O plano de governo de Marina e o capital privado

Atualizado às 19:00
 
Em períodos eleitorais, a ideologia é má conselheira.
 
Hoje foram divulgados alguns pontos do programa de Marina Silva. Um deles é o de permitir o aumento da participação dos bancos privados no financiamento da economia.
Imediatamente Marina foi acusada de liberalismo exacerbado e de pretender privatizar toda a economia.
 
Devagar com o andor! O grande desafio atual – do governo Dilma ou de quem vier pela frente – será criar as condições para o capital privado sair da renda fixa e ajudar no financiamento da economia, reduzindo o peso em cima dos bancos públicos.
 
Sozinho, o setor público não terá condições de dar conta das necessidades futuras de investimento. O papel dos bancos públicos é entrar no jogo mas, fundamentalmente, induzir a adesão do capital privado.

Do mesmo modo, o fato de defender o etanol nao o torna automaticamente adversária do pré-sal.. Pelo contrário. A defesa do etanol consiste no governo parar se segurar o preço da gasolina. Parando, ganha o etanol e ganha a Petrobras.

Luis Nassif

66 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Prof. Hariovaldo: Marina é a salvação

    Marina Silva é a melhor opção para remir o país

    29 de agosto de 2014

    Marina Silva e FHC. Só os melhores participarão de seu governo

    Nós do sítio, que sempre fomos isentos e imparciais, nunca tendo aqui demostrado preferências por nenhum candidato, chegamos no momento em que temos que optar pela candidatura mais viável para defenestrar a malta comunista que se instalou no poder há mais de uma década. Sendo assim, após receber um telefonema do meu querido primo, cuja mulher está trabalhando voluntariamente nesta campanha eleitoral, visando somente o bem comum, sem o menor interesse para ela e para a nossa família; e tendo refletido longamente sobre isso e após conferir o saldo de nossa conta numerada na Suíça, decidimos que Marina Silva é a melhor opção, como já indicou o cavaleiro Andrea Calabi, que sabe muito bem o que é melhor para os homens de bem.

     

    Como diz o adágio, diga-me com quem andas e eu lhe direi quem és. Portanto, não há como negar que a sacerdotisa do Acre é agora uma mulher boa, não de nascimento, mas pelo milagre da conversão. Aleluia. Vamos com ela, com muita fé, governar somente com os melhores, espargir o liberalismo verde pelos quatro cantos da nação, mostrando a gentalha o que corretamente lhes cabe, para que, acomodados em seu lugar, não queiram consumir os recursos naturais e nem ameaçar o estilo de vida dos homens bons.

    Já estamos participando a partir deste momento da equipe do futuro governo marinista – embora antes já tivéssemos emprestado um jatinho para a campanha, até agora não devolvido -, somente neste momento passamos a fazê-lo oficialmente. Já selecionamos os seguintes quadros, dentre os melhores, para integrar a selecta equipe que tomará posse dia primeiro de janeiro próximo com Marina:

    FHC – Relações ExterioresJosé Serra – SaúdeAndré Lara Rezende – Banco CentralNeca Setubal – Receita FederalEducação – Eduardo GiannettiCultura – Silas MalafaiaComunicações – Quem a Globo indicarIgualdade de Gênero – Marco Antônio FelicianoPrivatizações – Luiz Carlos Mendonça de BarrosEconomia – Roberto SetubalEsportes – Luiz Felipe Scolari

    http://www.hariovaldo.com.br/site/2014/08/29/marina-silva-e-a-melhor-opcao-para-remir-o-pais/

  2. EU, não votarei na Marina

    EU, não votarei na Marina pois como sou um homem “MAL” com  certeza não serei convidado a participar do governo.

    Caso ela divulgue a relação dos homens “BONS” do Brasil o SERRA, e o  GILMAR MENDES  certamente  estará lá.

  3. Papel aceita tudo

     Até mesmo platitudes como esta, afinal qualquer plano de governo, da Dilma, Aécio, Zé das Couves, devera ter este projeto relativo a expansão do fianciamento produtivo pelos bancos privados, o que todos queremos saber é como isto será feito, com estas tx. de juros, arbitragens, analises de riscos extremamente conservadoras etc..

  4. A questão do setor bancário privado atuando no financiamento de

    A questão do setor bancário privado atuar mais ativamente no financiamento de longo prazo não há dúvida que interessa à sociedade brasileira.

    Mas a discussão é outra: Marina ocupa o espaço de Aécio “flex” / PSDB na campanha eleitoral em definitivo. E o pior: assumiu o ideário e as propostas neo (liberais) por completo. Até Bacen independente consta do programa. Além de colocar em 2° plano a exploração do pré-sal,  adotar expressamente o discurso do Estado mínimo, etc….

    Aécio “flex” já foi para o espaço.

    Marina assume a condição de grande representante da banca internacional, dos interesses neoliberais, do rigor fiscal, dos cortes em programas sociais, etc….

    A populaçao decidirá que rumo desejará seguir: retrocesso social, com Marina, ou continuação / avanço das políticas públicas de viés social de Dilma.

     

    1. Eu tento encontrar o tal

      Eu tento encontrar o tal sonho de Marina, e apenas encontro possibilidades reais do Brasil ficar exposto ao maior nível de especulação financeira e entreguismo de potenciais poderes de sua história.

      Nem com Aécio imaginei tamanho risco –  pois o sistema flex tucano tem mais haver com uma teimosia, um orgulho ferido – claro que o entreguismo bate à porta, mas o mesmo orgulho que  move esse pessoal ao mesmo tempo cria um certo pudor. E não é essa a questão – o um pelo outro – mas apenas uma referência quanto a sensação diante a comparação de mundos apresentados.

      Claro que preferia as plataformas de petróleo transformadas em grandes ilhas de células solares, mas o Brasil não é a alemanha em termos de desenvolvimento tecnológico. Iniciar políticas de abandono do  uso de pétroleo nesse momento de autossufiência é o fato maior  dos galácticos interesses que envolvem essa eleição .

      E a nova política  ambiental a ser implementada a rolo compressor  também utilizada como engessamento da soberania nacional com a tal sustentabilidade apresentada como a rainha de todas as causas para bloquear o acesso do pais a sua biodiversidade, pois o território nacional com a biodiversidade mapeada, registrada, patenteada e por fim colocada sob seguro de organismos internacionais e negociada nas principais bolsa de valores do mundo, se tornará intocável. E isso seria bom para a preservação, é óbvio, mas apenas na propaganda.

      No final, as reservas ( do tesouro ) se foram, e muito dinheiro será gasto para convencer as pessoas que foi um equívoco o Brasil ter zerado a dívida externa, o melhor é mantermos um nível de endividamento com o FMI pois só assim teremos quem nos cobre sobre a administração de nossas contas, e muita gente vai achar uma coisa genial.

      O cenário pra mim é o seguinte: Os abutres que sobrevoam hoje a Argentina, daqui há 4 anos estarão com seus ninhos espalhados por esse país.

       

       

  5. A questão do setor bancário privado atuando no financiamento de

    A questão do setor bancário privado atuar mais ativamente no financiamento de longo prazo não há dúvida que interessa à sociedade brasileira.

    Mas a discussão é outra: Marina ocupa o espaço de Aécio “flex” / PSDB na campanha eleitoral em definitivo. E o pior: assumiu o ideário e as propostas neo (liberais) por completo. Até Bacen independente consta do programa. Além de colocar em 2° plano a exploração do pré-sal,  adotar expressamente o discurso do Estado mínimo, etc….

    Aécio “flex” já foi para o espaço.

    Marina assume a condição de grande representante da banca internacional, dos interesses neoliberais, do rigor fiscal, dos cortes em programas sociais, etc….

    A populaçao decidirá que rumo desejará seguir: retrocesso social, com Marina, ou continuação / avanço das políticas públicas de viés social de Dilma.

     

  6. legal, e os russos ?

    “permitir o aumento da participação dos bancos privados  no financiamento da economia ”  A leitura que faço é de que haverá diminuição da taxa Selic. Já avisaram os rentistas, a dona Neca concorda ? 

  7. E por que os bancos privados não participam agora?

    Com taxas de juros de 11%, quem vai arriscar alem dos bancos publicos, de investir no capital produtivo cujo lucro líquido não utrapassa 3% do capital investido? E com banco central na mão dos agiotas, a taxa de juros vai para o espaço. E a Neca solidaria ao povo brasileiro vai gastar seu rico dinheirinho investindo na gentalha. Nassif, não sabia que você era piadista. Se o nariz desta gente crescesse como do pinóquio para cada bobagem que declara!

    1. O que pesa nisso é taxa

      O que pesa nisso é taxa libor… Dificilmente o banqueiro terá capital suficiente para atender o mercado produtivo( risco)… 

      A diferença entre a taxa Selic e Libor é considerável – de maneira que os bancos buscam capital lá fora via taxa libor para financiar o governo com taxa Selic… Outra parte vai para especulação no cambio e ações. Esse é uns dos imbróglios que o novo governo terá que resolver… No entanto, como sabemos o governo é formado pela escola monetarista e comando terá forte influência de banqueiro…  Como irá baixar as taxas de Juros para obter equilíbrio…

      E o mantra da inflação?  Deixará o próximo governo reduzir a selic?

  8. Algumas considerações:
    =>
    Algumas considerações:

    => Bancos privados iriam priorizar quais setores da economia?

    => Bancos privados iriam utilizar fontes de recursos? Públicos, via BNDES?

    => Contragarantias: bancos privados não financiam qualquer um, considerando que procuram minimizar o risco de crédito o máximo, portanto quais contragarantias seriam exigidas em financiamentos de
    empresas? O fundos ou seguros de crédito que bancos públicos utilizam, seriam extendidos aos bancos privados?

    => Entendo que o percentual do Depósito Compulsório seria reduzido, estou certo?

    1. Compulsório

       Meio certo !

       Os depósitos compulsórios dos Bancos, quando em poder do BACEN, são remunerados, não “ficam dormindo de gratis “, quando liberados, ou melhor dizendo, quando se reduz o percentual depositado ( sequestrado da economia ), ou por “carteiras” ( tipo poupança, renda fixa etc., a vista), ou em geral – ele “entra” no caixa operacional do Banco, é prerrogativa do Banco depositário, utiliza-lo da forma que o desejar, e a legislação permitir, caso ele queira ele pode deixa-lo em titulos do governo – NÃO é obrigatório irrigar o mercado.

  9. OK!
    Marina promete permitir o

    OK!

    Marina promete permitir o aumento da participação dos bancos privados no financiamento da economia… 

    como???

     

    1. O Estado prevê a participação
      O Estado prevê a participação dos bancos privados na ecomia através dos impostos. Se eles pagam pouco é de se questionar.
      Essa seria a verdafeira participação dos bancos privados na economia.
      Temos exemplos de como funciona uma empresa privsda nos nos transportes publicos sucateados, na água fedida e escsssa, na telefonia precária fe ponta s ponta, a lista é grande!

  10. Dilma usou os bancos públicos

    Dilma usou os bancos públicos para a redução do spread bancário, obrigando os bancos privados a fazerem o mesmo para não perderem participação no mercado e clientes.

    Dependendo de quanto for essa redução da participação dos bancos públicos, torna-se impossível fazer isso novamente.

    1. Lula quem baixou SPREAD

      Quem forçou a queda do SPREAD bancário foi Lula demitindo o diretor porque não quis baixar os juros ao consumidor…

      Depois disso o BB ficou na liderança isolada em lucratividade…

      Em 2013 o maior lucro foi do BB, depois Itaú e na sequencia o Bradesco.

  11. Nassif, aproveitando o gancho
    Nassif, aproveitando o gancho de alguns comentaristas:
    maior participação dos bancos privados em financiamento, e quanto à taxa selic, nos patamares atuais? Qual seria o atrativo, incentivo?

    Um parâmetro de medição que bancos privados com certeza vão utilizar, a taxa interna de retorno – TIR do empreendimento e a taxa selic praticada. Ou estou equivocado?

      1. Não só

           E o cambio, as taxas de arbitragem, vão fazer o que ?

            O Eduardinho, o “precoce” do Jardim Europa ( o pai era bem melhor que ele ), de mercado financeiro, na realidade, macroeconomia na “veia”, é uma Zélia Cardosos de Mello – como economista, é um “razoavel” historiador” ou um semi-sociólogo”, o Pérsio e seus confrades, tipo Fraga – engolem Marina, Gianetti, Young, no 2o dia de governo – vão “tratorar” as arvores socialistas.

      2. Certo, certo, então como

        Certo, certo, então como ficamos em suposto cenário que vingue a proposta de Marina e equipe com autonomia, indenpendência do Banco Central?

      3. Nassif e Darwin

        Nassif é darwinista. Vai mansamente se adaptando. Logo, logo, ele adere e sem medo de ser feliz.

        É a sobrevivência, estúpido !

        E ele que sonhava com Aécio e Armínio Fraga.

    1. Suponho que o nassif esteja

      Suponho que o nassif esteja imaginando que o itaú, por exemplo, está doido pra investir em infra estrutura e “sair da renda fixa”; afinzão de trabalhar, haha! Como se ele não fossse mais exigir a remoção dos “entulhos” da era Vargas…

      Quero ver como a grande líder vai coordenar os “bons” que são contra os direitos sociais e os bons que são à favor; quero ver como a grande líder vai coordenar os “bons” que são contra a previdência social pública e os bons que são à favor. Quero ver a graande líder coordenar uma reforma tributária que reverta a regressividade do sistema e que passe a tributar mais patrimônio e renda do que consumo; quero ver a líder da nova política que não conseguiu nem criar a própria legenda operar essas mudanças tendo como parceira preferencial a mídia, o itaú e ootros do mesmo naipe.

      Claro, a grande líder da nova polítiica tem o plano B dela, que é se fazer de vítima; mas, me pergunto: e o país?

  12.  
     
    Taxa  selic  aa  45%

     

     

    Taxa  selic  aa  45%  .

    Esbanjarem os 380 bilhões de reserva e recorrerem ao FMI .

    É o retorno ao velho novo  osmarina .

    1. Isto!

      Em breve teremos nosso próprio “museu da criação”. Talvez até consigam finalmente nos explicar por que não tinha tamanduá nem canguru na arca de Noé e mesmo assim eles resolveram teimar em existir até hoje.

  13. Plano de Governo.

    Quando lí o título pensei que ia ler qual seria a política para a educação, a saúde, a agricultura, a infraestrutura, as relações comerciais internacionais, etc.,, Mas aí só fala de bancos, parece até que os bacos públicos não estão investindo na economia,

    Agora me deu um estalo.

    Que burro que eu sou: A “neca” vai manda baixar os juros, e então o itaú vai invertir na economia. Eles não querem mais ganhar dinheiro só com juros, com a Marina vão querer arriscar na produção.

    Isto não é plano de governo. Isto é conversa pra boi dormir.

  14. tá certo: a banca só teve 503

    tá certo: a banca só teve 503 anos pra pensar em financiar a economia… mas sempre foi mais fácil emprestar para o governo, recebendo os maiores juros do planeta!

    agora, que um f. como eu pode financiar um ap de 32m2, pela cef, obviamente, vem essa pobre banqueira dizer que quer aumentar sua ‘fatia’ no mercado!

    vá se f#@$%!!!

     

  15. quem tem neca setubal, andre

    quem tem neca setubal, andre lara resende, fhc e gianetti não vai precisar de plano de governo. eles vão precisar é de segurança armada e um bunker reforçado!

  16. Parabéns, Nassif

    (Não sou de parabenizar o blogueiro por algumas imperfeições que vejo no seu Blog). Alguns de seus artigos eu até nem entendo, reconheço, talvez até este também (mas me refiro é ao Blog e ao conjunto dos participantes e a crença, a esperança, a fé na autoregulamentação pelos proprios participantes, para que uma linha editorial não se transforme numa igreja como outra qualquer – com o devido respeito). Do que pude entender, gostei muito deste seu artigo. Dos competitivos, não há um só partido que não administre e que não continue a administrar o Brasil para um desenvolvimento no capitalismo.Claro, com variações. PS: Tenho a utopia a ser perseguida como um Sistema pós-capitalista.

    1. Artigo? Onde?
      Nassif não

      Artigo? Onde?

      Nassif não escreveu um artigo… apenas externou uma opinião sobre algo que pode acontecer.

      E muito inocente por sinal.

      Bancos privados assumindo papel de governo?

      Financiamento de imoveis?

      Financiamento de agronegócio?

      Já o fazem… mas as menos taxas estão aonde?

      BB e CEF!

      Infelizmente tanto os BANCOS brasileiros como os empresários não gostam de correr risco!

      O Brasil continua sendo um paraíso!

      Aqui ninguém perde dinheiro!

      Só ganham…

      Prejuízo? Sempre é socializado com a população!

      A elite adora os EUA, mas na hora de copiar o capitalismo americano fazem de desentendidos…

  17. Bancos privados

     

    Nassif,

    Assim não dá. Você está incoerente. Os bancos brigam por uma selic maior, em associação com o pig, você sabe, então como dizer que precisa abaixar a Selic para eles participarem se é o que eles menos querem? Ainda mais com uma candidata “toda deles”?

    Porque os bancos privados participariam do incentivo a economia se ganham bilhões sem fazer isso, e logo agora que tentam um candidato todo seu?

    E com “pemitir” que eles participem do financiamento da economia se já esperamos e pedimos, as vezes imploramos, que fizessem isso há cinquenta anos e eles nunca quizeram, nunca fizeram? E agora com um candidato que podem dizer “todo seu”” ?

    Acho que o jeito da Dilma é melhor: se não querem o banco do Brasil e a Caixa vai fazê-lo. E isto é o que eles vão acabar se vencerem com uma candidata “toda deles”.

      

  18. Que preço?

    Nassif, Admiro você muito e minha pergunta é só provocativa: Que preço da gazolina você gostaria? Vamos perguntar também ao setor do alcool? Que tal dobrar o preço, seria um incentivo e tanto ao setor, não acha

    Vou abrir um negócio e vou por a culpa no governo pedindo sempre alguma mudança na politica “macro’. Se não me atenderem vou por a culpa nele.

    1. Perfeito!
      Vamos por a culpa

      Perfeito!

      Vamos por a culpa no governo bolivariano…

      Enquanto isso nos EUA, a meca dos economistas, não tem BNDES para financiar empresários.

      Quem dinheiro? 

      Ponha sua empresa na bolsa…

      Simples assim!

  19. Nacif,
             Como se faz

    Nacif,

             Como se faz para “permitir” uma maior participação dos bancos privados no financiamento da economia? Poderia nos explicar melhor?

              Tenho dúvidas, pois a leitura inicial me fez presumir que os bancos privados esteriam “proibidos” de financiar noss economia. 

    Grato!

  20. Nada de novo…

    A questão é como convencer os bancos privados a  correr riscos  no setor produtivo. Eles  sempre atuaram a favor de mais lucros, mais renda, e menos riscos. Marina, com seu charme messianico vai levar o banco Itau a apoostar nas empresas dos outros, ou em obras de infraestrutura? Como isso vai ser feito?   E o papel do BNDES? Como fica? Vai fechar?

    1. Fica esperta Maria, banco não

      Fica esperta Maria, banco não corre risco algum, pois ele apenas converte o setor produtivo em seu dinheirinho falsificado. O Estado é que corre o risco dos bancos fraudarem uma crise, como estão fazendo agora, para eleger um de seus laranjas. 

  21. “Um deles é o de permitir o

    “Um deles é o de permitir o aumento da participação dos bancos privados no financiamento da economia.

    Imediatamente Marina foi acusada de liberalismo exacerbado e de pretender privatizar toda a economia. Devagar com o andor! O grande desafio atual – do governo Dilma ou de quem vier pela frente – será criar as condições para o capital privado sair da renda fixa e ajudar no financiamento da economia, reduzindo o peso em cima dos bancos públicos.” Devagar com o andor!Marina(Neca do Itaú) defende a elevação de juros, óbvio, esse o sentido de independência do Banco Central e medidas de austeridade. Elevar os juros não vai tirar os bancos do rentismo, muito pelo contrário. “aumento da participação dos bancos privados no financiamento da economia” significa redução na participação de bancos públicos. Simples assim.Marina defende o desmonete do Estado brasileiro, nos moldes do governo Collor e FHC, mas é ainda mais radical.  

    1. puxa vida…

      Marina nem foi eleita ainda e já me surrupiaram duas jóias valiosas…………………………..rs

      duas estrelinhas douradas; que maldade

      é melhor eu passar a me informar sobre os aluguéis em Vancouver

      1. pobre de mim…

        e pensar que o ideal para mim é mercado de ações nas alturas, de 64 pra riba………………..hehehe

        devo estar ficando louco

      2. e em Vancouver tem riquezas, peregrino?

        agora tem; meu filhão amado e querido

        assim como também em Melbourne, minha filhona amada e querida

        todos longe, felizmente, do que pode voltar a acontecer por aqui

         

        a vida é muito interessante e nos prega cada peça, né não!?

        maior sufoco com o tucanato, mesmas ideias, e conseguimos nos recuperar, podemos dizer assim

        e agora, novamente aquelas dúvidas terríveis, a novidade vindo acompanhada do velho que só gerou sufoco

         

        mas será um tempo bom para se estar sozinho

        1. desejo muita sorte para os jovens…

          que não sofram tudo aquilo que já sofremos, no caso de haver mudanças

          que tudo aconteça conforme acreditam que vai acontecer

           

           

  22. Repensar o Brasil com Marina

    Saiu a última pesquisa do Datafolha:

    1o. turno: Marina 34%, Dilma 34%

    2o. turno: Marina 50%, Dila 40%.

    E certo que Marina será presidente do Brasil. Na democracia, quem elege é o povo, sem qualquer qualificação do tipo de eleitor. Ninguém jogou na cara do PT que o voto de Dilma é majoritariamente o de analfabetos e semianalfabetos. É hora também de o PTparar de alegar que o voto de Marina é de analfabetos políticos.

    O Brasil não vai acabar, acho que vai prosperar mais do que se fosse presidido por Dilma. Que tal parar a campanha do medo?

    1. já eu acho que é hora, mas de outra coisa…

      de achar que o que sai das pesquisas é a vontade do povo

      vontade do povo mesmo, só com os resultados finais das eleições

      mas, reconheço, vontades cada um tem a sua; e a minha é que a Dilma seja reeleita

      1. e caso não aconteça, fique certo do que vou colocar…

        seguirei torcendo para que Marina consiga fazer o que for melhor para o país, para o povo em geral

    2. Pois a questão da governabilidade é seríssima

      Marina Silva repete, angelical, e diariamente que vai governar com os melhores – e parece que isso está “pegando” muita gente. Essa senhora conseguiu inventar uma coisa realmente nova, governar – não com partidos – mas com pessoas. Isso é nada mais nada menos que enganar. Mas, ela tem de dizer isso já que nega a política. O país não tem interesses divergentes, poder econômico, conflitos, contradições, tem gente de bem e capaz que nos levará a um futuro brilhante. Ela criou um país e um estado imaginários. E mais, conseguirá realizar o estado da meritocracia, em 4 anos, pois ela repete, por pureza e desapego ao poder (palavra que ela não usa, naturalmente) que só governará por 4 anos. Ela realmente é capaz de produzir milagres, Santa Marina! Essa senhora é um ENORME perigo, mas tem muita gente caindo no “conto Marina”.

  23. O governo sumiu!

    Marina vai entregar o pais aos lobbies, abandonará qualquer diretriz ou ideologia, o mercado comandará a economia e o Congresso enquanto ela desfilará na midia e nos palcos internacionais como uma Mandela de saias, pronunciando aqueles belos discursos inflados de ar e ego.

     

    1. Após o governo de Marina,

      Após o governo de Marina, duvido quem terá coragem de mudar o Banco Central!

      Os Rothschild do Brasil!

      John Kennedy tentou!!! Sabemos como terminou a sua história!

       

      Daniel Krein – Você foi desonesto – a grande questão trata-se da manipulação que a grande mídia realiza e, mesmo assim tem enorme dificuldade para vencer o PT… Imagina se tivéssemos um jornalismo sério neste país? O PT iria reinar no Brasil… Infelizmente a ignorância midiática do povo – provoca tal ilusão!

      Obs.: você deve enciumar da forma como pessoal combate a ignorância aqui no blog… espero que lhe esclareça!

    1. faz bem, drigoeira…

      já comecei

      hoje entrei no supermercado certo de que compraria um tubão de salame hamburguês, inteiro, da Sadia

      e num ai meu Jesus cristinho vai que, dei por mim que o melhor era comprar uma plaquinha com 5 rodelas de mortandela

      e comprei

  24. Comaçim “criar condições”?

    “criar as condições para o capital privado sair da renda fixa e ajudar no financiamento da economia”

    Não vivemos em livre mercado, moldado nos melhores princípios neoliberais, desde o fernandismo?

    Não há nada que impeça os bancos privados de participarem mais! 

    A menos de quererem menos risco e mais lucratividade…

    E NECAs (hmmm) de interesse estratégico na economia do país (a estratégia é apenas privada, lucro, quem quiser (e puder) que sobreviva!).

    E isso eles ganham financiando o governo, cobrando taxas e juros de 3 digitos reais na “feira”.

    Só não financiam a economia porque há quem financie em níveis que não os interessam, como o dos estatais, que tem estratégia básica de origem no país, além dos lucros.

    “Criar as condições” significa uma de duas:

    1) Acabar com o financiamento estratégico, subsidiado por taxas e lucros menos agressivos nos bancos estatais, que “atrapalham” a MAXIMA lucratividade dos financiamentos…

    2) Privatizar os estatais remanescentes (e aí o financiamento vai “pegar” para valer! … no bolso de quem empreende e trabalha).

    Qual combinação a “reconhecida e premiada economista”, cercada de Itaúúús a Marina fará?

     

    1. Perfeito!!!
      Escolhem o

      Perfeito!!!

      Escolhem o rentismo barato e arrasa quarteirão sempre!!! E ainda querem incentivo pra mamar nas tetas do país!!!!

  25. falando sério………………..sendo sincero agora

    como Marina vem de milagres, espero que a mídia bandida que a apoia consiga reverter o que fez com meus filhos

  26. tô aqui no meu cantinho só

    tô aqui no meu cantinho só esperando o dia da eleição.

    o papel e a tela do computador que aceitam tudo oodeim aceitar algo que eu dissessse mas não  adianta.

    o que adianta é não desesperarjamais como diria o ivan lins velho de guerra  e lutar pelo que quero  –

     manter as conquistas deste governo.  

  27. Vou lançar o meu site “O Fim do Brasil II”

    Depois dos últimos números e do sentimento que várias pessoas já estão pensando no seu futuro em termos de $$$ caso a ascensão de Marina se confirme, comecei a pensar no que fazer.

    Primeiro, como tenho dupla nacionalidade Brasileira e Italiana, pensei em migrar para a Europa, porém tenho preguiça de fazer grandes mudanças e ficaria longe de meus netos.

    Segundo, pensei no que faria entre o começo do mandato e o caos que isto pode acontecer e com isto já comecei a pensar como faria para subsistir caso Marina nos meta numa grande fria.

    Terceiro, como vi que grande parte do empresariado industrial já está com medo de Marina vi uma chance ímpar, escrever um “O Fim do Brasil II”, agora elegendo-se Marina, e ganhando uma boa grana.

    Estou procurando sócios para esta empreitada, pessoas com capacidade criativa e de premonição, pois para escrever “O Fim do Brasil II” é preciso ser vidente, pois quem sober o que vai acontecer ninguém sabe, elegeremos mais uma figura carismática e messiânica e como o Jânio não conseguiu convencer as forças armadas em invadir as três Guianas ao mesmo tempo, talvez Marina consiga.

    By-by pessoal, vou voltar a me interessar por clima, é bem mais previsível!

  28. Crédito privado e pré-sal no programa de Marina

    O que foi afirmado segundo o jornal Valor é que: “Queremos ampliar o mercado de crédito criando mecanismos para que os bancos privados possam participar mais percentualmente”, nas palavras de Mauricio Rands, um dos coordenadores do programa de Marina Silva. O que eles precisam para isso? Não dá para entender que estímulos necessitam para aumetar a participação no crédito. Ou será tolhendo o aumento do crédito dos bancos estatais? É a única coisa que dá p deduzir do que foi dito.

    E sobre o etanol, a questão é que foi afirmado que o pré-sal não terá prioridade, e portanto o aumento de recursos para a educação e saúde sofrerão. Afora a indústria forncedora da cadeia de petróleo e gás.

    1. Das duas, uma

      Bem, como o Maurício Rands não explica, temos de supor:

      1) vão baixa a Selic na marra;

      2) vão subsididar os empréstimos para que os bancos privados para que concedam mais crédito.

       

  29. Eu não tenho medo!

    Caso seja, a Marina, a escolha da maioria dos eleitores, ela será , responsabilizada e cobrada, por todos, aqui deste blogue, pelas promessas de seu programa de governo.

    Porém, ainda, continuo confiando que a nossa Presidenta se reelegerá!

    Este momento já se repetiu algumas vezes…

  30. Esta Marina leva todos na lábia

    Como se possível fazer a banca privada financiar alguma coisa.

    A banca privada vive da tesouraria.

    Se fosse fácil como colocar num programa de governo, já teria sido feita. A Marina já combinou com os banqueiros russos?

    Dilma tentou baixar os juros e no que deu.

    Agora a candidata da banca acredita que ela está interessada em baixar os juros.

    Quem acredita nisto acredita em tudo.

  31. Nassif você deve aos leitores deste blog

    Tem gente que imagina o Diabo ao ler certas coisas como aumento do financiamento privado ou coisas do tipo. Mas Nassif não é a esse público que você normalmente se dirige. Este seu post achei próximo ao lamentável, talvez açodado, espero. Você afirma: “permitir o aumento da participação dos bancos privados no financiamento da economia.” O que existe que impeça isso? Ao que saiba com as as taxas de juros lá nas alturas, podendo pegar recursos no exterior e ganhar com o diferencial da SELIC é a maior moleza. Os lucros dos bancos batem recordes, por essas e outras razões. Será que com um BC independente, conforme prometido, a SELIC vai baixar para taxas civilizadas? Tem muito e muito tempo que muitos se perguntam por que os bancos provados não entram no financiamento a longo prazo.

    Você deve ter alguma “carta na manga”, para afirmar como fez, sendo quem você é. Poderia nos esclarecer. Pelo menos fica devendo um post mais profundo.

    Por outro lado, você afirma: fato de defender o etanol não o torna automaticamente adversária do pré-sal. Sem dúvida, mas o que foi veiculado que não será dada prioridade ao pré-sal, o que muito diferente.

  32. Pensei que o valor do Estado

    Pensei que o valor do Estado teria origem única pela necessidade de uma transmissão exterior se responsabilizando pela nação, abstraindo ações internas em matéria de dólares, via financiamentos externos, colocados a par de dividas públicas em reais.

    Do outro lado, estavam as ideias atuais, o rentismo, do princípio para o Todo: o valor dos bancos privados provém da parte do patrimônio hereditário das empresas e pessoas privadas a título de sequenciar os atos da realidade; formando-se em dois blocos as realizações de investimentos 

    Em caso de uma disputa entre esses blocos de financiamento (externo e interno), seria vantajoso para o Estado manter apenas a unidade dos financiamentos privados – dos bancos –  representando o valor da sociedade civil.

    Temos assim as circunstâncias das maldades da economia, em que a falsidade dos bancos se compara à história de chapeuzinho vermelho, contada com a vovozinha de nutrição; ou seja: supondo-se a necessidade de interiorizar o meio exterior da sociedade, em outros termos (investimentos), o Estado só existirá no valor da verdade, sem o custo daquilo que não é; se ele sair da barriga do lobo mau.

  33. Não se precipitem!

    O 2o turno, se houver, será entre Dilma e Aécio. Marina é fogo de palha, daqui a pouco estará desconstruída perante o Povo. É melhor esperar para aderir mais à frente (caso eu me engane).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador