Revista GGN

Assine

O embuste dos salvadores da pátria; por Motta Araujo

Por Motta Araujo

Os salvadores da pátria no tempo histórico

As sociedades só evoluem em civilização de forma lenta e gradual, atravessando gerações de melhoramentos de costumes, padrões, atitudes, consciência. Os Estados Unidos eram o país mais corrupto do planeta logo após a Guerra Civil, a política de Nova York criou uma expressão "Tammany Hall", nome da sede do governo do Estado que é até hoje sinônimo de roubalheira pública. Muito devagar mas firmemente os padrões de governança pública nos EUA foram melhorando e hoje ao ser descoberta algum ato de corrupção o governante perde o cargo, é processado e preso em poucas semanas, como aconteceu com o governador do Illinois que negociou a vaga de senador de Obama. Não que a corrupção não mais exista mas diminuiu muitíssimo, o controle é institucional.

O grande risco das sociedades é quando aparece o "SALVADOR DA PÁTRIA", aquele que de um só golpe vai mudar os comportamentos caçando os corruptos e eliminando a corrupção. O mundo conheceu muitos e todos eles foram  IMENSOS DESASTRES POLÍTICOS que produziram prejuízos maiores que guerras.

Na Itália, após 50 anos de governo da Democracia Cristã que com todos seus erros fez uma Itália próspera, vieram os promotores da Operação Mãos Limpas, destruiram os partidos e deixaram um vácuo político que foi preenchido por algo muito pior do que a Democracia Cristã, um bandoleiro que atendia pelo nome de Berlusconi. A Democracia Cristã tinha corruptos sim, mas também tinha grandes estadistas que fizeram a Itália do pós-Guerra.

No PERU Alberto Fujimori levantou a bandeira do moralismo que lhe garantiu dois mandatos, no terceiro a farsa caiu, junto com Valdomiro Montesinos, seu homem forte e arrecadador de malas de dólares que distribuía a políticos vendidos sem esquecer de filmá-los no momento da entrega do dinheiro com camêras secretas.

O Brasil também conheceu seus " SALVADORES DA PÁTRIA", os campeões da moralidade.

Jânio Quadros fez toda sua carreira política no combate à corrupção, o moralista por exceêencia, o HOMEM DA VASSOURA para varrer a roubalheira, Jânio nasceu combatendo a corrupção de Adhemar de Barros. Teve votações esmagadoras, chegou a Presidente com o maior percentual de votos até hoje alcançado por um candidato.

Sua renúncia custou PREJUÍZOS INCALCULÁVEIS ao País. O homem incorruptível nunca foi santo.

No periodo mais próximo tivemos o Caçador de Marajás, Fernando Collor. A bandeira era a luta anti-corrupção do governo anterior de José Sarney, a BANDEIRA DO MORALISMO.

Seu impeachment também teve custos incalculáveis, a queda traumática de um Governo sempre traz perdas ao País e às instituições. Quanto ao combate à corrupção era como seu um simples slogan de campanha.

Mas os SALVADORES DA PÁTRIA retornam a cada geração. O moralismo de um só golpe é uma recorrente bandeira poíitica que rende dividendos garantidos porque a cada geração nascem novos crédulos e ingênuos que formam o mercado político desses personagens farsescos.

Os SALVADORES DA PÁTRIA são trapaceiros que, ao empunhar a campanha moralista, parecem CAVALEIROS DA HONESTIDADE,  só eles são puros, todos os demais são corruptos, apontam o dedo santo para quem ousa corrigir-lhes o discurso falso mas convincente e se impõe, aos que percebem seu truque, pela ousadia ameaçadora, o ato teatral é convincente e o farsante assume o papel com convicção, todos tremem de medo.

Jânio sabia se impor como ninguém, até a imprensa tinha pavor dele, ai de quem lhe ousasse cortar os passos.

Afinal, quem tem a audácia de se contrapor ao homem puro que quer salvar o País?

Recentemente tivemos um Senador que carregava o estandarte do moralismo e depois descobriu-se que era também enganador de crédulos, vendia-se por uma cozinha nova de aço inoxidável dada por um bicheiro.

Jânio, o homem da vassoura para varrer a corrupção deixou, ao morrer, uma fornida conta na Suíça para sua filha e mais 63 imóveis.. Seu lema, seus instrumentos de propaganda, seus bordões e seu script nunca mudaram, sempre foi o valoroso lutador contra os corruptos, acreditaram nele até morrer e até hoje há crentes saudosos.

Porque será que as nações a cada geração se dispõe a comprar esse produto pirata de falsificação tão manjada?

É impressionate a credulidade dos povos em SALVADORES DA PÁTRIA. Eles não só não são honestos, como não resolvem nada, as sociedades só evoluem pelo aperfeicoamento das instituições e isso leva tempo, mas não há outro caminho. A natureza não dá saltos, as sociedades tambem não. Pobre do país que espera SALVADORES DA PÁTRIA, eles costumam cobrar MUITO  CARO pela sua arrogância moralista.

Média: 4.7 (14 votos)
32 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de sergioo
sergioo

E por aqui, com este

E por aqui, com este "julgamento" do mensalão, estão preparando os embusteiros brasileiros.

Seu voto: Nenhum

Estados Unidos

 Willian Jennings Bryan e Thomaz Dewey

 Mais Bryan que Dewey, o messianismo ou o "salvador da patria", é constante, o grande problema é quando eles ganham.

Seu voto: Nenhum

junior50

imagem de aliancaliberal
aliancaliberal

Televisões mostram desespero de comerciante

Sinal vermelho na venezuela começa as caça as bruxas com a prisão arbitrarias de comerciantes, depois serão os opositores do "regime", esta história nos sabemos onde vai dar.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Marcos Chiapas
Marcos Chiapas

Que beleza !

Poderia ser o Ricardo Nunes, ou o Abílio Diniz, ou o Samuel Klein. Já pensou que maravilha ???

Seu voto: Nenhum

Essequibo

  A proxima intenção da Dra. Cilia Flores ( que é quem manda ), caso as atuais diatribes de seu esposo ( Nicolas Maduro), não surtam o efeito esperado, é a de contestar militarmente a fronteira da Guiana, a região do Essequibo.

  Não  tente entender a Venezuela, ou o PSUV, por Maduro, o negócio é a divisão existente dentro do próprio partido, entre Cilia Flores, e  o preterido na sucessão chavista, o "racha", Diosdado Cabello e sua familia.

   O Essequibo e região adjacente, são as "Malvinas" venezuelanas, e todo governo populista quando se perde, apela para a integração nacional.

   O Brasil já está analisando ( MinDEF e MRE), as movimentações na area de fronteira, entre a Venezuela e Guiana.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

junior50

imagem de Marcos Chiapas
Marcos Chiapas

Bullshit !

Quem está agitando por causa de Esequibo é a oposição, que vai a região e faz melancólicos discursos falando de soberania ao povo e acusando o governo de não tomar providências.

Aliado a isso, o fato da Guiana, e não da Venezuela, ter feito por conta algumas alterações no seu entendimento de mar territorial, que permitiriam a navegação de navios petroleiros, um dos quais, americano, interceptado pela marinha Venezuelana dia desses.

Claras tentativas de provocação dos yankees usando a pobre Guiana como bode expiatório, mas a Venezuela não vai cair nessa.

Esqueça. Invente outra.

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de mello
mello

O  símbolo da  justiça ( com 

O  símbolo da  justiça ( com  letra  minúscula,  mesmo )  deve ser alterado:  três  figuras  : O prevaricador 1,  Gurgel, com os olhos vendados;   o  segundo  o  joca barbosa,  com  os  ouvidos tampados ;  e,  num  plano  mais  alto,  o  paradigma do "fim da corrupção" no Brasil:  roberto  jefferson.....berrando....

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de ed. não logado
ed. não logado

Carapuça

Concordo com a tese de que salvadores da pátria são genericamente ilusórios e perigosos.

(e viciam, criam dependência)

Mas isso até por culpa de quem se sente "em salvação".

Salvadores são sempre bons surfistas.

Mas que todo este bom texto do AA (embora corra o risco de uma leitura dinãmica) não insinue que Lula seja um deles.

Embora haja uma galera na praia que assim pensa, nem ele mesmo pensa assim.

Tanto que já passou a bola e ajuda a criar outros(as).

Grande presidente, me parece ter a consciência de que o Brasil depende de nós todos (até de seus opositores)

O país só precisa de quem ajude com boa liderança (*).

E não de quem mande tutele e atrapalhe.

 

(*) vejam só, como diria Bordis Cowboy, veio lá de baixo do baixo...

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Daytona
Daytona

Lula foi o anti-salvador da

Lula foi o anti-salvador da pátria, já que seu governo foi pautado pelo trabalho constante em prol do fortalecimento das instituições, vide o trabalho com a PF e outras instituições. Mesmo a política de indicações do Procurador-Geral demonstra o intuito de adotar um critério republicano em sua escolha, mesmo com o risco a seu próprio governo(Dantas e Gurgel nunca tiveram espírito republicano). De certa maneira, o governo Lula-Dilma buscou encaminhar o processo decisório ao próprio MP< de forma que a instituição tenha consciência de suas responsabilidades e escolha líderes republicanos. Vamos ver se Janot marca o início de um MP Republicano, após os anos nefastos de Brindeiro, Dantas e Gurgel, crias do pessoalismo hipócrita da UDN.

Seu voto: Nenhum
imagem de Motta Araujo
Motta Araujo

Lula nunca pousou de salvador

Lula nunca pousou de salvador da patria, é um politico excelente, realista, ajustado ao Pais.

O SALVADOR DA PATRIA fez pose de santo e Lula nunca compos esse personagem do homem puro, é um politico humano com virtudes e defeitos e nunca pretendeu ser campeão da moral, que é o personagem a que me refiro no post.

O SALVADOR DA PATRIA é sempre um farsante e mau carater porque ele encarna o que não é para poder dar o bote.

Os campeões da moral que conheci em minha longa vida nos governos em todos os niveis eram os mais corruptos e acanalhados, o distintivo de honesto no peito era um disfarce, alguns se encontam até em Tribunais de Contas ""fiscalizando"" os dinheiros publicos, um deles aparece a toda hora em fotos de toga e medalhas e foi um dos coordenadores da caixinha dos trens, ligadissimo a um governador tambem santo.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Verdade, MAA

Concordo (de novo):

Lula nunca pousou (ou decolou) de salvador.

Procurei reforçar seu (importante) alerta e ressaltar o entendimento de que Lula não está nesta (nem se propõe a).

Aliás, acredito que seu conhecimento e pensamento continuam podendo ser relevantes aqui.

E ultimamente, me parece, tem sido,

Aquele seu pequeno "gene perdido" frequentemente lhe atrapalha, mas parece que V.Sa. o está dominando bem.

Entendo que a maioria dos outros (genes) nos são comuns.

De minha humble parte, congratulações mantidas na sua também boa réplica.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

veri gude

muito bom

só discordo do tempo verbal na frase:

Os Estados Unidos eram o país mais corrupto do planeta

Pretérito imperfeito?

não, Presente: são!

Seu voto: Nenhum (5 votos)

'Entre a humilhação e a servidão, eu assumo o risco da luta'
José Genoino

imagem de Motta Araujo
Motta Araujo

Meu caro, os politicos nos

Meu caro, os politicos nos EUA são tão ruins como os nossos MAS as leis e a transparencia operam a favor de um comportamente bem mais regrado que aqui. Por exemplo existem em Brasilia 16.000 carros oficias para autoridades, em Washington há 5, campanhas politicas podem arrecadar quanto quiserem MAS sempre tudo registrado, não há necessidade de caixa 2 e corrupção se descoberta é crime de punição rapidissima, as pessoas são iguais mas as instituições são lá diferentes.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Quero parabenizar o AA. O

Quero parabenizar o AA. O Brasil vai amadurecer muito se os direitistas seguirem seu exemplo. Abandonarem de vez esse apego ao messianismo moralista (seletivo)

Muito bom ver um antipetista rejeitar esse discurso fácil e golpista e se preocupar seriamente em aperfeiçoar o sistema político.

A mesma coisa que eu falo, a questão da corrupção não é de pessoas, não se pode dar cheque em branco para ninguém. É preciso ter instituições fiscalizadores eficientes.

Mas aí o poder da mídia se esvai. Daonde vem, a não ser do fato de chantagear políticos? Com sua licença para assassinar reputações e para alçar outros a condição de vestais?

A imprensa não se interessa no aperfeiçoamento dos orgãos de fiscalização. Ela quer ser o unico fiscal da corrupção alheia

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Juliano Santos

imagem de snoopy
snoopy

amigos, caro a. motta araujo,

amigos, caro a. motta araujo, não vamos dar armas ao PIG... essa descrição serve para o presidente lula, e com certeza a oposição pode se aproveitar deste texto...

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de aliancaliberal
aliancaliberal

Araújo e o "caudilismo"

Araújo e o "caudilismo" sulamericano.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Ali-anta liberal. Tudo a ver.

Tome vergonha. E sumiço.

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de aliancaliberal
aliancaliberal

Mais esforço na

Mais esforço na próxima assertiva.

Seu voto: Nenhum
imagem de JorgeLuis
JorgeLuis

Qualquer análise minimamente

Qualquer análise minimamente baseada na realidade vai mostrar que Joaquim Barbosa não tem chances contra a Dilma. Se ele realmente sair candidato, vai ser devido apenas a seus delírios megalomaníacos de déspota todo poderoso.

Como vice do Aécio, mesmo resultado. Sem chances de chegar ao planalto. Além disso, não acho que JB tem vocação para vice. Ele gosta do palco principal.

Ele vai querer perder seus poderes de presidente (ou seria rei?) do STF para embarcar em uma aventura que não iria dar nenhum resultado pessoal, apenas talvez tentar garantir um segundo turno para a oposição midiática? Não creio.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de DanielQuireza
DanielQuireza

Perfeita a análise. A

Perfeita a análise.

A situação do atual farsante "salvador da patria" é quase que surreal.

É um sujeito tosco, com algumas qualificações técnicas e só. Porém a blindagem da mídia, aliada a leniencia do Governo, do PT e de seus pares no STF o colocaram quase que com super poderes. Nâo pode mais ser contestado. O senador Welington Dias do PT, ensaiou uma representação contra ele no senado, que poderia até resultar em impeachment só que não vai para frente, primeiro pelo "temor" de uma crise institucional, segundo, para não criarem um mártir.

E ai vão deixando o sujeito fazer o que quiser.

O que seria uma atitude correta dos demais ministros do STF neste momento ? Poderiam se juntar, em pelo menos 6 - que daria maioria - e conceder um HC ou algo do tipo, obrigando os presos a cumprirem os regimes que foram definidos. E ponto final. O que o ele iria fazer contra a maioria do colegiado ? Mas a verdade é que falta coragem e grandeza aos demais nomes do STF.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Dudu Cartucho
Dudu Cartucho

O sujeito tosco está se

O sujeito tosco está se desmoralizando dia após dia. Cabe a justiça e aos advogados e professores de direito enquadrá-lo.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de DanielQuireza
DanielQuireza

Infelizmente não cabe. O que

Infelizmente não cabe.

O que advogados e professores de direito vão fazer contra ele ? Nada.

Apenas seus pares do STF poderiam fazê-lo sem criar maiores crises.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

By by Barbosa

Quero ver o Pizzolato indo a julgamento na Italia. A tese de Gilmar e Barbosa não se sustentara em dois minutos. Adeus julgamento do século! E que caiam as mascaras.

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de Arthemísia
Arthemísia

Essa lição aprendi faz tempo,

Essa lição aprendi faz tempo, sabe onde? Dentro de igrejas, que no meu tempo tinham discursos moralistas ferrenhos. Aos poucos fui descobrindo que os mais moralistas - pastores inclusive - eram os mais safados, capazes dos piores comportamentos. Por isso, quando me voltei para a política, não fui procurando a pureza, embora ficasse feliz quando a encontrava.

Essa do controle institucional é a grande sacada do post. A corrupção grassa no Brasil numa forma tão miúda, que é impossível evitá-la na forma graúda. Quando falo em corrupção não estou falando de uma entidade, mas de um comportamento, uma prática social, um costume de um povo. Não existe corrupto individual.

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de nilo
nilo

RIDÍCULAS AS POSSES DE

RIDÍCULAS AS POSSES DE HONESTIDADES DE FHC, SERRA, AÓCIO E CIA. 

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de MThereza
MThereza

Nem mesmo os ospradores da

Nem mesmo os ospradores da operação mãos limpas na Itália ousaram confratenizar tão despreocupadamente com pessoas que pudessem vir a julgar. O jb é pioneiro!

Seu voto: Nenhum (7 votos)

ai ai ai...

parece que o A Motta Araujo escreveu isto inspirado na temerária possível candidatura de suposto impoluto(?) presidente do STF...

Seu voto: Nenhum (11 votos)
imagem de AlvaroTadeu
AlvaroTadeu

Barbosa pode comprar imóveis

Barbosa pode comprar imóveis onde quiser, até em Bangladesh. Mas inventar uma empresa que não existe e dar o endereço funcional, isso é crime. Todos sabem, mas não há procurador geral com aquilo roxo para botar o bom moço nos trilhos.

Seu voto: Nenhum (14 votos)
imagem de Zanchetta
Zanchetta

E se for um partido "SALVADOR

E se for um partido "SALVADOR DA PÁTRIA", o que fazer?

Seu voto: Nenhum (15 votos)
imagem de Cerebreta
Cerebreta

Capciosismo Tolo

Aí não se sabe, mas há quem queira trabalhar pela pátria, não "salvá-la".

Até us "trabalhador"(es) no nome,

E olha que apesar do (duro) trabalho já feito, há muito ainda por fazer.

Mas é melhor trabalhar do que blablablár.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de JorgeLuis
JorgeLuis

Tipo "Rede"?

Tipo "Rede"?

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de Marly
Marly

Tipo Rede Itaú Natura?

Tô FORA!!!!!!

Seu voto: Nenhum (4 votos)

São todos comprovadamente desonestos e dissimulados

Seu voto: Nenhum (9 votos)

 

...spin

 

 

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.