Os médicos envolvidos em torturas nos presídios dos EUA

Sugerido por Gão

Do Voz da Rússia

Médicos estão envolvidos em torturas nas prisões americanas
 
Médicos americanos inventaram novas torturas para presos em penitenciárias especiais nos EUA, e também tomaram parte em violências e zombarias contra supostos terroristas. Isto veio a público através do relatório da Comissão independente para questões do profissionalismo médico.
 
Há dez anos apareceram na Internet vídeos que chocaram a comunidade mundial. Nas cenas soldados americanos torturavam cruelmente prisioneiros. As autoridades dos EUA então empregaram muitos esforços para abafar o escândalo. Agora surgiram novas denúncias. Descobriu-se que nos cruéis métodos de interrogatório, empregados contra supostos terroristas nas prisões americanas da CIA e do Pentágono, fizeram parte médicos militares dos EUA. Eles foram responsáveis pela invenção de novos tipos de torturas.
 
19 especialistas de diferentes departamentos dos EUA, médicos, militares, juristas e especialistas em questões de ética estudaram durante 2 anos anotações e protocolos acessíveis, que indicam a forma de tratamento de prisioneiros em prisões nas bases militares americanas no Afeganistão, Iraque e em Guantanamo. O documento, constituído de 156 páginas recebeu o título de “Renúncia à ética: profissionalismo de médicos e violência contra prisioneiros no decurso da ‘Guerra ao terror’.” Os membros da comissão por questões de profissionalismo médico exortam a privar da licença médica dos médicos envolvidos em violações da lei.

 
Como considera o colaborador científico sênior do Instituto Russo de pesquisas estratégicas, Serguei Mikhailov, “os americanos decidiram usar todas as últimas realizações da medicina, psiquiatria na atividade de torturas. Ou seja, isto é medieval mas em nível tecnológico contemporâneo”.
 
O que os médicos militares americanos fizeram nas prisões especiais viola todos os princípios morais e éticos possíveis dos trabalhadores de medicina – supõe o diretor do Instituto Internacional de Estados contemporâneos, Alexei Martinov:
 
“Mesmo condenando o terrorismo, não o aceitando, nós não podemos justificar a participação de médicos nas torturas e execuções de pessoas. Isto lembra o doutor Mengele da época da Segunda Guerra Mundial. Seja quem for a pessoa que está sendo torturada isto é inaceitável. Isto é crime, inclusive crime de guerra. Em qualquer caso é um crime contra a humanidade. É crise da própria moral médica, isto é, do princípio indiscutível de Hipócrates “Não prejudique”. Seja quem for a pessoa, salve-a, cure-a”.
 
Se durante os escândalos anteriores as autoridades dos EUA explicaram a violação da Constituição e torturas de prisioneiros com a “defesa da vida de americanos”, agora o governo dos Estados Unidos prefere negar tudo. No encontro com jornalistas americanos o representante do Pentágono o tenente-coronel Todd Breasseale qualificou de absurdas e não objetivas as acusações feitas. Segundo ele os participantes da comissão não tiveram acesso aos presos e seus prontuários médicos e receberam todos os dados apenas dos advogados dos acusados. E em geral – como declarou o representante do Pentágono – em liberdade eles podiam apenas sonhar com a assistência médica prestada aos presos em prisões especiais.
 
Entretanto, através do relatório da comissão independente para questões do profissionalismo médico, sabe-se que com muita frequência os presos morriam, não resistindo à violência, sem que sua culpa fosse provada.
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mas pior que estes medicos

    Mas pior que estes medicos são os torturadores

    No Brasil o único ser punido por tortura foi o medico paulista que teve seu registro cassado pelo Conselho de Medicina

    Ele não torturava, mas acompanhava as barbaridades.  Os torturadores estão ai recebendo aposentadoria da União.

  2. Os Nazistas Venceram!

    Existem campos de concentração financiados pela CIA em vários países do novo eixo.

    E eles forçam a barra com o Irã…

    Tenho medo da 3ª guerra afinal hoje o Reich tem milhares de bombas atômicas.

    Alguém dê o Nobel da Paz para Julius e Ethel Rosemberg……..putz esqueci que foram executados.

    Assange e Snowden que se protejam.

  3. É lamentável que seja assim

    É lamentável que seja assim recorrente a manifestação da barbárie. Quando a gente pensa que já virou essa página da história humana, tendo em vista todo o conhecimento acumulado e a consciência coletiva das atrocidades cometidas em diversos episódios históricos, eis que ela retorna em toda a sua plenitude, reformulando e aprimorando os requintes de crueldade e de covardia. Que cansaço!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador