O que emperra o envio da lista de políticos por Janot

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

A Folha cita o nome de Collor na lista de Janot e, de forma inédita, enfatiza que denúncia não significa culpa
 
 
Jornal GGN – A equipe de procuradores da República formada no Ministério Público Federal já tem em mãos o material para a lista de políticos a serem investigados e denúnciados na Operação Lava Jato para enviar ao Supremo Tribunal Federal. O primeiro dos nomes já definidos, segundo a Folha de S. Paulo, é do senador Fernando Collor (PTB-AL). A expectativa inicial do envio da lista, prevista para esta semana, foi adiada para a próxima. O tempo é de decisões para Janot, que já mostra movimentos de articulação, antes da entrega final.
 
A informação divulgada, nesta manhã, pela Folha é que o procurador-geral da República Rodrigo Janot não fará denúncias diretas à Suprema Corte. A todos os políticos da lista, pedirá a abertura de inquéritos, ainda que em alguns casos os procuradores da equipe entenderam que havia provas suficientes para a denúncia. O motivo foi evitar a implicação de tratamento desigual, o que os fez questionarem a conveniência. 
 
Collor seria um desses nomes. Comprovantes encontrados pelos policiais no escritório do doleiro registram que Alberto Youssef depositou R$ 50 mil ao senador, em 2014. As transações foram realizadas em dinheiro vivo em maio de 2013. Ainda assim, Collor negou manter relação com Youssef. Mas com as provas, poderia enfrentar uma denúncia direta na Justiça.
 
A informação é da Folha de S. Paulo que, de forma inédita na cobertura dos denunciados da Lava Jato, enfatizou para o caso de Collor: “inquéritos ou denúncias não significam culpa. O julgamento final cabe ao STF”.
 
Até então, o jornal utilizava a denominação “acusado” para denunciados que, inclusive, apenas tinham um pedido de investigação aberto e não tiveram seu julgamento em processo aceito. Um erro no emprego de termos da jurisdição. Entretanto, nesta reportagem, tomou o devido cuidado de lembrar que inquéritos ou denúncias não significam culpa. 
 
Outro dado é que Janot não deve incluir na lista os políticos que foram citados por delatores como nomes que “ouviram dizer”. Espera-se que o envio dos pedidos de inquéritos seja feito na próxima terça-feira (03). 
 
Nesta quinta-feira (26), o procurador-geral da República passou o dia em articulações com o vice-presidente Michel Temer. Encontrou-se com ele para tratar do reajuste do Orçamento do MPF, solicitado pelos servidores do órgão, que estão em greve há pouco mais de um mês.
 
O colunista Gerson Camarotti, da Globonews, lançou uma possível relação dessa reunião com os pedidos de investigação contra políticos. Usando termos como “negociar o Orçamento do Ministério”, o jornalista deu sentido à indicação de que Janot estaria favorecendo-se do encontro antes da entrega da lista, de forma proposital.
 
“Oficialmente, a Operação Lava Jato não foi tema da reunião. Mas sabe-se que Janot enviará os pedidos de investigação na semana que vem. (…) Entre os que devem ser investigados estão integrantes do PMDB, partido de Temer”, publicou Camarotti.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. O que interessa

      Ou seja , se apurar só a parte da verdade que “interessa”.

      Eos políticos brigam entre si para ver quem tem mais poder $ para tirar seu nome da lista.

      Qto a imprensa, apenas faz sua parte que é nos fazer de idiotas.

  1. Gente, prestem BASTANTE

    Gente, prestem BASTANTE atencao nisso:

    “Nesta quinta-feira (26), o procurador-geral da República passou o dia em articulações com o vice-presidente Michel Temer. Encontrou-se com ele para tratar do reajuste do Orçamento do MPF, solicitado pelos servidores do órgão, que estão em greve há pouco mais de um mês.

    O colunista Gerson Camarotti, da Globonews, lançou uma possível relação dessa reunião com os pedidos de investigação contra políticos. Usando termos como “negociar o Orçamento do Ministério”, o jornalista deu sentido à indicação de que Janot estaria favorecendo-se do encontro antes da entrega da lista, de forma proposital”:

    A fonte do jornal foi Temer ou eh so impressao?

  2. Por enquanto só nomes da base

    Por enquanto só nomes da base aliada.

    Mas de forma subliminar a Folha diz que há tucanos na lista quando  “enfatiza que denúncia não significa culpa”.

    Ou seja, vamos devagar com os nomes que estão na lista, a coisa não é bem assim,blá,blá,blá..

    Safados !

    Outra, o Janot está fazendo muito suspense com essa lista.

    O que dá para desconfiar que os envolvidos teem tempo para arrumarem um boa desculpa.

    Se a Folha sabe quem está envolvido é claro que os envolvidos ídem.

    Quero ver qual será a desculpa do Aécio.

  3. …a respeito de contratos de gaveta soberanos

    buenos

    a verdade histórica dos fatos subversivos!  é que,

    se na dinastia tucana FHC houvera no Estado

    cargo-função aviltante a gosto do Governo FHC

    de Engavetador-Geral da República do Brasil.

    no lulopetismo, revela-se no Dia D na Hora H

    uma variante de Governo aviltante do Estado:

    o de Procurador-Geral do Brasil: Engavetado!

    uma moral edificante para História Brasileira:

    vivemos na miséria do Estado de Direito aviltado engavetado por todos os lados governantes dos Donos do Poder e… da Justiça que lhes serve como o vassalo servia ao senhor feudal no sistema político do poder medieval.

    doutor Janot já cumpriu seu papel de Estado aviltado denegrido e já pode ir pra casa de praia regiamente aposentado fazer companhia sol doce farniente ao doutor Brindeiro…

    e

    la nave va… suave nave suave…

     

     

  4. “De forma inedita a fsp diz

    “De forma inedita a fsp diz que nomes na lista não significa culpa.” Está antecipando a defesa do julgamento da cupula do PSDB que está relacionada na lista do Janot. Livrando a cada deles de antemão. Não é bondade nem deferência, é hipocrisia.

  5. Este senhor Janot está com um comportamento muito estranho

    Este senhor Janot está com um comportamento muito estranho

    Primeiro vai para a terra dos estadunidenses trocar informações sobre a Petrobras, para alegria dos abutres, que lá movem ações contra o Brasil.

    Agora procura o vice-presidente para tratar de dinheiro para o Ministério Público. Ora, Michel Temer não exerce nenhuma função a este respeito no governo, e só pode servir para isso como passador de recados para o Governo ou para o Congresso, neste caso como presidente do PMDB. Pergunta-se: o que impede o senhor Janot de procurar e solicitar direta e institucionalmente às autoridades encarregadas na matéria no Governo e no Congresso? Muito estranho.

    Tá pegando muito mal. Como, pelo jeito, ele estranhamente já desistiu de denunciar políticos ao STF, para os quais o MP dizia, com todas as letras, ter os elementos provatórios para tal, e agora vai pedir apenas inquéritos para sabe-se quais deles, fica parecendo até que o senhor Janot está afinando, o que não é nada bom, pois levanta suspeitas sobre o trabalho do MP.

    O que obriga o senhor Janot a só entregar ao STF a lista dos políticos, bandidos ou supostos bandidos, apenas quando estiver completa? Quando estará completa esta lista se a toda hora aparecem mais delações sob tortura de vara do senhor Moro, e se bandidos por ele premiados a toda hora se oferecerem para delatar mais, para obter mais liberdade ou mais dinheiro de recompensa?

  6. Simples

    O Janot está combinando com o Primeiro-Ministro Temer, que é menos republicano e mais pragmático, quem fica e quem sai da lista.

    Vamos viver um parlamentarismo de facto com o PMDB governando.

    Como em 85 e em 92, o PMDB vai colocar o país prá andar de novo, sem traumas, sem confusão, sem guerra civil e outras coisas do tipo. 

    Segue o baile.

     

  7. Toda esta “correção”, este

    Toda esta “correção”, este monte de dedos do noticioso para hoje tratar da Lava Jato, talvez seja para reduzir um pouco o estrago que será feito pela lista de políticos a serem denunciados.

    O noticioso deve saber que muitos dos seus estão na lista, então está preparando a blindagem. Já já começa o show de “então”, “veja bem”, “todavia”, etc.

  8. Inquérito para as delações na

    Inquérito para as delações na base do “ouvi dizer” vale pra todos ou só para alguns? Pq tem outros que a jurisprudência, em ponto fora da curva, já consagrou o princípio “não tem prova, mas a literatura jurídica permite a condenação”.

    Sei não. Se a notícia tem procedência, tudo parece estar se encaminhando para sobrar pros suspeitos de sempre.

  9. Política é a arte de negociar, mas sem representação não a taxaç

    Como meus palpites não são levados em consideração e o de muitos milhões de amigos meus na mesma condição, penso que vai dar problema.

    Os escritórios com ar refrigerado de Brasília não vão ser suficientes para arrefecer o calor que a população vai dar neste povo.

    Vivemos em tempos interessantes.

  10. Agora tenho ABSOLUTA certeza

    Agora tenho ABSOLUTA certeza que: 1) A lista contém, sim, nomes da oposição casta e vestal; 2) Inclusos nesse rol aparecerão notórios( e que notórios!). O jornalista Boechat já disse que “ouviu boatos” acerca da inclusão do candidato à Lula Aécio Neves. Bem, por que um profissional tarimbado como ele iria aludir a “boatos”? Claro que ele possui informações de fontes fidedignas; 3) Essa ressalva(“inquéritos ou denúncias não prenunciam culpa”) da impoluta Folha de São Paulo não seria explicitada se só houvesse políticos do PT e/ou da “base”.

    Quem viver, verá? Verá, sim. 

  11. janot

    Segundo a folha informou, nesta manhã: “O procurador-geral da República Rodrigo Janot, não fará denúncias diretas à Suprema Corte.  A todos os políticos da lista, pedirá a abertura de inquéritos, ainda que em alguns casos os procuradores da equipe entenderam que havia provas suficientes para a denúncia.  O motivo foi evitar a implicação de tratamento desigual, o que os fez questionarem a conveniência.”  Com esta sua decisão, o PGR demonstra estar tratando de pisar no freio do carro, para eliminar as ameaças de paralisia da Ordem Econômica Nacional que vinham sendo levadas a cabo por alguns de seus subalternos.  

  12. Janot

    Acho que o Procurador Janot amarelou quando notou que não havia só petistas, e sim muitos arautos da moral e dos bons costumes do Brasil nas planilhas do Yossef. O  “homi ”  estava com a faca nos dentes para f…. os petistas e dá um tiro de misericórdia no  governo Dilma.  Caso o procurador janot faça o seu papel direitinho com certeza dará uma chance ao governo Dilma para sair das cordas e partir para o ataque, equilibrando o jogo.

  13. Não será entregue uma lista

    Não será entregue uma lista como se fosse vestibular. O pedido de abertura de inquérito ou denuncia precisa ser formulada em base concreta, apresentando indícios a, b e c. É óbvio e não pode ser de outra forma, se baseará nas de laços premiadas e depoimentos relacionados com a lava jato. Me parece certo que poderemos verificar quem foi citado e ficou de fora da lista.

     

  14. eis ao que levou a operação Lava Jato…

    homens astutos aproveitando-se de homens astutos

    quebra da Petrobras? garantido o melhor para cada um deles, foda-se a Petrobras

  15. Se a folha está “cheia de

    Se a folha está “cheia de dedos” ao mencionar o Collor, podem crer que tem muito alto figurão das oposições, incluindo o PMDB, na tão esperada, lista

  16. A investigação é conduzida

    A investigação é conduzida por tucanos; Os delatores são tucanos; A imprensa é tucana; 80% do judiciário é tucano; O sistema é pró-direita; As empreiteiras são todas ligadas a tucanos.

    Tem que ser muito inocente pra achar que algum tucano graúdo será posto atrás das grades, ou mesmo incomodado nessa operação.

  17. Tudo isso é um acinte a nossa

    Tudo isso é um acinte a nossa inteligencia e da população.

    Justo no momento em que vai entregar lista com políticos corruptos, o tal procurador resolve ter reunião com lideres políticos?????

    A pretesto de “negociar”,  negociar o quê??? 

    Aliás, quem vai ganhar com a negociação e  quanto custará aos cofres públicos? 

    Não tem um mínimo de respeito pela nossa inteligencia. ( Ou tem absoluta certeza que somos todos ignorantes e idiotas)

    O que deveria estar envolvido em lisura, já se mostra logo de cara, uma falcatrua.

    A mídia como sempre vai faturar em cima de manchetes e acusações, assim como os políticos.

    No final, não dá em nada como sempre.

    INFELIZMENTE

     

  18. Aguardem, não vai sobrar

    Aguardem, não vai sobrar pedra sobre pedra.

    Quem já viu pessoas como Eike Batista apanhando tanto da Lei,  quem já viu um Ezequiel, o maior desmatador da Amazônia preso e sem HC canguru, quem já viu mega empreiteiros presos, quem já viu ex diretores da Petrobrás presos?

    Com a Dilma o buraco é mais embaixo.

    Quem viver, verá.

    Nem o PIG nem investigadores aecistas vão segurar esse rojão.

     

     

     

     

     

     

     

  19. tenho minhas dúvidas…

    Sei que vou contrariar muitos dos comentaristas daqui, mas devo expressar minhas dúvidas: se a fonte foi o repórter da GLOBO NEWS, a matéria pode estar distorcida. Dizer que o sr. Janot foi negociar antes com o Pmdb me parece uma tentativa de invalidar o papel do PGR, deslegitimando-o. Não vou acreditar até ter provas. A coisa é tão séria que a procuradoria já recuou e disse que vai primeiro solicitar apuração de todos os casos, mesmo os evidentes. Já se prevê a grita dos “homens de bem”. Não esquecendo a denúncia de um roubo na casa do sr. Janot, que solicitou segurança pois sumiram com a chave de seu portão (coisa de profissional). Quanto às manobras da imprensa paulista para “adoçar a pílula”, tá na cara que já sabem que tem tucano gordo na lista.

  20. Só o Collor ?

    Dentre os 35 nomes, que o Proc. Geral da República, entregou para investigações e punições, estão além do Collor, tucanos de bico dourado, e políticos e parlamentares da oposição, que estão tramando a derrubada da Dila, e nenhum petista.

  21. O STF absolveu Collor de

    O STF absolveu Collor de Mello de todos os processos, mesmo o povo brasileiro tendo sentido na pele, e nas suas contas o golpe de mestre ladrão daquele safado. Só se acreditássemos em Papai Noel par admitirmos qualquer investigação contra aquele ordinário, quanto mais criminalização.

    Agora, será que a imprensa e os tucanos vão achar que a ida de Janot à presença de Michel Temer tem algo a ver com a provável blindagem dos políticos? O que valeu pra Eduardo Carodoso podia valer pra Michel, não é?

  22. UM PRA CRISTO

    Estão procurando, vasculhando e ainda vão encontrar um pra Cristo e estão apontando o dedo para Collor.  E assim que puderem vão fazer como a torcida quando marca um jogador: “é esse, é esse, é esse”.

     

  23. “A Lista”

    Esse caso Lava Jato me lembra série de Tv com capítulos amarrados . Vamos chamá-la de O Golpe  .

    Nos capítulos anteriores , depois de montanhas de denúncias sem provas contra o governo , mesmo com o intenso bombardeio da mídia (capanga da oposição) , que claramente deseja derrubá-lo   , a suspeita participação do estranho personagem Sergey Moro (O Juiz) com seus métodos autoritários de obtenção de conmfissões e do período de total hibernação do próprio governo , acuado com tantos ataques , a coisa aparentemente deu uma leve acalmada .

    Vamos imaginar o que vem no próximo episódio  , cujo nome poderia ser “A Lista” . Quais as novidades contidas nela ? Agora , com o crescimento do personagem de  R Janot e a aparente redução da participação de Sergey Moro , que até no pasquim ‘Globe Post’ , já andou dizendo que dessa laranja (Albert Youseff , Paul Robert Costa)  já não há muito mais a tirar . A  não ser q a Veja Post  tenha uma nova denúncia bomba guardada a 7 mil chaves , em que eles encontraram um extra terrestre com provas de tudo – eles dizem que tem algo aí , que vem de Albert  .
    Caso contrário , A Lista será o divisor de águas desta série . Pode dar uma aliviada no governo ou pode entornar o caldo de vez.
    Esta demora de R. Janot já levanta suspeitas . O cara foi pros Estados Unidos conversar com o FBI só Deus sabe o quê . Pode estar demorando porque descobriu que tem nome do PSDB e isso , pensando num sentido negativo , de que ele desejaria arrebentar o PT e Dilma , destroça seus planos .
    Ou descobriu  “podres super podres”  do PT e está tentando junto aos pistoleiros do  PMDB  uma saída honrosa e o menor dano possível ao governo ?

    Enquanto isso o pçaís segue travado por causa da forma como O Juiz conduz a operação Lava Jato .
    Como será ?

  24. Lista de políticos enmvolvidos na Operação Lava Jato

    Essa  procrastinação da divulgação da lista de políticos envolvidos na operaação lava jato se deve, certamente, à existencia de envolvimento de pessoas não integrante da base do governo que necessitam de prazo para engendrar suas defesas . Caso contrário, se os envolvidos se limitasse a elementos do PT, já teria vasado para a mídia, ocupamdo as capas de revistas e mancheres diárias nas TVs e nos principais jornais e os processos possivelmente concluidos com condenação dos culpados e recuperados boa parte dos recursos desviados.  O Pais aguarda as Reformas Políticas de Cunho POPULAR, não urgidas somente nesse Congresso eivado de políticos comprometidos com Empresas que FINANCIARAM suas campanhas INVESTINDO valores incompativeis com os proventos de seus financiados. Daí a dificuldade de aprovação de reformas de cunho assencialmente republicanas, com vista ao bem comum do povo..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador