O filme de Glauber Rocha sobre o enterro de Di Cavalcanti

Sugerido por jc.pompeu

Do O Globo

Filme de Glauber Rocha sobre enterro de Di Cavalcanti está censurado há 34 anos
 
Um dos mais longos casos de censura a uma obra de arte no Brasil teve início no dia 26 de outubro de 1976. Ao saber da morte do pintor Di Cavalcanti, o cineasta Glauber Rocha correu para o funeral, com a câmera na mão e a ideia na cabeça de homenagear o amigo de longa data. O registro virou o curta “Di-Glauber” que, até hoje, poucos brasileiros puderam assistir. O filme estreou juntamente com “Cabeças cortadas”, em 11 de março de 1977, na Cinemateca do MAM, e logo após a primeira sessão, a filha adotiva do pintor, Elizabeth Di Cavalcanti, iniciou sua batalha para proibi-lo. Em 1979, a 7ª Vara Cível concedeu liminar a um mandado de segurança impetrado por Elizabeth, vetando a exibição do filme. A decisão vale até hoje.
 
Em 2004, um sobrinho do cineasta disponibilizou o filme na internet, mas, nos cinemas, “Di-Glauber” — cujo título oficial é “Ninguém assistiu ao formidável enterro de sua quimera, somente a ingratidão, essa pantera, foi sua companheira inseparável” — nunca pode fazer carreira. Glauber passou a noite da estreia na delegacia, tentando resolver o problema. Algumas cópias chegaram a passar em universidades, mas a decisão judicial impediu novas exibições.

 
Segunda a família, na década de 70, num encontro em Paris, Di e Glauber teriam feito um acordo. Di pintaria Glauber e seria filmado pelo cineasta. Ironicamente, Glauber teria perguntado a Di se queria ser filmado “vivo ou morto”. Quando soube da morte do amigo, o cineasta resolveu registrar as últimas imagens do artista plástico. Pegou sua câmera 16mm e filmou o velório no MAM e o sepultamento no cemitério São João Batista.
 
O filme ganhou o Prêmio Especial do Júri do Festival de Cannes, em 1977, antes que a Justiça proibisse a exibição em território nacional. A filha de Di considerou a obra desrespeitosa, por mostrar o pai morte. Na época, Glauber justificou dizendo que “filmar meu amigo Di morto é um ato de humor modernista-surrealista que se permite entre artistas renascentes: Fênix/Di nunca morreu. No caso o filme é uma celebração que liberta o morto de sua hipócrita-trágica condição”.
Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Graças a internet pude

    Graças a internet pude assistir esse curta-documentário.

    Interessante retomar esse caso no momento que se discute as biografias não autorizadas, acho que se mudar a lei esse documentário e outras obras artísticas fora do cinema e literatura poderiam ser beneficiadas.

  2. “Ao saber da morte do pintor

    “Ao saber da morte do pintor Di Cavalcanti, o cineasta Glauber Rocha correu para o funeral, com a câmera na mão e a ideia na cabeça”

    Em ENTERROS, a imprensa SEMPRE RESPEITA quando a família quer privacidade. Quem de nós desejaria uma “homenagem” dessa ao próprio pai ??? E pior ainda…vê-lo MORRENDO A CADA EXIBIÇÃO DO “FILME” ??? Não há família que se cure, da perda.

    O filme é o Ó !!! ;(

    Um cadaver todo tamponado…é MACABRO, BIZARRO.  

    Acredito que foi um “escorregão” profissional do Glauber, que devia estar em um ” dia ruim”, para priduzir uma “EME” dessa.  

     

  3. A vida não é um longo rio tranquilo

    Não acredito que o proprio Di Cavalcanti fosse conta esse filme. Mas as pessoas estão sempre tomando decisões em nome de seus proximos, achando que fazem o bem, quando o que fazerm realmente é sufocar ou castrar o outro. 

  4. Isso , sim, é um típico caso

    Isso , sim, é um típico caso de invasão de privacidade. Até os programas sensacionalistas respeitam velórios e cerimônias funebres reservadas aos familiares e mais íntimos. Na época, causou pessima imrpessão saber que Glauber e sua equipe entraram sem pedir licença. Isso não é censura, é manter a privacidade de um momento de dor, um dreito de todos os sers humanos. E quem disse que Di Cavalcanti queria ser filmado no caixão? Glauber? Então, tá… Menos, gente.

  5. Mais uma vez   a  genialidade

    Mais uma vez   a  genialidade de Glauber. O texto  é impagável. O velório, de Di e  seu enterro,servem de pano de fundo para  a   original  homenagem do grande cineasta ao grande pintor. “Avant la letre”,como  mostra     sua  obra   cinematográfica,somente o  tempo  contribui  para sua  melhor compreensão. Provocador, era sua marca e polêmico manteve-se assim  até a sua   controvertida “causa mortis”. A pantera  também o acompanhou Glauber, nos seus últimos anos  no exílio português..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador