Revista GGN

Assine

O SBT e o buraco do Agnelo

Atualizado com a resposta do SBT

Por Jorge Fernandes

Estava caminhando e ví do outro lado da rua, uma filmagem.

Fiquei observando, pois não estava entendendo o que eles filmavam.

Um carro parou, o mototrista desceu, cumprimentou os profissionais, percebi que eram do SBT, conversaram por uns minutos e o motorista atravessou a rua e colocou uma tabuleta numa poça de água. Filmaram

O motorista voltou, conversaram novamente e este foi embora.

Os profissionais se dirigiram ao carro, parado irregularmenete, e foram embora.

Hoje mais uma reportagem (combinada) vai ao ar

. Tudo combinado antecipadamente.

FILMAR NÃO É ERRADO; ERRADO É EXIBIR SEM CRITÉRIO.

Por  Jose Occhiuso, do SBT

As equipes do SBT são orientadas a trazer da rua não apenas a pauta, mas tudo o que julguem que pode virar notícia. A decisão de exibir ou não as imagens cabe à Redação, levando-se em conta critérios como relevância e factualidade.

No caso do "buraco do Agnelo", o autor da imagem foi Joaquim Santos, um dos mais antigos e respeitados cinegrafistas de Brasília. No retorno de uma matéria nesta terça-feira, 25, Joaquim viu a placa em que se lia "Buraco do Agnelo" fincada em um buraco no asfalto, achou-a curiosa e fez o que qualquer bom profissional faria: filmou-a. Um motorista que viu a cena interpelou o cinegrafista, tentou iniciar uma discussão e decidiu tirar a placa dali, colocando-a no próprio carro sob a alegação de que estava atrapalhando o trânsito.

O internauta Jorge Fernandes deduziu equivocadamente que a imagem seria usada numa "reportagem combinada". Talvez por não ser jornalista, não apurou os fatos e publicou a sua interpretação.

Registre-se: a imagem, feita na Asa Norte, não foi ao ar. 

Tags

Média: 4.6 (11 votos)
41 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de leodfff
leodfff

Três coisas

Três observações em relação a esse local (CLN 201/202):

1) o buraco fica em um espaço entre as pistas onde trafegam os carros;

2) ali há trânsito de caminhão e outros veículos pesados, pois há construções no Setor de Autarquias Norte;

3) naquele espaço estacionam carros da PM e do Detran nas blitze da lei seca, pois há um bar ali que realiza eventos musicais.

 

Seu voto: Nenhum
imagem de janes salete
janes salete

Hain; é tão óbvio porque

Hain; é tão óbvio porque diexaram Agnelo trabalhar no estádio. Tu não foste capaz de perceber a obviedade? Putzgrila!!!! O GRANDE, IMENSO setor CAPITALISTA deixou, permitiu que ali houvesse grana pública, porque os GRANDES CAPITALISTAS (inckusos ai, globo, cbf e tais, estão permitindo). Deu para enterder? Não sei desenhar. Desculpa, mas é imperdoável uma pessoa não perceber o óbvio.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Jose Saguy Tenorio
Jose Saguy Tenorio

Nossa imprensa

http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/policia-investiga-encon...

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de julio cesar montnegro
julio cesar montnegro

a mídia gorda prefere furo DE

a mídia gorda prefere furo DE QUEIJO... SUISSO...

em fortaleza escrevi carta ao jornal que, não só publicava minha missivas, como chegou a pedir foto minha para publicar o texto como opinião. a carta era sobre racismo TESTEMUNHADO numa tradicional loja da cidade. como a loja era e é GRANDE ANUNCIANTE DO JORNAL, a carta NÃO FOI PUBLICADA.

em fortaleza, o candidato a prefeito do tasso governador iria suceder a prefeitura ligada ao pt.

um amigo meu deixou a equipe de publicidade do candidato tassista que GANHOU, quando assistiu a equipe de filmagem ser corrida pelos vizinhos de um buraco no asfalto sendo apresentado como da prefeitura quando era FURO DO GOVERNADOR.

quem viveu & lembra do passado

entre SENHORE$ DA CASA GRANDE

trabalhador

quando consegue votos

pra COMPARTILHAR PODER

vai pra buraco propagandeado

ou pelo golpe é defenestrado

 

Seu voto: Nenhum
imagem de JorgeLuis
JorgeLuis

Independentemente de ter ou

Independentemente de ter ou não buracos nas ruas. Indepententemente do governo ser ou não bem avaliado.

Isso não dá direito a ninguém fabricar reportagens, plantar uma placa como se tivesse sido colocada pela população.

Eu tenho ódio mortal do Joaquim Barbosa. Acho ele um déspota togado que não sabe demonstrar o mínimo de respeito nem para com seus pares no STF. Mas não é por isso que vou aprovar uma "reportagem" como a da Época, com mais ficcção do que realidade.

Se jornais e revistas vão começar a inventar histórias em vez de narrar os acontecimentos reais, pelo menos deveriam ter um aviso bem grande na capa: "ESTA É UMA OBRA DE FICÇÂO".

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Ricardo Brasileiro
Ricardo Brasileiro

Moro em Brasília. E o meu

Moro em Brasília. E o meu sentimento é que o Agnelo está sendo bombardeado por todo lado, injustamente. Pode não ser o cara bom de papo, de boa imagem na TV, mas tem cuidado muito bem da cidade, como a muito tempo não tínhamos. Buraco no asfalto, é pauta de armação, coisa que a Globo no TV DF faz todo dia, além de armações nos hospitais e depoimentos escolhidos a dedo sobre transporte publico. O governador asfaltou a cidade toda, tinha asfalto aqui da época da construção que nunca tinha sido recapeado, mandou embora empresas de transporte público do Canhedo e do ex senador Amaral, que prestavam um serviço péssimo a população, renovou a frota de onibus, está criando corredores exclusivos para onibus, no melhor estilo "interesse coletivo se sobrepondo ao interesse individual", cuidando de grama etc etc, sem aquelas manifestações deploráveis de provincianismo do Roriz e do Arruda (que é o Roriz com saúde né). Não tem uma imagem muito boa junto a sociedade por causa da implacável campanha promovida pela imprensa, que obviamente não quer candidato do PT em vantagem, principalmente na capital do país.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Uai, vou chamar o pessoal do

Uai, vou chamar o pessoal do sbt aqui em BH. Eles vão ter buraco pra 500 horas de reportagem. Ah, esqueci, a filial deles aqui é a tv Asquerosa, uma espécie de joint venture de comunicação do governo de Minas e da Prefeitura de BH. É, deixa pra lá.

Seu voto: Nenhum (10 votos)

Deixa eu ver se entendi...

Fabricar notícia não é problema, desde que ela seja usada "com critério". E quem estabelece o critério, a mídia? Critério do tipo "aos amigos tudo de bom, aos inimigos tudo de ruim"?

A propósito: a imagem não foi ao ar porque saiu aqui. Se ninguém tivesse visto a armação, a reportagem sairia, cantando a paulada no lombo do Agnelo. A gente não precisa ser repórter pra apurar as intenções da mídia...

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Primeiramente: FORA TEMER! E pra encerrar: FORA TEMER!

Vão te catar???

O PIG está certo!

Que o Governador dê um jeito na buracada no DF, o problema é dele.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

O buraco do Heródoto...

A gente sabe que o PIG não está e não vai ficar brincando. Ontem assistindo o Jornal da Nius do Bispo as duas primeiras notícias foram para escarnecer dos telespectadores. No primeiro segmento o Heródoto “repercutiu” as falas do horário eleitoral gratuito (?) do Dudu & Marina com várias acusações, mas seguindo padrão Piguento e, principalmente global, não deu margem ao contraponto... Ninguém do governo para rebater as sandices do Dudu. Foi propaganda eleitoral antecipada caracterizada por uma emissora que tem lado e diz de que lado está. A segunda foram as avaliações da última pesquisa da Dilma onde ela retraí 7 pontos na avaliação de seu (dela) governo. Os direitosos tiveram orgasmos, o pessoal do Bispo ganhou algum e o jornalismo...ah, deixa prá lá.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de maria rodrigues
maria rodrigues

Qualquer coisinha é mote pra

Qualquer coisinha é mote pra condenar petista, seja ele quem for. Agnelo é homem correto, sem manchas, diferente dos seus antecessores. Todo o cenário triste do DF de hoje se deve a Joaquim Roriz, um baita analfa, inculto, mas inteligente demais pra fazer demagocias e levar para o DF caravanas de nordestinos, principalmente do Maranhão e Piauí com promessas de moradias, porém para aumentar seus votos. Sem infraestruturas essas pessoas encheram as cidades, inclusive do entorno, e até hoje vivem como uns miseráveis. Desfigurou o DF e Brasília, porém sua tática deu certo.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Fulvia
Fulvia

Que que é isso Maria!  Chamar

Que que é isso Maria!  Chamar raposa velha e felpuda de inteligente, esse cara é velhaco, esperto e ardiloso, somente isso.  Vou parar por aqui para não elogiá-lo mais.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Antonio C.
Antonio C.

Buraco da Rachel

Acho que a gente é meio carola com quem engana.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Mel
Mel

O buraco da turma da Caixa de Pandora

Quando ouço que a saúde no governo Agnelo é um desastre tenho a impressão de que boa parte da população do DF foi acometida de uma amnésia coletiva e seletiva.Esquecem que no governo Arruda a saúde estava tão sucateada que o Ministério da Saúde estava por intervir nos hospitais para assegurar o atendimento. A mesma coisa acontecia com os  demais serviços públicos que deixaram de funcionar. A cidade parecia um matagal só, os transportes a beira de um colapso e as imagens de corrupção envolvendo a cúpula do governo Arruda correram o mundo. Deputado aliado enfiando propina na meia; deputada enchendo a bolsa de propina; membros do MPDF com dinheiro de propina em esconderijo em sua residência; deputado evangélico fazendo oração de agradecimento pelas propinas e a deputada filha do Roriz filmada recebendo propina e reclamando do valor recebido, apenas para citar algumas das cenas mais indecentes de corrupção. Quando Agnelo assumiu, passou quase 2 anos impedido pelo MP de fazer o mínimo para melhorar a cidade. Agora para os acometidos pela amnésia seletiva a referência de bom governo é a turma Arruda. Me poupem! Releiam as reportagens da época antes de  fazer coro á essa oposição corrupta que pelo que parece tem como parceira o SBT.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Its
Its

Só me diz uma coisa

 

Quem é que está falando de Arruda ou Roriz?

O Agnelo é mais um dos grandes mentirosos que assumiram a cadeira de governo do DF nos últimos anos e o pior que ainda quer dar uma de grande administrador.

Exemplo: há alguns meses saiu a propaganda que a Torre de TV digital havia sido entregue. Como moro próximo e não pego sinal digital me dirigo até lá,  qual foi a minha surpresa? A torre está fechada por tempo indeterminado pois ainda não foi concluída.

Um cidadão que coloca um radar a cada 100 metros sem estudo prévio algum, reduz velocidade de vias da noite para o dia sem motivo, derruba os ditos "loteamentos irregularidades" faz a propaganda no PIG mas esquece que a própria casa dele ocupava uma área pública (não se lembra? ele só desocupou porque foi denunciado na campanha). Note que não estou defendendo invasões de terra ou irregularidades no trânsito e tampouco quero que Roriz ou Arruda voltem ao poder. Agora só não defenda o Agnelo porque esse é um incompetente de marca maior,  e pena que o diretório do PT não percebe isso.

 

 

 

 

 

 

Seu voto: Nenhum
imagem de janes salete
janes salete

O Agnelo foi boicotado por

O Agnelo foi boicotado por todas as instâncias do DF e não conseguiu trabalhar. O clã roriz (dono de mídia) é muito forte e a grana rola solta para que nada seja dito contra esse clã poderoso. Quando voltar ao poder, pagará todos com dinheiro público e continuará bem rico para financiar sua "santidade" no DF. Poder econômico é supremo nesse país. Agnelo não pode ter nem onde morar, se tiver é denunciado como "conseguiu uma mansão com dinheiro do GDF", denúncia feita pela mídia de roriz. Ou alguem duvida disso? Ingenuidade tem limite, né?

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Haim
Haim

No Estádio Nacional de

No Estádio Nacional de Brasília (que custou 2 Bilhões) parece que deixaram ele trabalhar...

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de cesarT
cesarT

vc esta enganado, ultimo

vc esta enganado, ultimo levantamento do PiG fala que foram gastos 7 bi (de verdinhas).

Seu voto: Nenhum

Parabéns, Jorge Fernandes.

Isso é jornalismo.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Ouso pensar porque ouso pensar que ouso pensar.

 

Qual opção?

Então tá! Vamos defenestrar o Agnelo e colocar o Arrudão e o clã Roriz pra dar jeito nesses buracos!

Seu voto: Nenhum (11 votos)

O furo do furo! Se isso

O furo do furo!

Se isso "pegar" a população desmonta 80% das noticias forjadas

pela mída venal, que venham mais celulares com boas imagem,

eles fazem isso diariamente em todo país.

Seu voto: Nenhum (12 votos)
imagem de Marcotog
Marcotog

Simples. Que se faça um

Simples. Que se faça um asfalto de qualidade e não se terá margem para reportagem desse tipo.

Engraçado é que critica-se a reportagem, não nada sobre o buraco. 

O autor do post também tirou diversas fotos, mas nenhuma com o motorista segurando a placa ou se dirigindo ao buraco.

Aliás, sobre os buracos, todo prefeito/governardor/presidente tem o seu. O Brasil tem uma das piores pavimentações. 

 

Seu voto: Nenhum (11 votos)

Não é o buraco, mas a montagem

Acho que você não compreendeu a mensagem.

A notícia não é o buraco, mas como se "monta" uma reportagem, como  se turbina um  fato, como se faz jornalismo no Brasil.

O "jornalista/cinegrafista" alterou o ambiente para dá relevância e destaque a algo que  poderia ser denunciado sem esse circo todo.

No dia que você for uma vítima desse método de fazer jornalismo talvez você compreenda a ncessidade de denunciá-lo.

 

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Marcotog
Marcotog

LucianoPrado,     Compreendi

LucianoPrado,

 

 

Compreendi muito bem a mensagem.

 

O autor do post diz textualmente que um veículo do SBT foi estacionado em local proibido, o motorista desceu com uma placa com os dizeres “buraco do Agnelo”, colocou-a no buraco, fez as imagens e depois foi embora.

 

As fotos do post, contudo, não permitem concluir isso.

 

Nas três primeiras imagens, aparece o buraco.

 

Na quarta imagem, um veículo do SBT.

 

A quinta imagem, com um ângulo completamente diferente, o buraco e a dita placa.

 

O que te leva a concluir que foi o motorista do SBT que colocou a placa no local? Como dito no meu primeiro comentário, não há qualquer foto que flagre o funcionário do SBT retirando a placa do porta-malas do veículo e colocando-a no buraco.

 

Não dá sequer para afirmar qual a ordem cronológica das fotos.

 

Ora, o autor do post, tão preocupado em flagrar a “reportagem fajuta”, deveria ter fotografado esses momentos. Aí sim o SBT poderia ser acusado de colocar a placa no buraco para produzir a reportagem.

 

Da forma como relatado no post, não dá para tirar qualquer conclusão. Apenas um emaranhado de fotos.

 

E, conheço também algumas pessoas que foram “apunhaladas” por jornalistas. Concedem entrevista falando A, é publicado como se tivesse dito B.

 

Mas, repito, não dá para concluir nada desse post.

 

 

AlvaroTadeu,

 

Quando comentar com educação, rabaterei seus argumentos. Por enquanto não perco meu tempo. 

Seu voto: Nenhum

Compreendi...

que uma fraude foi abortada. E que perdi meu tempo lendo seu comentário, e mais ainda ao responder.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de AlvaroTadeu
AlvaroTadeu

A vida é um buraco.

Marcotog é um troglodita. Quando diz que devem se preocupar com o buraco e não com a reporcagem, é meia-verdade. E como sabemos, meia-verdade é uma mentira inteira. Um bom asfaltamento é para dez anos. Se em menos tempo do que isso apareceu um buraco, o serviço foi porco ou superfaturado. Caso haja um problema geológico ou um túnel de serviço públio que promova o afundamento do asfalto, a situação é infinitamente mais delicada e exige estudos demorados para seu conserto. Esses trolls aparecem com mãos de gato, arranham as vítimas e escondem as garras.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Agnelo está mal na foto por

Agnelo está mal na foto por vários motivos: um é a questão da saúde, que ele definitivamente não consegue ajeitar, apesar de ter se responsabilziado pessoalmente por isso na campanha eleitoral. Outro é a questão da segurança, mas aí já entra uma certa sabotagem dos sindicatos policiais no DF e de setores da PM manobrados por opositores do Agnelo.

Mas o que tem deixado ele muito ruim mesmo é ter dado continuidade a um relacionamento promíscuo com a Câmara Distrital (o ente político mais odiado pelo brasiliense), mantendo o toma-lá-dá-cá que vem de épocas de Rorizes e Arrudas, em nome da governabilidade.

Some a isso a obsessão por nomear políticos que nada sabem de gestão pública para cargos técnicos (o que é a causa, por exemplo, do problema na saúde), desprezando a meritocracia e os servidores de carreira deo GDF - aliás, o mesmo erro da petista Ana Julia Carepa no governo do Pará, entre 2007 e 2011, e que também lhe custou a reeleição.

Seu voto: Nenhum

Primeiramente: FORA TEMER! E pra encerrar: FORA TEMER!

DF

Você mora aqui em Brasília e sabe muito bem que Asa Norte e Asa Sul incluindo os lagos são a elite de Brasília. O buraco é entre a 202 e 201 norte já próximo ao balão da 402. 202 norte é quadra de militares, a maioria da reserva. O problema do DF é parecido com SP (estado e município). Mudar uma maneira de governar em 4 anos é difícil. Muitos vícios estão arraigados na administração. Um exemplo disso é a NOVACAP, que é um antro de bandidos!

Seu voto: Nenhum (14 votos)

Não entendi a ligação entre a

Não entendi a ligação entre a área ser de elite, o buraco no asfalto e o que eu escrevi.

Buraco no asfalto tem em qualquer lugar, esse não é o problema - tanto que nem o menciono no meu comentário. E ressaltei, no caso da segurança, a manobra de opositores sobre setores da PM.

O caso é que o Agnelo poderia ter uma gestão muito mais eficiente se prezasse a meritocracia e colocasse servidores de carreira, experientes, em cargos que precisam de um perfil técnico. E Agnelo vem preferindo colocar políticos, pessoas sem conhecimento técnico e sem experiência nesses cargos.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Primeiramente: FORA TEMER! E pra encerrar: FORA TEMER!

imagem de Dulce (Madame X)
Dulce (Madame X)

Aqui, no Rio, a Globo

Aqui, no Rio, a Globo fabricou um boneco (trabalho muito ruim, do artesão) para simular jornalismo. Parece-me que foram obrigados a tirar do ar.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Rodrigo Negrão
Rodrigo Negrão

Agnelo é o Governador pior

Agnelo é o Governador pior avaliado do Brasil.

Hoje é o único Governador que tentará a reeleição que não aparece entre os 3 primeiros nas intenções de voto.

Logo, não deve ser necessário denigrir o seu Governo, ele mesmo assim o fez.

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Como é?

Ele mesmo ou a mídia e a elite asquerosa de Brasília? Se fizer a pesquisa no plano piloto já saberemos o resultado. Assim fica fácil!

Ps.: Você mora em Brasília?

Seu voto: Nenhum (11 votos)
imagem de Its
Its

Mídia?

 

Desculpe-me mas antes de sair atirando na mídia (em quem também não confio) responda-me uma coisa: o g1 df fala mal do Agnelo? Quantas reportagens de capa do CB o Agnelo ganhou falando mal do governo? Não vale dizer que foram muitas porque não foram, e ainda que fossem  pelo governo que esse cidadão montou faltaria jornal para tanta matéria.

 

Fico realmente triste que o diretório do PT não perceba isso e consequentemente nos deixe sem opção de voto, já que Arruda e Roriz estão fora de cogitação para qualquer cidadão que tenta ser honesto.

 

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Ah ! ficha limpa, ficha limpa

Ah ! ficha limpa, ficha limpa ! Onde estás que não me ouves ? Quer dizer que esses 2 mui dígnos senhores não são considerados fichas-suja e poderão se candidatar ???? Não foram julgados?????? E o vídeo de um deles recebendo dinheiro não é suficiente? Pq não foi julgado? Pq ele é do PSDB ou outro partido qualquer filiado ao PSDB  e quase foi vice de outro ficha-suja chamado Serra, que tem filha gênia?

Lei, ora a lei !

Seu voto: Nenhum (1 voto)

lenita

imagem de Rodrigo Negrão
Rodrigo Negrão

Bom aprovação dele foi objeto

Bom aprovação dele foi objeto de muitas pesquisas e eu respeito o fato de você estar entre os 9 % que consideram o Governo de Agnelo ótimo ou bom. 

Você já comprou algum carro do Agnelo ou foi só o João Dias do Kung Fu.

Há muitas pessoas presas no interior de São Paulo fruto das fraudes que por ele foram referendadas junto ao Programa Segundo Tempo.

É uma pena que o povo candango seja mulher de bandido.

Roriz, Arruda, Agnelo, meu deus do ceu. Que desta vez apareça alguém que Governe para o povo e não para os interesses e conchavos políticos.

 

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Iara G
Iara G

A mídia se ilude que tem o poder de escrever a História

Mas nesta época, o máximo que muitos conseguem é ridiculamente contar Estórias

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Congratulacoes,

Congratulacoes, cara!!!!!!!!!!!

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Propaganda tucana

As redações se parecem mais é com agências de publicade tucanas, já o buraco do Arruda caiu no esquecimento

Seu voto: Nenhum (7 votos)

 

...spin

 

 

imagem de Fabio !
Fabio !

Sim , e você furou a

Sim , e você furou a brincadeira deles .


Ah , se te pegam !

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Buraco do sbt

Infelizmente, temos muitos buracos no DF realmente.

Pela foto, este é em Brasília. Ande um pouco pela periferia, onde eu moro, e tente desviar dos buracos.

Mas o colega mostra mesmo é o buraco na nossa imprensa, como aquele publicado pelo Fernando Brito, no Tijolaço:

O mundo maravilhoso do “repórter” da Época, a fábrica de salsichas jornalísticas.

 

 

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Jornalismo brasileiro em todo

Jornalismo brasileiro em todo o seu esplendor.

Jornalistas fabricam notícias. Assim como fabricam biografias e fatos que não existem. Perguntem para o Diego Escotesguy.

Seu voto: Nenhum (10 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.