O legado de Barbosa

Sugerido por Amarildo

Do Diário do Centro do Mundo

O legado de Joaquim Barbosa, um antibrasileiro

por Paulo Nogueira

Se for confirmada a aposentadoria de Joaquim Barbosa para junho, chegará ao fim uma das mais trágicas biografias do sistema jurídico brasileiro.

O legado de Barbosa resume-se em duas palavras absolutamente incompatíveis com a posição de juiz e, mais ainda, de presidente da mais alta corte nacional: ódio e vingança. Foi a negação do brasileiro, um tipo cordial, compassivo e tolerante por natureza.

A posteridade dará a ele o merecido espaço, ao lado de personalidades nocivas ao país como Carlos Lacerda e Jânio Quadros.

Barbosa acabou virando herói da classe média mais reacionária do Brasil e do chamado 1%. Ao mesmo tempo, se tornou uma abominação para as parcelas mais progressistas da sociedade.

É uma excelente notícia para a Justiça. Que os jovens juízes olhem para JB e reflitam: eis o que nós não devemos fazer.

O que será dele?

Dificuldades materiais Joaquim Barbosa não haverá de ter. O 1% não falha aos seus.

Você pode imaginá-lo facilmente como um palestrante altamente requisitado, com cachês na casa de 30 000 reais por uma hora, talvez até mais. Com isso poderá passar longas temporadas em Miami.

Na política, seus passos serão necessariamente limitados. Ambições presidenciais só mediante uma descomunal dose de delírio.

Joaquim Barbosa é adorado por aquele tipo de eleitor ultraconservador que não elege presidente nenhum.

Ele foi, na vida pública brasileira, mais um caso de falso novo, de esperanças de renovação destruída, de expectativas miseravelmente frustradas.

Que o STF se refaça depois do trabalho de profunda desagregação de Joaquim Barbosa em sua curta presidência.

Nunca, desde Lacerda, alguém trouxe tamanha carga de raiva insana à sociedade a serviço do reacionarismo mais petrificado.

Que se vá – e não volte a assombrar os brasileiros.

Vi, em Trafalgar Square, a festa que os ingleses fizeram quando Maggie Thatcher morreu. Um sindicalista contou que abriu e tomou uma garrafa de uísque que guardara durante vinte anos para a ocasião.

Penso aqui comigo que muita gente no Brasil haverá de comemorar o fim de JB como juiz. Mentalmente me uno à festa.

Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Piada em cima de piada

    É ridiculo em cima de ridiculo!! Esse blog não é mais o mesmo…

    [[[[Você pode imaginá-lo facilmente como um palestrante altamente requisitado, com cachês na casa de 30 000 reais por uma hora, talvez até mais. Com isso poderá passar longas temporadas em Miami.]]]]

    Todo mundo faz palestra. De FHC até camelo carioca e sua palestra “motivacional”.Ou o Amir Klink que ensina a “navegar” nas dificuldades da vida. E todos cobram muito caro. 

    Lula não foge à regra e fatura alto [muito mais que 30000 reais] com suas palestras mundo afora. No entanto, o ministro Barbosa não pode: não seria “ético”.

    A “esquerda” brasileira xiita é cada vez mais patética…  

    1. Barbosa já deu duas palestras

      Barbosa já deu duas palestras em suas férias…digo, viagem oficial à Europa, palestras pagas com dinheiro público dos brasileiros.

  2. Carlos Lacerda?

    Pode não ter sido um político que adimremos, mas o brilhantismo de um Carlos Lacerda ou de um Janio Quadros nem de longe se parece com a precariedade política deste bobo que agora renuncia.

    Como político, façam- me o favor, foi zero. Até para renunciar comunicou primeiro a Dilma, Ronan e ao presidente da câmara, para que, se todos devem ter recebidoa comunicação com alegria e alívio? Devia renunciar e pronto. Na verdade até o 1% se sente aliviado com saida.

  3. Talvez o comportamento do

    Talvez o comportamento do Ministro Joaquim, nos faça refletir sobre o falso dogma do brasileiro gentil, de Gilberto Freire. Talvez ele tenha representado o “grito do oprimido”. Desmerecer o trabalho do Ministro Joaquim, não enriquece o debate, afinal temos outros ministros contestados em suas decisões, por exemplo Gilmar Mendes.

    Além disso o 1% se apropriou dele, como se aprorpiará de mim ou de você, se lhe for conveniente. Acho que o Ministro Joaquim talvez não concorde com esta apropriação. Uma pequena contribuição ao debate……..

     

     

  4. Vai ficar o “Domínio do

    A Privataria Tucana ficou sem respostas…

    Que ética era essa?

    Ética NENHUMA…

    Política e com p MINÚSCULO!

  5. Dificuldades materiais

    Dificuldades materiais Joaquim Barbosa não haverá de ter. O 1% não falha aos seus.

    Você pode imaginá-lo facilmente como um palestrante altamente requisitado, com cachês na casa de 30 000 reais por uma hora, talvez até mais. Com isso poderá passar longas temporadas em Miami. 

    Parece-me que o cache de Lula é bem mais alto. Realmente, o 1% não falha aos seus.

  6. E Gilmar?

    É incrível, mas o Brabosão conseguiu superar até o Gilmar Dantas na negatividade de sua contribuição ao STF e ao Brasil.

    Precisamos, urgentemente, dedetizar aquela corte.

  7. Caiu

    Barbosa não esta saindo porque quer, como ele diz. Ele não iria sair assim, antes do fim de seu reinado. Esta saindo porque esta sendo obrigado a sair. Apesar de não termos visto muitas criticas ao estilo Barbosa (mas acho que até teve bastante sim) da comunidade juridica, nos bastidores a batata dele estava assando e feio. Essa saida tempestiva da bem a dimensão das articulações para sua “deposição”. 

    Barbosa, quem diria, tem que sair, e não nos iludamos com as aprências, esta saindo com todo o apoio da imprensa, porque senão o julgamento da AP 470 iria pro espaço. Se continuasse agindo da mesma forma que vinha agindo, iria ser protesto em cima de protesto nas portas do STF, além de um vexame internacional para a Corte Suprema brasileira.  Vê-se ai que Barbosa esta muito so. 

    1. Se for para ser tão raso e pessoal assim, me permito dizer

      Se for para ser tão raso e pessoal assim, me permito dizer tambem na primeira pessoa : Para mim voce  não conta , é irrelevante.

  8. JB é um tremendo

    JB é um tremendo representante do vira-latismo nativo. Vai palestrar para o mesmo 1% para o qual vem trabalhando até agora.

    Só uma curiosidade… Há tempos a gente reclama do silêncio da comunidade jurídica acerca da AP 470; estranho que, no hora em que JB sai, todo mundo tenha alguma coisa para falar… Fico me perguntando e, se ele não tivesse saído? Continuariam calados vendo os condenados sendo perseguidos por uma pessoa desequilibrada? Com todo o respeito são piores que JB pq são tão defensores do 1% qto ele mas não tem coragem de manifestar-se. É o 1% que quer posar de 99%; sempre silenciam qdo a violência é sofrida pelos que simulam representar; se der certo, beleza… Qdo a casa cai, são os primeiros a atacar os que estavam protegendo sob seu silêncio cúmplice. Já atentaram para o fato de nem os petistas e simpatizantes estarem comemorando tanto qto a comunidade jurídica a saída de JB? Pq não estiveram na luta que já dura mais de dois anos? JB vai poder dar muita palestra, mesmo. Será convidado de honra em TODAS as faculdades de Direito do Brasil; foi o herói dos coxinhas nas gigantescas manifestações de junho de 2013… Os golpistas todos apostaram suas fichas em JB e, agora… Pois é, saiu da Presidência da mais alta Corte de Justiça do País pq foi ameaçado por um…tuiteiro, segundo o Globo… JB tem um exército de admiradores, o que ele não sabia é que eles nunca se mostram. Cambada de covardes. E, esse é o maior legado de JB, mostrar ao Brasil como o 1% que a mídia traveste de 99% é capaz de qq coisa contra o país, desde que, não tenha que mostrar a cara.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador