Revista GGN

Assine

O fundo do poço e o limite, por Madrasta do Texto Ruim

O fundo do poço e o limite

Um conto metafórico da Madrasta do Texto Ruim

- CHEGA!

- Pra mim já deu! Tô indo EM BO RA deste país!! Num guento mais ser usada e abusada deste jeito! Vou-me embora para Berkeley! George Lakoff e Mark Johnson¹ hão de me proteger!

Todos naquele Congresso de Linguística se assustaram. A Metáfora do Fundo do Poço não estava de brincadeiras. Pelo contrário, carregava duas malas cheias. Ela estava mesmo de mudança.

- Eu sou uma forma de conceber uma coisa em termos de outra coisa!! Minha principal função é fazer as pessoas entenderem O QUE TÁ COM TESENO AQUI!!!! Como vocês ainda ousam falar em fundo do poço para se referir à capa da Istoé, à capa da Época, à capa da Veja?

Vocês viram  a MEEEEEEEEEERDA que a Istoé fez na capa desta semana com a Gleisi? PAREM JÁ DE FALAR EM FUNDO DO POÇO!!! EU ESTOU GAAAAAAASTA!!! Fundo do poço é um troço que impõe um LI-MI-TE!! E se tem uma coisa que esses troços ainda chamados de semanários jornalísticos não têm mais é LI-MI-TE!

A metáfora continuou, aos prantos:

- Fundo do poço é o limite final, absoluto e irrestrito! Eu devo ser usada pra expressar uma situação que já foi estendida até um ponto impossível de ser ultrapassado, vocês entendem isso? De lá não dá mais pra passar! VOCÊS TÊM NOÇÃO DE QUANTAS PORTINHOLAS JÁ ENFIARAM EM MIM? TÊM? Desde quando esse abuso vem acontecendo? 1992, pra ser mais exata! VINTE E CINCO ANOS DE METÁFORAS MAL USADAS!!! E ISSO NÃO É UMA METÁFORA, CARAMBA!!!!

- Eu sou a metáfora do limite! Eu tenho limite! Parem de ultrapassar o meu limite!

Eis que, lá do fundo do auditório, surge um meme.

- Metáfora, sua linda! Eu te amo!!! Não se vá! Fique comigo, vamos fazer vários baby-memes juntos com as capas dessas revistas! Você não percebe que você é o par ideal para mim? Você não vê que nós revolucionaremos a comunicação do século XXI nas Redes Sociais?

O Meme se ajoelhou e fez a linda declaração de amor à metáfora, que já estava perdidamente apaixonada:

- Metáfora do fundo do poço: você aceita casar comigo, o meme “O brasileiro olha pro limite e diz kkkk limites”?

O Trocadilho ofereceu-se para ser o padrinho de casamento:

- Vai ser o casamento Mememetáfora! <3

Alguns riram. Outros não.

Mas não importa. O que importa é que, depois daquele dia de explosões metafóricas, todos foram felizes para sempre. Literalmente. Não, metaforicamente. Não, pera...

¹Autores do livro “Metáforas da vida cotidiana (Metaphors we live by)”, de 1980.

 
Média: 4.5 (8 votos)

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de WG
WG

A estupidez e perversdade sem

A estupidez e perversdade sem limites da mídia corporativa só não cairá no ridículo caricatural porque os coxinhas que a consomem são patológica e infninitamente estúpidos. 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.