Revista GGN

Assine

O festival protelatório que mantém Dirceu na mira de Barbosa

Jornal GGN - Os advogados de José Dirceu, José Luis Oliveira Lima e Rodrigo Dall’Acqua, soltaram nota à imprensa denunciando novo episódio protelatório para manter o ex-ministro José Dirceu em regime fechado na Papuda. Bruno Ribeiro, juiz da Vara de Execuções Penais de Brasília, se apóia em atos e mais atos, contraditórios e genéricos, com o intuito de protelar a possibilidade de José Dirceu trabalhar, conforme prevê o regime semi-aberto, e sempre encaminhando a decisão às mãos de Joaquim Barbosa, no STF. O vai-e-volta desta questão traz problemas extras ao relacionamento dentro do próprio Judiciário, já que ainda se vale da questão de um telefonema feito, o que foi investigado e considerado caso encerrado pela Secretaria de Segurança Pública do DF e pela própria Vara de Execuções Penais, a que Bruno Ribeiro pertence.

NOTA À IMPRENSA

Em novo capítulo de protelação para manter o ex-ministro José Dirceu preso em regime fechado no presídio da Papuda, o juiz da Vara de Execuções Penais de Brasília Bruno Ribeiro toma uma decisão contraditória e encaminha ao presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, com quase um mês de atraso, o pedido do Ministério Público do DF para que se quebre indiscriminadamente sigilos telefônicos ainda com o propósito de investigar o suposto telefonema recebido por José Dirceu no presídio.

Além de uma clara contradição com o encerramento das investigações conduzidas pela própria Vara, o pedido é extremamente genérico e sem a fundamentação exigida por lei, pleiteando que todas as ligações – de cinco operadoras de telefonia móvel – feitas/recebidas da região da Papuda para a Bahia, de 1 a 16 de janeiro, sejam encaminhadas ao Ministério Público.

O intuito de protelar a regularização do regime semiaberto de José Dirceu torna-se indisfarçável: o pedido pouco razoável do MPDF foi apresentado à VEP em 26 de fevereiro, porém o juiz Bruno Ribeiro só o despachou em 28 de março, quando já havia se declarado impedido de decidir o caso, repassando a decisão para o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa.

O encaminhamento ocorre depois que a própria VEP encerrou sua investigação sobre a suposta ‘falta disciplinar’, chegando à mesma conclusão emitida ainda em janeiro pela Secretaria de Segurança Pública do DF: o ex-ministro nunca fez qualquer telefonema de dentro da Papuda.

No dia 11 de março, o juiz Bruno Ribeiro, na presença de um representante do MP, interrogou José Dirceu por videoconferência e ouviu dele a mesma resposta: em nenhum momento fez uso de celular nas dependências do presídio. O ex-ministro também negou o recebimento de qualquer tipo de regalia. Após o interrogatório, a Vara de Execuções Penais encerrou o caso sem objeção por parte do Ministério Público.

No último dia 2, diante do silêncio e demora para se cumprir um direito assegurado ao nosso cliente pela Constituição e pela Lei de Execuções Penais, encaminhamos ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, pedido de prioridade na análise do caso por se tratar de um cidadão idoso. A petição reitera que o pedido de trabalho externo foi apresentado em 19 de dezembro do ano passado e já obteve parecer favorável da Seção Psicossocial e do Ministério Público do Distrito Federal. Diz ainda que a investigação sobre a suposta falta disciplinar está cabalmente encerrada e que a Procuradoria-Geral da República, ciente da apuração, não solicitou diligências nem tampouco apresentou argumentos contrários ao pedido de trabalho externo.

José Luis Oliveira Lima
Rodrigo Dall’Acqua

Média: 5 (6 votos)
17 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de jcordeiro
jcordeiro

Pessoal versus Legal

“Não clamará, nem gritará, nem fará ouvir a voz na praça. / Não esmagará a cana quebrada... / ...em verdade, promulgara o direito.” Isaias 42:2-3 (excertos)

Nassif: o quê teria, pessoalmente, feito o ex-ministro José Dirceu ao atual presidente do STF? Isto que ocorre não pode ser resultado somente de aversão doutrinária ou política. Sim, porque só deste modo se explicaria tanto rancor e ódio contra aquele a quem já julgara e condenara, mandando lançar seu nome no rol dos culpados. Cheguei a pensar ser coisa de reencarnação, a que dou pouquíssima atenção. Mas abortei a idéia diante de tanto ranço, que não pode ser recente, pela magnitude, intensidade e baixeza. Parece vir das entranhas do condenador. Telúrico. Parece nascer do início dos tempos. Do fundão do inferno ao mais alto dos céus. E está fazendo escola. Dizem que o um certo ex Juiz das Execuções Penais do Distrito Federal, discípulo aplicado, passou com louvor nos exames da primeira faze. E se com tanto denodo prosseguir, atingirá logo logo o pináculo da Magistratura. Promessa do chefe. Noblat que se guarde

Seu voto: Nenhum
imagem de jcordeiro
jcordeiro

"Não clamará, nem gritará,

"Não clamará, nem gritará, nem fará ouvir a voz na praça. / Não esmagará a cana quebrada... / ...em verdade, promulgara o direito.” Isaias 42:2-3 (excertos)

Nassif: o quê teria, pessoalmente, feito o ex-ministro José Dirceu ao atual presidente do STF? Isto que ocorre não pode ser resultado somente de aversão doutrinária ou política. Sim, porque só deste modo se explicaria tanto rancor e ódio contra aquele a quem já julgara e condenara, mandando lançar seu nome no rol dos culpados. Cheguei a pensar ser coisa de reencarnação, a que dou pouquíssima atenção. Mas abortei a idéia diante de tanto ranço, que não pode ser recente, pela magnitude, intensidade e baixeza. Parece vir das entranhas do condenador. Telúrico. Parece nascer do início dos tempos. Do fundão do inferno ao mais alto dos céus. E está fazendo escola. Dizem que o um certo ex Juiz das Execuções Penais do Distrito Federal, discípulo aplicado, passou com louvor nos exames da primeira faze. E se com tanto denodo prosseguir, atingirá logo logo o pináculo da Magistratura. Promessa do chefe. Noblat que se guarde...

Seu voto: Nenhum

Não tem jeito; são os

Não tem jeito; são os militantes e simpatizantes é que terão que fazar alguma coisa. agora é juntar todo mundo e ver o que é melhor fazer. Não adianta ficarmos batendo boca com ditadores. Estamos perdendo tempo e energia que poderia ser empregada em algo mais efetivo. Não há defesa técnica possível para esses condenados. Como muito bem disse o Fernando Morais, não dá para termos mais qq ilusão nesse sentido. JB tomou uma posição e a posição dele é a posição da Corte; ele é o presidente. O STF decidiu pelo semiaberto mas o mantém em regime fechado pq saiu no jornal que é para ser assim; até que nossos ministros se convençam que é mais seguro para a Nação que passem a ler Mônica e Cebolinha e, mesmo assim, fazendo esforço para não ficarem impressionados com o vestidinho vermelho da dentuça; vamos ter que ir dando  nosso jeito.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de rios
rios

Eu nunca vi um condenado a

Eu nunca vi um condenado a qualquer coisa ter um acompanhamento tão próximo de um juiz. E não é qualquer juiz, é o próprio presidente do STF. Se não é algo pessoal eu não sei mais o que é. O que teria Zé Dirceu que provoca "os instintos mais primitivos" nessas pessoas? O que teria feito ou dito enquanto estava no governo à esses personagens que o tem como uma "irracional paixão reprimida"?

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Só pode ser vingança

Tirou minhas palavras da boca... O que foi que Dirceu fez ou tentou fazer contra Barbosa? Alguém sabe? Teria apontado o perigo de sua nomeação? Teria imposto condições para apoia-lo?

Se fosse só pra tirar Dirceu do caminho não precisava tanto sadismo...

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Verita
Verita

O que ele fez? Falou a ele

O que ele fez? Falou a ele que melhor teria sido se sua nomeação tivesse sido por mérito. Cá entre nós, nunca tive a menor simpatia por dirceu. Agora estou desenvolvendo alguma por conta da perseguição sarçal do JB. Mas tanto ele quanto o jefferson estão pagando, em grande parte, o preco do destempero, da impulsividade, do bater de frente. Agora este assunto já virou uma mesquinharia tao grande, que realmente já deu!

 

Seu voto: Nenhum

Está até parecendo amizade não correrspondida

Já estou imaginando a cena do Joaquim Ide Amin Barbosa, lendo a resposta do Governador Agnelo: Rasgando o documento, joga exemplares de livros de direito, e da constituição para o alto, dando safanões nos assessores, babando ensandecido grita... Eu mato esse governador, eu mato esse Zé Dirceu! Eu mato... Eu mato... Eu mato... Buáaa...

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Anselmo Lemos
Anselmo Lemos

Golpistas

Antes era o "Golpe"

JÁ se foi a geografia politica de direita e esquerda...

ALIAS...,AMBOS FORAM GOLPISTAS!

 

PELO FIM DA OBRIGATORIEDADE DO VOTO JÁ!

 

 

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de janes salete
janes salete

A oab está lambendo, agora,

A oab está lambendo, agora, nesse momento o saco de quem? Sim, porque não passa de um órgão labe- saco.Ho turma de senvergonhas, tapetes, incapazes, corruptos, MERDAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Desculpa, colegas do blog, mas a gente tem que desabafar, senão explode. E a classe média que não acorda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Seu voto: Nenhum (10 votos)

Aquele que discordar do "mensalão" será tido como "dissidente"

O Brasil talvez seja o único pais do mundo a experimentar uma ditadura midiático-penal com todas as instituições, de MP-DF, PGR, VEP a STF passando por Câmara dos Deputados e Senado, todos morrem de medo de discordar do "mensalão" ou mesmo defender Dirceu, isso me lembra muito os anos de chumbo quando todos temiam discordar dos milicos, o Judiciário ainda encarna esse entulho autoritário, hoje o Barbosa faz o papel do general Newton Cruz, por favor dêem um cavalo pro moço que ele vai aparecer por ai chicoteando o Zé Dirceu, o veneno desse débil mental não acaba: Há uma fila de jornais publicando fofocas que Barbosa usa para manter o ex-ministro no regime fechado: Primeiro entrou a Globo, depois o Estado, num terceiro momento a Veja,..pelo jeito o rodízio vai recomeçar com a Globo se o Estadão não topar fazer a sua sujeirinha para o Barbosa matar no peito, que lixo esse sujeito de mentalidade escravista fdp

Seu voto: Nenhum (4 votos)

 

...spin

 

 

A saga do Dirceu contra o

A saga do Dirceu contra o sociopata que comanda o STF. Doente de ódio, rancor, com complexo de inferioridade latente. Esse é o tipo que comanda o judiciário.

Seu voto: Nenhum (9 votos)

zanuja

Até quando permanecerá essa insanidade jurídica?

Até quando permanecerá essa insanidade jurídica? Quem responderá pelos danos morais e materiais causados ao José Dirceu?

Seu voto: Nenhum (7 votos)

webster franklin

Sem limites

Dirceu não está na mira de jb. Está sob o jugo do mais novo carcereiro da Papuda (que carreira brilhante! de ministro do stf a carcereiro de um preso só. fez concurso ou foi na base do QI?), papel que lhe cai muito bem. Como  o jurista Celso Bandeira de Melo,  também acredito que Dirceu ficará preso ilegalmente até a saída de seu carcereiro da cadeira que ocupa provisoriamente no stf. Não vou dizer que é uma vergonha, porque tudo que se refere à AP 470 foi escandaloso, vergonhoso, criminoso.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de MThereza
MThereza

Dirceu não está na mira de

Dirceu não está na mira de jb. Está sob o jugo do mais novo carcereiro da Papuda (que carreira brilhante! de ministro do stf a carcereiro de um preso só. fez concurso ou foi na base do QI?), papel que lhe cai muito bem. Como  o jurista Celso Bandeira de Melo,  também acredito que Dirceu ficará preso ilegalmente até a saída de seu carcereiro da cadeira que ocupa provisoriamente no stf. Não vou dizer que é uma vergonha, porque tudo que se refere à AP 470 foi escandaloso, vergonhoso, criminoso.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Eu acho até que o mais

Eu acho até que o mais fanático da religião ante-petista já se deu conta de que as coisas estão e foram muita na cara. Cada dia mais me convenço que o PT chegar ao poder foi a melhor coisa que aconteceu para o Brasil em termos atenção à temas antes deixados por debaixo dos panos. Veja a guerra da classe médica contra o partido, veja o ódio que o setor agropecuário tem do PT mesmo tendo suas dividas eternamente roladas pelo Governo, o Julgamento da AP470 veio pra isso, para exteriorizar o que é possível se  fazer quando o assunto é matar o inimigo, que nessas tempos nem é mais politico, infelizmente, se tornou pessoal.

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Ques as forças maiores me livrem de linchar o devido processo legal

imagem de Yacov
Yacov

A oposição SEM VOTOS, sem

A oposição SEM VOTOS, sem projetos, sem programa, sem idéias e sem noção, declarou guerra:

'DELENDA DIRCEU !! DELENDA PT !! DELENDA PETROBRAS !! DELENDA DILMA !! DELENDA BRASIL !!'

 

“ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !!! NO PASSARÁN !! VIVA GENOÍNO !! VIVA ZÈ DIRCEU !! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE !! VIVA LULA !! VIVA DILMA !! VIVA O PT !! VIVA O BRASIL SOBERANO !! LIBERDADE PARA JULIAN ASSANGE, BRADLEY MANNING E EDWARD SNOWDEN JÁ !! FORA YOANI e MÉDICOS COXINHAS !! ABAIXO A DITADURA DO STF DE 4 PARA A GLOBO !! ABAIXO A GRANDE MÍDIA CORPORATIVA, SEU DEUS 'MERCADO' & TODOS OS SEUS LACAIOS & ASSECLAS CORRUPTOS INIMPUTÁVEIS !! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ !! LEI DE MÍDIAS, JÁ !! "O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO - O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um  braZil-Zil-Zil para TOLOS”

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de C. Acácio
C. Acácio

Dirceu faz horas extras na

Dirceu faz horas extras na cadeia. Quem vai ressarci-lo por essas horas e pelas horas não trabalhadas fora da cela  ...?

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Prostatalatório
Prostatalatório

Quandro dezembro chegar

Suspeito que Braboso fez promessa: "Dirceu só sái da Papuda quando eu sair do Supremo".

Um escárnio de abuso (público e escancarado) de discricionário poder;

Isto é uma bar-bo-ri-da-de!

 

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.