O fator Eduardo Campos-Marina Silva

Que não se menosprezem as possibilidades de Eduardo Campos nas próximas eleições presidenciais. Não é favorito; mas tem potencial de crescimento.

Campos é o patinho feio, com baixíssima exposição, enfrentando a visibilidade de Dilma Rousseff – por ser presidente – e de Aécio Neves – por ser o atual candidato dos grupos de mídia.

Ocorre que até agora nem Dilma nem Aécio lograram entusiasmar os eleitores. Vota-se em Dilma pelo temor do que poderia ser o Brasil com Aécio; e vota-se em Aécio pelo temor de um segundo mandato de Dilma.

A exposição pública não tem sido positiva para os dois. É provável que aumente seus índices de rejeição. É por aí que se abre espaço para Campos, por ser o candidato com menos resistência junto aos eleitores de Dilma e de Aécio.

Vamos jogar alguns pontos de análise em relação a dois tipos de público: o povão em geral e os grupos de interesse.

O povão

Move-se por efeito manada e muito mais por impressões do que por informação objetiva.

A influência dos grupos de mídia é mais restrita à classe média do sul sudeste. E influencia muito mais pela manipulação de ênfases e de imagem.

Ou seja, mais do que conteúdo, a mídia tenta configurar uma personalidade pública para aliados e adversários, enaltecendo as virtudes dos primeiros e os defeitos dos segundos. Mas não tem controle sobre o resultado final.

Para ser eficaz, há a necessidade da campanha ter aparência jornalística, ter o “gancho”, refletir o evento do dia anterior. Com isso, não tem o mesmo controle que teria em uma campanha de marketing planejada.

Entendido isso, vamos conferir como os dois candidatos favoritos estão se saindo.

Junto ao povão, Dilma tem que superar a imagem de mal humorada, truculenta e teimosa que lhe foi pespegada pela mídia (e por seu estilo); Aécio, a imagem de playboy sempre propenso a espertezas.

Do lado de Dilma, a Copa serviu para enfraquecer o protagonismo político e expor ainda mais a falta de espírito público dos grupos de mídia. A mídia se desqualificou junto ao seu próprio público e demonstrou, de maneira ampla, a manipulação das informações contra Dilma.

Mas essa derrota dos grupos de mídia não arrefeceu a imagem pessoal de durona de Dilma.

A partir do momento em que foi exposta a baixarias e, depois, teve o reconhecimento público do trabalho de organização da Copa, era hora de Dilma relaxar, recolher-se à sua posição de primeira mandatária vitoriosa (e incompreendida) e observar com espírito superior a derrota de seus adversários. A celebração do sucesso viria por si só. Em vez disso, Dilma saiu a campo auto-louvando-se. E, no final da Copa, exibiu um mau humor inconcebível para o momento de maior visibilidade de todo seu mandato. Não se trata de pecado mortal, mas de mais arestas que reforçam a imagem negativa.

Do lado de Aécio, a dobradinha com a mídia tem-lhe sido nefasta.

É inacreditável o primarismo das estratégias na parceria tucano-midiática. Aécio se vale do mesmo estilo de José Serra, de criar uma frase de efeito por dia, para justificar a manchete do dia seguinte.

Durante dias Aécio apareceu em fotos explorando a Copa do Mundo. Depois da derrota, acusa Dilma de explorar a Copa. Tudo isso sendo testemunhado por milhões de brasileiros.

Esse tipo de esperteza não passa despercebida do povão. E mesmo nas fotos – com toda benevolência da mídia – sempre transparece o sorriso irônico, de quem está planejando a próxima sacanagem, não a do rapaz de boa família de bem com a vida.

Os grupos de interesse

Vamos analisar dois extremos: movimentos sociais (e simpatizantes de políticas sociais) e meio empresarial.

Do lado de Dilma há duas críticas mais fortes. Dos movimentos sociais, pela insensibilidade de Dilma em relação aos movimentos organizados. Do lado empresarial, a excessiva centralização e teimosia da presidente e os erros na condução da política econômica.

Em relação às políticas sociais, Dilma tem a seu favor compromissos reiterados em favor dos excluídos não-organizados.  Não existe nenhuma dúvida sobre seus propósitos desenvolvimentistas, as medidas que tomou no âmbito do crédito subsidiado, das isenções fiscais, das políticas de conteúdo nacional. Critica-se nela a forma, não o conteúdo.

Mas ela não dá mostras de mudar o estilo de governar em caso de reeleição. Mesmo entre aliados, há o temor de que sua vitória implique em mais centralização e mais autossuficiência em um momento de transição particularmente delicado.

Do lado de Aécio, a certeza de que em seu governo o mercado se apossará totalmente da política econômica. As entrevistas de Gustavo Franco, Pérsio Arida, Armínio Fraga parecem planejadas pelos adversários. As prioridades únicas são a privatização da Petrobras, a independência total do Banco Central, a internacionalização da economia. Falam para convertidos, esquecendo-se dos eleitores. Não tem nem a malandragem de esconder os propósitos.

Para os movimentos sociais, um governo Aécio é visto como um desastre. Para os empresários da economia real, visto como a volta ao rentismo em sua forma mais ampla. Para o público em geral, não consegue passar a imagem de um político não-convencional, contra conchavos e políticas menores ou com um projeto de país mais sofisticado.

Some-se o fato de que seria refém absoluto dos grupos de mídia, em um momento em que a campanha anti-Copa escancarou a falta de compromisso público desses grupos.

Os fatores pró-Eduardo

Por todos esses fatores, a candidatura de Eduardo Campos-Marina Silva poderá ser beneficiada pela adesão tanto dos que desejam a continuidade, mas sem Dilma; quanto dos que desejam tirar Dilma, mas se desencantam com a falta de propostas e de postura de Aécio.

Para alguns segmentos, Campos representaria a continuidade com boa gestão e, com Marina, os novos caminhos. Ficaria melhor na foto se disfarçasse a bronca pessoal que dedica a Dilma.

Possivelmente esse vento a favor será insuficiente para garantir-lhe a vitória. Indica apenas que tem bom espaço para crescer no primeiro turno. Dilma e Aecio permanecem favoritos para um eventual segundo turno.

Luis Nassif

145 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Campos meteu os pés pelas

    Campos meteu os pés pelas mãos, agora vai amargar uma dupla derrota. Marina vai jogar contra e ele vai sair menor do que entrou.

    Campos faz campanha pela direita, disputando o eleitor de Aécio. Bola fora.

    Se ele polarizasse pela esquerda, conseguiria os eleitores progressistas descontentes com o PT ( que são muitos ).

    Campos? De onde menos se espera é dái que não vai sair nada mesmo.

     

  2. Você tá certo

    Já achei que a candidatura do Roberto Campos fosse ficar atrás da do Pastor Clodoaldo, mas esse artigo me trouxe de volta à realidade: vai ser pau a pau. Mas continuo apostando no Pastor.

    Acho que na hora do vamos ver os votos do Roberto Campos irão em maior grau para o Aócio e em menor para a Presidenta. Os votos do Pastor independem de candidato. Pertence a ele no primeiro turno. São votos pessoais.

    Conclusão: Bora, Pastor.

  3. Eduardo Campos.

    O Eduardo Campos perde no Nordeste para a Dilma. Eu sou Dilminha e não abro. Agora gostaria de ver o Eduardo no segundo turno. O PSDB é retrocesso certo.

    1. Campos.

      Penso o mesmo. Aécio representa tudo o que há de mais podre na política brasileira, penso que num eventual segundo turno com Campos-Marina poderão ser discutidas idéias e planos de governo em favor do Brasil e consequentemente dos brasileiros, já num segundo turno com Aécio haverá bastante dificuldade de discutir o Brasil amplamente, pois Aécio só reforçará no eleitor a imagem de um Serra sorridente e rasteiro, como aconteceu na eleição passada.

  4. E Campos terá visibilidade em

    E Campos terá visibilidade em 3 meses, com tempo de propaganda eleitoral de 1 min, contra 11 de Dilma, 4 de Aécio e o mesmo 1 min de Pastor Everaldo e de Eduardo Jorge?

    Má vontade do eleitorado com Dilma e Aécio, apenas?

    Campos não teve avanço algum desde que lançou a sua candidatura, mesmo com a diminuição das intenções de votos brancos e nulos.

    http://s2.glbimg.com/F3fjApi5fUlrm0Ic_awngcHzVUA=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2014/07/03/datafolha3_-_3_de_julho.jpg

  5. sem autor
    Que não se

    sem autor

    Que não se menosprezem as possibilidades de Eduardo Campos nas próximas eleições presidenciais.

    nem eduardo nem marina sao vistos como alternativas governo, sao cacareco, substituto do voto nulo, dos muristas que votam sem compromisso de assumir posicoes, etc,,, 

    É por aí que se abre espaço para Campos, por ser o candidato com menos resistência junto aos eleitores de Dilma e de Aécio.

    como nao é visto como alternativa tambem nao tem rejeicao, se vier a ser tera batecao so ai que podemos afirmar seu grau juntos aos dois blocos, hoje é nada como nada, nada de rejeicao ou aceitacao,,,,meio obvio

    candidatura de Eduardo Campos-Marina Silva poderá ser beneficiada pela adesão tanto dos que desejam a continuidade, mas sem Dilma; quanto dos que desejam tirar Dilma

    nao existe hoje nada que leve a crer que continuidade tenha alguma relacao com marina ou eduardo campos,,,, nadica de nada, incluindo tanto rejeicao por parte da militancia petista pelas “traicoes”, ex 45 min do segundo tempo p pref de BH e rompimento com pref recife com adesao aos oposicionista tradicionis locais ou suas frentes com tambem opositores tradicionais do gov lula e dilma, caido, bounhouse, etc,,,,quanto a boa gestao náo é uma marca teria que ser criada por outro lado tem varios pontos negativos a ser batido, porto, precatorio, menor indice de evolucao em educacao do nordeste, saneamento basico recife, etc, etc,,,

    no quadro atual, so lhe sobra “collor II”, unica chance real de eduardo campos seria uma rejeicao grande ou invibilidade de aecio como aconteceu com mario covas em 1989, ai sim, o sistemao imprensa, justica, ministerio publico, etc, podem abandonar aecio e tentar campos, fora disso, hoje,,,, so um cacareco, voto de protesto como de marina em 2010,,,

  6. Não existem candidatos mais

    Não existem candidatos mais amorfos do que Eduardo Campos e Marina Silva. Falam pelos dois cantos da boca. Tentam entrar na brecha dos outros dois candidatos quando lhes é interessante. O plano real é bom e Lula também é bom. Política vagabunda e da mais rasteira onde brilha o Pmdb. Ideologia nem pensar.

    É um perigo um governo na mão de qualquer um deles pelo imponderável que representam. A Marina, além disso, tem um que de predestinação, de santidade, de Antonio Conselheiro.

    O estranhamento com Dilma talvez venha de sua autenticidade, o que é novo na política brasileira. E não é isso o que estávamos procurando nas nossas figuras públicas?

     

    1. Por outro lado, ninguém

      Por outro lado, ninguém melhor do que  Aécio, ou Campos,  para fazer os ajustes amargos que o Basil precisa, e  Lula em 2018 receber  redondinho na boca do gol e com o goleiro lá no meio do campo

      1. Redondo como?

        “F” como recebeu de FHC em 2002? Lula não tem mai idade para salvar o país de novo. Prefere Dilma e receber normalizado como entregou a Dilma

  7. O potencial de crescimento do casal blablarino

    Vão crescer (principalmente aqui no Nordeste) como rabo de cavalo…pra baixo.

    Vão levar uma surra que toda vez que lembrar…choram.

    Essa “dupra” é mais fraca que coice de sapo.

    Anotem o que afirmo e depois me cobre.

  8. Vamos resumir…

    Vamos resumir para o pessoa do site. As pessoas votam em Dilma porque não querem ver o país novamente destruído como já ocorreu no finado desgoverno do privateiro FHC e sua trupe. As pessoa votam em Aécio porque primeiro, perderam privilégios aos longo dos quase 12 anos de PT (hoje disputam com pobres e pretos as vagas nas universidades, os empregos públicos, os saguões dos aeroportos nacionais e internacionais, os shoppincenters, os carros novos, as casas novas, os eletrônicos e eletrodomésticos etc). É duro ser “Elite” coxinha no Brasil. E segundo, votam ainda em Aécio porque são anafabetos funcionais doutrinados pela Veja e pela Globo. Finalizando, as pessoas votam em Eduado Campos e Marina porque compartrilham com ambos o ódio e a inveja de ver um país muito bem governado, para os que mais necessitam, estar nas mãos de um semi-analfabeto de quatro dedos e de seu poste amestrado.

    1. Um mais muito bem

      Um mais muito bem governado?

      Mas pera.. eles estão concorrendo as eleições no Brasil, certo ? Você esta falando de qual pais?

    2. Quanta bobagem

      Destuído onde sua a-n-t-a? Vc esqueceu que o FHC derrotou o lulla duas vezes no primeiro turno? Veja de onde o país veio e, como foi entregue ao lulla. Ele teve méritos sim, com as políticas de transferência de renda mas, se não houvesse FHC não haveria de onde tirar esses recursos. O que me diz da privatização dos aeroportos? O governo PT teve temo suficiente de prepará-los para a copa do mundo mas não fez nada para, aos 45 do segundo tempo, poder privatizá-los. Não confunda política com religião. Tem gente que, se pegar um petista com a mão dentro do cofre, ainda vai jurar que eles estão colocando $$$ lá dentro.

      1. Se eu pegar um petista com a

        Se eu pegar um petista com a mão no cofre, não vou jurar que está colocando $$ lá dentro. Mas, se pegar um político do PSDB ou do DEM , poderei afirmar com certeza que ele está retirando o $$$$.do cofre e mandando para a Suíça ou qq. paraíso fiscal.

      2. Destuído onde sua a-n-t-a? Vc

        Destuído onde sua a-n-t-a? Vc esqueceu que o FHC derrotou o lulla duas vezes no primeiro turno?É verdade!!! Tai um bom nome para o PSDB volta aos bons tempos, FHC o fantasma mor do passado desprezado ate em seu proprio ninho, so que esqueceram de avisar aos trolls. Hoje FHC como candidato a vitoria do adversario seria por W.O… nem mesmo o FHC teria coragem de vota nele.

  9. Eduardo Frankenstein.

    Dilma é Lula e Aécio é FHC.

    O eleitor escolherá um dos dois modelos.

    E por que não optará por Eduardo Campos?

    Porque Eduardo é mais uma indefinição que um candidato que o eleitor reconheça como a opção entre dois extremos.

    Eduardo não é a terceira via, o equilíbrio entre Dilma e Aécio, essa é Marina.

    Eduardo não é o voto de protesto ou de galhofa, esse foi Enéas.

    Isso porque de que Eduardo estamos falando?

    Do Eduardo que forma chapa com Marina Silva mas mantém com ela várias divergências, principalmente em relação ao agronegócio e cujos partidos vivem às turras?

    Do Eduardo que ataca Dilma mas é grande admirador de Lula?

    Do Eduardo amigo e adversário de Aécio?

    Do Eduardo nordestino, porém, branco de olhos azuis e ligado as elites?

    Do Eduardo socialista mas que corteja o empresáriado?

    Eduardo não é nada porque quer ser um pouquinho de tudo. E, se é para o eleitor votar em nada, as melhores opções são o voto branco ou nulo.

    1. Estamos falando de uma opção

      Estamos falando de uma opção que o povo conhece as origens.

      Quantas vezes o nome de Eduardo Campos apareceu metido em tramóias?

      Diga-se dos demais, quantas mesmo?  Não dá para contar.

      Na política, uma coisa é o modo de ver e administrar, outra coisa é admiriar o que foi bem feito ou se amigo do adversário “político”.   Sera que não dá para separar as coisas?  Será que nã dá para entender?   Não são inimigos, são apenas adversários políticos.

      1. Não lembram ou não sabem por

        Não lembram ou não sabem por dois motivos. Primeiro, porque ele começou cedo, com o escândalo dos precatórios quando era secretário da fazenda de MIguel Arraes. Segundo, porque ele controla todo o Tribunal de Contas de Pernambuco, do qual saem os auditores-candidatos do PSB em Pernambuco. Até agora já foram três (que eu saiba).

  10. Nem pensar ! É inviável essa chapa Cobra com Jacaré não nasce na

    nadas!

    Á Elite Rentista e entreguista tá com Aécio.

    O Povão, ao contrário deste artigo,teca e m consciência polítiica e vota de acordo com seus interesses: Dilma na cabeça..

    A classe Média está em disputa.Ela é multifcetária.

  11. Perguntas que não calam:

    Perguntas que não calam: Aécio realmente quer a Presidência da República, haja vista a falta de brilho “nos olhos” e a postura errática, como demonstram seus pronunciamentos? Eduardo Campos sabe de suas chances reais e efetivamente está visando à 2018? Ainda sobre Eduardo Campos: qual será o impacto de suas alianças estaduais, principalmente em São Paulo (com o PSDB) e no Rio de Janeiro (com o PT)? Qual o real peso da presença de Marina Silva compondo chapa com Eduardo Campos?

    Aliás, não tem como analisar as eleições de 2014 sem olhar para 2018, a relação é muito maior do que se imagina.

    1. 2018 é a única certeza: Lula.

      2018 é a única certeza: Lula. É isso que leva tudo ao desespero. Campos e Aécio estão na sua única chance na vida e o perigo disto é um renunciar em favor do outro.

  12. Avaliação para “povão” mesmo!

    Ocorre que até agora nem Dilma nem Aécio lograram entusiasmar os eleitores. Vota-se em Dilma pelo temor do que poderia ser o Brasil com Aécio; e vota-se em Aécio pelo temor de um segundo mandato de Dilma.

     

    ·         Entusiasmar eleitor?

    Dá a impressão que estamos selecionando entre dois concorrentes num show de calouros!

    ·         Votar em Dilma pelo temor em Aécio?

    Quem vota em Dilma vota no PT e aprova o atual governo, seja o concorrente que for.

    ·         Votar em Aécio por medo a um segundo mandato da Dilma?

    Nada disso, serão os tucanos e os anti PT convictos.

    ·         Abre-se espaço para Campos?

    Espaço estatístico? Votar é tão simplista como isso? Do tipo, não gostei da Argentina nem da Alemanha, vamos com Holanda então?

  13. Pitaco por pitaco, vai o meu:

    Dilma 62% no primeiro turno. Com cara feia e tudo.

    Agora às devas: se for 50,01% já tá de bom tamanho.

    Se eu tivesse essa característica mãe Dinah, estaria rico.

  14. Traíra

    O Eduardo Campos vai ser estigmatizado por trairagem. O eleitor não vai entender porque ele está traindo Dilma e o PT. Nas pesquisas em PE isso já está cristalizado.

  15. VOTAR CERTO

    Não é que a Dilma seja ruim, ela até que tem feito um bom governo, o pais esta evoluindo, mas falta mais força, ela precisa desligar-se do PT, ficar mais independente, mesmo com o risco do PT bloquear as ações dela, mas valeria a pena mostrar ao pais sua força e independencia. O que é certo, que seja votado, o errado, os deputados mostrem ao povo.

    Já o Eduardo Campo, é um político centrado, inteligente, comprometido e tem bastante capacidade para por o pais nos  trilhos.  É uma boa opção.

    Desta vez teremos dois candidatos competentes para escolhermos entre os dois, Dilma x Eduardo, pois o Aécio, pelo que escuto em MG, nem lá votarão nele.

     

    1. Se ele não conseguiu colocar

      Se ele não conseguiu colocar Pernambuco nos trilhos, como exatamente fará isso pelo país? E quem disse que o país saiu dos trilhos?

    2. Os pernambucanos…

      Pelo que escuto dos pernambucanos, também jamis votaria nesse netinho.  Diga-me com quem andas que te direi que és! Daí, Eduardo não me engana. 

       

  16. Uma imagem…

    A seleção de fotos para esta postagem já comunica o “wishful-thinking” do texto.

    Mas que a Dilma podia dar uns sorrisinhos, isso é verdade, ainda mais na final da Copa!

    1. Só se fosse falsa como a maioria dos políticos!


      E ela não é falsa! Sabia que estava alí, cercada de brasileiros hipócritas que iriam vaiá-la. Brasileiros que escondem suas caras no meio da multidão para mostrarem suas entranhas sujas e línguas imundas. Ela não é falsa!  MAS É CORAJOSA! Não foge à luta como os mauricinhos netinhos, sem dúvida alguma fugiriam, pois são covardes e se escondem junto com seus medíocres seguidores, atrás de e-mails apócrifos e tão sujos quanto eles. VIVA A HONRADEZ E A CORAGEM DESTA BRASILEIRA que merece o respeito das pessoas conscientes e de bom senso desse nosso Brasil!

      1. Mas e eu?

        Prezado, a Dilma apareceu ali para mais de um bilhão de pessoas, inclusive eu. Custava dar um sorrisinho pra mim, que votei e votarei nela? A matilha ladra, mas a caravana passa…

  17. Quando vi a cara fechada da

    Quando vi a cara fechada da Dilma na final do maracanã, me veio a cabeça que ela poderia bater um papo com o marqueteiro da seleção alemã. (Ou alguém acredita tudo aquilo é espontâneo?)

    1. Vão falar mal de qualquer jeito.

      Se ela estivesse com uma cara alegre diriam que ela estava fazendo pouco caso da derrota da seleção brasileira…

      Se demorasse para entregar o troféu diriam que ela estava queredo aparecer mais que os jogadores…

       

      1. Sou sua fã!

        Adoro seus comentários. Sempre batem com o que eu penso. Aliás muitas vezes gosto mais dos seus comentários que dos “posts” do Nassif! 

    2. O Outro lado

      Eu tambem notei isso, mas fiquei pensando: que cara eu faria se estivesse num lugar daquele, sabendo de antemao que daqui a alguns minutos iria ouvir um coro de milhares de pessoas me mandando tomar naquele lugar? O Lula que e’ o Lula nao teve coragem de ir ao estadio – e quando era presidente se negou a cumprir o protocolo depois de tomar simples vaias…

      1. Campo inimigo

        A princioal ênfase do governo Lula foi o social, aliviando a miséria do povão. Um estádio da Copa, com qualquer jogo, seria território inimigo p/ o Lula, bem como p/ a Dilma, haja vista a presença maciça de torcedores das  classes “a” e “b”. Só sendo muito burro p/ se expor assim, em troca de nada. No lugar dele, você iria a um jogo desses?

        1. Nao sei

          Nao sei se “eu” iria. Mas o Lula foi o artifice da Copa e acho que deveria ter ido, nem que fosse apenas para apoiar a Dilma ou dividir a vaia. Mas tanto faz, nao foi esse o meu ponto.

          Se nao ficou claro, eu estava era elogiando a coragem da Dilma de ter ido e dizendo que a “cara feia” seria normal nessa situacao.

    3. Eu não me engano fácil assim!

      Prezado Mauro,

      Com a tecnologia das câmeras fotográficas de hoje, bem como os equipamentos e softwares de edição de imagens, fica fácil achar uma cara de qualquer coisa em qualquer um. Ou você acha que a mídia golpista não manipula as imagens da Dilma para isso? Dá até para fazer isso com uma câmera de celular!

  18. É possível…

    E entendo que o artigo aponta um vazio provocado pela falta de carisma da Dilma e por uma série de erros estratégicos de aécio Neves (além da sua visível falta de argumentos). É nesse vácuo que o autor aponta uma oportunidade de crescimento de Eduardo Campos.

    É possível. Mas é possível porque tudo é possível, não porque o candidato do PSB tenha algum mérito especial. Aliás o Eduardo Campos tem sido ele também um vazio de idéias, de propostas e de carisma.

    Dos três, acho que a Dilma leva grande vantagem por representar um projeto político vitorioso e por poder apresentar um enorme conjunto de obras e realizações que foram ocultados pela imprensa, mas serão certamente apresentados no horário político. O contraste com os outros candidatos, que nada tem a apresentar, será flagrante.

    Mas isso é apenas minha opinião. Tanto o que eu acho, quanto o que o texto do post especula são apenas possibilidades ainda.

    1. (Uh…  nao conte pra ninguem

      (Uh…  nao conte pra ninguem que eu te disse isso, mas o ponto de crescer a bola de Campos eh se livrar de Aecio e ter uma oposicao mais “de vera” do que o PSDB, e idealmente crescer tanto que Marina vai desaparecer por seus proprios meritos no cemiterio das terceiras-vias inviaveis.  Nao que Aecio tenha condicoes de vencer:  ele nao tem projeto de pais.  Eduardo Campos pode ter projeto decente ainda, algum dia, eh so mostrar os resultados no proprio estado sem mentir -coisa que Aecio nao pode nem pensar em fazer.

      A esse ponto, o Nassif ta certo, eu tambem acho que Campos tem mais futuro que Aecio.)

  19. Ele tem ótimas chances nas

    Ele tem ótimas chances nas próximas eleições… Desde que transfira seu domicílio eleitoral para o sudeste.

    Caso contrário, sem chances.

    Aliás, ele pode fazer alguma manobra equivalente: ser vice de algum candidato do sudeste e vice-versa.

    Seja lá como for, deve se aproximar muito da região mais populosa do país.

    1. (Isso seria suicidio certeiro

      (Isso seria suicidio certeiro para a carreira ainda-nao-decolada de Campos!

      Quem seria esse “candidato do sudeste”?!?!  Quais seriam eles?  Porque um governador relativamente bem pensado em seu proprio estado se tornaria “vice” candidato de algum sudestino?!)

  20. astucia

    Esta candidatura do Campos é pura astucia do Lula ele sadbe que Campos tira votos do Aecio é simples assim os dois se reuniram pouco antes do Campos se decidir ser candidadto.

      1. Ufffff até que enfim aluém que

        lê e interpreta a leitura. Tudo é possível, nada é descabido. Quanto a quem ele apoiaria, se for filho biológico do grande Chico Buarque, e é muito parecido; não se pode esquecer que Marina é do Acre e no Acre abunda a peroba, madeira nobre da qual se extrai um óleo vegetal muito fragrante, Então ele e marina passariam esse óleo na cara para ficar uma cara de pau lustrosa e iriam procurar a Dilma, reatar os laços esquerdistas que os unem e pimba! Elege-se Dilma novamente rsss.

  21. Eu vou votar na Presidenta

    Eu vou votar na Presidenta DILMA por convicção!

    Não é por falta de opção, que fique claro.

    O Governo DILMA é ótimo. A presidenta tem qualidades inquestionáveis para mim: é uma pessoa honesta, séria, trabalhadora e competente no que faz!

    Distribuição de renda, programas sociais e educacionais, infraestrutura, índices de emprego elevados, aumento salarial real, proteção ao consumo de massas, ascensão social continuada de milhões e milhões de brasileiros em meio a maior crise do Capitalismo mundial não é para qualquer Governo.

    Em 2014 vou de DILMA de novo e sem medo de ser FELIZ!

     

     

    1. Estou com Dilma e o PT de

      Estou com Dilma e o PT de ponta a ponta. Não estou votando para miss simpatia, não moro com ela pra me incomodar se ela está bem ou mal humorada. É Dilma de novo, com a força do povo e sem medo de ser feliz!

    2. Também sou sua fã!
      Oi Alexandre! Vou fazer como a comentarista que se declarou fã de outro comentarista. Adoro seus comentários, leio sempre com muito interesse. Você é informado e inteligente, parabéns! Aliás, desconfio que você seja filho de um casal amigo que morou em Sorocaba. Tudo de bom para você!

  22. Dudu aumenta a chance se

    Dudu aumenta a chance se  espalharem para  valer  que é  filho de  Chico Buarque. Arraes ,mesmo, ninguém sabe quem  é.   Vai impressionar quem  e com que programa? O mesmo de Aécio?

    Além das fronteiras  nordestinas de Pernambuco torna-se ilustre desconhecido.

    E olha que Lula não entrou em campo,(sem trocadilho),ainda. 

    Quando  subir no palanque  e  denunciar toda a patifaria desde o  Mensalão ao ” Não Vai ter Copa”,o que dirá  a oposição?

    Vai perder  seus escasso minutos  tentando explicar. E o PIG? Vai revelar-se como veículo anti – governo federal e pró

    qual deles?

    E Dilma,quando apontar o dedo acusador para os  fraudadores  da opinião pública como reagirão?

    A munição  do PT e da situação é bem mais eficaz e letal do que a da oposição.

     

  23. com eduiardo campos, a

    com eduiardo campos, a vitória da dilma no segundo turno será mais f´cil…

    mas acho que o fla-flu vai cpntinuar,

     como disse noutro comentário, a disputa é entre o constante crescimento ubclusivo dos últimis 12 anos ou a volta do atraso e da estagnação – vide espanha etc de onde o psdb busca seus exemplos para matar de fome a maioria e engordar os cofres dos financistas….

  24. Para mim a grande surpresa,

    Para mim a grande surpresa, não que vá ameaçar a Dilma ou o Aécio, será a Luciana Genro. Ela vai apresentar um discurso bem focado na juventude que foi às ruas : liberação da maconha, do aborto, auditoria na dívida interna e externa, revisão das privatizações, casamento gay, piso salarial para professores, etc.  Vai fazer muito voto junto a turma do voto em branco ou nulo. A turma do ” contra tudo o que está aí”. Já o Eduardo Campos, me perdoe o Nassif, é um Aécio de olhos azuis. O mesmo discurso e a mesma postura de senhor de engenho. E , mesmo a tal nova política , da Marina, já foi prá calendas gregas com as alianças feitas pelo candidato. Eu acho que a Dilma se reelege, a não ser que aconteça alguma catástrofe no País. 

  25. Dilma Presidenta Sim

    O Brasil segue em frente , e, em outubro votarei sim, para que Dilma siga presidenta . Nosso país mudou após o Governo LULA , acredito que a cultura assim como a Educação bem como as políticas sociais deram um salto, problemas sim, temos, faz parte de um país que segue em frente. Estamos firmes para que a covardia não se faça presente e que os que se aproveitaram do Governo não consiga o que querem , acho perigoso certos pensamentos. vamos num pensamento de que ainda é a vez do povo. Não podemos voltar aos tempos dos generais . 

     

  26. Campos por terceira via…

    Com meu pedido de desculpas, Nassif, mas ao ler seu texto imediatamente o liguei à coletiva da Comissão Técnica da CBF- Seleção Brasileira quando o inefável Carlos A. Parreira (nego-me a dar-lhe nome completo por xarazia que não quero) leu a tal carta da Dona Luísa. Que devaneio achar que Eduardo Campos pode ser terceira via de alguma coisa com áreas tão bem delimitadas de um e outro lado entre Dilma e Aécio e ainda mais com a sua falta de biografia nacional, exceto o fato de ser como Aécio neto de alguém importante. E, pior, protagonista da mais clara traição aos parceiros que o conduziram no governo Pernambucano. Acredito mesmo que Campos seja boa terceira via para um Sérgio Cabral da vida…

  27. Eu acho que existem dois

    Eu acho que existem dois Nassifs. Um deles arrebenta quando analisa friamente a política econômica, aponta erros e sugere caminhos. Mas há também o outro, aquele que escreve com o coração. E é aí que sinto que derrapa. Penso que o que ele aponta como falhas, fraquezas de Dilma, são também qualidades. Não compactua com o erro, trabalha pra cacete, não é “política” no pior sentido da palavra (ou seja fala o que pensa, não enrola) e há muita gente que gosta dessas qualidades, eu entre elas. Já com Aecio e Dudú Campos, o problema é outro, falta de caráter mesmo. Tudo isso piorado ao defender um programa neoliberal de péssimas recordações entre os brasileiros e que já foi para o saco com a crise de 2008.

    1. “Eu acho que existem dois

      “Eu acho que existem dois Nassifs. Um deles arrebenta quando analisa friamente a política econômica, aponta erros e sugere caminhos. Mas há também o outro, aquele que escreve com o coração. E é aí que sinto que derrapa”:

      Eu nao acho, eu tenho certeza absoluta que existem varios “marios latinos”.  Inclusive porque voce tem essa familiaridade toda com o que ele escreve e ninguem jamais ouviu falar de voce antes.

      Tome um chazinho de simancol, ok?

      1. Olha, Ivan. Realmente não

        Olha, Ivan. Realmente não tenho participado muito do blogue com comentários, ultimamente, mas sempre leio e seus comentários são sempre sagazes. Talvez por isso estranhei essa agressão gratuita. E o que comentei é o que eu realmente penso sobre Nassif e este post. Abraços

  28. Em tempo. Me esqueci de

    Em tempo. Me esqueci de comentar as fotos colocadas na matéria. Se a matéria não estivesse assinada pelo Nassif  eu juraria que era uma matéria do Globo ou da Folha. A implicância com a  Dilma está ficando “dilmais” . Já que os dois mancebos estão sorridentes , bem que poderiam ter colocado outra foto da Dilma, não é? Tem inúmeras dela sorrindo. 

    1. Só que infelizmente a foto

      Só que infelizmente a foto que a simboliza não é sorrindo.

      Por que será que ela ficou de cara feia e fechada na final da copa, principalmente ao entregar a taça ao capitação da Alemanha ?

      Atitude inaceitável e injustificável.

      1. PRA QUÊ BAJULAR?

        SE ELA SORRISSE, DIRIA QUE ESTAVA FESTEJANDO A VITÓRIA ALEMÃ. DURMA COM ESSAS ANÁLISES BESTAS….ELA AGIU CORRETO…TEVE EDUCAÇÃO, MAS SEM BAJULAÇÃO.

      2. Daniel, não simboliza pq. a

        Daniel, não simboliza pq. a mídia somente coloca fotos dela séria. Quanto ter ficado de cara fechada na final da Copa não vejo nada de mais, afinal ela sabia que ia ser vaiada e xingada, como aconteceu. Qual pessoa não ficaria séria diante dos xingamentos ? 

      3. Pode ser que eu esteja

        Pode ser que eu esteja enganada. O que percebi na hora da entrega do ouro e da taça é que houve uma embolação no meio do protocolo e Dilma foi meio que afastada, depois mudaram de idéia e a taça passou de um para outro rapidamente e ela entregou ao capitão da seleção alemã. E depois ficou sozinha, visivelmente perdida entre os afagos dos dirigentes e os jogadores. Revejam a cena, se puderem.  Isso já no meio de vaias. As vaias ela já sabia que iria ter, mas o protocolo da FIFA foi horrível.  Então diante disso, mau humor foi pouco, qualquer um estaria fula da vida.

  29. O fator Eduardo Campos-Marina Silva

    Nassif, me explique uma coisa:

    em 16/06/14 em seu post: Para entender o desgaste do governo Dilma.

    você afirma que entre os fatores de responsabilidade do governo, “O maior deles foi o amplo descuido para com a opinião pública – a opinião pública ampliada e os grupos organizados da sociedade – e uma política de comunicação amorfa. Essa inércia permitiu que os grupos de mídia jogassem sozinhos em campo.”

    Agora diz que ela deveria relaxar, recolher-se, ao invés de auto-louvar-se.

     

    Como pode isso?
     

  30. Luciana Genro pode ser os 7×1
    Conforme se aproxima a campanha eleitoral os três principais candidatos se esquivam dos temas polêmicos, e ficam em cima do muro. Enquanto isso, Luciana não se prende a dogmas religiosos e vais explorar os assuntos que poderiam gerar votos em branco ou abstenções.

  31. Domingo eu estava falando

    Domingo eu estava falando exatamente sobre isso. Se der segundo turno entre Dilma e Campos-Marina, vai ser duro a Dilma ganhar, pois contra o aócio, uma maioria significativa que vota em campos, não votaria em aócio. Mas, campos-marina, “o novo”, que já vem sempre velho, não indo para o seguundo turno, os que votaram em campos-marina, dificilmente votariam em aócio. O aócio, terá o mesmo número de votos que o serra, porque quem vota nesse midiático oco que tem como aval, o intolerado pelo povo brasileiro, fhc, são os antipetistas, analfabetos funcionais da classe média, os raivosos, os que odeiam tudo que beneficie o povo. Tenho conversado com pessoas do povão para ter uma ideia e, nem eles optam por aócio=fhc, alguns firmes com Dilma Lula e outros, campos-marina porque o PT “está corrupto”, mas não negam que melhoraram de vida graças ao LULA e, se fosse o Lula a concorrer, afirmaram que votariam nele, sem dúvida. Portanto, pela primeira vez(confesso, com nojo) torço para o aócio ser o que disputará um possível segundo turno com a Dilma.

    1. Menos né. O Eduardo Campos é

      Menos né. O Eduardo Campos é o novo Collor da vez, que não vai mais funcionar (o PiG perdeu a mão), e a Marina Silva é o Beato Salu do Roque Santeiro, é engraçado na novela (abraçado na cruz e dizendo “são mais fortes os poderes de deus….”) mas na vida real é um capeta para perder votos…

  32. Nassif, so agora notei um

    Nassif, so agora notei um erro muito importante na conceituacao da materia!

    “Grupo de interesse” nao eh a mesma coisa que “lobby”!!!!!

    Grupo de interesse nao tem dinheiro pra “doar” pra “campanha eleitoral” e lobby tem.

    Nao eh justo nem logico colocar como “dois extremos” os “movimentos sociais (e simpatizantes de políticas sociais) e meio empresarial”.  Alias, se “movimentos sociais” tivessem dinheiro pra “doar”, eles nao estariam sendo tratados pela media brasileira como estao sendo, e muito menos pelos politicos da direita -que estao na politica pelo dinheiro das “doacoes” de campanha eleitoral sim, nao ha como o negar, e antes fosse so no Brasil…  nos EUA eh a mesma coisa.

  33. Prefiro a Dilma carrancuda e

    Prefiro a Dilma carrancuda e brava, mas honesta, firme, focada e capaz (A organização da Copa mostrou sua capacidade e dos que com ela trabalharam no evento), do que qualquer netinho do vovô ou um outro de olhos azuis. Aliás, se a questão for rir, rir rir, bota um Tiririca, um Gentille ou um Didi Bocó da vida.

  34. Wishful thinking combinado

    Wishful thinking combinado com encimadomurismo é realmente uma coisa gozada.

    Dudu Dê Ô Dó não consegue decolar e se descolar de Dilma nem no estado onde exerceu por oito anos a sua tão autoplocamada quanto fictícia excelência de gestão – nos setores de sua administração em que estava por si, sem o maçiço apoio dos governos de Lula e Dilma, vá se ver lá quais foram os resultados.

    Isso, afora o passado desastrado, a falta de carisma, e a cara de pau característica dos coroneis da política.

    Quando a gente deseja muito uma coisa, e quer impor esse desejo à outras pessoas, a gente omite, manipula e nega o que de outra forma seria óbvio.

  35. Tá tudo muito bem, tá tudo

    Tá tudo muito bem, tá tudo muito bom… mas, ainda não consegui entender no que melhoraria o desempenho da Dilma se ela deixar de ser “mal humorada, truculenta e teimosa” e melhoraria para quem? Eu não tenho essa impressão da Dilma, o que se vê sempre são fotos dela sorrindo, conversando alegre com as pessoas. Tem uma coisa que as pessoas nunca levaram em conta, a Dilma é dentuça, isso todo mundo vê, e o dentuço quando força a fechar a boca parece mal humorado na foto. Claro que tem algumas, poucas, que a Dilma está claramente contrariada e, claro, tem motivos para isso, como todo mundo tem. Não me lembro de ninguém reclamar do FHC porque apareceu sério e tem várias fotos dele desta forma quando presidente, nunca cobraram sorriso nem do Lula. Será que é porque ela é mulher que cobram dela um arreganho sem fim? Bem, se ela é “mal humorada, truculenta e teimosa” com seus ministros, assessores e com quem aparece querendo levar vantagens, acho muito bom isso pois assim ela faz as coisas andarem, Nunca ouvi dizer que a Dilma foi mal humorada, truculenta e teimosa com o povo, ao contrário, vejo uma mulher sensível e até chegando às lágrimas em certas ocasiões quando se depara com as dificuldades do povo. Quanto à cara fechada dela na entrega da Taça, é melhor as pessoas se colocarem no seu lugar e depois dizer como se sentiriam levando aquela enorme vaia. O Aécio entrou escondido no estádio em Minas e saiu no intervalo do jogo, só soubemos porque ele mesmo publicou foto sua no estádio na internet, mas ninguém o chamou de covarde. A Dilma poderia ter se recusado a ir e mandado o vice no seu lugar, tanto na abertura como no encerramento, pois sabia que levaria vaias, só não esperava os xingamentos, da segunda vez ela sabia das vaias e xingamentos, mas foi, deu sua cara a tapa, assim como na foto naquele tribunal militar em que ela exibe seu rosto enquanto os militares encondem os seus.  Para mim, essa mulher é 10 e é nela que vou cravar meu voto.

  36. FEITO BALOUBET DE ROUET…

    É a pesquisa, estúpido!

    Nessa altura, com a Copa havida, encerrada e consagrada, Arrocho Neves já deveria estar acima de 30% nas pesquisas, está em 20%, portanto urge anabolizarem alguém para que o “Não Vai Ter Segundo Turno”, escancarado à vista do não caos na Copa e o tempo da candidata na TV, não se concretize e o Arrocho pretendido e necessário aos interesses da elite do atraso, fique pelo caminho, feito Baloubet de Rouet.

    Anabolisar o Pastor da hora é perigoso, lembre-se do Llosa e do Fujimori, quando o angú peruano desandou, resta então Dudu para salvador da pátria de juros. Pena que andam dizendo por aí que é traíra, é não?   

  37. comentario

     

     

    Na condição de cidadã Mineira vivenciei os 8 anos de mandato do Sen Aécio, cuja gestão atingio níveis de excelencia

    e Minas desenvolveu muito, razão pela qual ele saiu do Governo com 90% de aprovação.

    Não tenho a menor duvida que ele sera um Excelente Presidente, além de tudo ele tem Berço, neto de Tancredo.

    Quanto a Presidente Dilma é público e notorio que ela nã tem qualificação ne para tomar conta de um Posto

    de Gasolina na Anhanguera., a prova ai esta o Caos que ela jogou o Brasil.

     

    Ats,

     

    Ana Rita    ( Belo Horizonte-MG.)

    1. Ana Rita, meu anjo, as

      Ana Rita, meu anjo, as montanhas de Minas estão impedindo você de enxergar o restante do Brasil.

      Aécio saiu do governo mineiro com alta aprovação,  porque a mídia foi cooptada e proibida de falar mal de sua sofrível administração.  A verdade é uma só:: quem conhece Aécio não vota nele nem em quem ele apoia. Em São João del Rey o candidato dele perdeu a prefeitura.

      UMA INFORMAÇÃO ÚTIL:Aécio é acionista do principal jornal de Minas, o ESTADO DE MINAS.

      Alguém já viu um jornal noticiar malfeitorias de seu dono?

  38. Nesses tempos de disputas

    Nesses tempos de disputas eleitorais tem aparecido com maior frequência aqui no blog artigos com críticas a Aécio Neves e ao PSDB e às políticas (ou falta delas) do governo Dilma Rousseff. Se no período anterior as criticas se davam quanto ao descontrole da inflação e aos atrasos das obras da Copa, sempre com a justificativa de falta de comunicação por parte do governo, agora elas se dirigem às propostas de programas de governo dos candidatos Aécio e Dilma, ao mesmo tempo em que enaltece o que propõe a campanha de Eduardo Campos.

    Essa linha adotada pelo blog é descabida, pois é notório que as propostas de Campos seguem nas mesmas linhas do que vem fazendo o governo federal, e as composições de governança se dariam muito próximas ao que temos hoje no parlamento. Se alguma diferença teria ela seria dada pela menor antipatia do mercado ao candidato Campos. Nesse sentido ele seria uma cópia mal acabada de Lula, de quem o candidato é declaradamente grande fã.

    A ânsia de encontrar o “novo” não permite ver que essa condição “conciliatória” seria uma volta ao passado. Sim, já foi bastante debatido por aqui o “fim do lulismo”, o “fim de um ciclo” e o próprio André Singer que cunhou a expressão já admitiu o esgarçamento dessa ideia. O lulismo como definiu Singer “é um modelo de mudança dentro da ordem, até com um reforço da ordem, ele não é e não pode ser mobilizador. Isso faz com que o conflito não tenha uma expressão política partidária, eleitoral, institucional”.

    Se por um lado Dilma e Aécio têm lados bem definidos, a candidato Campos tenta redefinir o velho lulismo com o mote de terceira via. Lula conseguiu esse caminho da conciliação a partir do seu imbatível carisma.

    O que seria o novo de Campos dentro dessa mesma linha de grande pacto social conservador que combinou o rentismo de FHC com as fortes políticas distributivistas de Lula?

    O lulismo representou o apaziguamento dos conflitos sociais num país de grande desigualdade como é o caso do Brasil com a aquiescência da sempre temerosa elite. A agenda da redução da pobreza e da desigualdade foi conseguida sob a égide de um reformismo fraco e com uma variante conservadora de modernização.

    Essa permissividade da elite para que o Estado tivesse um papel proeminente na alavancagem dos mais pobres se esgotou e a volta da carga dos ataques a este modelo se faz desde os últimos anos do governo Lula.

    Não foi permitido ao lulismo, e impossível em pactos conservadores como a terceira via proposta por Campos, resolver os problemas estruturais brasileiros sem entrar em conflito com setores conservadores das elites rurais e urbanas ligados aos interesses financeiros.

    Esse conflito com setores conservadores e que permita a mudança das estruturas política e econômica é o que de fato podemos chamar de “novo” no nosso país, e quem melhor propõe esse embate é a candidata Dilma.

    O uso político da lentidão das mudanças e das denúncias de viés ideológico autoritário de Dilma serve para criar a desinformação de que um “novo” só será possível fora do que pretende e promete a candidata Dilma. A publicidade e a propaganda usam isso como ferramenta mestra para iludir os eleitores de que Aécio e sua gestão e Campos como novidade são os que de fato propõem algo “novo”.

    Dessa forma, a proposta de Dilma de ampliar a participação política com o PNPS, Política Nacional de Participação Social, divulgada pela oposição e pela imprensa como um Decreto que “esconde uma tentativa de golpe comunista” e de “bolivarismo”, causa pavor nas elites.

    Essa iniciativa na realidade se trata do “novo”, tal como única forma de se promover as mudanças estruturantes que o país urge e que só se dará por fora da estrutura de poder, conservadora e paralisante, que teme quaisquer mudanças de status quo, que nem mesmo o pacto do lulismo conseguiu e que Campos, sem o carisma de Lula, e sua terceira via sem a estrutura de potencial de mudanças do lulismo, sequer defendem-na dentro de suas propostas do “novo”.

    O “novo” só será possível com as reformas política e tributária/fiscal, e enquanto todos sabem que elas não sairão completas por obra do congresso, os candidatos Aécio e Campos se calam sobre esse necessário confronto, enquanto que Dilma é a única que apontou com coragem esse caminho. Afirmar que vão fazer tais reformas dentro do congresso, como fazem Aécio e Campos, é repetir o mesmo discurso desde os tempos de FHC, ou seja, a manutenção do “velho” modelo.

     

    1. Já vinha estranhando a
      Já vinha estranhando a postura do Blog (pra não falar do Nassif) há alguns dias. De maneira bem sutil tenta repetir as mesmas observações dos grandes jornais como Presidenta é centralizadora, carrancuda e outros adjetivos mais. Pois bem. Dilma enfrentou as manifestações de Junho 2013 com propostas descentes que foram defenestradas por nosso congresso inoperante. Com uma saraivada de 2 anos de notícias negativas de todo tipo quem é que em sã consciência consegue ficar todo sorrisos? A proposta de participação popular agora é a bola da vez com marcação cerrada pela imprensa de oposição e informações distorcidas para a tentativa de destabilização do conteúdo. Acredito que se os Olhos Verdes não fosse mais do mesmo, não fosse um vira-casaca e se tivesse tido paciência e perseverança de apoiasse e trabalhar na união da base aliada, seria ele sim um grande nome pra 2018.

      PS.: Recomendo o comentário do Assis para Post.

    2. A responsabilidade pelas escolhas e a transparência

      Excelente. E, se a tese do Assis esta correta, e acredito que esteja, o mais sensato era o blog fazer o que sistematicamente prega que a grande mídia faça, se tiver candidato, que mostre a escolha, isso sem prejuízo da diversidade de idéias que norteou a criação deste espaço. 

  39. O! Nassif;
    As eleiçoes de

    O! Nassif;

    As eleiçoes de outubro serão para presidente ou para miss simpatia?????

    Ela pode não sorrir mas faz o povo sorrir, e de felicidade e isto que interessa.  

    sds

    Genaro

     

  40. Já dizia o Lula: o indivíduo

    Já dizia o Lula: o indivíduo que fica rindo em ambiente hostil, ou é malandro, ou é cara de pau (Maluf ????????). A pessoa honesta fica constrangida e demonstra. 

    Mas, de qualquer forma, Dilma anda muito carregada. Vi a entrevista dela na Globonews. Não era um ambiente hostil e ela muito tensa. Tem que dar um jeito de relaxar.  Faz parte do ofício.

    Têm muitos méritos Dilma, a entrada dela na Casa Civil deu uma guinada no governo Lula. Aí o governo passou a render e mostrar resultados. Não deve ser fácil andar sempre na sombra do Lula.

    E as perspectivas não são boas. Sem renovação política, o segundo governo Dilma deve ter mais percalços ainda. Está na hora de um movimento suprapartidário que empurre a reforma política. Que consiga projetar mais do que “fichas limpas” nos cargos políticos. Precisamos de políticos exemplares no campo ético. Uma reforma política teria que ter esse foco. Algo assim: PELA ÉTICA, PELA VERDADE.

    Aí uma Lei de Meios, varrendo a mentira e manipulação da mídia, teria chances para vingar. Sairíamos deste ambiente surreal no qual nos movimentamos hoje. 

    Não é só a Dilma que anda tensa com este ambiente.

  41. Discordo do Luiz Nassif, o

    Discordo do Luiz Nassif, o candidato E.C está mais para uma tentativa de cópia genérica de Lula.

    Além disso ainda não falou nada de novo, estaria ele guardando munição para a propaganda política? Não acredito

      1. Desculpe, Nassif, mas isso

        Desculpe, Nassif, mas isso não justifica. Deveria, então, colocar o Aécio com cara de ébrio ou com cara amassada de quem acaba de sair de uma balada?  A meu ver foi infeliz essa tentativa de tentar conectar texto á imagem. Tanto por faltar isonomia, como pela generalização. 
        Só para ilustração(não comparação): Churchil era mal humorado; idem, De Gaulle. 

      2. Iriam falar mal de qualquer jeito.

        Se a Dilma aparecesse toda sorridente, diriam que ela estava fazendo pouco caso da derrota da seleção brasileira.

        Quem quer falar mal, vai falar mal de qualquer jeito. Quem não está a fim de atacar a Dilma nem percebeu se ela estava contente ou emburrada.

        Outro exemplo disso é a entrega do troféu. Em todas as entregas da Copa sempre a autoridade do apís sede entrega o troféu rapidamente ao capitão do time vencedor, afinal o foco são os jogadores e não quem vai entregar a taça. Mas a oposição postou em redes sociais que a Dilma teria feito “pouco caso” da Copa ao entregar o troféu rapidamente ao capitão da equipe alemã.

        Ora, se ela tivesse demorado a entregar o troféu, os mesmos diriam que ela tentou aparecer demais naquele momento.

        Acho essa observação da tal de “cara amarrada” da Dilma na decisão do Mundial uma picuinha sem significado.

    1. Nassif sempre fica procurando

      Nassif sempre fica procurando pelo em ovo pra criticar Dilma. Esse negócio de que está sempre “emburrada” é um mentira fenomenal. A maioria absoluta das fotos que vejo da Dilma ela está sorridente e entre pessoas comuns do povo. São fotos maravilhosas. Sua fotos ruins sempre aparecem nos lugares suspeitos de sempre: no PIG.

  42. também preferiria ver a dilma

    também preferiria ver a dilma sorrindo neste post…

    na mkinha ilha edição ela sempre aparece sorrindo, ao contrário desses dois senhores que pretendem renovar a república velh – ,sarney já reinventou a nova república e du no que deu…

  43. informacion en mexico

    buenas tardes solo deseo encontrar

    alguien que corrobore la informacion 

    que circula en la red aca en mexico acerca de aportaciones del equipo aleman 

    en bahia que consisten en una carretera,un hospital y una cancha de foot ball

    deseo certificar dicha informacion gracias.

    1. Não é bem

      Não é bem assim:

      oglobo.com

       

      Blog da
      Flávia (Oliveira) Reflexões sobre economia, temas sociais, Rio de Janeiro & outros pitacos

      Legado alemão

      Flávia Oliveira 15.07.2014 08h00m

       

      Sim, os alemães são o máximo de simpatia, organização e bom futebol. Mas tem limite o legado deixado pela Federação de Futebol da Alemanha (DBF, na sigla em língua nacional) para comunidade da Vila de Santo André, na Bahia. A seleção agora tetracampeã ocupou, na verdade, um empreendimento hoteleiro. Trata-se de um resort, que já tem até site (campobahia.com/de.html) com informações em alemão e inglês. As melhorias na região são, na verdade, compensações ambientais cobradas dos sócios.

      O projeto imobiliário Campo Bahia foi lançado em 2010, como condomínio residencial com 16 casas. O primeiro licenciamento ambiental saiu em 2011. Dois anos atrás, o empreendimento alterado para o formato de 14 casas mais área de convivência, informou ao Blog a secretária municipal do Meio Ambiente de Santa Cruz de Cabrália, Marileia Monteiro. Está registrado na prefeitura de Cabrália como empreendimento hoteleiro das empresas Acquamarina Santo André e RLL Transporte e Logística. Recolhe, inclusive, Imposto Sobre Serviços (ISS).

      Já a área onde foi construído o centro de treinamento da seleção alemã, com campo de futebol coberto pela mesma grama do Maracanã, foi licenciada pelo governo da Bahia, por envolver supressão de vegetação. O terreno é da empresa Coroa Alta, do Grupo Bozano. O espaço foi arrendado aos sócios do resort por dez meses, até outubro deste ano.

      Pelos impactos socioambientais do par de projetos, a Secretaria municipal do Meio Ambiente e o Ministério Público da Bahia assinaram um termo de ajustamento de conduta com os investidores, às vésperas da Copa 2014. A DBF não participou das negociações. Foi acertado o pagamento de R$ 300 mil em seis vezes, que serão usados para implantar projeto de coleta seletiva de lixo na vila. A primeira parcela deveria ser paga no último 30. Até agora, o comprovante de depósito não foi anexado ao processo judicial movido pelo MP.

      Os empreendedores também se comprometeram em reformar e gramar o campo de futebol da comunidade de Santo André, que tem quatro times de futebol. As obras, ainda em andamento, são parte de um outro acordo de compensação ambiental, pela construção de um quiosque perto da praia. Em vez de um plano de revegetação, a população em reunião optou pela reforma do campinho.

       

  44. Nassif, o povão vota em

    Nassif, o povão vota em candidato que ele sente que vai melhorar sua vida, ou no minimo manter seu padrão, não em candidato risonho, que sai por aí mostrando os dentes para qualquer idiota que lhe conte uma piada idiota.

     

  45. Não é isso que tenho visto por aí a fora…

    As redes sociais tem a tendência de serem um termômetro, já que cada vez mais terão influência sobre o eleitorado.

    Desde que começou a montar os palanques estaduais do PSB, os simpatizantes da Marina estão cada vez mais insatisfeitos com Eduardo e muitos estão até declarando voto em Dilma por enxergarem nela o “mal menor”.

    A situação em São Paulo é inexplicável pelo PSB ter decidido apoiar Alckmin, sabendo que o governador de São Paulo pode ser um concorrente de Eduardo em 2018. 

  46. Autoengano não é bom conselheiro.

    Eu gosto de Campos/Marina. Sei que não estão avançando em pesquisas, paciência. Muito embora o problema seja no 1º turno (no 2º turno herdam todos os votos anti-Dilma de Aécio), o que os habilita a Plano B a qualquer momento (se houver uma bala de prata contra Aécio, por exemplo.)

    x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

    Seria bom se os colegas petistas pensassem também no risco de autoengano.

    O PT não tem mais o monopólio do discurso da bondade. E às vezes faz coisas que nem o PSDB fez.

    Há reaças na sociedade, sim, mas nem toda pessoa que é crítica é reaça. Pode ser apenas crítica. Pode apenas desejar que tudo evolua.

    O ótimo/bom de nenhum governo cai de 63% para 31% em 15 meses por obra apenas da mídia.

    Indecisos deveriam ser cortejados em redes sociais, não criticados.

    Reconhecer erros e mudar caminhos poderia ajudar mais que a postura autossuficiente.

    Quem quiser que pense nisso.

     

     

      1. Zarastro, pela enésima vez…

        Já pensei – e muito – sobre negociações equivocadas.

        Em política existe sim negociação, e algumas são tiro-no-pé, não atraem vantagens e afastam pessoas. Defender “realpolitik” já é um erro. Defender “realpolitik” que dá errado, então, é erro duplo. Não reconhecer que deu errado…

        Também existem “não-negociações” bem sucedidas, como exemplifica o fato de Alckmin estar com 70% dos votos válidos (o que deve incluir simultaneamente a maioria dos evangélicos e LGBTs locais.) Ele simplesmente não trai nenhum grupo de apoio e pronto.

        http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2014/07/09/em-sp-alckmin-tem-564-e-skaf-172-diz-verita/

        Você pode ler ou não. Fica para quem tiver interesse.

        2013 04 07 https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/uma-luz-na-discussao-sobre-homofobia-e-politica

        2013 04 27 https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/o-secularismo-como-causa-politica

        2013 11 22 https://jornalggn.com.br/blog/gunter-zibell-sp/como-superar-o-uso-do-obscurantismo-na-politica

        2013 12 14 https://jornalggn.com.br/blog/gunter-zibell-sp/tera-o-aliancalao-consequencias

        2014 01 24 https://jornalggn.com.br/blog/gunter-zibell-sp/as-indignacoes-seletivas-do-progressismo

        2013 12 27 https://jornalggn.com.br/blog/gunter-zibell-sp/lgbts-nao-serao-orfaos-politicos-em-2014

        2014 01 22 https://jornalggn.com.br/blog/gunter-zibell-sp/direitos-civis-de-lgbts-e-a-politica-nacional-recente  

        2014 01 24 https://jornalggn.com.br/blog/gunter-zibell-sp/as-indignacoes-seletivas-do-progressismo

        2014 07 05 http://www.jornalggn.com.br/blog/gunter-zibell-sp/oposicao-tem-chances-de-virar-ou-nao

         

    1. Eu votaria nessa dupla se

      Eu votaria nessa dupla se eles se posicionassem mais à esquerda do PT. Não é o que se ouve no discurso do Campos. Se você me convencer de que o posicionamento dele, copiando o discurso aecista é apenas estratégia para dividir o eleitorado tucano e que num possível governo de Campos/Marina as práticas seriam aprofundar o progressivismo (tênue) dos últimos 12 anos…seria um caso a pensar.

      Dar uma canseira no PT, deixá-lo mofando longe do poder por 4 anos, pode ser uma forma do partido conseguir formular uma plataforma de poder menos imediatista, trazendo de fato para a agenda política uma preocupação com a politização e a realização das reformas profundas do país (educação, tributária, política, saúde e segurança).

      Seria interessante se os condidatos apresentassem um pacto pela melhoria da qualidade de vida nas cidades. Fazendo com que o governo federal seja responsável, numa espécie de tutela, pela melhora do transporte público.

      Agora acho difícil que uma vice-presidente teleguiada (?!) pelo Itaú tenha o compromisso de aprofundar as melhorias vistas nos anos PT. Ficou muito difícil digerir a aliança Marina-Itaú.

  47. Candidatos/as poderiam nos

    Candidatos/as poderiam nos fazer um favor e pular a etapa de acusações mútuas e dizer o que pretendem para o país e a sociedade, além de fichas limpinhas e cheirosas. Aécio deveria explicitar as razões de suas escolhas para assessores/conselheiros/ministros e quais serão as medidas amargas e que parcela da população vai ter que traga-las. Eduardo Campos deveria dizer porque resolveu ser candidato agora e renegar sua convivência (foi até ministro) com o projeto do PT (e não vale falar da AP 470). Dilma não tem que explicar muito, não. É só mostrar o que fez, de moto próprio ou como continuidade do Lula e deixar MUITO claro que TODOS os segmentos sociais se beneficiam com a diminuição das desigualdades seculares.

  48. Fala sério Nassif

    Queria ver você sorrindo no Maracanã lotado e todos mandando você ir tomar cajú.

    Tendo de um lado o Mainardi e do outro Tio Rei.

  49. Eduardo Campos é o backup do Aécio Neves nesta eleição.

    Eduardo Campos metaforicamente é o Backup do Aécio Neves nesta eleição.

    Está na quarentena. 

    Parece que as pesquisas eleitorais estão antecipando a necessidade de colocá-lo na caixa de entrada porque Aécio não decola voo.

    A discussão sensata é dizer que Eduardo Campos debandou para o lado da velha mídia no momento em que desejou ser candidato a Presidente já em 2014, sem esperar 2018 que seria sua chance de candidatura no campo das esquerdas apoiado por Lula. 

    Quem está do lado da velha mídia faz o que ela manda e defende ao menos 4 coisas: neoliberalismo, mercado financeiro, privatizações e Estado mínimo.

    Nesta eleição ele não tem apoio de partidos significativos, além do próprio partido, não tem militância forte de esquerda, não tem apoio significativo de movimentos sociais, do sindicalismo, tem, apenas, pouco mais de 2 minutos no horário eleitoral e poucas mídias (tradicional + blogs) reservando espaço para sua candidatura.

    É muito pouco para crescer, a velha mídia é quem pode ajudá-lo, nesta altura do campeonato, ou numa situação extrema de ter apoio das esquerdas e movimentos sociais num quase impossível segundo turno contra Aécio Neves.

    Está na disputa sem nenhum incômodo maior da velha mídia para levar a eleição para o segundo turno. 

    O candidato da velha mídia é Aécio Neves, já o backaup da velha mídia: Eduardo Campos.

    Se não tiver nenhum jeito do Aécio Neves decolar a velha mídia e seus interesses particulares, suas ligações internacionais com o capital financeiro, com o imperialaismo norte-americano e com as elites brasileiras decidirão dar um espaço maior para a segunda via da direita política que é Eduardo + Marina. 

    Todo apoio dado será, em primeiro lugar, para retirar votos de Dilma e provocar segundo turno entre Aécio Neves X Dilma. 

    Se por acaso sua candidatura crescer a ponto de ameaçar Aécio, em havendo certeza de segundo turno, na hora H a velha mídia e seus tentáculos dão um tombo no Eduardo Campos e farão de tudo para colocar Aécio no segundo turno.

    Talvez, seja necessário um dolorido remédio para a velha mídia – abdicar de Aécio, porque as pesquisas de segundo turno dão conta que só Eduardo + Marina venceriam Dilma; nesta hipótese Eduardo Campos passará incólume pela eleição de 2014 na velha mídia até o término do segundo turno. 

    Num hipotético segundo turno Aécio Neves X Eduardo Campos, Eduardo seria detonado pela velha mídia igual fazem com a Dilma, porque ele não é tão confiável como Aécio, tem correligionários de esquerda em seu partido e pode até receber apoio de partidos ou políticos de esquerda, como o LULA. 

    Lembremos de Celso Russomano nas eleições passadas para Prefeito de São Paulo. Foi mantido na disputa até perto das eleições porque confundia seu voto com o eleitorado de Fernando Haddad do PT, quando viram que José Serra não ia para o segundo turno, sem bater no candidato Russomano, porque Fernando Haddad cresceu nas pesquisas e estava lá o óbvio aconteceu: paulada no Celso Russomano.

  50. Sincera

    Depois de tudo que esta mulher passou na vida, ela tem todo o direito de expor seus sentimentos.

    Se eu fosse seu marketeiro, mostraria que não é mau-humor, é sinceridade e coerencia com o seu pensar.

    Na foto abaixo, quem sorri mostra alegria ou canalhice? Quem esta de cara fechada, mostra sinceridade ou mau- humor ?

    Porq

  51. Fator Eduardo Campos/Marina

    Há uma linha divisória nítida entre dois campos de interesses e duas visões de mundo. A disputa é se o Brasil prosseguirá com um modelo sócio-desenvolvimentista inclusivo, ou vai retroceder a um modelo neoliberal exclusivista. No primeiro, a ênfase é dada à correção das desigualdades sociais, à extirpação da miséria, à expansão da educação pública, da saúde pública e da mobilidade como serviço social e não privado, o aumento real do salário mínimo, ao controle do Estado sobre os recursos energéticos estratégicos (sobretudo o petróleo), ao fortalecimento da integração regional (Mercosul, Unasul) e à relação Sul/Sul (Brics), à democracia participativa. A outra opção é o domínio da economia pelos mercados, a privatização dos recursos do pré-sal, o privilegiamento do interesse privado sobre o social, o fortalecimento do ensino privado, da saúde privada, do transporte coletivo privado, a retomada da Alca, ou o caminho mexicano e canadense de submissão aos interesses comerciais dos EUA, a centralização do poder.

    A candidatura Eduardo Campos não se diferencia, no essencial, ao projeto neoliberal. Basta uma prova: sua defesa da independência do Banco Central. Ora, essa proposta é o marco divisor que possibilita desmascarar a natureza real da posição em jogo. O BC independente é tudo que os mercados exigem para dominar a economia de um país. Significa que teremos burocratas não-eleitos diretamente pelo povo, com poderes para definir o destino da Nação sem ter legitimidade para isso, à margem do poder eleito pelas urnas: o presidente da República. O pretexto é que BC ficaria imune à “influência do poder político”. Ou seja, como se os burocratas representantes dos mercados fossem neutros e estivessem acima do poder saídos das urnas. E Eduardo Campos defende justamente esse atentado contra a soberania popular, tal como o faz Aécio e seus satélites.

  52. Realmente Eduardo Campos
    Realmente Eduardo Campos (PSB) tem espaço pra crescer pra cima de Aécio Neves (PSDB). Se  houver segundo turno, e se isso vai lhe garantir estar lá, disputando com Dilma (PT), são outros quinhentos.A verdade é que Aécio está empacado. Está escancarado que ele é o candidato dos mercados. Que seu governo seria apenas mais do mesmo que o PSDB sempre fez: privatizações, desregulamentação da economia, farra do rentismo… o neoliberalismo escancarado que desagrada há muitos (entre os quais me incluo).Eduardo está sem propostas claras e parece em alguns lances também fazer afagos aos mercados, apesar de se apresentar como o candidato da continuidade sem continuísmo.Não o vejo como um candidato forte. Mas se conseguir o segundo lugar e for para um eventual segundo turno a presidente Dilma não deve subestimá-lo. Ele será mais forte, muito mais forte do que Aécio. Aécio é bem mais fácil para Dilma derrotar do que Eduardo, porque o ex-governador  faz afagos à direita e à esquerda e cairia como uma luva para os que não querem Dilma, mas tampouco se empolgam com Aécio.Se Eduardo tivesse mais tempo de televisão possivelmente surpreenderia. Agora tudo vai depender de como vai se desenrolar a campanha e os humores de vossa excelência o eleitor.

  53. De simples alianças à adoção por Campos do discurso conservador

    Este movimento, de possível viabilização do candidato do PSB como terceira via, teve uma oportunidade de ouro, logo após o anúncio da chapa Campos – Marina.

    Entretanto, Eduardo Campos, ao invés de se apresentar como terceira via, e, portanto, em oposição tanto a Aécio quanto a Dilma, com postura compatível com tal posicionamento, optou por não atacar Aécio, pior resolveu se aliar a este, o qual, sendo mais conhecido e com o apoio da mídia, se beneficiou desta relação, quase nada sobrando para Campos (um não tão inocente útil) senão um papel subalterno e subserviente.

    A tática dotada por Campos era tentar polemizar com Dilma, candidato mais forte, para assim, obter visibilidade. 

    Em sua miopia, Eduardo Campos não viu a impossibilidade de um apoio efetivo do PSDB, pois, sua ascensão, ainda que pequena num primeiro momento, efetivamente poderia torná-lo uma terceira via, o que significaria a implosão e morte do PSDB.

    Infelizmente, mercê de suas escolhas conservadoras e erro de estratégia, esta terceira via se inviabilizou, não porque Campos tenha construído alianças mais ao centro e à direta, mas porque seu discurso passou a coincidir com o de Aécio e se diluiu no massacre midiático, que somente referencia Aécio.

    Esta análise foi feita em outubro de 2013, vejam as manifestações de então e comparem com os atuais desdobramentos da disputa eleitoral. 

    https://jornalggn.com.br/noticia/o-pior-dos-cenarios-para-aecio-e-a-possi

    (https://jornalggn.com.br/fora-pauta/como-aecio-neves-e-campos-inviabilizaram-o-rede-de-marina)

     

  54. Gosto muito das tuas análises
    Gosto muito das tuas análises Nassif, mas desta vez acho que por desconhecer a realidade do Eduardo Campos não mostrou profundidade na referida análise. Eduardo perde aqui no seu próprio Estado (Pernambuco). Vender imagens é uma coisa, mas ir para uma realidade de governar é bem diferente. Como sou pernambucana e talvez o real fale mais alto do que retóricas, discursos, marketing político. A verdade é que aqui houve um atraso do ponto de vista político, não econômico pelo fato de Lula antigo aliado de Eduardo ter feitos investimentos industriais por aqui, a exemplo de suape. Mas em termos políticos houve um profundo retrocesso. Aqui temos um obssecado pelo poder que é o Eduardo, governou o estado com um misto de familismo e clientelismo, como tão bem abordado e estudado po Michel Zaidan (cientista politico da ufpe). O fator Eduardo- marina se vier a crescer só há uma explicação: apostar numa versão Collor 2, então apostemos em Eduardo Camposl/Marina Silva. Um ex-governador perseguidor. Basta simplesmente ver a situação recente do ocupe estelita.

  55. É de proposito

    Nassif faz essas análises tipo provocatórias para um objetivo de esquentar os tamborins da politica em ressaca de copa do mundo, eu acho…Pela quantidade de comentários, deu certo. 1×0 pra ti, Nassif, só que sua análise tem um erro

    Dilma não ri,  gargalha com gosto,essa semana é prova disso .

    Dilma , ou  melhor, os BRICSs,  escolheram Fortaleza para  o ponta-pé inicial da fundação  do banco de desenvolvimento do grupo. A capital do estado comandado pelo irmão do Ciro Gomes, Cid Gomes ex-aliado do Dudu-safadinho-da-mamãe, ex-PSB  

    Dilma deu recado poderoso ao escolher o estado do Cid e aparecer na foto com ele:

    -Quem estiver do meu lado receberá ouro, quem não estiver receberá um tapa na cara, metaforicamente falando.

    Daqui até 2016 o banco do BRICS  será baladadissimo, justamente no ano das olimpiadas e  das municipais será dado o passo mais importante que seria a data limite para aprovação nos congressos respectivos a participação acionária de cada membro fundador, até lá  a agenda BANCO DOS BRICSs tomará conta do legislativo .

     Entendeu Dudu o que lhe espera, ou vai ser preciso desenhar? São as municipais de 2016 seu besta. A agenda de 2016 começou agora

    Já dizem de maneira desabrigada a nivel internacional que Fortaleza entrou para a historia mundial no dia 14 de julho de 2014 ( 70 anos depois do tal Bretton Woods) e Dudu não fez parte disso. Dilma retribuiu aos Gomes todo o apoio de 2013, com correção monetária e tudo.

    Isso é dar moral ao time, e time fica muito empolgado quando comandante sabe comandar

    Dilma continua a comandar as mudanças com uma disposição invejável, hoje ela se reuni com a UNASUL para explicar o que será esse banco de fomento ao desenvolvimento que pelo visto atenderá primeiramente os paises do mercosul, chamar Cristina da Argentina para fazer parte do grupo BRICS6 é outro sinal de entendimento global do qual Eduardo Campos não viu até agora, afinal Argentina é hoje o a vitima do FMI que Lula nos livrou

    Eduardo Campos tem visão primária da politica. Ele  vem defendendo o Real do FHC achando que vai colher simpatizantes da direita inconformados com as derrotas do PSDB

     Maior bola fora, Dilma colocou o tema FMI em pauta  e ele ainda não se deu conta disso. Fernando do Real é o mesmo Fernando do FMI.  E tem mais, Dilma colocou o tema  , a reforma do SISTEMA  em pauta 

    A palavra REFORMA  que era tão cara aos oposicionistas até agora não saiu das mãos de Dilma. Não vi até agora ninguém do outro lado falar de reforma a não ser acabar com a reeleição e voto distrital. 

    Outra bola fora do Eduardo e cia, afinal FHC do REAL e mesmo FHC  do FMI também é o mesmo da compra da REELEIÇÃO.

    Dilma tem o campo, a bola  o melhor time e a torcida para outubro, o outro time só tem perna de pau.

      Fator Eduardo Campos não vai funcionar como funcionou com Marina, ela era mais conhecida que Dilma em 2010 e a coisa vai piorar, aqueles que viam a Marina com presidenciavel forte em 2010 e votaram nela, hoje a veem como uma mulher que virou vice por pura inabilidade de formar sequer um partido.

    Por todos os lados que se pode ver não há chances de um discurso honesto tanto de Aécio quanto de Eduardo Campos. Como ele tá no desespero vai partir pro tudo ou nada nesse ano. Se não houver segundo turno Aécio perde tudo e Eduardo perde muito também. A Reunião de Fortaleza é só mostra do que está por vir.

    Acho que Eduardo torce desesperadamento para ter  segundo turno, e assim migrar para seu natural  apoio  à Dilma. Isso por que  TODO o PSB assim o quer, mas as chances de  não haver 2º turno vai afastando cada vez mais Eduardo do PT.

     

     

  56. campos so pega anti petista

    campos so pega anti petista com vergonha de votar no psdb

     

    “Eu gosto de Campos/Marina” gunther

    so efeito “covas 89” poe eduardo como alternativa, um colllor II a missao,  hoje nao é, esta no mesmo perspectiva do  pastor, pimenta, da genro, ze maria, sao candidatos mas nao sao visto como real, maximo voto ideologico ou de protesto

  57. Sem a menor chance

    Se o Aécio já esta liquidado nesta eleição, imagine o Campos. Esta morto e enterrado. Este rapaz até a pouco tempo era forte alidado da Dilma e do Lula. Agora quer se postar de oposição. Ora vai convencer quem? Só desavisados. O cara é contra a redução da maioridade penal. Isto num país com alta criminalidade, é deixar tudo como está, em matéria de segurança. A sua vice não tem nada a ver com ele. Ela é de esquerda, e ele é de centro e faz qualquer acordo político. Estamos mal de candidatos. Eu vou votar nulo nesta fedentina de eleição.

  58. ESTOU TRISTE PORQUE ESTOU MSM, MOVIMENTO DOS SEM MÍDIA

    Fiz ontem um comentário, sem nenhuma agressão ou que tenha usado palavra de baixo calão. Simplesmente falei das oligarquias políticas e sim, cobrei quando assumimos mesmo que instintivamente uma posição devemos avisar a quem nos seguem que talvez tenha escolha diferente até para não constrangermos nós mesmos perantes nossas escolhas. Todo cidadão brasileiro tem direito de escolher o que melhor lhe parece, isso é um direito pessoal e não é uma doença e nem motivo de vergonha é desejo pessoal mesmo, porém não é mesmo racional esconder o pensamento dos seguidores não publicando o seus comentários, pois afasta o leitor e da a sensação que não temos mesmo mídia de maneira nenhuma, nem PIG e nem PROG, salvo poucas exceções. Portanto a minha tristeza foi imensa de perder mais esse canal para exercitar a liberdade de expressão democraticamente sem agressão, podem ter certeza não é um bom caminho se igualar ao que já estamos cansados, aliás o mundo inteiro esta cansado de tendenciosismo. Foi muito bom durante esse tempo ter podido compartilhar, sobre as dores que sentimos em todos os níveis, o problema crônico da escravidão da micro empresa, o problema crônico do medo do governo da Globo, o problema crônico da Justiça com a faca no pescoço com a mesma Globo, o problema da falta de representatividade dos movimentos sociais e o pior de todos os problemas, a desinformação, e o quão o povo brasileiro é ludibriado pelos barões da mídia que roubam diuturnamente esse povo, infelizmente ao que  parece que não há solução, infelizmente estou agora no MSM, MOVIMENTO DOS SEM MÍDIA, desculpe-no os erros de português é normal nos brasileiros que sabem pensar e não sabem escrever como os poetas do jornalismo, é que a vida foi dura para muitos de nós, o que é um privilégio nos outros que as vezes sinto vergonha, mas a vida continua muito dura para muitos de nós, mas jamais deixarei de falar da verdade que acredito e o Nassif para mim continuará a ser talvez o maior jornalista desse país, que siga contente com sua escolha em não publicar alguns comentários. Um T;. abraço e felicidades…

  59. A tentativa de levar esta

    A tentativa de levar esta eleição ao segundo turno faz com que articulistas de centro direita se utilizem de alquimias mistificantes. Foi assim com Marina em 2010, com as redes comerciais de rádio e televisão, com parcelas do opus dei  e uma gama disforme de “defensores” do meio-ambiente, radicais pentencostais e, estes mesmos articulistas, dando-lhe mais musculatura do que ela realmente dispunha. Conseguiram levar ao segundo turno nos momentos finais, contudo, perderam para uma candidata que denominavam de poste.

    Hoje, após quatro anos à frente do governo, com uma gestão que evitou um colapso econômico (apesar de contrariar interesses subterrâneos), visivel em países ditos de primeiro mundo, suas possibilidades não somente são mais elevadas, quanto  foram em 2010,mas são infinitamente superiores ao quadro que se  vem apresentando. Dilma tem atos e fatos a demonstrar, enquanto que os outros, repletos de mágoas, fazem um embate de suas vidas, pois serão tragados e esquecidos pelos mesmos que hoje tentam alavancá-los.

    Estão “Cristianizando” Aécio, em favor de uma causa que atenda as minorias. Parodiando FHC: contanto que seja contra o PT, vale qualquer um. Mesmo por que, as candidaturas mais fortes da oposição têm o mesmo projeto. Resta saber quem será o cavaleiro da esperança do rentismo nacional e internacional.

    A diferença que há em determindaos articulistas não está na ideologia, em sua visão de mundo, está, tão somente, nas fontes que os financiam (ou não?). Enquanto uns são diretos e até agressivos, outros são dissimulados. Como a velha historinha do lobo em pele de cordeiro.

    Preferivel ter um inimigo declarado, a um falso amigo (amigo?). Deste último, não devemos esperar nada mais do que as falsas palavras de conforto e a premente necessidade de sucumbir à inveja e a desilusão.

     

     

  60. prezadissimo NASSIF, 
    como

    prezadissimo NASSIF, 

    como jornalista-analista- veterano- frequentador-da–mídia você conhece de perto “grupos de interesse influenciados pela manipulação de enfases e imagens”. 

    também “O$”  conheci.

    mas convivo igualmente com o “povão” aqui movido por “efeito manada e muito mais por impressões”

    jornalista no ex-opinião , atualmente demoro vizinho aos ANTIGOS desempregados ou assalariados sofridos dos mínimos antes mantidos em gestões parachoques do capitalismo, misturado ao “povão” ou gado das manadas acostumadas a seguir pastores-mestres-porta-vozes-capatazes & $eu$ discursos re re rePRODUZIDOS.

    discursos desqualificados (pelas vozes-donas-de-portarias) quando  saem coloquialmente da boca dum nordestino exorcizado por “apedeuta, trabalhador-sindicalista-feio, ignorante em Cualquer Cultura”…

    lembro gente pobremente irmanada me afirmando em 1989 NÂO querer perder voto com quem ” pobre como eu, não TEM nada pra me dar”

    gente mantida lascada que foi mudando votos virando maioria depois do collor manipulado em “enfases e imagens” e do fhc enfático e imaginativo sempre requestado pelos “grupos de interesse”.

    gente arrebanhada desgarrando-se das manadas por via das dúvidas.

    mas eu, desmanado há muito, voto DILMA 13 – 2014,  purcausqui o pt ainda é o partido mais enraizado junto ao POVÃO  e EXATAMENTE POR ISSO sistematicamente detonado na ponta da  PÍRÂMIDE SOCIAL.

    aliás escolhi deputada federal depois de ler n’o povo que o lula pretende apoiar quem não apoiou em 2004 na primeira eleição dela pra prefeita de fortaleza por fidelidade à aliança  com o pcdob: luizianne lins.

  61. prezadissimo NASSIF, 
    como

    prezadissimo NASSIF, 

    como jornalista-analista- veterano- frequentador-da–mídia você conhece de perto “grupos de interesse influenciados pela manipulação de enfases e imagens”. 

    também “O$”  conheci.

    mas convivo igualmente com o “povão” aqui movido por “efeito manada e muito mais por impressões”

    jornalista no ex-opinião , atualmente demoro vizinho aos ANTIGOS desempregados ou assalariados sofridos dos mínimos antes mantidos em gestões parachoques do capitalismo, misturado ao “povão” ou gado das manadas acostumadas a seguir pastores-mestres-porta-vozes-capatazes & $eu$ discursos re re rePRODUZIDOS.

    discursos desqualificados (pelas vozes-donas-de-portarias) quando  saem coloquialmente da boca dum nordestino exorcizado por “apedeuta, trabalhador-sindicalista-feio, ignorante em Cualquer Cultura”…

    lembro gente pobremente irmanada me afirmando em 1989 NÂO querer perder voto com quem ” pobre como eu, não TEM nada pra me dar”

    gente mantida lascada que foi mudando votos virando maioria depois do collor manipulado em “enfases e imagens” e do fhc enfático e imaginativo sempre requestado pelos “grupos de interesse”.

    gente arrebanhada desgarrando-se das manadas por via das dúvidas.

    mas eu, desmanado há muito, voto DILMA 13 – 2014,  purcausqui o pt ainda é o partido mais enraizado junto ao POVÃO  e EXATAMENTE POR ISSO sistematicamente detonado na ponta da  PÍRÂMIDE SOCIAL.

    aliás escolhi deputada federal depois de ler n’o povo que o lula pretende apoiar quem não apoiou em 2004 na primeira eleição dela pra prefeita de fortaleza por fidelidade à aliança  com o pcdob: luizianne lins.

  62. candidatura natimorta

    O PSB, partido que o Dudu comanda, esta compondo com deus e o mundo pelo Brasil afora. Em se tratando de fisiologismo e cinismo, consegue dar uma surra de 7 a 1 no PMDB. Como é possivel um partido apoiar o Alquimista em São Paulo e compor com o PMDB no nordeste?  Quem vai erguer um palanque pra ele? Esse candidato não tem apoio nem base em lugar nenhum, todas as raposas  e caciques passam a rasteira nele. A candidatura de Dudu é uma farsa. O povo não embraca em candidato natimorto. Erundina, cadê voce???

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador