O caso do carro Zica, por Paulo Gurgel

Por Paulo Gurgel Carlos da Silva, no Portal LN

Zica, o mais recente carro hatch da Tata Motors, está no centro de uma discussão.

A Tata Motors, que é a maior montadora de veículos da Índia, está prestes a lançar este novo modelo de automóvel. E, para apresentá-lo ao público, providenciou uma grande campanha publicitária que tem como protagonista o craque argentino Leonel Messi.

Mas as coisas foram ficando embaraçosas, quando o vírus Zika, originário de uma floresta de Uganda, começou a fazer manchetes em todo o mundo. No Brasil, onde muitos casos da doença pelo vírus vem acontecendo, foi descoberto que ele, entre outros problemas, causava microcefalia em recém-nascidos. E a ONU, sem demora, declarou que o Zika era responsável por “uma emergência de saúde pública de âmbito internacional”.

Os nomes do carro e do vírus são muito parecidos. Essa homofonia é preocupante. Poderia o nome comprometer as vendas do veículo? Em vista disso, os gestores da montadora em Nova Deli e Bombaim se reuniram para discutir sobre “o que fazer”.

Foi proposto mudar o nome do carro, mas essa mudança não foi decidida. Ainda avaliam a situação.

Já houve outros desastres na escolha de nomes para carros, tanto na Índia quanto no exterior: Skoda Laura, que na Índia(?) significa pênis, Pajero, da Mitsubishi, que significa punheteiro em espanhol, Creta, da Hyundai, que é gíria para a genitália feminina, pelo menos na República Dominicana, e Nova, da General Motors, que em espanhol quer dizer “Não vá”.

Como veem, mudar o nome não virou regra. Mas não apostem nisso.

 
Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Teve tambem o caso do “Vic”,

    Teve tambem o caso do “Vic”, computador do comeco dos anos 80.  Decidiram por Vic porque o nome original era um palavrao em alemao.  So que Vic tambem eh uma palavra bem vulgar -se nao me engano, em alemao tambem.

  2. põe ziquuzira, já que picas

    põe ziquuzira, já que picas tb soaria deselgantee  fica ruim pacas…

    agora, ve-se que a linguística é  fundamnetal….

    pode ser zer mercedes zen, buda,nirvana…..

  3. Sem contar o Fox, que

    Sem contar o Fox, que originalmente iria se chamar Tupi. Eis que alguém descobriu que a sonoridade de Tupi em inglês é bem parecida com “To Pee”, que significa “urinar”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador