ONU considera a Corte Interamericana de Direitos Humanos um exemplo

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em visita oficial na Costa Rica, destacou a atuação da Corte Interamericana de Direitos Humanos e a classificou como um modelo para o mundo.

Em uma conferência realizada na Corte, na capital costarriquenha, Ban Ki-moon afirmou que esta instância, desde sua criação, é um exemplo, pois que deu justiça ao garantir a responsabilização, a luta contra a impunidade e a proteção dos defensores dos direitos humanos.

Ban Ki-moon convocou todos os países latinoamericanos a preservar esta Corte. O secretário-geral elogiou, também, o compromisso da Costa Rica com os direitos humanos e na acolhida de migrantes, especialmente aqueles vindos de outros países da América Central.

Por outro lado, expressou grande preocupação pela insegurança nas áreas de El Salvador, Guatemala e Honduras, e se disse confiante de que a Costa Rica continuará envolvida na melhoria da segurança regional.

Em sua conferência na Corte Interamericana de Direitos Humanos, Ban Ki-moon citou a liderança da segurança da Costa Rica, especialmente depois que o país abolir suas forças armadas, o que permite mais recursos para enfrentar as causas da insegurança.

O titular da ONU viajou para a Costa Rica depois de visitar Nicarágua. Foi recebido pelo presidente costarriquenho Luis Guillermo Solis e pela primeira-dama, Mercedes Peñas. Ban Ki-moon declarou à imprensa que é sua primeira visita como secretário-geral da ONU e afirmou, também, ser a Costa Rica um exemplo e um modelo em matéria de meio ambiente, bem como no terreno do desarmamento.

Além disso destacou a liderença costarriquenha nos esforços por alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e para projetar o futuro pós-2015, agenda de desenvolvimento sustentável.

Com informações da ONU

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador