O medo de que Dilma falasse em golpe na ONU, por Luis Fernando Verissimo

Jornal GGN – Em sua coluna em O Globo, Luis Fernando Verissimo comentou as ações que ministros do STF e políticos da oposição tomaram com receio de que a presidente Dilma Rousseff falasse em golpe no seu discurso na conferência sobre o clima das Nações Unidas, em Nova Iorque.

“Não importava a inconfidência espontânea dos magistrados, importava a negação do que a Dilma diria. Antes que ela dissesse”, provocou Verissimo.

Do O Globo

A segunda vítima

Por Luis Fernando Verissimo

Não se sabe exatamente o que os dois deputados enviados a Nova York fariam, se Dilma dissesse a palavra ‘golpe’. Pulariam das suas cadeiras e gritariam ‘mentira!’?

Era improvável que a Dilma usasse alguns dos poucos minutos da sua participação na conferência sobre o clima nas Nações Unidas para falar no golpe que ameaça seu governo, mas o pânico se instalou mesmo assim. Ela iria denegrir a pátria diante do mundo! Houve uma mobilização geral para contestar o ainda não dito. Os ministros do Supremo Celso de Mello e Gilmar Mendes se apressaram a declarar que, ao contrario do que a Dilma poderia dizer na ONU, o impeachment em curso estava longe de ser um golpe. Estranho açodamento de quem, cedo ou tarde, terá que julgar questionamentos jurídicos do que está ou não está acontecendo no Brasil. Mas não importava a inconfidência espontânea dos magistrados, importava a negação do que a Dilma diria. Antes que ela dissesse.

O Senado mandou o senador Aloysio Nunes atrás da Dilma, com a missão de rebater o que ela falasse, fosse o que fosse. E a Câmara, que não tinha dinheiro para pagar a passagem de uma testemunha de acusação do Eduardo Cunha na sua comissão de ética, subitamente encontrou uns trocados no bolso de outra calça e mandou dois deputados a Nova York, também para desmentir a Dilma. Não se sabe exatamente o que os dois fariam, se Dilma pronunciasse a palavra “golpe”. Pulariam das suas cadeiras e gritariam “mentira!”? Começariam a cantar o Hino Nacional para abafar a voz da traidora? Nunca saberemos. Dilma não disse o que todos temiam que ela dissesse. Depois, em particular e para jornalistas, falou em golpe à vontade. Mas na ONU, diante do mundo, frustrou a expectativa de todos. O pânico foi em vão. Os dois deputados brasileiros teriam sido barrados na entrada do plenário da ONU, mas isso eu não sei se é verdade. Teria sido um final adequado para a farsa.

Dizem que a primeira vítima de uma guerra é sempre a verdade. Se for assim, a segunda vítima é certamente o senso do ridículo.

Redação

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tudo leva a crer que o

    Tudo leva a crer que o ridículo funcionou de fato. E é por isso que ele perlsiste cpm cada vez mais desenvoltura: quem foi que ficou sem falar no 1º de maio?

  2. Bastou um mote sobre a

    Bastou um mote sobre a possibilidade de Dilma denunciar na ONU o esquema espúrio, e Aloísio Nunes logo declaraou que iria atrás dela. Depois, veio com outra conversa pra tentar apagar a situação ridícula em que se encontrava. 

    É admirável o poder de síntese de Veríssimo para descrever uma ação tão deplorável de senadores e deputados golpistas, embolando também o STF, que, segundo alguns, é uma instittuição que funciona, como todas, quando querem dizer que a democracia não está sendo desvirtuada, só se esquecem de dizer os togados da Alta Corte que funciona, mas ao belprazer. 

  3. Querem calar a educação e a informação.Urgente !

    Querem calar mais gente.

    URGENTE

    da página da União Nacional dos Estudantes (UNE), dica de Emílio Lopez

    Em São Paulo, a Polícia Militar, interrompe aula pública da UNINOVE, professor Reginaldo Nasser da PUC – SP (o que se negou a dar dar entrevista para GloboNews). A quem serve atrapalhar a educação?

    Há um vídeo postado no post demonstrando a ação da PM querendo anotar o RG dos participantes. http://www.viomundo.com.br/denuncias/em-sao-paulo-pm-interrompe-aula-publica-do-professor-que-se-negou-a-dar-entrevista-a-globonews.html 

    https://www.facebook.com/uneoficial/videos/1250034985023957/

     

    1. Luiza, uma sugestao

      Sempre q colocar um link aqui, use o botao azul na barra acima do quadro dos comentários, o que fica logo depois da seta para a esquerda. Se vc faz isso, basta a gente clicar no link para ir ao site. No caso contrário, como vc fez, a gente tem que selecionar, cortar, ir para outra aba ou janela e colar. Acaba que muita gente nao faz isso, e deixa de ver o que vc sugeriu que vissem…

      1. Essa Luciana Genro é uma

        Essa Luciana Genro é uma piada, incorporou bem o papel de esquerdista que a direita adora.

        Ela é um tremendo desserviço à causa.

      1. A volta da polícia política.Já ví esse filme. Duvida?

        Júnior, pode até ser que algum contrariado com a aula do professor tenha solicitado a intervenção policial, apesar do sujeito estar ali a convite da universidade, afinal é professor universitário. A questão aqui é outra. O grave é a PM ter atendido o suposto pedido, se é que houve, e ter interrompido a aula dentro da universidade além de anotar o número do RG dos presentes, e isso tudo sem dar nenhuma satisfação que justificasse essa intervenção. Esse tipo de coisa ocorria na ditadura ! Fatos recentes dão a dica do que está sendo montado: policiais fotografaram e filmaram manifestantes nas ruas, invadiram reunião plenária da CUT no ABC e anotaram nunmero de RG dos presentes são exemplos muito claros de que estão, além de promover intimidação, devem estar montando um banco de dados contendo informações – fotografia e filme de pessoas[manifestantes] afiandas com as idéias progressitas. Nos dias de hoje é muito fácil cruzar todas as informações referentes a uma pessoa-alvo [ex: exposição no facebook, IP de usuário e sua vida na internet, dados cadastrais de eleitor que, hoje, contém informações a fotografia de alta resolução no cartório eleitoral[ estas informações estão sendo compartilhadas pelo sistema eleitoral do nosso país e fornecidas, “gratuitamente”,  para um banco central de dados que fica nos eua[fbi,cia e nsa]. Pra que isso??

        Em breve vamos ter uma polícia política, tenha certeza disso. O ensaio desse tipo de coisa já vem sendo feito à luz do dia e faz tempo..

        Vai ser cidadão entregando cidadão, por divergência ideológica ou para ferrar desafetos.. Leis estão sendo criadas para incriminnar, enquadrar as pessoas indesejadas ou  tidas como um problema para o “sistema” que querem impor sem contestação de quem quer que seja.

        O projeto já foi pensado e está sendo cuidadosamente preparado no bastidor. O desencadeamento dos fatos e as atitudes dos últimos tempos são a prova disso..

    1. Ridiculos somos nos que

      Ridiculos somos nos que aceitamos ser roubados assim na cara limpa e nao comecamos um quebra quebra de imediato.

      Tem que ser assim, se essa turma quer o poder na marra, entao que herdem um pais aos cacos e em turbulencia crescente.

      E que a vida deles nao tenha sossego. Que nao possam circular livremente nas ruas e que sejam prisioneiros dentro de seu proprio pais.

  4. Veríssimo

    Parabéns ao jornalista Veríssimo que apesar de escrever no Globo não abdica da sua independência. Tenho saudade  do Jornal Do brasil, onde podíamos ler Veríssimo, Mauro Santayana,. Zuenir ventura, Castelo Branco e muitos outros.Não era um jornal de esquerda mas perto de O Globo podíamos lê-lo sem que a pressão sanguinea subisse.

  5. Senadores tentaram calar o Nobel da Paz no Br

    “Cássio Cunha Lima foi contra a concessão de palavra ao Nobel da Paz, que “não é detentor de mandato”.

    Do DCM – http://www.diariodocentrodomundo.com.br/os-senadores-deveriam-agradecer-ao-nobel-da-paz-por-dizer-lhes-a-verdade-sobre-o-que-estao-fazendo-por-kiko-nogueira/

    O Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel deu um corretivo moral no Senado em seu contundente recado sobre o impeachment na quinta, dia 28.

    Ajudou a desmoralizar mais ainda o golpe bem na casa onde ele está ocorrendo. O Brasil virou uma piada trágica graças a um grupo de pilantras que é desmascarado dia a dia.

    A reação dos senadores da oposição é sintomática e reveladora. Nenhum deles, estranhamente, falou nada depois que Jair Bolsonaro homenageou um torturador homicida na Câmara.

    Com Esquivel, em compensação, viraram machos. O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) chamou a cena de “inaceitável”. “Estou indignado com o que aconteceu neste parlamento”, gritou.

    Pediu ao presidente da sessão, Paulo Paim, do PT-RS, que retirasse o discurso das ata taquigráficas da sessão.

    Ronaldo Caiado, o sujeito que aparece em passeatas com camisetas com nove dedos sujos de petróleo e que mentiu sobre a existência de um vídeo de um suposto ataque de milícias chavistas na Venezuela, acusou uma “montagem”.

    “Foi premeditado. Não foi por acaso que este senhor veio aqui fazer esse pronunciamento. Isso é uma estratégia que este plenário não admite”, afirmou.

    Cássio Cunha Lima foi contra a concessão de palavra ao Nobel da Paz, que “não é detentor de mandato”.

    Esquivel estivera, pela manhã, com Dilma no Palácio do Planalto. Fora prestar sua solidariedade em razão do impeachment. Após o encontro, salientou que está “muito claro” que está em curso um “golpe de estado, encoberto sobre o que podemos chamar de golpe branco”.

    Reiterou sua posição no Senado a convite de Paim.

    Foi sucinto: “Venho ao Brasil trazendo a solidariedade e o apoio de muita gente na América Latina para que se respeite a continuidade da constituição e do direito do povo de viver em democracia. Há grandes dificuldades de um golpe de Estado, que já aconteceu em outros países do continente, como Honduras e Paraguai. Espero que saia o melhor deste recinto para o bem da democracia e da vida do povo do Brasil”.

    O argentino Esquivel recebeu o Nobel em 1980 por seu trabalho como coordenador, nos anos 70, da fundação do Servicio Paz y Justicia en América Latina em Medellín, na Colômbia. Advogava a resistência às ditaduras sul americanas através da “não-violência ativa”.

    O esperneio da direita com o convidado é de uma hipocrisia abismal. Há duas semanas, Eduardo Cunha e seus capangas deram crachás para Kim Kataguiri e Renan Haas, “líderes” do MBL, circularem pelo Salão Verde às vésperas da votação do impedimento na Câmara.

    Ao contrário dos dois pequenos fascistas, porém, Esquivel é respeitado e tem autoridade. Sua atitude já está repercutindo no exterior.

    Nossos políticos profissionais querem o monopólio da destruição da imagem da democracia brasileira. Adolfo Pérez Esquivel veio confirmar o que fazem. Deveriam agradecer-lhe pela deferência.

  6. Ridiculo é elogio

          Qualquer um que conhece um pouco de como funciona, tanto a PR como a Assessoria do Planalto, de antemão teria plena certeza que Dilma não falaria a palavra “golpe/coup ” , em seu discurso na UN, tal proposta delirante foi uma invenção comprada pela midia tupiniquim, tanto a de esquerda como a do PIG, visando constranger a PR pelas “pontas”.

           Os “deputados” : O envio desta funesta dupla a NY, mostra como é o nivel de ignorancia sobre assuntos externos, em nosso Congresso, e como o Patriota é uma ótima pessoa, pois conseguiu no apagar das luzes, credencias de acesso a dupla, mas as de acesso restrito ( semelhantes as de jornalistas não credenciados UN , ongueiros, na real : inuteis ), inviaveis para ingresso na AG, muito menos para sentarem-se no desk brasileiro ( só diplomatas/chefes de Estado/convidados da AG/GS UN ), falar algo então : sem chance, das galerias ninguem os ouviria lá embaixo.

             Caso nosso Congresso tivesse o minimo de decencia, conhecimento, controle com o gasto publico, republicanismo – algo que a PR possui e exerce – poderia, de acordo com a legislação e autorização da mesa diretora, ter viajado junto com a PR e comitiva, hospedado-se no mesmo local, economizando as passagens de classe executiva ( 4 ), diarias de hotel, diarias de alimentação.

              Dilma, que nem chega perto de Lula quando em assuntos externos, sabendo da importancia do Brasil na COP-21, de nossa relevancia neste campo, fez um discurso, até longo pelos padrões da cerimonia, pertinente, conciso, e apenas ao finaliza-lo referiu-se sutilmente a situação politica nacional – sabida por todos que lá estavam * – tanto que, após este discurso, a midia internacional, que estava no “pique” do PIG, começou a alterar parte de suas analises, achou-se enganada, em parte ludibriada, tanto pelos “golpistas” como pelas manifestações politicas de nossa midia, até mesmo começando a confronta-la.

               * Dilma, apesar dos protestos dos incendiarios, ao contrario de Aloysio e dos “deputados”, foi perfeita em Nova York, mesmo a criticada ida em almoçar no MOMA, na exposição de Rodin, deve ser relativizada como uma demonstração de calma, afinal, dizem que ela antes de dirigir-se ao MOMA, conversou com dois chefes de estado presentes na UN, e eles demonstraram apoio a ela, um deles François Hollande/Segolene Royal, o outro, mais interessante no contexto da América Latina, e muito ligado a politica externa norteamericana, o PR Colombia Juan Manoel Santos.

  7. onu

    GGN, por favor, apure se aquelas bestas foram impedidas de adentrar ao recinto,  mas já aviso:a ONU vai se ver com o braço direito do temer, o cunha das missões difíceis.

    1. Funciona assim

            A ONU possui diversos tipos de credenciais, e no recinto da Assembléia Geral, somente possuem acesso os diplomatas previamente membros, ou dos ” desks ” ( mesas dos estados – membros ), chefes de estado/ministros das relações exteriores, ou os convidados da AG ou do Secretario Geral, desde que com anuencia prévia do Estado – Membro.

            Os deputados conseguiram credenciais de entrada, de galeria, portanto sem acesso ao recinto da AG, comuns para jornalistas, observadores, publico em geral.

            Para falar : NO caso de cerimonia, somente os chefes de estado/ministros possuem acesso a tribuna, e de acordo com o protocolo da cerimonia previamente estabelecido,  em cerimonias como a realizada, nem os credenciados do “desk”, tem o direito de palavra, microfones ficam desligados ( o que é “desk” ? : é o local na AG onde estão instalados os diplomatas, de 4 a 5 posições, é facil ver , cada “desk” possui uma plaquinha referente ao Estado – Membro ).

  8. Pena que nao falou. Ollha o

    Pena que nao falou. Ollha o quadro que se apresntava: a câmara do CUnha tinha dado aquele espetáculo grotesco do dia 17,a imprensa mundial percebeu e condenava veementemente o golpe, a opinião pública lá fora e aqui dentro do país estava se voltando a favor da presidenta e ela tinha  a oportunidade única de confirmar tudo o golpe no menhor palanque do mundo que é o pulpito da ONU. Mas como ela é republicana, não disse nada. aliás, a presidenta só se atentou para este golpe quando a corda lhe chegou ao pescoço. Este governo é o sonho de qualquer opoição. Previsível como uma tragédia grega. No final o herói morre.

  9. Com medo até o fim

    Em consonância com todo mandato de Dilma, ela vacilou até o fim. A única chance que teve de marcar gol, e chutou para fora. Bastava anunciar a palavra : “Golpe”. Mas ela se amedrontou. Estava diante do maior palanque que existe na Terra, a ONU, e perdeu a chance. Cortariam o microfone dela? Que cortassem! Mas ela se acovardou, se acoelhou. Iriam desdizer ela? que desdissessem. Mas não, ela recuou. Chegou tão longe e desistiu.

    Dilma será uma figura enigmática para a história. Talvez se desculpe a atitude dela pelas torturas que sofreu na juventude, e que a deixaram com traumas e sequelas de enfrentar adversários cara a cara. O erro não foi tanto dela, foi daqueles que acreditaram que ela pudesse fazer algo pelo povo brasileiro, e aguentar as consequencias. O erro foi de quem a escolheu sucessora, e dos eleitores que acreditaram nela, ao invés de levar outra pessoa para segundo turno. Um presidente precisa de muito mais do que honestidade para sobreviver no ambiente político do Brasil, precisa antes de mais nada de coragem.

  10. Exercito nas ruas…

    Esta na hora da DILMA BATER A MÃO SOBRE A MESA E CHAMAR O EXÉRCITO E ACABAR COM ESSA CONSPIRAÇÃO!

    Eriberto França VOLTA NOVAMENTE, SÓ QUE AGORA COMO UM PEDREIRO QUE SOFREU TENTATIVA DE COAÇÃO PELO MP PARA PEGAR LULA!

    Chega desta CANALHICE!

    Eis ai PARTE DA LAVA-JATO, a que quer CRIMINALIZAR O PT.

    http://www.conjur.com.br/

    https://soundcloud.com/conjur-2/procuradores-da-lava-jato-questionam-edivaldo-vieira-parte-2

  11. Esses são os juízes que, numa

    Esses são os juízes que, numa eventual derrota de Dilma, não poderão omitirem-se em jugar o mérito da acusação que embasou o impeachment.

    Há uma quantidade muito grande de juristas renomados questionando o mérito da acusação e isso será OBRIGAÇÃO do STF julgar.

    Mas,  se os juizinhos já vão se pronunciando dessa meneira para as câmeras e holofotes sem antes julgar o mérito… O que dizer?

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=k_1p4kxGFwI%5D

    1. Se a presidente pode em sua

      Se a presidente pode em sua defesa, alegar o que bem lhe aprouver, por quê é que o senhor está aí com essa carinha no vídeo, criticando a presidente?

      O mérito da acusação já foi julgado? Se sim, por quem? Por aqueles artistas circenses que vimos gritando piadas e sandices na Câmara?

  12. O fato é que pelo que acabei

    O fato é que pelo que acabei de ouvir sobre a pressão psicológica de procuradores da Lava Jato na casa de um humilde senhor, de Atibaia, quase obrigando o homem a dizer o que não sabe, já está correndo na Internet, e representa um crime, certamente. em consequência, creio eu, vai chegar a um ponto que sem um STF funcionando adequadamente para barar a conduta desses infelizes, os advogados de Lula podrão encontrar soluções através de órgãos internacionais de direitos humanos.

  13. Pobre povo brasileiro que sequer sabe reagir.
    Pobre povo brasileiro que sequer sabe reagir.Pobres de nós. JÁ RASGARAM A CONSTITUIÇÃO!!NÃO EXISTE MAIS. RASGADA E PISOTEADA! O golpe já aconteceu! E assim o farão!  GOLPE DADO, PODER TOMADO, TUDO NA NORMALIDADE! FOI ASSIM EM 1964 E OS TOGADOS REPETEM SUA CUMPLICIDADE COM O GOLPE! Está comprovado que esta quadrilha – políticos corruptos, mídia canalha e corrompida, judiciário covarde e executivo, em boa medida resultado desta promiscuidade para a tal governabilidade – fará o que quiser com nosso pobre país. Apropriou-se do poder, já o fez!Nem sei se falta mesmo só a coragem, se seria apenas covardia do STF! Nossa ação somente poderá ser assim sutil e permanente. “Nós conhecemos a língua que eles entenderão: Prejuízos, muitos” >> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/03/29/nos-conhecemos-a-lingua-que-eles-entenderao-prejuizos-muitos/

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador