Do Estadão
Até o fim de fevereiro, todos os 14 pontos da avenida serão renovados, conforme a empresa da Prefeitura responsável por gerenciar o contrato com a concessionária Otima, que monta e mantém os abrigos, podendo explorá-los comercialmente. O modelo adotado na Paulista, porém, é diferente da maioria dos pontos da capital.
Batizado de “minimalista com ginga” tem, além de bancos, apoio para os braços. Nele, os usuários também poderão usar telas touchscreen – cuja função não foi revelada pela empresa. A tecnologia será instalada “nos próximos meses, após definição de alguns detalhes do serviço”, informou a Otima.
A concessionária e a SPObras garantem que o teto de vidro das estruturas vai proteger os usuários do sol forte. Esse foi o principal alvo de queixas nos primeiros abrigos alterados, que começaram a ser instalados no primeiro semestre. Inicialmente, vinham com uma cobertura transparente, que permitia que a luz entrasse direto no ponto. Depois, o problema foi corrigido com uma camada fosca.
No croqui divulgado para o abrigo do Parque Trianon contam-se oito espaços dedicados para a publicidade. É que, como os pontos da Paulista geralmente têm mais do que uma cobertura, multiplicam-se as oportunidades de exploração comercial do espaço. Hoje, cada abrigo isolado tem direito a duas propagandas.
Até agora, 1.219 abrigos já foram trocados na cidade, de um total de 6,5 mil. A meta da concessionária é substituir todos até 2015. Antes do fim da concessão de 25 anos, a empresa também terá de instalar mais mil abrigos e 2,3 mil totens na capital.
Wi-Fi. Por dois meses, os usuários de alguns pontos de ônibus da zona sul terão internet sem fio gratuita à disposição. Por enquanto, estão em três abrigos novos. Um deles fica na Avenida Ibirapuera, na frente do Hospital do Servidor. Os outros estão na esquina das Avenidas Juscelino Kubitschek e Faria Lima e na Avenida Doutor Chucri Zaidan, na frente do número 860. Trata-se de uma campanha publicitária da Mozilla Firefox e da Vivo.
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Bobagem. Logo, logo os black
Bobagem. Logo, logo os black não sei o quê e os pixadores farão o que sempre fazem.
Bonito! Sem aliviar.
Enquanto
Bonito! Sem aliviar.
Enquanto isso ( principalmente na periferia) uma legião de usuários completamente perdidos
com mudanças de itinerários e linhas, muitas desapareceram sem aviso prévio ou consulta
obrigando o cidadão a malabarismos extras.Tudo muito confuso beirando ao desrespeito, se
liga Haddad isso naõ é um detalhe.
Maneiro. Bem maneiro.
Mas o
Maneiro. Bem maneiro.
Mas o que importa mesmo é o tempo para a chegada dos ônibus. Tem isso?
O Brasil é o berço do
O Brasil é o berço do surrealismo.
O vão livre do MASP, obra prima da Lina Bardi, cartão postal da cidade. foi tomado por bandidos, traficantes, viciados em crack.
Devido a isso, foram canceladas ate as visitas programadas de escolas ao museu.
A diretoria da instituição pede aos orgãos publicos autorização para cercar a area.
Pobre da minha amiga Lina Bardi.
Deve estar chorando no seu tumulo.
Enquanto isso, outros planejam pontos de onibus hi-tech,na avenida Paulista.
Não seria melhor começar , ao menos, pelos onibus?
Espero que os pontos de onibus sejam tão “ri-techs” a ponto de suportar as proximas “manifestações” dos back blocs.
Não acredito que esses pontos de onibus durem mais que 20 minutos.
Ja emendando, se é prá
Ja emendando, se é prá fiscalizar que tal dar uma olhadinha nas calçadas? Crateras,vales, até fossas,
sem contar que virou moda colocar messas fixas nas mesmas, principalmente nesses botequinhos de
gente vistosa, obrigando ” a galera a passar pela rua. Moblidade tambem é ter calçada.
Lugar de conforto
Ponto de ônibus é pra ser lugar de conforto. Isto se traduz em:
+ Proteção contra o sol e a chuva.
+ Informação segura sobre linhas, trajetos, tempo de viagem, assentos livres nos ônibus, próximo ônibus.
+ Botões num painel (e/ou um aplicativo para dispositivos móveis) em que os passageiros possam marcar que estão esperando ali o ônibus número tal. O motorista desse ônibus tal recebe, em seu painel, um sinal de que há passageiros para subir naquele ponto. E pára lá. Os passageiros não precisarão mais ficar dando pescoçadas para avistar seu ônibus… Poderão esperar tranquilamente pela chegada dele. E terão informações sobre a disponibilidade de assentos. Talvez até prefiram aguardar o próximo.
+ Publicidade pra quê? Que mentalidade mais tacanha. Garanto que o passageiro aceita pagar mais 10 centavos para ter serviços assim…
Quem pega ônibus diariamente
Quem pega ônibus diariamente acaba tendo a ideia de que deveria ter uma forma mais inteligente de chamar o ônibus, mas sejamos sensatos, essa forma super tecnologicamente integrada é utopia, nunca vai acontecer. É muito mais simples fazer o ônibus parar sempre que tiver um passageiro no ponto, como acontece em países onde o transporte coletivo é decente. SIM, isso os deixa mais lentos, mas o ônibus deveria servir como o transporte alimentador de uma linha de metrô ou trem, e não como linha troncal.
Outra coisa: se tu achas que aumentar 10 centavos pra ter um serviço básico é aceitável, tu devia rever o que aconteceu mais cedo esse ano. Sim, eles estavam aumentando 20 pra não ter serviço adicional algum, mas o problema é justamente que um aumento de preço num serviço público tão básico e que afeta tanta gente pobre não é simplesmente: vamos subir 10 centavos e colocar um sistema de chamar o ônibus sem levantar a mão.
O ponto é hi-tech…
… mas o serviço é aquela bosta de sempre; agora os otários no ponto serão informados, de que levarão quase meia hora, na espera do próximo ônibus que passará lotado.
Alguém deve estar faturando com essa perfumaria, sobre a coisa mal cheirosa que é o serviço privado de transporte público; a medida gera um factóide, para o prefeitinho de merda aparecer e dizer que “está melhorando” o sistema de transporte; mas cadê a coragem para tomar a medida básica, que realmete convém ao melhoramentos do transporte público, sua estatização?
Pto de onibus hi- tech
Eu sugiro que o teto do ponto de onibus, ou seja, a cobertura do ponto poderia ser feita de painéis solares que proporcionariam a energia para iluminação interna do ponto durante a noite, com lâmpadas led (já existentes).
Com a economia dessa energia poupada daria pra dar um desconto para a concessionária, viabilizando a construção desses painéis solares de energia fotovoltaica.
Essa idéia é usada em New Jersey NY USA, para ilumiinaçãoe de postes da rua.
Muito boa essa minha dica não é?
Aguardem mais sugestões de sustentabilidade de Joni be good.
Tchau galera!