O pronunciamento de Dilma Rousseff via redes sociais

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Por Jean Wyllys

Vazou o vídeo da Dilma que o PSDB e o Solidariedade pediram à Justiça pra que não fosse exibido.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. canalhas

    Jean Wyllys,

    Caso consiga chegar até aqui, parabéns pela sua mais que visível disposição em defesa do estado democrático em nosso patropi.

    Partido político ir à Justiça para pedir que determinado vídeo não venha ser exibido é atitude definida por sete letrinhas, censura, censura safada por parte de quem aprecia e adota tais atitudes, bastando conhecer o CV dos vermes que dizem comandar tais partidos para compreender o que seria feito deste país em dois tempos.

    E a reação, o que e como seria isto ? Seria porrada prá todos os lados, sob as mais variadas formas, à la Alckmin.

    Esta postura canalha dos censores canalhas deve ser amplamente divulgada.

    Um abraço

  2. Todos às ruas. Em defesa da democracia

    É por isso que cada um de nós faz falta, é por isso que você faz falta.

    A democracia é uma construção coletiva, ela necessita de todos. E, por isso, não pergunte a quem, estas loucas pessoas nas ruas estão defendendo? Porque é a ti que elas estão defendendo.

                               Vejam a democracia em movimento…

    No jogral das meninas em São Paulo. https://www.facebook.com/Lula/videos/980112365391097/

    Na música excepcional, pelos tons, pelas vozes, pela mensagem, pela liberdade, e pela luta, de construção da democracia. https://www.facebook.com/musicapelademocracia/videos/248286172184514/?pnref=story

    Na gigantesca manifestação nos Arcos no Rio de janeiro, é o Lula é o Chico Buarque, são os trabalhadores, artistas, estudantes, é todo este mar de gente, gente linda, como jamais eles verão em seus programas plastificados e falsos. http://www.tijolaco.com.br/blog/multidao-que-nao-sai-no-jornal-mas-existe-e-se-levanta-como-uma-onda/

    E, isso, é realmente algo grandioso.

    Mas, não nos resta muito tempo, e a luta é para ontem.

    Não há mais lugar para hesitações, é chegada a hora, de todos, sem exceção, sairmos de nossa zona de conforto.

    A sorte já foi lançada,  e muitos de nós ainda estão arrumando as roupas para a viagem.

    Portanto, não percamos  tempo, a democracia não passa na Globo News, nem é comentada pela Cristiana Lobo ou o Camaroti, estes são seus carcereiros, suas madrastas más, e cínicas, que enchem os bolsos e espalham um riso frio de cemitérios abandonados.

    Não se envolvam nesta teia cruel e mentirosa da grande mídia, que cerceia a liberdade e tenta ferir de morte a liberdade e a democracia.

    Nem ouçam o canto destas sereias querendo leva-los à perdição, a crise não é de mercado, porque ai, seria oportunidade, a crise é humana, e ai pode virar tragédia, isso, se não usarmos de todas as nossas forças para impedi-la.

    E isso é essencial, é urgente, precisa ser feito agora.

    Porque depois, não tem como dizer, desenterrem os mortos,  continuem a luta, pois nada nem ninguém volta e restará apenas silêncio e choro.

    É esta a urgência que precisa ser sentida.

    Esta mesma urgência que vi clara no dia 18.03.2016, mas que agora  precisa ser multiplicada para que o riso prevaleça, a diversidade seja plena, e o amor possa vicejar como fruto da solidariedade e da luta por dignidade e compaixão.

    Lembrem-se, nestes tempos de construção de oportunidades,  desaprendemos a ver uma antiga realidade, muito dura,  que pode voltar a qualquer momento, e bater a nossa porta.

    Saibam todos, que, se nós não sairmos agora,  ela vai nos encontrar sós e sem proteção, apenas com belos propósitos nas mãos, mas desarmados de tudo.

    Mobilizem-se, coletivos e fóruns, são feitos para lutar, e muito, mas isso concretamente,  não para encontros de chás e de conspirações benignas, entre amigos, isto é para os tempos e paz.

    E agora vivemos a grande Guerra pela Liberdade, a Guerra para mantermos a Democracia e nossos direitos duramente conquistados.

    Não podemos ficar em casa, com nosso cotidiano intocado.

    Precisamos discutir e defender a democracia como algo real e palpável.

    A democracia é uma construção coletiva.

    Ela não prescinde de pessoas que a queiram construir, a queiram defender, queiram lutar , queiram morrer por ela.

    E, é por isso que cada um de nós faz falta.

    E, é por isso que você faz falta.

    A nossa voz precisa da sua para ser forte, para ser ouvida.

    A nossa participação, precisa da tua mão, do teu braço, do teu abraço, do teu suor e do teu esforço, do esforço de cada um, para ser vitoriosa e legítima.

     A democracia não é tão somente um sistema politico, é uma forma de organização, uma forma de solidariedade, uma forma de convivência, fraterna.

    A democracia é de todos nós, e só existe enquanto participação e construção coletiva, de cada um, para cada um, e envolvendo a todos.

    Ela é nossa, de todos que saem de suas casas, de seus locais de lazer, de seus trabalhos e assumem o ônus da participarem, em uma espécie de mutirão, do prazer de, aos poucos,  construí-la.

    E, sem exceção, lutamos pelo êxito de nossos esforços comuns, em busca de um futuro de igualdade de oportunidades, ou ao menos, um presente de igualdade de opinião.

    A democracia é uma construção coletiva, ela necessita de todos. E, por isso, não perguntes a quem, estas loucas pessoas nas ruas estão defendendo? Porque és a ti que elas estão defendendo.

    E por isso, neste momento fundamental, nas manifestações, nos fóruns, na internet, nos comitês, nos bairros, nos coletivos, eu, você, todos nós fazemos falta, cada um e todos.

     

     

    1. Ana

      é uma ironia do Jean, assim como de todos que estão espalhando o pronunciamento na net;

      estamos tirando sarro de Temer e de Moro com isso, simples.

  3. Dilma

    Mas eu li que foi ela que preferiu que o pronunciamento fosse através das redes socias. Aliás o assunto foi discutido pois o momento é de tensão. Mas na minha opinião, deveria ter sido em Rede Nacional. .

    1. “Preferiu” mas sob coaçao

      Só nao quis que o pronunciamento fosse impedido pela justiça, achou melhor evitar um fato negativo. Agora, isso mostra bem QUEM É MARINA. Devíamos espalhar isso…

    1. Não tem mas…

      Marcos,

      Não tem mas…, isso porque houve a constatação correta, principalmente de Eduardo Cardoso que o viu duas antes de ir ao ar, que seria um erro fatal, visto que uma fala presidencial só pode ser de natureza institucional e esse grandioso e emocionante discurso da Presidenta é 100% político.

      Substimaram-na mas ela é uma guerreira de dar orgulho aos que combatem ao seu lado, o bom combate para o que der e vier que, esperamos, será a vitória e um novo governo a seguir

      1. Desculpe, mas face a um golpe de Estado…

        Não há espaço para preocupações sobre a fala ser ou não de natureza institucional. Estamos falando da porra de um golpe de Estado. Um atentado contra a Democracia e contra o Estado de Direito. É obrigação institucional da Presidência da República defender de todas as maneiras e com todas as armas a Constituição e a Democracia.

        A Dilma deveria estar fazendo esses pronunciamentos em cadeia nacional E pela Internet há semanas. Dizer tudo o que tem de ser dito. Colocar todos os pingos nos “is”.

        Votei nela, apóio a defesa contra o golpe, mas não estou nada satisfeito com esse governo. Ela consegue dar um tiro no pé atrás do outro.

        Há determinadas coisas que absolutamente não dependem do Congresso e que ela já poderia ter feito – não é preciso esperar votação nenhuma – e que ajudariam enormemente a melhorar o quadro econômico. Por exemplo, ela poderia acabar com a insanidade de manter a SELIC em níveis estratosféricos. Poderia cortar o spread indecente dos bancos públicos. Só depende de vontade política. A economia para o Tesouro seria imediata. O alívio para a economia real, idem.

        Outra coisa é a comunicação do governo. É pífia. É indecente. Faz muito pouco, muito tarde e de modo errado. Ela deveria apresentar vídeos como esse (excelente, diga-se de passagem), onde explica o que está acontecendo, dia sim e no outro também. E colocá-los na Internet, no fakebook, nos blogues sujos, enfim, em todos os lugares. Por que esperar até os 48 do segundo tempo? É muita incompetência.

        Ela deveria estar apresentando essas informações em cadeia nacional TODOS OS DIAS HÁ SEMANAS! De manhã, de tarde e de noite. Apertar o botão do foda-se e botar a cara pra bater. Não pode ter medo de alienados batedores de panela. Ela não está defendendo o governo. Ela está defendendo o ESTADO. Trata-se de uma tentativa de GOLPE DE ESTADO por uma corja de traidores da Pátria. É obrigação dela, como PR, denunciar esse golpe e defender com TODAS AS ARMAS DISPONÍVEIS o Estado de Direito. Não só denunciar e dar nome aos golpistas, mas deixar claro que, uma vez debelada essa tentativa de insurreição, os traidores serão punidos com o máximo rigor da lei. O que eles estão fazendo é subverter o Estado de Direito, numa tentativa de eliminar o maior poder da Democracia: o poder das urnas. Trata-se de verdadeiro ATO DE GUERRA contra o poder legalmente constituído. Salvo melhor juízo, a Constituição parece não prever crime de traição fora daquela tipificada em tempo de guerra e envolvendo potência estrangeira. Caso contrário, tentativas de golpe poderiam ser punidas, inclusive, com a PENA DE MORTE. De qualquer modo, esse ato de lesa-Pátria não pode permanecer impune. Os golpistas não podem ficar livres do ato de traição à Constituição que cometeram. Caso permaneçam impunes, tornarão a tentar golpear a Democracia repetidas vezes, como fizeram em 1954, 1961 e 1964. E a punição não deve se limitar aos golpistas do legislativo. Deve incluir TODOS eles: da mídia ao empresariado, passando por todas as instâncias do judiciário. E a punição tem de ser severa, em sintonia com a gravidade do crime de lesa-Pátria cometido por esses traidores da nação.

        Aliás, pergunta aos advogados e juristas: há previsão na Constituição ou nas leis de formas de o Estado se defender contra tentativas de golpe de Estado?

      2. PT(Partido do Progresso Moderado dentro dos Limites da Lei)

        “visto que uma fala presidencial só pode ser de natureza institucional e esse grandioso e emocionante discurso da Presidenta é 100% político.”

        Neste momento, o que poderia ser mais institucional que denunciar o golpe?

        Eu num tô dizendo: até com a corda apertando na goela, Dilma se comporta como uma Zé Ruela.

        Vazou pras redes sociais…  Faça-me um favor. Tinha é que divulgar em cadeia nacional, no horário nobre.

        Se nem a própria Dilma ajuda os contrários ao impeachment, a parada fica difícil.

        Esse é o PT(Partido do Progresso Moderado dentro dos Limites da Lei)…

  4. Defesa da Democracia

    É um absudo querer tirar a nossa Presidente legitimamente eleita. A 1º Mulher em nosso País.Vejo como o Maxismo e o poder  não se conformam de ser liderados po uma Mulher  !…

  5. O video nao passa e nao acho na Internet
    Deveria estar em todos os portais, mas nao acho em nenhum, só um trecho no Globo, para dar voz a resposta do Temer, o Trairesco (cruza de traira com farsesco).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador