O quinto protesto contra a Copa em São Paulo

Da Agência Brasil

Protesto contra a Copa reúne mil pessoas e termina com depredação em São Paulo

Daniel Mello

Cerca de mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar (PM), participaram na noite de hoje (15) do quinto ato Se Não Tiver Direitos, Não Vai Ter Copa. Os manifestantes se concentraram no vão-livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e saíram em passeata pela Avenida Paulista, região central da capital.

Carregando faixas e animados por tambores, os manifestantes seguiram, apesar da chuva,  por toda Avenida Rebouças e em direção ao Butantã. Na Avenida Vital Brasil, a PM registrou a depredação de duas agências bancárias. Segundo a PM, 54 pessoas foram detidas “por promoverem a desordem”

No início no protesto, o major Genivaldo Antônio, comandante do policiamento que acompanhou o ato, tentou conversar com os manifestantes para negociar o trajeto e evitar confrontos. De acordo com ele, cerca de 800 homens foram mobilizados em função da passeata.

Participaram da manifestação representantes de movimentos sociais, como o Território Livre e o Fórum Popular de Saúde, e simpatizantes de partidos políticos, como PSOL e PSTU. A principal crítica são os gastos para o mundial.

“O Estado brasileiro, mais uma vez submisso ao interesse internacional, gasta nosso dinheiro para fazer a Copa dos ricos. Em vez de hospitais e leitos, construíram estádios e arquibancadas; ao invés de remédios, fizeram investimentos milionários em hospitais particulares e empresas privadas”, diz o texto que chamava para o protesto no Facebook.

Militante do Território Livre, Rafael Padial disse que o movimento, formado por estudantes, apoiou a manifestação para que a mobilização ajude a sociedade brasileira a inverter as prioridades das políticas públicas. “Não é contra o futebol. Todo mundo gosta de futebol. A questão é: quais são as prioridades do governo e de quem manda na economia brasileira? É atender aos problemas das população ou às necessidades lucrativas de grandes empresas?”, questionou. “A gente é contra a Copa para inverter as prioridades”.

O confeccionista de jeans Valdemar Silveira, 24 anos,  disse que além de discordar da aplicação de recursos públicos no evento, também protestava contra as remoções de comunidades em ações ligadas às obras da Copa.  “Principalmente da forma como elas foram removidas”, enfatizou sobre a violência policial usada nos despejos.

 

Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ““O Estado brasileiro, mais

    ““O Estado brasileiro, mais uma vez submisso ao interesse internacional, gasta nosso dinheiro para fazer a Copa dos ricos. Em vez de hospitais e leitos, construíram estádios e arquibancadas; ao invés de remédios, fizeram investimentos milionários em hospitais particulares e empresas privadas”, diz o texto”:

    Mentira.  Tudo mentira deslavada.  Do jeito que as coisas estao no Brasil, no entanto, nem a Petrobras tem departamento de comunicacao…

  2. Que luxo a mídia tucana comandando a massa!

    Enquanto a Europa protesta contra a austeridade por aqui, com pleno emprego, o problema é a Copa, mesmo se sabendo que, como a Copa das Confederações, o pais sairá no lucro, até parece que o maior problema do Brasil não é a sonegação de mais de 1 trilhão de reais pelo setor empresarial, mas isso a mídia que comanda a massa não vai espalhar, depois do Não Vai Ter Copa virá o Não Vai Ter Eleição e vamo que vamo, e nada de se apontar os verdadeiros problemas destes pais, como por exemplo a corrupção de prefeitos e governadores, corrupção do Judiciário..,,,protesto tipo o Não Vai Ter Água em SP nem pensar..,,,acorda Brasil

    1. Eu também não me lembro de

      Eu também não me lembro de nenhuma manifestação contra a máfia dos fiscais e as construtoras que deram um preju de meio bi na prefeitura! Êta molecada folgada!

    2. Caro Avatar

      A indignação seletiva e a falta de parãmetros é a tônica desses grupos proto-fascistas.  pegaram o mote de copa pq repercute no PIG.. mas eles estão, como sempre, se fudendo pra copa, hospital, saúde, comida, etc.. O negócio deles é outro….

  3. Caro Nassif e demais
    Voto

    Caro Nassif e demais

    Voto padrão Fifa, não votem nesses grupos.

    “Participaram da manifestação representantes de movimentos sociais, como o Território Livre e o Fórum Popular de Saúde, e simpatizantes de partidos políticos, como PSOL e PSTU. A principal crítica são os gastos para o mundial.”

    Saudações

  4. Tem tido protesto da

    Tem tido protesto da juventude organizada também em Sâo Paulo. E tem reunido mais de mil pessoas. Mas parece que não é um fato político. Ainda!

  5. Olha só… Mil pessoas.
    Não é

    Olha só… Mil pessoas.

    Não é nada, não é nada… não é nada MESMO.

    O oportunismo político é gritante. Na última vez que eu ví um protesto desses passar na Paulista (tinha uns 300 manifestantes) reparei na irritação da população que ia passando ao largo e diversos comentários dizendo o óbvio:

    “Por que não protestaram antes? Agora que está tudo pago, qual vantagem de suspender a Copa?”

    Todos me pareceram fartos desses showzinhos de vandalismo e bem concientes que é só interesse eleitoral.

  6. ““O Estado brasileiro, mais

    ““O Estado brasileiro, mais uma vez submisso ao interesse internacional, gasta nosso dinheiro para fazer a Copa dos ricos. Em vez de hospitais e leitos, construíram estádios e arquibancadas; ao invés de remédios, fizeram investimentos milionários em hospitais particulares e empresas privadas”, diz o texto”:

    Pego mesmo trecho usado pelo Ivan. Ora, as vezes nem dá vontade. Percebam o tamanho da superficialidade. Eu despertei a ira na minha página da rede social porque eu coloquei o seguinte.

    “Interessante é ver a mobilização de pessoas para barrar a Copa porque houve efeitos sociais maléficos, mas ao mesmo tempo dizem que quem recebe dinheiro para comer é vagabundo. A esquizofrenia de Ocasião me faz cada dia mais interessado na Política. Se é para ser benéfico, vamos deixar de olhar para o umbigo não só para melar a Copa, ai sim eu calo a boca”

  7. Os tucanos , que são muito

    Os tucanos , que são muito “ricos” devem estar subsidiando os PSOIs e PSTUs. Com a inflação “galopante” brasileira, já devem  estar cobrando uns 500 reais per capita. Nada dos governos estaduais é escolhido para motivo de caminhadas, ou seja ló o que for. Nem o helipóptero, nem as tchurmas do metrô e do ISS. São uns fajutos mesmo.

  8. É ridículo!

    Enquanto 1.000 “inocentes úteis” ou “buchas de canhão” vão protestar contra a copa, os cerca de 3.000.000 de pessoas que irão adquirir os ingressos para assistir os jogos nos estádios, fora as dezenas de milhões de brasileiros que acompanharão os jogos pela televisão estão se lixando para eles.

     

    Considero um acinte aos demais brasileiros a forma desrespeitosa, e por vezes bestial, como essas pessoas querem impedir a realização da copa. Trata-se de um comportamento antidemocrático, facista. Parece que, se tivessem armas, fuzilariam todos que querem assistir.

     

    O comportamento é de sociopatas.

     

    Sds Soteropolitanas,

     

    Mário

  9. Ainda vai dar piada estas manifestações

    Praticamente todo o comércio está engajado ou se engajando ao evento. Ainda vai acontecer de um destes aí ser fotografado nas manifestações e depois aparecer vendendo produto com o logotipo da seleção brasileira.

  10. “Escravos do inevitável”

    “Por que não protestaram antes”, diz um, diz outro, diz gente do povo (como um motorista de táxi em que andei). Afinal, há quem proteste!!! E isso é bom!!  Será que viveremos eternamente criticando uma minoria que não se conforma? É, a maioria (cadê uma estatística séria, cadê?), vive no ufanismo. A Copa, como as Olimpíadas foram arranjos de cúpulas, Lula entre estes – afinal, nem Lula escapa, nem escapou de um erro, afinal humano. “Escravos do inevitável” são os que se conformam e dizem que não é mais momento de protestarem. E dê-lhe corrupção, e dê-lhe verbas, superfaturamentos, pra isso, os escravos do inevitável não gritam. Acorda, povo!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador