Os pontos de ônibus hi-tech na Avenida Paulista

Do Estadão

Ponto de ônibus hi-tech é instalado na Paulista
 
Paradas terão telas sensíveis ao toque, estrutura única e mais publicidade
 
Caio do Valle
 
A exemplo do que vem ocorrendo em outras vias da cidade, os abrigos de ônibus da Avenida Paulista começaram a ser trocados. O passageiro encontrará estruturas mais modernas, hi-tech, com iluminação noturna e até telas sensíveis ao toque, mas terá de conviver com diversos painéis publicitários. As duas primeiras paradas reformadas – uma na frente do Parque Trianon, outra diante do Hospital Santa Catarina – serão entregues antes do Natal, segundo a São Paulo Obras (SPObras).

Até o fim de fevereiro, todos os 14 pontos da avenida serão renovados, conforme a empresa da Prefeitura responsável por gerenciar o contrato com a concessionária Otima, que monta e mantém os abrigos, podendo explorá-los comercialmente. O modelo adotado na Paulista, porém, é diferente da maioria dos pontos da capital.

Batizado de “minimalista com ginga” tem, além de bancos, apoio para os braços. Nele, os usuários também poderão usar telas touchscreen – cuja função não foi revelada pela empresa. A tecnologia será instalada “nos próximos meses, após definição de alguns detalhes do serviço”, informou a Otima.

A concessionária e a SPObras garantem que o teto de vidro das estruturas vai proteger os usuários do sol forte. Esse foi o principal alvo de queixas nos primeiros abrigos alterados, que começaram a ser instalados no primeiro semestre. Inicialmente, vinham com uma cobertura transparente, que permitia que a luz entrasse direto no ponto. Depois, o problema foi corrigido com uma camada fosca.

No croqui divulgado para o abrigo do Parque Trianon contam-se oito espaços dedicados para a publicidade. É que, como os pontos da Paulista geralmente têm mais do que uma cobertura, multiplicam-se as oportunidades de exploração comercial do espaço. Hoje, cada abrigo isolado tem direito a duas propagandas.

Até agora, 1.219 abrigos já foram trocados na cidade, de um total de 6,5 mil. A meta da concessionária é substituir todos até 2015. Antes do fim da concessão de 25 anos, a empresa também terá de instalar mais mil abrigos e 2,3 mil totens na capital.

Wi-Fi. Por dois meses, os usuários de alguns pontos de ônibus da zona sul terão internet sem fio gratuita à disposição. Por enquanto, estão em três abrigos novos. Um deles fica na Avenida Ibirapuera, na frente do Hospital do Servidor. Os outros estão na esquina das Avenidas Juscelino Kubitschek e Faria Lima e na Avenida Doutor Chucri Zaidan, na frente do número 860. Trata-se de uma campanha publicitária da Mozilla Firefox e da Vivo. 

 

Redação

9 Comentários

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  1. Bonito! Sem aliviar.
    Enquanto

    Bonito! Sem aliviar.

    Enquanto isso ( principalmente na periferia) uma legião de usuários completamente perdidos

    com  mudanças de itinerários e linhas, muitas desapareceram sem aviso prévio ou consulta

    obrigando o cidadão a malabarismos extras.Tudo muito confuso beirando ao desrespeito, se

    liga Haddad isso naõ é um detalhe.

  2. O Brasil é o berço do

    O Brasil é o berço do surrealismo.

    O vão livre do MASP, obra prima da Lina Bardi, cartão postal da cidade.  foi tomado por bandidos, traficantes, viciados em crack.

    Devido a isso, foram canceladas ate as visitas programadas de escolas ao museu.

    A diretoria da instituição pede aos orgãos publicos autorização para cercar a area.

    Pobre da minha amiga Lina Bardi.

    Deve estar chorando no seu tumulo.

    Enquanto isso, outros planejam pontos de onibus hi-tech,na avenida Paulista.

    Não seria melhor começar , ao menos, pelos onibus?

    Espero que os pontos de onibus sejam tão “ri-techs”  a ponto de suportar as proximas “manifestações” dos back blocs.

    Não acredito que esses pontos de onibus durem mais que 20 minutos.

     

     

  3. Ja emendando, se é prá

    Ja emendando, se é prá fiscalizar  que tal dar uma olhadinha nas calçadas? Crateras,vales, até fossas, 

    sem contar que virou moda colocar messas fixas nas mesmas, principalmente nesses botequinhos   de

    gente vistosa, obrigando ” a galera a passar pela rua. Moblidade tambem é ter calçada.

  4. Lugar de conforto

    Ponto de ônibus é pra ser lugar de conforto. Isto se traduz em:

    + Proteção contra o sol e a chuva.

    + Informação segura sobre linhas, trajetos, tempo de viagem, assentos livres nos ônibus, próximo ônibus.

    + Botões num painel (e/ou um aplicativo para dispositivos móveis) em que os passageiros possam marcar que estão esperando ali o ônibus número tal. O motorista desse ônibus tal recebe, em seu painel, um sinal de que há passageiros para subir naquele ponto. E pára lá. Os passageiros não precisarão mais ficar dando pescoçadas para avistar seu ônibus… Poderão esperar tranquilamente pela chegada dele. E terão informações sobre a disponibilidade de assentos. Talvez até prefiram aguardar o próximo.

    + Publicidade pra quê? Que mentalidade mais tacanha. Garanto que o passageiro aceita pagar mais 10 centavos para ter serviços assim…

    1. Quem pega ônibus diariamente

      Quem pega ônibus diariamente acaba tendo a ideia de que deveria ter uma forma mais inteligente de chamar o ônibus, mas sejamos sensatos, essa forma super tecnologicamente integrada é utopia, nunca vai acontecer. É muito mais simples fazer o ônibus parar sempre que tiver um passageiro no ponto, como acontece em países onde o transporte coletivo é decente. SIM, isso os deixa mais lentos, mas o ônibus deveria servir como o transporte alimentador de uma linha de metrô ou trem, e não como linha troncal.

      Outra coisa: se tu achas que aumentar 10 centavos pra ter um serviço básico é aceitável, tu devia rever o que aconteceu mais cedo esse ano. Sim, eles estavam aumentando 20 pra não ter serviço adicional algum, mas o problema é justamente que um aumento de preço num serviço público tão básico e que afeta tanta gente pobre não é simplesmente: vamos subir 10 centavos e colocar um sistema de chamar o ônibus sem levantar a mão.

  5. O ponto é hi-tech…

    … mas o serviço é aquela bosta de sempre; agora os otários no ponto serão informados, de que levarão quase meia hora, na espera do próximo ônibus que passará lotado.

    Alguém deve estar faturando com essa perfumaria, sobre a coisa mal cheirosa que é o serviço privado de transporte público; a medida gera um factóide, para o prefeitinho de merda aparecer e dizer que “está melhorando” o sistema de transporte; mas cadê a coragem para tomar a medida básica, que realmete convém ao melhoramentos do transporte público, sua estatização?

     

  6. Pto de onibus hi- tech

    Eu sugiro que o teto do ponto de onibus, ou seja, a cobertura do ponto poderia ser feita de painéis solares que proporcionariam a energia para iluminação interna do ponto durante a noite, com lâmpadas led (já existentes).

    Com a economia dessa energia poupada daria pra dar um desconto para a concessionária, viabilizando a construção desses painéis solares de energia fotovoltaica.

    Essa idéia é usada em New Jersey NY USA, para ilumiinaçãoe de postes da rua.

    Muito boa essa minha dica não é?

    Aguardem mais sugestões de sustentabilidade de Joni be good.

    Tchau galera!

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