O risco das bolsas com os robôs de alta frequências

Recentemente, no programa “Conta Corrente” da Globonews, o professor Marco Antônio Leonel Caetano, do Insper, foi ironizado por seus estudos sobre comportamento do mercado a partir da análise dos terremotos.

Foram críticas de quem não acompanha o uso do conhecimento de física e de realidades dinâmicas para o mercado de ações.

***

Caetano iniciou seus estudos há 15 anos. Junto com um colega do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Takashi Yoneyam, seu orientador de doutorado, desenvolveu vários estudos de modelos dinâmicos em engenharia, medicina e até previsão de dengue.

A partir de um certo momento, resolveu testar seus modelos no mercado financeiro. Estudou as análises gráficas (técnicas que visam prever quando o mercado bate no seu limite de alta e de baixa) e constatou que nenhuma técnica estatística normal conseguiria prever com exatidão os grandes movimentos de baixa ou de alta.

Entendeu que o mercado trabalhava com ondas similares aos movimentos de alta frequência estudados na engenharia, física e geologia.

***

Ambos foram buscar as fórmulas desenvolvidas por um geofísico da Califórnia para prever terremotos. Seu modelo funcionava quando o mercado ficava parado, depois de subir fortemente. Constatou-se que, nesses momentos, o mercado exibia movimentos de alta frequência – isto é, uma amplitude pequena de variação de preços mas muito rápida. Sempre que entrava nesse estágio, podia se esperar um grande movimento próximo.

Valendo-se dessa técnica, Leonel passou a identificar padrões similares na véspera dos grandes cracks mundiais. Foi assim na análise do Dow Jones alguns meses antes da crise de 1929. Aparecia o mesmo risco no crash de 1907, em 1987, no mercado chinês em 2006 e 2007.

Em 2002 ambos tentaram publicar o estudo na revista Physic. Levou quatro anos para ser aprovado.  pela dificuldade em encontrar especialistas que casassem conhecimento de engenharia com mercado financeiro. A publicação garantiu aos estudos reputação acadêmica.

***

Os gráficos mostravam que, na véspera do crash aparecia um “tufão branco no meio da tela”, como Leonel descreve a curva. Em 2007, o mesmo tufão apareceu na tela, três ou quatro meses antes da quebra da Lemon Brothers.

Em cima desses estudos, Leonel montou um Índice de Mudanças Abruptas – para tentar antecipar crashes do mercado – e um Índice de Entrada – para antecipar recuperações.

***

O que interessa nessa história é que, de uns tempos para cá, os corretores passaram a disponibilizar para sua clientela os chamados robôs traders, com movimentos de alta frequência acoplado a ordens de compra e venda de papéis, com técnicas mais ou menos aprimoradas.

A grande queda da Nasdaq em 2010 ocorreu devido a uma ordem errada de um desses robôs. Era uma ordem de venda de 30 centavos que foi interpretado erroneamente como 3 centavos. Houve um disparo automático de ordens de vendas por parte de outros robôs que, em pouco tempo, reduziu em 98% a carteira da KCG, empresa que respondia por 17% dos negócios da Nasdaq. A bolsa caiu 15% obrigando o FED a intervir.

Agora, tem-se uma data de corte complicada – a mudança na política monetária do FED. Se não houver cautela de corretoras e investidores, poderão ocorrer desastres de monta, alerta Leonel.

Luis Nassif

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Comparações da GloboNews – Ninguém merece!

    Na quarta-feira os caras da GloboNews no Jornal das 10 ficaram se lamentando sobre quando o Brasil alcançaria uma posição melhor no índice Pro Business.

    Eles conseguiram a proeza de enaltecer a primeira do ranking : a Irlanda!

    A Irlanda recebeu uma quantidade de investimentos nos últimos tempos maior que em 58 anos. 

    Eles suspiraram e disseram: Quando vamos chegar neste patamar!

    O problema é que a Irlanda pode até ser Pro Business mas com certeza é Anti Povo.

    O contexto atual da Irlanda é de uma economia que começa a dar os primeiros suspiros após passar por uma crise comparável a de Portugal e Grécia.

    Realmente deve ser um momento Pro Business pois certamente eles têm muita mão de obra qualificada por um preço de banana devido ao desemprego.

    Até este tipo de comparação eles usam para querer provar que o Brasil anda a beira do abismo.

  2. Nasdaq?

    O Flash Crash aconteceu no dia 6 de Maio de 2010 no índice Dow Jones, que despencou 1.000 pontos em 15 minutos. Os robôs traders sim tiveram a ver, como detalha o informe da SEC em conjunto com a CFTC, mas não foi desencadeado por um erro numa ordem (que sería mais lógico que tivesse sido por um erro a mais no valor, se fosse o caso, do que a menos —30 centavos ao invés de 3 e não ao contrário como está na matéria, o chamado “fat finger”, tese absurdamente endossada pela mídia, que chegou ao dislate de dizer que alguém escreveu bilhão ao invés de milhão—), e sim por uma ordem de venda da Waddell & Reed Financial de 75.000 contratos de E-minis do índice de futuros do Standard & Poors 500 como hedge de uma operação de compra de ativos. O tamanho da operação de venda, (4,1 bilhões de dólares) muito grande para o mercado desse instrumento, e o tipo de ordem, sem prazo nem preço, provocou instantâneamente posições de hedge de outras máquinas de HFT (High Frequency Trading). O algoritmo da Waddell, que respondeu aumentando a velocidade das órdens, chegando a reenviar ordens já emitidas, tería provocado inicialmente uma crise de liquidez no mercado de E-minis que foi transferida pelos algoritmos de outras máquinas de trades ao mercado de ações, provocando um efeito em cascata que derivou no flash crash. Naquele dia, os mercados estavam turbulentos pelas preocupações com a crise da dívida soberana dos países européios.

  3. Algorítimos robôs

    Estou no mercado algumas décadas e cada vez admiro mais a tecnologia que nos é proporcionada por  plataformas inteligentes, desenvolvidas por esses jovens brilhantes,  indicadores, figuras de candles, ondas de Elliot, fibo,etc.etc.  mas nada, nada muda o olhar de quem visuaiza um gráfico com apenas uma média exponencial  e  volume.  E claro,o bom stop.

    O mêdo mesmo é a perda de sinal da Internet como ocorreu anteontem quando a Petro despencou e o sinal sumiu!

    Aprecio o prof.Marco Antonio, seus livros e site.

  4. O mercado financeiro e o comunismo têm

    algo em comum: interessantes na teoria, mas ruins na prática. 

    O comunismo procurava eliminar da sociedade a “exploração do homem pelo homem”, porém apenas conseguiu impor uma outra casta que explorava o seu povo. Por isso, mesmo contando com amplos serviços de segurança, como as KGBs, Securitate e Stasis da vida, acabou  sem muita violência. Isso porque a sociedade percebeu as mentiradas desta casta. 

    A função do mercado financeiro é a de prover a principal matéria prima para a sociedade, que é dinheiro, permitindo assim que a sociedade cresça. Porém quando cria esses robôs nada mais está fazendo do que roubar dinheiro ou de quem vende ou de quem compra, sem acrescentar nada à sociedade. 

    Cabe perguntar: a sociedade precisa desses “ladrões” ? Sempre desconfio de quem gosta de se apresentar com muita pompa ou tentar convencer que é importante, como os financistas acham que são. 

  5. Papai Noel existe

    “Era uma ordem de venda de 30 centavos que foi interpretado erroneamente como 3 centavos”. Nesses tempos de manipulações eu teria dito que houve uma mexida no programa.

    1. O contrário

      Penso que tenha sido exatamente o contrário, isto é,  uma ordem de 3 centavos que foi interpretada como 30 centavos , encerrando um volume 10 vezes maior do que o previsto.

      De todo modo, os robôs (Expert Advisors) vieram pra ficar, especialmente os de “ALTA FREQUÊNCIA”, compreendendo a expressão como a realização de multiplas operações, que costumam durar de alguns segundos a poucos minutos, tudo com objetivo de maximilar o lucro no menor tempo possível.  

  6. Falando idiomas diferentes

    Nassif.

    Na 2ª guerra mundial, os americanos reunião cientistas, físicos e matemáticos buscando criar um modelo matemático para resolver as questões de logística de guerra. Daí surgiu uma disciplina chamada de PO – Pesquisa Operacional. Hoje é cadeira obrigatória das universidades de engenharia de produção. Informações eram  parametrizadas em matrizes e a paritr dai partia – se para resolve – las. Eram matrizes enormes de 40 a 50 linhas e colunas. Que absorvia em muito a capacidade de cálculo racional no braço e no quadro negro. Dai começou a surgir a ideia de uma máquina que resolvessem essas questões complexas de matemática. Passo inicial para os nossos computadores, notebooks e smart phones.

    A popularização do jornalismo econômico iniciada pelo Joelmir Beting (Nassif, vc também deu a sua contribuição ao JE) que na prática buscava simplificar a linguagem acadêmica em uma linguagem de fácil compreensão ao expectador (o famoso “economês”), trouxe no seu bojo uma série de “artistas” que passaram a repetir bordões e tagarelar o que o tal do “mercado” acha disso ou daquilo. Ou seja, vc tem uma concepção pre – concebida mas não tem elementos e nem evidência para comprova – la, sendo assim artista lança o bordão: “no mercado se fala que o índice tal vai causar uma desarranjo nas contas públicas e por isso será necessário aumentar o juros”. Pronto, uma opinião pessoal vira a opinião do “mercado” e o efeito manada faz outros artistas a tagarelar em todos os telejornais.

    Parabenizo o professor Marco Antônio Leonel pela brilhante pesquisa, sempre conjulgando o saber acadêmico com as evidências obtidas em pesquisas.

  7. Microestrutura de Mercado

    Muito boa essa publicação! Adorei!

    Comecei a estudar sobre assuntos ligados a Microestrutura de Mercado Financeiro em 2005,quando da finalização do meu MBA, onde tratei de captar as “expectativas iniciais” dos investidores ao invés de olhar para gráficos e informações de balanço, etc.

    Minha teoria: Em um mercado informacional simétrico (Mercado Eficiente Forte) todas as informações estarão disponívels para todos ao mesmo tempo. Desta forma, eu não preciso acompanhar todas as informações disponíveis seria somente coerente olhar para o Livro de Ofertas e captar os movimentos que estariam para acontecer.

    Mesmo em um mercado assimétrico de informações, o Livro de Ofertas serve de filtro pois temos ordens que ainda não foram finalizadas ilustrando assim a expectativa inicial do Investidor após ter tido acesso a todas as informações disponívels (ou parte delas), captando assim Inside Information por parte de Investidores.

    Em 2012, com a mesma lógica, criei uma proposta de pesquisa na Austrália para entender se os Traders Automáticos estão criando tendências no mercado, impulsionando assim, o mercado para uma supervalorização ou sub.

    Os estudos progridem…

    Grande abraço!

    Bruno Rodrigues

    1. Tao

      Quanto mais complicadas são as normas para evitar as fraudes, mais sofisticados são os meios de burlá-las.

      Tai o IsdaFix que não me deixa sozinho nesta.

      1. A inteligência é dinâmica,

        A inteligência é dinâmica, né, meu caro?

        A grande diferença entre um ser político, vivente num meio conflituoso, e um apolítico, campesino, vivendo como ermitão, é que um, está permanentemente aprendendo interagir; enquanto o outro, por mais que leia e pense, sempre terá dificuldades de sintonizar um ambiente mais complicado. Daí o porquê das soluções humanas terem de sempre serem tomadas por políticos; e não por “técnicos”.

        1. O político é só um

          O político é só um “representante” com liberdade demais para tomar as próprias decisões e não as daqueles que ele representaria.

    2. Interessante teoria, mas até

      Interessante teoria, mas até que ponto todas as entradas no Livro de Ofertas seriam “legítimas” (uma tentativa real de comprar ou vender)?

      Não teriam ordens que poderiam ser consideradas “bluffs”? Ou mesmo ordens grandes para “frear” o mercado? Sem falar na possibilidade de ordens originalmente grandes, mas quebradas em várias ordens pequenas para não chamar a mesma atenção…

      E ainda, até que ponto todas ordens deveriam ser vistas com o mesmo peso e qualidade em função de sua origem? Já ouvi relatos de pessoas que dão algum tipo de atenção especial para ordens de grandes players do mercado com algum grau de sucesso…embora ainda não tenha visto (nem procurado) algum estudo sobre isso. 

    3. Assimetria de informações

      Quando você só tem um martelo como ferramenta, tudo passa a ser prego.

      Astrologia, Tarot e Geometria estão ai para ajudar os humanos desde o começo da civilização. Mas quem só entende de algebra não vai captar nunca a sutileza do argumento.

  8. Pela experiência adquirida com o “jornalismo” do Globo

    se seus “jornalistas” ironizam alguma coisa, fico imediatamente simpático ao que foi ironizado.

  9. Sociometria: Made in Brazil

    De fato, foi um pensador brasileiro, J.L.Moreno, que deu inicio a este campo de estudos, que hoje engloba varios campos de conhecimento, tal como a zoologica e bioquimica. 

    http://en.wikipedia.org/wiki/Sociometry

    Tudo começou com uma pesquisa de meninas numa escola brasileira, na tentativa de descubrir uma logica subjacente nas escolhas de amigas …

    Tem um seminario virtual sobre isso na Coursera, palestra a distancia da Universidade de Michigan.

    1. Equacionar e matrizar

         Se for possivel equacionar, matrizar, estabelecer um modelo lógico, gerando um algoritmo de controle, pode ter certeza que o mercado financeiro, utiliza.

  10. E que nao seja esquecida: O

    E que nao seja esquecida: O programa da NSA comprometeu SWIFT, o coraçao do sistema mundial de transaçoes. Nao fala-se muito sobre issue, por qualquer razao, mais constituti um peligro enorme. 

  11. robôs traders e o vício maldito

    “os corretores passaram a disponibilizar para sua clientela os chamados robôs traders, com movimentos de alta frequência acoplado a ordens de compra e venda de papéis, com técnicas mais ou menos aprimoradas.”

    quem trabalhou, trabalha, convive, conhece a alta ansiedade, nervosismo, adrenalina mil das mesas de operações da bolsa e da banca sabe, ou deveria saber que, muitos operadores/corretores turbinados alta rotação alta frequência de ganhos royal flush, somente levantam vôo nas alturas de suas ações blue chips <<>> down cracks no modo positivo operante perrella’s in bad trip…

    modos que, minha preocupação maior é se esses neoescravos do mercado de ações sem direitos civis e trabalhistas, os robôs traders, inspirados pela má companhia profissional ossos do ofício não correrão o grave risco de se enveredarem pelo mesmo caminho do vício profissional maldito…e então: haverá políticas públicas assistidas para tratamento médico-mecânico-eletrônico e internação em casas-oficinas de desintoxicação e recuperação social dos robôs traders viciados estafados estressados impotentes desolados e, o pior dos mundos, abandonados drogados prostituídos nas ruas da amargura, quiçá, na companhia miserável das tribos zumbis de crackers desesperados perdidos nas cidades?

     

  12. Descontinuidade de Moho

    Os terremotos estão relacionados a fenômenos que ocorrem  no contato entre a crosta terrestre e o Manto Superior (Descontinuidade de Mohorovicic). A espessura média da crosta é de cerca de 30km, uma casca de ovo se comparada ao raio médio da Terra, 6.248km aproximadamente. A imprevisibilidade dos terremotos ocorre pela impossibilidade de sondagens a essas profundidades e a não existência de aparelhos que possam examinar as profundezas do planeta por qualquer outro meio. Os geofísicos acompanham os movimentos relativos das placas tectônicas  Os terremotos ocorrem nesses contatos, entre uma e outra placa nessas linhas de falhamentos. Podem estimar as probabilidades de um grande terremoto ocorrer nesta ou naquela região, mas não podem prevê-los como os meteorologistas preveem chuva, neve, ciclones, furacões, frio e calor.

    Nas bolsas, além das questões matemáticas (ação A subiu 3,2%, ação B caiu 1,7%, safra maior, vai faltar ou sobrar petróleo, etc.), há as questões imponderáveis determinadas pela política e as questões psicológicas, estas, quase insondáveis. Por que alguém tem coragem de pagar R$ 349,00 no lançamento de uma nova escova de dentes elétrica e acha um roubo uma dúzia de bananas por R$ 10,00? Por que patina o iBOVESPA com o menor desemprego da história e nossos empresários morrem de medo de investir, mesmo após o governo ter cumprido a promessa, tirou o dólar dos R$ 1,50 e mandou-o para uns R$ 3,40 neste final de ano?? São perguntas difíceis de responder, mas é bom dar uma olhada nesses programas econômicos estilo GloboNews, onde “analistas” do partido derrotado, cheios e inveja e ódio, anunciam que tudo vai ruir. Não explica, mas é uma excelente pista. Você coloca num programa de “debates” dois debatedores do PSDB? Onde eles divergirão? Debates assim são ótimos. Ótimos para o Homer Simpson assistir.

  13. quadrilha s

    atençao comerciantes – atn PF atn segurança

     

    quadrilhas inteiras, espec na zona sul da capital operam rapido. um ”clinte’ entra na loja compra um treko, nao pede NF

    e a loja tambem NAO dá.  Minutos depois entram quatro ou cinco da policia civel com um quadrilheiro (ou o mesmo cara) e um papelzinho na mao escrito:  Queremos “R$ x.”

    Ou da ou vai preso.

    Ou fecha a loja. Defesa nao tem, vai alegar o que?

    E o fazem rapido em varias, no meio do grande movimento.

    tomem nota.

    E emitam!

  14. Mandelbrot, Nassim Nicholas Taleb e os fractais

    “Theories grounded in the physical sciences, Mandelbrot said, presume that the markets harbor elements of randomness, but in a form that he calls “mild randomness.” Mild randomness is embodied by the roulette wheel at a casino—each spin is random but over time the distribution of winning numbers averages out. (And, of course, over time the casino wins out.) He contends that more realistic models of economics—including, naturally, models based on fractals—are driven by “wild randomness,” wherein things don’t average out and individual freak occurrences matter. This wildness, he said, “imitates real phenomena in a very strong way.””

    http://www.scientificamerican.com/blog/post.cfm?id=benoit-mandelbrot-and-the-wildness-2009-03-13

    http://www.fooledbyrandomness.com/mandelbrotandhudson.pdf

    Segundo Taleb me respondeu a uma pergunta por email, essa teoria se aplica perfeitamente à previsão do risco de “liability”, ou seja, de evolução da dívida do Estado na Justiça, que no Brasil não para de crescer. Ele considera que a distribuição ‘normal’ – ou gaussiana – do risco não responde mais adequadamente às incertezas – ou variáveis – galopantes do mundo atual.

    Fractal nos precatórios! A PGE e a OAB não vão gostar nem um pouco! Isso pode acabar com o mercado deles.

    Eis o epitáfio de Taleb para Mandelbrot:

    A Greek among Romans

    Benoit Mandelbrot, 1924-2010

    http://www.fooledbyrandomness.com/

    http://www.fooledbyrandomness.com/imbeciles.htm

    16:51https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/o-trabalho-de-mandelbrot-e-nassim-nicholas-taleb

    [video:https://jornalggn.com.br/emvideo/modal/237803/425/350/field_video/youtube/BDbuJtAiABA%5D

     

     

      1. ´Não disse que ele a criou…

        …é que qualquer assunto aqui ela dava opinião falando dela… da dor nos joelhos do Saci à de cabeca da Mula…

  15. Eike Batista

    Ontém a manchete era: Eike promove compra da OGX no Twitter enquanto dá ordem de venda dos seus papeis.

    Isto é proibido,

    Não têm programa de terremoto que pegue estas malandragens.

    O mercado financeiro de ações é cheio de malandragens..

    Não têm programa de computador que funcione contra isto, ai os programas automáticos robotizados operam nos micro-movimentos, que não interessam os malandros, que querem ganhar maxi lucros.

    Simples assim.

    Sem uma modelagem que abarque as oito direções, inclusive as do espírito humano corruptível, não funciona.

    É o problema de combinar com os Russos.

  16. O Fator Chinês

    “O mundo econômico está super, totalmente, interligado, revelando que as mudanças econômicas promovidas pela China, são mais impactantes, no mercado brasileiro de ações, do que as eventuais mudanças introduzidas pela economia Americana.”

    Thiago Oliveira is a financial professional at Charles Schwab & Co., Inc., a broker-dealer with over 6,950 registered representatives nationwide. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador