O discreto troco de dom Orani a Crivella, por Marcelo Auler

Do site de Marcelo Auler

O discreto troco de dom Orani Tempesta a Marcelo Crivella
 
Marcelo Auler

A notícia, dada em primeira mão pelo jornalista Maurício Dias, na coluna Rosa dos Ventos, da revista Carta Capital que começou a circular neste final de semana (22 e 23/10) foi confirmada por este blog. De forma discreta, como costuma fazer, dom Orani Tempesta, cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, orientou padres de sua arquidiocese a lembrarem a seus fiéis que “católico não vota em que é contra a Igreja”. O recado, aliás, já começou a ser passado há dois fins de semana e, muito provavelmente, deverá ser reforçado neste domingo (23/10), nas missas e encontros de católicos, o último antes do segundo turno.

Não será uma campanha aberta a favor de Marcelo Freixo (PSOL), até porque campanhas em igrejas são proibidas. Alias, quem costuma faze-lo é a Universal e os Evangélicos de denominações mais à direita, como o pastor Malafaia.

Portanto, ninguém espere que os padres saiam falando abertamente de candidatos ou candidaturas. O recado está sendo dado sem personalização. Como se fosse apenas uma lembrança. Corre o risco até de não se entendido por todos.

Como alguns católicos receiam votar no PSOL por questões ideológicas, o recado do arcebispo católico prosseguiu no sentido de tranquilizar suas “ovelhas”: “prefeito não faz leis, administra a cidade”.

dom-orani-e-crivella

 

 

Redação

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Crivela é aquele nóia que
    Crivela é aquele nóia que chutou uma imagem da Santa? Ele quer governar o Rio de Janeiro para poder dinamitar o Cristo Redentor?

      1. Exatamente

        Mas Crivella compôs e gravou em 1999 uma música em referência ao episódio: ” Um chute na santa”. Texto e àudio:

         

         

        Por Leandro Resende 

         

        Cantor e compositor de músicas gospel para a Igreja Universal antes de entrar na política, o candidato do PRB à prefeitura do Rio, Marcelo Crivella, escreveu e gravou uma música com referências ao episódio em que um bispo chutou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida na televisão. A cena foi transmitida ao vivo em um programa da TV Record, no dia 12 de outubro de 1995, e teve ampla repercussão. O bispo Sérgio Von Helder chegou a deixar o país. A música de Crivella, ‘um chute na heresia’, foi registrada em 1999, quatro anos depois.  “Na minha vida dei um chute na heresiaHouve tanta gritaria de quem ama a idolatriaEu lhe respeito meu irmão, não quero brigaSe ela é Deus, ela mesmo me castiga”                        A música faz parte do CD “Como posso me calar”, dedicado ao tio de Crivella, bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal. Macedo aparece na capa, em uma foto tirada na cadeia, em 1992, quando ficou preso por 15 dias por denúncias de charlatanismo e estelionato.  Em outro trecho da música, Crivella diz que Maria, nome bíblico da santa, é “idolatria de quem vive a se enganar”. “Aparecida, Guadalupe ou MariaTudo isso é idolatria de quem vive a se enganarMas não se ofenda meu irmão, não me persigaSe ela é Deus, ela mesmo me castiga”Áudiohttp://cbn.globoradio.globo.com/grandescoberturas/eleicoes-2016/2016/10/18/EM-MUSICA-CRIVELLA-DIZ-QUE-DEU-CHUTE-NA-HERESIA-EM-REFERENCIA-A-POLEMICA-COM-SANTA.htm

         

  2. O golpe foi uma fraude!A

    O golpe foi uma fraude!

    A bancada evangélica apoiou o golpe – apoiaram uma fraude!

    Os católicos poderiam ter apontado esta contradição, pois se espera que no mínimo um seguidor de Jesus Cristo tenha preceitos em relação a JUSTIÇA!

    Perderam o bonde, por que não foram melhores, ficaram em cima do muro!

    O dízimo das igrejas pode esconder lavagem de dinheiro, como acusou a globo quando uma igreja adquiriu uma rede de tv!

    As igrejas tornam-se um bom lugar para esconder corrupção, ao mesmo tempo em que se tem fidelidade canina de eleitores!

    Tudo isso em nome de Jesus, tomam Jesus com fiador de suas ações politicas!

  3. Isso é o FIM DA PICADA!

    Abomino Crivela, mas que a campanha contra ele vire guerra religiosa é ainda pior! Nao quero a volta de antes de 64, com a ICAR interferindo em política. O Estado é laico!

    1. Crivella

      Mas você não sabe que Crivella mandou fazer um “santinho” com a fotografia dele e D.Orani.sem a permissão dele? Não se lembra que nos debates Crivella sempre escolhia Bolsonaro filho para falar da Escola sem partido? Crivella não tem caráter., simplesmente isto.

    2. Prezada Anarquista
      BOM DIA
      O

      Prezada Anarquista

      BOM DIA

      O pior é que tudo isso trata-se de uma guerrinha suja entre CNBB/globo e IURD/record! Indaguemos o socialista Freixo o que ele pensa disso! ABRAÇÃO !

  4. Ruim para a sociedade e para a eleição.

    É deplorável que no país do sincretismo religioso alguns tentem fraturar a sociedade pelo aspecto da religião. Já temos problemas demais para importarmos mais alguns da Irlanda.

    A sugestão de Dom Orani ainda pode ser inócua em relação a eleição pois a cidade do Rio de Janeiro talvez seja a única do país na qual já existe uma maioria de evangélicos em relação a católicos. Esta maioria é mais expressiva a medida que são analisados as grandes favelas e a populosa periferia da Zona Oeste.

    Para mim, Marcelo Crivella não é o direitista radical que muitos querem fazer crer que seja. Mas, caso vença a eleição, a influência de setores ligados a Silas Malafaia e Jair Bolsonaro, fascistas conhecidos “na praça” traria o perigo de radicalização política e forte repressão a população carioca. Por outro lado, Edir Macedo não gostaria de ver Malafaia crescer na sua seara. Portanto, um populismo de direita moderado é o que mais provável que aconteça.

     

  5. Que se lasquem e que se devorem…

    Todos os religiosos, sem excessão.

    Graças a eles o mundo vive no atraso e no obscurantismo.

    E a coisa só tende a piorar com o crescimento do fundamentalismo religioso no mundo.

  6. A Capa da Veja. A Globo terceirizou o serviço.

    Pensando nessa situação da Rede Globo e a capa da Veja, juntando o fato do Crivella ser da Universal e da Record fiz estas ponderações. 

    Veja e Rede Globo e a inusitada situação de não terem outra opção senão torcer para o Freixo no Rio de Janeiro. A capa da Veja com o Crivella fichado e preso.

    É interessante imaginar a situação de uma direita midiática capitaneada pela Rede Globo que precisa apelar para uma capa da Veja com o Crivella fichado e preso: o candidato da direita contra a esquerda na eleição municipal do Rio de Janeiro.

    Alimentaram tanto furor destes fundamentalistas religiosos contra o PT e as esquerdas em geral, contra a lucidez, contra a moderação, contra o diálogo, a favor da disseminação de ódio, de preconceitos, etc. e de repente, não mais que de repente, um deles pode chegar ao posto de Prefeito do Rio de Janeiro.

    E o eleitorado teleguiado da Rede Globo e Veja, não evangélico, votando no Crivella para evitar de se instalar no Rio de Janeiro uma “facção do Foro de São Paulo, uma Ditadura bolivariano-comunista radical”.

    No quintal da Rede Globo a ascensão da Universal do Bispo Edir Macedo, inimigo fidagal da Globo e dono da emissora concorrente: a Record.

    Agora, pensemos:

    Alimentar uma briga direta com a Record com todas as denúncias de offshores, triplex em Paraty, dívidas milionárias com a Receita, Escândalo Brasif/FHC, etc.?

    Não dá.

    A Globo terceirizou o serviço para a capa da Veja, certo?

    No G1 a manchete é assim: “Revista publica fotos da prisão do Crivella há 26 anos, ele nega.” – A revista em questão é a Veja. Parece que a Globo se omite de referendar a notícia, sem querer se omitir de fato de noticiá-la. 

    Loucura imaginar que a Globo e a velha mídia ficaram sem candidato no Rio de Janeiro. A direita de lá no segundo turno não é aliada da Globo.

    Agora, em seu quintal a Globo ameaçada pela Record.

    Uma coisa é falar mal do Prefeito Freixo, destruir a reputação do PSOL por qualquer coisa, como a Globo sempre faz com os petistas, brizolistas e contra o PT, outra será fazer a mesma coisa com o Prefeito Crivella da Record e ainda comprar briga com os evangélicos neopentecostais, certo?

    E tem o detalhe para não ser esquecido.

    A Igreja Católica. Ela não está muito satisfeita de ver o Crivella na liderança nem o quer como Prefeito. E como lembrou o Marcelo Auller, tem o episódio do chute da Santa – http://marceloauler.com.br/o-discreto-troco-de-dom-orani-t…/ . Eita muro desgraçado, da Rede Globo. Situação inusitada esta, não é verdade?

    Para quem acredita que já viu de tudo na Política, o mundo nos ensina que tudo tem sua primeira vez ou que o mundo dá muitas voltas.

    Quem não se precavê se estrumbica aos poucos, bebe do próprio veneno.

    PS.: Você tem uma população no Rio de evangélicos que não garantiria a vitória de Crivella se tivesse sido posto em prática Jornalismo no lugar de uma disseminação diária de ignorância e ódio contra tudo o que for de esquerda e progressista neste país.

     

  7. Luiz Mattos1
    “sab, 22/10/2016

    Luiz Mattos1

    “sab, 22/10/2016 – 10:16    –   Quem?   –   O mesmo que foi orar no planalto com Temer?   –   Sou Católico mas abomino velhos safados como esse do Rio e o de SP.”

    Luiz Mattos 1,  você usou o termo certo, velhos safados, que na surdina e em sua corrupção e misoginia, participaram do golpe do impeachment da presidente eleita Dilma Rousseff, e agora pensam que todo mundo é idiota, como suas beatas e seus sócios e sócias ladrões, para confundi-los com um Bom Pastor e confundir  suas instituições ladronas e golpistas, a que chamam igreja, com a Igreja, Corpo Místico de Cristo, que é a união de pessoas que no mínimo não roubam o que pertence AOS POBRES.

    Ainda bem que as até dentro dessas instituições, ladronas e golpistas, como diz a própria Bíblia, sobra sempre uma parcela honesta que preserva e sempre renova os ensinamentos de verdade e vida, ensinados no evangelho e renovados pelo Espírito Santo ao longo dos tempos.

    https://www.paulus.com.br/portal/colunista/valdecir-cordeiro/esse-impeachment-e-mentira-das-elites-e-cinismo-de-certos-setores-da-sociedade.html#.WAdrWflVikp

  8. Sou carioca e sinceramente

    Sou carioca e sinceramente acho difícil o Freixo virar o jogo.

    Se fosse a Jandira com a militância do PC do B mais a do PT, acredito que o jogo aqui já estava empatado.

    A Imagem do Freixo/PSOL ligado aos homossexualismo e as liberdades em geral,  está em difundida entre as pessoas mais simples.

    Todas pessoas que converso, não gostam do Crivella, mas dizem que não querem saber de homossexualidade nas escolas. Pergunto, mas que foi que disse isso. Respostas ” todo mundo diz que o Freixo vai liberar geral, não vai controlar nada”

    Parece aquela coisa que incutiram na cabeça da população. ” No PT só tem ladrão” mesmo sendo o partido menos corruptos dos partidos grande.

    Como carioca estou desesperançoso, vamos entregar a cidade para Igreja Universal.

    Vamos torcer por um milagre na reta final

  9. O negociante Orani

    Pessoas como este arcebispo, me fizeram se afastar da igreja.

    È só mais um negócio. Não é bom para ele o crescimento dos evangélicos, pinga menos no cofre.

    Vá reclamar com o Temer,que é amigo do Crivela.

    Ao invés de ter rezado com o Temer, poderia ter feito uma reclamação.

    Temer, Crivela, Orandir, são da mesma quadrilha.

  10. Quem Sabe Faz a Hora

    Nassif: pode ser duro para os Protestantes admitirmos razão a don Orani. Mas, temos que superar as diferenças doutrinárias que separam os Romanos dos Protestantes e ater-nos a este momento onde se vê, no novo governo e no reacionário Judiciário, a substituição de canalhas e ladrões por outros da mesma laia, apenas em facção distinta. Nunca, o combate a corrupção e a gatunagem. E quando chegamos ao ponto de vermos ser destituida uma Presidenta honestíssima por um reconhecido Presidento acusado de atos de bandidagem, então as Igrejas têm mais é que se unir em torno de um projeto para recolocar a moral e a honestidade acima do jogo político partidário dos safados e gatunos.

  11. Caramba! (o cearense diria

    Caramba! (o cearense diria VIXE!): 

    De um lado Bispo Macedo, Pastor Malacheia, digo, Malafaia e os Bolsomitos

    Do outro VEJA, Globo e a ICAR

    Para o pobre carioca sobra a pergunta: VALE MORRER?

  12. Post tendencioso
    Rídicula interpretação. Fica claro que o recado do Dom Orani é para que não votem no Freixo que apresenta claramente propostas contra a igreja e os principios da família!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador