O caso do Blog da Dilma e a manipulação das ênfases

Para entender as armas da mídia, um dos pontos relevantes é o da manipulação das ênfases.
 
Suponha dois episódios cobertos pela mídia, um banal, de adversários, outro grave, de aliados. Mesmo que todas as informações  estejam  corretas, basta definir a ênfase, maximizando o episódio banal e minimizando o episódio grave,  para manipular a opinião dos leitores
 
A maioria absoluta dos leitores forma a opinião pela manchete, pela abertura ou por bordões internos.
 
O direito de resposta se atem exclusivamente aos fatos, relevando as ênfases. É possível relatar um fato absolutamente banal, um problema administrativo que seja, e conferir uma ênfase de suspeita a ele. A minoria esclarecida dos leitores perceberá a manobra. A maioria, não, incluindo aí parentes, vizinhos e conhecidos das vítimas, de seus pais e filhos.
 
O Blog da Dilma
 
Para entender didaticamente o uso da ênfase, vamos comparar o Blog da Dilma e os Blogs da Veja.
 
O primeiro é um blog independente, amador, de pouca audiência, cuja única relação com a presidente é o nome. Tem pouco mais de 5 mil seguidores no Twitter. É apenas um da imensa constelação de pequenos blogs militantes à esquerda e à direita, do PT e do PSDB. Segue sua própria linha editorial. E seu grau de influência é pequena.
 
Os segundos pertencem ao portal da revista de maior circulação do país. Seus titulares são funcionários da publicação e seguem a linha editorial da revista. Portanto são a voz e alma de um dos poderes da República.
 
O Blog da Dilma publicou um post grosseiro, comparando Joaquim Barbosa a um macaco.
 
Matéria da Folha de hoje:  Blog da Dilma constrange o Palácio do Planalto
 
No meio da manhã, a edição online amenizou a matéria. Mudaram a manchete e corrigiram a chamada, informando que  “Blog, que não é   ligado à presidência da República, recebe críticas por suposto racismo”.
 
Qual a relevância da matéria? Nenhuma.  A única explicação para a matéria é tentar levar o leitor a acreditar que Dilma possa estar por trás do blog. Ou não?
 
Os Blogs da Veja
 
Veja tem alegados 1,2 milhão de exemplares semanais vendidos – e prováveis 800 mil. Seu Twitter tem 2,6 milhões de seguidores.  Ou 520 vezes mais do que o Blog da Dilma.  Sua influência política e midiática, o interesse que desperta, a relevância midiátia, tudo é infinitamente superior ao Blog da Dilma.
 
Segundo levantamento recente de Paulo Nogueira (ex-diretor da Exame e da Época), sobre o conteúdo de  um dos blogs da Veja:
 
“Lula é chamado de bêbado, ladrão, molusco, burro, afanador, cachaceiro, larápio e cachaceiro, entre outras coisas.
 
Num texto recente sobre Lula no ABC, um leitor é chamado de “cretino” e uma leitora é mandada para você sabe onde, por cometerem o pecado de não concordar com o que estava escrito
 
Um terceiro leitor recebeu a seguinte resposta, depois de ver suas palavras censuradas (só apareceu o que o blogueiro escreveu): “Cai fora, animal.”
 
Se o Datafolha fizesse uma pesquisa sobre a matéria que mais interessa aos leitores – sobre a Veja ou sobre o Blog da Dilma (explicando, na pergunta, que nada tem a ver com a Dilma), 100,1% dos leitores iriam preferir saber da Veja.
 
É notícia? Para a Folha, até agora não foi, embora Veja seja um dos agentes mais influentes de poder no país.
 
Será no dia em que a Veja tiver tanta relevância quanto o Blog da Dilma. Ou que for eleito algum presidente que use Veja no nome.
Luis Nassif

63 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tó fora de tudo isto!

    Do meu ponto de vista veja/abril e uol/folha são a mesma coisa, tão boçais uma quanto a outra.

    Alias, dia desses entrei no blog do Bob Fernandes no terra, fui ler com curiosidade os “comentários”. Fiquei com pena do jornalista que tenta fazer seus leitores pensar um pouco. Os tais “comentários”. eram praticamente todos fascitoides! Portanto a boçalidade de veja/abril e uol/folha tem a ver com a boçalidade dos seus donos, mas tambêm do seu “público” alvo.

    Tó fora de tudo isto!

    1. Sobre as pessoas serem naturalmente hidrofóbicas

      Não sei… Acho que as pessoas são facilmente influenciáveis. Muitos não tem interesse / vontade de refletir sobre o país e sobre as coisas, num mundo confuso e cheio de problemas cada um pensa nos seus exclusivos e terceiriza a opinião crítica para os jornais e revistas. O jornalista possui muito mais credibilidade do que merece, é uma credibilidade sem passado e sem conquista, talvez seja herança daqueles tantos que lutaram contra a ditadura, o fato é que hoje essa credibilidade não pode mais ser tão barata.

      Desde cedo as pessoas mais humildes são ensinadas que para subir na vida é preciso estudar, ler, e aí vem automaticamente os jornais (os jornais investem pesado nesse marketing: quem é culto lê jornal), e as pessoas fazem isso. Apesar do que gosta de pensar a elite do país, os pobres se esforçam e tentam fazer a receita cantada pela elite de como atingir o sucesso. Assim que elas conseguem uma pequena ascensão social, quando conseguem – já que estão seguindo uma receita tosca, elas vão logo assinando a Veja, a Folha, o Estadão, o Globo, a Epoca etc, para que assim possam ser cultas e bem informadas.

      Essa ignorância e boçalidade é semeada pela imprensa, que depois colhe os frutos e se realimenta da estupidez e da falta de argumentos com análises rasas e cheias de amor e ódio. O ódio cresce e a razoabilidade e racionalidade somem, por isso as discussões ficam tão polarizadas.

      Não por outra razão quando alguém te pergunta em quem você vai votar, se o seu candidato é petista, você provavelmente vai ouvir: “Mas você não lê jornal?”. O jornal contém o mantra sagrado da informação sem vícios e sem viés. Essa imagem precisa ser desmistificada o mais rápido possível.

  2. Esse blog é mesmo pró-Dilma?

    Esse blog é mesmo pró-Dilma? Uma grosseria a esse ponto? Por que os blogs nitida e claramente racistas não fazem grosserias desse tipo mas um blog “pró” Dilma faz? É da Dilma ou é do Tucanonymous?

      1. Mas David, todo mundo sabe e

        Mas David, todo mundo sabe e conhece pessoalmente o cara, nunca foi segredo, ele frequenta eventos, por exemplo, ele veio pro churrasco de confraternização do Barão de Itararé, em São Paulo, em dezembro passado, na sede do sindicato dos Bancários. 

        1. Que coisa…

          Entendi Fernando, que coisa… Como que alguém faz uma coisa dessas? Foi uma irresponsabilidade e uma falta de sensibilidade absurda.  Concordo com o Edu que isso é indefensável.

        1. E daí?

          Você não pode se dissociar do mundo no qual você vive. Entendo que a simpatia pelo autor faça com que algumas pessoas, que em outra situação se sentiriam horrorizadas com a imagem, agora tentarem minimizar o fato. Manter a coerência não é fácil.

          Não importa se o próprio autor é negro ou se ele sempre fez isso com outras personalidades. Em um mundo racista como o nosso, colocar a foto de um negro ao lado a de um macaco, ainda mais em um texto no qual você faz criticas a esse negro, é inadimissível.

  3. 2014

    E 2014 ainda nem começou, Seu Nassif! Tão só nos ensaios, aguardemos o chumbo grosso que se avizinha. Mesmo que a gente fique perorando sobre a qualidade dos candidatos Aécio, Marina e Eduardo Campos a velha mídia vai fazer de tudo (e um pouco mais) para que a Dilma não se reeleja, não importando quem ganhe do outro lado. Abrs.

    1. Já fiz essa alerta, amigo

      Já fiz essa alerta, amigo quixeramobimense(que nome!) Nonato Amorim. Esse é só o prelúdio. A ópera virá mesmo em 2014. 

      E sai debaixo!

      1. Se não bastassem as eleições,

        Se não bastassem as eleições, ainda  tem um ambiente propício a golpe, a saber:

        as manifestações de junho;
        A repercussão do julgamento da AP 470, vulgarmente chamada “mensalão”, que muitos não digeriram bem;
        Perda de credibilidade da mídia tradicional;
        Possibilidade do marco civil para regular a internet;
        O leilão de Libra com possível participação dos chineses;
        Interesse americano no nosso petróleo, sem a participação de suas empresas no leilão de Libra;
        O recente caso descoberto de espionagem americana;
        E o recente discurso de Dilma na ONU, colocando o Brasil como protagonista no cenário mundial, contrariando interesses americanos, influenciando outros países e ameaçando a hegemonia do “Tio Sam”.

        E outrso que posso ter esquecido,

        mas cabe a nós começarmos a abrir os olhos das pessoas em relação a isso, através de e-mails, redes sociais, etc, para quando vier o chumbo grosso, eles estarem prevenidos, é mais fpacil destruir uma imagem do que construí-la:

        http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/06/spams-e-mensagens-falsas-na-internet.html

         

  4. O Grupo Folha hoje só tem

    O Grupo Folha hoje só tem pela frente em termos de perseguição política e ideológica ao PT e ao governo apenas o Grupo Abril. Este nunca haverá de ser ultrapassado. Mas que o primeiro tenta, ah, isso tenta.

    Há pouco mais de uma mês comprei  uma assinatura digital da Folha de São Paulo, cansado que estava de não poder comentar suas matérias, bem como retrucar algumas infâmias comuns no corpo dos comentários. 

    Só aguentei vinte dias. Cancelei, e na alegativas soltei o verbo: tendenciosa, mentirosa e acolhedora de marginais em forma de comentaristas(com exceções, é claro). Na oportunidade também fiz um e-mail para a ombudsman. 

    Tenho saudades da Folha da década de 90. Era sagrado comprar nas bancas suas edições dominicais. Gostosa de ler.Sem ranços, sem perseguições, sem baixarias. Oposicionista, sim, mas com critério, racionalidade e respeito a seus leitores. 

    Leitores, ressalte-se, adeptos a todas as linhas do espectro político. Hoje parece até que esse Grupo, bem como seus similares Globo, Abril e outros,  desconhecem que  Organizações empresariais prescindem de público, de usuários. E estes tem seus princípios, seus valores, suas percepções e suas escolhas. 

    Detalhe importante: não são idiotas a serem manipulados. 

    Ao incoporar esse viés pouco tempo restará antes do ocaso. Perdem diariamente assinantes. As Tvs, assistentes. Quanto de audiência a Globo perdeu depois que o comediante Jô Soares entrou nessa onda anti-petista e anti-esquerdista radical?E depois do ridículo das “meninas” do Jô? 

  5. Em tempo: será o que dono

    Em tempo: será o que dono desse blog é tão “voador” ao ponto de não atentar para as ilações óbvias entre a figura do macaco e do ministro Joaquim Barbosa? Alegar que o uso da figura desse animal para denunicar ou tipicar coisas grotescas, é de uma ingenuidade doentia. 

    Sem falar que nunca, jamais, em tempo algum, poderia usar o nome e a foto da autoridade máxima de um país para servir como chamariz de uma iniciativa privada e destituída de qualquer ligação com o empreendimento. 

    As consequências funestas estão aí: os blogueiros infames e (estes sim!) difamadores e detratores, em especial os da VEJA, estão fazendo o maior canarval e envolvendo todos os demais blogueiros ditos progressistas no mesmo balaio de gatos.

    Culpa, e muita, também cabe às Assessorias da Presidência da República nas áreas da segurança e informações e na das comunicações que não se anteciparam para proibir o uso indevido da foto e do nome da presidenta Dilma. 

    O estrago agora foi feito. Os carniceiros fazem a festa. 

  6. Blogda Dilma

    Eu e milhares de brasileiros somos viciados no Blog da Dilma. Não é verdade que a montagem e o seu Joaquim com um símio é racista. O mesmo simio aparece em diversa montagens com outras figuras públicas. Mas dito isso obrigado as revistas da Abril falida pelo tempo que dispensaram a este tão aguerrido blog.

    1. Simio?

      Simio? Essa é a esquerda que sobrou pra gente? Por favor, não vamos agora querer dar uma aula sobre as diferenças entre chipanzés, gorilas e macacos. Quando leio alguém falar em Simio meu cerebro até coça de tanta hipocrisia. Pare de minimizar o fato, isso é ridículo. Não se faz montagem de fotos com negros e macacos em um mundo racista como o nosso, ainda mais em um texto no qual o negro está sendo criticado. Não tem discussão.

  7. O cidadão que mantém esse

    O cidadão que mantém esse blog precisa escolher o que quer da vida. Há poucos meses ele se envolveu em trapalhada semelhante, ao divulgar que o Lula estava “frequentando” o Sírio Libanês escondido, de madrugada, para tratamento do câncer que tinha voltado. Foi o maior rebu nas redes, precisou o Stanley Burburinho entrar no circuito e publicar cópia do twiter, onde a Lurian, filha do Lula, desmentia tudo. Com mais essa perdeu o pouco do respeito e da credibilidade que ainda restava. Nunca, jamais se encosta perto de um negro a figura de um macaco. Esse cara tem idade suficiente para saber disso. E o infeliz produziu, de graça, munição para a oposição, que deitou e rolou. Daniel Perl Bezerra, qualé a tua? 

  8. É lamentável que blogs e

    É lamentável que blogs e comentaristas, não só pró-esquerda, mas contra o PIg se rebaixem, faça o mesmo jogo arrogante e sujo, típcos da direita raivosa.

    É se igualar a essas tranqueiras de Veja e Folha, quando as verdadeiras armas letais nessa guerra, é o triunfo dos fatos. Comprovados, não há manipulação que se sustente. Apenas má fé, e mau caratismo que mantém a direita respirando por aparelhos ( de TV, bem como disse PHA ).

    A revista Veja e toda sua redação combina com uma lata de lixo.

    Joaquim Barbosa é notável pela sua estupidez.

    Não pode ser comparado com nenhum animal, a não ser a ele mesmo.

     

     

  9. A minoria com complexo de

    A minoria com complexo de maioria…

    Isso é tudo que eles querem… Uma frase para acusar justamente daquilo que eles fazem há ANOS em suas publicações! Difícil é não encontrar o bando de trolls dentro de seus jornais ou seus blogs…

     

  10. A minoria com complexo de

    A minoria com complexo de maioria…

    Isso é tudo que eles querem… Uma frase para acusar justamente daquilo que eles fazem há ANOS em suas publicações! Difícil é não encontrar o bando de trolls dentro de seus jornais ou seus blogs…

     

  11. MACACOS E NEGROS

    Ainda bem que ESPECISMO não é crime, senão a Sociedade Protetora dos Animais poderia processar o Blog por te-se utilizado da imagem do nosso inocente primo da espécie popuilarmente conhecida por SÍMIA para DENEGRÍ-LA… Também não concordo que associar imagem de macaco com afrodescentes sejs racismo. Associa-se, por exemplo, o BURRO, o PAPAGAIO, a ANTA, o URUBU, a ÁGUIA e outros passáros mais bicudos a notáveis seres humanos e nunca soube de processo judicial por conta disso… O Nassif está certo… O segredo da esperteza da mídia prostituta manifesta-se na ÊNFASE…

     

  12. > A Veja tem alegados 1,2

    > A Veja tem alegados 1,2 milhão de exemplares semanais vendidos – e prováveis 800 mil.

    Eu tenho dito e repito:

    Alguém deveria fazer uma auditoria no IVC (Instituto Verificador de Circulação).

    Não é possível que a Veja continue vendendo tanto — o encalhe nas bancas está lá para quem quiser ver, e eles estão cada vez mais desesperados para (tentar) vender assinaturas.

     

    1. Quem lê VEJA?

      Concordo Foo!

      Não acredito que VEJA ainda tenha essa relevância!

      Também, sempre que posso, converso com donos de bancas e pergunto se VEJA tem saída.

      A resposta é sempre a mesma: Cada vez menos!

      Acontece que Alckmin e os Tucanos adoram comprar VEJA com dinheiro público…

      E aí esse lixo impresso é distribuído de graça para funcionário e professores das escolas públicas…

      Acredito que em 2014 essa farra acabe!

      Espero que os paulistas deem um basta nisso e elejam um governador de verdade!

      São Paulo merece muito mais que um tucano governando…

    2. Vai la’ Foo, vai la’ no vao

      Vai la’ Foo, vai la’ no vao central do MASP e se descabele todo gritando “a Veja nao vende 1,2 milhao de exemplares, a Veja nao vende 1,2 milhao de exemplares,…” rsrsrsr

       

    3. Uma banca perdida no Jardim

      Uma banca perdida no Jardim Paulista, onde os leitores/compradores são de direita, idem o proprietário da banca, não dá para discutir com ele, um senhor pobre, morador de um buraco distante na Zona Sul e ultra reacionário. O encalhe médio da Veja nessa banca é de pouco mais de 50%. Passo todo dia por lá e observo. É sim, a revista semanal mais vendida, depois de Caras, mas a tiragem alardeada é tão falsa quanto as notícias que ela publica.

    4. Estão tão desesperados por

      Estão tão desesperados por assinantes que estão fornecendo sacolas com propaganda da malfadada revista para o distribuidor da Carta Capital. Há duas semanas venho recebendo minha Carta dentro de uma sacola de Veja. Olhaí, pessoal da Editora Confiança, tomem uma atitude.

  13. O pig e seus rola-bostas

    O pig e seus rola-bostas fazem o seu jogo rasteiro e tacanho, deles não se pode esperar nada além disso. Ética, honradez , compromisso com a verdade é com os outros.

    E ainda tem gente que presta este desserviço

  14. Quem é Daniel Pearl?

    Daniel Pearl foi um jornalista e repórter do The Wall Street Journal assassinado em 2002 no Paquistão.

    O “Blog da Dilma” que é assinado por uma pessoa que usa esse nome não é oficial.

    Trata-se de um senhor que tem outro nome e através do seu “Blog”, que na realidade são páginas, tenta

    passar notícias que não são oficiais. Eu e outros colegas já percebemos isso há algum tempo e o deletaramos.

    Os seus argumantos para se intitular “Blog da Dilma” são os de que participa ativamente de todas as atividades do partido da Presidenta e organiza encontros, seminários, registra com fotos enfim, atividades que reúnem pessoas filiadas ao PT OU NÃO! É, pois usa, também, os Blogs Progressistas e consequentemente seus Bloguieros. Ele está ou não nas rodas de vocês, Nassif? Claro que sim, ele diz isso.

    Entrem AGORA nas páginas dele. Praticamente faz propaganda para a extrema direita reproduzindo, em nome de uma suposta “denúncia”, exatamente o que nos recusamos a publicizar!

    Pior, fala com propriedade, usa argumentos que engana qualquer um.

    Absurdo total!

    E por favor, guardem essa minha postagem.

    E que esse senhor não me venha com ameaças.

    Conto com você, Nassif. 

    1. O “Daniel Pearl” ja tem

      O “Daniel Pearl” ja tem historico conhecidissimo na internet ha pelo menos 5 anos, minha cara.  Nunca teve nada de “extrema direita”.

      Nao sei nem de onde voce saiu com “esse senhor nao me venha com ameacas”.  Voce eh muito eh cara de pau.  Ainda mais sem historico nenhum na internet.

      Nao, ele nao tem “argumentos” nao, ele diz verdades a respeito do que faz.

      Porque eh que voce consegue notar o “extremismo” dele mas nao nota o outro post dele(s) de alto de pagina a respeito da ofensiva montagem fotografica com Dilma?

      Foi ele quem fez isso?  Ou foi a extrema direita?  Ta identificado o autor ou nao esta?

       

      (o novo Captcha eh um pesadelo, Nassif.)

  15. UOL

    Eu gostava de ler os comentários do UOL, para ver o que estava acontecendo por lá. Mas desisti, pois o que se vê não dá para ser levado a sério. São sempre os mesmos a destilar venenos e mais venenos para cima do PT e principalmente ao ex presidente Lula. Outro dia o jornalista comentava s/ a indisponibilidade de bens de uma pessoa que não me lembro mais quem era e logo alguem retrucou que os b ens de Lula estão indisponíveis há muito tempo. Pode? Por essas e por outras é que praticamente só entro no “seo” Nassif, no Tijolaço, no Viomundo e para dar boas risadas no PHA.

     

     

     

  16. Do PIG se pode esperar qualquer coisa

    Bem… depois que a Folha publicou a ficha falsa da Dilma, dar ênfase a bobagens é fichinha. Vocês vão ver o que vai chover de “bolinha de papel” e outras mutretas muito mais cabeludas no próximo ano. O Aécio deve estar pagando uma nota para o Economist dar um pau no Brasil todo mês e por aí vai… já não basta o jornalismo “amigo” daqui, tem que contrar de fora também. O Economist está tão defasado nas informações como aquelas que o PPS coloca no seu programa partidário na TV. A palhaçada já começou.

  17. Acho que o Nassif perdeu o

    Acho que o Nassif perdeu o foco. Irrelevante se o Blog da Dilma é amador, ou de direita ou esquerda, e que o Blog da Veja seja de direita e só faz caluniar. Na verdade, o Blog da Dilma foi racista, isto é, colocar o Ministro Barbosa ao lado de um macaco só enfatiza a aversão de uma parcela da população brasileira a um negro, Ministro Barbosa, rico ou pobre – importante ou não. E se precisou a Folha, com sua linha editorial racista, acusar o racismo do Blog da Dilma e não a própria Dilma, ou setores do governo, algo está errado. Ou será que a Dilma, na real, acredita que o Ministro Barbosa posa bem ao lado de um macaco? Em um país decente o presidente já teria pedido desculpas ao Mnistro Barbosa, mesmo não sendo o responsável pelo blog, pelo erro racista que seus apoiadores, no caso simpatizantes da Dilma, cometeram no Blog da Dilma. Se fosse o oposto, ou melhor, apoiadores do Barbosa sendo desrespeitosos com a Dilma o Ministro deveria pedir desculpas, igualmente.

        1. Tá, então pede para que a

          Tá, então pede para que a Veja seja educada e peça desculpa. Peça para o Serra peça desculpa pelos desbocados que apoiam ele, para Aécio peça o mesmo. Topa?

        2. Quem tem que responder, se

          Quem tem que responder, se tiver é o dono do Blog.

          Senão, um opositor cria um blog no nome de outra pessoa, que ele não gosta, sai falando besteira e essa pessoa é que vai ter que responder???????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

          É como cometer um crime e colocar a prova na casa do inimigo!!!!!!!!!!!!!!!!Pensa bem!!!!!!!!!!!!!!

    1. Vc perdeu o foco ou está

      Vc perdeu o foco ou está querendo por mais lenha na fogueira. Comparar a fala da presidência com de um blog é forçar a situação. Praticamente ninguém sabe que existe um blog da Dilma e que possivelmente foi racista. Se a Dilma falar qualquer coisa, a fala dela será editada e colocada o que os donos da mídia quiserem. Depois do estrago feito, eles só dão um pedido de desculpas e ninguém mais toca neles.

    2. Ou você não entendeu o texto,

      Ou você não entendeu o texto, ou é mal intencionado, o foco do Nassif está justamente manipulação, na desproporção do fato em relação à importância que cada veículo tem.A matéria foi inversamente proporcional.Ou você acha que chamar um presidente, ou ex, de bêbado, ladrão, molusco, burro, afanador, cachaceiro, larápio e cachaceiro, entre outras coisas é menos grave?E não teve a mesma repercussão.

      Foi isso, entendeu agora ou quer que desenhe?

       

  18. Arena da ironia

    Se e quando  a mídia tradicional for varrida do mundo editorial (sonho recorrente da esquerda) se abrirá um leque de opções informativas pela divulgação das  omissões instrumentalizadas. Quem se atraverá?

  19. Nassif, você está equivocado em um ponto

    Você escreveu: “O Blog da Dilma publicou um post grosseiro, de baixo nível, comparando Joaquim Barbosa a um macaco.”

    A imagem era preconceituosa, ponto; isso não se discute. No entanto, você está equivocado quanto ao conteúdo do post, que eu acessei e li antes de ser retirado do ar. O post tratava da chicana feita pelo JB para protelar a votação, e que virou aquela lição de duas horas do ministro Celso Mello.

  20.  
    A atitude de quem escreveu

     

    A atitude de quem escreveu no blog da Dilma,  é condenável sob todos os aspectos, pois, o posicionamento e postura da Presidente Dilma é totalmente contra o racismo, logo atitudes desse tipo não ajuda em nada construírmos uma relação amistosa com quer que seja. Também não creio que o Aécio Neves esteja por trás do ataques que a revista Britânica Economist, faz ao Brasil e ao ministro Mantega. No caso da revista  Economist, creio que ela está se vingando pelo rev´s que tomou na tentativa de participar das concorrências do campo de Libra.

    No mais, vejo o que vimos aqui… é tudo do mesmo ou seja: O PIG sempre procurando atingir o governo e alguns blogueiros simpatizantes bobos, do governo dando meilho para o Bode, que no caso aí é dar de bandeja chance para a oposição e que também é o PIG.

     

  21. Enquanto isso no site da Exame…

    Colocar JB ao lado de macaco (que já apareceu ao lado de outras pernonalidades no referido blog) não pode, pois é racismo. Agora, comentários como o abaixo, no site da revista Exame, “sujeito à moderação”, em matéria sobre o assunto…

    “Ricardo Toledo

    Se a foto do “macaco” fosse postada ao lado da foto do ex-presidente Lula, certamente seria uma ofensa ao reino animal! Este Daniel Bezerra, é a prova, dentre outras tantas, que nunca existiu ética no PT, um partido de vagabundos e bandidos!

    26.09.2013 | “

     

  22. Não é racista
    Acompanho o blog, o texto não tem conotação racista, mas para a oposição será um prato feito para acusações. Se o JB quiser, poderá abrir processo contra o blog, e de tabela atingir a presidenta.

  23. Alguns conhecedores mais

    Alguns conhecedores mais profundos do blog da Dilma, que postou a matéria com a tal foto de um macaco ao lado da imagem do min. J. Barbosa, trazem uma informação que desconstroi completamente a acusação de racismo que está sendo colocada. A imagem do macaco está sendo usada pelo blog como um mascote para representar as falhas inacreditáveis presentes no processo do mensalão. O macaco ri dos erros contidos no processo sendo desmascarados. A imagem é recorrente e já figurou ao lado de outros personagens envolvidos no processo. Ao aparecer ao lado de imagens de pessoas consideradas brancas, o macaco passava a mensagem imaginada pelo blogueiro, mas ao ser colocada ao lado de um negro, houve uma distorção da mensagem. Mas uma distorção causada pelo receptor da mensagem, não por seu emissor. Uma música antiga dizia que a maldade está na cabeça das pessoas. Ponto para ela.

      Um fã de Reinaldo Azevedo parece tê-lo avisado do post no Blog da Dilma. Ele preparou um post venenoso. A coisa ganhou volume e apareceu na página do UOL. Parodiando o Prof. Raimundo, personagem de Chico Anísio: e o jornalismo, ÓÓÓÓH! enquanto fazia o correspondente gesto com os dedos. Não vi um jornalista que tentasse saber as razões daquela imagem do macaco estar lá com o tal Daniel Pearl. E viva o jornalismo brasileiro. Pra que diploma, se o problema são as empresas.

    1. Matou a pau. Seu comentário

      Matou a pau. Seu comentário encerra o assunto. Não temos ainda o direito de resposta, mas ele vem chegando pelas mãos benfazejas do senador Requião.

  24. Isso tudo é para sair das

    Isso tudo é para sair das sombras, depois do mensalão tá faltando assunto, mas suponhamos que  haja

    um enfrentamento entre quem realmente discrimina quem e o que.Basta puxar matérias do Augusto Nunes

    entre outros, vamos  dar luz a Veja e alguns blogs do PIG só prá começar.

    1. PIG? Tu ainda acredita nisso?

      PIG? Tu ainda acredita nisso? O STF, a The Economist fazem parte?

      Mas o que quero saber mesmo  é se o Militão vai comentar o post…

  25. O Nassif acertou na mosca

    A comparação do sr. Joaquim Barbosa com um macaco é no mínimo lamentável, mas virá assunto de primeira página de um simples blog feito por uma pessoa de modo amador é o que possa considerar má fé. O termo manipulação é corretíssimo, pois o âmbito aqui seja “amplificar”, dando a notícia um caráter oficial, como a presidenta Dilma e o Partido dos Trabalhadores adotassem postura racistas e segregaria. O que é, na verdade, totalmente o contrario, sendo que a Dilma durante toda a sua vida defendeu os direitos da pessoa humana e do cidadão.

     

    Há muito tempo a Folha pratica esse seletivismo, agora usa o termo “amplificar”. Se alguém já entrou na Folha.online verificará a maior parte das manchetes tons sempre depreciativo, negativo e que visa trazer um tom catastrofista, pessimista. Acho que só houve uma manchete positiva, que caiu o desemprego. 

    A Folha incorre o que acontece na maioria das mídas, que seja papel de relevo da Imprensa, ou seja, da pluralidade, espaço para o contraditorio, em favor do exercício democrático e modernização das insttuições a fim de atender o cidadão através da informação.  A culpa, em parte, é do governo, que assumiu uma mostura fraca, vide o ministro Bernardo Cabral. 

  26. racismo

    Chega a dar nauseas…

    A maioria defende no grito a aprovação de leis que tornem homofobia crime. Com ela xingar alguem de bicha poderá render processo da mesma forma que xingar alguem de negrinho também rende processo, se a vítima da agressão verbal for negro ou no caso do primeiro, gay. E no entanto está a se tácitamente defender o imbecil que colocou o post rascista, porque…ora o blog não é lido por quase ninguem. Vamos supor que fosse lido por muita gente. Ai seria condenado em genero número e grau? – Sinto dizer que não, porque PHA sendo condenado por declarações racistas, houve quem o defendesse com unhas e dentes chengando a querer reordenar o estudo da lingua e da origem das frases pra dizer que o que ele disse não era racista. Enquanto isso pau no Monteiro Lobato…

    É um direito de livre expressão pensar e dizer que considera o lula um cachaceiro. É um direito de livre expressão pensar e dizer que considera Joaquim Barbosa um grosseirão e sem estatura para o cargo que ocupa. Mas será clara discriminaçãoa mesma pessoa dizer que Lula é cachaceiro porque é nordestino assim como porque discorda das posições de joaquim barbosa associa-lo a um macaco, obviamente criticando-o pela cor da pele.

    Querer relativizar o que esse blog fez, falando da VEJA é ridiculo. Ademais porque seria o caso de demonstrar a postagem que Reinaldo Azevedo ou o malvado da vez que agora dirige o Roda Viva postaram ofensas discriminatórias e então demonstrar que o roto fala do esfarrapado. Utilizar comentários de leitores é inutil, porque no proprio blog do Nassif, a depender do assunto, as desqualificações e xingamentos também aparecem.

    Portanto o que acaba restando é que se acusam os ditos inimigos disso e daquilo, mas quando os pecados desses são praticados pelos amigos, então se relativiza as coisas, ao ponto de verdadeiros iluminados colocarem em dúvida se o blog não seria da oposição…

    O que é errado é errado não importa o lado. A reação aqui deveria ser negativa contra o blog e contra o racismo praticado tanto quanto fizeram com aquela idiota que postou no twitter ataque contra os nordestinos e todo mundo desceu de pau nela e salvo engano, a criatura não era lida por ninguem como afirmam agora com esse blog.

     

  27. Fiquei curioso em saber se os

    Fiquei curioso em saber se os blogs divulgaram a notícia sobre a qual a Folha fez um editorial hoje:

    Arena da ironia

    A ideia não é nada má. Constatando que 1.100 presos se amontoam num espaço em que só caberiam 300, o responsável pelo monitoramento do sistema carcerário do Amazonas sugere que, depois da Copa do Mundo, o amplo estádio agora em construção em Manaus sirva como novo centro de triagem de detentos.

    A proposta, encaminhada ao governo do Amazonas, não esconde o ferrão condenatório da ironia.

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/130853-arena-da-ironia.shtml

  28. Caro Nassif,
    julgo que esse

    Caro Nassif,

    julgo que esse conceito de volume de audiência de uma página na internet não chega a ser tão importante. Um único internauta pode gerar um grande malefício. Quem era Mayara Petruso, quando cometeu um crime análogo de racismo, se não uma mera tuiteira com poucos seguidores? A burrice daquela mocinha levantou uma onda estrondosa de ódio e ganhou as páginas da grande mídia. 

    A capilaridade da internet anulou essa história de que quem tem 2 milhões de seguidores é uma coisa e quem tem 5  mil ou 100 mil seguidores no Twitter ou no Facebook é outra. Um simples internauta pode fazer a diferença e pautar a rede inteira, para o bem e para o mal. 

    Na segunda-feira, até arrumei alguma encrenca no Twitter e no Facebook por ter criticado duramente o Blog da Dilma. Alguns disseram que exagerei. Não exagerei, eu me posicionei com uns 2 tuítes e 3 postagens no FB dizendo que o rapaz lado do tal Blog havia perdido o juízo e que aquilo era inaceitável. Tentei explicar que NUNCA se pode associar um negro a um macaco, mesmo quando brancos já foram associados naquele espaço.

    Até hoje, ainda há internautas ditos de esquerda dizendo que não foi essa a intenção, blablablá, blablablá.

    O próprio signatário principal do tal blog me ligou para tentar explicar o inexplicável, dizendo que já associou o macaco a pessoas brancas. Disse a ele que associar macacos a negros é o estereótipo racista mais antigo que existe e que NUNCA deve ser usado. Só não promovi seu linchamento. Não só por conhecê-lo, mas por achar que não houve intenção, mas (peço perdão) uma certa burrice – sendo generoso.

    Enfim, penso que as pessoas têm que entender que não se pode dizer tudo que vem à cabeça, na internet. Xingar em uma discussão pode acontecer. Acontece neste blog, no meu, e um blogueiro pode perder a paciência e xingar ou ironizar alguém. É comum é já aconteceu com todos. Não há quem, na internet, possa dizer que nunca se meteu em bate bocas nem xingou alguém. Mas tem que pensar antes ou acontecem essas besteiras.

    Acho lamentável o que esse pessoal desse blog fez justamente porque deu à mídia, mal-intencionada a chance de carimbar toda a blogosfera progressista – ou mais simpática ao governo, como preferir – como tendo sido cúmplice. A matéria da Folha fala em “rede de intrigas”.

    Ora, rede de intrigas? Estamos falando do jornal da ficha falsa da Dilma e que publicou acusação sem provas de que Lula teria tentando estuprar um colega de cela quando foi preso durante a ditadura? Hein? Será que a Folha está falando sério ao dizer que o que o tal Blog da Dilma fez deriva de pertencer a uma “rede de intrigas”? 

    É muita cara-de-pau

     

     

     

    1. Concordo mais com você

      Além de muito ofensivo o episódio foi contraproducente e não se deve passar a mão nisso.

      Critique-se na mída tradicional suas gafes e ofensas sempre também.

  29. Mentiras e mais mentiras…

    O que ocorre na Imprensa não é nada perto do que acontece fora dela. Uma nova mentira esfarrapada está sendo espalhada nos ônibus  pelos coxinhas tucanos e seus teleguiados.

     

    “Ninguém mais aguenta este governo, que está obrigando os operários voluntários a trabalhar de graça na construção de estádios para a Copa do Mundo.” Confrontei a piranha que estava divulgando isto dizendo em claro e bom som “ISTO É MENTIRA” e expliquei a diferença entre o trabalho voluntário na Copa e o trabalho remunerado nos estádios. Como se pode ver a eleição presidencial já começou e a coxinhada mal-cheirosa vai jogar sujo usando todo tipo de mentiras. Se o governo não começar a se preocupar com este tipo de sujeira PERDE A ELEIÇÃO.

  30. Mentiras e mais mentiras…

    O que ocorre na Imprensa não é nada perto do que acontece fora dela. Uma nova mentira esfarrapada está sendo espalhada nos ônibus  pelos coxinhas tucanos e seus teleguiados.

     

    “Ninguém mais aguenta este governo, que está obrigando os operários voluntários a trabalhar de graça na construção de estádios para a Copa do Mundo.” Confrontei a piranha que estava divulgando isto dizendo em claro e bom som “ISTO É MENTIRA” e expliquei a diferença entre o trabalho voluntário na Copa e o trabalho remunerado nos estádios. Como se pode ver a eleição presidencial já começou e a coxinhada mal-cheirosa vai jogar sujo usando todo tipo de mentiras. Se o governo não começar a se preocupar com este tipo de sujeira PERDE A ELEIÇÃO.

  31. Engraçaco isso, engraçado e

    Engraçaco isso, engraçado e trágico… nos dias que antecederam a morte do Luiz Gushiken os Srs Reinaldo Azevedo e Auguste Nunes, na Veja, permitiram, na aprovação dos comentários usando os “filtros” que eles e a revista criaram, os mais desumanos, escrotos e canalhas ataques ao ex-ministro e amigo pessoal de Lula, após a sua morte houve uma verdadeira catarse comemorativa, fogos de artifício e tudo mais… e tudo isso ocorreu e não tivemos nenhuma reção nem mesmo nos blogs sujos, aqui no Nassif poucos relataram essa patifaria do esgoto.

    Agora alguém acusa um blog de apoio a Dilma de racismo e otras cositas mas e isso vira um pademônio.

    Acho, no mínimo, estranho.

  32. Tem a questão das expectativas

    O que aparece em blogs da Veja não é surpreendente. E há muita gente conservadora ou de direita que não coaduna com isso. Os blogs na Época não são assim, certo?

    Mas se a mesma grosseria aparece em um blog de esquerda choca. É isso que realmente é notícia, o que sai do padrão esperado.

    Parece que a Folha foi maliciosa, mas eu não soube pelo Portal da FSP, soube pelo Facebook mesmo. E quem compartilhou a informação é claramente governista e estava indignado.

    Veículos ‘reacionários’ passarem mensagens cretinas em grandes tiragens não são autorização para veículos pequenos, da linha que forem, passarem mensagens igualmente cretinas.

    Menos ainda racistas…

    🙁

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador