O pescador de ilusões

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O Pescador de Ilusões, enviado por JNS

Fotografias de Bobby Joshi e Wandy Gaotama

Os registros são de Bobby Joshi, exceto a foto acima cujo autor é Wandy Gaotama.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Surrealismo

      Este mela cueca xonado vai dar namoro.

      Encontrei, inicalmente, a foto de Gaotama e pesquisei outras tomadas em torno do mesmo tema, por estar fascinado pelo instatâneo fantástico que registra o momento surreal que a rede lançada ao céu …. para pescar ilusões, acredito eu!

      1. Tudo lindo … Um poeta!

        Minha associação foi com o amarelo, solar !  Cada um viaja de um jeito diferente …  Rsrs.

        Tenho que exercitar; senão depois meu Mestre me reprova.  E aí, como é que fica???  Minha reputação jogada no lixo, o Mestre insatisfeito…  Nada bom!

    1. Earthly Mission

       

      1982. majus.  Brit katona nezegeti az eldobalt argentino sisakokat um Goose Green-i csata Utan um Falkland szigeten

      Soldado inglês observa capacetes de combatentes argentinos após a batalha de Goose Green em maio 1982

      rarely_seen_enchanted_moments_of_world_history_part4 (15)

      giants_discuss_291014

      Steve Jobs e Bill Gates discutem o futuro do PC na casa de Jobs em Palo Alto, em 1991. Foto: George Lang

       

  1. Do Earthly Mission

     

    Momentos da História Mundial em Imagens

    1930s_historical-fotos-PT6-porsche vw-besouro-hitler-mid

    Porshe apresenta o Fusquinha a Hitler em 1930.

    1940-es evek.  Elefantokkal rakodnak ser egy C-46-os teherszallitoba, Valahol Delkelet-azsiaban.

    Um avião de carga C-46 é carregado por elefante em algum lugar no sudeste da Ásia em 1940

    1944, Outubro Georges Cego, um membro da Resistência Francesa, sorrindo para um pelotão de fuzilamento alemão

    Georges Blind , membro da Revolução Francesa, debocha do pelotão de fuzilamento, em outubro de 1944

    1945. soldados alemães assistindo cenas de campos de concentração, em 1945.

    Soldados alemães assistindo cenas gravadas nos campos de concentração nazista em 1945.

    1949, o último navio navegação comercial, Pamir, para arredondar o Cabo Horn em 1949

    O Pamir foi o último navio a vela, usado navegação comercial, a contornar o Cabo Horn em 1949.

    Mulher 1960_Iranian antes da Revolução Islâmica de 1960

    Iraniana antes da Revolução Islâmica em 1960.

    1. Essa ultima foto

      Lembrou-me do novo filme do realizador iraniano Jafar Panahi, Taxi Teheran. Proibido de fazer filmes dentro do Irã, seu ultimo filme foi feito com uma micro câmara dentro de um taxi, rodando por Teerã. O filme é uma ficção muito realista!

      [video:https://youtu.be/Pl0UJLTtWjE%5D

      1. Persepolis

        E estou falando desse filme (não deixem de vê-lo!) porque entre a foto da iraniana acima, nesse clima de liberdade, e o que acontece hoje no Irã na questão dos costumes e liberdades civis, especialmente no caso feminimo, ha um hiato cruel. Para quem lê as historias persas e sonha com essa parte do mundo é terrivel saber o quanto o Irã regrediu em todos os campos. O intelectual, claro, é o que sofre maior perseguiçao. E as artes. 

  2. Inspiradoras fotos

    Lembrei-me de um livro que li certa vez, com o titulo “O Compexo de Di”. Para a gente entender um pouco mais da China e sua historia e costumes.

     

     

      1. Linda Anna!

        Não é mesmo, Anna ?! Pinturas da alma. A gente vê, olha e sente. Ai é quando a fotografia se aproxima da pintura, do pensamento e da alma.

        Abraços.

  3. Atestado de Procedência

     

    Produtos indígenas poderão receber selo para atestar procedência

    Agência Brasil | Alex Rodrigues | Edição: Juliana Andrade | 05/12/2014

            artesanato indígena

    Artesanato indígena poderá receber selo de identificação de origem. Arquivo/Agência Brasil

    A partir de hoje (5), o Ministério do Desenvolvimento Agrário vai atestar a origem dos produtos feitos por índios que residam em uma das terras indígenas devidamente reconhecidas pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Instituído por meio de portaria interministerial publicada no Diário Oficial da União, o Selo Indígenas do Brasil será concedido às peças artesanais e a produtos extrativistas indígenas. Antiga reivindicação de comunidades indígenas que vendem parte de sua produção, o selo de origem tem o objetivo de promover a identificação de procedência étnica e territorial de produtos feitos por povos e comunidades indígenas, como estabelece uma das metas da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas. O selo será concedido a produtores, cooperativas e associações de produtores indígenas que exerçam suas atividades em áreas ocupadas por suas respectivas comunidades e cujo Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação de Terras Indígenas já tenha sido assinado pela presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai) e publicado no Diário Oficial da União. Ao requisitar o selo ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, o interessado deverá comprovar que preenche os mesmos requisitos exigidos para a obtenção do Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf), como ter a declaração que identifica os produtores aptos a se beneficiar do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e comprovar que o produto tem em sua constituição um percentual mínimo preestabelecido de produção da agricultura familiar.

             Selo Indígenas do Brasil (Divulgação/Funai)

    Selo Indígenas do Brasil vai atestar a origem de produtos agrícolas e artesanais, entre outros. Divulgação/Funai

    A relação completa dos documentos necessários para solicitar o selo consta da Portaria nº 7 do ministério, publicada em 13 janeiro de 2012. Além da autorização da comunidade, é necessária a declaração da Funai atestando que o produtor exerce sua atividade em terra indígena já declarada, identificada, homologada ou devidamente registrada. O aval da comunidade indígena deverá ser confirmado pela Funai, por meio de reunião registrada em ata, contendo a lista dos produtos a serem identificados, a relação de produtores requerentes, o nome da terra indígena, assim como o da aldeia e a declaração de que os processos de produção respeitam as legislações ambiental e indigenista vigentes. Uma vez autorizado, o requerente poderá estampar os dois selos – Sipaf e Indígenas do Brasil – em seus produtos. A identidade visual do Selo Indígenas do Brasil foi desenvolvida pela Funai com base em elementos do artesanato, da agricultura e do extrativismo tradicional dos povos indígenas, como cestaria, milho, mandioca, banana, açaí e guaraná.

    Por Alex Rodrigues Fonte: EBC Agência Brasi

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-12/produtores-poderao-pedir-ao-mda-selo-de-identificacao-da-procedencia-indigena

    1. Importante!

      Os dream catchers que eu tenho no meu quarto foram feitos por um artesão, mas ele certamente não é indígena.

      Pena estarmos tão distanciados das nossas origens étnicas e culturais …

       

  4. A Lenda do Filtro dos Sonhos

     

    Adaptado de Eutanasia Mental pelo Minilua

    O filtro de sonhos hoje é um objeto muito lembrado em filmes e muitas pessoas, mesmo sem conhecer sua história, têm um em casa como enfeite.

            ksEBaWSyGjk_large (1)

    Os dream catchers, em inglês, vieram dos EUA e, por lá, quase todas as tribos de índios já incorporam este objeto às suas tradições. Embora o fitro de sonhos esteja presente em todas as tradições indígenas, ele surgiu com os índios Ojibwe (ou Chippewa).

    Para o povo Ojibwe, que vivia na região dos Grandes Lagos americanos, decifrar os sonhos era uma parte fundamental em sua vida. Para este povo, a tarefa mais importante na vida das pessoas durante sua passagem pela Terra era aprender a decifrar as mensagens reveladas nos sonhos.

    Este povo acreditava que quando vem a noite, o ar se enche de sonhos bons e ruins, alguns deles mesmo sendo pesadelos, podem conter uma importante mensagem do Grande Espírito, outros porém contém energias ruins que flutuam à nossa volta e que não são nossos. O filtro, que na verdade é uma grande teia, tem a função de separar os sonhos bons e importantes das energias ruins, que podem nos fazer mal.

    De acordo com a tradição, o filtro de sonhos deve ser pendurado sobre o berço dos bebês e sobre a cama das crianças, desta foram os sonhos bons sabem exatamente por onde devem ir, passando pelo buraco central da teia, ao contrário dos sonhos e energias ruins que acabam se perdendo e ficando presos nos fios. Quando surgem os primeiros raios de sol os sonhos ruins desaparecem.

            filtro sonho

    O filtro para crianças é formado com ramos flexíveis de salgueiros e revestido com tiras de couro, já para adultos são trançados em fibra, para dar mais resistência. Uma pena é colocada bem no centro, para representar o ar ou a respiração, o que é essencial à vida.

    Quando o bebê olha para a pena que balança com o vento, ele aprende a importância do ar. A pena também tem importante significado: a pena de coruja, feminina, representa a sabedoria, já a pena de águia, masculina, serve para dar coragem.

    Existem muitas lendas sobre o surgimento das teias, envolvendo aranhas e Mulheres-Aranhas. Em muitas histórias a Mulher-Aranha é um indivíduo muito sábio, ora avó do Sol e organizadora da vida na Terra, ora mensageira do Sol.

    São várias as versões da história, aqui vamos falar de uma, talvez a mais contada.

               Untitled

    Diz a lenda que uma aranha fiava sua teia bem próximo à cama da avó (Nokomi), que todos os dias a observava. Dias depois o neto dela entrou no quarto, viu a aranha na teia, e resolveu matá-la com uma pedra, mas a avó não deixou. Mesmo tendo achado muito estranho, o garoto respeitou a vontade da avó. A idosa voltou a observar então o trabalho da aranha, enquanto o animal olhou para a velha mulher e disse: “Obrigada por salvar minha vida. Vou dar-lhe um presente por isso.Na próxima Lua nova vou fiar uma teia na sua janela. Quero que você observe com atenção e aprenda como tecer os fios, porque esta teia servirá para capturar todos os maus sonhos e energias ruins e um pequeno furo no centro vai deixar os sonhos bons passarem e chegarem até você”.

    Quando a Lua chegou, a aranha começou a tecer a teia mágica, observada pela avó que não escondia tamanha felicidade pelo presente. De tempo em tempo a aranha dizia para a senhora aprender, até que exausta a avó adormeceu.

    Ao surgirem os primeiros raios de sol no céu, a brisa trouxe penas de pombo, que ficaram presas a teia e um corvo que pousou ali também deixou uma longa pena pendurada.

    Entre as malhas da teia, o Pai Sol sorria e a avó, feliz com tanta beleza, resolveu ensinar todos da tribo a fazerem os filtros de sonho e por décadas estes objetos vêm afastando pesadelos de muitas pessoas.

    * * *

    Anna, tenho dois filtros adquiridos na Aldeia dos índios Pataxós, em Barra Velha, situada entre Corumbau e Caraíva, na Bahia, em julho do ano passado.

             

    Comprei na casa da família da bela indiazinha da foto (possui mais beleza que ela mostra nesta foto).

             

    O Zoiudo das Gerais, perguntou pra ela, pra mãe e os dois irmãos se o pai dela era bravo.

    Todos riram e, quando disseram que ele era um homem bom, confessei que estava apaixonado e que voltaria para pedir a mão dela em casamento, na semana seguinte.

             

    Afloraram mais risos e a minha paixão aumentou ao observar aquele olhar ultra super tímido.

    Minha Iracema dos Lábios de Mel …. esqueci o nominho dela.

    Beijos pra ela.

    * * *

    Coincidência Coincidente

    Há quatro meses estou pintando a minha casa e há duas semanas “as coisas” estão sendo recolocadas, aos poucos, no lugar.

    Adivinha o que eu pendurei de um lado e outro do hall de acesso da sala para a área de jardim e churrasqueira, às 16:40 minutos de hoje?

                

    Adivinhou! Eles estão pendurados há três metros de distância e um elefante com sinos de ventos está pendurado na madeira do meio que sustenta, junto com as das extremidades, a pergola de eucalipto tratado que vai até o telhado da área de churrasqueira.

    1. Lares, Penates e Manes…

      Que os Espíritos Protetores do teu Lar abençoem cada mudança, cada objeto e cada emoção colocada neles. Que seja de paz e de muito amor a egrégora da tua casa. Este é o teu trabalho.

      Linda mesmo tua Iracema.

      Bonito…

  5. Aconteceu uma coisa
    Aconteceu uma coisa interessante com este teu post. Desde que eu bati o olho nele, penso sempre no filme de mesmo nome. E fiquei observando até o último minuto, esperando que alguém fizesse a ligação, mas não aconteceu… Interessante. Acho que é sinal de que o espectro foi bom o suficiente para todos se manifestarem. Ficou muito bonito.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador