O que a mídia está fazendo contra Cerveró

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Enviado por Mailson

Foto: Vagner Rosário/Futura Press

Mesmo que se prove a culpa de Cerveró em algum esquema de corrupção na Petrobras, o que a mídia (com destaque para o sistema Bandeirantes) está fazendo de sacanagem contra esse cara é simplesmente inaceitável, é um crime inafiançável. Eu não vi nenhuma matéria sobre o erro (erro?) do Bradesco na grande mídia. Mas li sobre o assunto no fora de pauta de hoje e estou colando a matéria também aqui. É simplesmente revoltante.

De Amigos do Presidente Lula

Banco acusa funcionária de erro que levou Cerveró para cadeia 

Bradesco passa informação errada sobre saque atribuído a Cerveró, que, por isso, foi parar na cadeia

Banco diz que funcionária se “confundiu” ao informar transação que, Cerveró não fez, ao Coaf

O Bradesco encaminhou ofício à Justiça Federal do Paraná alegando ter ocorrido um “erro humano” na informação repassada pelo banco ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sobre um saque de R$ 200 mil em espécie que teria sido feito pelo ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró em uma conta da Destilaria Vale do Paracatu Agroenergia, fornecedora da estatal. A informação sobre o saque constava de relatório do Coaf anexado ao processo que resultou na prisão preventiva do ex-diretor, em 14 de janeiro. No documento, o Bradesco diz que, após o Globo ter publicado o relatório, verificou que a funcionária do banco encarregada do lançamento ao Coaf teria “confundido a movimentação de duas empresas, clientes deste banco, que realizaram somente operações de transferências entre contas de mesma titularidade”.  Não foi explicado como dados de Cerveró apareceram no documento. O advogado de Cerveró, Edson Ribeiro, disse que houve “erro muito grave” que contribuiu para a prisão do cliente.

Cerveró vai processar Bradesco por erro ao informar Coaf

Da Agência Estado

O ex-diretor da Área Internacional da Petrobrás Nestor Cerveró processará o banco Bradesco por danos morais, após a instituição financeira reconhecer um erro no envio de informações ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), em 2011, indicando que o executivo teria sacado R$ 200 mil em espécie da conta de uma usina de etanol instalada em Paracatu, interior de Minas Gerais, fornecedora da estatal.

O erro foi reconhecido em petição juntada na última sexta-feira, dia 23, a um dos processos que correm na Justiça Federal do Paraná, sob responsabilidade do juiz Sergio Moro

Para o advogado, o dano moral é grave porque a suposta movimentação financeira foi um dos argumentos usados pelo juiz Moro para embasar o novo pedido de prisão preventiva contra Cerveró, decretado na quinta-feira, dia 22. Além disso, o caso foi noticiado na imprensa e, como a informação era creditada a um órgão oficial, a versão da defesa ficava com menos credibilidade. “O Bradesco prejudicou em muito a imagem do Nestor”, afirmou Ribeiro.

Cerveró foi preso na madrugada do último dia 13 para o 14, no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio, ao voltar de Londres. A prisão preventiva fora decretada no dia 1º – o decreto do dia 22 veio a substituir esse. O ex-diretor está preso na Superintendência da Polícia Federal de Curitiba.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O BRADESCO merece, e vai

    O BRADESCO merece, e vai responder, um “senhor” processo nos costados apesar de dinheiro nenhum ter o condão de resgatar a honra de um cidadão.

    Fica a dúvida mais que razoável se efetivamente essa prisão preventiva poderia(ou deveria) ser feita com base apenas nessa transação que, como se atesta agora, não existiu. Tenho por mim que essa preventiva foi muito mais açulada pelo “contexto” e pelo status da vítima(sim, nesse caso vítima mesmo até que se prove sua culpabilidade), no caso ex-diretor da Petrobrás. 

    Um dos graves problemas hoje no nosso aparato judicial é uma espécie de “esquizofrenia” no atuar: hora é omissa, lenta, inerte e descompromissada; noutra passa a agir totalmente ao contrário; especialmente quando o caso é de cunho político-midiático. 

  2. AH, so ressaltando:
    A RAZAO

    AH, so ressaltando:

    A RAZAO DA PRISAO esta invalidada, viu, gente?

    A RAZAO DA PRISAO DE CERVERO NAO EH VALIDA.

    (Vamos ver quantas semanas nos vamos esperar…)

  3. O deboche indecente…

    Hoje pela manhã radialista debochava desse senhor, mesmo que ainda nada comprovado contra sua pessoa. Nada foi dito sobre o erro do banco Bradesco. O pior, debochava de seu problema físico nos olhos e rindo muito sobre máscaras que estavam sendo feitas para serem usadas no carnaval. É algo abominável e criminoso o que ocorre no Brasil com relação à midia. Incrível a desconstrução de reputações antes mesmo de comprovada a culpa. São realmente ervas daninhas se proliferando em nosso país. Algo tem que ser feito. Que justiça  é essa que permite tais agressões? O zelador do meu prédio tem mais classe, respeito e dignidade do que a mairia desses pseudo radialistas, ignorantes e ardilosos!

    1. UM DEBOCHE OU UM ESCÁRNIO?

      Marly, quando um iinjustiçado enche a cara desses jornalistas de tiro, a miRdia vem com o velho chavão da tal de liberdade de expressão.

      1. Sim.

        Foi na rádio Tupy aqui do rio de Janeiro. Agora mesmo, por volta das 10:05h, no mesmo programa, num quadro de humor onde o radialista conversa supostamente com um português, ele abordou que Cerveró,  ” aquele que tem om olhinho que parece sinal de trânsito quebrado”, entrou na justiça contra a feitura de máscaras de seu rosto. É de indignar, pois problemas físicos não dão em poste. Oxalá ele não tenha alguém da família sujeito ao mesmo tipo de problema. A mídia perdeu a vergonha, a responsabilidade e o sentimento de humanidade. Parecem seres irracionais. Deplorável!

        1. Há necessidade de alguma providência!

          Que liberdade  de expressão é essa, quando defeitos físicos e  doenças são motivo de galhofa?  A mídia precisa saber que : TODA LIBERDADE IMPLICA EM RESPONSABILIDADE !!!!!!!  Não é tolerável esse comportamento nem mesmo com os piores criminosos. O ser humano merece respeito em quaisquer situações.

  4. E o consenza? Que foi dele?

    E aquele diretor citado por erro material chamado consenza? Veio às manchetes que estava citado com corrupto e depois sumiu, ficou por isso mesmo. Como está?

    Não me chamem de protetor de corruptos, mas… a quem eu devo agradecer pela descoberta e desenvolviemento da tencologia do pré-sal? É a algum destes tais? 

  5. O Bradesco não é aquele banco

    O Bradesco não é aquele banco (o Itaú Unibanco é o outro) que sonegou milhões de reais em tributos com operações em Luxemburgo e não sofreu nenhuma ação do governo, nem da Justiça, nem da Polícia e nem da Receita Federal?

    Viva a plutocracia!!!!

     

    p.s: nem da mídia.

    1. Que ninguém é santo, se sabe.

      Eu também não sou santo, mas detestaria que jogassem a minha reputação na lama por um erro e que alguém se apropriasse desse erro para defenestar ainda mais o meu nome. É esse tipo de situação que se está condenando. Se o cara é culpado tem que pagar, mas pelos seus erros. Esse ódio doentio contra o governo ou pessoas supostamente ligadas a ele é assombroso. Para tripudiar, vale tudo.

  6. Dano Moral:
     
    De um lado,

    Dano Moral:

     

    De um lado, coloca-se (na balança) a capacidade econômica da vítima (para não transformar em um “negócio” o dano moral, evitando um enriquecimento sem causa) e do outro a do infrator (para desestimular a conduta).

     

    Ai pergunto:

     

     

    Bradesco, lucro bilionario. 

    Cerveró, também?? rsrsrsrsrsrsrrsr

     

    Se assim for, esse tem espaço para ser um dos maiores danos morais da história brasileira, pois afeta a liberdade do individuo (mas para uma grande majoraçao do valor, imagino que seria necessário que ele fosse absolvido na criminal)

  7. Gente, tá hora de começar a

    Gente, tá hora de começar a mandar água para a capital do Estado de S. Paulo, desde que seja através da Prefeitura. Aproveitemos e mandemos também várias garrafas cheias de merda (cocô) para essa mídia, de preferência com aviso de recebimento!

  8. Gente, tá hora de começar a

    Gente, tá hora de começar a mandar água para a capital do Estado de S. Paulo, desde que seja através da Prefeitura. Aproveitemos e mandemos também várias garrafas cheias de merda (cocô) para essa mídia, de preferência com aviso de recebimento!

  9. Bandeirantes

    Ontem o Datena estava na televisao falando da falta dágua. Sim, ele considerou um crime os governos (sem especificar qual) nao fazerem investimentos (nao disse quais) para evitar falta dágua NO BRASIL TODO. É isso mesmo, ele acha que está faltando água no país inteiro (ou seja, a conta é do governo federal) e não só no estado mais “rico” e mais “preparado” da federação (ou seja, nao é da conta do partido dos “melhores quadros”).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador