Os exageros da denúncia de crime racial contra a Miss Ceará

É preciso cuidado para não generalizar a palavra racismo e não exagerar nas denúncias de crime racial, inclusive para não banalizar o tema e atrapalhar as denúncias efetivas contra crimes raciais concretos.

Os ataques sofridos por Miss Ceará não são racistas, pela simples razão de que cearense não é raça. As críticas ao seu sotaque são grosseiras, proveniente de imbecis, mas de modo algum configuram crimes, sequer de injúria. A afirmação de que no Ceará só tem mulher feia é outra grosseria, de quem não tem a menor ideia sobre beleza e que certamente jamais visitou o Ceará. Mas crime, não é.

Os jornais gostam de criar factoides. Seria conveniente que a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Ceará, cuidasse de não dar carne fresca aos lobos e não expor o Ceará ao ridículo.

do G1

Perfis que ofenderam Miss Brasil em redes sociais são apagados, diz OAB

OAB pediu ao Ministério Público que identifique autores de frase ofensivas.
Para presidente da OAB, ofensas são preconceituosas por miss ser do CE.

Do G1 CE
 
Perfil com mensagem ofensiva no Twitter foi bloqueado (Foto: Twitter/Reprodução)Perfil com mensagem ofensiva no Twitter foi bloqueado (Foto: Twitter/Reprodução)

A Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) identificou cinco perfis em redes sociais com mensagens ofensivas contra a cearense Melissa Gurgel, eleita Miss Brasil no domingo (28). As contas foram apagadas ou bloqueadas horas depois de o presidente interino da OAB-CE, Ricardo Bacelar, pedir que o Ministério Público identifique e acuse os autores das frases por racismo. A OAB afirma que o fato de as mensagens terem sido apagadas não isenta os autores das mensagens do pedido de acusação.

Para Barcelar, as mensagens publicadas logo após Melissa receber o título de miss contêm discriminação contra os cearenses. “Miss Ceará bonita até abrir a boca e vir aquele sotaquezinho sofrível”, diz uma das mensagens. “Lembrem de deixar a TV no mudo quando a miss Ceará for dar a palestra dela no miss Brasil do ano que vem”, diz outra; “Achei que no Ceará só tinha mulher feia”, publica outro perfil.

As mensagens foram registradas pela OAB-CE e apresentadas ao Ministério Público. Com os registros, o presidente do órgão espera ter a identificação e punição dos autores.

Miss Ceará 2014 (Foto: Lucas Ismael/Band/Divulgação)Miss Brasil 2014
(Foto: Lucas Ismael/Band/Divulgação)

“Nós temos os prints [imagens obitidas da tela do computador] com os termos racistas. Com o poder de investigação do Ministério Público, é possível chegar às pessoas desses perfis, e então acusá-las”, diz Barcelar. “É racismo e nós não vamos aceitar isso. O sotaque cearense faz parte da nossa cultura e da nossa identidade”, diz.

Melissa Gurgel, de 20 anos, foi eleita a Miss Brasil no sábado (27), em concurso realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com a participação das 27 misses dos estados e do Distrito Federal.

Caso semelhante
Em maio deste ano, o MPF identificou e acusou internautas que postaram comentários considerados racistas contra os cearenses durante um acidente em Canindé, no interior do Ceará, que resultou na morte de 18 pessoas.

O MPF afirma ter identificado e coletado dezenas de comentários com insultos a nordestinos em portais de notícias. A conduta dos internautas foi investigada pelo procurador da República Edmac Lima Trigueiro, que obteve na Justiça a quebra do sigilo telemático dos usuários.

O caso poderá ser enquadrado como crime de racismo, que prevê pena de dois a cinco anos de prisão, assim como as mensagens contra Melissa Gurgel.

Miss Brasil
A  cearense Melissa Gurgel, 20 anos, foi eleita a mulher mais bonita do Brasil no último fim de semana, em concurso realizado com as misses dos 26 estados e Distrito Federal. O evento foi realizado no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza. A Miss Brasil 2014, prometeu representar bem o Brasil no Miss Universo e mostrar o “poder da mulher brasileira”.

“Eu pretendo estudar muito, conhecer outras culturas, aproveitar essa oportunidade única de representar o nosso país lá fora e mostrar para o mundo o poder da mulher brasileira, mostrar nossos princípios e nossos valores”, disse, logo após receber a faixa e coroa de Miss Brasil 2014. Ela recebeu a faixa de Miss Brasil e um carro no valor de R$ 40 mil, como premiação do 60º concurso Miss Brasil. Ela vai disputar agora o Miss Universo, que será realizado neste ano, nos Estados Unidos.

Reação da cearense ao ser anunciada Miss Brasil (Foto: Lucas Ismael/Band/Divulgação)Reação da cearense ao ser anunciada Miss Brasil (Foto: Lucas Ismael/Band/Divulgação)

 

Luis Nassif

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. MAIS UM OSSO

    Mais um osso para a turma do “politicamente correto” ficar roendo. Acabo de ver a foto da moça e acho que o cara que falou algo dela é maluco. Que mulherão!

    Um cearense a outro pode chamar de cearense?

    Falando disso, dias atrás um jogador de raça negra chamou outro, um pouco mais escuro, de macaco, em pleno jogo. Isso é racismo também ou apenas uma injúria comum entre colegas da mesma raça?

    Um Gay chamar outro de veado é homofobia ou apenas um insulto?

    Está ficando complicado.

    1. “Está ficando complicado” pra

      “Está ficando complicado” pra quem é racista, sexista, homofóbico, etc, em suma: pra quem gosta de ofender o outro, pra quem é incapaz do sentimento do outro: a alteridade. Quanto à expressão “politicamente (in)correto”, vou explicar de novo, foi criada pela direita (inclusive pela extrema direita) americana, e difundida pela grande mídia, para combater as ações afirmativas e os direitos de minorias e maiorias oprimidas, discriminadas e ofendidas. E a turma das redes sociais (inclusive quem se considera progressista ou de esquerda) difunde isso por aí. Você nunca encontra essa expressão na boca ou nos textos de gays, negros, índios, mulheres, deficientes físicos, ou de quem sabe de onde isso veio…

    2. Um negro chamar o outro de

      Um negro chamar o outro de macaco; um gay chamar o outro de veado; um nordestino chamar o outro de paraíba, etc., jamais vai ser a mesma coisa quando alguém que se crê diferente e superior o faz…

      Afinal é esta a questão: inferiorizar; pior: “confirmar”, “atualizar” uma inferiorização secular, como se esta fosse justificável…

      E sabemos que um dia ela foi justificada por uns…

       

  2. Nessa época de redes sociais,

    Nessa época de redes sociais, muitas pessoas precisam se proteger delas mesmas. Há um monte de frases desnecessárias e projetos de pensamentos que as pessoas escrevem apenas para “ocupar espaço”, há uma necessidade de se expor que levam inocentes inúteis ao ridículo. 

  3. A OAB quer resolver isso de

    A OAB quer resolver isso de vez?

    Que tal dar uma olhada nos comentários dos principais sites de notícias do país: Uol, G1, Terra e cia ltda???

    Todos os doentes mentais, pervertidos, psicopatas, racistas, elitistas e outros da mesma estirpe desfilam os seus comentários todos os dias por lá. E são todos aprovados integralmente por “supostos moderadores”….

    Agora vá tentar falar bem do PT. ou mal do PSDB… Vc é censurado e bloqueado imediatamente.

    Entendeu OAB??

  4. Sem saber tudo o que os caras

    Sem saber tudo o que os caras escreveram não dá pra livrar a cara deles. Se há discriminação e ofensa, processo neles. Não exatamente por racismo, nesse caso. Mas a maneira pela qual gente preconceituosa do Sul e do Sudeste se refere à gente do Nordeste é do mesmo tipo do racismo. A intenção é a mesma.

    1. Isso aí É preconceito e discriminaçao, algo semelhante a racismo

      O argumento do Nassif nao procede. Claro que cearense nao é raça, mas nem as ditas “raças” sao raças, os seres humanos nao têm raças… Mas o racismo existe, claro, em cima da construçao imaginária das raças; e como ele, existem discriminaçoes por origem. É o mesmo tipo de ofensas, e devem ser igualmente punidas. 

      Além do mais, também preconceito linguístico (o dito “sotaque feio”), o que é fruto de enorme IGNORÂNCIA, falsa crença em que uma das variantes da língua seja superior às outras, coisa que já foi mais do que desmentida pela Sociolinguística. 

       

  5. Não vi crime de racismo

    Não vi crime de racismo nestes comentários.  Deve ser para aumentar a audiencia.

    Agora falando do concurso de beleza…A Miss Amapá, para mim, era a mais bonita. 

  6. Que gente chata. Ela tem um

    Que gente chata. Ela tem um sotaque forte. Mas e daí? E dizer que a mulher não é bonita? Pode até não ser exatamente o meu tipo, mas que é bonita, isso é. Nesses casos, recomendo uma bengala e um pastor alemão.

    1. Falou e disse! TODOS temos sotaques, cada 1 o de sua regiao

      E classe, faixa etária… Cada grupo da sociedade fala de modo levemente diferente dos outros. Achar que o próprio sotaque, a própria variante linguística, é superir à(o)s outr@s é presunçao tosca, e além do mais ignorância.  

  7. Da Lei nº 7.716/1989

    Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.       (Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)

    (…)

    Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. (Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)

            Pena: reclusão de um a três anos e multa.(Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)

            § 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. (Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)

            Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.(Incluído pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)

            § 2º Se qualquer dos crimes previstos no caput é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza: (Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)

            Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.(Incluído pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)

            § 3º No caso do parágrafo anterior, o juiz poderá determinar, ouvido o Ministério Público ou a pedido deste, ainda antes do inquérito policial, sob pena de desobediência: (Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97) 

            I – o recolhimento imediato ou a busca e apreensão dos exemplares do material respectivo;(Incluído pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)

                II – a cessação das respectivas transmissões radiofônicas, televisivas, eletrônicas ou da publicação por qualquer meio;      (Redação dada pela Lei nº 12.735, de 2012)        (Vigência)

            III – a interdição das respectivas mensagens ou páginas de informação na rede mundial de computadores. (Incluído pela Lei nº 12.288, de 2010)

    1. É isso mesmo

      Ao ler o texto da postagem, me lembrei “de memória” que a Lei citaria “origem”. A publicação integral do artigo não deixa dúvidas, Argolo.

  8. É racismo sim

    Está na lei. Racismo, em termos penais, tem um sentido abrangente e engloba preconceito e discriminação contra a procedência nacional.

    No caso, existe o entendimento de que ter preconceito ou discriminar alguém por sua procedência regional é racismo.

    É a mesma situação da estudante Mayara Petruso, que atacou o povo do Nordeste e foi condenada por racismo. Na hipótese, os ataques aos cearenses configuram um caso particular desse tipo de racismo.

    A OAB-CE está certa e segue o que diz a legislação brasileira (Lei nº 7.716/1989) e a jurisprudência dos Tribunais brasileiros acerca da matéria.

    1. Também concordo!

      Também concordo, pois, há muita confusão no termo racismo, no caso do goleiro Aranha pela “lei” é considerado injúria racial, já que foi dirigido há um único indivíduo, já neste caso é considerado racismo, pois, ofende um povo como todo, não apenas uma pessoa, a ofensa não foi somente direciondada a ela e sim ao povo do Ceará. No caso do goleiro Aranha há uma grande possibilidade ter algum comentário que configure racismo nas redes sociais, mas, a torcedora flagrada chamando ele de macaco configura injúria racial.

      Neste caso onde a ofensa foi direcionada a todo o povo do Ceará e acredito que seja  racismo por esse fato.

  9. Está complicado!

    Está faltando muita educação, respeito, solidariedade e amor entre os brasileiros. ! Afinal de contas todos somos irmãos e filhos dessa nossa pátria querida!  Acorda Brasil!!!

  10. Para mim a maioria dos

    Para mim a maioria dos frequentadores do Face, twiter e de alguns blogs limpíssimos, não passam de “aparecidos” para esconder seu complexo de inferioridade.

  11. imbecilidade total

     

    Do Polo Norte ao Sul

    Todas têm o seu charme e a origem geográfica também dá um charme especial a cada mulher, incluindo o acento pessoal e as característcas físicas incorporadas pela miscigenação.

    Não vale um mísero comentário/post.

    Tá valorizando a canalhice.

  12. Viva os sotaques!Nasci na

    Viva os sotaques!

    Nasci na mooca!

    Agora sem ser ofensivo , uma mulher dessa ao meu lado

    pode ter até   sotaque ,venuziano,javanes, do jardim Angela

    etc…

  13. E a Globo?

    No princípio não se via negro apresentador de TV de jeito nenhum.

    Atores e atrizes para novelas da Globo? Nem pensar que tivessem os papéis principais. Foi esquisito a Globo ter pintado de negro a um ator branco para que ele fizesse papel de negro. Papeis para negros eram de escravos, ou domésticas.

    E quanto a sotaques? Jamais um apresentador com sotaque diferente do “Brasil” que a Globo eugênica quis criar, e acabou criando, ou pelo menos metendo confusão na cabeça de milhares de brasileiros, que julgavam certo falar “global” como o certo, e os demais falares, errados.

    De uns tempos em diante foi pior: os sotaques apareceram em trabalhos humorísticos, para provocar risos e pilhérias.

     

     

     

  14. Nordestinos Somos!

    Graças a Deus!

     

    Recebi hoje, via facebook, da amiga Lourdes Nassif e dei boas gargalhadas.

    Como diz o dito, a ignorança é que astravanca o pogreço. Na Itália os dialetos são valorizados e acatados como uma característica da cultura italiana. Os avós ensinam aos netos seus dialetos, a fim de que não se percam. A gente pensa que fala razoavelmente o italiano, porém, em lá chegando, vê urso de gola pois mesmo falando o italiano comum, os italianos usam expressões dialetais que nos deixam absolutamente confusos.

    Aqui no Brasil, infrelizmente, há, não digo que racismo, mas uma discriminação não tão velada em relação aos nordestinos. Frize-se que não faz tanto tempo que o nordeste passou a ser conhecido como tal. Antes tudo era norte. Os cearenses, paraibanos, potiguares, pernambucanos, alagoanos, sergipanos, eram todos reunidos num mesmo saco e denominados baianos. Nada contra a bahia, pelo contrário, porém cada Estado deve ser reconhecido como tal e respeitadas suas características, sua cultura, seu linguajar próprio, que perfeitamente poderia ser chamado de dialeto.

    O conceito de belo é relativo. A musicalidade da nossa fala é linda para nós, tanto assim que a usamos. Quem não gostar que se dane.

    Não entrarei no mérito da questão abordada pela OAB-Ce, porém respeito é bom e assegura a integridade das ventas.

  15. Viva os sotaques!

    Eis o que penso, destes idiotas convencidos de serem os senhores da razão… e da fala:

     

    Quem não tem sotaque, vem de onde?

    De lugar nenhum que não exista.

    Maldito és tu que se acha melhor por falar sem acento

    Pois renegas teu pai, tua mãe, teu avô.

    Se nisso te incomodas o senso, 

    Ensurdeças!

    Pois até o vento,

    Nesta Terra, tem pronúncia. 

     

    O sotaque dela não é mais ou menos diferente de qualquer outro cearense. O que acontece é que as grandes mídias, Redes de TVs, etc.,  impoem um jeito de falar que tolos pensam ser A forma correta. Por isso, sempre gosto de ver a bela Ticiana Villas-Boas na Band. Baiana, com sotaque, lindo. Eis um mérito da TV Bandeirantes. Se todas agissem assim, não haveria o estranhamento, nem a criação deste sentimento estúpido de superioridade.   

     

  16. Foi racismo sim

    Estou decepcionado com o artigo! Foi racismo sim, nos termos da Lei. A rigor, não existiriam raças, porque é uma raça única, a humana. O ponto de vista do Nassif nesse caso seria de que crime de racismo seria impossível. O STF já afastou essa tese. Não pode aliviar esse pessoal que persegue Nordestino. Daqui a pouco Nordestinos poderão ser mortos nas ruas, porque são “paraíbas” e coisas assim. MPF nos antinordestinos!

  17. Miss Brasil

    Tive o prazer de morar em Fortaleza por 8 anos e até hoje sou deslumbrado com a beleza da cidade e principalmente das Cearenses. Qualquer dúvida é só observar a nova Miss que foi eleita com mérito e justiça. O sotaque cearense é tradicional e ao mesmo tempo divertido com uma diversidade de palavras riquíssima e que todo mundo que mora por lá faz questão de preservar. Sem querer ofender os Paulistas e cariocas mas quando eu vou visitar esses estados tenho uma enorme dificuldade em me comunicar com as pessoas no dia a dia devido a quantidade absurda de gírias e frases que são criadas como forma de disfarçar o semi anafalbetismo que predomina nesses estados. Tenho certeza que as dezenas de amigos que fiz em Fortaleza estão se divertindo com essa idiotice toda.

  18. Como cearense me sinto

    Como cearense me sinto desconfortável com essas imbecilidades. Sou, não nego, bairrista e compro briga(inclusive muitas vezes aqui) com quem ousa depreciar meu torrão natal. A última foi aqui com um gaúcho que tentou nos humilhar fazendo alusões acerca deles(gaúchos) pagarem impostos para servirem para os “lá de cima”. Chamei- de “presunçoso de merda”

    Entretanto, será que a críticas ao sotaque e/ou aparência(“povo feio”) se enquadrariam como “racismo” ou mesmo só discriminação? Seria ao menos injúria?

    Mesmo danado da vida com essas demonstrações de elitismo próprio de ignorantes, sou obrigado a seguir minha consciência e avaliar que nem se trata de racismo, nem de discriminação nem de injúria.

    PS: sim, somos feios. Em compensação somos gostosos, inteligentes, inspirados, simpáticos e brabos!

    Tremei bonitões e bonitonas aí “debaixo”.

  19. Os sulistas têm que se

    Os sulistas têm que se acostumar com o fato de que de agora por diante vão conviver com muitos sotaques diferentes. Há uma globalização particular da língua portuguesa, e as mídias locais serão por ela invadida com cada vez mais intensidade. Sotaques do Ceará, do Amazonas, de Portugal (que até bem pouco tempo só frequentava a mídia sulista em piadas e hoje frequenta em estrelas como Cristiano Ronaldo), de Angola, de Moçambique, de Macau, do Rio Grande do Sul, do Mato Grosso, de Pernambuco, passarão a ser escutados com maior frequência e naturalidade em todo o mundo lusófono. Quanto ao fato de cearense ou nordestino ser feio, Darcy Ribeiro falou abundantemente sobre isso. Feia é a pobreza, não são os nordestinos. E a pobreza grassou no Nordeste não por determinismo, mas por diversas causalidades históricas que podem ser superadas e estão sendo superadas. Segundo Darcy, na medida em que o povo pobre for escovando com regularidade os dentes, for tendo um tratamento de saúde regular e eficiente, for se alimentando bem, cultivando a vaidade pessoal, começará a aumentar naturalmente sua estatura e a corrigir defeitos de doenças e desnutrição, e em duas gerações verá desabrochar em esplendor sua própria beleza. Então, segundo ele, nenhum povo do mundo será mais bonito que o povo brasileiro, e se pode acrescentar, nenhuma mulher do mundo será mais bonita que uma cabocla nordestina.

  20. O Nassif de novo

    O Nassif de novo defendendo o politicamente correto contra o preconceito escancarado.

    Eu moro em Minas, mas sei que em Sampa, nordestino é chamado de baiano e no Rio é chamado de PAraíba. Se isso não é um preconceito pernicioso e deletério para a vida  das pessoas, eu não sei o que seria.

    Exemplo, na Espanha somos todos chamados de Sudacas, você Nassif gosta disso, de ser discrimninado por um espanhol falido?

    É crime isso?, não?

    Mas vc adora defender pontos de vista politicamente corretos, quando . na verdade, o pau quebra na rua e as pessoas são maltratadas e até mortas por causa desse tipo de preconceito.

    Pô, cê quer agradar quem, os anunciantes?

  21. Sou cearense

    radicado em São Paulo desde 1981, e discordo totalmente da visão do Nassif. Já ouvi muita merda, aí descobrem que estudei na PUC e na USP, aí fazem uma cara muito engraçada. Concordo plenamente com o comentário do Leitor 768. 

     

     

  22. VEJA BEM….

    Moro em Fortaleza e digo o povo cearense são bom na “terra sem lei” deles, que mandam, destratam muitos turistas,e  moradores que vem de fora (COMO EU, que sempre falo com um sorriso, ou simpatia, MAS NÃO ADIANTA, Principalmente quando eles percebem meu sotaque.”). São ignorantes de nascença, Só querem ser os “espertos”, com muuuuita frequencia, adoram furar filas, dar calotes, sempre querem sair na vantagem de TUDO!  Se vc não for ninja vc se ferra. Homem aqui mais nojento tá pra existir, tratam mulher igual cachorro de rua, até sem conheçer.  EU TO CANSADA DE PASSAR POR SITUAÇÕES ASSIM AQUI, E CONHECIDAS QUE VIERAM DE FORA, PASSAM A MESMA COISA. Entre outra e outras e outras coisas que não vem ao caso falar. E não pensem q falo isso me baseando apenas no bairro q moro, é em todo canto. Restaurante, padaria, supermercado. 

    Aqui a mais de 2 anos continuo sendo vítima de XENOFOBIA porq zooam do meu sotaque, dificuldade em arrumar emprego, eles priorizam quem é da região, mas enfim…

    É ridículo ver essa gente aí encima reclamando disso e aquilo outro, acha que TUDO é preconceito, isso é querer aparecer. Digo isso por que tenho váááários amigos que fiz aqui e eles mesmo falam mal deles como: Cabeça de mamãe sofreu, Cabeça-Grande, toco de amarrar jegue,  adoram brincar e falar mal da vida alheia, daí por que uma pessoa de fora faz o mesmo tipo de brincadeira isso eh RACISMO???? Isso é sofrer de  complexo de inferioridade.  Não é a “terra do humor?”  Onde mais se tem palhaços? Porq não levar alguns comentarios pro lado brincalhão e saber relevar certos comentários inúteis, ao invés de levar pro lado preconceituoso?  Amo a cidade, mas a convivencia com as pessoas te provo que é difícil.

    Por isso que hoje em dia trato do mesmo jeito ou pior, quem me trata com ignorância aqui. A maioria das minhas amizades são de fora, mas tbm tenho amigos daqui q souberam respeitar e serem respeitados, Antes eu ficava calada so engolindo seco, hoje se falarem ignorante comigo eu ja mando se fuder na lata, (desculpe a palavra).  ai neguinho ja recua e se brincar pede até desculpa.  RESPEITO É PRA QUEM TEM.

     

    SE VC DISCORDA, ME PERDOE MAS PROBLEMA SEU! Se fui ignorante me perdoe, mas aprendi essa “cultura” no Ceará. ASSIM COMO TODOS, EXPUS MINHA OPNIÃO SOBRE A REALIDADE AQUI E (COM PROVAS). Mas quem nao DEVE não TEME.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador