O truque egípcio para transportar pedras para as pirâmides

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
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do Portal LN

O truque egípcio para transportar pedras para as pirâmides

Paulo Gurgel Carlos da Silva

Como os egípcios foram capazes de transportar grandes blocos de pedra e enormes estátuas para os canteiros de obras das pirâmides?

Perplexidade.

Agora, pesquisadores da Universidade de Amsterdam descobrem a chave para esse mistério: areia molhada.

Os egípcios colocavam os blocos  e as estátuas em trenós puxados por trabalhadores sobre a areia do deserto. Na frente de um trenó carregado, a água ia sendo derramada sobre a areia, de modo a tornar a terra bem firme.

Na presença da quantidade correta de água, a areia do deserto molhado é cerca de duas vezes mais dura do que a areia seca. E o trenó desliza muito mais facilmente sobre a areia molhada, simplesmente porque a areia não se acumula na frente do trenó como faz no caso da areia seca. 

Esta reprodução de uma pintura na parede do túmulo de Djehutihotep (abaixo) mostra claramente uma grande estátua sendo transportada por trenó, enquanto uma pessoa em pé e na frente do trenó vai molhando a areia.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

36 Comentários

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  1. De tempo em tempos os

    De tempo em tempos os acadêmicoas descobrem técnicas de como as pedras foram transportadas.

    Quantas “teses” já nos foram apresentadas?

  2. Sem Chance

    O documentário – a revelação da pirâmides  –  https://www.youtube.com/watch?v=QoHjsU9f4_U  – aos 11 min mostra didaticamente uma pedreira  de cascalho da França que para só transportar (sem construir nada ) o volume de pedras da maior pirâmide do egito foram  necessários no  ritmo da empresa  um mega-caminhão a cada 3 minutos por    12 anos e pior ainda as pedreiras ficam a mais de 100 km e se não estão satisfeitos as duas maiores estátuas do planeta  – os colossos de Memnon  pesam 1300 toneladas cada, não há madeira que suporte isso lembrando do pequeno detalhe que não haviam ferramentas de “aço”, e só para relocar o templo (devido a enchentes) de Abu Simbel com 2200 blocos com uma potente grua foram necessários 5 anos. Sem chance.

    1. BLOCOS DE PEDRA GIGANTES NO EGITO

      É tudo mentira, ficção, como a grande parte da ciencia vem nos enganando.

      Eu quero ver na pratica essa teoria, de jogar agua e melhora o atrito 

      Existe uma teoria muito mais plausivel na internet se voce tiver curiosidade, ou aquele que estiver lendo este comentario

      Não se deixe enganar por esses sites que nem ao menos voce tem a possibilidade de fazer um comentario 

  3. belê!
    agora precisamos saber

    belê!

    agora precisamos saber o truque para se colocar a gigantesca e pesada estatuária dos faraós em cima do trenó transportador… ou será que as estátuas eram esculpidas com trenós já incluídos no kit estátua faraônica para presente?

  4. Por favor, conte o truque nº 2

    Bom. Tá explicado. Daí fizeram a base da pirâmide. Até aí foi fácil. A Pirâmide de Qeóps tem, se não me engano, 150m de altura. Depois viriam as “fiadas” ou “camadas” seguintes com pequenos blocos de granito com 50 toneladas. Como isso foi feito? Oh! dúvida cruel. 

     

  5. Segundo os arqueólogos, a

    Segundo os arqueólogos, a construção da grande pirâmide levou 20 anos. Com 2,3 milhões de blocos, isso dá um bloco assentado na posição final a cada 2 minutos. Acho que nem a Odebrecht consegue isso, hehehe.

  6. Tá!

    Agora contra outra. São tantas as teorias, mas nenhuma se sustenta ao mínimo pensamento lógico. Pelo menos ao pensamento lógico disponível a nós, simples mortais.

  7. Caro Nassif e demais
    Deve ser

    Caro Nassif e demais

    Deve ser mais fácil construir todo o Egito, do que aguentar um Gilmar Mendes e seus camaradas.

    Saudações

  8. Cêis num sabi nada!

    As pedra forum cololocada cum drones. Pra cada uma, 2 mil deles e 2 mil crianças operando.

    Tudo não passou de uma grande brincadeira de criança!

  9. Pois aqui na Vila de

    Pois aqui na Vila de Trindade, em Paraty, testemunhei e colaborei ontem no transporte de um barco de alumínio de uns 6m e 300 k, carregado de peixe, da linha do mar até o rancho dos pescadores, cerca de 30m, usando-se garafas PETs, dispostas pelo caminho e 10 bons braços. O barco caminhou pela areia fofa “rodando” sobre as garrafas e pousou no lugar seguro onde a maré alta não chega.

    Os egipcios, como nossos caiçaras, não são burros. Areia molhada e firme, roletes de madeira e 10 mil braços dos mais fortes do Vale do Nilo teriam feito a esfinge deslizar facim, facim…

     

  10. Explicacao para tolos

    Como ja levantaram alguns comentaristas aqui, o problema vai muitissimo alem de transportar pedras

    Da mesma forma, “explica-se” de forma simplista a criacao da vida na terra

    Explicacao para tolos

    Prefiro conviver com o MISTERIO

    Att

  11. que bobagem….
    cada pirâmide

    que bobagem….

    cada pirâmide dispunha de uma calçada que a ligava ao Nilo, a qual se destinava à passagem do cortejo fúnebre, esse era também um caminho conveniente para que nele se arrastasse uma espécie de trenó contendo os enormes blocos de pedra e, portanto, a base da calçada deveria estar concluída antes da edificação da pirâmide. Foto © Canadian Museum of Civilization Corporation.

     

    http://www.fascinioegito.sh06.com/treno.jpg

    TRENÓ

  12. E então……………

    Como disseram, várias teses já foram propostas, mas até agora nenhuma teve realmente sustentação.

    Esperemos outras !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  13. No transporte terrestre dos

    TRANSPORTE DE UM COLOSSOTRANSPORTE DE UM COLOSSO No transporte terrestre dos enormes blocos de pedra das pirâmides é altamente improvável que tenham sido empregados veículos com rodas. Essa pelo menos é a opinião de vários estudiosos do assunto, entre eles o egiptólogo I.E.S.Edwards. Ele afirma que embora algumas das possibilidades de transporte da roda tenham sido empregadas pelo menos em épocas tão remotas quanto a V dinastia, cenas de túmulos da XVIII dinastia demonstram que, mesmo após um lapso de tempo de mil anos, estátuas e pesados blocos de pedra não eram movidos por transporte com rodas. Ao invés disso empregavam-se trenós e há poucas dúvidas de que os construtores das pirâmides também usavam esse método. Cada bloco era provavelmente elevado até o trenó seja diretamente a partir do solo ou por meio de uma rampa baixa feita de tijolo ou pedra. Tanto o trenó quanto o bloco, unidos por meio de cordas, podiam então ser erquidos novamente por meio de alavancas, de maneira que rolos de madeira pudessem ser colocados por baixo. O trenó carregado seria subsequentemente arrastado por um caminho pavimentado com vigas de madeira, por homens que puxavam cordas a ele amarradas.

    Uma ilustração dessse processo de transporte foi incluída por Djehutihotepe, um nobre da XII dinastia (ano 1800 a.C.), em sua tumba de el-Bersha. A cena, que se vê acima, mostra uma estátua de alabastro desse governador de província montada em um trenó e sendo puxada por 172 homens. Esse colosso não mais existe, mas as inscrições indicam que tinha seis metros e 50 centímetros de altura e pesava cerca de 60 toneladas. Ele está solidamente preso ao trenó por grossas cordas e faixas protetoras podem ser vistas embaixo dos cabos, em pontos estratégicos da estátua. Na parte inferior do baixo-relevo vê-se três trabalhadores carregando algum líquido, provavelmente água. Outro trabalhador, instalado no joelho da estátua, derrama esse líquido, seja ele qual for, no solo em frente ao trenó, para diminuir a fricção e, assim, facilitar o arraste. Comentando a cena Djehutihotepe mandou escrever:

    A rota pela qual a estátua devia descer das pedreiras era muito difícil e como a energia das pessoas seria exaurida ao puxar esse enorme peso sobre essa rota, mandei construir um novo caminho. Então os homens fortes disseram: “Aqui estamos nós, vamos carregá-lo.” Com isso meu coração encheu-se de júbilo e o povo da vila se reuniu alegremente. Era bonito de ver, mais bonito do que qualquer outra coisa! Os homens estavam lá com possantes braços e os fracos também e entre os voluntários havia até mesmo um velho que se apoiava em um jovem. Grande era a coragem dessa gente, seus braços tornavam-se cada vez mais fortes e cada um se comportava como mil homens. Todos gritavam e aplaudiam e assim que chegamos na vila uma multidão nos recebeu cantando. Era um belo espetáculo de se ver, mais belo que qualquer outro no mundo!

    1. Sim, adorei, mas eh excesso

      Sim, adorei, mas eh excesso de ideia desperdicada, DeSola.  Que tal uma coisa que seria muito mais facil?

      O chao era areia, nao era?  Entao a pedra precisava de SE mover em uma ladeira inclinada, por seu proprio peso, e seria facil ajudar la a descer com esse monte de escravos “ajudando”.  Quando ela chegava no novo lugar, nao haveria problema nenhum em a levantar alguns metros acima e fazer outra ladeira.  Esteja a areia molhada ou nao, as escoras de madeira embaixo de onde ela deslisasse tinham que estar la.  A razao eh simples:

      O item original, que Iara G linkou abaixo como “postagem requentada”:

      https://jornalggn.com.br/noticia/como-os-egipcios-transportavam-blocos-de-pedra

      Eu postei videos de um velhinho levantando pedras de 10 toneladas sozinho.  A tecnica de as mover do video nao sao as que seriam usadas em areia, claro.  Mas ele precisa de um suporte no solo muito dos firmes pra levantar a pedra.  Portanto a pedra grande se deslisaria por gravidade ate o proximo suporte bem baixinho, onde entao seria erguida com tecnicas conhecidas hoje.

      Mais facil agora?

      Isso nao estaria representado na pintura por razao tecnologica:  os egipcios dessa epoca nao tinham suficiente ideia grafica de como pintar e nunca foram bons em diagonais em praticamente nenhuma da arte deles.  Segunda e menor opcao:  era segredo militar e eles eram vaidosos e queriam parecer mais fortes do que eram.  O fato eh que “cordas” feitas de couro animal nao seriam suficientes pra puxar esse peso todo, exceto se a gravidade estivesse ajudando…  e eles nao tinham outro material para cordas exceto vegetal ou animal.

      Segundo esse linha de pensamento, ha uma boa chance da “agua” ser oleo animal sendo jogado nas escoras de madeira.  E ainda melhor chance deles serem capazes de mover uma pedra de toneladas e toneladas muito mais rapido do que sobre solo onde nao se pode facilmente escavar uma ladeira, como eh o caso da areia.

      E chegamos ao ponto que todo mundo acha que a pintura mostra e NAO mostra:  ninguem esta puxando nada e nao ha cordas de puxar na pintura!  As que estao presentes sao pra amarrar a estatua ao que se supoe ser um “trenoh” ou coisa parecida.

  14. tese possível, mas sempre

    tese possível, mas sempre ficará o mistério desses prodígio s antigos.

    como os terraços agricultáveis dos incas em machu pichu,

    até hoje reproduzidos pela técnica agronomica.

    ou a canalização de cusco, um milagre da invenção incaica.

    o alquimista invejaria….

  15.  
     
                       

     

    India: Footprints in rock evidence of ancient people from sky?
     

                        Arqueologia Proibida

     

    E se por acaso essas obras não tivessem sido feitas por humanos normais, mas sim pelos híbridos dos caídos com seres humanos os nefilins? Para eles seria muito mais fácil fazer algo dessas proporções não era? já pararam para pensar?

    vi um artigo muito interessante sobre ele.

     

    http://youproblema.blogspot.com.br/2013/01/um-misterio-gigante-18-esqueletos.html 

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