seus rancores e preconceitos, como se todos tivêssemos que ouvir sua ladainha reacionaria. Quando uma pessoa insulta, desrespeita, prega a intolerância contra minorias e diz absurdos politicos (Oh ignorância suprema ! Onde estão os Gregos? Paideia, socorra-nos!) e todos se calam, é que a coisa vai muito mal mesmo. 

  8. Dois comentários

    1) Fiquei contente de saber que ainda há ônibus em São Paulo com gente assim. Desconfio que, nos que eu pego, o senhorzinho teria virado um herói e ouvido um monte de frases de apoio;

    2) No último domingo, meu tio começou a xingar o PT e falar o quanto estava enojado da corrupção (trantando-a como invenção do partido). Dois ou três argumentos que usei, uma ou duas comparações, três ou quatro exemplos de como somos instrumentados pela mídia, e pronto: não demorou muito e ele estava xingando FHC (não era minha intenção, juro!), já estava lembrando de que havia muita corrupção antes do PT, que dos casos aqui em São Paulo ninguém fala.

    Ah, e para encerrar, em outro momento da conversa, ele já estava falando até que a economia não está tão ruim assim…

    1. Não me lembro agora, e estou

      Não me lembro agora, e estou com preguiça de pesquisar, em qual falácia se identifica esse teu comentário. 

      Por ela se justificaria tudo, qualquer coisa, se considerarmos que sempre há exceções. Já o ódio e a intolerância dos anti-petistas, apesar de haver destoantes, o que predomina é a REGRA. 

      Falar nisso, oneide, nunca vi aqui tu elogiares nada do PT ou dos seus líderes. Idem para a Esquerda. Por que será?

      1. Não tem falácia, porque o

        Não tem falácia, porque o texto fala de uma excessão repondi que realmente existe louco em tudo que é lugar e dei um exemplo.

        “Já o ódio e a intolerância dos anti-petistas, apesar de haver destoantes, o que predomina é a REGRA. ” 

        O PT fez por merecer este ódio, não acha.

        “Falar nisso, oneide, nunca vi aqui tu elogiares nada do PT ou dos seus líderes. Idem para a Esquerda. Por que será?”

        O governo já gasta 2,2 bilhões de reais para se auto elogiar, tem uma rede de puxa saco voluntários ou remunerados  não precisa de mim para fazer isso.

        Eu tenho muita coisa para falar de positivo sobre o PT, mas faz assim começa você elogiando a direita BR.

         

    2. Não tente justificar o ódio e

      Não tente justificar o ódio e o comportamento agressivo de muitos, como por exemplo, a atitude da multidão presente no estádio do Corínthians no jogo de estreia da Copa do Mundo, mandando a nossa presidenta Dilma tomar naquele lugar, com o comportamento impróprio e condenável de um único indivíduo. Todos os dias eu ouço comentários agressivos e mal educados de pessoas de classe média sobre a atual situação político-econômica do nosso país, que revelam que a parcela majoritária desse segmento social perdeu totalmente a noção de civilidade, de boa educação e de repeito ao próximo.

      1. Quem perdeu a educação e

        Quem perdeu a educação e respeito ao cidadão brasieliro pobre ou rico  foi o  PT.

        Porque não admite seus erros e com isso evolui como partido.

        Não adianta colocar culpa nos outros que os problemas se resolvem.

        O povo reage ao descalabro petista, não aceitar isso é mostrar total falta de respeito ao povo.

        Vaiar o governo não é só um direito é um dever de todo o cidadão.

         

        1. Sua indignação é seletiva,

          Sua indignação é seletiva, cínica e imoral. Diante da lama e da podridão dos tucanos, você se cala. Diante da falta d’água em São Paulo, por absoluta incompetência do governador tucano, você se cala. Diante dos baixos salários percebidos pelos professores da rede pública do estado de São Paulo, você se cala. Diante da greve desses mesmos professores, que já dura mais de um mês, você se cala. Diante da péssima educação pública do estado de São Paulo. você se cala. Diante da falência da segurança pública do estado de São Paulo, você se cala. Diante da precária situação da saúde publica nos estados e municípios governados pelos tucanos, você se cala. Diante da votação dos deputados federais tucanos a favor da terceirização, você se cala. Diante do não julgamento do mensalão dos quadrilheiros tucanos, anterior ao do PT, você se cala. Diante da sonegação de impostos, por parte dos ricos brasileiros, você se cala. Em 2014, a polícia federal apreendeu 450(!) kilos de cocaína no helicóptero da família Perrela, muito amiga da família do sr.Aécio Neves, e nada aconteceu a esses traficantes. Mas você se calou diante de tão escabrosa impunidade. Diante do escândalo das contas secretas do HSBC, você se cala. Diante do caso Zelotes, que investiga operações de fraude contra o fisco brasileiro, você se cala. Diante das dezenas de escândalos de corrupção envolvendo as figurinhas carimbadas do PSDB, você se cala.  Afirmar que estamos vivendo uma situação de descalabro é exagero de sua parte. Seu conservadorismo cego e irracional contamina e embaça a sua visão da realidade brasileira.e impede que você enxergue o que o PT fez de positivo durante os mandatos de Lula e Dilma. Você se recusa a admitir os avanços econômicos e sociais que ocorreram nesses últimos doze anos. Quanta ás vaias, tudo bem. É um direito de qualquer cidadão. Porém seu conservadorismo o tornou tão obtuso((a), que o(a) leva a confundir vaias com frases como aquela ouvida no Itaquerão, no jogo inaugural da Copa do Mundo: “ei Dilma, vai tomar no *”. O seu reacionarismo rancoroso o leva a confundir vaias com insultos de baixo calão, típicos de pessoas que não tem um pingo de educação, ouvidos e lidos nas manifestações contra o governo Dilma. Repito sua indignação é seletiva, cínica e imoral. 

          1. Sobre as questões de SP, sou

            Sobre as questões de SP, sou gaúcho, quer que eu te fale como foi o governo de Tarso Genro, não te interessa certo.

            O problema de SP é problema dos paulistas confio que bem ou mal eles são capazes de resolver seus problemas .

            “Afirmar que estamos vivendo uma situação de descalabro é exagero de sua parte.’

            Isso contradiz o que escreveu antes não acha Denis Dias.

            A situação nos estados é de calamidade publica mas no federal o país esta no seu melhor momento.

            O PT tem projeto de poder não de nação, tudo é em função disso. Populismo.

             

             

          2. O que escrevi a respeito da

            O que escrevi a respeito da saúde, da educação pública, da segurança pública nos estados governados pelos políticos tucanos não contradiz o meu comentário a respeito da sua afirmação de que o país vive uma situação de descalabro. Eu não afirmei que a situação aqui em São Paulo está um caos. Seria um exagero de minha parte, dizer tal coisa..

            O fato de você ser gaúcho não significa que você não viva em São Paulo.

            Mas se você não mora mesmo em São Paulo, no Paraná ou em Minas Gerais e ainda é muito jovem, você não faz ideia de como os tucanos agem quando estão no Poder. Se você ainda é muito jovem, provavelmente não se lembra da trágica administração da tucana Ieda Crusius ai no Rio Grande do Sul. Também não se recorda dos oito anos.do governo FHC, o pior presidente da história do Brasil.

            Você não percebeu, mas citei os problemas do estado de São Paulo, pelo simples fato de que o próximo candidato do PSDB à presidência da República será o Alckmin e não o Aécio Neves. Portanto, todos os brasileiros, ao contrário do que você afirmou, têm muito a ver, sim, com o que está acontecendo, aqui, neste estado.

            Além disso, eu me interesso por tudo o que acontece no meu país, desde o Oiapoque ao Chuí, procurando me informar sobre o que está acontecendo em cada estado do Brasil.

            Por último, insisto: sua indignação é seletiva, cínica e imoral. Pois o sr. ou sra. se cala diante da corrupção e da falta de competência dos políticos tucanos. Seu moralismo pequeno-burguês é um moralismo simplório, chinfrim  e piegas, pois é constituído a partir de uma falsa substância.

            Se o sr. ou sra., verdadeiramente e de fato, é contra a corrupção, denuncie também a corrupção do PSDB e de todos os outros partidos e não apenas a do PT. Denuncie também os corruptores (os empresários braileiros e estrangeiros).. Denuncie também a corrupção praticada pelos proprietários dos nossos grandes veículos de comunicação. Denucie a Veja, que mantinha relações perigosas com o Carlinhos Cachoeira. Denuncie a RBS, a Globo, e todos os outros grandes sonegadores de impostos.

             

             

              

          3. Denis você vê o mundo por uma

            Denis você vê o mundo por uma lente idelógica , você vê aquilo que quer ver.

            Quando falei que sou gaúcho e falei sobre Tarso não achei necessário dizer onde morro mesmo porque esta no perfil do GNN. Tarso quebrou o estado não tem dinheiro para pagar o funcionalismo publico nem fornecedores, as santas casas vão parar de atender a populaçlão por falta de pagamento.

            Tenho 47 anos depende da siua definição de novo , mas vi já alguns governadores tomarem posse.

            Ataco o PT porque é governo federal, ataco o PT porque na minha visão o petismo eo nazismo se equivalem, ambos são socialistas e querem criar um novo “homem”. Exagero pode ser.

            Sabe é um saco, automaticamente após a critica ao PT vem a rotulagem “tucano”, se o PSDB fosse governo federal e tivesse “operadores” na petrobrás a critica seria a mesma.  Defensor de governo federal é que não falta neste país..

             

             

             

          4. Todos nós olhamos para o

            Todos nós olhamos para o mundo através das lentes de nossos interesses individuais e de classe. É por isso que quando olhamos para o Brasil, enxergamos dois Brasis radicalmente opostos e diferentes.  

  9. É isso aí Juvenal. Você se

    É isso aí Juvenal. Você se lembra que, na última vez que nos encontramos (também no ônibus, que, lá da USP, nos trouxe para casa) conversamos sobre a agressividade e a falta de educação dos manifestantes da Paulista? Pois é, grande Juveanal, uma parte dos brasileiros perdeu o respeito pelo Brasil e pelos brasileiros. São maus brasileiros e maus perdedores.

  10. Já me acostumei, sou usuário

    Já me acostumei, sou usuário do metrô onde as “tretas” rolam solta.

    Dia desses 4 garotas arrebentaram com a argumentação de uma

    senhora que de ínicio chamou Dilma de  “terrorista cadela”  por

    conta da lentidão do trem.Já vi um rapaz sendo ridicularizado ao

    dizer que Dilma entregou a amazônia para a Coreia do Norte.

    Claro que sabem o que estão fazendo, mas subestimar não anda

    tão facil.

  11. Noto que muita gente está, de
    Noto que muita gente está, de fato, de saco cheio dos midiotas.

    Não foi mero acaso o fiasco do 12 de Abril “Será maior”. Os que desistiram de ir ou se assustaram com os malucos que integravam a marcha, ou se envergonharam de tamanho ridículo que foi a marchinha da Globo em 15 de Março.

  12. Os brasileiros não tem

    Os brasileiros não tem motivos para odiar o PT?

    E a mídia que manipula 200 milhões de brasieliros?

    O PT não tem nenhuma responsabilidade com a corrupção endêmica, com a inflação,com  a recessão etc..

    Todos são fatores alheios ao controle do governo.

     

     

    1. OH! Neide OPS OH! Hater!


      Pela insistência e pelo tipo de comentários, estou quase certa que VOCÊ faz parte dos 9.000. A turma foi contratada novamente!

  13. Debochando

    Dessa turma raivosa, só mesmo debochando. Outro dia ouvi um certo milico aposentado soltar a mais preciosa pérola  dita naquele dia. Disse ele: “…se fecharem o Congresso e o Palácio do Planalto funcionariam bem melhor.” De súbito olhei prá  ele e perguntei: Como é que é? e caí na risada kkkkk Ele percebeu a besteira que disse e foi embora do ambiente.

      1. A forma politicamente correta

        A forma politicamente correta e pessoa verticalmente defasada e horizontalmente exagerada. Ridiculo mas e verdade, e so consultar o dicionario do politicamente correto.

      2. Precisava ?

        Não precisava dizer nada. Simples.

        Ou se o sujeito fosse de estatura mediana com um físico compatível com a sua altura ele iria descrever ???

         

  14. depois que vi..

    um deputado (esse é com minúscula mesmo) discursando na Câmara Federal fardado de PM ,uma imagem escatológica para dizer o mínimo, uma cena como essa alivia qualquer um que ainda tenha um verniz da gentileza..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador