OMS se recusa a adiar Olimpíadas por causa do Zika

Da Agência Brasil

Zika: OMS nega pedido de cientistas para adiar Olimpíada do Rio

Por André Richter

A Organização Mundial da Saúde (OMS) rebateu hoje (28) as declarações de um grupo de cientistas e afirmou que não há motivos para adiar ou cancelar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, previstos para agosto, devido ao surto do vírus Zika. Na avaliação da OMS, eventual mudança no calendário da competição não alteraria significativamente a propagação do vírus. O Brasil é um dos 60 países que registraram a presença do Zika em seu território.

“Com base na avaliação atual do vírus Zika circulando em quase 60 países globalmente e em 39 nas Américas, não há nenhuma justificativa de saúde pública para adiar ou cancelar os Jogos. A OMS continuará monitorando a situação e atualizando as recomendações, se necessário”, afirmou a entidade, em comunicado.

A manifestação da OMS foi provocada poruma carta aberta na qual pesquisadores de pelo menos 15 países pediram à organização e ao Comitê Olímpico Internacional (COI) o adiamento do evento esportivo em nome “da saúde pública” devido à presença do vírus Zika na cidade.

Em nota, a OMS também ressaltou que está fazendo recomendações ao governo brasileiro e ao Comitê Olímpico sobre formas de reduzir o risco de atletas e turistas de contraírem o vírus durante os Jogos, como o combate ao mosquito Aedes aegypti,que além do Zika, transmite a febre chikungunya, febre amarela e a dengue.

Ontem (27), após a divulgação da carta dos cientistas, o Ministério da Saúde esclareceu que o mês de agosto, quando a competição será realizada, é o período do ano de baixa incidência das doenças provocadas pelo mosquito. O ministério ressaltou ainda o fato de a OMS não ter feito nenhuma recomendação para restrição de viagens, exceto às grávidas.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Globo, PSDB, PMDB, STF destruiram o Brasil!

    Essa olimpiada vai ser um desastre, vai manchar de vez todas as conquistas do país dos ultimos 14 anos, se a Copa foi 7 a 0, as olimpíadas eu não quero nem ver, até porque dentro desse quadro, eu acho que o boicote seria a solução mais honrosa, boicotar algo que foi parar nas mãos do PMDB, PSDB e Globo corrupta é o minimo que o povo brasileiro pode fazer!

  2. Discordo totalmente! O Brasil

    Discordo totalmente! O Brasil está precisando do dinheiro do turismo para que sua economia volte, aos poucos, apresentar alguma melhora.

    Se ela for um fiasco, obviamente culparão a Dilma pelo desastre; pois em seu governo – mesmo sem apoio- que a organização começou.

     

  3. A OMS não tem poder para
    A OMS não tem poder para adiar, adantar ou fazer qualquer mudanca nas Olimpiadas. Eles publicam recomendações.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador