O interrogatório sem perguntas de Cerveró, por Fernando Brito

Enviado por Webster Franklin

Do Tijolaço

O incrível interrogatório sem perguntas de Cerveró
 
Fernando Brito

Cerveró  – Então eu fui indicado para a diretoria da BR Distribuidora por reconhecimento do Presidente pela ajuda que prestei para resolver aquele problema do empréstimo da Schahin –

Procurador – Sim, o como é que o senhor soube do reconhecimento do presidente Lula a isso?

Cerveró – …. (silêncio)

Procurador – Ele disse isso ao senhor, pessoalmente ou por telefone?

Cerveró – Não, senhor…

Procurador – E como é que o senhor soube disso?

Cerveró – …. (silêncio)

Teria sido assim o interrogatório do senhor Nestor Cerveró  que lhe rendeu redução da pena?

Deve ter sido, porque a “ligação” de Lula à sua nomeação e a razão dela ter sido a “gratidão” presidencial pela operação ocua exatas duas linhas e meia no depoimento premiado de Cerveró, que, há coisa de uma hora, foi liberado pelo “vazador” para ser publicado. Sim, porque duvido que um repórter experiente como o do Estadão fosse “deixar para depois” de ser furado pela Folha que havia uma menção a Lula, justo na primeira página do documento.

Mas vamos ao que diz o papelucho, cuja guarda estava a cargo dos procuradores Fábio Mangrinelli Coimbra e Rodrigo Telles de Souza.

QUE, como reconhecimento da ajuda do declarante nessa situação (a quitação do empréstimo), o Presidente da República LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA decidiu. indicar o declarante. para uma diretoria da BR DISTRIBUIDORA, a Diretoria Financeira e de .Serviços.

Só. Nada mais, oficialmente, foi dito ou lhe foi perguntado, porque não está no depoimento, nem que seja para dizer “que, indagado, não soube explicar que…etc…”

Inacreditável. Aliás, na página seis, Cerveró diz que  Delcídio ” também era considerado responsável pela indicação do. declarante para a diretoria da BR DISTRIBUIDORA”. Era considerado ou era? Foi Delcídio que falou a Cerveró  da suposta gratidão de Lula?

A única operação concreta a que Nestor Cerveró se refere é um suposto empréstimo do Banco do Brasil ao usineiro João Lyra, em 2010, por influência de Fernando Collor e que teria irritado Renan Calheiros. Há, porém, um “probleminha”: informa oficialmente o Banco do Brasil que o empréstimo foi recusado e não saiu…

Qualquer delegado novato de DP no pé do morro aqui no Rio interroga melhor. Até porque sabe que um depoimento destes, sem materialidade e sem concatenação é lixo no tribunal.

Mas, no tribunal  em questão, parece “não vir ao caso” e o depoimento é totalmente adequado ao que se busca, de fato: acusar Lula assim na base do “ouvi dizer”.

Não precisa nem dizer de quem ouviu dizer.

PS. Detalhe intrigante: Detalhe, a delação não é o mesma que estava nas mãos de André Esteves e Delcídio do Amaral por uma simples razão: ambos foram presos  no dia 25 de novembro e o depoimento foi prestado dia 7 de dezembro. É uma nova versão, certamente  revista e talvez ampliada. Assim se conduz uma montagem.

 

Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E o Torquemada?

    Enquanto isto, no palácio da Justiça, José Torquemada Cardozo assite na NetFlix “House of Cards”. Afinal, o dia está vazio e monótono pois tudo caminhava como planejado…

    Esticado no sofá, traga profundamente seu cigarro. Expira a fumaça e exclama para si:

    – oh tédio, como gosto de você!

     

     

     

  2. O Cerveró ESTÁ

    O Cerveró ESTÁ APAVORADO!

    Está vendo grandes empresários presos e alguns pegando penas de vários anos…

    E ele?

    O que será dele?

    Está delatando até “sentimentos do LULA”!

    Qualquer um que o PIG mirar, ele delata!

    Principalmente LULA e o PT!

    Se ele delatar FHC e PSDB, o assunto morre…

    Não haverá pressão “popular” sobre o judiciário…

    Ele sabe disto!

    Alias todo mundo sabe…

    Ele vai delatar até o Santos!

    O Santos agora vai aparecer na lava-jato;;;

    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/santos/2016/01/13/noticia_santos,327346/santos-peita-a-emissora-que-detem-direitos-de-transmissao-de-jogos-e-pode-fechar-nova-parceria.shtml

  3. Vergonha na cara !

    Esses caras, delatores e Juízes não tem mesmo nenhum pudor, para não falar da mídia (que me dá ânsias). Uns roubaram a mais não poder (delatores), outros, em seus objetivos de derrubar um partido, serem mt bem pagos e esquecerem o significado da palavra ETICA, se lambuzam (como virou moda ) dos cargos e autoridades investidos pela mídia e p/ Min. da Justiça.

    E a gente sofrendo diariamente !!!!!

    Se eu fosse o Lula, jamais me candidataria à presidência (é o que vai acontecer mesmo). Já fez, e mt bem feita a sua parte. Vá descansar, que o sr. merece mais do que ninguém.

  4. o questionador me parece

    o questionador me parece inquisitorial e preconceituoso.

    ora, perguntar sobre, quer o quê?.

    isso é evidente…

    pra mim, tudo previamente acertado…

  5. Esses jornalistas

    Esses jornalistas “investigativos” do pig deixam os do filme “Spotlight” no chinelo. Enquanto esses últimos demoraram um tempão, gastaram um grana preta, papel e mais papel de jornal, os primeiros foram vapt vupt. 

    Para eles bastou uma frase do delator, e pimba, já virou manchete em letras garrafais. No máximo gastaram um graninha com uma cervejinha para o Japa. Ou nem isso, tem procurador de Curitiba que dá de graça

    Esses caras são assim porque tem um nível de exigência que os jornalistas da velha guarda não se atreviam a ter. A meta dos funcionários dos donos do pig é produzir um “padres pedófilos de Boston”, ou um “Watergate” por semana. E no auge derrubar um Nixon por dia. Só assim que se é bem sucedido nessa profissão. Mas qual profissão mesmo?

  6. Alguém se interessa?

    Por onde anda Amaury Ribeiro Junior ou Rubens Valente ? Entre outros bons nomes do jornalismo investigativo. Esta mais do que na hora de alguém colocar ordem no puleiro do Moro, do MPF, da PF e do Judiciario que acompanha o caso Lava Jato. A Lava Jato, hoje, é um caso à parte à propria operação que ela deslanchou ha algum tempo.

    Alguém com faro, perspicaz, conhedor do meio juridico e da PF e com muita paciência tem que ir atras das delações, destrinchar o novelo e escrever o livro que podera, isso sim, abalar o sistema judiciario brasileiro, MP, PGR e PF. Sem falar que meu dedinho me diz, que teriamos boas revelações la pelo lado do ministério da Justiça também.

     

  7. um amontoado bem colocado de palavras-chave…

    é com isso que pretendem redução das penas

    a continuidade do entendimento que se quer, considerando o que o juiz quer ouvir para decidir se reduz a pena ou não, se dá simplesmente no trabalhar com elas, as palavras-chave, colocando em uma frase, algo que já foi declarado, para depois retirar daí e colocar numa outra

    feito isso, as interpretações e conclusões ocorrerão em blocos sucessivos da delação

    estes delatores são da pior espécie, não respeitam ninguém, principalmente os cabeças da operação

    estão armando uma cilada com palavras-chave e os cabeças, como são politiqueros, estão adorando

    ser otário de classe é isso mesmo, não aprendem nunca e só complicam a operação

    falar nisso: não temos mais combustíveis adulterados no Brasil?

    ou estão protegendo outra máfia?

  8. tem alguém aqui no GGN…

    que já demonstrou saber tudo sobre uso da linguagem em qualquer tipo de mensagem

    recomendo que juntem tudo que já foi vazado e entregue para ela estudar

    tenho certeza que ela vai concluir que palavras-chaves bem colacadas informam mais do que a própria informação ou frase ou mensagem principal que se quer passar para o PIG

  9.  “O interrogatório sem

     

    O interrogatório sem perguntas de Cerveró, por Fernando Brito

    buenos

    se por um lado,

    doutor Cerveró anda falando pelos cotovelos (abrindo o coração cheio de mágoas) até do que nem sequer fora perguntado…

    por outro lado,

    temos de entender que doutor Cerveró, formado, com distinção e medalhas, pela Real Academia Picasso de Tiro em Raposa no Escuro, tem o peculiar estilo de todos os atiradores de elite formados nesta famosa academia espanhola: atira no que não viu e acerta no que não existe.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador