O xadrez do The House of Cards

 

O que seria o dia seguinte ao impeachment? O jogo não está decidido. Nenhum dos dois lados conseguiu o número mínimo para apregoar vitória. Mas vale como exercício.

Não é necessário muita imaginação para supor.

O novo jogo teria os seguintes personagens:

  1. O novo governo, controlando o Executivo e o Congresso..

  2. O Supremo Tribunal Federal

  3. O Procurador Geral da República/Lava Jato

  4. A mídia

  5. A frente anti-impeachment

  6. A frente pró-impeachment.

Vamos a um pequeno exercício de fórmulas para ver como eles se interagem.

Consolidação do poder

No dia seguinte à tomada do poder, a estratégia do novo grupo será a consolidação definitiva do poder. Assume em uma posição precária, ilegítima, tendo atrás de si a Lava Jato e a desconfiança geral e à frente às eleições de 2018.

Suas armas são temíveis: controle do Executivo e do Congresso, das leis e da caneta. Usarão como puderem para enfrentar as seguintes frentes:

  • Lava Jato.

  • Crise econômica.

  • Eleições de 2018, logo ali.

A estratégia de sobrevivência contemplará algumas linhas básicas visando estender o poder conquistado.:

  1. Ampliação do arco de alianças.

O Congresso será utilizado para a aprovação de leis de interesse dos grandes grupos.  O balcão de negócios será transformado em um hipermercado.

O maior negócio será a alteração na lei do petróleo. Mas há uma enorme agenda a ser manobrada por Eduardo Cunha, inclusive como forma de consolidar o golpe. Aí se entra em um campo em que ele é senhor absoluto, o grande especialista em negócios do Congresso. Obviamente todas essas faturas impactarão o orçamento e a política econômica.

  1. Mudanças estruturais que permitam a consolidação do poder.

O grupo não tomará o poder para entregá-lo em 2018. É evidente. A consolidação do poder passará por mudanças políticas que excluam o voto direto para presidente, talvez com a introdução do parlamentarismo, podendo chegar ao adiamento das eleições de 2018.

  1. Enquadramento do Ministério Público Federal e da Lava Jato.

Ou alguém tem dúvida de qual foi a moeda de troca com o PP?

Tentarão se valer da euforia com o fim do governo para tomar medidas que restrinjam o poder do MPF. O Executivo tem a chave do cofre. O Congresso, a chave das leis e das nomeações e destituições de Ministros do Supremo. Em vez de um governo ingênuo e desarmado, o MPF e a Polícia Federal enfrentarão agora o poder de fato, nas mãos de uma organização que sabe manobrar as ferramentas do poder, e que estará travando uma guerra de vida ou morte, já que a derrota implicará até em sua prisão.

  1. Administração de uma economia em crise.

O orçamento é um só.

Numa ponta, será pressionado pelas demandas do grupo. Na outra, exigirá aumento de tributos, uma CPMF. Só que a base de apoio do grupo são lideranças empresariais que agitaram o país nos últimos anos levantando a bandeira da redução de impostos.

O caminho óbvio será o dos cortes nas áreas sociais, programas sociais, educação, saúde, ampliando ainda mais a revolta das ruas em um quadro de aprofundamento da crise.

A busca do inimigo interno

Em um primeiro momento, haverá uma falsa euforia do mercado, com valorização de ativos e queda do dólar. Durará pouco. É uma crise de demanda que não será resolvida pela mera melhoria do índice Bovespa, ainda mais tendo em conta o custo da fatura para a montagem de alianças.

Haverá uma ampliação geométrica das manifestações de rua.

Como superar o quadro de crise econômica + falta de legitimidade + manifestações de rua? Nem é preciso ser um grande visionário para perceber o lance seguinte: o macarthismo.

Além da ilegitimidade original, o novo governo ampliará as reações dos movimentos sociais com os cortes de políticas sociais. A reação das ruas fornecerá o  alibi  do inimigo interno e O novo governo se escudará cada vez mais na ultradireita da opinião pública e nas bancadas religiosas. A ameaça bolivariana e a dissolução moral são os elos que unem tudo, a ultradireita na rua, os jovens turcos do Ministério Público, o conservadorismo do Judiciário e  a classe média, os grupos religiosos.

Os desdobramentos

É impossível saber os vencedores dessa disputa. Seja qual for o resultado, haverá uma grande noite caótica pela frente, um atraso histórico nos avanços sociais e econômicos e uma ameaça direta à democracia e à economia.

Não fosse o custo a ser pago pelo país, especialmente pelos mais vulneráveis, seria uma boa lição a esses aprendizes de feiticeiro que resolveram abrir a caixa de Pandora e colocar em risco a democracia apenas para exercitar os músculos.

Luis Nassif

193 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Eu não tenho dúvidas. Última
      Eu não tenho dúvidas. Última operação da Lava Jato, ninguém próximo ao governo. Prova de isenção, dirão.
      Até sexta vem outra tentando ferir de morte o governo no Fla-Flu organizado por Edurrato Cunha no domingo. São previsíveis, direi.

  1. “O grupo não tomará o poder

    “O grupo não tomará o poder para entregá-lo em 2018. É evidente.”

    Pessoas que perdem tempo quando ficam avaliando perspectivas para 2018 e pesquisas de intenções de voto. Tá duro não imaginar que uma onda de violência se desencadeará. Por um lado, porque só recorrendo à repressão é que a nova ditadura se manterá no poder, já que só conta com apoio de corruptos, midiotas e empresários corruptos; o outro lado não verá outra saída que não partir para o revide e para resolver “no braço” a situação, já que a justiça brasileira está falida e aparelhada pela direita golpista. E impensável que os criminosos que levariam o país a esta situação não sejam punidos no futuro.

    1. Não há outra saída a não ser partir para o ataque frontal…

      Uma justiça golpista de MERDA não merece respeito. E o ataque tem de ser definitivo. Botar TODOS OS GOLPISTAS na cadeia e mandar os líderes (na mídia, no executivo, no judiciário, no legislativo e no empresariado) para o cadafalso. Não dá para contemporizar, não dá para pactuar, não dá para aceitar traidores da Pátria.

      Para golpista, só cadeia, cadafalso ou baioneta!

  2. Um roteiro de horror, mas ,

    Um roteiro de horror, mas , infelizmente previsível, factível.  Resta-nos denunciar que a Vitória dos golpistas trará danos irreparáveis aosvtrabalhadres, aposentados, agricultores, funcionários públicos,etc., com brutal cassação de direitos conquistados e a precarização do trabalho. Destaque-se ainda o sucateamento das empresas produtivas brasileiras e a entrega do patrimônio público ao estrangeiro e a privatização das melhores e rentáveis empresas estataispor quantias irrisórias.

    Um  final de terror para o povo brasileiro.

     

     

  3. Não sejamos pessimistas

    Isso não é xadrez; é uma confusão dos diabos. Ainda há quatro dias pela frente para que a briga do bando encabeçado por Cunha, Temer, Serra, PIG e CIA produza efeitos de explosão de bomba no colo do lado de lá. A ambição por dinheiro e poder ali é capaz de tudo. E o lado de cá não está morto. Só aposto todas as fichas numa coisa: em tempos de informação pela Internet, todos os picaretas que conheço estão desmilinguindo, cedo ou tarde. O eleitorado tem muitos fichas-sujas que votam em corruptos porque aceitam a corrupção, mas até isso tem um limite de tolerância. 

  4. Credite-se à covardia e

    Credite-se à covardia e omissão do Supremo Tribunal Federal por esse momento gravissimo que estamos a passar.

    Tivesse tomado as providencias legais contra Cunha e sua gangue tudo isto poderia ser evitado. 

    1. Covardia? Nos grandes

      Covardia? Nos grandes círculos de poder não rola covardia. Rola grana alta. Aquela que nem eu, nem você, vamos ver nunca na vida.

      Você ja se perguntou porque o Teori trabalha de empregado  no instituto do Gilmar Mendes? E porque até hoje não siau uma sentença para o Cunha? E porque nunca vai sair?

  5. Precisa ver o que o Senado

    Precisa ver o que o Senado acha disso tudo. Atualmente, Renan se mostra como “aliado” ao governo e contra o golpe. Isso é garantia de alguma coisa? Nem em sonho. Para ele mudar de ideia é um pulo. A questão é que em um governo de Temer, onde o golpe foi iniciado e comandado por Cunha, a Câmara dos Deputados teria todos os holofotes. O Senado ficaria como coadjuvante. Já no caso da extinção do impeachment pelo Senado, eles seriam os protagonistas e a retirada de Cuha da presidência teria que acontecer uma hora dessas, esvaziando o poder da Câmara frente ao Senado. Talvez Temer acabe sendo obrigado a renuciar e Renan sairia fortalecido.

    Mas é tudo especulação.

    1. Pois é, Jorge… Estava

      Pois é, Jorge… Estava pensando nisso agora mesmo, após ler que, passado na Câmara, tem quase um mês pra votação em plenário do Senado, e só então (ou não) o imediato afastamento da Dilma. E nesse tempo, que não é pouco, é outro “jogo jogado”, né?

      Meu lado otimista me fez lembrar de 2015, o Senado barrando um monte de bomba aprovada na Câmara. Já pra amenizar o meu lado pessimista… fico contigo:

      Mas é tudo ainda mera especulação…rs.

  6. Sua narrativa é totalmente

    Sua narrativa é totalmente verossímel, evidente que estamos num cenário em que o caos é uma grande possibilidade.

    Diferente da ruptura democrática clássica temos um golpe civil, um golpe paraguaio paulista midiático-judicial cujas consequências são imprevisíveis que em algum momento se tornará uma ditadura militar dissimulada ou não.

    Prevejo não dias mas décadas de descalabro, de desorganização institucional, um país sem lei já é realidade entraremos no esfalecimento completo do estado brasileiro.

  7. Alvíssaras!

    Caso aconteça (não acredito), será alvissareiro,  pelo menos num ponto, o resultado desse golpe.

    Coxinhas e Mortadelas unidos nas ruas contra o conluio dos golpistas em se safarem da Lava Jato.

    Qualquer iniciativa do novo e torpe governo do PMDB em amordaçar PF e JF será o combustível que incendiará o governo Temer.

    Não ultrapassará o mês de mandato!

     

     

     

    1. Tem que combinar com a TV

      Tem que combinar com a TV Globo, que vai discretamente abafar qualquer coisa que se relacione com corrupção.

    1. Voce duvida de Cunha?

      Se o impeachment passar, lembre que ele pode destituir também Temer e se tornar o presidente de fato. So precisa esperar outubro para golpear Temer.

    2. Pois eu não duvido de mais
      Pois eu não duvido de mais nada. Virou hospício. Não vejo garantia de bom senso, nem de sanidade mental, nem de caráter e nem de compromisso com o Brasil e seu povo trabalhador.

  8. vai dar em nada

    farão um acordao, cercearão as investigações, a mídia mudara o pessimismo, sera PRA FRENTE BRASIL…o povo sera manipulado, e segue o jogo…..talvez até envolvam sindicatos…

  9. Bem por aí, Nassif. Mas eles
    Bem por aí, Nassif. Mas eles vão ter que combinar com os russos. As variáveis são muitas. E o poder de controle de todas é reduzido.

  10. Fiquei apreensivo

    Infelizmente, identifiquei uma certa desesperança do Nassif neste post. Estou apreensivo. Será que foi a notícia sobre o PSD?

  11. E o fator Lula?

    Conseguirão prendê-lo/neutralizá-lo?

    Se não, qual seria o impacto na obstrução da consolidação do poder dos golpistas?

     

  12. tenho um filho de 16 anos.
    Em

    tenho um filho de 16 anos.

    Em 2011 eu acreditavsa que o futuro dele seria melhor porque o Brasil se desenvolveria e geraria mais e melhores empregos.

    Cinco anos depois, temo muito pelo futuro do meu filho e até pelo meu.

    Estes ladrões do congresso e pilantras do judiciário, MPF e PF  colocaram o Brasil na posição da país com futuro incerto. Décadas se passarão até que estas feridas sejam curadas, se forem. Mas, os próximos anos serão especialmente difíceis.

    O judiciário será visto por aquilo que de fato é: protetor dos ricos e algoz dos pobres.

    E pensar que o STF poderia ter evitado tudo isto. Bastaria um mínimo de coragem.

    Mas, depois do impeachmente não poderão mais afrimar que são guardiões da constituição.

  13. “Não quero provar que estou certo”

    “Não quero provar que estou certo”

     

    Foi o que eu disse a um parente a mais de um ano, discutindo a situação do país.

    Não quero provar que estou certo, porque para provar para vc  seria preciso que o pessoal que está contra Dilma assumisse o poder. Aí vc veria o que esse pessoal vai fazer, vão vender o país (ele afirmava que a Petrobrás só tinha problemas e corrupção).

     

    Eu discuti na internet contra coxinhas e trolls, mas ainda espero não provar que estou certo.

    Os custos dessa prova para o país serão enormes.

  14. Cadê a tag “Golpe”?

    Sumiu de novo, Nassif? E por que a insistência em falar em “impeachment”? É GOLPE! É GOLPE! TEM DE DIZER COM TODAS AS LETRAS EM ALTO E BOM SOM! É GOLPE!

  15. Para mim é óbvio que no
    Para mim é óbvio que no horizonte dos golpistas está a gracinha de adiarem as eleições de 2018 por 2 anos com o argumento de que coincidam eleições gerais em todos os níveis.
    É uma das moedas oferecidas aos achacadores do congresso.

  16. O parlamentarismo como a cristalização do golpe

    O STF deve colocar hoje na pauta a possibilidade do Congresso decidir, por emenda constitucional, cassar a vontade popular e adotar o parlamentarismo.

    Se aprovar essa barbaridade, tanto faz se vai ter eleição ou não em 2018, se vai ficar Dilma ou vir Temer ou cassar chapa. Tanto faz, tanto faz.

    Parlamentarismo por emenda constitucional, sem plebiscito, é a garantia que o golpe não só foi feito mas também se cristalizará, roubando a vontade popular. Basta adicionar a eleição indireta para presidente e pronto, está consolidado o golpe.

  17. Nassif otimista. Será muito pior.

    De Luiz Eduardo Soares

     

    fonte: Facebook: https://www.facebook.com/luizeduardo.soares.716/posts/1100009353391165

     

    Pense no dia seguinte:
    por que sou contra o impeachment

    Amig@s, não tenho a intenção de demonizar ninguém que seja a favor do impeachment, tenho muitos amigos favoráveis e a maioria de meu partido prefere o impeachment. Quero apenas compartilhar as razões pelas quais sou contra, razões que tenho repetido há meses, em textos e debates públicos. Aprovado o impeachment, no dia seguinte, a mídia vai clamar por uma trégua para que o novo presidente possa trabalhar em paz e para que a economia se reequilibre. O ministro Gilmar Mendes, novo presidente do TRE, vai empurrar com a barriga o processo contra a chapa Dilma-Temer, para não desestabilizar o novo governo. Dirá: “O Brasil não aguenta outra queda de presidente”. Editorialistas escreverão: “A economia não resistirá a uma nova perturbação da ordem. Deixem as eleições para 2018. Agora, todos devem dar uma trégua ao presidente Temer. Agora, vamos trabalhar para restabelecer a confiança e reeguer a economia”.

    O ministro da Justiça será forte, fortíssimo, alguém com autoridade para segurar a polícia federal (e atenção, confio na integridade e independência da PF e do MP, mas sei quão poderosas podem ser as pressões e manipulações na contra-mão da vontade dos profissionais). Quem? Talvez um ex-ministro da Defesa e da Justiça, ex-presidente do Supremo. Este ministro forte agirá. A lava-jato, que é, não nos enganemos, a grande moeda política no Congresso, razão para que dezenas de suspeitos e investigados votem contra ou a favor do impeachment, a lava-jato vai sair das manchetes e escorregar para as páginas policiais. E boa parte da população, iludida, vai celebrar a derrota da corrupção, como se o PT fosse o único partido corrupto, como se Temer e o PMDB não fossem cúmplices do PT, como se esta gigantesca manobra de Cunha et caterva não tivesse como objetivo justamente neutralizar a lava-jato.

    Quem for a favor do impeachment por acreditar que depois de derrubar Dilma o povo pressionará pelo impeachment de Temer, vive no mundo da lua. Quem for a favor, supondo que a lição será dada ao PT e logo depois ao PMDB, com a cassação da chapa no TSE, está inteiramente equivocado. Passando o impeachment, fecham-se as tampas para mais mudanças. O Brasil perderá a potência da lava-jato, esse fenômeno único e transformador em nossa história –independentemente de seus erros. Além disso, o país será submetido a um arrocho sem precedentes. Quem pagará o preço, mais uma vez, serão os mais pobres. O país trocará Dilma pelos direitos dos trabalhadores e pela oportunidade única em sua história de passar a limpo essa classe política degradada, em seu conjunto.

    O único caminho promissor é o impeachment não ser aprovado, porque, no dia seguinte, todas as expectativas da sociedade se voltarão para o TSE e não haverá a possibilidade do engavetamento. A chapa Dilma-Temer será cassada e haverá novas eleições. As provas são cabais de que houve uso, na campanha, de recursos oriundos de corrupção. Quem cairá será a chapa Dilma-Temer, porque esses recursos não elegeram somente Dilma, elegeram também Michel Temer.

    Portanto, se você quer novas eleições, quer a continuidade da lava-jato e quer um enfrentamento vigoroso, sem tréguas e profundo à corrupção, diga não ao impeachment. Se eu fosse deputado e tivesse a chance de votar, diria, apontando para Eduardo Cunha: “Considero o governo federal corrupto e abjeto, indefensável ética e politicamente, mas voto não ao impeachment porque não vou entregar meu país a Vossa Excelência e a seu grupo inqualificável (como deputado, estaria livre para aplicar os adjetivos apropriados), não vou entregar o Brasil a V.Exc, a Michel Temer, a Renan Calheiros. Os senhores são cúmplices, são a outra face da mesma moeda. Novas eleições, já. E se esta Casa tivesse vergonha, faria o impensável: renunciaria, coletivamente, para que as novas eleições fossem gerais. Como isso não vai acontecer, a Nação deve voltar os olhos para o TSE e cobrar decisão urgente.

    Você, favorável ao impeachment, creia: provavelmente sou tão crítico ao PT quanto você, desde o desgoverno na economia à derrocada ambiental, do atoleiro político à degradação ética. Mas prezo a lava-jato e não sou ingênuo: não creio que os problemas do Brasil se resumam ao PT. Quem acreditar nisso está iludido e dará, involuntariamente, sobrevida à corrupção e às mazelas nacionais, na política.

    1. Opinião é que nem bunda

      A sua opinião sobre o P`T fazer corrupção para ganhar a eleição de 2014 é que nem da a lava PT. Sem nenhuma prova. Agora prova contra a roubalheira tucana sobra mas você não fica indignado. Hipocrita. 

  18. “Ou alguém tem dúvida de qual

    “Ou alguém tem dúvida de qual foi a moeda de troca com o PP?”

    Em outro post coloquei que o jogo estava definido, exatamente por ser a única moeda de troca disponível pra salvar o pescoço da maioria dos políticos.

    Não adianta ficar levantando

    Não adianta ficar levantando hipóteses e explicações se o processo de impedimento é legal ou não.

    Quando Moro divulgou a lista da Odebrecht com mais de 200 nomes ali é que foi dado o lance fatal.

    A mensagem era clara, a de que todos os políticos, atuais e do passado, estavam envolvidos em alguma lista de empreiteira.

    Se existia desconfiança de que este governo não tinha força pra controlar o processo da lava jato, agora com  o pânico instalado, virou uma certeza. O que eles querem é um governo que bloqueie o risco das investigações e os processos atingirem o todo, e não só alguns. Isso está fazendo que a oposição se una e arraste consigo partidos aliados do governo. Não será surpresa se muitos do próprio PT já não estão avaliando que o impedimento passe a ser uma tábua de salvação. A votação está cheirando ser uma lavada. E no Senado vai ser quase uma unanimidade. É perda de tempo ficar aventurando se o STF vai achar legal ou não.

    https://jornalggn.com.br/noticia/o-xadrez-do-supremo-tribunal-federal

  19. A guerra de nervos vai durar

    A guerra de nervos vai durar ate domingo. A grande midia começou aumentar o numero dos pro-golpe na segunda-feira. As manchetes dos grandes jornalões, no domingo será: O golpe ja tem o numero minimo de 342 votos para derrubar a Presidente. NAO VAI TER GOLPE, VAI TER LUTA.

  20. A melhor notícia (e eu

    A melhor notícia (e eu escrevi isso aqui depois da micareta fascista de março do ano passado) é que o morro vai descer no Rio!

  21. Junho de 2013

    E quando virá a autocrítica dos blogs progressistas por terem dado tanta legitimidade a grupos como o MPL e aos movimentos de junho de 2013, quando se iniciou essa longa noite de São Bartolomeu?

    1. O Nassif mesmo e o Paulo

      O Nassif mesmo e o Paulo Nogueira embarcaram na “bonita festa cívica das manifestações de junho”. Postei um comentário para o Paulo Nogueira no Diário do Centro do Mundo, dizendo que ele estava muito iludido com as tais “manifestações de junho” e ele nem publicou meu comentário.

      Hoje em dia parece que caíram na real.

      1. Que mané

        Que mané autocrítica?

        Autocrítica tem que fazer o PT, por ter ajudado a expulsar a molecada da rua, abrindo espaço para o domínio da direita. Expulsaram não apenas o MPL (abrindo espaço para o MBL), como desmotivaram os ativistas digitais que faziam uma barreira à direita nas redes sociais. E tudo com medo da renovação, medo que a rapaziada começasse a assumir um potagonismo deixando os velhos para segundio plano.

        1. O PT expulsou a molecada de

          O PT expulsou a molecada de rua, abrindo espaço para o domínio da direita? Em São Paulo? Agora eu fiquei confusa. Não percebi essa “expulsão”. Achei que a direita por aqui, devidamente orientada pelos sabichões,  aproveitaram a onda do MPL (que não lembro de atuação antes do Haddad), disparou a “primavera brasileira”, com trogloditas padrão mundial. A morte do cinegrafista é que deu uma arrefecida nessa explosão “cívica”. E a tal molecada do MPL em recente manifestação não foi muito feliz: “impeachment? Não somos contra nem a favor”. Esse tipo de protagonismo, de renovação … sei não.

        2. Arnaldo Jabor é que entendeu direitinho…

          Nassif,

          acho que rolou um pouco de medo, por parte da esquerda, de parecer retrógrada, criticando a “beleza do povo nas rua”s. 

          Aquele aumento de passagem que desencadeou toda aquela história era abaixo da inflação do período e muito menor do que os aplicados pelo Kassab, por exemplo. E nos tempos do nosso hoje ministro, nada ou muito pouco MPL.

          Aumentos também do Metrô. E muito pouca crítica do MPL ao Alckmin – houve, é claro, mas em escala bem menor.

          O próprio GGN aqui notou que quando houve os aumentos das passagens intermunicipais na região metropolitana de São Paulo, determinado pela EMTU, autarquia do Estado, o MPL ficou na dele. Consulte os arquivos.

          Quando o Haddad apanhou sem dó naquela história do IPTU, nada de MPL, mesmo sabendo da importância do aumento de receitas para financiar o transporte público.

          Não sei se houve medo dos petistas com novas lideranças. Não sei avaliar. Só sei que eu que não sou nem petista de carteirinha e nem me importo com novas lideranças, e vi, de cara, que aquilo não ia terminar bem.

          Acho que faltou mesmo para bons pensadores de esquerda foi ter agido como um Jabor às avessas. O global percebeu rapidinho do que se tratava aquilo e não teve medo de ser feliz – nem vergonha de desdizer tudo aquilo que havia dito um dia antes. 

  22. Previsão ou Premunição?

    Nassif: os pessimistas estão dizendo que o Pais, com novo governo, vai à merda. Os pessimistas, com alarde, proclamam que não haverá merda para todos!

  23. O desenho da crise foi a

    O desenho da crise foi a eleição de Eduardo Cunha à Presidencia da Camara. E porque Cunha foi eleito? Porque faltou completamente um minimo de articulação do Governo para se compor com os grandes partidos e eleger um presidente de consenso, o que seria perfeitamente possivel. Cunha tinha restrições no proprio PMDB, nos partidos da oposição e nos partidos medios. Inves de fazer essa articulação resolveram lançar candidato proprio do PT, o que todos sabiam ser absolutamente inviavel para qualquer nome porque os partidos não queriam o PT no Planalto e na presidencia da Camara.

    Todo esse conjunto de erros nasceu da ausencia de um articulador no Planalto, o chefe da Casa Civil, que deveria ter essa função, Aloisio Mercadante, jamais foi articulador e no entanto, em um momento que era fundamental ter essa função,

    a Presidente Dilma o manteve na Casa Civil, perdendo estupidamente a presidencia da Camara, Cunha apenas se aproveitou do vacuo e foi ele que abriu as portas do impeachment. Porque o PT não fez pressão naquele momento crucial em que o Planalto precisava ter um articulador na Casa Civil ? O lançamento da candidatur Chinaglia foi o passaporte de Cunha para a presidencia da Camara, quem resolveu fazer mais essa bobagem?  Porque as “bases” do PT não enxergaram o desastre que viria da sucessão de erros politicos? Mercadante jamais deveria ter ocupado a Casa Civil, suas limitações já eram muito conhecidas, nunca teve a percepção do jogo racional que poderia ser jogado no Congresso, o Governo se quiser tem muito poder para jogar na mesa mas é preciso ter institnto do jogo possivel, os articuladores precisam ser bons e confiaveis,

    nas combinações da politica não há documentos, é tudo baseado na confiança da palavra.

    Onde estavão essas “bases” que não pressionaram Dilma para que ela evitasse o desastre anunciado?

      Lula enxoergava tudo isso mas não conseguiu mudar o curso do roteiro para o abaismo.

    1. Dilma está sendo punida pela

      Dilma está sendo punida pela sua falta de habilidade política e pela sua teimosia. Não só manteve Mercadante mas também o José Eduardo Cardoso, muito após terem provado de forma inequívoca que não estavam aptos para ocuparem seus cargos no governo.

      É justo? Claro que não! Não é sequer legal. Mas com o background que todo mundo conhece sobre nossos congressistas, não dá para dizer que eles realmente se preocupem muito com a lei.

      Fica o aprendizado. Há poucos dias, Lula admitiu que deviam ter tentado a regulação da mídia. Levou “apenas” 13 anos para chegar a essa conclusão.

      Pena que o país já sofre tanto (e vai sofrer ainda mais) para que algumas pessoas aprendam suas lições.

    2. A crônica falta de estratégia do PT
      Em definitivo, o governo Dilma padece de estrategistas-realistas, com faro apurado de das coisas.Por trás do Lula, existiam Palocci Dirceu e Gushikens da vida, mesmo um Aldo Rebello.
      Alocar na mão de “homens de confiança” despreparados (os “Dilmos”, como se dizia) a articulação institucional e politica foi um erro fatal Não tinham cabeça de estrategistas nenhum, mas meros “sim, senhora” da presidente. Deixar o Jacques na Defesa e alocar a uma miriade de deputados petistas, sem nenhuma noção de estratégia de poder (Pepe Vargas, Ideli, aquele petista de Angra dos Reis) a articulação com o congresso foi desconcertante. Desnecessário dizer sobre o José Cardozo na Justiça e Mercadante. Os eventos de 2013 mostraram claramente essa carência crônica PS: qdo ministro da pasta científica, o ministro Aloisio fazia crer que a fábrica de IPhone do Terry Gou em Jundiai era um novo paradigma em C&T no Brasil. No fundo, uma falta de senso, ao confundir maquileira com “nova fronteira da inovação”. Esse é um pequeno exemplo de como girou (talvez ainda hoje) o senso de pensamento estratégico do governo Dilma.

    3. Temer esta muito confiante

      Eh, André Araujo, também andei fazendo essa reflexão ca com meus botões em meio ao crescendo dessa crise politica. Foram tantos os erros que resultaram nesse efeito dominoh.

      Mas neste momento, tudo isso nem da para ser pensado pela presidente e seu entorno. Agora o momento é extramamente grave para Dilma Rousseff e o projeto que tinhamos de Democracia. 

      O audio de Temer indica que eles têm muita confiança de que vão passar. Ha algo que deve acontecer daqui até domingo, que Temer e mais alguns estão sabendo ? 

      A tentativa de tirar Aragão do Ministério da Justiça numa semana delicadissima, quer dizer o quê? 

      Ah, meus colegas, o golpe esta ai na nossa frente e so não vê que ele esta todo pronto para cair sob nossas cabeças, quem não quer.

      Ou vamos todos para rua o fim de semana inteiro. O fim de semana todo! Ou Temer colocara a faixa presidencial, afinal o discurso ja foi até pronunciado à nação.

      E não esperem muito do Senado, e do STF da esperar qualquer coisa.

    4. A ingenuidade de Dilma e do

      A ingenuidade de Dilma e do PT foi tamanha que se fosse jogo de futebol teriam entrado em campo sem caneleiras num pelada contra o Arranca Toco F.C.

    5. Tem uns “pequenos detalhes”

      Tem uns “pequenos detalhes” que são ignorados nessas  análises que atribuem à Dilma e à sua equipe a exclusiva responsabilidade por esse momento. A dimensão desse golpe, milimetricamente planejado e executado a rigor desde o mensalão. Esqueceram que o Sr. Eduardo Cunha é o primeiro parlamentar que se tem notícia a ter uma bancada na Câmara? Esqueceram que o presidente da Câmara, com crimes comprovados, já réu no STF, dita todas as regras, atropleando tudo e todos sem ninguém a barrá-lo? Esqueceram da agilidade com que o STF determinou a prisão de um Senador da República por conta apenas de uma conversa gravda (na verdade, uma armadilha) com insinuações  idiotas? A denúncia do Janot contra o Cunha em que soicita o seu afastamento da Câmara, tardiamente encaminhada ao STF, está lá paradinha., enquanto o homem, à céu aberto, joga pesado para destituir a Presidente da República. Isso tudo vai muito, muito além dos erros da Dilma e da sua equipe. 

      1. O engraçado Marija é que

        O engraçado Marija é que ninguém percebeu que este foi o verdadeiro mensalão: uso de dinheiro da corrupção para comprar apoio político, não de partidos, mas o que é pior, para seus propósitos pessoais.

  24. Brasil caido

    Posso estar enganado, mas já perdemos a batalha, o mundo jaz do inimigo, o golpe está a beira do abismo e não vejo saída, há muito traidores e teremos surpresa no fim de semana. 

    1. Esse foi o sentimento do 7×1

      Senão resistirmos bravamente, perderemos de goleada e aí, serão duas ou mais gerações perdidas, se eles ganharem, vai ser a vitória de Pirro e mais, se ganharem, não deixaremos que governem, não cederemos nenhum milimetro à golpistas.  Temos que resistir, é o nosso futuro e de nossos descendentes que está em jogo. Não podemos permitir que esses aí governem nosso país.

  25. Sobreviveremos

    Temos que nos mirar em Stalingrado, resisitir é preciso. A ultra-direita não é e nem tem como ser hegemônica. A população abaixo dos 30 não vê mais TV ou ouve rádio, e não aceitará retrocessos. Assim, acho que essa busca do inimigo interno teria um impacto muito menor do que imaginamos, até porque, os movimentos sociais ainda têm musculatura, haja visto as últimas manifestações pró-legalidade.  No meio de muitas incertezas temos uma única certeza, resistir é preciso. 

    Se o golpe se materializar, acho que existe espaço para cooptar parcelas grandes dos grupos pró-impeachment para um movimento por novas eleições gerais imediatas (deputados federais, senadores e presidente da república), sto é, zerar o jogo político. Recomeçar com novos jogadores.  Talvez esse seja o único movimento capaz de pacificar o país, colocando-o num novo rumo.

    Sabemos que se o povo botar o bloco na rua e pressionar deputados e senadores, exibindo seus nomes e fotos, muitos se dobram, é só lembrar de quantos mudaram de ideia naquela famigerada votação pela terceirização geral. O jogo é difícil e a margem apertada. Esse clima de já ganhou pode ser o mesmo da final da copa de 1950.

  26. Previsão ou Premunição? – corrigido

    Nassif: os otimistas estão dizendo que o Pais, com novo governo, vai à merda. Os pessimistas, com alarde, proclamam que não haverá merda para todos!

  27. Conta em um filme (não me

    Conta em um filme (não me lembro se Jango ou Jânio a 24 quadros) o general Antonio Carlos Murici,golpista de 1964,que em determinado momento,como agora,os milicos anallisavam a possibilidade de resistência e que ele era um dos mais otimistas,achava que haveria 6 meses de resistência.Segundo ele,o único que acertou foi o pai do golpe,o general Golberi: Cai que nem castelo de baralho.

    Hoje,embora a situação seja um pouco diferente,é preciso ver que o golpe não se dará no dia 17 de abril. ele já ocorreu e foi dado em 16 de março com a divulgação criminosa de conversa amistosa entre o presidente Lula e a presidenta Dilma.

    Agora,está em curso a consolidação,a tomada da bastilha. Se forem vitoriosos,a fase posterior será o aniquilamento judicial da liderança do presidente Lula. Isto para mim está claro.

    É por isso que essa gente não pode efetivar o golpe. Se efetivar cravo no palpite do pai do golpe de 1964: Cai que nem castelo de baralho.

     

    Todo sacrifício pela democracia é pouco.

  28. Mais um

    A imprensa está a toda, como previsto. Anunciam agora que o PSD foi-se. Parece que o Lula não sabe mais articular, pois segundo a imprensa todos estão saindo da base. O golpe esta consumado e o senado tambem não segura. Ja passou da hora do governo entrar no STF contra esse processo, mas para variar ele vai perder e depois chiar.

    Quanto as manifestações posteriores serão violentamente abafadas pelas PMs dos golpistas e perderá força, ja que o desemprego aumentará mais ainda.

    A ver

     

  29. Nassif, o jogo é bruto. Os

    Nassif, o jogo é bruto. Os golpistas tem gente poderosissima. Judiciario e grande midia, todos contra Dilma. Mas, ela vencendo se fortalece. NAO VAI TER GOLPE. VAI TER LUTA.

  30. A culpa é do Getúlio!

    Tudo isso para impedir a volta do Get-, ops! do Lula em 2018!

    Arre! Estas bestas quadradas realmente preferem dividir as cinzas de uma republiqueta das bananas a ser oposição em uma democracia em desenvolvimento.

    O resultado dessa hipótese? Em dois anos a avenida Paulista, mas arrependida que Madalena, será novamente palco de manifestações pela democracia.

  31. Nassif, meu caro, nunca acreditei no golpe porque achava que…

    Nassif, meu caro, nunca acreditei no golpe porque achava que a diireita brasileira nunca seria tão imbecil, porém errei na avaliação da capacidade intelectual de toda a direita brasileira assim como alguns partidos que ainda apoiam o governo e estão prontos para cair fora pensando que haverá eleições em 2018.

    O teu organograma está perfeito, pois ele sempre termina em tumultos de rua.

    Porém enganam-se aqueles que acham que estes tumultos serão iguais ou um pouco mais intensos do que os de 2013, serão tumultos que começarão como começaram os vários tumultos raciais nos USA ou na Inglaterra, porém com um diferencial, lá durou pouco tempo e só queimaram uma pequena parte de algumas cidades.

    Fiz uma análise conservadora do que qualquer governo dispõe para enfrentar ondas de tumultos nas grandes cidades brasileiras, e simplesmente chegei a conclusão que mesmo com o exército, toque de recolher, estado de sítio e uma coordenação correta, não EXISTEM FORÇAS POLICIAIS-MILITARES para conter estes tumultos.

    A demografia brasileira, com grandes centros urbanos e com a maior urbanização do mundo, não está sendo levada em conta.

    Escrevi um artigo sobre isto, mostrando inclusive números reais bem conservadores, e fiquei mais impressioando quando li o meu próprio artigo, a situação é dezenas de vezes pior do que o cenário que a maioria das pessoas traçam.

    VAMOS TODOS PAGAR MUITO CARO PELO AÉCIO NÃO TER ACEITADO A DERROTA.

    1. Rdmaestri, estou evitando

      Rdmaestri, estou evitando escrever, porque a raiva está me sufocando e não desejo violar minhas convicções cristãs liberando esses sentimentos. Entretanto, eu não acredito que um dos atores que não foram citados nessas recentes análises: as Forças Armadas, não estejam conscientes da absurda ilegalidade da violação que está sendo cometida, por um congresso dominado por subornos, impunidade e canalhices de toda a ordem. Pelo menos, eu diria que há divisão entre elas e este Ponte para a PQP, não possui nenhum atrativo para quem ama esta pátria. A situação hoje é completamente diferente de 1964. Naquela época havia a guerra fria e a Cortina de Ferro estava do outro lado do mundo. Hoje, nós fazemos parte dessa “Cortina de Ferro” que são as vozes discordantes dos BRICS e é por isso que estamos em guerra. 

  32. O guru dos neolibelês

    Um artigo que fala (um pouco, sem revelar muito sobre os horrores) sobre o guru dos neolibelês,o o tal de Mises.

     

    http://www.cartacapital.com.br/politica/mais-mises-menos-direitos

     

    Mais Mises, menos direitos

     

    Para Mises, economista que é referência para manifestantes anti-Dilma, a causa do desemprego é o alto custo do trabalho para o capital

     

    Um dos souvenirs prediletos dos manifestantes contrários ao governo de Dilma Rousseff, nas ruas ou nas redes sociais, contém um lema tão pedante quanto enigmático para a maioria da população: a camiseta “Mais Mises, Menos Marx”.

    O barbudo comunista é figurinha mais do que carimbada. Mas quem foi Mises, afinal? O que ele tem a ver com o Fla-Flu ideológico em eterna prorrogação desde as eleições de 2014? E, principalmente, que influência suas ideias podem exercer sobre o nebuloso futuro que aguarda o Brasil?

    A lembrança da camiseta de Mises (nascido Ludwig von Mises em 1881, na Áustria) me veio à cabeça durante a leitura do ótimo A Nova Razão do Mundo – Ensaio sobre a Sociedade Neoliberal, de Pierre Dardot e Christian Laval, infelizmente ainda não traduzido para o português. No livro, os autores embarcam no túnel do tempo até o Colóquio Lippmann, realizado em 1938, em Paris – uma espécie de Big Bang do neoliberalismo.

    Naquele longínquo ano, Mises dividiu com seus colegas uma análise sobre o mercado de trabalho que parece feita sob encomenda para o atual noticiário econômico da grande mídia brasileira, refém dos economistas de bancos e consultores ligados ao mercado financeiro: “o desemprego, como fenômeno massivo e duradouro, é o resultado da política que tem por objetivo manter os salários em um nível superior ao que seria possível nas condições de mercado”.

    Em outras palavras, para Mises – assim como para seus asseclas contemporâneos – o xis da questão do desemprego é o alto custo do trabalho para o capital, inflacionado sobretudo por legislações protetivas.

    Assim, neste momento de recessão econômica temperada pelo aumento do contingente de pessoas sem ocupação, a narrativa neoliberal tupiniquim promete enxugar os gastos, sanar as contas públicas e reconquistar a confiança do mercado através da flexibilização das leis trabalhistas e do afrouxamento da já precária rede de proteção oferecida pelo Estado, através dos programas sociais. 

    Em tempo: Mises e companhia limitada constituem a referência teórica que, na década de 1980, fez a britânica Margaret Thatcher e o americano Ronald Reagan sepultarem o Estado de Bem Estar Social nos países de primeiro mundo. Na Europa, o neoliberalismo sucedeu os chamados “Trinta Gloriosos” – período de três décadas de robusto crescimento econômico com justiça social e distribuição de renda após o término da Segunda Guerra Mundial.

    Provavelmente, os “Trinta Gloriosos” representam o período de maior equilíbrio de forças entre capital e trabalho na história da humanidade. Sindicatos fortes e Estado atuante na proteção de direitos trabalhistas e na taxação dos mais ricos explicam essa equação.

    Porém, desde o advento do neoliberalismo, a desigualdade na Europa tem crescido violentamente e se aproxima dos níveis da Belle Époque, no fim do século XIX, como o best seller Thomas Piketty não nos deixa esquecer.

    Nos Estados Unidos, a concentração de renda atinge níveis escandalosos – apenas 10% da população concentram metade de toda a riqueza nacional. A maior economia do mundo é movida por um contingente cada vez mais expressivo de trabalhadores chamados de “temps” (temporários):  uma massa mal remunerada e precarizada, abandonada à negociação direta com seus empregadores e sem qualquer tipo de proteção por parte do Estado.

    Por aqui, a moda Mises está começando a pegar. O libera-geral das terceirizações é só o prólogo do filme de terror que aguarda os trabalhadores brasileiros. No afã de se cacifar perante o mercado para o cargo de presidente, o ainda vice Michel Temer já acena com uma pesada reforma trabalhista. Nessa toada, os brasileiros da base da pirâmide social já podem preparar a camiseta: “Mais Mises, menos direitos”. 

  33. Eles vão conseguir faer o que quiser porque

    dia e noite , a imprensa toda vai martelar na cabeça dessa classe média alienada que o PT arrasou o país e o único jeito de resolver é fazendo as reformas que eles querem.

    E vão comprar essa estorinha sem nem questionar.

    O brasileiro (principalmente a classe média)não consegue viver ainda com democracia.

  34. ANTES DE ENTRAR EM DESESPERO, 3 PONDERAÇÕES
     

    Zê Carota compartilhou a publicação de Daniel Merli. – 54 min · 

    Daniel é um jornalista com larga experiência de Câmara.
    faz uma análise factual, calcada em resultados de outras pautas inflamáveis, e principal: sem uma vírgula de projeção de anseios pessoais, mas com a determinação absolutamente indispensável à luta.
    sempre.

     

    Daniel Merli – 1 h · Brasília, DF · 

    SE VC É CONTRA O GOLPE, ANTES DE ENTRAR EM DESESPERO, 3 PONDERAÇÕES

    1. O clima de “acabou”, “já ganhou”, “tá tendo virada”, faz parte da tática da oposição. Precisam que pareça unanimidade, para gerar um efeito manada. Para isso, vale até o PRB anunciar 2 vezes a “saída da base”. A imprensa comprar esse discurso, consegue ajudá-los. A gente não precisa fazer a mesma coisa.

    2. Para aprovar o impeachment, são necessários 342 votos. Na votação da redução da maioridade penal, com Cunha forçando e votando duas vezes, foram 308 votos. Redução da maioridade contava com 87% de aprovação da sociedade na época. O impeachment, 60%, segundo a mesma DataFolha.

    3. Tirando o auê, nas duas votações do impeachment, a oposição ficou bem longe dos 2/3 necessários. Naquela de 2015, anulada pelo STF, com cabine secreta e tudo, foram 272 votos. Faltaram 70. Na Comissão, não chegou a 60%.
    Qualquer resultado, será por margem apertada. Portanto, há muita luta pela frente nos próximos dias.
    Povo na rua torna visível a todos que o país está dividido (alguns analistas tanto repetiram isso depois da eleição de 2014, e agora querem parecer que há unanimidade). ‪#‎VaiTerLuta

    1. Só o povo na rua…

      detém o golpe. Assembléias e vigílias permanentes em todas capitais em pontos estratégicos. Bafo na nuca dos golpistas. Não recuar nem um milímetro. Quem ficar em casa assistindo pela TV deve lembrar os versos de Carolina – Nara Leão – “Eu bem que mostrei a ela, O tempo passou na janela, E só Carolina não viu “.

    2. Concordo com essa

      Concordo com essa observação.

      Mas a meu ver o jogo agora é bem mais pesado do que nas outras votações. Antes era só o Eduardo Cunha, a oposição e a mídia. Agora o bloco reacionário está todo formado: o estamento financeiro, FIESP, agronegócio… Todo mundo em campo com grana pesada e promessas mil querendo mostrar qual é o lado vencedor.

      … E o governo com discursos de solenidade e “notas” pra imprensa…

  35. Em primeiro lugar, a análise

    Em primeiro lugar, a análise toma por base que o Congresso continuará intocável com o atual status, e que haverá barganhas em troca de alianças. Isso não vai acontecer, haverá uma carga violenta sobre o Congresso, com a defenestração judicial de quem mais estrilar, e haverá domínio absoluto das forças golpistas sobre aquele poder. Ao fim, o Congresso votará facilmente tudo o que lhe for proposto. Outra coisa é que a análise considera que os núcleos judiciário, policial e do Ministério Público têm um poder apenas marginal e correm o risco de  desaparecem, quando na verdade eles estão no centro do golpe e se fortalecerão tremendamente com o desfecho político final, assumindo o protagonismo principal logo abaixo dos chefões econômicos do verdadeiro poder. Não haverá nada de parlamentarismo, isso seria confuso e perigoso para as pretensões golpistas. O que haverá será uma “limpeza” em regra da vida política, uma caça às bruxas de verdade, inviabilizando eleitoralmente todo e qualquer projeto das esquerdas, que passará a ser insignificante para a vida política, como já foi um dia. Quem o golpe quiser, este será o eleito em 2018, sem mais Lula ou Ciro ou seja lá quem for que ameace a continuidade do governo golpista. Não  adianta estrilar, a mídia estará em peso com o novo poder e o que não querem quiserem que ninguém saiba, ninguém saberá. Essa caça às bruxas vai saciar a sede de sangue das massas militantes da classe média, ceifando todo e qualquer corrupto mais evidente. Aécio será um dos primeiros a caírem. Gente como Paulinho da Força, nunca mais verá  a luz do Sol. Cunha será o primeiro a dançar. Mas Temer continuará na presidência, como uma fachada legalista que será assimilada, aprovada e  exaltada internacionalmente, embora sem exercer qualquer poder. Quem estará no poder desde o início de um novo governo não será Temer, mas um comando golpista semi-oculto. Haverá uma reforma política com o fim dos partidos e o aparecimento de um novo partido neoliberal que exercerá o poder político.  

     

  36. Das “moeda de troca”

    Das “moeda de troca” envolvidas nessas transações visando assegurar posições no processo de admissibilidade do impeachment, concordo integralmente que a mais luzente para certos certos protagonistas sem sombra de dúvidas é a dita Operação Lava a Jato. 

    Em política o termo coincidência não existe. A não ser devidamente aspeado. Pois então? Não foi de uma “coincidência” medonha o PP-Partido Putrefato, digo, Partido Popular, o mais enrolado nas teias pegajosas da operação político-policial-judicial-midiática retro citada, ter aderido de mala(!) e cuia(!) às teses do impeachment? De onde proveio tanto civismo, se não foi esse oleitmotiv? 

    Também estou de acordo sobre os cenários projetados. Acho até que o articulista maneirou nas tintas. Isso porque nenhuma, mas nenhuma mesmo, consequência positiva advirá desse golpe. Um atentado irresponsável  à Ordem Democrática, portanto, à Constituição,  por motivações mesquinhas, egoístas, apátridas e até criminosas no sentido estrito do termo. 

    Tudo isso, claro, se o Senado por dois terços dos seus membros acatar as teses da acusação e condenar a presidente. Mas se as consequências em curto prazo são difíceis até de imaginar, para o porvir nada mais elementar que dá-lo como comprometido, ou seja, as danações que ora se afiguram também cobrarão seu preço lá adiante em termos de permanente instabilidade política-institucional.

    Ou alguém, até mesmo o mais teimoso dos otimistas, pensará que subtrair tão “facilmente”(tomando por base a fundamentação política-jurídica) um mandato presidencial se restringirá ao caso em questão? Que estaremos diante de um isolado ponto fora da curva? Que não se criará – mesmo que os promotores e atores do golpe, no caso os políticos e a imprensa compromissada neguem por todos os deuses – uma “jurisprudência” fazendo com que adentremos num “parlamentarismo” branco e com suas funestas consequências? 

    Vale a pena, sempre valerá, repetir o velhíssimo ditado “Quem planta ventos colherá tempestades”. 

  37. O que seria o dia seguinte ao

    O que seria o dia seguinte ao impeachment ou VC QUER DIZER GOLPE!

    Como assim Nassif? Já está consumado? Que papo é esse?

    Até o Ciro tá PULANDO DO BARCO que está afundando!

    O PIG é muito inteligente mesmo,só foi divulgar de propósito a pesquisa

    DATA FOLHA pra Presidente e com isso induziram os políticos a acreditarem q quem ganhará com isso

    tudo é só o LULA,aí vem o Moro  e começa a mandar prender meio mundo,só com isso o

    XADREZ mudou rapidão,O PIG É INTELIGENTE PRA CA… quase sempre estão um passo à frente!!

     

  38. Simples

    NÃO CONSIGO VER MAIS JUSTIÇA NEM NAQUILO A QUE CHAMAM DE JUSTIÇA!

    É UMA DESFAÇATEZ, UM ME ENGANA QUE EU GOSTO SEM LIMITES!

    SÃO SENTENÇAS AO GOSTO DO CLIENTE, DADAS EM SEGUNDOS…

    SE FOSSEM BALAS, SERIAM RAJADAS…

    COMO O CUNHA CHEGOU AONDE CHEGOU?

    Preocupação com os mais pobres?

    Preocupação com a corrupção?

    Não acredito em “Revoluções Francesas”, em “Revoluções comunistas”, nem em “Governos Revolucionários”!

    Acredito no ser com capacidade de distinguir entre o justo e o injusto.

     

     

  39. O que será de nosso país?


    O vídeo que assisti ano passado e que, tentarei postar, remeteu-me aos inesperados e inexplicáveis acontecimentos em todo nosso país em junho de 2013. À época, fiquei muito preocupada. Hoje, mais do nunca, temo que transformem nosso outrora pacífico país, em uma Ucrânia.  ACORDEM BRASILEIROS! 

     

    [video:https://youtu.be/sCDRWEpz5d8%5D

  40. Banana Republic.

    Não entendi o último paragrafo: “lição”, Nassif!?

    Eles, os “bravos guerreiros”, estão é pagando pra ver!

    O “pensamento” deles é claro como o sol do meio dia: “ganhamos dos comunistas em 64 e vamos ganhar de novo; vamos pegar um por um!”

    A primeira coisa – sim, com esse nome – que vai ser aprovada será uma lei pra baixar o pau em qualquer manifestação “de esquerda.”

    Com a mídia censurando, e o povão se retraindo, eles já dão como favas contadas.

    … E vamos ver se o Belchior vai sair do desbunde com alguma canção.

     

  41. as regras sujas de um jogo sujo 13/04/2016 http://jornalggn.co

    enquanto STF e presidência da República continuam inertes, o Povo sem Medo na ruas repetidamente se ergue contra o golpe e por um novo Brasil. enquanto STF e Presidência da República referendam as regras sujas de um jogo sujo, o Povo sem Medo nas ruas brada que não vai ter golpe! vai ter luta!

    os 13 paralisantes anos do lulismo chegam ao fim. já não há mais a mínima viabilidade de superação da crise sem confrontar os interesses dos setores dominantes, exatamente tudo o que o lulismo sempre se recusou. já não existe nenhuma possibilidade de superação da crise sem ruptura , algo impensável para a pacificação lulista.

    mais uma vez chegamos ao impasse de que num jogo sujo com regras sujas, a banca sempre vence.

    como em 1979, com a anistia. com em 1984, com as Diretas Já. como em 1985, na posse de Sarney. como em 1989, com o segundo debate entre Collor e Lula. como em 1992, com o impeachment de Collor. como em 1993, com o escândalo dos anões do orçamento. como em 1994, com o Plano Real. como em 1999, com a crise cambial de FHC.  como em 2002, com a “Carta ao Povo Brasileiro”. como em 2003, com a reforma da Previdência de Lula. como em 2005, com o Mensalão. como em 2008, com a operação Satiagraha. como entre 2009 e 2014, com a desonerações e incentivos para os grandes empresários. como em 2014, com a Lava Jato. como em 2015, com o “ajuste fiscal”de Dilma Roussef.

    mais uma vez nos encontramos todos nós suspensos no tempo histórico entre o dia que nunca vai acabar versus o dia que nunca devia acontecer.

    neste momento, asfixiados pela ansiedade e desespero frente a um golpe já proclamado, milhões de brasileiros se atormentam com perplexidade: o que fazer?

    .

  42. Acho que faltou uma coisa…

    Nesta época em que todo funcionário público quer ser ator político, imagina como ecoariam a menor das denúncias de que se está “escondendo a corrupção”, “limitando investigações”, “se vingando contra opositores”, etc. nos mais diversos orgãos do executivo, MP e Judiciário.

    Se tudo fosse só ódio ao PT, estaria tudo resolvido com o impeachment, mas não é bem assim. Há um questionamento aos políticos, juízes, procuradores e até a mídia como um todo.

    Ano passado falei que seriam 10 anos de trevas… só faltam 9.

  43. Eis a nossa “democracia real”

    Caros debatedores,

    tenho pensando à respeito de nossa democracia.

    Já rascunhei uma ideia que é a seguinte:

    Essa é a nossa “democracia”:

    Se um presidente não atende ou atende parcialmente os(e também “aos”) interesses “democráticos do povo”,  então esse presidente  deve deixar o governo para que possa prevalecer a “democracia” , mesmo que não tenha cometido crime de responsabilidade.

    Aliás, o crime de responsabilidade é do tipo “aberto”, isto é, ele “surge” quando os “interesses do povo” não estão sendo “atendidos”.

    Desta forma, tudo estará de acordo com a “democracia”.

    E é exatamente em prol da “democracia” que as “instituições” estão “sólidas”. 

     

    Eu, particularmente, estou “muito feliz” em ver como “nossas instituições sólidas” estão agindo em “prol da democracia”.

    No próximo domingo, é bem provável que teremos um “verdadeiro” show de democracia no Brasil e para o mundo.

    Homens e mulheres, sobretudo, homens, probos, honestos, limpos, com a mais pura reputação ilibada, estarão  reunidos para , em conjunto e  com o mais profundo espírito público  em busca do bem comum, fazerem cumprir a “democracia” que nos “representa”. 

    Afinal, há “fortes” indícios de a presidente mulher cometeu tenebrosos crimes de responsabilidade, a começar pela própria condição de mulher. Além disso, convenhamos, a  “Administração pública”, sobretudo, a federal  é coisa ( privada) para homens probos e capazes. Verdadeiros  chefe de família…

    Chego a chorar de tanta emoção diante de um quadro tão absolutamente “democrático” como este que estamos vivendo nesses dias.

    Torço para que o auto-presidente sem voto da república, já com o discurso pronto de posse, possa, de fato e de ‘direito”, implementar o mais profundo e respeitável projeto para o “futuro” de nossa “nação”.

    Nas ruas, o povo se sentirá, mais uma vez orgulhosamente “representado”.

    O “patriotismo” estará presente em nossos cordiais “corações”.

    Eu, particularmente, sinto-me bastante “representado” a cada dia que passa. 

    Os “representantes do povo”, mesmo contrários ao meu voto na Dilma, estão profundamente “envolvidos” com o mais puro “e nobre” espírito capitalista, embasados na mais pura e bela  ética que protesta biblicamente com o ajuda do boi e da saborosa bala.

    É realmente muito emocionante perceber a nossa “formidável” democracia representativa  em ação.

    Dito tudo isso, gostaria  de finalizar com o seguinte:

    NÃO VAI TER GOLPE!

    NÃO VAI TER GOLPE!

     

  44. Exatamente, Nassif, o olhar

    Exatamente, Nassif, o olhar dirigido para o presente e a projeção realista para o futuro são os únicos recursos que nos garantem nesse momento de urgência. E é suicídio político alinhar-se com ardilosos traidores. Traidores, como se sabe, traem.

    Mas não creio que na hipótese de vencerem os golpistas tentarão institucionalizar o parlamentarismo. Na minha desimportante opinião seguirão com o presidencialismo de jure e empenhar-se-ão com um parlamentarismo de fato. O motivo é que os golpistas querem apenas os bônus do regime parlamentar – como querem apenas os bônus do presidencial. Assim quanto menos estabelecerem regras, mais Cunha e seus prepostos (já que a cassação e eventualmente prisão de Cunha é questão apenas de tempo), mais poderão continuar dizem “As leis sou eu”.

    Se eu fosse parlamentar correria e me resguardaria na CF…

  45. Nassif pegou leve.
    Este silêncio que grita? A calmaria antes da tempestade!!!

    Meus ossos doem: turning point à frente.

    Me preocupam meus pais, idosos, e meus sobrinhos, muito jovens. Tempos sombrios que não merecem presenciar.

    Estamos a 96 horas de um desastre. Até lá, espocarão prenúncios, escaramuças e presságios.

    Aos que muito sabem, maior a responsabilidade. Um grande abismo está sendo cavado e os que podem, nada fazem para impedir. A conta virá. Não sem antes causar insuportável, inqualificável dor.

    Eis aí a Besta. Eis aí a Hidra.

    Nassif pegou leve.

  46. “Apenas” mais um golpe
    Não consigo ver com bons olhos o processo de impedimento em andamento. Não vejo nenhum avanço, muito menos salvação. Mas o pior é que percebo exatamente o contrário. Ele é conduzido por um dos políticos mais corruptos do país, se não o mais corrupto, Eduardo Cunha. É tramado por um covarde conspirador, Michel Temer, que o encara como uma eleição indireta através da qual pode chegar ao poder. É apoiado por figuras pequenas, mas com muitos interesses, como Paulinho da Força, Caiado, Bolsonaro. É incentivado por uma oposição incapaz de aceitar as sucessivas derrotas a que foi submetida e que vê as investigações finalmente batendo em seus calcanhares. E é direcionado à derrubada de uma governante democraticamente eleita que não é acusada de nenhum crime, tendo como desculpa uma questão de execução orçamentária que nunca teria sido utilizada contra nenhum outro governante e que, certamente, não será utilizada contra nenhum governador que tenha recorrido a expedientes semelhantes.

    Fica escancarado, portanto, que isso não tem nada a ver com combate à corrupção ou com a construção de um país melhor, mas sim com uma intensa disputa política, que ameaça ultrapassar os limites da democracia, do Estado de Direito e da normalidade institucional, deixando um legado obscuro e imprevisível.

    O golpe não está na questão jurídica. Esta é apenas a desculpa. O golpe é observado na cronologia, nos atores e no contexto do processo. Ele começa antes mesmo da definição da questão jurídica, pois a intenção veio bem antes do surgimento da desculpa. Veio antes até do início do mandato. Começou quando Aécio Neves, hoje bem menor do que naquele momento, recusou-se a admitir a derrota e incentivou a continuidade da disputa eleitoral. Agravou-se quando Eduardo Cunha, acuado e ameaçado, aceitou o pedido de impedimento do mandato presidencial para se safar. O que tem dado certo, pois está aí até hoje. Dificilmente um pedido dessa natureza teria sido aceito de modo tão casuísta por algum outro deputado. E, mesmo assim, a mídia ainda trata a atuação de Cunha à frente de seu cargo com absurda normalidade. Tratamento estranhamente diferente daquele dispensado à presidente Dilma.

    Em seguida, a adesão de Temer e seus interesses bastante particulares ajudou a nos trazer ao presente cenário. Mas não precisava ter sido assim. O governo tem sua parte de responsabilidade, mas a oposição poderia ter simplesmente explorado suas falhas para tentar obter um resultado favorável nas próximas eleições. Ao invés disso, preferiu apostar no caos. A estranheza diminui, no entanto, quando constatamos que os verdadeiros detentores do poder vêm aplicando uma sequência de golpes desde a “redemocratização”. Começou com as eleições indiretas. Seguiu para eleições diretas cuja campanha contou com o forte envolvimento da mídia, que fez campanha descarada, manipulou debate, forjou partidarismo num sequestro e explorou até aborto, com a desculpa (esfarrapada, como veremos a seguir) da inexperiência. Logo depois, contrariada, a plutocracia cuidou de derrubar o primeiro presidente eleito diretamente. Um pouco mais à frente, mudou as regras para um mandato em andamento, algo que seria inusitado mesmo no conturbado momento atual, para permitir a reeleição de FHC. E o fez através de uma escandalosa compra de apoio parlamentar. Para garantir o sucesso da empreitada, a campanha que se seguiu, de modo excepcional, não contou com nenhum debate televisivo. O padrão de comportamento continuou após a primeira eleição de Lula, mas não com o mesmo sucesso. Veja-se a ofensiva durante a campanha da reeleição, denunciada por experientes jornalistas que chegaram a deixar seus empregos por conta do extremo desequilíbrio da cobertura. Porém, após tanto tempo dividindo o poder com uma corrente que conseguiu distribuir algumas migalhas aos menos favorecidos, o verdadeiro centro do poder decidiu golpear a normalidade mais uma vez.

    Quanto estendemos a linha do tempo para o passado para incluir as rupturas anteriores, que culminaram nos anos de ditadura, percebemos que nosso regime nunca foi direcionado pela vontade popular, mas por algo muito mais restrito. E, se voltamos os olhares para o futuro, vemos que o cenário pintado pelas medidas do tal “Plano Temer” não é nada agradável.

    Essa é nossa “democracia”, entrecortada por rupturas constantes. Mas o corte agora proposto tem atraído mais atenção, visto que seus condutores não conseguem esconder os verdadeiros objetivos. E por isso despertaram uma forte reação da intelectualidade, dos meios artístico e jurídico, dos representantes de inúmeros setores e de boa parcela da população. Espero, sinceramente, que essa reação seja capaz de frear o golpe e forçar a necessária repactuação. Afinal, se considerarmos que a ânsia e o desespero dos golpistas, logicamente, não é apenas para vestirem uma faixa e se sentarem numa cadeira, podemos esperar grande descontentamento com as canetadas que, certamente, já estão planejadas.

     

    1. Repactuação se faz com quem está disposto a dialogar.

      Não e possível diálogo com quem é golpista. Então, com quem seria essa repactuação? Só se for com quem faz oposição, mas não é golpista.

  47. Se o PP de Ricardo Barros

    Se o PP de Ricardo Barros abandonar o governo, como a impresa diz, nada estranho, Em Maringa, ele é chamado de leitão vesgo.

    1. Segundo os cálculos do

      Segundo os cálculos do governo, com a saída oficial do PP da base, o máximo de votos que se perde gira  em torno de 10.

      Porque o outros parlamentares restantes não iriam votar mesmo com o governo. Houve uma tentativa de aproximação mas não deu certo.

      Segundo o governo, ainda dá para se conseguir uma votação acima dos 200, que é a meta.

      Agora o imponderável sempre acontece, para os dois lados.

  48. Leis

    O que mais me preocupa é a AGENDA DO CONGRESSO num governo Temer/Cunha/Calheiros. Com esse Congresso ultra conservador desta legislatura, todos os avanços civilizatórios na Educação, Saúde, Economia, Social, estarão ameaçados. Leis extremamente regressivas serão aprovadas. O Pré-Sal será vendido a preço de banana, em troca de monumentais propinas. A esquerda será jogada na ilegalidade. Os movimentos sociais serão declarados terroristas, com aprovação de lei draconiana na área. Os gays serão caso de manicômio. Chico Buarque de Holanda que se cuide, e trate de renovar seu passaporte, e os progressistas idem.  Quem sabe Gilmar Mendes se anime a ser o novo Ministro da Justiça? O STF tá dominado. De cócoras. Bem abaixadinho. A Globo vai voltar com tudo, dominará a internet. Os Blogs Sujos serão exterminados. Seus donos processados. Diferentemente da Ditadura Militar, este período de Exceção será marcadamente antinacional, dirigido por figuras amorais, aéticas, sem um pingo de escrúpulos, criminosos do colarinho branco que não imaginam o que possa ser um Projeto de País.  Para manter um regime como esse, o MONOPÓLIO DA VIOLÊNCIA do Estado será trazido à baila como nunca se viu. Seremos calados à força, pelo medo de perdermos nossas vidas. Governarão pelo Medo. Nos transformarão num novo Egito, miserável, truculento, sem direitos sociais, com o coturno do Estado nos nossos pescoços. Os bandidos no poder viverão num verdadeiro Éden, com luxúrias sem limites, riquezas nunca sonhadas, roubadas dos nossos bolsos, do Tesouro Nacional. Michel Temer fez seu caminho até o Poder tal qual as serpentes noturnas, se esgueirando pelas fendas escuras abertas no edifício de nossa muito mal construída Democracia. O PMDB foi o cavalo de Tróia legado por Golbery para a Democracia. Funcionou. 

  49. Os culpados? A midia

    Os culpados? A midia espalhando o ódio visceral, a justiça e o mp não cumprindo o seu papel e sendo usados para perrseguir, o próprio governo com a sua miopia com a tal da faxina e com a politica economica estúpida (vai fritar ovos com a mocréia agora presidente!), os orgão de “inteligencia” que não conseguem servir para nada, daqui a pouco perdemos o pre-sal a amazonia até a calças.

  50. Ainda não acabou!
    Domingo

    Ainda não acabou!

    Domingo estarei na rua! E comigo milhares.

    Vamos mostrar que mesmo que ele ganhem, não levam.

    Não aceito, o governo deum presidente golpista, devemos começar a pensar a resistência através da desobediência civil em caso do pior acontecer.

    Mas eu ainda acredito!!!!

    NÃOVAITERGOLPE!!!!

    EVAI TER LUTA!!!!!!

    Luciana Mota

  51. Chegando ao poder, o

    Chegando ao poder, o constitucionalista golpista Temer pode seguir outras estratégias para se manter e agradar sua base de deputados bandidos. Seu discurso apelará para a superação da grande crise econômica e politica nacional, “herança” do governo golpeado. Ele poderá formar um “ministério de notáveis”, incluindo “figuras ilustres e acima de qualquer suspeita”. Alguém imagina que, diante de uma “convocação”, um herói nacional como um certo juiz provinciano e vaidoso recusaria a missão de conduzir o Ministério da Justiça para ampliar a luta contra a corrupção. Procuradores que representam deus na terra não abandoriam a pátria nesse momento grave. O STF e a PGR também podem receber alguns nacos do butim e integrar a “fotografia histórica” do governo dos homens bons que salvaram o país. Aécio e Cunha dividirão Furnas, Itaipu, Belo Monte, tudo pela moralização do setor elétrico. O discurso de reconstrução do Brasil será chancelado pela mídia, que insistirá na necessidade de sacrifícios da população. A classe média protofacista se verá representada pelos “notáveis” e se satisfará com o noticiário cor de rosa da globo, entremeado com prisões de petistas, comunistas, bolivarianos, mordadelas, pés-de-chinelo, etc. Constituição, democracia, povo, cidadania, soberania, dignidade… são detalhes usados por gente chata para incomodar os que querem trabalhar.  

  52. A decadência de um sistema e o nascimento uma nova era

    A decadência de um sistema e o nascimento de uma nova era

    Agora em junho, haverá um plebiscito na Inglaterra para o povo decidir se permanece na União Europeia ou não. Lançar tamanha responsabilidade para um povo decidir no voto, sem o pleno conhecimento do que está fazendo, da importância e complexidade dessa questão, é coisa bem própria do sistema capitalista. Se o povo inglês opta por sai da União Europeia, as consequências terão profundos reflexos na economia na Inglaterra e de todo o mundo, justo numa época de persistente crise econômica desde final de 2007. Pela lógica e pelo bom senso, uma questão dessa natureza, envolvendo o destino econômico e financeiro de quase todo o Planeta, de bilhões de pessoas, jamais poderia ser decidida pelas massas, sem preparo algum para fazer a melhor escolha. 

    Aqui no Brasil como em toda democracia, é a mesma coisa. Coube ao nosso povo, despreparado e despolitizado, eleger os nossos representantes no Congresso. O resultado dessa loucura não poderia ser outra: novamente elegemos um bando de corruptos e incompetentes, de verdadeiros marginais. Pior, contando com indivíduos dessa espécie, decidiremos em poucos dias, se vai haver golpe ou não. Se vingar o golpe depondo Dilma/PT, as consequências econômicas serão muito graves, principalmente, por conta das grandes privatizações a caminho, notadamente, da bilionária área do petróleo, Petrobras e Pré Sal. Toda a gigantesca crise que virá para o Brasil terá profundos reflexos em toda a América Latina e em outras economias.

    Enquanto isso, a poderosa China de hoje, que em 1949 estava no zero absoluto, bastaram apenas 60 anos para se tornarem a 2ª potência do mundo. Em mais alguns anos serão os primeiros do mundo. Esse milagre foi por conta de um sistema econômico diferenciado.

    Por tudo que estamos assistindo no mundo, de há muitas décadas, já dá para perceber que a estrutura econômica e social do sistema capitalista terá que passar por profundas modificações, antes que este sistema entre em colapso definitivo, arrastando a Terra para uma devastadora guerra nuclear.

    O capitalismo está realmente condenado, morrendo devido à suas contradições, principalmente, pela acelerada redução do polo consumidor mundial nas diárias eliminações do trabalhador braçal e intelectual, a cargo de Dona Tecnologia, que a cada dia vai ficando mais inteligente, habilidosa, produtiva e cobiçada. E ninguém segura essa fantástica senhora que faz desempregados por todos os lados. Ou seja, uma nova era econômica tem nascer, de justiça e fraternidade para todos. Antes que seja tarde demais.

  53. cachorro que caiu do caminhão de mudança!

    Não consigo ter um único pensamento ou raciocinio que me leve à mínima compreensão do momento que estamos vivendo. E, confesso, tenho me esforçado!!!

  54. Enquanto isto , o STF não se

    Enquanto isto , o STF não se manisfesta , não trabalha  e se omite em tudo.Omissão sintomática ! Cambada de covardes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  55. As ruas vão estar cheias dia 17

    Aqui em Salvador, os movimentos dos dias 18, 31 de abril foram expressivos e serão maiores no dia 17, portanto jamais deixaremos esse golpe acontecer, os deputados golpistas é que precisam olharem os movimentos sociais e povo que vão em defesa das suas ideias independentes de partidos. Eles não podem esquecer que: para ganhar uma guerra é preciso unir forças e não separá-las, conforme estão optando por apenas um movimento das ruas (favor do golpe). A direita da truculência fique sabendo que somos mais de 200 milhões, portanto não adianta a força porque nós jamais aceitaremos as correntes e a senzala, não ao golpe.

  56. Petróleo

    A Dilma deveria passar imediatamente – ontem, se possível – a Petrobras para o Ministério da Defesa, em face de sua importância para o futuro do País. E indicar alguns oficiais-generais, das tres armas e com profundas convicções nacionalistas, para os principais cargos da empresa. Com isso ela acabaria  com um dos motivos do golpe (olhem que aquí ainda está melhor do que aconteceu no Iraque, na Líbia, no Irã, na Venezuela).

  57. Alguém viu essa tal de democracia passar por aqui

    Vamos lá, mais uma vez.

    Nós não temos democracia. Temos sim um ordenamento jurídico extremamente complexo. Há leis para tudo que se puder imaginar. Assim como há intermináveis recursos para toda e qualquer sentença. E há também excrescências jurídicas como as liminares, os pedidos de vista, e as possibilidades de engavetamento dos processos por parte dos juízes. E recorrer à lei é caro, custa muito dinheiro, portanto não existe de fato o estado de direito para qualquer cidadão.  Mesmo assim, o processo sofre por prevaricação e procrastinação por parte dos membros do judiciário.

    A vontade do povo nas casas parlamentares é a última coisa que interessa. Se trabalham, o fazem em pról de seus próprios interesses, sempre financeiros, é claro.

    Através dos anos, depois de 1988, os políticos vieram emendando a constituição e cuidadosamente construindo, de forma subreptícia, dispositivos que os imunizam a qualquer mandamento da moralidade. Embutiram em nossos códigos legais e regimentos, através da inclusão de artigos e parágrafos específicos, formas de se protegerem da execução da lei sobre eles próprios.

    Mas como assim? Nós votamos! Sim, votamos. E através dos tempos, desde o momento das diretas, o povo foi subliminarmente convencido que democracia é só isso. Votar. Votar e depois se arrepender, seja lá qual tenha sido o voto. Isto acontece porque existe um sistema complexo na política que age como um filtro. Ninguém que surja do povo bem intencionado consegue furar os bloqueios e tornar-se candidato. Alguns dizem que sim. Queria que me provassem que isto é verdade.

    No pleito, deixando de lado as suspeições que há sobre apuração, o povo é completamente livre para escolher, contudo a escolha se dará sempre sobre um universo de indivíduos que já foram filtrados. Qualquer laranja que se tome será indiscutivelmente uma laranja podre. Dizem que lá há homens bons. Também gostaria que me provassem isso.

    Quanto às chamadas instituições, são compostas por funcionários públicos. Na maioria concursados, portanto, imunes. Dizem que sua imunidade é necessária para que não haja trocas sempre que o poder muda de mãos. Se foi verdade um dia, hoje talvez já nem seja. Veja-se os ministros… e até os do STF, se for o caso. Então, se estes não são imunes, de que interessa imunizar uma base operacional de barnabés? Apenas para torná-los lentos, preguiçosos, indolentes? Para que não precisem arcar com suas ineficiências?

    E dizem que ‘pelo menos as instituições estão funcionando’. Sim, estão, desde que os barnabés não estejam em recesso, aproveitando o ponto facultativo, em licença prêmio, aposentando-se precocemente, ausentes por motivos particulares relevantes, prevaricando, fazendo corpo mole, comemorando o fim de ano, o natal, o carnaval, assistindo às Olimpíadas ou à Copa, ou simplesmente enchendo salas onde a presidente faz ridículos comícios no palácio do planalto.

    Não, meu prezado. Isto não é uma democracia. Nem chega a ser uma democracia tupiniquim. É uma zona de meretrício. Podemos, para ser um pouco mais elegantes, chamar isso de Votocracia. Mas não dá para ir além sob pena de forçar o têrmo. Este regime é o resultado criado por uma vagabundalha viciada em cometer fraudes, desvios, roubos e especializada em negociações, trocas, traições, conchavos, conspirações, mestres em sacangem e na malversação dos dinheiros públicos.

    Não me fale, prezado, em democracia. Se confunde nossa criminalidade institucionalizada com democracia, o Sr não sabe o que esta palavra significa. 

     

     

  58. Impasse Mexicano

    Nesse jogo de cartões do golpe, a estabilidade interna entre os golpistas é uma ilusão criada por feiticeiros sem audiência em suas bolas de cristal. Os interesses que mantém unida a trupe na mesma foto: Assumir o controle do executivo e colocar o judiciário no bolso. São as únicas coisas que os golpista sabem toscamente como alcançar. O resto é efeito colateral aleatório. Alcançada essa meta, a ala aristocrática do golpe tentará de forma desesperada se livrar de aliados de outras linhagens e da leva de bárbaros associados, para mostrarem ao povo do reino a força do heroísmo e a concretização do direito divino ao trono.

    Acontece que o território é muito extenso. Os recursos com alta liquidez estão escassos. Os nobres locais não tem mais controle sobre suas terras de domínio ancestral, e grupos rebeldes altamente qualificados contra ilegitimidades estão distribuidos por toda essa vestfália.

    Os acordos necessários para invadir o castelo foram além do razoável até para os padrões de guerra total dos nobres bandeirantes. E os mercenários antes contratados por algumas moedas de bronze, agora são credores de altas quantias em ouro dos principais membros do conselho real golpista.

    Não é mais uma questão política. É uma questão logística. E se há uma coisa faltante nesses membros  “revolucionários de direita”, é justamente a tal da Lógica.

  59. Tudo começou com aquela

    Tudo começou com aquela bobagem de “jornadas de junho de 2013”.

    Muitos aqui inclusive queriam tentar interpretar como um novo florescimento da juventude querendo participar da política, e poucos como eu viam nisso como a preparação para o golpe, a “primavera ou revolução colorida” que vivenciamos agora.

    O Aécio não ter aceitado a derrota de 2014 foi o estopim do golpe. Aécio, na História, será para sempre lembrado por isso.

  60. Tomara que os membros do STF

    Tomara que os membros do STF sofram bastante com o novo governo, pois poderiam ter resolvido a questão legalmente mas se omitiram. Por omissão compactuam com o golpe.

    ////

    Tiro, porrada,  e bomba, esse deverá ser o contra golpe. Atentado contra políticos golpista e apoiadores do golpe 

    Pena que eu hoje não tenha os meus 30 anos.

    A elite brasileira se acostumou com a passividade dos subjugados. Foi assim na escravidão, houve poucas resistências.

    Ainda hoje vemos isso na relação (escrava) trabalho e emprego em algumas regiões. A elite brasileira nunca sofreu grandes resistências do povo subjugado

    O povo tem que se insurgir contra a elite, com morte, atentados, fazer a vidas deles e de seus familiares se tornar um inferno.

    Às favas com a passividade do povo gentil, pacífico  e ordeiro. Nesse caso vale a máxima militar ” Se queres paz, se prepare para a guerra, e se arme até os dentes.”

    Dependendo da resistência do povo hoje, no futuro a elite pensará duas vezes antes de dá um golpe. A cabeça da elite hoje ainda é escravocrata, estamos há pouco mais de cem anos da “abolição dos escravos”. Eles acreditam que não irá acontecer nada. No máximo uns pneus queimado nas estradas

    Tiro, porrada, bomba e mortes, esse deverá ser o verdadeiro contra golpe, para que fique marcado na história deste momento.

    O resto é conversa fiada.

     

    1. Realmente. Eu duvido que não

      Realmente. Eu duvido que não haja um ponderado aqui que na verdade não quisesse a cabeça do cunha no capô do seu carro.

      NÓS PRECISAMOS SIM, PÔR ESSES FDPs NO LUGAR DELES.

      Aposto que com um bom  tapa na orelha eles já ficariam “pianinho”.

  61. Venceremos! Não vai ter Golpe!

    Por que não vai ter Golpe II?

    Uma amiga me pergunta: o Impeachment vai passar na Câmara dos Deputados no domingo?

    Eu respondo: tem possibilidade pequena. Nada pode ser descartado.

    Porém, “O galo não canta de véspera.” Uma lição para o Michel Temer. FHC já aprendeu uma vez em 1985 quando achou que tinha ganhado a eleição para Prefeito de São Paulo e sentou na cadeira de Prefeito antes da hora. Ele acreditou no Datafolha.

    Sintomático não? Da mesma mídia, a Folha, que dirá até domingo que o Golpe do Impeachment vai vencer! Como sempre disse que o Serra era o líder das pesquisas, antes da hora certa, para Presidente e ele perdeu duas vezes.

    É o jogo deles! Cantar vitória antes da hora! Sempre é assim! Por que não há Jornalismo na Rede Globo, Folha, Veja, Estadão, etc. há, apenas, o desejo de retomada do Poder para benefício privado!

    Não entremos nesta partida! Ela é mentirosa desde o ponta pé inicial!

    Para entender o que se passa hoje é preciso entender que o Golpe do Impeachment não está nas ruas mais. Ele é um Golpe midiático capitaneado pela Rede Globo e demais mídias oligopólicas com a intermediação de três pilares do Judiciário ligados ao PSDB: Moro e a Lava-Jato, Gilmar no STF e TSE e Janot na PGR (parte do Ministério Público), do Legislativo capitaneado pelo Cunha e do Vice-Presidente Temer que trai a Presidenta Dilma e articula contra o seu mandato à céu-aberto.

    As ruas já perceberam que não há outra motivação senão a de ser um ato golpista a votação do Impeachment da Dilma. E, o sinal da percepção é que as classes média e médio-altas nem batem panelas mais, se calaram.

    As ruas já sabem que a Presidenta Dilma não é acusada de nada, que não roubou nada, que não enriqueceu ilicitamente através da Política e que quem quer apeá-la do Poder são um conjunto grande de parlamentares corruptos e tentando se safar de processos que estejam envolvidos.

    As ruas já sabem que as tais “pedaladas” foram feitas por quase todos os governadores e são comuns desde o Governo FHC. Ela se informou disto.

    Informou-se por quê?

    Impeachment não é troca de treinador de Futebol, é troca de Presidente da República. Acreditar que ninguém vai buscar os motivos verdadeiros desta tentativa apressada de troca do Presidente é acreditar que somos todos robôs que ficamos 24 horas do dia nos informando pela Globonews e com uma única pausa para ver o Jornal Nacional.

    As ruas já sabem da parcialidade da Lava-Jato que só persegue petistas, Lula e Dilma e vaza qualquer coisa, mesmo sem fundamento e sem valor probatório que tenha sido mencionado sobre eles em alguma “delação”, quase sempre de réus confessos. E que confessam crimes e são soltos, enquanto alguns petistas e aliados “mofam” no cadeião da PF do Moro. Moro que manda dar sigilo à Lista da Odebrecht porque tem nome de centenas de políticos oposicionistas, inclusive parlamentares pró-Golpe!

    As ruas já sabem do circo montado pelo Eduardo Cunha e pela Rede Globo para o Impeachment. Trabalhar de segunda a segunda e de madrugada? Numa correria desenfreada? Marcar a votação para o domingo na hora do Futebol com transmissão ao vivo para todo Brasil com a TV GLOBO e demais emissoras transmitindo em pool como se fosse a final da Copa do Mundo da Rússia com o Brasil em campo? Para todos verem e torcerem pro seu time e depois ficarem com raiva de quem jogou no time adversário? Colocando no telão a cara de cada parlamentar para constrangê-lo de votar contra o impeachment.  Escolhendo a sequência de votação, não por ordem alfabética, mas pelos estados que tenham maior probabilidade de votar Sim! Para pressionar os parlamentares do Norte e Nordeste mais favoráveis ao Não! De dizerem sim! Com medo da exposição/repercussão midiática de suas imagens expostas para o Brasil todo ver! E ser, sonham assim, todo parlamentar favorável à Dilma execrado frente ao Brasil ligado na TV para o Jogo do Impeachment no lugar do Jogo de Futebol?

    Todo o Brasil já se ligou no circo do Impeachment.

    E os parlamentares do Não! ao Golpe do Cunha e do Temer e da Rede Globo sabem que é preciso esconder o Jogo do voto.

    Quem se expor agora, antes da votação do dia 17, será execrado, terá sua reputação assassinada por esta mídia oligopolizada e golpista e porque não dizer bandida capitaneada pela Rede Globo, Folha, Veja, Estadão, Band, RBS e poucas mídias mais que representam mais de 80% de toda a informação produzida sobre o cotidiano do Brasil e do Mundo que temos acesso.

    Então, é assim. O Parlamentar do Não! fica em silêncio, mas não significa que vá entrar no jogo (com resultado fraudado) de final de Copa do Mundo da Rede Globo e do Cunha.

    Temos parlamentares que não abrem a boca porque os golpistas são capazes de tudo, através de seus soldados da extrema-direita. Até de ir à casa deles ameaçar a integridade física dele e de familiares se o Deputado se pronunciar contra o Golpe do Cunha e da Rede Globo antes da votação final no domingo.

    Precisamos de 172 parlamentares que não apertem o SIM! para barrar o Impeachment. É preciso ter paciência.

    O outro lado, o golpista, precisa de 342 votos SIM!

    Na realidade é muito arriscado pro outro lado tudo. Ele para vencer precisa comprar deus e o mundo, certo? Os golpistas vivem de dinheiro. Vai ser na base da grana alta e de cargos que se garantirá o voto SIM!

    Só que há um, porém.

    As ruas estarão em sua grande maioria contrárias ao Golpe!

    Só a galera da extrema-direita que foi ensinada pelos pitbulls do Jornalismo e alimentada pelo ódio ao PT, Lula, Dilma, Esquerda, programas sociais de transferência de rendas e cotas e movimentos sociais, anda se manifestando favorável ao Impeachment.

    Levar Cunha e Temer ao mesmo tempo para o Palácio do Planalto? Quem quer? Ninguém, além dos golpistas. Temer que não tem votos nem para se eleger Deputado Federal com as próprias pernas e não tem mais de 1% de intenções de votos numa hipotética Eleição presidencial. Em 2006 teve 70 mil votos e só foi eleito com as sobras de votos dados ao PMDB.

    E há o instinto de sobrevivência política e de consciência de que não existe crime cometido pela Presidenta Dilma, para alguns parlamentares oposicionistas, como o da Rede que participou da comissão e apoia o Não! 

    E se o Golpe fracassar já no domingo? Podem sepultar suas carreiras políticas ali. E, se der tudo errado e o pós-Golpe não prosperar? Tudo será pesado até a hora da votação. 

    Os silenciosos vão ir conforme a voz das ruas, galera! Mas, vão ficar calados por segurança!

    Quem faz Golpe não tem escrúpulos, é dissimulado e sem limites e pode partir para a violência física!

    Tenhamos paciência! Ocupemos as ruas e gritemos bem alto: Não vai ter Golpe! Vai ter Luta!

    Venceremos no domingo!

    O povo é muito maior que Rede Globo & Cia., Temer, Cunha, Aécio, Serra, FHC e os golpistas menores!

    1. Serenissimo

      Alexandre, sereno e logico, tolerante e sem ódio, um bom Francisco na misericórdia.

      Não vejo na direita extrema uma argumentação que extrapole o ódio com argumentações, mesmo que sectárias se contrapondo a este teu discurso.

      Parabéns, mesmo que o pior venha a acontecer sempre teremos uma vela acesa de bom senso e tolerância.

      Sempre cito o lema da Serenissima Republica Di Venezia, Serenissima pela maneira equilibrada e Serena na administração das instituições e da Justiça em particular.

    2. Queria que fosse assim- mas devo discordar

      Caro Alexandre, compartilho da mesma esperança, mas sua interpretação tem um ponto falho fundamental: a maioria da população não comoreende o que lhe é jogado pela mídia com o mesmo discernimento que você. Quando a Globo transmite uma manifestação cbf, não questionam a diferença de tratamento, apenas que está um sucesso.

      sim, concordo que a sua interpretação vai ganhando peso, tamanha a obviedade, mas o outro lado da moeda é meticulosamente reforçado também.

      É preciso ser realista e preparado para enfrentar o que há por vir. Temos que pressionar deputados, fazê-los acreditar que essa onda coerente com sua visão poderá ser real, que eles serão marcados quando a inevitável realidade despertar o povo. Que a queda deles será nossa missão de vida, que mais que não confiarmos seus votos, pressionaremos suas condenações.

  62. o que fazer?

    Mas a saída é por aí. Combate-los em seu macarthismo. Invasões, greve, atentados, violência urbana. ir para o pau. Se possível atentar contra a vida destes caras. Enfim: Foder de vez com a coisa para ver o que acontece.

  63. Parece que as manifestações de rua pró-golpe perderam força. Na

    Parece que as manifestações de rua pró-golpe perderam força. Na verdade só serviram para encorajar o Eduardo Cunha e o Michel Temer junto com a mídia golpista para desestabilizar o governo. A sensação que fica é de que uma parcela dos manifestantes que antes apoiavam o impeachment já não têm tanta certeza a ponto de bancarem um governo ilegítimo. Mas infelizmente o estrago já foi feito, os ingênuos útteis já cumpriram o seu papel.

    1. Fazendo uma paródia da música

      Fazendo uma paródia da música de festa junina:

      Bate a panela iaiá/

      Bate a panela ioiô/

      Cuidado para não se queimar/

      Olha que a direita já provou o seu “valor”

  64. Não acredito em protesto do

    Não acredito em protesto do povo, ficou calada até o memento, sempre foi apolítico e continuará sendo, a globos da vida vai acalmar o impeto da maioria, vai sair as noticias boas, inaugurações de obras até o momento ingnoradas e bola para frente….

  65. Nassif, existe uma

    Nassif, existe uma contradição aí no item 3 da sua análise:

    “Enquadramento do Ministério Público Federal e da Lava Jato.”

    Mas por que o Ministério Público Federal converge todas as suas ações em prol do Impeachment ?

     

    1. MPF parceiro do golpe

      Na sua essência, a investigação da LavaJato só ocorreu com o objetivo único de derrubar o Governo Dilma. Atingido o objetivo, o enquadramento se dará naturalmente, por consenso.

      No entanto, uma parte dela, a que lhes interessa, seguirá seu caminho, mesmo sem provas, porque a literatura assim o permite, desde que o  leve a prisão de Lula, Dilma, demais petistas e a criminalização e extinção do partido. Servindo-lhes ainda de álibi para arrotar aos quatro cantos que, ao contrário do que se  afirmava, a investigação não foi sepultada pelos golpistas.

  66. Nessa tragédia tem uma lógica (interna)

    e será esta lógica que definirá sua sobrevivência: a mídia venderá (caro) para os brasileiros que eleições diretas para presidente da república (de bananas) custam caro de mais e são a fonte de “toda a corrupção”. Portanto a “salvação do Brazil” será copiar o sistema italiano, não melhor alemão – parece mais sério – com parlamentarismo e eleição indireta do presidente da república (com tanto poder que o vice presidente hoje).

    A classe media/media-alta comprará este argumento com grande prazer, por que como falou uma conhecida “são os pobres e nordestinos que nos impõe pelo voto Lula/Dilma/PT/bolivarismo”.

    Mas e a juventude da periferia vão aceitar calados não votar mais para presidente da república?

    Tenho lá minhas dúvidas.

    1. Julgamento do Parlamentarismo pelo STF – Bastidor

      A Conversa de bastidor é que STF resgatará entendimento do jurássico no julgamento da emenda do parlamentarismo.

      Dirá que sim, desde que que aprovado em referendo posterior pelo povo.

      Mais uma vez, como no fim da terceira instância, o STF vai dar uma “pedalada” na Constituição.

      Sim, porque no Parlamentarismo não ha separação rígida entre Executivo e Legislativo. Como a separação entre os Poderes é clausula pétrea, só uma nova constituinte poderia mudar. A emenda é claramente inconstitucional e isso deveria o STF afirmar categoricamente. Sem titubeio.

      Mas… a maré política leva a pedaladas jurídicas.

      Certamente vão lavar as mãos dizendo que o poder emana do povo e se o povo referendar então tudo bem…

      ERRADO! Um referendo é uma eleição MAJORITÁRIA – sim ou não. 50% dos votos mais 1 aprova.

      Uma Assembleia Constituinte é eleita por voto PROPORCIONAL. Ou seja: minorias estão devidamente representadas.

      Ah, responderão alguns, se são minorias não conseguiriam barrar numa Constituinte da mesma forma.

      ERRADO DE NOVO! 

      A versão final de uma Constituição é uma barganha. Resultado e concessões recíprocas entre os diversos grupos ali representados para chegar a um consenso mínimo. A síntese da sociedade.

      Com essa “pedalada”, o STF permitirá a uma maioria eliminar parte FUNDAMENTAL da barganha que todos aceitaram em 88: o voto majoritário para Presidente, para contrabalancear o Congresso – que atua sob escrutínio da imprensa e do povo muito menor. Até por ser um colegiado. Com membros contados às centenas. Muito fácil diluir a pressão e/ou impopularidade de medidas adotadas.

      Vale lembrar que a oportunidade CONSTITUCIONALMENTE PREVISTA para revisão do sistema de governo já passou. Foi em 1993 e a proposta de parlamentarismo foi fragorosamente derrotada pelo voto popular. Passou! Agora só com nova Constituinte, caros “ciclistas” jurídicos.

      Vale lembrar que a derrota foi pela segunda vez, inclusive.

      Penso que o STF lava as mãos, mas com a esperança de que o povo mais uma vez rejeite o parlamentarismo no voto. Lembremos como nossos Min. rogam a Deus diante de “nossa alternativa de poder”.

      Ok! Eu também assim espero. Mas todos esperávamos que o povo aprovasse o desarmamento em 2005 – inclusive a Globo – não é mesmo? Deu no que deu.

      Parece que há pessoas que teimam em subestimar a ameaça e a força da maré conservadora. Que aliás se revelou pela primeira vez justamente no referendo de 2005.

      Alo, STF! Pôncio Pilatos não foi pro Céu não!

       

       

      PS: não vi post no GGN ainda sobre esse julgamento. Vou postar esse comentário la no meu blog,

       

  67. Serenidade nesse momento,É SÓ

    Serenidade nesse momento,É SÓ NÃO LIGAR A TV DOMINGO!

    E ,olha!,quem te fé em alguma coisa CLAME viu,pois a COISA TÁ FEIA!!!

    Mas dizem que a esperança é a última que morre,esperemos então!!!

  68. Acho que a Lava Jato não

    Acho que a Lava Jato não termina pós-golpe. Ao contrário, ela vai se fortalecer até prender o Lula e acabar com  todas as aspirações progressistas de um retorno, via urnas, em 2018. Depois, de Lula preso, aí sim, a Lava Jato cumpre seu papel e pode, enfim, sair de cena.

    1. se o golpe passasse, né?

      Balan, 

      é por aí. A Lava-jato vai atrás de factóides para enfraquecer Lula até a denuncia chegar na segunda instância e impedir Lula de se candidatar. Não iriam arriscar prendê-lo. Seria correr risco de bobeira. Isto tudo se o golpe passar – o que duvido. Não passando, o script é um pouco diferente. Neste caso, Janot apresentará denúncia contra Lula mas terá que dar uma moeda de troca: vai entregar um grão-tucano. E este será Aecio que nem grão é mais.

      No fritar dos ovos, dada a pressão popular, Lula sairá candidato em 2018 e Aécio não poderá exercer seu direito de votar em Lula pois estará na Papuda fazendo companhia ao Cunha. 

       

        1. Contra Lula? Nenhuma

          Dirceu foi denunciado sem provas e preso sem provas. Idem Genoino e Paulo Cunha. 

          Se o STF condenou sem provas, denunciar é fichinha…

          Contra Aécio? Ixi, converse com o deputado estadual Rogério Correia que ele vai te dar um caminhão de provas que, por sinal, já estão nas gavetas do Janot.

           

  69. Por serviços prestados, o

    Por serviços prestados, o PSDB deverá salvar as cabeças da República de Curitiba, talvez não se preserve cargos e funções.

    O Moro continuará somente atrás de Petistas.

    O Janot será mais um procurador com gavetas imensas…

    Os outros vão rezar e guardar em vídeo para a memória do que fizeram…

    O judiciário vai arquivar…

    As TV’s vão cobrir o temer inaugurando o canal do São Francisco e será aplaudido na abertura das olimpíadas…

    Marina, Ciro NUNCA CHEGARÃO A PRESIDÊNCIA…

    ACABOU para qualquer um que não seja da CASA GRANDE E COM PEDIGREE!

  70. Em relação à votação de

    Em relação à votação de domingo, só uma coisa é certa. Um, dos dois grupos, pró e contra o impeachement, ficará extremamente decepcionado e frustrado.

    Vejo confiança e segurança maior no resultado positivo, os que são a favor do golpe. Segundo dizem, já contabilizam 380 votos. Acho que estão incluindo no bolo votos de petistas também.

    Do lado do governo vejo mais moderação e zero de empolgação. Talvez isso pode ser um estratégia para não entregar o jogo ao adversário. Das duas uma. Ou o governo está seguro nos votos para barrar o impeachment, algo em torno de 200 votos, ou está perdido contando com o acaso.

    De qualquer forma, a frustração e a dor da decepção, é maior para o grupo que mantém mais confiança com o resultado positivo. Caso o resultado não seja o  esperado.

    Imaginem a dor e a frustração de quem já fez discurso ao povo brasileiro.

    De qualquer forma, alguém vai sair extremamente machucado desse embate.

    1. A mesma dor que acometeu

      A mesma dor que acometeu Aécio em 26/10/2014.

      Comemorou muito antes da hora (com direito a euforia pelo Whatsapp) e minutos depois veio a ducha de água fria.

      Dor que acometeu também Gilmar Mendes, que durante a apuração dos votos era só sorrisos de satisfação (as apurações no Sul e Sudeste começaram primeiro) e próximo ao fim das apurações era um mau humor só.

  71. Que eu saiba o processo de

    Que eu saiba o processo de impeachment só acaba após o julgamento no STF. Acho que o Temer pode ser presidente por 6 meses somente. Mas passando pela câmara tem o senado, e depois o STF, que poderá absolver a Dilma das acusações.

    1. Como a “navalha” que está

      Como a “navalha” que está estuprando a Constituição não tem pescoço mesmo, quando esta acordar do desfalecimento, Papai Noel e o Coelhinho da Páscoa lhe acolherão com suaves carícias…

    2. Termina no Senado…

      Gaspar, 

      o STF pode interferir na inconstitucionalidade do golpe e interromper o processo. Mas o “tribunal” que irá julgar é o próprio senado presidido pelo presidente do STF. Ali é a palavra final. 

       

  72. SOBRE GOLPE – URGENTE

    URGENTE PARA LULA E BLOGUEIROS PROGRESSISTAS, por favor, não deixem passar e denunciem urgentemente que o Deputado Paulinho da Força – negra, é claro! – íntimo de Eduardo Cunha e um dos mentores do golpe, está batendo de porta em porta nos gabinetes dos deputados com um bolão sobre o resultado do impecheament. Melhor seria dizer placar, eis que, no domingo parece que eles vão assistir à uma partida de futebol, com direito à transmissão ao vivo pela Globo. É aviltante uma coisa dessas. Isso mostra o nível e a seriedade daqueles que supostamente representam os interesses do povo brasileiro. Os golpistas estão pouco se lixando com o destino do povo. Nós não podemos deixar esses homens brincarem com o regime democrático brasileiro desse jeito. Temos que abrir os olhos do povo, gente. É de estarrecer a má intenção e a canalhice dos golpistas. Por favor, listem os deputados que entrarem no tal bolão e compartilhem nas redes sociais. Temos que tirar essas escórias da política brasileira. Isso não é coisa de homens não, é coisa de moleques. Os deputados golpistas estão deixando a máscara cair de vez. Isso não é representação política. Isso é imoralidade da grossa. Nunca pensei que fosse viver para ver uma situação dessa acontecer no Brasil. É de chorar pessoal.

     

    1. Bravo Sandra!

      É isso mesmo !  Temos que bradar que corruptos e ladrões querem derrubar uma Presidenta honesta, eleita legitimamente e sem nehum crime cometido!   À Luta!  Não vai ter golpe!  ACORDEM BRASILEIROS!!!

  73. Financiadores do Golpe:

    Financiadores do Golpe: Mostrem suas caras. Já sabemos que os operadores do golpe são notórios corruptos. Os operadores logístico são: a Justiça, o MPF e a PF. Mas , e aqules que jogam rios de dinheiro escuso (até porque não pode ser contabilizado) para alimentar o Golpe? 

    E necessário que se coloquem os nomes, as funções e as fotos. Não podem continuar escondidos atrás de empresas e instituições. É importante a foto para deixar para a História.

  74. Nassif, você dedicou-se ao mais improvável

    Achei a análise quase perfeita. Apenas corrigiria o papel de Cunha no novo governo.

    Neste improvável cenário de Temer presidente, o STF deixará cair sua máscara: já que Cunha não tem mais utilidade, vão prendê-lo. Logo, o papel de Cunha é se comportar bem na Papuda para ganhar redução de pena.

    Nassif fica devendo uma descrição de como seria o cenário mais provável pois tudo indica que o SIM não passará de 300 votos – sem clima de já ganhou, pelo contrário: todos às ruas!!!!

    Se até amanhã não pintar nada aqui, vou brindá-los com minha visão futurista pois um amigo me ensinou a cingir o espaço e visitar o futuro. O incoveniente é a energia que isto demanda. Mas a causa vale os MW que gastarei.. 

    Boas notícias vindo por aí!

    1. Vão prender Cunha nada. Se

      Vão prender Cunha nada. Se tivesse que prendê-lo já o teriam feito. Vão comer miudinho na mão dele e do Gilmar. Vai ser gozado ver a Dra. Rosa Weber condenar porque pode depois de pedir licença pro Gilmar. O Facchin vai ter que escrever 360, e não mais 180 páginas, para justificar que o Cunha é honesto. O Teori, com seu ar doutoral vai encontrar inconsistências na acusação ao Cunha e a Carmém Lucia  já é personalidade do ano da Globo sem assumir o Supremo. O Toffoli,cachorrinho do Gilmar, continuará abanando o rabo porque não tem sequer capacidade de citar os 300 juristas que o Celso de Mello cita. E o Celso citará 10 juristas para que seu patrão Sarney seja bem agasalhado no novo governo. O Fux, como sempre matará no peito, e se juntará rapidinho à trupe do poder. Sobrará o Lewandovski que será cassado por que Cunha e seus incontáveis foras da lei, como Paulinho da Força, por ex,  assim o querem. O Barroso foi empregado da Globo e portanto não será incomodado. E com Marco Aurélio, se continuar a agir como um juiz,  não sei o que acontecerá.

      E viva a república das bananas em que nossa elite vagabunda transformou o nosso país.

      1. Não vejo escapatória para ele

        O STF patrocina o golpe. E o golpe de verdade é impedir Lula. O Impeachment de Dilma não passa de uma das fases planejadas do golpe. Temer e Cunha apostam suas vidas nesta fase. 

        Passando a fase do congresso onde o impeachment não passará, o STF tentará limpar sua barra perante o jugamento da história, pegando Cunha. 

        Vamos aguardar…

         

         

  75. A midia bandida ja esta

    A midia bandida ja esta mirando no senado. Gazeta do povo publica materia, onde diz que maoria apoia o golpe. Os golpistas estao querendo ganhar no grito. NAO VAI TER GOLPE. VAI TER LUTA.

  76. A Constituição de 1.988 (parte 2)

    A Constituição Federal de 1.988, embora tenha sido criada por uma geração inteira, que se unira em busca de ideais elevados, com o olhar fixo no futuro de todos os brasileiros, está sendo rasgada nos últimos tempos. De tão perfeita, qualquer corte em seu corpo a faz sangrar. E o sangue derramado de seu texto provém de seus criadores mais importantes e une-se ao sangue vertido pelo povo que ora sucumbe nas mãos de golpistas. São esses golpistas que a estão retalhando com a navalha na mão, brandindo-a em todas as direções, cortando a carne dos brasileiros ao mesmo tempo em que cortam as páginas essenciais da nossa Lei Maior. Os cortes têm sido tão profundos que a navalha está se aproximando de sua estrutura óssea, de sua sustentação básica.

    A sagrada livre vontade do voto dos brasileiros em eleições legais capenga diante do desejo dos golpistas de tomarem o poder de quem o conquistou sob a égide da nossa Constituição Federal. Os traidores se aproximam do golpe fatal, mas a vontade do povo mantém-se íntegra no sentido de barrar-lhes o assassinato do nosso tão querido regramento constitucional, aquele que foi criado para enterrar, de uma vez por todas, os efeitos nefastos da ditadura militar que ainda sobreviviam à época. Não são poucos os que falam sobre uma nova ditadura, desta vez engendrada por três agentes, a mídia oligárquica, a oposição golpista e setores do Poder Judiciário. Em comentário anterior, falei sobre o momento histórico brasileiro em vista de suas últimas conquistas civilizatórias.

    Com efeito, a Constituinte pensara no homem do povo, no brasileiro, ou melhor, naquilo que faz de um homem um brasileiro. Estava em foco colocar no centro do mundo, para que fosse enxergado pelos demais povos, a silhueta de um povo que, a partir dali, faria parte do desenvolvimento da Humanidade considerada em grau elevado, culturalmente avançada. Era o caso de estender a mão para cima, no afã de encontrar a mão daqueles que estavam num patamar superior. Todavia, tudo isso parece estar ficando distante, os fascistas golpeiam todas as conquistas do povo brasileiro, sobretudo as conquistas sociais, aquelas que trazem para um país a certeza de desenvolvimento pleno que contempla todos os seus cidadãos sem distinção.

    – Ai de vós, brasileiros! Morrereis na praia, justamente agora que conseguistes fôlego para nela aportar.

    – Sim! É assim que nos encontramos neste momento. Nossos navios foram desviados pelos fascistas, que avançam sobre nossos lemes, premindo-os em direções erradas.

    – Tendes esperança, brasileiros. Ainda há tempo de corrigir o curso de vossas naus.

    – Nossas esperanças estão definhando rapidamente. Mas ainda há um pouco de vento batendo em nossas velas. Nossas naves se contorcem numa luta ingrata contra a força dos fascistas. Todavia, ainda não afundaram.

    – Boa sorte a vós! Estais lutando bravamente, não vos desmorecei jamais.

     

    1. Constituição de 88 perfeita?

      Constituição de 88 perfeita? É uma das piores na historia das constituições, uma colcha de retalhos assuntos que caberiam apenas numa  Portaria do Ministerio do Trabalho, mistura conceitos de parlamentarista com presidencialismo sem se definir qual prevalece em muitos casos, grande numero de artigos depende de lei ordinaria que ainda estão por fazer, é tão confusa que já exisgiu enorme numeros de emendas em menos de 30 anos de existencia.

      1. Concordo com AA

        Apesar dos avanços sociais, a CF88 padece dos problemas apontados pelo AA e de muitos outros. Deixou, inclusive, de garantir um sistema político-eleitoral que zelasse por uma representação fidedigna da vontade do povo. Creio que o poder constituinte originário deveria ser chamado a se manifestar, criando uma nova constituição: sucinta, clara, objetiva, social-democrata e garantista.

        Além disso, a CF88 está mesmo em processo de desmonte. Caberá à esquerda preparar-se para a tarefa de elaboração de uma nova Constituição,até para não ser esmagada pela direita.

        1. E vc acredita que nesse

          E vc acredita que nesse cenario atual: no qual o povo elegeu esse congresso conservador; no qual a grande prcela de raivosos e analfabetos politicos ganhou numeros expressivos de tal forma que eh comum encontrar pessoas que acreditam que o pt quer implantar o comunismo ou “transformar o Brasil numa venezuela”; no qual cresce o numero de estudantes que falam em estado minimo; e de campanha diaria contra avanços sociais, sindicatos, e militancias de minorias. Voce acredita que nesse cenario eh possivel criar uma nova constituiçao mais social democrata que esta? 

          Em minha opiniao uma constituinte, agora, seria apenas para radicalizar o direito de propriedade e a reduçao de garantias sociais.

          Para voce ter uma ideia, hoje mesmo estava em uma discussao com um amigo Advogado, lhe explicando que a reforma agraria eh um instituto do Capitalismo e nao do Socialismo. Que a direita lhe nega essa logica capitalista apenas por um interesse individual, ja que a direita acredita que a desigualdade eh algo normal numa sociedade. Ja a esquerda lhe adotou, pois acredita que eh possivel a busca pela igualdade. Mas a reforma agraria resulta em aproveitamento das terras improdutivas, o que acarreta riqueza pro Estado: circula dinheiro, bens, direitos, aumenta o emprego, a concorrencia, a arrecadaçao de impostos. Disse-lhe que ha uma quantidade de terras que nao atendem funçao social e que deveriam ser alvo de reforma agraria. Ele me perguntou: “mesmo para quem detem as terras ha centenas de anos?”… lhe respondi que o fato de ter uma propriedade ha muito tempo nao lhe dá mais propriedade do que a quem possui a menos tempo. A constituiçao eh clara: quem nao atende funçao social deve ser desapropriado e a logica por tras disso eh enriquecer o Estado e a populaçao, nao o individuo considerado isoladamente, pois vivemos numa sociedade e a coletividade nao eh sinonimo de comunismo, pois existe o coletivo no capitalismo. O País que aproveita melhor suas riquezas coletivamente vai ser um Estado mais rico e desenvolvido por inteiro. Mas esse meu amigo eh do tipo que compartilha memes do MBL sem pesquisar se eh verdade. Esse “tipo” cresceu mto ultimamente e eh um dos que influenciarao uma nova constituiçao… Topas esse esse risco?

      2. O que não é, não pode ser.

        Também acho muito, afirmar que é “perfeita”.

        Mas, sem sombras de dúvidas é a melhor que já  tivemos até hoje.

        De qualquer forma, achei  muito equivocada  a sua expressão “colcha de retalhos” ao se referir à CR/88. 

        É evidente que ela não pode ser uma colcha de retalhos, nem mesmo no sentido figurado. Ele é o que é por que foi o que foi a assembléia constituinte naquele momento. Nem mais nem menos. 

        Não há como compará-la a uma colcha de retalhos. Nem mesmo é possível dizer que o que consta dela caberia ao uma Portaria do Ministério do trabalho, vez que é exatamente ela, a CR/88,  que torna possível a existência de uma  portaria do Ministério do Trabalho. Nesse sentido, há um erro lógico no que você disse.

        Ela não mistura conceitos de NADA. Isso sequer é possível em matéria constitucional.

        Quanto ao parlamentarismo vale frisar que o assunto já foi tratado e vencido em 1993, exatamente, por que foi “autorizado” pela própria constituição.

        Concordo que a constituição pode ser confusa. Mas, confusa para leigos. Não creio que seja o seu caso, mas pelo relato acima há fortes sinais que o seja.

        Quanto às leis ordinárias , maxima venia, o tema não é tão simples assim.  

        Normas programáticas tem sido uma “forma” possível de encontrar a “paz” social  conjugando direitos humanos de primeira e segunda dimensão, com tratados internacionais etc.

        Em suma, mais vale a dignidade da pessoa humana, sem retrocessos.

        Vale dizer ainda que boa parte das “emendas” à CR/88 “nasceram” inconstitucionais.  Umas carregam até a suspeição de compra de votos. Ex: reeleição.

        Portanto, a questão das “emendas” não deve ser confundida, misturada, compreendida, como se fosse originariamente cnstitucional isto é, oriunda do  PODER ORIGINÁRIO que promulgou a CR/88.

        Penso, por outro lado,  que enquanto nós brasileiros( o povo) não soubermos compreender a CR/88,  continuaremos com a falsa ideia de que ela é uma “colcha de retalhos”. Isso ela  não é e nem  pode ser.

        O que não é, não pode ser.

        In casu, estamos no campo do “deve-ser”.

        Por fim, espero que o GOLPE em curso não se concretize, exatamente porque a CR/88 existe e não permite GOLPES deste tipo. Do tipo “diretos ou indiretos  de direita”.

        Saudações 

         

      3. Isso mesmo dr. André, deixou

        Isso mesmo dr. André, deixou tudo para ser regulamentado mais tarde, por disídia ou malandragem, não posso afirmar …

      4. Bobagem! Todas as

        Bobagem! Todas as Constituições são imperfeitas. Na nossa, todos os direitos mais importantes estão lá consagrados. Necessitaria de uma pequena dilapidação, nada mais. Você deve ter em mente, quando a critica, a Constituição do país do seu coração. E, mesmo que seja segundo a sua crítica, tem de ser respeitada por todos, inclusive por você, AA, se é que é brasileiro, coisa que duvido.

        Outra especificidade importante  foi o período em que foi promulgada, conforme enfatizo no meu comentário. Mas, sobre isso você não tem nada a dizer, não é mesmo?

        1. Acho que meu comentário sobre

          Acho que meu comentário sobre a CF não foi compreendido, haja vista esse seu comentário. Não escrevo mais.

          1. Perco meu tempo escrevendo

            Perco meu tempo escrevendo aqui. Nunca tive um comentário que fosse para o post. Quando escrevo, só raramente me dão estrelinhas. Mas na hora de meter o pau sem entender o que escrevo, mandam bala. É assim que a coisa funciona. Estou fora!

          2. Fica Cafezá

            Fique por favor , eu  leio sempre seus comentários. Precisamos continuar dialogando, mesmo tempos dificeis sisudos,e de muita cabeça quente.

            Um abraço

             

          3. Colegio Pedro II (CP2) e a boa técnica de redaçao constitucional

            Caro,

            A boa técnica legislativa manda só haver na constituição temas REALMENTE constitucionais (o que chamamos de “materialmente” constitucionais).

            Um artigo da Constituição dizendo que o “CPII no Rio de Janeiro será sempre federal” é uma aberração.

            Nada contra o CPII, note bem! Meu pai e minha mãe – os dois! – receberam ótima educação nessa instituição, referência de ensino público de qualidade secular.

            Aliás, meu pais se conheceram lá.

            Se não fosse o CP2 eu não estaria aqui para comentar! rs

            Mas como advogado tenho que dar a mão a palmatoria e dizer que o colégio que possibilitou a minha humilde existência não deveria ter artigo na Constituição de um pais.

            Isso do CP2 vale para muitos outros casos, de temas que dizemos serem “formalmente” constitucionais (só por estarem na constituição), diferentes de temas “materialmente” constitucionais (aqueles típicos de uma Constituição, como a Organização do Estado e uma Declaração de Direitos Individuais, p.e.).

            Aproveitando a oportunidade: mais uma vez obrigado pelas aulas 2x por semana por 2 anos, Min. Barroso! Tenho fé no Sr.!

        2. A Constituição de 1946 foi a

          A Constituição de 1946 foi a melhor entre todas, enxuta, simples e compacta. serviu magnificamente ao Pais por 18 anos, quase sem emendas.

      5. Imperfeita sim. Mas como nós tb o somos.

        Certíssimo.

        Basta lembrar que a primeira versão tinha mais de mil (!) artigos. Um Código Civil… todo mundo na sociedade – naquela saída da ditadura – queria ter o SEU artigo na Constituição.

        Isso inclui a Polícia Rodoviária Federal e o Colégio Pedro II do Rio de Janeiro! Pasmem vocês, esses dois conseguiram passar na peneira e estão la no livrinho.

        Mas André, é uma Constituição imperfeita em um país imperfeito – e imaturo. É um retrato das nossas virtudes e dos nossos defeitos como sociedade. Com todas as suas contradições.

        Não por outra razão é a mais longeva desde a da República Velha.

        É o fruto das nossas limitações.

        1. E qual o problema dessas

          E qual o problema dessas questões que você levanta estarem lá. Não atrapalham em nada.

          Tanto é boa que deixa claro que o processo de impeachment contra a presidenta Dilma não passa de um golpe.

          1. Colegio Pedro II (CP2) e a boa técnica de redaçao constitucional

            Caro,

            A boa técnica legislativa manda só haver na constituição temas REALMENTE constitucionais (o que chamamos de “materialmente” constitucionais).

            Um artigo da Constituição dizendo que o “CPII no Rio de Janeiro será sempre federal” é uma aberração.

            Nada contra o CPII, note bem! Meu pai e minha mãe – os dois! – receberam ótima educação nessa instituição, referência de ensino público de qualidade secular.

            Aliás, meu pais se conheceram lá.

            Se não fosse o CP2 eu não estaria aqui para comentar! rs

            Mas como advogado tenho que dar a mão a palmatoria e dizer que o colégio que possibilitou a minha humilde existência não deveria ter artigo na Constituição de um pais.

            Isso do CP2 vale para muitos outros casos, de temas que dizemos serem “formalmente” constitucionais (só por estarem na constituição), diferentes de temas “materialmente” constitucionais (aqueles típicos de uma Constituição, como a Organização do Estado e uma Declaração de Direitos Individuais, p.e.).

            Aproveitando a oportunidade: mais uma vez obrigado pelas aulas 2x por semana por 2 anos, Min. Barroso! Tenho fé no Sr.!

          2. Formalmente constitucionais?

            Formalmente constitucionais? Não estudei com o min. Barroso. Desconheço a expressão.

    2. Acho que é justamente a

      Acho que é justamente a constituição de 1988 que está permitindo esta zorra total do judiciário e MP. Na hora que o Centrão e o toma lá dá cá pelos 5 anos para Sarney entraram em campo virou vale-tudo e no fim continuamos presidencialistas com uma constituição parlamentarista. Resultou neste “presidencialismo de coalizão”. O que está acontecendo tem na ruindade da constituição sua origem. Estou muito errado?

  77. ta joganado a toalha

    Nassif,

    desculpe mas seus texto só fal do temer no lugar da dilma, crie cenário da derrota do golpe. A afinal vc ta parecendo amigo da onça, com todo respeito.

  78. Gostaria de ver um post do

    Gostaria de ver um post do Nassif analisando a outra possibilidade, a de Dilma continuar. O cenário também não seria dos melhores e ainda só contaria com um nome capaz de reverter um pouco o desastre = Lula na articulação e tendo o poder de fato, passando Dilma a ser uma rainha do Brasil. Fora desse quadro, o governo implode sozinho com o agravamento da crise econômica – que está muito grave.

  79. O TIME DO

    O TIME DO GOLPE

     

    Temer

    Cunha

    Aécio

    FHC

    Serra

    Janot

    Moro

    Gilmar

    Alckmin

    Paulinho

    Reale Jr.

     

    BANCO DE RESERVAS

    Agripino Maia

    Mendonça Filho

    Aloysio

    Caiado

    Bolsonaro

    Rubens Bueno

    Carlos Sampaio

    Toffoli

    Janaína

    Jucá

     

    TÉCNICO

    Rede Globo

     

    CARTOLA

    EUA

     

    TORCIDA ORGANIZADA

    FIESP

    Bancos

    CNT

    PSDB

    DEM

    PMDB

    PP

    MBL

    Vem pra rua

    Revoltados online

    O Antagonista

    PRB

    Coxinhas

     

     

     

    1. Esqueceu-e do capitão do time

      Pelas omissões, artimanhas em adiar decisões para manter o ambiente esculhambado, a braçadeira vai para…….

      S U P R E M O    T R I B U N A L     F E D E R A L 

  80. Cabresto na Lavajato

    Nassif,

    Sobre o seu ponto (3), escrevi ontem à noite o que vai abaixo. Os termos da negociação com PP não precisam ser “imaginados”. Deputados falam em viva voz e sao reproduzidos ate na imprensa familiar agora. Tudo na maior naturalidade, evidentemente. Alguem se escandaliza ainda?
    ****************

    Chamem o Psiquiatra! – Tratemos Nossos Autistas ou Morramos Todos num Abraço de Afogados

      ROMULUS

    Como adiantava em “MPF e Polícia Federal não contavam com o cinismo do PMDB“, não há limite para a desfaçatez e a cara de pau do “profissional” PMDB. Se o “Partido dos Concursados” pensa que esses terão o mesmo espaço para manobrar politicamente e exercer pressão sob um governo encabeçado pela sigla é mais “inocente” que cordeirinhos esperando pelo abate. Como comento naquele post:

    “Assim como não hesitará em votar impeachment sem crime de responsabilidade, terá o (PMDB) escrúpulos de votar no Senado afastamento de PGR? De colocar um interventor linha dura na PF sob um Nelson Jobin no Min. Justiça? De aprovar emenda à Constituição colocando mais 4 ministros alinhados no STF?” LEIA MAIS »

     

     

  81. Nassif

    No decorrer desse texto me surgiu um pensamento: os blogs tidos como progressistas – digo “tidos”, pois cada um se entitule como quiser – falaram de tudo durante esses anos, menos em externar rotineiramente, didaticamente, a diferença entre comunismo e capitalismo; entre nosso governo e o bolivarianismo. Ja ouvi mtas pessoas cultass falando em “virarmos uma venezuela” mostrando que nao so desconhecem o tipo de politica de lá, como desconhecem o tipo de politica daqui. E nesse sentido, a direita nadou de braçada, pois rotineiramente utilizou o discurso do inimp externo (o bolivarianismo) que sempre colou e com isso renasceu uma ultradireita numerosa. Essa ultradireita tentava colocar as asinhas de fora ainda no governo fhc; como exemplo disso, ao fim de 2000/2001 recebi inumeros emails falando do bolsa escola e do auxlio reclusao que so foram atualizados e aumentados para abrigar programas do lula e da dilma. 

    Se a midia nao faz seu papel, a internet deve massificar seu papel de informaçao de forma didatica, explicando rotineiramente essas diferenças. Cabe aos blogs esse papel. 

    1. Roberto, mais uma coisa que

      Roberto, mais uma coisa que tem me ‘pinicado’ nesses últimos ano e meio, pé na bunda do PT, assume quem assumir o governo federal e certamente endurecerão contra os sites e blogs independentes, inclusive cortando a publicidade. Imagino onde irei buscar informações com opiniões, você sugere o que? Abraço!

    2. Internet

      Concordo, Roberto.

      Nao por outra razao, eu, que era leitor do Nassif ha decada, nos ultimos meses fui um passo além e me armei com o que tinha – um teclado – para fazer a minha parte.

      É o unico contraponto possivel.

  82. Mais uma vez o “profissional” PMDB “operará” e “manobrará”

    Sobre o quadro em geral:

    – Esse PMDB de Temer/Cunha/Juca/(Renan?) na cabeça de um Executivo do presidencialismo combinado com controle total das duas casas do Legislativo vai levar a uma “fusão de fato” dos 2 poderes, inédita na nova república.

    Ah, mas e o Sarney? Desde quando controlava o Congresso? Ulysses? A oposição a ele era interna, no propário PMDB.

    FHC e Lula se associaram à turma, ou em casamento de papel passado ou em “ficadas” episódicas, mas não se fundiram. Sempre havia negociações no varejo antes de votações importantes.

    Agora não. Como diz um funk antigo: “ta dominado, ta tudo dominado!”

    Funk? O que um funkeiro sem educação formal sabe da nobre arte da política? Ora, funkeiros vivem em favelas. Debaixo do poder real. É Maquiavel na veia!

    Ontem discutia com Noblat no twitter. Perguntei se ele achava que o Brasil atual/STF toleraria a seguinte sequencia:

    1) deputados implicados na Lavajato dão cadeira e caneta a Temer;

    2) Temer tem contra si todos os indiciamentos referentes a crimes anteriores ao mandato suspensos durante o mesmo, devido à posse como Presidente. Os próximos passos são alternativos:

    3) Temer/Congresso/Janot se alinham, já que Temer/Congresso podem tira-lo em 1 semana. Além de especulações sobre um dossiê contra pessoas proximais ao PGR como arma de pressão adicional. Sem iniciativa do PGR para oferecer denúncia, o probo Min. Barroso e seus colegas podem se exasperar com (a antes apenas “alternativa de”) Poder o quanto quiserem. Ficam apenas como espectadores de luxo, sem poder fazer nada.

    ou

    4) Janot continua na plano – que imaginamos tempos atras – de derrubar a “nova Republica” um ator de cada vez. Primeiro PT. Agora PMDB.

    Ah, é mesmo? Em uma semana está substituído por obscuro procurador de Roraima que nunca vimos mais gordo. E, mesmo que Janot por milagre continuasse e virasse um guerreiro contra os desvios dos aliados ao novo presidente: pelo mensalão sabemos os meses, senão anos, até que condenações saiam no STF. No milagre de saírem rapidamente, resta ainda mais uma arma: distribuir indultos presidenciais no varejo após as condenações. Prerrogativa constitucional do Presidente que extingue a culpabilidade.

    Simples assim.

    Voltando à discussão de ontem no Twitter. À minha pergunta Noblat responde: “(atual Brasil/STF) não tolera”.

    Concordo, não toleram. Mas isso apenas limitado à suscetibilidade de seus estomagos. Ninguém digere. Mas poderão fazer alguma coisa?

    Não! Nossos estômagos não digerem Cunha presidente da Câmara há meses. O que aconteceu, além de nossas gastrites e úlceras?

    Está aí ele com a desenvoltura de sempre capitaneando a votação desta semana. Simplesmente a votação da derrubada da chefe do Estado!

    Infelizmente, no Brasil de hoje pode tudo. Quem viver verá.

    1. Coloquei no blog esse comentario

      Transformei o comentário acima em post no meu blog também, assim como meu comentário abaixo, ao Lionel Rupaud.

      Respondendo uma vez mais ao comentarista que ontem se queixada de Nassif não oferecer palpites definitivos a la Cassandras e Tirésias:

      – vejam como um post que analisa todos os atores no tabuleiro permite que outras mentes curiosas trabalhem em cima da (farta) “food for thought” oferecida.

      – em cima do post de Nassif reuni as obervações acima.

      – em cima do comentário que o mesmo post suscitou em Lionel Rupaud reuni reflexões sobre um assunto totalmente diverso, mas conexo.

      – o que dá para fazer em cima de um palpite de 140 caracteres no twitter??

  83. O dia seguinte

    Vocês já sabem o nº dos deputados que vão votar a favor do golpe? Porque só falam no Temes e nas consequencias do day after…. O PHA acha que o golpe não passa. Isto esta parecendo o complexo de vira lata que Nelson Rodrigues tanto falava do povo brasileiro. Vocês se acham que isto vai acontecer deveriam estar pensando em um resção. Vamos fazer de conta que somos russos. Vocês sabiam que Hittler encomendou um banquete no Hotel Astoria em Leningrado para comemorar a vitoria e perdeu?

    1. Pha vive num mundo de ilusao

      Pha vive num mundo de ilusao igual ao demuitos aqui que acreditam que a populaçao dará os braços e marchará unida contra o impeachment em ampla maioria, esquecendo o percentual de rejeiçao da dilma e a quantidade de manifestaçoes que tivemos que serviram de desculpa para a implantaçao disso tudo.

      o governo contava com o pp e com o psd e eles abandonaram o barco. Pra mim tem que pensar numa estrategia para o senado, a nao ser que o lula tenha uma carta na manga. Mas do que eu ja escutei há 2 semanas atras, a torcida do pt hj eh pela vingança, pelo julgamento do tse, tirando o sorrizinho cinico do temer e ja criando cenario de novas eleicoes

      alguem pode estar lendo isso e achando que sou pró impeachment. Nao sou. Mas acho que governo somente se salva se o lula realmente tiver uma carta na manga, sei la, cooptando partidos menores e conseguindo somatorios em troca de ministerios, que possam levar aos numeros que salvem o governo. 

       

      Obs.: o lula escolheu a Dilma pq a achou mais apta que a Marina. Na verdade ele escolheu uma mulher pq o Lula era esse idealizador e tem uma mentalidade inclusiva: primeiro presidente nordestino, primeiro presidente vindo da massa, nomeou o primeiro ministro negro do stf e quis eleger a primeira mulher presidente de um país. Mas ele errou: a Dilma foi uma escolha errada, pois ela nao tem a simpatia nem o respeito do congresso, o que nao eh algo ruim pra pessoa dela, tendo em vista os tipoides que existem lá, mas eh ruim para a politica Dilma. O problema é que a Marina tb seria uma escolha errada e estaria tao acuada quanto está Dilma agora. A verdade é que as alternativas politicas do lula para sua sucessao (ao menos femininas) eram poucas. Lula teve que escolher entre Dilma e Marina, quando queria uma Cristina (kirchner)

      1. Marina? Deus nos livrou… Dilma? Lula errou…

        Do pouco que sei, se Marina estivesse numa situação igual à da Presistente Dilma, já teria colapsado e caído no primeiro estalinho que jogassem no chão. Aquela ali realmente não tem “what it takes”. Duvido que Lula, sabido como é em política, tivesse algum dia cogitado indica-la. É um símbolo bonito e “cool”. E só.

        Evidente que havia o aspecto da “Mulher”. Mas para mim havia outros fatores mais relevantes: (1) queria alguém “virgem”, para a transferência de votos ser quase total, pois não há rejeição previa da pessoa no eleitorado e é uma tela em branco para a arte dos marqueteiros; (2) queria alguém sem ambição política pessoal – isso para o caso de querer voltar em 2010 e também para não alienar aliados naquela data que também nutriam ambições, mas de outra geração: Eduardo Campos, Sérgio Cabral, Ciro Gomes (mas esse foi rifado no meio do caminho e se amargurou pra sempre – o que mostra também uma limitação importante no que se refere a aptidão política), Jacques Wagner e por ai vai.

        A minha grande duvida é como ele não viu – no seu desempenho na Casa Civil – que ela tinha o perfil de uma primeira-ministra OK ou de uma “chief of staff” ótima, executora e supervisora (o que a cacifou com ele), mas não de ótima Presidente. Não é um animal político, como Lula. É um animal cartesiano e inflexível – para funcionar otimamente precisa do cabresto de um político por excelência para dizer quando seguir em frente e quando parar de pressionar, para dar o devido “reality check” em uma pessoa idealista demais para tomar decisões políticas e fazer concessões nauseantes.

        Realmente me escapa como Lula, o maior animal político em gerações, não percebeu esses traços em sua pupila, dada a convivência próxima e diária no Planalto.

        Dilma poderia ser uma boa – não ótima – chefe de governo em um país que gozasse de enorme maturidade institucional, elevado nível de transparência e “accountability” do sistema político. Tipo escandinavos. Um povo onde o cinismo de um PMDB nunca nem existiria. Que dirá um Eduardo Cunha.

        Dilma NUNCA poderia ser uma ótima Presidente do ainda muito imaturo Brasil. Nem que o PT tivesse 200 deputados. Ela tem dificuldades dentro do próprio partido pelos traços que citei acima.

        Confesso que eu mesmo me iludi. Em 2010 fiquei entusiasmado com a perspectiva de ter alguém mais técnica e menos política na presidência. Não considerei então o quão frágeis as instituições no Brasil ainda eram. E o quanto a democracia e o Estado de Direito ainda não estavam entranhados no DNA nacional.

        Mas creio que isso é uma “bias” de quem cresceu já na democracia, principalmente em mandatos com normalidade institucional (FHC/Lula/Dilma – bem, Dilma até agora, né?…). Eu, realmente, fiquei chocado com o Brasil ser tão suscetível a um “golpe paraguaio”. Esperava sermos já bem melhores do que isso.

        Aí eu cai da cama e acordei. Com dor de cabeça e enjoo. Deram-me bom dia e eu respondi com impropérios…

         

        1. Em relaçao ao Ciro: mesmo o

          Em relaçao ao Ciro: mesmo o Lula dando entrevista dizendo que pensava em apoiar o Eduardo campos como candidato a presidente um dia (nao sei se o Lula realmente pensava isso), o Ciro continua, firme e forte, nos bons e principalmente nos maus momentos dando a cara a tapa pelo governo sem medo do que Mbls e Vempraruas possam falar dele. Pra mim o Ciro tem sempre mostrado grande lealdade e coesao em seu discurso, em q pese algumas divergencias. Nao consigo entender pq o Lula nao pensa em apoiar o Ciro a presidencia, um kra que tem conhecimento e fez boas administracoes onde ocupou cargo.

          Concordo com vc de q o Brasil nao estava preparado para Dilma e que Dilma nao estava preparada para o Brasil. Mas acho que o proprio machismo atrapalha e mto a Dilma

  84. de tudo o que estamos vendo…

    em sequência, é difícil DEMAIS não jogar a toalha, viu?

    A “base de apoio” do governo é uma verdadeira piada. Ter que contar, num momento como este, com partidos vagabundos como PP e PSD é colocar o próprio laço no pescoço. Daí, é o discurso do Temer, e daí o rascunho que Cunha já preparou para domingo colocando os parlamentares do sul votando primeiro. Tudo para criar o “efeito manada”, levantado pelo Nassif em post de ontem. 

    Difícil pensar o que vai ser desse país a partir da noite de domingo, viu?

     

     

  85. Consolidação do Poder

    Caro Nassif,

     

    suas análises são sempre brilhantes, percucientes e de grande acuidade. Nesta ´particularmente em que você antevê os primeiros tempos pós-golpe, sem dúvida tem muita coisa plausível de acontecer. Mas pelo amor de Deus, vamos dar prioridade à real situação neste preciso momento que antecede o Grande Embate de Domingo. Diga-nos, a nós reles mortais, quais são as reais chances que temos do pior ser evitado. Quais são os números a nosso favor, quais são as projeções dos votos contra o impeachment com possibilidade de ocorrerem, enquanto o outro lado enche a boca e alardeia todo dia antecipando 350, 400, 450 votos “bastante prováveis” de se efetivarem de acordo com Datafolha, IBOPE, Vox Populi e o escambau. Vamos deixar a futurologia para o momento apropriado e tomar pé das nossas reais chances num momento tão turvo quanto este, divulgando-as sistematicamente.

  86. As próximas jogadas

    O que vai acontecer após o impeachment:

    1 A midia direitista vai governar o país. Vai dominá-lo por completo. Por isto a Lava Jato, que é subordinada a midia não sairá fora de controle, mas sim, vai fazer exatamente o que a midia mandar.

    2 Temer será um fantoche da midia. Não haverá rebeliões no país, até mesmo porque a midia encobrirá. Provavelmente se surgirem manifestantes contra o Temer, a midia dirá que estão comemorando o aniversário do Rio de Janeiro. Se a policia precisar agir com violência, a midia dirá que os manifestantes são marginais tentando praticar terrorismo no país, e como no governo Macri, em uma semana a polícia gastará mais balas de borracha do que nos 14 anos de PT.

    3 O país voltará a crescer no PIB, mas o desemprego e a miséria, bem como os cortes de direitos trabalhistas e sociais serão ampliados.

    4 Medidas ultraliberais serão aprovadas. Privatizações da  Caixa, Banco do Brasil, Reforma da Previdência, Desvinculação do salário minimo da aposentadoria, Maioridade com menos de 18 anos, Entrega do pre sal, fim do bolsa familia, privatização total da educação e do SUS, liberação de porte de armas, Voto distrital, redução de número de  partidos, com os de esquerda lançados na ilegalidade,

    5 Provavelmente, não haverá ditadura declarada, mas na prática sim,

     

    1. A “SUCUMBÊNCIA” DO GUARDIÃO

      A “SUCUMBÊNCIA” DO GUARDIÃO ??? – José Nilton Mariano Saraiva

       

      Mais que inabalável esperança, alimentávamos, os brasileiros, a convicção plena de que quaisquer excessos, mudanças de rota e/ou desvirtuamento no tocante a aplicação do devido processo legal, nas diversas instâncias, de pronto seria obstado pelo “guardião da sociedade” – o Supremo Tribunal Federal.

       

      Afinal, embora a nossa Carta Maior reze que os poderes constituídos da república – Executivo, Legislativo e Judiciário – são “harmônicos e independentes”, não há como se negar que ao Poder Judiciário foi delegada a nobre, ingrata e difícil tarefa de, atuando dentro das normas e do ordenamento jurídico vigente, dirimir questionamentos e dúvidas sobre a correta aplicação do direito não só por parte dos demais poderes, como da sociedade em geral; ou seja, na perspectiva do surgimento (inevitável) do controverso, e quando todas as instâncias tenham sido acionadas sem que resultados surjam, a cidadela em que a sociedade poderá abrigar-se, o estuário onde desaguará as suas demandas, a última palavra a ser proferida caberá, então, ao Supremo Tribunal Federal. Daí, a expressão: “decisão judicial não se discute, cumpre-se”.

       

      Mas, eis que, estranha e inadvertidamente, porquanto trafegando na contramão da “normalidade” e do bom senso, em momentos distintos o próprio Supremo Tribunal Federal se encarrega de “chafurdar” o ambiente jurídico: primeiro, ao aceitar passivamente que em nossos tribunais passe a viger a literatura jurídica alemã conhecida como “Teoria do Domínio do Fato”, cuja peculiaridade (na visão apressada e deturpada do STF) é a dispensa de provas para se condenar alguém (só que o próprio causídico alemão que a idealizou já afirmou que a coisa não é nem assim); ou seja, para os graduados nas “salamancas” tupiniquins com assento no STF, basta que haja indícios, suspeitas, ilações, desconfiança, boatos e por aí vai, para que o julgador considere o réu culpado ou inocente, se vai pra cadeia ou não; e isso a Ministra Rosa Weber nos mostrou no julgamento do tal “mensalão”, ao afirmar peremptoriamente que… “não tenho prova cabal contra Dirceu, mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite”. E assim foi feito.

       

      Já hoje, com a coqueluche da vez, a Operação Lava Jato, a “cagada” do Supremo Tribunal Federal foi superlativa, porquanto literalmente parou o país. É que, comandada por um deslumbrado (e, sabe-se agora, desonesto) juiz de primeira instância, Sérgio Moro (aquele que tem como “musa inspiradora” da sua Lava Jato a Operação Mani Pulite, que quase acabou com a Itália), o que se observa é a Constituição Federal ser não só ignorada, mas estuprada diuturnamente, porquanto transgrediu-se o Estado Democrático de Direito,  sem que em nenhum momento o Supremo Tribunal Federal haja se manifestado a respeito.

       

      E como não o fizeram na época apropriada, como se omitiram no momento decisivo, os componentes daquela egrégia corte findaram por estimular bandidos a afrontá-la publicamente, como nos mostra agora o marginal (e réu) que preside a Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, que, acionado pelo Ministro Marco Aurélio Mello a tomar providências protocolares no referido processo, negou-se a cumprir a decisão judicial e, muito pior, acrescentando acintosamente que caso não fosse revertida a decisão de Sua Excelência, retaliaria de pronto (ou seja, ou faz como quero ou jogo farinha no ventilador).

       

      O impasse está posto e tudo indica que a decisão terá que ser tomada pelo pleno do STF (antes disso, e por incrível que pareça, o “bandido” Eduardo Cunha presidirá a sessão que poderá decretar o impedimento de uma Presidenta da República eleita democraticamente por quase cinquenta e cinco milhões de pessoas e sobre a qual não existe nada que a desqualifique).

       

      Alfim, a pergunta que não quer calar: teremos a “sucumbência” (o dobrar-se, vergar-se, abater-se) do guardião da sociedade (STF) ante um desqualificado moral e ético da estirpe de Eduardo Cunha, ou seus insignes membros deixarão a covardia de lado, exorcizando tão maléfica figura, através do seu afastamento ou a cassação do seu mandato ??? Afinal, não custa lembrar que tão nefasta figura, se não for obstada legalmente agora, poderá assumir a própria Presidência da República, num futuro próximo. E se o fizer, coitado do Brasil.

       

      Portanto, é agora ou nunca; ou o Poder Judiciário, através do Supremo Tribunal Federal, na condição de guardião da legalidade, se impõe ante um marginal momentaneamente incrustado na presidência do Poder Legislativo (sem que isso caracterize interferência de um poder sobre o outro) ou nos restará esperar a chegada definitiva do caos.

       

       

  87. ELES NÃO CONSEGUIRÃO

    Eles não conseguirão governar só se a esquerda deixar, mas como ela não vai deixar eles não irão sair do lugar. O Temer vai ficar com medo do povo, ele vai falar somente com a mídia ou com elite golpista, pois se ele se meter com o povão vai voltar para palácio sujo de tomate e ovada podre. Cunha vai se agarrar nos seguranças talvez, até peça para ser preso. Aécio pode dar adeus a praia só vai conseguir ir em alguma praia se essa for deserta e mesmo assim estará cagando de medo. Todos os golpistas estarão condenados mesmo não sendo ameaçados. Se o povo fizer pressão pior que fizeram a Dilma Temer não aguentará 15 dias e nem a justiça não terá paz.

    1. Eu honestamente nao acho isso

      Eu honestamente nao acho isso engracado e muito menos possivel admitir que “somos um povo de bananas” pois ha muitos, incluindo eu, que nao compactuam nem trabalham para que o país se torno algo perto de uma republica das bananas.

      É muito comum ouvir na europa algo do tipo “logico que uma coisa dessas so acontece numa republica das bananas” (relativo ao bandido dissimulado evangelico apoiado pela midia e populacao fascista liderando o golpe contra um presidente com as maos limpas, alem do circo do judiciario-midia querendo “punir” o PT por ser comunista). Contudo, pessoas mais “esclarecidas” tem mais cuidado com as palavras, assim como numa palestra esses dias na Alemanha em que o consul honorario de determinada cidade (que é geralmente uma pessoa conservadora e tipicamente um direitista de primeira linha) tinha uma visao muito mais seria e positiva do pais do que os proprios brasileiros no auditorio (considerando o fato que a europa está coalhada de brasileiros ultra-humildes do estilo “fugitivos da pobreza”). É no minimo lamentavel a desfaçatez misturada com sinismo (que alguns até talvez entendam como piada) com que certas pessoas vem o proprio país.

      Justamente o unico partido que quando no poder nao administrou o Brasil como numa republica de bananas será o mais punido por faze-lo. Concordo que a culpa é tambem do “povo de bananas” e nao exclusivamente da republica. A eleição de 2014 é o começo do desfecho deste erro em que o povo cego pela midia propiciou uma oportunidade para incrementar votos para determinadas turmas reacionarias e fascistas entrarem, reforçarem ou permanecerem no congresso brasileiro. Um reflexo disso é a ficha de processos nas costas dos contra e dos a favor na comissao do impedimento.

      Agora só para vc se inteirar do que realmente significa “republica das bananas” sugiro uma visita ao wikipedia em ingles. https://en.wikipedia.org/wiki/Banana_republic

      Resumindo grosseiramente, o termo é relativo ao literal dominio economico e politico de pequenos paises – controlados por oligarquias com democracia fragil – por grandes multinacionais norteamericanas produtoras de frutas, especialmente banana, na america central. Como no caso de Honduras, Costa Rica e Guatemala. A empresa emblema deste sistema de “luta por mercado” que trabalhou muiito para o termo passar de uma inicial piada do sec XIX para uma realidade no sec XX é a dona da marca “Chiquita” uma das mais fortes deste produto no mercado europeu. Não compro e nunca comprarei nada dessa marca, eu é que dou uma banana para eles.

  88. Se o golpe vingar…

    A única alternativa possível é partir para a guerra aberta contra os golpistas. Não há o que se negociar com golpistas.

  89. Me recuso a viver num país

    Me recuso a viver num país governado por golpistas como Michel Temer e Eduardo Cunha. E eu não vou me mudar.

  90. O status das pessoas, em seu nome, suas vidas e integralidade.

    Aceito a diferenciação que Dilma fez, que é a partir de maio que se tem a generalidade do golpe ou pacto.

    Uma subordinação mais realista sobre a base em construção dos poderes, se declarada diretamente, será paralela ao assenhoramento no senado.

    Mas arma-se um direito ativo.

    Acredito que o organograma do poder não está diretamente com a presidência nem com o congresso, mas no direito de crédito com as manifestações de rua e a integralidade física (em razão da intensidade), e os direitos reais no STF que se vinculam ao primeiro demandante do poder, pelo qual o mandato de Dilma pertence ao povo. 

    Aqui vai um agradecimento em benefício da democracia, aos estudantes, aos trabalhadores, aos advogados, aos professores, aos magistrados, aos politicos, aos brasileiros, indicando-os, invocando-os a consagrar à constituição o devido respeito de ser considerada a maior do que todos os intermediários; e que ela possa ser defendida e prevalecer como em 1988.

     

  91. Me acorreu uma coisa…

    Se o Legislativo pode impedir um membro do executivo sem que haja um crime de responsabilidade e o STF não interferir, o mesmo poderá ser feito com um membro do STF no futuro.

  92. Orçamento sob influencia da Direita Patrimonial

    Sobre a questão orçamento, confesso ter ficado absolutamente chocado com a fala “vazada” ou divulgada por Temer de seu discurso de posse, em que fala sobre repactuação da divida dos estados, inclusive com relação aos juros.

    Ora, tal repactuação é uma compra de apoio político de governadores com a cabeça na força através da total irresponsabilidade para com o tesouro em época de profunda crise fiscal.

    Essa bomba, aliada à já conhecida bomba demográfica que em breve pegará a previdência pública, tornarão a situação fiscal do país para além do crítico atual, a tornaram, a imagem de seu mandatário, Temerária.

    Não existe possibilidade real de corte de gastos sem uma pactuação social.  O único caminho para o financiamento público sem impacto social seria o crescimento econômico.  Dilma sabia disso e nos levou a todo tipo de aventura econômica inconsequente, tanto no âmbito das políticas desenvolvimentistas tradicionais, até chegar a irresponsabilidade da tentativa de “supply-side economics” tupiniquins com as desonerações fiscais para empresários cujo espírito animal ficará para sempre retratado pela figura de um pato de borracha gigante.

    Não havendo crescimento (e não acredito no milagre do crescimento neoliberal prometido), o estado só pode se financiar seu rombo fiscal de três formas.

    1) Impostos.  Num ambiente conflagrado e com taxas já consideravelmente elevada (e já estou contando nessa analise com a aprovação de uma CPMF) o espaço de manobra política é bastante limitado, especialmente tendo em vista os grupos de sustentação política do governo, especificamente a Direita Patrimonialista do país.

    2) Dívida.  Será o caminho natural.  Dívida é o imposto futuro e é mais injusta pois é o imposto que será cobrado de quem não pode opinar.  Porém esse caminho esbarra na capacidade e vontade da sociedade de financiar o estado.  Em alguns setores já até se começa a falar em dívida externa novamente, citando as condições favoráveis em termos de juros (especialmente quando comparado as condições internas).

    3) Inflação.  O estado pode simplesmente rodar dinheiro.  Com as bombas fiscais armadas parece inevitável, e me parece que um futuro governo Temer não teria nem mesmo a intenção de desarma-las.  Corre-se o risco então de tentar controlar os efeitos inflacionários da política fiscal via manipulação cambial e levar a situação ainda pior, criando risco de crise cambial.

    Ou seja, uma repetição da década perdida de 1980 em muitos sentidos. E deve-se lembrar que um governo que chega ao poder sem passar por eleição pode se tornar especialmente mais irresponsável, especialmente considerando a falta de um nome pmdbista para uma possível sucessão.

    Existe sim uma situação pior do que o domínio de uma direita liberal.  É o domínio da direita patrimonial –  a primeira pelo menos tem um projeto (equivocado na minha opinião) de país.  A segunda, um projeto de poder cleptocrata e irresponsável.

    Um país com instituições políticas inclusivas pode gerar instituições econômicas também inclusivas.  As segundas em geral são consequências das primeiras. E instituições econômicas inclusivas são absolutamente fundamentais não apenas para um desenvolvimento social real, mas também para o crescimento econômico per si.

    A direita patrimonial tem como único objetivo manter as instituições econômicas extrativas já existentes.  Para isso ela precisaria domar o avanço institucional político inclusivo.  Parece estar próxima disso.

    Não é uma situação alvissareira.

    1. MERECE POST!

      Nassif,

      Esse comentário merece post!

      Sou testemunha privilegiada de que Ciro, ao ouvir na 2a ainda o audio vazado de Temer, foi o primeiro (que eu saiba) a ressaltar essa parte do seu discurso.

      Apenas na quarta aparece artigo no Globo (salvo engano) e tweet de Renata Loprete alertando para essa dimensão.

      Alias, Ciro já está de olho nesse desdobramento desde a liminar que o STF deu a SC na semana passada – medida estendida a outros Estados. Essa preocupação, junto a todo resto, tem alimentado longas conversar via instant message. Alias, Ciro e Nassif são os que mais me dão “food for thought” para os posts que tenho escrito aqui no GGN. Obrigado!

      Só um “grão de sal” a essa preocupação – como se diz em inglês:

      Temos de levar em conta o fator gogó de vendedor nos acenos de Temer. Ele está prometendo a potenciais apoiadores do impeachment coisas que certamente terá muuuuuuuita dificuldade para entregar. Cito: reforma trabalhista/previdenciária prometida a empresários, ajuda com encrencas na Lavajato a deputados desesperados (tomemos com ex. o PP) e por fim esse aceno de bonança fiscais a governadores e prefeitos com o garrote apertando no pescoço.

      Problema? Nenhuma das partes quer perder. Todas querem ficar onde estão ou aumentar seus ganhos. A conta não fecha, infelizmente.

      Como um governo ilegítimo e sem apoio popular vai entregar a mercadoria é um mistério. Haja “profissionalismo” político do bom e velho PMDB para azeitar essas pinhas bastante espetadas e fazê-las entrar pela … … … garganta, digamos assim, da sociedade conflagrada e radicalizada.

      1. pinhas goela abaixo

        Fazer as pinhas entrarem “respeitosamente” na goela abaixo da sociedade conflagrada seria a opção da direita liberal, que guarda um mínimo de responsabilidade.  Essa é a opção que diz: “O remédio é amargo, mas vai ser melhor para vocês depois.”

        Fazer as pinhas entrarem goela abaixo da sociedade conflagrada por meio da inflação é a opção histórica da direita patrimonial.  A inflação é a solução que permite que se atenda a todos, sem atender de fato a nenhum.  Coisa que o PMDB adora fazer.  Inflação faz todos perderem mas também permite a ilusão de que todos estão ganhando.  Paga o preço maior aquele que não tem a menor forma de se defender.  Essa é a opção Mary Poppins:  “Uma colher de açucar faz descer o remédio…”

        Não creio que o PMDB aprendeu de fato a responsabilidade fiscal.

        Voltando ao post original do Nassif.  O mero controle do ritmo e previsibilidade da lava jato criará efeitos de curto prazo na economia.  

        E a recuperação imediata costuma ser num ritmo rápido.  O PIB caiu quase 4% mas isso não significa que a capacidade de produção potencial do país caiu no mesmo nível.  As pessoas não desaprenderam a trabalhar, nem as fabricas foram implodidas.  Existe um potencial produtivo já instalado que está subutilizado pela incerteza total dos agentes econômicos quanto ao futuro.  Um “milagre” contábil pode acontecer no curto prazo que é uma recuperação quase que imediata dessa capacidade produtiva já existente.  Crescimento real da própria capacidade, entretanto, é outra coisa.

        Minha maior frustração com relação a queda do governo dilma não é exatamente a dele em si.  Acho que por seus méritos, merecia cair.  Minha frustração é perceber um projeto de destruição dessas instituições políticas inclusivas que estavam sendo construidas passo a passo.

         

        1. “merecia cair”… vai cair?

          Pois é. A dinâmica da disputa entre os dois grupos hoje é a mesma de um segundo turno: uma disputa não de popularidade junto aos eleitores mas de rejeições. Quem tiver a menor rejeição ganha.

          Em CNPT ouso dizer que mesmo debaixo do fogo cruzado, com o que está posto à mesa, o voto popular preferiria Dilma a Temer. Mas o problema é que o “colégio eleitoral” é o Congresso no processo fajuto do impeachment.

          Já cansei de dizer que em algum momento o STF deve ser provocado.

          Aliás, Nassif, acabei de ver agora a entrevista com Wagner e acho que só faltou essa pergunta. Pois foi ele próprio quem postou no twitter na semana passada que o governo analisava provocar o STF depois de eventual aprovação do parecer na Comissão do impeachment. 

          Na entrevista ele só fala de projeções de votos. Vc teve alguma conversa adicional fora do ar que possa preencher a lacuna??

          Sou advogado. To doido pra saber! 

          1. colégio eleitoral

            E considerando os colégios eleitorais…

            PT é excepcional no palanque, e dá provas disso a cada manifestação pela democracia.  Participar delas é algo histórico. 

            PMDB é excepcional na política de congresso, e esta está sendo conduzida por dois dos maiores articuladores da camara na história.  

            Quem vota domingo é camara, não o povo.

            O povo só vota daqui a 2 anos.

             

  93. “Inimigo interno” e repressão – onde estarão as FFAA?

    Amigos do blog,

    Para complicar um pouquinho mais esse quadro, acrescento outra variável: Forças Armadas.

    Estão submetidas à Constituição, com preocupações específicas quanto a setores estratégicos, geopolítica e – grosso modo – o interesse nacional.

    O que pensam eles sobre o quadro posto? Como reagirão aos possíveis desdobramentos?

    Escrevi o seguinte post tratado desse tema. Teve bastante repercussão no twitter, mostrando o interesse – e e dúvida – geral:

     

    MILITARES – sorriso de Monalisa

     ROMULUSQUA, 13/04/2016 – 20:18ATUALIZADO EM 13/04/2016 – 21:39

    A questão do alinhamento dos militares no dia seguinte a eventual impeachment de Dilma e posse de Temer me intriga bastante. Pouquíssimas pessoas têm analisado essa variável. Registo a coluna de Jânio de Freitas há algumas semanas (link aqui), da qual debochou de forma bastante arrogante a Ombudsman da Folha, sobre o mal explicado episódio da condução coercitiva de Lula e a intervenção da Aeronáutica para frustrar o dia de glória do juiz Sérgio Moro. LEIA MAIS »

     

     

    1. Perguntemos ao Aldo

      Perguntemos ao Aldo Rebelo?

      Olha, Romulus, das Forças Armadas o que me vem a essa hora da madrugada é o seguinte:

      – Do comandante-geral do Exército, Eduardo Villas Bôas: “Toda e qualquer atitude nossa será absolutamente respaldada no que os dispositivos legais estabelecem, desde a Constituição até as leis complementares […], e sempre condicionado ao acionamento de um dos poderes da República”, extraído do vídeo divulgado em 23 de março: https://youtu.be/VkDS0MdVcLk

      – “Visitas” recentes de Dilma a projetos estratégicos da Aeronáutica e da Marinha: também em 23/3, obras do centro de controle daquele primeiro satélite de defesa (SGDC); em 5/4, inspeção ao avião cargueiro KC-390; e no dia seguinte, conheceu o Navio Doca Multipropósito Bahia, onde fez promessas de 3,5 bi para a Defesa.

      – Ah, anteontem, em entrevista publicada no Jornal do Comércio do RS, o Marco Aurélio do Supremo soltou uma dessas, na hipótese de o “dia seguinte”, hum, degringolar: “Os segmentos antagônicos se defrontarem na rua, e aí teremos de ver se as nossas forças repressivas, representadas pelas polícias militares, são suficientes para controlar a situação. Se não forem, o último recurso estará na intervenção das forças armadas. Isso nós não queremos, não pretendemos…”

      Ou seja, me parecem sinais de que o Comando ainda tem a cabeça sobre os ombros, embora o Exército mais do que sinalizou que não hesitará se “provocado” nos termos da Constituição.

      O que nem precisaria de muita cerimônia: se o golpe passar e o Temer (ou o Cunha?) achar que a repressão das polícias militares estaduais e da Força Nacional não estiver dando conta, é só canetar. 

      Agora, quanto ao que anda ocorrendo nos recantos mais obscuros da caserna e hierarquia abaixo, de rumores, dissensões ou além disso… só os deuses sabem…rs.

      1. STF DECIDE, PRO BEM OU PRO MAL

        Pois é.

        Que eles seguem a Constituiçao e a convocaçao de “1 dos Poderes” eu vi. Mas que leitura fazem da Constituiçao? O interprete final, no nosso sistema, é o STF, nao o Congresso. É do STF, pro bem e pro mal, a palavra final.

        Aí, sobre o STF, vai outro post meu, CiceroS. Alias, 2 posts (to muito produtivo… ou muito engajado, decida vc)  :

        Chamem o Psiquiatra! – Tratemos Nossos Autistas ou Morramos Todos num Abraço de Afogados

         ROMULUSTER, 12/04/2016 – 20:50ATUALIZADO EM 13/04/2016 – 00:15

        Como adiantava em “MPF e Polícia Federal não contavam com o cinismo do PMDB“, não há limite para a desfaçatez e a cara de pau do “profissional” PMDB. Se o “Partido dos Concursados” pensa que esses terão o mesmo espaço para manobrar politicamente e exercer pressão sob um governo encabeçado pela sigla é mais “inocente” que cordeirinhos esperando pelo abate. Como comento naquele post:

        “Assim como não hesitará em votar impeachment sem crime de responsabilidade, terá o (PMDB) escrúpulos de votar no Senado afastamento de PGR? De colocar um interventor linha dura na PF sob um Nelson Jobin no Min. Justiça? De aprovar emenda à Constituição colocando mais 4 ministros alinhados no STF?” LEIA MAIS »

         

         

         

         

        Julgamento do Parlamentarismo no STF – Poncio Pilatos Não foi para o Céu Não!

         ROMULUSQUA, 13/04/2016 – 18:07ATUALIZADO EM 14/04/2016 – 00:05

        A Conversa de bastidor é que o STF resgatará entendimento do jurássico no julgamento da emenda do parlamentarismo.

        Dirá que sim, desde que aprovado em referendo posterior pelo povo.

        Mais uma vez, como no fim da terceira instância, o STF vai dar uma “pedalada” na Constituição. LEIA MAIS »

         

         

        1. Então, Romulus… Mas acho

          Então, Romulus… Mas acho que, para a cúpula das Forças Armadas, essa coisa de “leitura” de Constituição não chega a ter lá grande importância (claro, pelo menos durante o imbróglio golpistas vs. legalistas). Depois é que acho que o bicho pode pegar.

          Li com mais atenção o teu post “Militares – Sorriso de Monalisa” e recapitulei um pouco a geopolítica pós-64 (primeiro, um alinhamento automático com os EUA, depois o projeto de Brasil-Potência através da multipolaridade), e a conclusão a que cheguei é que não será tão fácil assim, Temer/Cunha conseguindo usurpar o poder, os militares obedecerem cegamente suas “canetadas”.

          Como o do Supremo, o “tempo político” dos militares não é o da eferverscência dos civis (Congresso, Executivo, sociedade), também como as do Supremo, as intervenções dessa “rígida” instituição só se darão em momentos muito específicos, se comprometidas a unidade (federação) e o interesse (digamos, equipamento estratégico) nacionais, por exemplo.

          Claro, quanto a novamente se forjar o “inimigo interno” e então se pressionar as FFAA para combatê-lo, quanto a isso posso estar enganado. Mas às vezes me passa a idéia algo absurda de o tiro sair pela culatra, de os militares resolverem agir contra quem realmente anda atentando contra o país: justamente contra as forças do golpismo.   

          1. Pois é, CiceroS.
            Ninguem

            Pois é, CiceroS.

            Ninguem quase fala sobre os militares. Por isso achei aquele post necessário.

            Vc viu os comentários la tb? Muita gente com leitura parecida.

            Vamos esperar e ver.

  94. Quem precisa ser impedido é o Congresso!

    Quem pode fazer este impeachment? Um bando de bandidos sem honra. Por que o Judiciário não interditou o Bandido Chefe? 

    O Judas dos trinta dinheiros, a cara de rato já diz tudo, roeu a dignidade por dentro. Rato imundo…

  95. O dinheiro prometido deve ser

    O dinheiro prometido deve ser muito bom, porque a maioria que diz sim disse estar pensando na família, nos filhos e nos netos, conlui-se que o que vale é a recompen$$$$$$a.  Dizem que votam pela juventude brasileira e pelas crianças, mas aprovaram a redução da maioridade, fecham escolas e roubam merendas.O povo brasileiro que se foda. VERGONHA!

    PS.: Um debatedor na TV Brasil, se não me engano, foi o ex-reitor da UnB, José Geraldo, disse que em toda a história do republicanismo tivemos apenas 4 presidentes que terminaram seus mandatos. A gente tem que levar isso em conta.  Em pouco mais de 100 anos de República, apenas 4 presidentes não foram traídos nem jogados às ratazanas dos golpes.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador