O detestável espírito de linchamento

Sempre detestei o clamor da turba, o efeito-manada, os jiusticeiros praticantes da lei de Talião.

No meu livro “O jornalismo dos anos 90” detalho vinte casos de crimes de imprensa, perpetrados através da exacerbação da opinião pública.

Fui o primeiro a investir contra o linchamento da Escola Base, do Bar Bodega, do deputado Alceni Guerra, da CPI dos Precatórios entre outros. Sempre me chocou a ideia de que não importa atingir alguns inocentes, se puder pegar vários culpados.

Fui alvo de uma campanha infame por parte de blogueiros da revista Veja sem que nenhuma pessoa ou entidade se manifestasse, mesmo tendo defendido dezenas de vítimas ao longo de minha carreira jornalística. E não se manifestaram porque tinham medo de investir contra a mídia e investir contra efeitos-manadas.

Não é à toa que nos vinte episódios narrados em meu livro fui praticamente o único jornalista e me colocar na posição oposta às dos linchadores. O jornalismo amarela quando confrontado com uma maioria babando sangue e investindo em direção ao suspeito.

Enfatizo esses dados para afirmar que o Brasil não possui uma tradição de respeito aos direitos individuais. Os jornalistas que se escandalizam com a quantidade de assassinatos anuais no país não se dão conta de que a raiz da violência é a mesma: o total desrespeito aos procedimentos e aos direitos individuais praticados por eles, quando do outro lado estão “inimigos”.

Nos 80 anos de Folha, participei de uma mesa na qual uma colega – dessas que gosta de jogar para a plateia – enalteceu o poder purificador da mídia pelo fato de que, naquele dia, as manchetes noticiarem que o então senador Jáder Barbalho havia sido algemado.

Questionei seu entusiasmo. O aval dado à polícia para algemar um senador, significa o salvo-conduto para delegados torturarem desassistidos na periferia.

O que mais causa espanto é a complacência de autoridades para com esses procedimentos, “desde que seja a nosso favor”.

Aceita-se piamente – como ocorreu com Joaquim Barbosa e os inacreditáveis procuradores do Distrito Federal – que se abram inquéritos em cima de supostas denúncias de supostas testemunhas anônimas, como ocorreu com o grampo no Planalto. Mentirosos! Muitos inquéritos são abertos com base em notinhas plantadas em colunas de jornal – provavelmente pelas mesmas pessoas.

Ora, não há nenhum freio a esse poder absurdo conferido a procuradores, delegados e jornais. Sem freios, sem filtros, o que impedirá os abusos?

Sabendo que o simples fato de jogar seu nome em uma nota plantada trará consequências enormes, o que impedirá jogadas de chantagem contra empresários?

Muitos anos atrás, o saudoso comandante Rolim Amaro, da TAM, me confessou ter cedido a uma chantagem. Ele brigava com a Receita em torno de uma interpretação fiscal qualquer. Me dizia ter o parecer de meia dúzia de tributaristas a seu favor. Mas foi procurado por um delegado que informou que o caso vazaria para os jornais e ele seria intimado a comparecer à delegacia, com toda a mídia sendo informada. Qual o custo para a companhia? Cedeu.

A complacência geral com os vazamentos é incompreensível. Os inquéritos sobre vazamentos não andam, as chefias do MInistério Público e da Polícia Federal, assim como o MInistro da Justiça, são condescendentes, e os magistrados garantistas estão intimidados.

Por trás de tudo isso, misturam-se várias personalidades.

Há os justiceiros, como Sérgio Moro, que descrentes da isenção dos tribunais superiores – com toda razão, após o trancamento da Satiagraha e da Castelo de Areia – pretende que a justiça se faça através das prisões preventivas e do noticiário da mídia.

Há os preguiçosos que em vez de correr atrás de provas ficam aguardando a comodidade da delação premiada.

Há os investigadores sérios, que trabalham longe dos refletores mas se incomodam com o fato de quem busca os holofotes ficar com o mérito.

E certamente há os chantagistas.

O que se espera é que todos os culpados sejam exemplarmente punidos. Mas com os meios corretos.

Luis Nassif

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Protógenes foi fortemente

    Protógenes foi fortemente punido por vazamento. O voto decisivo para sua punição foi dado pelo ministro Teori. Que hoje é o responsável pela operação Lava Jato no STF. O que ele fará com os vazamentos da operação Lava Jato, principalmente levando-se em conta a falta de água que assola todo o sudeste? COPASA e SABESP sofreram da mesma doença tucana de gestão. 

    1. Um ou mais erros não justificam a roubalheira sem limite

      Um ou mais erros não justificam a roubalheira sem limites, sem ética e sem caráter da gestão Petista.

      Gestores escolhidos de forma dolosa, inconsequente e parcial, muitas vezes no minimo incompetentes, quando não ladrões descarados do erário público sem nenhum pudor ou senso.

      1. “Gestores escolhidos de forma

        “Gestores escolhidos de forma dolosa, inconsequente e parcial, muitas vezes no minimo incompetentes, quando não ladrões descarados do erário público”:

        Nao, esses sao os tucanos.

  2. Até o momento Sérgio Moro não

    Até o momento Sérgio Moro não pode ser posto na lista de justiceiros. Até o momento ele mostra ter lado nessa questão e o lado não é o de diminuir a corrupção no país. Ao contrário, muitos têm ganhado com as incertezas que os vazamentos dos inquéritos que preside têm gerado.

  3. Às vezes é desesperador!
    Vivi

    Às vezes é desesperador!

    Vivi parte da minha militância política lutando por uma melhora na prática da política em minha cidade, de interior, polarizada entre dois lados que se dizem partidos, desde a primeira eleição, em 10 de outubro de 1823. Nos idos dos 80, sonhava com a qualificação que achava existir na alta política do país, especialmente nos grandes centros. Aí veio o impeachment de Collor; e aí veio a ascenção do PT à Presidência da Republica e tudo clareou; virou a mesma zorra entre Camundongos e Rapinas. Sinto-me em casa. Infelizmente.

  4. Em tempo, fiquei sabendo so

    Em tempo, fiquei sabendo so hoje -atravez de outro item seu- que os 40 milhoes que Cervero teria sao, ate agora, SUPOSTOS, e que a PF ainda nao tem nem prova nem conta bancaria…  nem nada mais.  A injustica esta cometida:  Cervero foi preso por voltar ao Brasil!

  5. Há coisas piores acontecendo

    Há coisas piores acontecendo Nassif. Há alguns anos a B’nai Brith Brasil (instituição judaica) mandou um e-mail para a Delegada do GRADI me acusando de racismo e anti-semitismo por causa de um texto que publiquei na internet. A Delegada mandou um e-mail para o provedor que, ao invez de retirar o texto de circulação, retirou toda minha revista (com centenas de texto sobre cibercultura, literatura e cinema) da internet. Consegui cópia do tal e-mail da Delegada após ameaçar o provedor.

    A reclamação da  B’nai Brith Brasil por e-mail virou processo criminal. Mas a denúncia não foi aceita pelo Juiz Criminal de Osasco (ele entendeu que não havia justa causa para a ação penal, decisão esta que foi confirmada pelo TJSP). Mesmo assim o caso virou uma bola de neve, pois meu nome foi citado como exemplo de antisemitismo em vários jornais judaicos na América Latina.

    No ano seguinte fui citado num relatório da Universidade de Tel Aviv de atividades anti-semitas no Brasil. Reclamei ao Embaixador Brasileiro em Israel e ao Itamaraty e não recebi qualquer resposta.

    Em razão do definitivo arquivamento da ação penal pelo TJSP, entrei com um processo de indenização por dano moral contra o Estado e outro contra a B’nai Brith Brasil. Ambos foram julgados improcedentes.

    Ao decidir a ação contra o Estado por causa do abuso policial, o TJSP entendeu que, apesar da CF/88 proibir censura prévia e dizer que somente um Juiz pode mandar tirar algo de circulação, o Delegado poderia sim pedir por e-mail para o servidor retirar minha revista do ar  (jurisprudência claramente inspirada na prática de censura prévia dos tempos do Estado Novo e da Ditadura Militar). O processo contra a B’nai Brith Brasil também foi julgado improcedente no TJSP, pois a instituição poderia fazer o cidadão responder um processo criminal indevido (o caso será levado ao STJ e ao STF).

    A imprensa não se interessou pelo que ocorreu comigo. Suponho que o episódio poderia provocar um desgaste para os sionistas  brasileiros que transformaram o Estado na sua privada e se auto-conferem o direito de apontar e criminalizar a crítica decretando que as pessoas que não apoiam a brutalidade criminosa de Israel são anti-semitas.

     

     

    1. Exemplo claro de linchamento…

      … , que é o tema deste post do Nassif. Fábio, dada a importância de seu relato e a tua relevância como comentarista aqui, ele mereceria obviamente ser elevado a post. O problema é com QUEM se está lidando… Se for elevado a post, aí sim, o Nassif mostrará plena coerência! Vou torcer e rezar ao bom Jeová.

  6. Roma

    Nassif,

    Desde a Roma antiga que descobriram que o Povo, que Chaplin tão bem descreveu numa frase: “Amo o público, mas não o admiro. Como indivíduos, sim. Mas, como multidão, não passa de um monstro sem cabeça.”, só quer saber de sangue, pão e circo!

    E outra coisa, Nassif, você poderia falar um pouco da obsessão da Revista Veja com o José Dirceu, pois pra mim, há algo a mais do que simplesmente rivalidade política! E já passou também de uma questão pessoal!

  7. Esse Moro eh, apenas, mais um

    Esse Moro eh, apenas, mais um que procura um Dominio do Fato para enfiar nos petistas, para os graudos  da oposicao, ele tem um tapetao enorme para enfiar as evidencias.

    Desse Judiciario e Procuradoria nunca esperei nada decente, eles nunca demonstraram qualquer tipo de decencia para acreditarmos neles.

  8. Ainda ontem a principal

    Ainda ontem a principal manchete do portal G1 era que encontraram o José Dirceu na Lava Jato. Como encontraram? O teor da matéria informava que em duas empresas envolvidas na Lava Jato encontraram rúbricas de pagamento para a empresa de José Dirceu e seu irmão. E que … os promotores pediram a quebra do sigilo fiscal e bancário da empresa de Dirceu. Donde se conclui que esses péssimos funcionários públicos não encontraram nada que comprove pagamentos ilícitos. Estão procurando o que desejam, com o poder do cargo e militância política, comprovar.

    Se houvessem delegados federais e procuradores éticos e cumpridores da função pública, essa informação deveria vir a público quando comprovada e não como suspeita. E tem mais, uma das empresas confirmou à reportagem do Globo ter pago assessoria para a empresa de Dirceu no Peru. Nada a ver com Petrobrás e com o Brasil.

    E comprovando o espírito de linchamento,  no post de hoje onde foi analisado os perigosos precedentes da Lava Jato já havia ataques ao José Dirceu. A respeito sugiro o extraordinário filme “Dúvida”, onde duelam a Meryl Streep e o Philipe Seymour Hoffman a respeito de uma acusação sem provas. O detalhe é que esses jornalistas indecentes e seus vazadores de inquérito devem cantar intelectualidade porque assistiram o filme. Compreender a mensagem e o que o filme pretende discutir já é assunto para pessoas mais éticas e honestas intelectualmente.

     

     

    1. Dúvida

      Vera, tenho esse filme maravilhoso cujas interpretações de Maryl e Philipe beiram a perfeição. O filme é tão bom, a Maryl interpreta tão bem que não dá nem pra sentir raiva da personagem! rsrsrs

  9. E há um outro braço disso

    E há um outro braço disso tudo bem pior e bem mais humilhante….o uso de qualquer coisa como, defeitos congênitos, opções sexuais etc… Só pode ser  fruto da ignorância aliada com a total falta de educação, compustura, dignidade, moral, ética…..E ainda a seletividade dos vazamentos.  Hoje, denúncias, delações, viraram armas  nas mãos de qualquer mané que visa seus 15 minutos de fama ou até uma ascenção qualquer em sua carreira política, juridicia, jornalistica.    Vivemos a época das delações, qualquer que seja…..e do delicioso espreitar  e  verificar que, o do lado, caiu em desgraça. Já dizia Schopenhauer  “Não há sentido nenhum nas coisas, mas a única alegria que as ovelhas tem é quando o lobo come a do lado.” 

      1. Já faz anos que se sabe da

        Já faz anos que se sabe da crise de representatividade dos conselhos de Medicina. O de SP está metido num barraco eleitoral sob investigação pela PF e na Justiça Federal. Conselho de classe pode ter, o que não deve existir é corporativismo e partidarismo dentro do órgão, nem covardia dos profissionais. 

  10. impressa

    concordo em genero numero e grau a nossa impressa raras excessoes e uma das piores do mundo e aquele que inventa persegue sem puniçao para os jornalista dono e editores deste peseudos profissionais

  11. portanto, com tudo isso,

    portanto, com tudo isso, implanta-se uma espécie de estado

    de exceção em nome do vombate á corrupção,

    que todo mundo é a favor, por óbvio.

    essa obviedade 

    – a clara necessidade do combate à corrupção –

    pode  permitir  tudo o que se quiser,

    inclusive a destruição de pessoas

    e de instituições

    e de empresas?

  12. É comovente

    É comovente o “desabafo-relato” acima. Tenho medo de desenvolver um certo nojo pelas nossas autoridades e mais, transmitir isso a meu filho.

  13. Não concordo

    Nassif, sei que você é muito mais bem informado que qualquer um de nós, por isso quero crer que, para falar em justiciamento e acusar o Juiz Moro de justiceiro, você deve ter informações a mias, que não estão nem na imprensa nem disponíveis na justiça.

    Digo isso porque, a luz do que já se sabe, e me refiro apenas aquilo que a justiça informou oficialmente, pois não acredito, não comento e nem levo em consideração os tais “vazamentos”, o juiz Moro, assim como o Ministro Zavaski, estão agindo estritamente dentro da lei. Aplicando a lei como o cidadão espera que todo magistrado a  aplique.

    As preventivas são totalmente aceitáveis e amparadas no Artigo 312 do CPP, onde sabiamente o legislador previu que, havendo provas robustas da materialidade do crime e sendo o acusado detendor de poder econômico capaz de interferir nas investigações ou continuar a cometer o crime, pode ( e deve ) ficar preso preventivamente.

    Tanto é assim que os habeas corpus foram negados. Bem, aí já seriam dois juízes justiceiros.

    O que vem a corroborar isso é a própria afirmação do advogado do Hermelino Leite, Vice da Camargo Correa, de que a prisão preventiva de seu cliente não estancaria a prática criminosa da empresa que ele vice-presidia, e que por esse motivo seria injustificada. Ora bolas, o cara admitiu que o crime havia sido cometido e que mesmo sem a participação de seu cliente continuava a ser cometido.

    No caso do Cerveró, que tem uma off-shore escondida no Uruguai, que é a dona do aprtamento onde ele mora, e que já havia sido citada anteriormente e que ele em seus depoimentos havia ocultado isso da justiça, somando-se ao fato de ter ocultado também sua dupla cidadania ( tudo isso está na peça do Moro da preventiva dele, não é “vazamento” ), somando-se ainda  a sua suspeita transferência de bens no Brasil, embasam sim, também a aplicação do artigo 312 do CPP.

    AGora, o que eu não entendo é que se critica os habeas corpus ao Daniel Dantas, para que ele pudesse continuar agindo, e critica-se também o não habeas corpus aos empreiteiro da Lava-Jato.

    Sei lá.

    1. Caro Alex Sotto

      Caro |Alex:

      O juiz Moro agindo dentro do” legítimo limite da lei” – desde que a lei não venha em cima de mim,né?!

      Um novo paladino na defesa da moral e bons costumes – Demóstenes dançou ,Barbosa caladinho ou dança também e agora o mais novo paladino – Juiz Moro, até quando?

      Sempre é assim,Paladinos mais cedo ou mais tarde aparecem como BUMBUM SUJO – só esperar…

      Abração

      Pedro Luiz

       

    2. Caro Alex Sotto

      Caro |Alex:

      O juiz Moro agindo dentro do” legítimo limite da lei” – desde que a lei não venha em cima de mim,né?!

      Um novo paladino na defesa da moral e bons costumes – Demóstenes dançou ,Barbosa caladinho ou dança também e agora o mais novo paladino – Juiz Moro, até quando?

      Sempre é assim,Paladinos mais cedo ou mais tarde aparecem como BUMBUM SUJO – só esperar…

      Abração

      Pedro Luiz

       

  14. As instituições deste país

    As instituições deste país estão falidas. O Brasil virou um Velho Oeste gigante .A lei é ditada pelo dinheiro e pelos interesses mais rasteiros. 
    Não ponho a menor  fé em Sergio Moro , delações premiadas , mídia , MPF , etc . Não confio em nada disso. Esses povo vai fazer o que quiser e o que precisar para alcançar seus objetivos.
    É triste vc chegar numa certa idade e ver que o país não andou quase nada para frente .
    Tenho um filho que já pensa seriamente em ir embora do Brasil , pois ele , com menos de 20 anos , já não leva o Brasil a sério , já não aguenta mais.
    Eu olho para o Japão , Coréia , Alemanha , países que foram arrasados por guerras e olho para o Brasil , francamente … enoja .

  15. Parabéns

    Que bom, Nassif, você se ter lembrado desses casos antigos – Escola Base, e, até, o absurdo de um senador algemado…Isso tudo me deixava descrente do meu país (me achava nefelibata sem ter ninguém com quem discutir).

    Você está conseguindo pôr os pés no chão nos últimos dias. 

    Parabéns. Vá em frente. 

    Abs.

     

     

     

  16. COM A PALAVRA O

    COM A PALAVRA O NASSIF.

    Sinceramente, como tantos, compartilho dos textos para passar a minha opinião sobre o assunto pautado, às vezes com uma crítica ácida, mas sem ferir suscetibilidades. Procedo em comentários curtos ou longos, de acordo com a natureza do texto. Nem de longe imagino como se processa a avaliação dos comentários apresentados (estrelinhas), salientando-se que não me importo sobre as avaliações feitas aos meus comentários. Todavia, observa-se que, em sua imensa maioria, os comentários longos não são avaliados (por serem longos?) ao contrário dos comentários curtos, às vezes com uma só frase, os quais recebem o máximo de estrelinhas amarelas. Comentários longos os há à altura das matérias que lhe deram causa e não são avaliados pelos partícipes, e bem assim não são respondidos.-

  17. O destestável espírito de linxamento

    A sempre elitista justiça, assim como as polícias do país, trabalham com as armas disponíveis para angariar apoio da opinião pública, os grandes veículos de comunicação, daí o motivo de procurarem casos em evidência nas mídias, criando um ambiente de seguridade e confiança que são na verdade, virtuais.

  18. outro contexto

    Li o texto e os cometários. Só quero dizer que excessos e omissões acontecem a todo momento em qualquer atividade humana. Quero dizer que não concordo com qualquer uma delas. Se existe a lei, ela deve ser respeitada, e seu uso deve ser nem mais e nem menos do seu limite. A ação dos homens depende do momento histórico em que se vive. Fiquei pensando se isso tudo tivesse acontecido num outro contexto: Vamos supor, para efeito de reflexão: Neste momento quem está no poder são os partidos ditos de centro e direita,e não os ditos de centro e esquerda. Vamos supor os mesmos fatos acontecidos. Pergunto: A ação dos agentes públicos seriaa mesma? O texto do autor seria o mesmo? Os cometários seriamm os mesmos? 

    1. De que país voçe esta falando

      De que país voçe esta falando ? Onde voçe vive? Mentirão do PT,privataria,escanda-lo do metrô,mensalão tucano,compra da reeleição,darf da Globo,crise hidrica em sampa e Minas,ja leu sobre algum destes “excessos e omissões ‘?

  19. Linxamento público

    Sr Luís Nassif. Se o Brasil fosse um País sério, o atual governo já teria caído. Vejo muito mais brasileiros injustiçados do que justiceiros. Participei e apoiei o Impeachment do Collor em 92, achei justo e correto, e ainda não consigo entender seu apoio ao atual Governo e seus desmandos já comprovados. Espero que os culpados sejam punidos, seja qual for o partido. A vontado populara a meu ver, não é uma espécie de linxamento, mas de pura indignação diante do silêncio de pessoas capazes e entendidas com o sr.

  20. O país Hipócrita

    Ha uma parcela de culpa da velha midia pela formação da opinião do povo brasileiro.Mas em tempos de rede,é espantoso como temos manadas de linchadores,machistas (dos 2 sexos),gente babando ódio por tudo que não seja “normal”,preconceito de genero,de classe e regional tem um campo fertil.Antes da internet tinhamos a imagem (excluindo a elite) de um povo feliz,cordato e tal.É enojante voçe ver nas redes,ou em blogs que não tenham filtros, os comentários quando os temas são PT,Lula,Dilma,Direitos Humanos e agora até mesmo o papa.(re) descobri amigos que crescemos juntos,conheci seus pais,alguns com uma visão humanista contagiante.Alguns se formaram,chegaram a morar na Europa,e ai vejo seus posts,comentarios nas redes e me espanto,fico questionando,esta é a mesma pessoa com quem convivi anos,carregada de ódio,preconceitos,desejando a morte de quem é contra,ou comemorando como foi  a recente execução do brasileiro.E isto vem num crescendo,mesmo o país tendo avançado nas areas sociais e econômicas,o que ao contrario poderia se dar uma base para tanto odio.Particularmente vejo que ha muito que caminhar a sociedade,o povo brasileiro (ao percentual de que sirva a carapuça),para merecer o país que tem.

  21. Roubalheira do PT

    Eu não sei se entendi o que vc quiz dizer com isso, Nassif.

    Se está criticando as prisões da Lava Jato então precisa mandar examinar a cabeça.

    Nassif, TODOS os políticos são sujos. No Brasil, são imundos. Os do PT então, são ladrões declarados.

    Vc recisa entender uma coisa: o PT tem origem no sindicalismo, que por si só já é uma maracutaia. É formado por uma corja que cresceu viciada em desafiar a ordem constituída. Até que fossem poder praticaram o terrorismo, o banditismo, a guerrilha. Estiveram à margem da lei.

    Por uma imbecilidade do comando do PSDB assumiram o poder. Se o PSDB não tivesse tantas brigas internas incontroláveis para definir sucessões Serra não seria candidato em 2003. O maldito exigiu a sua vez e perdeu para Lula.

    Uma vez empossado, Lula trouxe para junto de si todo o lôdo político que sempre cercou, mas não conseguia penetrar, para o cenário da política nacional. E deu asas aos sinistros que nele já estavam. Assim, o PT aglutinou o que de pior havia em têrmos de parlamentares, empresários, funcionários públicos, “intelectuais” e midiáticos.

    O combate à fome liderado pelo PT é uma falácia, um sofisma. Debaixo deste véu de assistencialismo se esconde uma inoperância extremamente perigosa para a nação. Não adianta apenas alimentar as pessoas, é preciso criar oportunidades, suporte de vida. O indivíduo alimentado sem oportunidades se transforma em delinquente.

    Através de um estilo de governo permissivo e fanfarrão Lula consolidou a sua imagem. E a rapinagem aproveitou-se disso para buscar o seu quinhão. Daí a fama que ele possui. É um governante que deixa tudo ao “Deus dará”. Enfia comida na boca do pobre para que ele fique calado e feliz, enquanto isso ele e seus amigos atacam o tesouro nacional.

    Ainda está no comando, não se iluda. Aparentemente Dilma quiz libertar-se, mas será sempre a secretária que atende o telefone e barra os visitantes da sala do chefe. A pessoa que segura “as buchas”. E Dilma não conseguirá se libertar porque não trabalha assim, então não atende aos interesses da bandidagem e da corrupção. Daí perder apoio, de todos os lados.

    Isto é claro como o dia. Não há o que discutir. Exibir conhecimentos e filosofar é inútil. Apenas contribui para confundir a nação com textos rebuscados. O PT é danoso, venenoso, peçonhento, e tal como as cobras rasteja e se esconde para atacar suas presas de surpresa, dissimuladamente.

    Veja-se recente declaração de extender o bolsa família aos imigrantes bolivianos. Veja-se a declaração infeliz deste maldito de que “os bolivianos devem ser considerados como brasileiros”. Este filho da puta devia estar bêbado, como sempre. A classe média agora vai ter que pagar impostos para sustentar bolivianos?

    Sabe Nassif, sou velho e logo nem estarei mais por aqui (ainda bem), mas o que levo desta vida são duas decepções em questões de política (de vida, muitas mais):

    Uma, é de que o PSDB tivesse sido tão mal comandado a ponto de permitir que um comunistinha de araque assumisse o poder.

    Outra, é que os militares não tivessem jogado esse Lula nos porões do DOI-CODI e tivessem dado cabo dele.

    Violência, arbitrariedade, voce diz. Mas Nassif, algema e cadeia foram progetadas para bandidos, ladrões, gente que burla as leis e que prejudica a sociedade. Não somos como países do oriente médio que mandam cortar as mãos dos ladrões. Apenas os queremos confinados, desativados. E a cadeia é o lugar certo para eles.

    Estão sendo torturados? Sim e não. Psicologicamente sim, fisicamente não. Como os norte americanos fazem em GUITMO. Vc tem ideia melhor? Então faça a sugestão, mas não esqueça de pagar o seu imposto de renda, o aumento da sua conta de luz (se não faltar), a multa da conta de água (se houver), o aumento do pis no seu novo computador, o aumento dos combustiveis na bomba de gasolina (e suas consequencias), porque alguém tem que cobrir a roubalheira que esses ratos praticaram.

    E vou lhe dizer mais, ainda bem que sou um mero cidadão sem poder para nada, porque, caso contrário eu os poria na fôrca, pode acreditar.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador