O Globo inventou o almoço grátis?

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Sugerido por Webster Franklin

O Globo inventou o almoço grátis? Ou ainda está naquela de “ouro de Pequim”?

Do Tijolaço

O jornalismo brasileiro produz, na sua ânsia de “ideologizar” o capital e as disputas econômicas mundiais, alguns momentos inesquecíveis.

Hoje, a capa de seu caderno de Economia dedica-se à “ameaça vermelha”: “China exigirá compensação pelo empréstimo de US$ 3,5 bi à Petrobras, dizem especialistas”
Uai, e não é pra querer que paguemos, se estão emprestando?

A reportagem leva exatos 13 parágrafos para deixar  Leonardo Valente, professor de relações internacionais da UFRJ, lembrar o obvio:  que “nenhum empréstimo é de graça, nem os concedidos pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) ou pelas potências ocidentais, nem os concedidos pela China”.

Antes, temos de ler Rubem Barbosa, o gênio diplomático do governo Fernando Henrique na Embaixada brasileira nos EUA, dizer que “as condições do empréstimo para a Petrobras não foram divulgadas, mas devem estar vinculadas ao fornecimento de petróleo e talvez de equipamentos ”

Sério? Não brinca!

E qual é o problema?

A ânsia de dar a entender um “invasão chinesa” chega ao ponto de  imaginar que “a contrapartida exigida pela nação asiática são a realização de obras de infraestrutura com máquinas e equipamentos e trabalhadores do país asiático”.

Como assim, “nhonhô”? Igual àqueles  filmes de “velho oeste” onde os chineses, de rabinho de cavalo, assentavam trilhos e dormentes das ferrovias dos Estados Unidos?

Vocês não se deram conta de que a China é uma potência mundial? Que é o maior credor dos títulos do tesouro americano? Que é o maor destino das exportações brasileiras?

Os Estados Unidos querem emprestar dinheiro a longo prazo, barato ou pago em mercadorias? Querem investir no petróleo brasileiro, como minoritários, sem o controle das jazidas?
Não tem problema, o Brasil topa.

Mas, se não querem, não venham com essa de que a China “exigirá compensações”…Quem empresta dinheiro sempre exige. Se não exigisse é que seria um escândalo, porque seria subsídio político-ideológico.

O objetivo, tolo, da matéria é esse, tudo, claro, ilustrado com a foto de um “guarda vermelho” (na verdade um segurança do banco deles lá) para deixar bem claro o “perigo comunista”.
Isso é coisa daquele tempo onde parecem andar certas cabecinhas de dinossauro, que viviam falando no tal ouro de Moscou e  de Pequim.

Meia página de jornal para escrever um troço destes deveria ser considerado crime ambiental.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ahahahahahahahaha
    Esse o

    Ahahahahahahahaha

    Esse o Globo é impagável. Com tantos jornalistas desempregados parece que os estagiários foram todos efetivados.

    A notícia é realmente extraordinária: “um empréstimo que vai ter que ser pago de alguma forma….”!

    Estou emocionado com essa surpreendente revelação.

  2. a globo sabe

    A globo é mais ixperta, é tudo  “de gratis”, o terreno do projac, os impostos que não são pagos e etc.

    Para a glogo é sempre “de gratis”.

  3. É inacreditável,

    É inacreditável,  economistas,  embaixadores e sociólogos e filósofos se prestarem a comentar certos absurdos, para aparecerem em um jornal desacreditado,  em matéria de imparcialidade. A parcialidade é clara, são sempre as mesmas caras comprometidas com um passado não muito distante. Rubem Barbosa é figura conhecida  da mídia golpista. Leonardo Valente tb é cara carimbada de o Globo. Pelos comentaristas globais,  já sabemos o que virá nas suas análises.

  4. Pro publico certo

    Eles escrevem para aqueles cidadãos “super-hiper-max-mega-bem informados”, que manifestam com xingamentos e pedindo golpe militar. 

    1. Exatamente, Maria Luisa. O

      Exatamente, Maria Luisa. O Globo é feito especificamente para o emburrecimento sistemático da classe média carioca. É o maior fabricante de coxinhas aqui do Rio. 

      Por isso eles tiveram que se juntar com a Folha para lançar O Valor, jornal que é de direita, mas que não trata seus leitores como crianças de 5 anos. Foi uma exigência do empresariado que é o público alvo do jornal.

      Foi assim: Vários empresários começaram a cancelar a assinatura do O Globo. Aí, aquelas moças do telemarketing ligavam para eles, “porque o senhor estaria cancelando o jornal, senhor?” Resposta: Querem manipular os otários da classe média? Ok, mas eu preciso de informação decente”. Daí veio a idéia do Valor 

  5. Comem criancinhas

    O que a globo quer dizer é que negócios com os comunistas envolve algo mais sério: eles comem criancinhas. Quem não sabe disso? Certamente está em algum cantinho do contrato esta cláusula terível.

    Do outro lado só pedem para tirar os sapatos, muito mais razoável.

    Precatemo-nos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador