Revista GGN

Assine

Os abusos de um procurador da República

Do Estadão

 
Órgão argumenta que a propaganda 'Copa das Copas' está 'absurdamente divorciada da verdade'
 
Ricardo Brito - O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA - A 17 dias do início da Copa do Mundo, o Ministério Público Federal em Goiás entrou com uma ação civil pública na Justiça para suspender a divulgação da campanha publicitária do governo Dilma "Copa das Copas". O MP argumenta que a propaganda está "absurdamente divorciada da verdade" ao anunciar que o torneio trará grandes benefícios aos brasileiros em função dos investimentos públicos que teriam sido realizados na infraestrutura e nos serviços públicos.

A ação foi protocolada no início da noite na 3ª Vara Federal de Goiás. O procurador da República Ailton Benedito de Souza, autor da ação, pede que a Justiça conceda liminar para suspender a divulgação da campanha em todos os meios de comunicação e, em caso de descumprimento de uma eventual decisão favorável, que a União pague multa diária de R$ 5 milhões.

Na ação, o Ministério Público lembrou o país foi escolhido sete anos atrás para sediar a Copa. Teve, segundo o órgão, "grande oportunidade e "tempo" para executar os planos de investimento para corrigir as mazelas da infraestrutura e dos serviços públicos, especialmente das cidades-sede.

"De fato, os brasileiros ficaram bastante esperançosos e que as obras da Copa, que consumiram bilhões de recursos públicos, proporcionassem um legado auspicioso, a ser usufruído nos anos vindouros pela sociedade, que, afinal paga a conta", argumenta o procurador da República, nas 50 páginas da ação.

Entretanto, o procurador da República afirmou que, diante da iminência da realização do evento, "vários empreendimentos projetados para o transporte público e o trânsito foram cancelados ou substituídos por outros de menor impacto, que, primeiro, não serão concluídos a tempo; e, segundo, visam, exclusivamente, mitigar os efeitos da desorganização, da falta de planejamento, da incompetência em executar o que se planejou, relativamente à infraestrutura e aos serviços voltados à realização da Copa, a fim de evitar que o pior".

O MPF em Goiás chama a campanha de ilícita por não ter nenhum "caráter educativo, informativo ou de orientação social". As peças, uma de 34 segundos e outra de 63 segundos, são estreladas pela jogadora de futebol Marta, que diz que "Todos ganham" e "Somos um" no evento.

Para o procurador, ao citar uma série de reportagens e fatos relativos à Copa na ação, é público e notório que houve "desperdício" de recursos públicos em obras que não ficarão prontas a tempo do Mundial. Ele diz ainda que a conclusão após a Copa também é bastante duvidosa, diante do término das "pressões" da Fifa, responsável pelo evento, da ineficiência dos investimentos públicos no Brasil e da tendência natural dos brasileiros ao esquecimento das promessas dos que lhes governam.

"Tudo a evidenciar a desorganização, a falta de planejamento e a ineficiência na execução, malgrado parcial, das obras que constituiriam, segundo se propalava nos idos de 2007, não somente a Matriz de Responsabilidades, como também o propalado "legado" da Copa para o Brasil e os brasileiros", afirma o integrante do MPF ao argumentar que, a despeito disso, o governo promove intensa campanha de marketing em torno do que "seriam suas maravilhosas realizações em prol da Copa e dos seus pretensos benefícios no Brasil".

Ailton Benedito de Souza lembra na ação que historicamente a Copa tem sido um "poderoso" instrumento de manipulação social, econômica e política, principalmente no Brasil, "o País do Futebol" e a "Pátria de Chuteiras". 

Média: 1.8 (10 votos)
29 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

Esses ignorantes! Depois

Esses ignorantes! Depois dizem que é o governo do pt, pt, pt que quer calara a oposição.

Como operador do direito não passa de um militante político adolescente.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

PJ não VOTA!

O Jornalismo acabou e a eleição não tem fim!

imagem de GRaslan
GRaslan

O procurador está

O procurador está corretíssimo. A búlgara escarlate devia dizer ao povo: não vai ter copa, pois os estádios são inseguros, o sistema de transporte não atende as demandas, a segurança pública é falha, não vá aos jogos pois você corre risco de vida ...

Seu voto: Nenhum (10 votos)

O Ministério Público

O Ministério Público brasileiro perde, e muito, quando permite que em seus quadros prospere ânimos políticos como é o caso dessa RÍDICULA, PATÉTICA, ABSURDA e CLARAMENTE   P A R T I Z A R I Z A D A  Ação, que de pública só tem o nome. 

O governo, aliás, qualquer governo tem não só o direito, mas o DEVER de informar a população sobre o que faz ou deixa de fazer. Queria ver se esse "doutorzinho" entraria com uma Ação dessa se o governo publicasse uma matéria informando sobre o que não fez, seja por falta de tempo ou o que for, e não o contrário. 

O que esse procurador quer mesmo é aparecer. Surfar na onda. Ele não tem nenhuma competência para ficar fazendo avaliações de cunho políticos e juízos de valores com base em subjetividades. 

Dará,  com certeza,  com os burros n'água

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Nãp pode.

Aqui no jornal não pode mais chamar alguém de tukanalha? Nem nesse caso?

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de emerson57
emerson57

igrejinha

além do "milenio" qual outra igrejinha esse cidadão frequenta?

qual é a turma dele?

se alguém sabe, diga.

não deixe barato! 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Danilo pro
Danilo pro

Esse promotorzinho tem algum

Esse promotorzinho tem algum neurônio? Como pode ser promotor com total falta de lógica e discernimento?

Seu voto: Nenhum
imagem de Francisco A. de Sousa
Francisco A. de Sousa

O judiciário será o grande

O judiciário será o grande protagonista este ano até as eleições. A interferência sistemática em todos os setores, sempre contra os governos eleitos, continua e continuará provocando dores de cabeças, principalmente no governos petistas. 

Há uma sincronia com a oposição que salta os olhos. A oposição vai a justiça por bobagens e encontrou um local ideal para incomodar o governo. E após o episódio da propaganda do PT na tv, eu me pergunto se a justiça sabe o que é e como funciona a Democracia. Pois há um claro partidarismo nas descisões, embora esse ativismo já tenha sido preconizado por muitos.

Vejo as atitudes do Joaquim Barbosa sendo usado com referência, e fica claro que ele está usando os petistas presos com fator de peso para as eleições.

Provavelmente será ministro do Aécio Neves fora nada.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Ele deveria era apurar de onde vem a grana que o Aecim

Ele deveria era apurar de onde vem a grana que o Aecim está usando prá comprar lideranças por até 20 milhões de reais

http://www.esmaelmorais.com.br/2014/05/la-e-ca-presidente-do-pmdb-mg-acusa-psdb-de-oferecer-r-20-mi-por-alianca/

Seu voto: Nenhum (2 votos)

 

...spin

 

 

O pé Rela no pó

è só seguir o helicóptero!!!

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Dulce (Madame X)
Dulce (Madame X)

MP de GOIÁS! DEMOSTENES MP de

MP de GOIÁS! DEMOSTENES MP de Goiás, irmão de Demostenes também. Cachoeira Goiás, Veja e seu "editor chefe" de Goiás. Goiás, terra de DONZELAS PÚDICAS...E POLITIQUEIROS PÚTRIDOS.

Porque será que NÃO me surpreendo com esta "ação" do MP de Goiás?!

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de tolot
tolot

 Esse aí não acha que é

 Esse aí não acha que é imperador, tem certeza.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Joao Pereira
Joao Pereira

Procurador goiano faz parte da conspiracao midiatica. confira

Este procurador goianoAilton Benedito de Souza, e' membro do Instituto Millenium. E' preciso dizer mais ?

Confira:      http://www.imil.org.br/author/ailton-benedito-de-souza/

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Marly
Marly

Ah! Agora entende-se!

Está explicado seu comportamento. Os almofadinhas trabalhando...

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Rogério Marco Antonio Silva
Rogério Marco Antonio Silva

Contra a PEC Barbosa

Precisamos fazer uma campanha em defesa do teto constitucional, imagina só esses senhores ganhando o dobro d oque ganha a presidente da Republica,

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Só prá atiçar ainda mais o ódio...rsss

Lula, o cara, é homenageado com estátua nos EUA. Falta uma no Brasil?

Do MudaMais, via Brasil 247

 quando o petista ganhará homenagem idêntica no Brasil?

Estátua de bronze do ex-presidente do Brasil faz parte da exposição “A América nos olhos de Yuan Xikun”, no National Mall, em Washington, nos EUA; entre outras pessoas retratadas pelo artista chinês estão Abraham Lincoln (Estados Unidos) e Gabriel García Márquez (Colômbia); presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em outra oportunidade já dissera: “Lula é o cara”; em tempo: quando o petista ganhará homenagem idêntica no Brasil?

Passando ao largo do mar de complexo de vira-lata em que a oposição quer mergulhar o Brasil (mas não consegue), exposição no National Mall apresenta estátua de bronze do ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. A escultura faz parte da exposição “A América nos olhos de Yuan Xikun”.

 

O artista chinês celebra diversas culturas através da história, destacando figuras das Américas. Yuan Xikun é reconhecido internacionalmente por sua habilidade em retratar figuras políticas de destaque.

De acordo com a divulgação da exposição, as pessoas retratadas foram escolhidas entre aqueles que deram contribuições extraordinárias para a sociedade. São elas: Abraham Lincoln (Estados Unidos), Simón Bolívar (Venezuela), Eloy Alfaro (Equador), Tupac Amarú (Peru), Lula da Silva (Brasil), Juan Pablo Duarte (República Dominicana), Tupac Katari (Bolívia), Juana Azurduy (Bolívia), Andreo De Santa Cruz (Bolívia), Gabriel García Márquez (Colombia), Jose Martí (Cuba) e ‪José de San Martín‬ (Argentina).

O National Mall fica ao lado da Casa Branca, em Washington, DC, capital dos Estados Unidos, e é um jardim onde são homenageados os ex-presidentes do país. Em torno do National Mall estão diversos museus, como o Art Museum of the Americas (link is external) e é no jardim deste museu que se encontra a exposição de Yuan Xikun.

Como já disse o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama: Lula é o cara.

  

 

Seu voto: Nenhum

 

...spin

 

 

O cara é LOUCO! A justiça

O cara é LOUCO!

A justiça brasileira está doente...

Se ele é incapaz de ver como as cidades receberam investimentos para a copa, NÃO TEM CAPACIDADE DE EXERCER suas atividades dentro da justiça...

Que procure um partido politico e TENTE SE CANDIDATAR...

Usar a justiça para isso?

Chega, né?

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de PauloBR
PauloBR

Firme-se jurisprudência

Pela teoria do promotor A. B. S. (que, apesar das iniciais do noem, derrapa feio), também chamada "teoria do divórcio do fato", deve ser proibida a veiculação de qualquer campanha "absurdamente divorciada da verdade".

Firme-se juridprudência nesse sentido e:

- casse-se a concessão da Globo;

- processem-se criminalmente a Folha, o Estado, O Globo et caterva;

- recolham-se ao xilindró os Srs. A.N., E.C.;

 

Por último, e não menos importante: transforme-se a sede do Ministério Público de Goiás e seus doutos ocupantes respectivamente em presídio e presidiários.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Votos

Quantos votos teve esse procurador? Se quer fazer política partidária, por que não se candidata?

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de MThereza
MThereza

Pra mim, só fechando esse MP.

Pra mim, só fechando esse MP. Procurar o que precisa, eles não procuram. Mas acham chifre em cabeça de cavalo de 5 em 5 minutos. Vão tomar banho de cachoeira, que é o que sabem fazer melhor!

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Álvaro Noites
Álvaro Noites

Mais um militonto. Incrível

Mais um militonto.

Incrível como o MP, TCs da vida, e PF estão aparelhados por tucanos.

Ou seria apenas uma ilustração do quão conservadoras são nossas instituições?

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de KURK
KURK

http://noticias.r7.com/brasil

http://noticias.r7.com/brasil/lula-ganha-estatua-de-bronze-ao-lado-da-ca...

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Nenhuma novidade.

De onde sai um Demóstenes pode sair muito mais escremento!

Seu voto: Nenhum (9 votos)

O Ministério público é um

O Ministério público é um antro tradicional de tucanos. Aliás, muitos dos mais ferozes ativistas tucanos são procuradores.

Sem novidades. Faz parte da campanha.

Seu voto: Nenhum (12 votos)
imagem de Jossimar
Jossimar

Vai ser babaca assim no

Vai ser babaca assim no inferno.

Alguém presisa tomar alguma providência contra este tal de MPF.

Se metem onde não devem e não se metem onde devem.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Demóstenes Torres fazendo

Demóstenes Torres fazendo escola, este é outro que deve ter sido banhado nas cachoeiras  de Goiás. Onde se esconde o perigo.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Rogério Ferraz
Rogério Ferraz

Não é fácil. O PT tem que

Não é fácil. O PT tem que lutar contra a mídia e o judiciário.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

A obtusidade é regra no Judiciario ?

E contra esses mediocres mal informados ou de ma-fé.

Seu voto: Nenhum

Com a palavra o Procurador

Com a palavra o Procurador Geral da República e o Conselho Nacional do Ministério Público.

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Esse procurador é só mais um...

Oposicionista desesperado correndo atrás de seus quinze minutos de fama.

Seu voto: Nenhum (9 votos)

DILMA DE VOLTA E ELEIÇÕES GERAIS PARA ESSE CONGRESSO GOLPISTA!

DIRETAS JÁ É CHANCELAR O GOLPE!

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.