O denuncismo organizado mira, de novo, advogado de Lula

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O jornal O Globo de hoje trouxe matéria com a denúncia de que Cristiano Zanin, advogado do ex-presidente Lula, é o contato fornecido à Polícia Ambiental de São Paulo, como sendo de proprietário ou responsável pelo sítio Santa Bárbara, em Atibaia. O jornal enfatiza que o referido endereço foi visitado 111 vezes por Lula. Diz a matéria que o número do celular foi fornecido pelo caseiro do referido sítio durante uma fiscalização, quando foi pedido pelos policiais ambientais.

Coincidentemente, a equipe de reportagem do referido jornal chegou à propriedade, que fica no interior paulista, quando a equipe de fiscalização terminava o seu trabalho. Os policiais militares da Polícia Ambiental de São Paulo inspecionavam a área do sítio em que um anexo foi construído no final de 2010 e o lago, que também passou por reformas. A Polícia Ambiental faz vistoria no sítio que a Operação Lava Jato e o Ministério Público de São Paulo estão investigando para saber se as obras ali executadas foram feitas por empreiteiras envolvidas no dito processo como agrado a Lula, caso ele seja o proprietário.

O advogado foi ouvido pela reportagem e declarou que não é responsável pelo sítio e nem advoga para os proprietários. Sua atuação ali foi consultoria na época da compra e venda do sítio e o número dele ter sido fornecido foi um erro, já que não mantém relações profissionais com os proprietários.

O Globo ainda afirma que a Polícia Ambiental não pôde fazer seu trabalho pois, conforme informou a Secretaria de Segurança Pública, é preciso antes localizar os donos. Segundo o pelotão de Atibaia, a polícia foi para uma vistoria pois no monitoramento por satélite para “verificar uma suspeita de desmatamento”.

Como é de conhecimento público, a fiscalização apurou irregularidades, e uma delas foi a construção do anexo em cima de um córrego. Assim, como é do conhecimento público, a Policia Ambiental vai requerer do  proprietário a documentação referente a licenças ambientais.

Esta é a matéria.

O advogado afirma que há uma clara e evidente campanha para interferir na atuação dos advogados do escritório. E isso porque esses profissionais subscrevem ações judiciais contra o jornal O Globo e alguns de seus jornalistas a favor de clientes vítimas de notícias falas e manipuladas.

Leia a nota de esclarecimento a seguir, com a relação de matérias equivocadas e denúncias vazias que visam a desestabilização e descrédito do escritório responsável pela defesa de Lula.

Nota de esclarecimento

 A reportagem publicada na data de hoje (18/02/2016) pelo jornal “O Globo” (“Caseiro dá telefone de advogado de Lula como contato de dono de sítio”) dá sequencia à ardilosa campanha que busca interferir na atuação dos advogados do escritório Teixeira, Martins & Advogados. Esses advogados subscrevem ações judiciais contra o diário e alguns de seus jornalistas em favor de clientes que foram vítimas de notícias falsas e manipuladas.

 Dois exemplos recentes deixam clara essa indevida campanha promovida pelo jornal:

(a) em 30/01/2016, “O Globo” mentiu ao afirmar que o escritório Teixeira, Martins & Advogados teria sido remunerado por serviços advocatícios prestados ao Grupo Odebrecht. Não haveria qualquer óbice para a prestação de tais serviços, mas “O Globo” pretendia, com tal afirmação, deixar implícita ligação, por meio de advogados, do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao referido grupo empresarial. Após ser desmentido – pois o escritório provou ter litigado contra o Grupo Odebrecht, com resultado favorável à sua cliente -, o jornal publicou apenas uma discreta “correção” (http://oglobo.globo.com/brasil/correcao-escritorio-de-roberto-teixeira-nao-prestou-servico-odebrecht-18578801);

(b) em 16/02/2016, “O Globo” fez nova investida contra o escritório  Teixeira, Martins & Advogados, desta vez por meio de coluna assinada  por Lauro Jardim. O diário buscou interferir em julgamento de processo  patrocinado pelo escritório no STJ estabelecendo inexistentes vínculos  entre casos, clientes e terceiros, em uma clara tentativa de  constranger os julgadores do processo. Mais uma vez a farsa foi demonstrada por meio de nota (http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/217205/Advogado-acusa-Lauro-Jardim-de-â€%98flertar-com-a-manipulaÃ%A7ão’.htm).

Com esse reprovável histórico, na data de hoje o jornal pretendeu escandalizar, por meio de manchete, que o caseiro do “Sítio Santa Bárbara”, em Atibaia (SP), teria fornecido o número do sócio Cristiano Zanin Martins a agentes da Polícia Ambiental de São Paulo, afirmando  que “caseiro de sítio indica advogado de Lula como contrato do proprietário”.

O jornal parte mais uma vez de falsas premissas. Os advogados do Teixeira, Martins & Advogados atuam na defesa do ex-Presidente, o que  é público, como também atendem a centenas de outros clientes, não sendo correto restringir a atuação do sócio Cristiano Zanin Martins como “advogado de Lula”. É preciso registrar que o número celular supostamente indicado aos agentes não é privado do referido sócio, mas, sim, de uso do escritório Teixeira, Martins & Advogados, tratando-se de linha corporativa.

Como já publicado inúmeras vezes, o Teixeira, Martins & Advogados prestou assessoria jurídica a Fernando Bittar e Jonas Suassuna na compra do “sítio Santa Bárbara” e, também, em estudos jurídicos envolvendo a propriedade. Nada mais natural que o caseiro disponha de um número de contato do escritório, especialmente considerando a pressão diária da mídia sobre seus então clientes.

Igualmente na condição de advogados do Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, não haveria qualquer óbice de constar um número de celular do Teixeira, Martins & Advogados na portaria do mencionado sítio, pois o ex-Presidente também já reconheceu frequentar o local em dias de descanso. O fato de haver a indicação de um número vinculado a um escritório de advocacia não tem o condão de transferir a propriedade de um imóvel a quem não é dono.

Seria preferível que o jornal “O Globo”, ao invés de promover verdadeira campanha objetivando interferir indevidamente na atuação dos advogados do Teixeira, Martins & Advogados, apenas se restringisse a esclarecer os graves fatos recentemente revelados pela imprensa livre no tocante ao imóvel triplex situado no município de Paraty (RJ) em nome da Agropecuária Veine Patrimonial Ltda., atribuída aos proprietários do diário.

Esse indevido tratamento dispensado aos advogados do Teixeira, Martins & Advogados viola prerrogativas funcionais previstas na Lei 8.906/94. O assunto será levado oficialmente ao Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Claudio Lamachia, em audiência já marcada para o dia 25/02/2016.

Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não é jornalismo. É

    Não é jornalismo. É pistolagem!

    E a polícia do Alckimin, hein? Será que não tem mais o que fazer além de apurar crimes ambientais em um prosaico sítio?

    E os crimes ambientais dos irmãos Metralha, digo, Marinho? Os caras desmataram uma ilha e a “preocupação ambiental” da Globo se resume a um prosaico sítio?!? É muita desfaçatez…

  2. Será?

    Será que dona Mariza dá aos patos do sítio milho roubado da merenda? Ah, não, quem gosta de milho de merenda é outra ave, o tucano (que é também quem rouba a merenda). Vão ver se tem água no sítio? Porque na Cantareira…

  3. Pelo visto vão acusar a Dona

    Pelo visto vão acusar a Dona Marisa pelo crime de desmatamento por causa da hortinha.

    A Polícia paulista é ou não é uma GESTAPO?

  4. quer dizer então que a

    quer dizer então que a (in)suspeita policia  ambientalquimista é que fornece

    dados para o  golpe contra as instituições, contra a lei, contra lula?

    agora fechou o vínculo existente, com provas,  entre o conluio

    tucano parte da -mpf e pf e grande mídia golpista…

    antes era minha intuição,,,

    agora, há provas…

    xontundentes…

    só não  ve quem não quier…

    e quem não que ver e nem quer saber é  (in)justalmente

    essa famigerada colusão de interesses.

  5. Enquanto isto, nem sequer uma

    Enquanto isto, nem sequer uma palavra sobre o triplex e sobre o helicóptero que sãs, mas não são, dos Marinhos.Hipócritas!

  6. Tudo armado…

    Dá pra acreditar?

    “Coincidentemente, a equipe de reportagem do referido jornal chegou à propriedade, que fica no interior paulista, quando a equipe de fiscalização terminava seu trabalho.”

     

  7. Liga Anti-Fascista
     
    O ÓDIO

    Liga Anti-Fascista

     

    O ÓDIO DAS TRINCHEIRAS

    Pois é irmão… Estamos do lado oposto… Você em uma trincheira e eu em outra… Você, junto com outros irmãos versus eu, junto com outros irmãos… Aqui, se for possível cessar por um instante o ódio irracional e a histeria, poderíamos tentar compreender a razão pela qual todos nós, irmãos de uma mesma pátria, estamos em guerra.

    Nós não achamos que nosso país está bom, nem defendemos a corrupção desse governo e muito menos recebemos nenhum benefício da atual situação de nossa nação. Vivemos, como vocês, uma realidade difícil, com um país em recessão, desemprego e inflação.

    Mas quando vocês começam a defender a volta de setores mais reacionários ao poder, gritam que a corrupção é uma qualidade apenas desse governo e acreditam cegamente em absolutamente tudo o que a imprensa diz, somos obrigados a combatê-los. Pois de nada adianta vocês terem razão para criticar um problema quando propõe uma solução pior ainda.

    Quando vocês começam a falar que o PT, a Dilma e o Lula são comunistas, nós balançamos a cabeça, nos entre olhamos e lamentamos o nível de desinformação de todos vocês… Não vamos aceitar calados o renascimento de estúpidas teorias de conspiração comunista em um país onde os banqueiros obtém recordes em seus lucros. Nós precisamos combater a ignorância…

    Quando vocês falam em retorno da Ditadura Militar, somos obrigados a pegar os fuzis dos fatos, da história e da verdade e atirar sem piedade contra todos vocês, na esperança de que alguma bala de humanidade, de bom-senso e de inteligência lhes atinja.

    Quando vocês vão para as avenidas pedir o impeachment de uma presidente democraticamente eleita e que não tem sustentação legal, teremos que combatê-los… pois isso é uma tentativa de golpe…

    Lutamos por uma democracia melhor que essa, mas vocês querem destruir qualquer democracia… Nós não vamos aceitar isso… Caso vocês insistam em ir para as ruas com essas bandeiras perversas, iremos para as ruas com a bandeira da democracia e vocês descobrirão que somos muito mais organizados e em um número muito maior do que vocês e a imprensa imaginam.

    Quando vocês começam com esse papo hipócrita e preconceituoso contra cotas, negros, gays e feministas, nós – do outro lado da trincheira – vamos deixar nossas diferenças de lado e vamos para a luta e não vamos permitir que o nosso país regrida nos direitos civis e muito menos perca seu carácter laico e passe a adotar, por exemplo, uma política de volta do ensino religioso nas escolas.

    Claro que não estamos satisfeitos com os direitos civis, com a situação da saúde, com o nível da educação no país! Mas nós não vamos permitir que vocês tornem as coisas piores ainda… Sem contar o fato de que são os governos do Estado que são responsáveis pela maior parte desses problemas e vocês parecem não conseguir entender isso e ficam berrando contra a Dilma, ao invés de gritar contra os governadores de seus Estados.

    Vocês nos odeiam sem nos conhecer… Nós conhecemos vocês muito mais do que vocês imaginam. Nós não odiamos exatamente vocês… Odiamos o sistema que criou pessoas como vocês… Odiamos esse sistema que cria a divisão, o preconceito, a desinformação, a histeria, enfim, tudo o que há de errado nesse mundo… Mas vocês são o resultado desse sistema e somos obrigados a combatê-los…

    Caso vocês insistam em uma guerra contra nós… No fim, vocês serão derrotados, porque sabemos exatamente onde combatê-los, que armas usar, que estratégias adotar e temos uma arma que vocês não possuem: o conhecimento. Não queremos ser arrogantes… Mas vocês estão sendo massa de manobra… Vocês são um braço do novo fascismo que existe em escala nacional e internacional. Nós já vencemos Hitler nos campos de batalha… Vocês não são nem uma pequena sombra perto daquilo que já lutamos e já vencemos…

    Mas, antes de uma guerra, não seria melhor dar uma chance a paz? E se sentarmos e respeitosamente conversarmos? Vocês estariam dispostos a escutar? Vocês aceitariam debater com respeito e a cabeça aberta? Porque esse é o maior temor desse perverso sistema: que a gente converse, que a gente debata com respeito e, no fim, a gente se entenda e nos vejamos como seres-humanos. Esse é o pesadelo desse sistema: que depois de tudo, a gente se una como irmãos… contra esse mesmo sistema.

    Fica o convite em aberto… Não tememos a luta, não tememos a guerra, não tememos o combate. Na realidade, estamos muito bem habituados com tudo isso e, no final, somos o pior inimigo que vocês poderiam ter… Porque somos impossíveis de ser derrotados… porque estamos do lado certo, do lado da humanidade, do meio ambiente, do lado da verdade, do lado da justiça e, cedo ou tarde, para o bem de toda a raça humana, iremos vencer.

    Gostaríamos, por fim, de ter vocês do nosso lado, porque vocês não são os verdadeiros inimigos. A guerra final ainda mal começou… O inimigo verdadeiro é o sistema. Ele é dominado por uns poucos indivíduos com bilhões e mais bilhões de dólares. Eles têm tanto dinheiro que conseguiram comprar a consciência de vocês… Nós não queremos roubar sua consciência, queremos devolvê-la e libertá-los. Uma vez livres, queremos que vocês se unam conosco. Juntos, venceremos! Por hora, se desejarem, voltaremos para as nossas respectivas trincheiras…

     

  8. Denuncismo

    O absurdo do denuncismo , vai chegar ao ponto de quantas vezes o ex-presidente dirigiu-se ao banheiro e que marca de papel higiênico ele usa.O  pior disso tudo que tem parte da população aceitam isso como natural. Tem certos “midiotas” que acham natural ser explorado e golpeado pela elite, mas é imperdoável qualquer pessoa de origem mais simples ter acesso a uma vida melhor e digna.

  9. Isso vai ser assim o ano todo ?

    Bom, é O Globo querendo sair pela tangente. Mas que o dia dela chega, ainda chega. Nem que seja através do fim desses programas miseraveis, que nos mantêm ha décadas aprisionados à sua mediocridade e alienação.

  10. E ai gobbbbllllllesssssssss

    e ai goooobllllllessss?

    Explique o caro queimado da fiscal de parati.

    o processo que corre contra vocês por crime ambiental!

    e o dono da mega construção e do bonisssimo helicoptero da Mossack….

    Explica ai Roberto Irineu Marinho, João Roberto Marinho e José Roberto Marinho.

  11. ¨O assunto será levado

    ¨O assunto será levado oficialmente ao Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Claudio Lamachia, em audiência já marcada para o dia 25/02/2016.¨

    Lamachia,um dos maiores coxinhas do RS

    Há Casa Grande não dá ponto sem nó.

  12. Vergonha

    É vergonhosa essa imprensa brasileira. Até quando acham que vão enganar os trouxas que o lêem?

    Vão terminar fazendo jornal para clubinhos.

    E a Justiça cadê? E a Polícia Federal cadê? O Ministério Público já veio apurar a denúncia???

    Onde estão as instituições que não enxergam esse abuso? 

    Cadê o Ministro da Justiça????

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador