Os resultados da eleição com os dois grandes grupos que seguem Marina

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Por Vitor Carvalho

Ref. ao post: Entendendo o desgaste de Dilma com os empresários

Lamento. Vou me deslocar até Londres pra votar na Dilma. Mas, acho que já foi, e explico o porque em apenas 2 partes:

1. As manifestações do ano passado colaram na campanha anti-PT muito bem. Muitas demandas justas da população e de muitos que estavam nas manifestações foram contra a forma de governo do país, em todas as esferas. Entretanto, tudo colou no governo Dilma devido a campanha anti-PT, sem distinções entre poderes e responsabilidades de diferentes entes federativos. As pessoas com quem tive contato, todos formados, acham que Lula é o maior corrupto do mundo, maior que toda a oligarquia do país junta. Não se discute política pública, somente os roubos do PT. Uma grande parte do eleitorado passou então a acreditar que um diferente governo era necessário para mudar o país. Casou com o discurso de Marina, de governar acima de todos. Na parte econômica se exarcebou erros do governo (que ocorrem mesmo), sem explicar o que se fazia de bom. Isso criou uma expectativa muito negativa que contaminou a maior parte do país de forma equivocada (a Copa é um exemplo). Por isso até mesmo gente como empresários tem achado que uma política austera terá resultados positivos, o que não deu certo em nenhum lugar do mundo depois da crise, inclusive na Inglaterra (por aqui só se mudou a realidade da economia quando o governo parou de fazer cortes nos seus DÉFICITS). Falta o povo olhar pro México pra ver que essa política não tem futuro.

2. Aprendam de uma vez: tem uma grande parte do país que é evangélica, teve formação de faculdade favorecida pelo governo do PT, e tem uma visão do mundo ligada DIRETAMENTE a uma ‘percepção’ de vida espiritual, onde acreditam que Deus os abençoou para mudar de vida. Devido à falta de desenvolvimento do debate teológico que não ocorre em Universidades públicas (diferentemente da Europa, onde houve um avanço significativo nas contribuições do debate político pela teologia), as pessoas tem uma visão guiada muito por pastores que não tem competência nem mesmo para distinguir os poderes federativos. Em sua parte, os evangélicos votarão em peso na Marina por enxergarem nela alguém que tem uma cosmovisão e ética parecida com a deles. Por isso tem certeza que uma limpeza moral na política os protegerá e irá melhorar a sorte do país. Gritar contra os seus preconceitos, que vem da deficiência em dar capacidade a esse povo em desenvolver uma linguagem polítca, somente definirá de vez a certeza de seu voto. Aqui a esquerda tem de aprender que a melhor forma de conquistar o apoio dos evangélicos é se aproximar deles com paciência. Eles são quase 40 milhões – pode-se chamá-los de atrasados, mas eles tem o poder de decidir uma eleição pois tem o mesmo poder de 1 voto de todo militante de esquerda. A Marina ainda pode ganhar até no primeiro turno com a concentração de voto nela que tenderá a aumentar nesta parte da população. Pra eles neoliberalismo não significa nada, e só mudarão de voto em relação ao PT quando a vida piorar muiiiiito, como em 2002. 

Por isso queridos, a Marina será eleita: não porque defende uma política para o desenvolvimento do país, e é capaz de explicá-la de forma objetiva em políticas integradas. Não, ela ganhará porque detêm a preferência destes dois grandes grupos de pessoas.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

96 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Em outras palavras, vao fazer

    Em outras palavras, vao fazer no Brasil o que sempre fizeram nos Estados Unidos.

    Essa eh a razao que o governo daqui eh traira em serie, canalha em serie, e gigola em serie.

  2. O Brasil ainda é um país

    O Brasil ainda é um país arcaico fruto do modelo casa grande e senzala do qual não nos desvencilhamos, daí o excesso do falso moralismo, a insana procura do seu salvador, a dicotomia que permite aos detentores dos meios de comunicação rotular a seu bel prazer e interesses e a baixa reflexão de sua classe média.

    A maior derrota do PT foi ter aderido ao pragmatismo do poder e colocado a ideologia no baú, se afastando de tudo o que levou o partido, seus seguidores e a população em geral a um dia acreditar em si próprio e na capacidade de plasmar o nosso futuro.

    Sobre isso escrevi, em 26/06/2012:

    A Procura.: Utopia e pragmatismo.

    1. Caro Assis,
          Para mim, o

      Caro Assis,

          Para mim, o problema é apenas de comunicação (falta dela), tem que por LULA para falar para nós( o povão), tem que usar as redes como comunicação para os jovens e principalmente não dá para agradar a todo mundo.

        Como explicar que no Rio de Janeiro – RJ com 4 candidatos, Dilma não tenha 40% dos votos.

  3. Até o programa é emprestado do PSDB

    Neste link mostra o que ela copiouhttp://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2014/09/03/programa-de-marina-plagiou-fernando-henrique/

    Programa de Marina plagiou Fernando Henrique

    3

    Josias de Souza

    03/09/2014 06:07
     

    A evangélica Marina Silva talvez devesse considerar a hipótese de incluir no seu staff alguém capaz de receber o caboclo tranca-ruas dos programas de governo. Há urucubaca demais na peça divulgada na última sexta-feira pela candidata. Três tópicos sofreram ajustes ou sumiram do texto em menos de 24 horas –“casamento” gay, apoio ao projeto de lei que criminaliza a homofobia e o uso da energia nuclear. Decorridos mais quatro dias, descobriu-se outra macumba.

    No capítulo dos Direitos Humanos, o programa de Marina empilha dez tópicos. Quatro não são originais. Foram copiados, palavra por palavra, do Plano Nacional de Direitos Humanos baixado por Fernando Henrique Cardoso em 2002, último ano dos seus dois mandatos (compare nos documentos abaixo).

    Marina sabia? Não sabia? Por que diabos sua equipe plagiou o documento alheio? Se gostavam tanto dos trechos, por que não citaram o autor? Aécio Neves tirou uma casquinha: “É só mais uma sinalização do improviso que ronda essa candidatura.” Como peça inaugural de uma candidata que se vende como nova, um projeto engordado pelo plágio se parece mais com pão dormido do que com nova política

     

  4. Futuro

    Vitor,

    Em resumo, a sociedade brasileira é isto aí, sempre optando pelo redentor – é o que basta para estes milhões. Desenvolvinento do país, eu também concordo e por mais absurdo que possa ser, nunca foi tema relevante para o brasileiro. Quanto aos sacrossantos pastores, está representado na figura da acreana o sucesso de suas formidáveis pregações.

    Nesta altura do jogo, vale a pena relembrar que as informações estão ao alcance de todos, inclusive a que ressucita Zezinho da Mooca, logo, numa vitória deste grupo eclético, a sociedade que assina o cheque em branco não terá o direito de reclamar mais à frente.  

    Programa de governo com 246 páginas, apenas uma delas fazendo referência ao pré-sal, este pode ser o futuro.

    1. Redentor bom eh o redentor

      Redentor bom eh o redentor nosso.

      Ue, o PT esta (ja podemos falar, esteve?) a 12 anos no poder central, o povo sabia votar e assinava cheque em branco, agorra esse mesmo povo virou Zezinho da Mooca? hehehe

      1. Osso bom

        Free,

        Você acertou, é isto mesmo.

        Se a enviada divina chegar lá, todos poderão ver, inclusive você, o signficado do golpe bem dado neste plebiscito, inclusive você.

        A ínica coisa certa – mais à frente, a responsabilidade da lambança será creditada pelo seu ídolo Zezinho da Mooca, o Nobel da honestidade, ao Lulinha dona da friboi, do PT corrupto, do Lula milionário e por aí vai.

        Quanto tempo a lunática fica sentada no trono ? Esta seria uma boa questão, mas o fato é que por, destino, fatalidade, compromisso divino, tanto faz, a única coisa certa é que este grupo de Poder ficará, no mínimo 30 anos, com este osso chamado brasilsil agarrado entre os dentes, osso agora bem carnudo.

        Se você gosta de Marina Silva, não está sozinho, boa sorte, porque o patropi irá precisar..

        1. Fredo,
          Nao gosto de Marina

          Fredo,

          Nao gosto de Marina nao, ela ate me causa urticarias, mas ver o PT e Dilma Rousseff apeados do Planalto Central, vou ser sincero, eh gostosinho sim. Paguei o ingresso e quero ver na arquibancada coberta pradrao FIFA, a cumpanherada voltando pra casa fazendo oposicao, coisa para o qual o pertido foi talhado.

           

          1. Rapaz, voce me lembra os

            Rapaz, voce me lembra os vascaínos. Eles torcem mais para a derrota do Flamengo do que para a vitória do time deles. Se perguntar para eles, preferem que o Vasco continue na segunda divisão desde que o Mengão caia também.

            Tucano está que nem vascaíno, cara. Gozar com o pau da Osmarina?! Que recalque einh? 

          2. Caracas!

            Acertasse em cheio Juliano, sou vascaino doente, odeio o time framengo da Rede Globo. 

            VOLTA EURICO, EURICAO, EURICASSO!

            Fora Roberto BANANA.

            Casaca! Casaca! a turma eh boa eh mesmo da fuzarca! Vasco…Vasco…Vasco…Vasco…Vasco…

            O Gigante da Colina reinara novamente……..

             

          3. Treco

            Free,

            Quanto ao PT, concordamos.

            Agora, tirar de lá algo que , gosto você ou não, vem funcionando prá colocar o “tripé de verdade”- malafaia, neca e serra, não deixa de ser uma opção. Depois é torcer prá, entre as divesas preciosidades, assistir Jabor como ministro da Cultura, yes..

            Tive a tristeza de trabalhar com evangélicos desde os anoos 80, também em governo evangélico e pude aprender como aquilo funciona por dentro, e não a partir de um banco de igreja. Só fico imaginando aquele treco em nível federal, a dimensão do banho de sangue.

          4. VAI AO INFERNO

            Free Walker……….vai até ao inferno pra se livrar do PT……………..o ódio cega.

  5. Desde que Dilma ganhou a

    Desde que Dilma ganhou a eleição tem um monte de gente gritando “Ley de Medios”, mas nada foi feito para abater o inimigo. Taí o resultado, estamos correndo o sério risco de ver o país ser atirado no retrocesso e, pior, no caos institucional. A massa de acéfalos que se deixa conduzir como gado pela mídia vai tornar o serviço tão fácil para os EUA que nem o Depto de Estado deles deve estar acreditando.

  6. O artigo tá bom, mas deixou

    O artigo tá bom, mas deixou de fora um ingrediente importantíssimo: a lavagem cerebral que fez no povo a nossa grande mídia. Esta, sim, se encarregou de desconstruir dilma e seu governo, batendo diuturnamente neles, jamais apresentando os feitos, mas somente factoides ou mentiras mesmos, sem, contudo, um dia sequer, ter tido a capacidade de fazer um mea-culpa pelo que disse. O julgamento do mensalão teria sido bem outro se a imprensa não tivesse dado as mãos aos ministros, soltando notinhas diárias que serviam àqueles monstros de base para enfeitarem suas visibilidades, enquanto posavam de artistas num grande teatro. 

    Quanto aos problemas de Dilma, este blog já disse, com muita propriedade, que muito se deve a derrota da Presidenta ao seu modo fraco de se comunicar, ou de não ter tido uma ssessoria de comunicação suficiente para apoiá-la. 

    Infelizmente, a morte de Eduardo Campos, que não tinha nad para sair do terceiro lugar, serviu para mover o povo numa comoção exagerada, elevando aquela que seria sua vice para o topo das pesquisas. Marina diz que foi a mão de Deus quem a tirou da aeronave, frase muito grosseira e infeliz, por sinal. Eu digo que ela chegará à presidência por muita sorte do destino, e que é do seu destino que dependerá o destino de nós brasileiros. Resta-nos aceitar a realidade, e esperar o próximo ano para sabermos que tipo de governo nós teremos. Não espero nada de melhor, porque nunca acreditei que política misturada com religião pode dar um resultado positivo para nenhum país do mundo, em razão dos exemplos contados pela História. Tão pouco posso admitir que esse relacionamento de Marina com Neca Setúbal não tenha um peso negativo demais para a nossa economia. 

  7. O poder da mídia é ainda

    O poder da mídia é ainda maior do que o dos evangélicos. Quer dizer, os evangelicos, aos poucos, vão dominando as mídias.

    A Dilma governou todo o tempo sob forte oposição da burocracia estável influente que sabotaram e atrasaram muitas realizações. A do mais médicos, bom para a população angariou a ira dos nossos médicos. Desses que ganharam muito e até suas cooperativas e convênios chegaram a dispensar.

    Enfim, a conta do casal 20 chegou. E da omissão do ministério da educação com seus ilustres INEPetos, também. Agora é nos prepararmos para os cortes de salários, aposentadorias, desemprego e cenário de terra sem futuro tão a gosto do FMI e dos banqueiros lacaios que ganham mais nas crises no que nos períodos férteis.

    Ah, as obras serão concluídas no governo da ungida pela providência divida. Aleluia irmãos!

    Quando a corrupção nos poderes passa a ser escancarada, juntamente com a manipulação da imprensa, as lojas ficam todas inquietas. E os grupos de influência quando percebem seus interesses e credibilidade ameaçados, passam a conspirar para que tudo volte a ser como antes. Com o FMI e organismos dominados pelos bandidos unidos dando as cartas novamente.

  8. Acho que o Vitor tem razão, Marina vai ganhar

    e será uma grande vitoria do arcaísmo, i.e.. da mídia arcaica e dos “bispos” televisivos. A visão do Nassif como um “avanço” nesta candidatura me parece de uma ingenuidade imensa.

    Escuto coisas inacreditáveis de pessoas que tem alguma formação acadêmica sobre a fortuna do Lula, a invenção da corrupção pelo PT etc…

    E o pior e que grande maioria dos eleitores de Marina vão de f…. com ele presidenta, já que atras do biombo Marina tem bancos, financistas etc…

    No fim apesar de lutar para mudar os votos, já começo a pensar: “bem feito e não venham depois chorar nos meus ombros”

  9. Decifrar o enigma é mais fácil que se pensa

    Brasil. Como sobreviver?

    por Adriano Benayon*

    01.09.2014

     

    As TVs e a grande mídia promovem intensamente a candidata que surgiu com a morte do desaparecido na explosão. Marina Silva costuma ser apresentada como defensora do meio-ambiente e como diferente de políticos que têm levado o País à ruína financeira e estrutural, como foram os casos, em especial, de Collor e de FHC.

    2. Mas Marina não representa ambientalismo algum honesto, nem qualquer outra coisa honesta. O que tem feito é, a serviço do poder imperial angloamericano, usar a preservação do meio ambiente como pretexto para impedir — ou retardar e tornar absurdamente caras — muitas obras de infra-estrutura essenciais ao desenvolvimento do País.

    3. Pior ainda, a tirania do poder mundial, com a colaboração de seus agentes locais, já ocupa enormes áreas, notadamente na região amazônica, para explorar não só a biodiversidade, mas os fabulosos recursos do subsolo, verdadeiro delírio mineral, na expressão do falecido Almirante Gama e Silva, profundo conhecedor da região e, durante muitos anos, diretor do projeto RADAM.

    4. Além da pregação enganosa sobre o meio ambiente, o império vale-se de hipocrisia semelhante em relação à pretensa proteção aos direitos dos indígenas, a fim de apropriar-se de imensas áreas, que os três poderes do governo têm permitido segregar do território nacional, pois brasileiro não entra mais nelas.

    5. As ONGs ditas ambientalistas, locais e estrangeiras, financiadas pela oligarquia financeira britânica, como a Greenpeace e o WWF (Worldwide Fund for Nature) trabalham para quem as sustenta, não estando nem aí para o meio-ambiente.

    6. Isso é fácil de notar, pois não dão sequer um pio contra a poluição dos mares, produzida pelo cartel anglo-americano do petróleo: a mais terrível poluição que sofre o planeta, pois os oceanos são a fonte principal do oxigênio e do equilíbrio da Terra.

    7. Marina foi designada ministra do meio ambiente, em Nova York, quando Lula, antes de sua posse, em janeiro de 2003, foi peitado por superbanqueiros, em reunião após a qual anunciou suas duas primeiras nomeações: Meirelles para o BACEN e Marina Silva para o MME.

    8. Empossada no MME, Marina, nomeou imediatamente secretário-geral do ministério o presidente da Greenpeace, no Brasil.

    9. Marina foi dos poucos brasileiros presentes, quando o príncipe Charles reuniu, na Amazônia, outros chefes de Estado da OTAN e caciques das terras que ele e outros membros e colaboradores da oligarquia mundial já estão controlando por meio de suas ONGs e organizações “religiosas”, como igreja anglicana, Conselho Mundial das Igrejas etc.

    10. Todos deveriam saber que os carteis britânicos da mineração praticamente monopolizam a extração dos minerais preciosos, e a maioria dos estratégicos, notadamente no Brasil, na África, na Austrália e no Canadá.

    11. Os menos desavisados entenderam por que Marina desfilou em Londres, nas Olimpíadas de 2012, única brasileira a carregar a bandeira olímpica.

    12. É difícil inferir que o investimento da oligarquia do poder mundial em Marina Silva visa a assegurar o controle absoluto pelo império angloamericano das riquezas naturais do País?

    13. Algo mais notório: a mentora ostensiva da candidatura de Marina é a Sra. Neca Setúbal, herdeira do Banco Itaú, o que tem maiores lucros no Brasil, beneficiário, como os demais, das absurdas taxas de juros de que eles se cevam desde os tempos de FHC, insuficientemente reduzidas nos governos do PT.

    14. Não há como tampouco ignorar as conexões do Itaú e de outros bancos locais com os do eixo City de Londres e Wall Street de Nova York.

    15. D. Marina nem esconde desejar que o Banco Central fique ainda mais à vontade para privilegiar os bancos a expensas do País, que já gasta 40% de suas receitas com a dívida pública, sacrificando os investimentos em infra-estrutura, saúde, educação etc.

    16. Contados os juros e amortizações pagos em dinheiro e os liquidados com a emissão de novos títulos, essa é despesa anual com a dívida pública, a qual, desse modo, cresce sem parar (já passa de quatro trilhões de reais).

    17. Ninguém notou que Marina — além de regida pelo Itaú — já tem, para comandar sua política uma equipe de economistas tão alinhada com a política pró-imperial como a que teve o mega-entreguista FHC, e como a de que se cercou Aécio Neves?

    18. Como assinalou Jânio de Freitas, Marina e Aécio se apresentam com programas idênticos. Na realidade, é um só programa, o do alinhamento com tudo que tem sido reclamado pela mídia imperial, tanto pela do exterior, como pela doméstica.

    19. Da proposta de desativar o pré-sal – a qual fere mortalmente a Petrobrás, que ali já investiu dezenas de bilhões de reais, e beneficia as empresas estrangeiras, as únicas, no caso, a explorá-lo — até à substituição do Mercosul por acordos bilaterais — como exige o governo dos EUA — Marina e o candidato do PSDB estão numa corrida montando cavalos do mesmo proprietário, com blusas idênticas, diferenciadas só por uma faixa.

    20. Por tudo, a figura de Marina antagoniza o pensamento do patrono do PSB, João Mangabeira, e o de seu fundador, Miguel Arraes, cujas memórias estão sendo rigorosamente afrontadas.

    21. Não há, portanto, como admitir que os militantes do PSB fiquem inertes vendo a sigla tornar-se instrumento de interesses rapinadores das riquezas nacionais e prestando-se a que oligarcas internos e externos se aproveitem do crédito que os grandes nomes do Partido granjearam no coração de milhões de brasileiros de todos os Estados.

    22. Há, sim, que recorrer a medidas apropriadas, previstas ou não, nos Estatutos do Partido, para que este sobreviva e ajude o Brasil a sobreviver.

    23. De fato, estamos diante de um golpe de Estado perpetrado por meios aparentemente legais, incluindo as eleições. Parafraseando o Barão de Itararé, há mais coisas no ar, além da explosão de avião contratado por um candidato em campanha.

    24. A coisa começou quando políticos e parlamentares notoriamente alinhados com os interesses da alta finança, e outros enrustidos, articularam a entrada de Marina na chapa do PSB, acenando a Eduardo Campos com o potencial de votos e de grana que ela traria.

    25. Fazendo luzir a mosca azul, a Rede o pegou como peixes de arrastão.

    26. Alguém viu a foto de Marina sorrindo no funeral do homem? Alguém notou que, imediatamente após a notícia da morte dele, a grande mídia, em peso, dedicou incessantemente o grosso de seus espaços à tarefa de exaltar D. Marina?

    27. Os golpes, intervenções armadas e outras interferências, por meio de corrupção, praticadas a serviço da oligarquia financeira angloamericana, em numerosos países, inclusive o nosso, desde o Século XIX, deveriam alertar-nos para dar mais importância a contar com bons serviços de informação e de defesa.

    28. Golpes de Estado podem ser dados através de parlamentos, poderes judiciários, além de lances como os que estão em andamento. Agora, a moda adotada pelo império angloamericano, como se viu em Honduras e no Paraguai, na suposta primavera árabe, na Ucrânia etc., é promover golpes de Estado, sem recorrer às forças armadas, as quais, de resto, no Brasil, têm sido esvaziadas e enfraquecidas, a partir dos governos dirigidos por Collor e FHC.

    * Adriano Benayon é doutor em economia, autor do livro “Globalização versus Desenvolvimento” e ainda filiado ao PSB.

     

  10. Marina Silva…

    kkkkkkkk… quero ver esses dois grandes grupos se manifestarem quando começar a sentir na pele o que seu coração e cérebro não fez enchergar; quero ver se manifestar quando aparecer por detrás da Marina Silva o verdadeiro poder que realmente a fez, quero ver a cara desses no dia-dia, quando ela for colocada na parede, vai faltar pregos e martelos.

    1. Vantuil, tudo é a vontade de

      Vantuil, tudo é a vontade de deus. Assim como escrevem nos carros: “Foi Deus que me deu”.

      Eu disse certa vez serdifícil acreditar que um Deus, bom como eles dizem que ele é, não ia preferir dar um carro para uma pessoa e deixar outra morrer de fome, mas… São os desígnios de deus, inclusive guerras, quedas de avião, etc.

      1. Por aí. Os crentes vão ver

        Por aí. Os crentes vão ver tudo como provação e os anti-petistas vão dizer que é tudo culpa do PT, até porque, a Marina é originalmente do PT.

      2. A Providência Divina

        A Providência Divina precisava ter matado Eduardo Campos daquela forma, estraçalhando o seu corpo em milhares de pedacinhos ?

        Eu, se fosse Deus, não seria tão malvado, faria diferente: provocava um AVC temporário em Campos que o tirasse da disputa eleitoral por uns 3 meses, permitindo que Marina o substituisse.

        Marina eleita, após a posse dela, curaria Eduardo Campos e ela o nomearia Ministro-chefe da Casa Civil, preparando-o para 2018. Sei, muitos vão dizer: mas um AVCzinho não provocaria a comoção necessária para eleger Marina.

        Ora, mas Deus é o todo poderoso. Da comoção Deus se encarregaria, fazendo jorrar tantas lágrimas com o AVC de Eduardo que faria inundar o Sistema da Cantareira em São Paulo, de quebra, resolvendo o problema da falta ´de água, fruto da incompetência de Geraldo Alkmin e de São Pedro.

        Esse Deus dos evangélicos não é lá muito inteligente. 

      3. Não, será culpa do PT.

        Acho que você pegou somente parte do que escrevi: existe uma crítica que alimentou o anti-PT como se ISSO pudesse ser um candidato. O governo errou na aposta de conversar com a população através da mídia convencional, que tem atacado o PT desde o ‘mensalão’ como se os caras ainda estivessem ‘roubando’ a cada minuto’. Tudo o que a Dilma fez de política integrada e pró-industria fora atacado virulamente, e o que deu certo foi escondido. Pra piorar, o governo tem maquiado as contas públicas desde 2012 e o apocalipse fora pregado no mundo sobre o Brasil depois de Junho/2013. Tudo o que sera feito sera de austeridade e promessas descumpridas, com obras paradas no meio do caminho, será colocado na conta do PT.

        E sim, muita gente agradece a Deus por ter uma oportunidade de ter um carro com o suor do seu trabalho. Eu agradeço a Deus por muitas coisas na minha vida, mas sei da necessidade da construção de um país por TODA a sociedade para que todos os pobre possam estudar como eu, que sou doutorando em Teologia. Também sei o quanto custou a humanidade pra que eu tivesse a oportunidade de estudar onde estudo, e sei por isso que é necessario se educar uma boa parte do povo brasileiro sobre a sua principal religião, que é o cristianismo. Isso deveria ser feito dentro da Universidade Pública, com cursos para diversas religiões, pois nas maiores universidades do mundo o debate religioso dentro de departamentos de teologia fez muito bem para a sociedade onde este ocorrera. Criticar os evangélicos de forma precipitada somente os jogará nas mãos da oposição. Se é preciso melhorar o debate para que se a Marina vier a ganhar (voto na Dilma, mas acho que a Marina ganha mesmo que eu não queira), o povo saiba de quem será a culpa pela porcaria de neoliberalismo que ela prega!

  11. Uma eleição trabalhada como de 2º turno

    Muitos estão pulando fora do barco. O  coordenador da campanha de Aécio, Agripino Maia, já jogou a toalha e declarou apoio à Marina no 2º turno.

    A imprensa e setores do PSDB abraçam-na

    Aécio míngua e corre o risco de ter menos de 10% de votos.

    Marina acaba de tornar-se a candidata do PSDB.

    De terceira via à saída de emergência para o antipetismo.

    Marina é a nova candidata da direita.

  12. Consequência imediata

    E a consequencia imediata da eleição da Marina vai ser a implosão do BRICS, ela é o braço armado dos EUA (Geroge Soros) para dinamitar o BRICS por dentro. Sou evangélico, mas não me engano, a Marina ou é lobo em pele de cordeiro ou uma marionete, usn dois anos de mandato definirão o que ela é realmente. Acho que tá na hora de ativar o plano L. Sai Dilma entra Lula na Urna eletrônica.

  13. O que tenho visto entre as

    O que tenho visto entre as pessoas mais informadas é que elas estão desinformadas.

    Em meu trabalho ouvi: “Não sou contra o bolsa-família, é que ele não tem contrapartida e deixa as pessoas vagabundas”.

    Percebe-se que o discurso acima reflete a mentira propagada pelas redes sociais e a falta de informação pelos grandes veículos de mídia. Fatos positivos do bolsa-família e o desenvolvimento que tem trazido para as regiões mais pobres tem sido criminosamente ocultado. As contrapartidas de manter os filhos na escola e manter a vacinação em dia são desconhecidos pela maioria da população que não é beneficiária do BF. A informação de que 75% dos beneficiários está trabalhando também é desconhecida.

    E eu só citei o BF, imaginem os demais programas.

    É muito cedo para jogar a toalha. O fenômeno Russomano caiu em São Paulo, o mesmo pode acontecer com Marina.

     

    1. “Em meu trabalho ouvi: “Não

      “Em meu trabalho ouvi: “Não sou contra o bolsa-família, é que ele não tem contrapartida e deixa as pessoas vagabundas”.

      Percebe-se que o discurso acima reflete a mentira propagada pelas redes sociais e a falta de informação pelos grandes veículos de mídia”:

      Alexandre, essa posicao ideologica da direita mundial liderada pelos Estados Unidos predata as redes sociais em no minimo 50 anos.  Nesse meio tempo…  nenhum estudo a comprovou nesses 50 anos.

  14. Do Facebook de Nilson Lage,

    Do Facebook de Nilson Lage, uma cabeça lúcida, do alto da qual mais de 50 anos de jornalismo contemplam a realidade:

    O debate que se trava nesta campanha eleitoral não faz sentido.

    De um lado,o discurso racional. Os resultados econômicos são bons; o êxito social, espetacular; as perspectivas, de estabilidade em curto prazo e sucesso adiante. Cuida-se de provar e comprovar isso. 

    Do outro, as formas e narrativas apontam para o imaginário. Arquétipos da cultura: a mão da Providência movendo a História; o Inesperado, a Fada e a Bruxa. A Verdade revelada a que os fiéis têm que adaptar a realidade.

    Esse espaço mágico ocupa o vazio da informação. Nele, tudo parece se esclarecer: se eu pago, recebo; recebi porque paguei; não recebi porque ainda não paguei o bastante. A vida melhorou porque Deus quis e Deus está à venda na igreja da esquina. 

    Aos ouvidos dos imersos nessa magia semiológica , a fala enrolada da Santa é tão incompreensível quando o didatismo possível do Sábio. Não só porque faltou escola, mas, principalmente, porque faltou emoção – e a consciência se faz da emoção. Política é adesão consciente que logo se transforma em paixão.

    Os gestores do simbólico sabem disso que os homens práticos ignoram. Têm um espólio gigantesco a abocanhar e foram competentes em seu último lance nesta jogada.

    O golpe foi dado. Resta saber se ele se completa.

  15. Comparar Marina a Collor e

    Comparar Marina a Collor e Jánio Quadros não faz diferença para o eleitorado dela que não sabe quem são estas pessoas.

    Dizer que a política econômica dela é neoliberal também não significa nada. Eles não viveram sob o governo de FHC e quando vão ao exterior, limitam-se às rotas turísticas e nem jornal de lá eles leem para saber como está a economia.

    Logo, o mundo todo vai bem e o Brasil do PT está mal. 

    A economia mundial está em recessão? Que diferença isto faz? O Brasil do “Bom Dia Brasil” é que está mal. O Brasil de O Globo, da CBN é que está mal.

    O Brasil está em recessão, logo o fato da fila do supermercado estar imensa dá mais tempo para discutirmos a crise econômica do país. 

  16. Marina é melhor que o PSDB,

    Marina é melhor que o PSDB, as medidas econômicas que serão adotadas causarão uma forte recessão, imagino os efeitos da elevação das taxas de juros em um país que praticava uma política flexível de crédito. Dependendo do que for feito, o governo Marina poderá atirar o país em uma crise nos moldes experimentados na Europa e EUA.

    Aqui entra Marina, com suas dissimulações sem sentido, para apaziguar os filhotes das “jornadas de junho”. É certo que ela vai jogar toda a culpa no governo do PT e nos políticos em geral, no melhor estilo Benito Mussolini, apelando para soluções cesaristas. A questão é como reagirão os burrões de junho, e qual será a reação da classe política, que seguramente não vê Marina e seu discurso anti-política com bons olhos.

    Quem tem liquidez sairá ganahando, quem não tem(a maioria do povo brasileiro, os assalariados)vai se ferrar.

  17. Marina também lembra o

    Marina também lembra o Reagan, talvez até mais que Jânio e Collor. Foi Reagan quem trouxe os religiosos para a política, a “moral majority”. A questão da entrada dos religiosos é que a racionalidade é suprimida do discurso político(algo que Dilma pratica)e substituída por apelos emocionais. Serra tentou essa tática em 2010.

    Não acho Marina parecida com o Collor, ele não era uma fachada para a direita, ele era a direita. Marina é mais parecida com o Jânio, é a candidatura do país dividido, dividido pela mídia irresponsável, e Marina é a candidata da união.

    Se Marina vencer, a questão é quem será o homem forte que irá “pick up the pieces”?

    No pós-Jânio, foram os militares, em um pós-Marina, temo que seja o Judiciário, a instituição mais atrasada e anti-democrática do país. Marina é a passagem para o mundo obscurantismo, das trevas medievais.

  18. Mais um texto catastrofista

    Mais um texto catastrofista de gente que se fia na mídia e em pesquisas manipuladas p/  tecer seus comentários.

    O surgimento de Marina apenas vai provocar algo que não aconteceria com Aécio e Campos, o segundo turno.

    Não é verdade que os “evangélicos” votarão em Marina. Esse grupo é multi-facetado e jamais votou “unido” em um único candidato por convicções religiosas. Mania das pessoas acharem que todos são guiados por pastores ou padres e votam bovinamente no(a) escohido(a).

    O mundo é bem mais complexo que isso.

    Dilma e PT cometeram inúmeros erros, o mais grave e sério deles foi o comportamento servil e covarde do PT na tal CPI do Cachoeira e do Caneta (Veja). Era alí que se revelaria ao Brasil o modus operandi da mídia brasileira  nos ataques ao PT.

    Perdida a oportunidade, hoje o PT paga o preço ao se ver ameaçado por um candidatura fantasma de uma pessoa sem partido e sem nenhuma base politica.

    Se fizer uma boa campanha informativa no segundo turno, Dilma ainda vence as eleições. Mas vão ter que suar.

    1.  Expressão dos anos 80:
       Vc

       Expressão dos anos 80:

       Vc tem razão mas desce.

        ( quando o suspeito tentava convencer o delegado que era inocente)

            Desce: Vai em cana.

    2. Nem todos os evangélicos…

      Concordo com você Marco, nem todos os evangélicos (como eu, que sou doutorando em teologia, minha esposa, que é mestranda em educação e tecnolologia, meu pais e meu irmão, meus tios e primos, que aliás todos votam a Dilma). Mas, infelizmente muitos votarão em Marina, e creio que isso ainda é resultado do que ocorrera com a manipulação do tema do aborto e da PL 122 nas eleições passadas (2010). Creio que se todos soubessem da abertura de dialogo que houve por parte da Marta Suplicy com os evangélicos, ficariam surpresos em como se pode haver um debate construtivo da esquerda com os evangélicos. E pode ter certeza, por ler muiiiito sobre política e ter estudado muiiiito sobre o Brasil e política através de MOOCs, e assistir todas as aulas de David Harvey sobre O Capital, eu nem consigo dormir direito em pensar sobre o que os pobres evangélicos podem sofrer devido ao neoliberalismo pregado por Marina. Mas, hoje o grupo onde Marina tem a maior vantagem sobre Dilma é infelizmente no grupo dos evangélicos e entre as pessoas que ganham de 3 a 5 sálarios mínimos. Este é justamente um grupo do qual eu destaquei no comentário que eu fiz. 

  19.  O governo foi omisso,

     O governo foi omisso, covarde, masoquista e arrogante na comunicação. Se vai perder ou não a eleição são outros quinhentos. Mas paga o preço.

  20. A direita com a faca e o queijo na mão.

    Se Marina for eleita a direita poderá fazer o que quiser

    Os erros de Marina serão debitados no seu histórico, ambientalista, petista,…

    Os seus acertos debitados aos fracassos dos governos do PT e ao neoliberalismo que ela abraçou.

    Quando falaram em medidas impopulares, a receita foi dada.

    Já falaram em ajuste fiscal, em reforma, ajustamento,….

    Quem quiser saber o que é isso, leia:

    http://assisprocura.blogspot.com.br/2012/05/retorica-e-eufemismos-na-economia.html

  21. Acho que me sinto em

    Acho que me sinto em condições de discutir esta questão da participação e a influência dos evangélicos na vida do país e nas eleições especificamente, porque sou protestante também.

    Claro que os evangélicos defendem alguns valores que são mais ou menos homogêneos e universais para este grupo social, mas eles não formam um bloco absolutamente monolítico em matéria de política e não é composto somente de pessoas pouco esclarecidas ou sem educação formal, pelo contrário, há hoje em dia uma quantidade expressiva de evangélicos com formação superior e ocupando posições de relevo na sociedade, mas, de fato, são majoritariamente conservadores, independentemente da sua condição social.

    Há, sim, muito preconceito contra o PT e o principal motivo reside na discussão sobre o encaminhamento de questões sobre gênero, opções sexuais, mas também sobre temas relativos à participação do estado na economia, sobre a desconfiança quanto ao modelo de estado nacional adotado por governos do PT (cubano!, mais intervencionista, socialista, capitalista, etc.) e a ideia de que o laicismo exagerado pode prejudicar os interesses desses grupos religiosos, até sua liberdade de culto e, ainda, a influência negativa de uma poderosa ação midiática de propagação de notícias contra o partido e seu governo por meio da imprensa escrita, televisionada e radifônica e nas redes sociais, especialmente transmitindo um discurso udenista de que o PT é o partido da corrupção e de que há necessidade urgente de restauração dos costumes políticos.

    Exemplifico, registrando a verdadeira ojeriza dos evangélicos contra o PLC 122/2006 (os evangélicos são contra por causa da questão dos homossexuais, mas, principalmente, porque entendem que esse projeto interfere na liberdade de expressão dos pastores e dos membros das igrejas), também a chamada lei da palmada, que entendem ser uma intervenção indevida no estado no processo de educação da família.

    Ora, há um evidente exagero e fruto de preconceitos arraigados por uma visão conservadora e de direita da política e das ações do estado, não conseguem perceber o caráter eminentemente solidário da ação política do partido que governou nos últimos doze anos, dão um viés de conquistas pessoais aos progressos obtidos pelos brasileiros mais pobres ( grande parte deles evangélicos ) nesses anos todos e, então, aparece a Marina que é evangélica e sinaliza para uma acomodação ao desejo de tirar o PT do poder e apresentar um projeto conformado com o neoliberalismo e bem ao gosto de significativa parcela da sociedade e da maioria dos evangélicos.

    Acresça-se o fato de que MS tem um projeto pessoal e com vaidade suficiente para mudar de partido ao menos três vezes nos últimos oito anos para dar consecução aos seus objetivos e querer aparentar uma ética acima dos demais políticos, dar a impressão de uma pessoa desprendida de coisas materiais  e ao mesmo tempo cobra mais de 20.000,00 reais, em média, por uma palestra e se nega a divulgar os contratantes e principalmente quer subverter as instituições, os partidos, o Congresso, ao querer buscar apoios de forma transversal, como ela gosta de dizer, trazendo os “bons” de todos os partidos, um discurso superficial e sem densidade.

     

    Este é o diagnóstico preciso e não há muito que fazer a curto prazo, temos uma realidade que se impõe em termos sociológicos, o Brasil é hoje um país com uma parcela significativa de cristãos evangélicos ( cerca de 25%) que têm condições de influenciar qualquer eleição.

    Vejo a Marina e seu grupo com vários problemas, a inexperiência administrativa, a escassez de quadros, a onipotência de sua banqueira-mor querendo atirar o BC às feras, o raquitismo das lideranças políticas que a cerca, o discurso neolinguístico que ninguém entende, a aversão ao desenvolvimento industrial, à exploração de recursos naturais, do petróleo aos minérios, a falta de preparo para negociar coletivamente, a intransigência em questões ambientais, o desprezo pelo setor econômico mais importante do país, a agroindústria, a mediocridade dos seus aliados, a ausência de estrutura intelectual para  dar sustentação ao seu governo, a cantilena, a moda Jânio Quadros e Collor, do discurso sobre nova política, mas que, nos bastidores, se pratica desde sempre a mesma política, sem a qual nenhum governo consegue apoio no sistema presidencialista brasileiro de coalizão.

     

    A falta de conhecimento mínimo sobre finanças públicas e orçamento, senão não faria a promessa absurda de gastar mais de 150 bilhões de reais em mobilidade urbana em quatro anos, sem cortar drasticamente despesas ou aumentar impostos, apenas afirmando que obterá os recursos pelo “aumento da eficiência no setor público e da eliminação do desperdício”, demonstrando absoluta ignorância quanto aos limites da capacidade de financiamento do estado a curto prazo.

     

  22. A eleição não está definida

    O post afirma verdades, mas a conclusão não é necessariamente verdadeira, isto é, Marina ainda não sacramentou a sua vitória. Ainda existe uma campanha eleitoral ferrenha pela frente. Ela nos últimos dias atraiu a atenção de toda a imprensa, assim como foi alvo de ataques de Dilma e Aécio. É agora, somente agora, que ela começa  a sentir o peso da disputa eleitoral, que tende a se acirrar. Ou seja, a subida meteórica de Marina nas pesquisas ainda precisa se mostrar consistente, sólida, passado esse período inicial. Se após os bombardeios, ela mantiver a sua posição ou aparecer nas próximas pesquisas liderando a preferência do eleitorado, aí sim, indicará uma tendência de vitória.

    A campanha de Dilma atingiu um ponto crítico: ou sustenta as suas chances na eleição, mantendo sua posição de liderança, ou vai deixar escapar a oportunidade de se manter no poder. Essa eleição é um jogo sem virada. Dilma, se for ultrapassada, não terá poder de reação, é o que eu quero dizer. Ela precisa se manter na liderança e mostrar tendência de crescimento. Fora isso, se for ultrapassada por Marina nas pesquisas,  aí pode estar certo que o panorama não será revertido. Mostrará tendência de crescimento de Marina. Não existirão motivos ou fatores que modifiquem isso. Significará desgaste político-eleitoral da campanha de Dilma.

    1. Errado, Argolo. É possível

      Errado, Argolo. É possível que as próximas pesquisas ainda detectem a “onda Marina”. As críticas a ela ainda não fazem efeito. A não ser na comunidade gay, onde ela se desgastou muito. Por enquanto as pessoas ainda estão achando que as críticas são porque o PT e o PSDB “estão com medo dela”.

      No segundo turno, o debate se politiza mais. Inclusive um apoio do PSDB será determinante nisso. Se o PT, com Lula a frente falando para o povão, conseguir mostrar a semelhança entre o projeto Mariane o projeto tucano, de forma simples e direta, pode virar o jogo.

      É bom lembrar que em 2006 quando se politizou o debate no segundo turno, saindo da questão dos aloprados, Alkmin teve menos votos do que no primeiro. Mesma coisa em 2010. Quando o aborto foi deixado de lado, Dilma impediu a virada de Serra que segundo as pesquisas tinha trajetória de subida. A tendência era ultrapassá-la. Ou seja. o segundo turno pode ser uma eleição diferente. 

       

  23. Política de austeridade não deu certo também na Espanha

    Lá como cá os jovens foram às ruas com o lema “Somos os 99%”. Lá o movimento #VemPraRua(que lá recebeu no nome se, não me engano, de 15-M) pariu um monstro, um governo de austeridade, lá a Espanha está um caos. Por aqui o mesmo risco paira sobre nossas cabeças 

    1. O Neoliberalismo só existe porque interessa a elite!

      A Espanha depois do PP de Aznar e da tragédia dos atentados dos trens, escolheu pela TERCEIRA via espanhola do Zapatero. Durante este tempo a dívida pública espanhola caiu a vertiginosos 25% do PIB e tudo parecia dar certo até 2007. Com a crise, Zapatero, assim como Gordon Brown fora atirado ao lixo, e o neoliberalismo mais agressivo venceu. A situação por lá é pior do que por aqui no Reino Unido, pois não estamos na zona do euro e o desemprego por lá ainda era alto antes da crise. A crise foi muiiiito ruim, e muitos não tem a mínima idéia do que isso significou. Estive no Brasil em Abril pela primeira vez desde 2008, e mesmo tendo feito o mestrado e 2 anos de doutorado, senti que a Europa parou no tempo, e em certos lugares, como Italia e Espanha, houve um regresso.

  24. Situação difícil, mas merecida

    A administração Dilma abdicou da defesa de seu governo durante QUATRO ANOS. E agora acha que João Santana, por mais competente que seja, irá resolver esse problema de comunicação em trinta e poucos dias de propaganda eleitoral?

    Considero esse comportamento muito mais como arrogância do que como ingenuidade.

    Já falei isso antes, Dilma poderá perder a eleição por ter se negado a enfrentar o debate de democratização da mídia e da popularização da internet. Alguém lembra do plano nacional de banda larga?

    Só um milagre salva a candidatura Dilma agora. O pior é que há uma parcela grande, muito mesmo, de culpa sua por absoluta inação.

    Ficará a lição.

  25. Impressionante como a campanha de Dilma erra na estratégia

    Ontem eu vi o noticiário da imprensa e um dos pontos repercutidos foi a crítica que o programa de Dilma fez quando comparou Marina a Jânio Quadros e a Collor. A primeira coisa mais óbvia foi que a menção a Collor é contraditória e não goza de nenhuma força: Collor hoje é aliado do PT. A menção a Jânio Quadros, a par da distância do tempo, que afasta o poder de atingir boa parte do eleitorado, que é jovem e não tem motivos para se prender a isso, retrata situação política e social diferente da atual.

    Quer dizer, essa estratégia de campanha é uma porcaria em termos eleitorais. Não vai surtir qualquer efeito efetivo para retirar votos de Marina. O eleitorado sabe que ela não é igual a Collor, haja vista seu histórico de militante histórica do PT, Senadora por 16 anos e o exercício do cargo de ministra do meio ambiente do Governo Lula, e igualmente não tem motivos para acreditar que ela é um Jânio Quadros de saias.

    Com essa estratégia, o PT mostra que não sabe muito o que fazer para vencer Marina. Está testando hipóteses, isso em plena corrida presidencial. Não entendeu ainda o que fez ou faz Marina crescer nas pesquisas.

    1. Você não entendeu nada. A

      Você não entendeu nada. A comparação com Collor é porque ele, assim como Marina, surgiu do nada em termos da política nacional, com um partido nanico, discurso moralista, apresentando-se como o novo. Collor ocupou o espaço que seria de figurões(“velha política”)do conservadorismo de então, como Ulisses Guimarães e Aureliano Chaves. Ao perceber que seus candidatos não teriam chances frente a um Lula ou Brizola, a direita brasileira aderiu à campanha de Collor.

      Isso é exatamente o memso que ocorre hoje com Marina, ela é um PSDB disfarçado, por mais que haja diferenças em aspectos pontuais, o ponto central(a política econômica)é exatamente a mesma. O programa de Marina foi feito para que ela fosse o Collor da direita nas eleições de 2014.

      Com Jânio ela é ainda mais parecida. O contexto político é muito parecido, a divisão da sociedade promovida pela imprensa irresponsável. Nos anos 60, essa divisão era defendida com o discruso da Guerra fria(até JK foi acusado de ser comunista), hoje, é o discurso anti-PT, as lorotas sobre bolivarianismo, enfim, um discurso neo-guerra fria.

      Jânio, assim como Marina, também se apresentou como apolítico(foi eleito com um partido nanico), e a direita de então(a UDN)embarcou em sua candidatura. Jânio também utilizou de uma política ambígua de meio termo(a “União” defendida por Marina). Praticava uma política econômica ortodoxa, ao gosto dos conservadores, mas não esquecia da esquerda(viagem à Cuba, desentendimentos com os EUA, Política Externa Independente, condecoração de Che Guevara).

      Há, porém, diferenças importantes entre Jânio e Marina. Primeiro que Jânio era um político habilidoso com uma carreira meteórica; Marina é reconhecidamente incompetente, desagregadora, e não conseguiu nem formar seu partido(apesar da votação expressiva em 2010). Jânio não contava com apoios do mundo financeiro e de ONGs internacionais, como é o caso de Marina, tampouco apelou para o discurso religioso.

      Enfim, Marina é comparável a Jânio e Collor, mas mostra ser mais perniciosa que os dois juntos.

      1. “A comparação com Collor é

        “A comparação com Collor é porque ele, assim como Marina, surgiu do nada em termos da política nacional, com um partido nanico, discurso moralista, apresentando-se como o novo.”

        Marina surgiu no PT, foi senadora por 16 anos pelo PT, foi ministra do Meio Ambiente pelo Governo Lula do PT, isso por mais de cinco anos. Foi candidata a presidente por um partido que já era antigo em 2010, o Partido Verde.

        E hoje é candidata pelo PSB, partido antigo no cenário brasileiro. Sua Rede é uma ideia que ainda não se concretizou.

        Portanto, Marina surgiu para o cenário nacional pelo PT e tem muita projeção nacional há anos, diferentemente de Collor na época em que foi candidato, em 1989. Marina é totalmente diferente de Collor, em tudo, inclusive no fato de ser mulher. A comparação não se sustenta, de nenhuma forma possível.

        A outra comparação com Jânio Quadros e por que isso é uma estratégia eleitoral errada, inválida, que não vai render voto nenhum, que foi o que verdadeiramente disse antes, está acima.

        Só acrescentaria que a ideia de neo-guerra fria é furada total. Você acabou de inventar isso. Não existe nada que se assemelhe a uma guerra fria, onde o mundo foi profundamente dividido entre capitalistas pró-EUA e comunistas pró-URSS, e nos anos 60s, no Brasil, não havia nada parecido com os últimos 12 anos de Governo do PT e muito menos a sequência de eleições democráticas que o Brasil vem experimentando de forma ininterrupta.

        A realidade política, econômica, social, cultural, geopolítica, etc, é diferente em tudo. Marina é filha dos novos tempos, seu perfil é compatível com os novos tempos. O Jânio Quadros usado pelo PT ficará para sempre nos anos 60 e de lá na sairá mais. O mundo em que vivemos não é o mesmo dos anos 60. O Brasil mudou e o mundo todo mudou.

        A comparação, portanto, é absolutamente improcedente.

        1. Marina não é candidata do PT,

          Marina não é candidata do PT, não conseguiu criar seu partido, nem partido nanico ela tem. “Está” candidata pelo PSB. Essa é a “apolítica” praticada por Collor e Jânio.

          O contexto neo-guerra fria é o da polarização ideológica, qualquer pessoa com um conhecimento mínimo de história e política sabe do que estou falando. As posições política se antagonizam, esse é o contexto brasileiro atual, após doze anos de polarização e disseminação de discurso anti-PT. Ninguém nega que só há duas posições em jogo: PT e anti-PT. Vide Aécio, sua campanha pós-Marina se baseia em afirmar que ele é o candidato anti-PT, e não a Marina.

          O comentário de Argola é de fazer corar: Marina é mulher; Collor, homem. hahahahahahaah, realmente, os dois não tem nada a ver!

          Daqui a pouco Argolo vai dizer que dois candidatos não tem qualquer semelçhança porque um tem bigode, enquanto o outro é careca. esse é o nível das análises políticas argolinas rsrsrsrsrsrs

    2. Caçador de maracujá, Varre vassourinha e Eco “nova política”

      “Não vai surtir qualquer efeito efetivo para retirar votos de Marina. O eleitorado sabe que ela não é igual a Collor, haja vista seu histórico de militante histórica do PT, Senadora por 16 anos e o exercício do cargo de ministra do meio ambiente do Governo Lula, e igualmente não tem motivos para acreditar que ela é um Jânio Quadros de saias.”

       

      Alessandre,

      Você tem toda razão quando diz que Marina não é qualquer desconhecida, mas demonstra ignorância histórica ao falar da carreira política do Sr. Fernando Affonso Collor de Melo e do Sr. Jânio da Silva Quadros. Vejamos:

      Foi correto ao dizer que a Sra. Maria Osmarina Marina Silva de Vaz Lima é política de carreira (foi vereadora, deputada, senadora e ministra do governo Lula).

      E o Sr. Fernando Affonso? Filho de uma dinastia política do estado de Alagoas, iniciou a carreira política no ARENA em 1979 (nomeado prefeito de Maceió durante a “ditabranda”), depois foi eleito deputado federal pelo PDS. Foi governador do Alagoas e por fim, presidente impichado. Político de carreira, não? Prefeito, deputado federal e governador (cargo executivo de projeção), presidente impichado, senador de Alagoas recentemente e quase governador outra vez do Alagoas (perdeu nas eleições de 2010).

      Vejamos a trajetória política do Sr. Jânio da Silva Quadros: Suplente de vereador em SP (1947), deputado estadual mais votado (1951-1953), prefeito de SP capital, governador do estado, deputado federal pelo Paraná (foi o mais votado outra vez) e por fim, presidente renunciado. Político de carreira, não? Vereador, deputado estadual, governador, deputado federal, presidente renunciado, direitos políticos cassados durante a “ditabranda” e pefeito de São Paulo nomeado pelo Covas em 1986. Só não concorreu à presidência em 1989 por não ter mais a vitalidade física necessária.

      Então, Alessandre, nesse ponto dona Osmarina é igual ao Colllor e ao Jânio: política de carreira.

      Quais as outras semelhanças? Discurso demonizador da política.  Nisso ela é idêntica ao Sr. Fernando Affonso Collor de Melo e ao Sr. Jânio da Silva Quadros….

      Olha a campanha do Jânio (youtube é uma maravilha, hein?):

      https://www.youtube.com/watch?v=m0QfM_IJsBw

      A wikipedia descreve o estilo do político Jânio:  “Tinha um estilo político exibicionista, dramático e demagógico. Conquistou grande parte do eleitorado prometendo combater a corrupção e usando uma expressão por ele criada: varrer toda a sujeira da administração pública. Por isso o seu símbolo de campanha era uma vassoura.”

       

      Olha a campanha do Collor, o youtube não me deixa esquecer (apesar de eu ter um ano e cinco meses de idade à época):

      https://www.youtube.com/watch?v=Bda2hEt8xPU

      Assim diz a wikipedia sobre sua campanha: “Caçador de Mara(cu)jás” Durante a gestão empreendeu estrategicamente um combate a alguns funcionários públicos que recebiam salários altos e desproporcionais. Com vistas a angariar apoios na campanha presidencial que estava por vir, a imprensa o tornou conhecido nacionalmente como “Caçador de Marajás”. Orientado por profissionais de marketing, anunciou com estardalhaço a cobrança de 140 milhões de dólares dos usineiros do estado para com o Banco do Estado de Alagoas, havendo diversas repercussões positivas na imprensa. Campanha Presidencial Graças a essa postura de “guardião da moralidade”, Collor fez uso de uma elaborada estratégia de marketing focada nos temas que mais preocupavam a população. Segundo os jornalistas Mário Sérgio Conti e Cláudio Humberto Rosa e Silva, o discurso reproduzia o que diziam os institutos de pesquisa variando conforme a necessidade momentânea, fosse o combate à corrupção ou a vertiginosa taxa de inflação, por exemplo.

       

      Olha a campanha da dona Osmarina “nova política sem polarização” da Silva: 

      https://www.youtube.com/watch?v=vJofAa9aG24

      https://www.youtube.com/watch?v=zvcRYKaHia8

      https://www.youtube.com/watch?v=xPgiuQe1YwM

       

      Blá, blá, blá… Discurso despolitizado…. Não tem comentários sobre sua campanha na wikipedia… Vale a pena ver o debate entre a Sra. Marina Osmarina  Marina Silva de Vaz Lima e o Sr. Plínio Soares de Arruda Sampaio em 2010.

       

      https://www.youtube.com/watch?v=VsaqZkO7EG0

       

      Disposto a refutar, Alessandre? I dare you…

       

      1. Só uma correção, if I may,

        Só uma correção, if I may, Jânio não foi prefeito nomeado por Covas(Covas foi nomeado por Montoro), mas eleito, ganhou a eleição de FHC, que vacilou em entrevistas e passou toda a campanha sendo chamado por Jânio de “ateu maconheiro”.

      2. Você, como o Daytona abaixo, não entendeu meu comentário

        Primeiro, antes de enfrentar o mérito das comparações, que eu considero incorretas, é importante que eu esclareça desde logo que você e o fake Daytona abaixo não entenderam o que eu escrevi e desviaram da verdadeira crítica que foi feita.

        Eu falei do baixo ou nenhum poder de convencimento da estratégia de campanha da Dilma quando fez as comparações entre Marina e Collor/Jânio Quadros. Essa estratégia não tem poder eleitoral significativo nenhum, não retira votos de Marina e muito menos, o que é o mais importante, angaria votos para Dilma, porque dizer isso, fazer a comparação, não implica que alguém vai votar em Dilma.

        Ao comprar como certa a ideia de que Marina é igual a Collor e a Jânio Quadros e que isso é ruim (veja a quantidade de conclusões a que o eleitor é obrigado a chegar), pode votar em qualquer outro candidato além de Dilma. Observe que a estratégia adotada pela campanha do PT nem garante voto em Dilma, ou seja, é uma estratégia eleitoral ruim, inconclusiva, vacilante.

        De outra banda, e já enfrentando o mérito dos seus argumentos, Marina é muito diferente de Collor. Marina tem passado de esquerda, é quadro político histórico do PT. Collor sempre foi de direita. Só isso é uma diferença e tanto, pois Marina é identificada com causas populares e Collor sempre foi identificado com os interesses da elite brasileira, sendo ele mesmo filho de uma família que domina órgãos de comunicação no Estado de Alagoas. Ou seja, Marina não tem nada a ver com Collor, ao menos em termos de formação política. Além disso, é contraditório o PT usar Collor como exemplo negativo quando o partido é aliado dele. Eu conheço Fernando Collor de longa data. Em 1989 eu tinha mais idade que você. Não votava ainda, mas acompanhei tudo. Sou testemunha ocular da história, como se diz. E li vários livros sobre aquele período, o melhor deles, o de Sérgio Conte sobre a imprensa e o Planalto, uma análise, de um lado, sobre o perfil da imprensa brasileira, suas raízes históricas, e, de outro lado, sua (da imprensa) relação com Fernando Collor, seja ele como candidato a presidente e depois já como presidente.

        Com relação a Jânio Quadros, o que eu disse é que as possíveis semelhanças se diluem pela distância no tempo, ainda mais quando sabemos que os tempos são notoriamente outros, muito diferentes da década de 60 do século passado, e a comparação do PT foi feita com o perfil de Jânio Quadros dos anos 60, pois a ideia é dizer que ele foi ruim porque ajudou o país, com a renúncia, a cair nas mãos dos militares. Ninguém vai levar isso em consideração e a estratégia é inócua em termos eleitorais. Por outro lado, ninguém, dentre o cidadãos médio, acha, a sério, que uma ditadura militar será instaurada no Brasil se Marina ganhar. Os militares não querem governar o Brasil como antes. Isso não tem o menor espaço mais.

        No mérito, a questão não é ser político de carreira. Por esse critério, vários políticos seriam iguais, inclusive Lula seria igual a Collor, Maluf e Sarney, quando sabemos que isso é falso. O que eu quis dizer sobre Marina foi sobre a sua origem histórica de esquerda, oriunda do PT, e o fato de já ter sido ministra do Governo Lula, Senadora por 16 anos pelo PT e já ter sido candidata uma vez a presidente da república em 2010. Perfil bem diferente de Collor.

        Com relação a tal “demonização da política”, o que seria um dos pontos semelhantes entre Marina e Jânio Quadros, isso também não me convence. Já escrevi sobre isso, inclusive, mostrando por que a ideia de que Marina “demoniza a política” é completamente falsa, não faz o menor sentido, é uma crítica sem fundamentação.

        Para não ser repetitivo, colocarei aqui o link para o post de Francy Lisboa em que eu critico a ideia de que Marina “demoniza” a política de uma forma geral, o que, na minha opinião, é uma conclusão totalmente falsa: https://jornalggn.com.br/blog/francy-lisboa/marina-come-do-fruto-da-demonizacao-da-politica-por-francy-lisboa

        A ideia básica da minha crítica é que “Não se confunde crítica específica à forma como os partidos tradicionais brasileiros fazem política com a crítica generalizada à política, a tal “demonização da política”. Os partidos políticos podem e devem ser criticados politicamente sem que isso implique qualquer negação ou demonização da política. Entendimento contrário é inválido, falso.”

        Em outro ponto, eu afirmei que “Marina não demoniza a política, no último sentido aqui exposto. Isso é falso. Tanto não demoniza que é candidata a presidente da república, dentro das regras do jogo democrático, para buscar soluções para velhos e novos problemas brasileiros. Isso, antes de ser uma negação da política, é, muito ao contrário, a ratificação de um compromisso com a política, do reconhecimento de sua importância para os destinos da sociedade e do país.”

        Por fim, eu concluí o primeiro comentário feito no post da seguinte forma:

        “Ela inclusive não demoniza a política quando manifesta apoio às manifestações de junho de 2013. Da premissa não se segue a conclusão. O apoio às manifestações é apenas mais uma forma de reconhecer que é fazendo política que podemos melhorar as coisas. Não há outra opção. As próprias manifestações possuem inegável caráter político.

        A crítica feita a Marina Silva, portanto, é improcedente à toda evidência.”

        Eu fiz mais alguns comentários no post e eles aprofundam a minha opinião. Portanto, Marina não é igual a Jânio Quadros neste ponto, se é que ele um dia também “demonizou” a política, algo contraditório para quem se candidata a alguma coisa. Não se pode nem dizer que Jânio Quadros algum dia esteve preocupado em criar e implementar novos conceitos políticos como Marina diz que está. Marina apresenta propostas que se prontificam a evoluir a política, principalmente no Eixo intitulado “Estado e a democracia de alta intensidade”, onde se apresenta o eixo central de seu programa de governo. Isso não é demonizar ou negar a validade da política.

         

        1. Entendi, você fala por

          Entendi, você fala por experiência própria, essas comparações não teriam efeito algum sobre pessoas como você, ignorantes de história, que não fazem a menor ideia de quem tenha sido Jânio ou Collor.

          Agora ficou claro.

  26. Bom, EU não quero pagar para

    Bom, EU não quero pagar para ver.

    Vou anotar o nome de qualquer um que se declarar eleitor da Marina. Depois que a vaca for para o brejo, vou cobrar deles esse voto todos os dias. Quero ver esse pessoal fazendo campanha para o Lula em 2018.

  27. quando se fala de pessoas”

    quando se fala de pessoas” formadas” só reforça a minha tese faculdade distribui diplomas não cerebros.

    Essa questão de só o PT é corrupto,a midia soube usar a hipocresia humana,pois veja são paulo,trensalão,rombo no detran,mafia dos fiscais,escandalo dos plantões medicos, assalto na merenda escolar,fraudes em licitações,

    cade apuração!,casa direitinho com o jeito evangelico de ser o nossos pecados Deus perdoa,os dos outros tem que queimar no inferno.

    1. Não são somente os evangélicos e nem brasileiros…

      Eliane: a geração que sofreu durante o neoliberalismo de FHC não é a maior parte da população. Também não são somente evangélicos que não se interessam por política, e nem somente os formados no Brasil não têm uma posição fixa sobre política economica. Moro no Reino Unido, sou doutorando em teologia e estudei filosofia política, ética politica, modelos de politica economica pública, introdução a micro e macro economia, economia e mercado monetário, história, e assisti todas as aulas de David Harvey sobre O Capital. Trabalho num hotel enquanto estou estudando pra ajudar a custear a minha família, pois sou pobre mesmo. E ninguém, ninguém mesmo e até com neivel universitário e mestrado no hotel quer saber de política e economia. Comprei dias atras uma Economist que falava sobra a revolução digital e como isso afetaria os empregos, juntei com mais dois artigos do Naked Capitalism (que é um ótimo site sobe economia e finanças), levei tudo pra tirar xerox e DAR DE GRAÇA para boas pessoas lerem. Só um se interessou pra ajudar o filho. Ninguém mais, e até algumas pessoas jogaram fora os artigos sem ler logo depois de eu sair do escritório.

      O que ocorre é que o certo seria as pessoas formadas em suas areas darem sua contribuição para a sociedade realizando o seu trabalho sem ter de se preocupar em se ferrar devido a crises bancarias e de elitista financeira. Assim o Ocidente conseguiu se desenvolver INTERNAMENTE durante a era de ouro do capitalismo norte-ocidental e niponico/australiano. O neoliberalismo acabou com esta estabilidade por aqui, e nos países em desenvolvimento tem tido efeitos muito ruins. O maior exemplo está na comparação Brasil-México.

       

       

      1. Bom   Vitor obrigada pela sua

        Bom   Vitor obrigada pela sua Atenção,

        você foi no Ponto x essa geração que brinco com amigos “liceu facebook”,não viveu a idade media neoliberal Fhc,que nos da geração Chaves -sbt,vivemos,não tinhamos essa gama de portas para engressarmos em faculdades,não tinhamos “celulares” acesso a internet …conseguir o primeiro emprego meu DEUS..que luta,e não era falta de esforço..individual que agora andam pregando ressucitando Thartcherismo.era falta de Estado,politicas publicas de inclusão,abandono gritante na decada de 90/que nos presenteou com o PCC,dominando a periferias de São paulo.

        Essa geração Liceu facebook vai entregar as conquistas ainda que sejam falhas mais ja é uma fatia, que nos geração Chaves  lutamos corajosamente ,idealizamos acreditamos que sim o Brasil poderia ser mais justo,simplesmente por que não acreditam em nada.

        Ai que entra a quetão da fragilidade do carater humano essa sua fragilidade que da respaldo para,votos por odio,votos por ignoracia,votos por preconceito,votos por hipocresia,votos por moda e egoismo. e essa é uma das razões que a midia conseguiu formentar essa irracionalidade atual,tem pessoas que não vota no PT pois ele da o bolsa familia,o odio é tanto que os incapacitam de enxergar que na outra ponta existe sim crianças que depende desse auxilio para ter a minima dignidade de se alimentar,existe o IBGE que comprova isso expressei mal quando inclui apenas evangelicos.

         

        Att

         

    2. Meu convívio diário se dá, em

      Meu convívio diário se dá, em boa parte do tempo, com pessoas com alto nível de instrução, experiência internacional e bom nível profissional, extremamente racionais, sendo muitos deles referências para mim. Entretanto, quando o assunto é política, desde Junho de 2013, tais pessoas se transformam de modo peculiar, dando vazão a simples paixões, ódios e muitas vezes, sensos comum ou superficialidades.

      Certo dia disse eu que “graduação não se traduz automaticamente em sabedoria e inteligência”, quando “conversando” sobre eleições com pessoas que simplesmente odeiam o PT. Dito isto logo após ouvir, entre muitas “pérolas”, de que para ser presidente da República o candidato deveria no mínimo ter curso superior e ser fluente em inglês (“a la Otavinho”).

      Resultado: foi uma polêmica só, achei que fosse apanhar (rsrs).

      Esta eleição é, a meu ver, a mais irracional/passional que já vivenciei. Está mais crônico do que 89.

      As pessoas simplesmente odeiam, taxam de bandidos e corruptos, qualquer candidato do PT. A grande mídia, e alguns grupos que agiram e agem nas redes sociais, até agora subestimados, lograram êxito.

      O Facebook, por exemplo, converteu-se na maior rede de desinformação vista até hoje. Páginas como OCC, TV Revolta, Canal da Direita, e assemelhados conseguiram formar milhares de militantes virtuais ensandecidos. A regra é simplesmente desinformar, divulgar qualquer coisa contra o PT, por mais estapafúrdia que possa ser.

      Entendo que esse fenômeno Marina pode ter 3 explicações:

      1- As pesquisas simplesmente vem sendo fraudadas ou manipuladas, pois vários setores (especialmente a mídia) foram para o “tudo ou nada”. Como grande parte da população vota conforme pesquisa, a aposta é que tais pesquisas moldem os resultados das urnas.

      2- Marina conquistou o voto principalmente dos “neutros”, que estão cansados da polarização PT-PSDB. O PT foi taxado como o grande alvo de toda e qualquer insatisfação popular desde Junho de 2013 e o PSDB está morto, está vivo na memória popular os sombrios anos FHC.

      3- O fenômeno é temporário, pois apenas agora a Marina está exposta com todas suas contradições, propostas superficiais (muito aquém de serem “arrasa quarteirões”). Como um comentarista aqui escreveu, a eleição “pra valer” seria no segundo turno. Basta lembrarmos que em 2006 o Alckmin teve menos votos no segundo turno comparado ao primeiro.

      Assim, concordo com os outros comentaristas deste post: o jogo ainda é jogado. Não podemos, como fez FHC, decretar o fim da História.

      1. Sabe como faço quando percebo

        Sabe como faço quando percebo pessoas que me respeitam,vem com ideias de facebook,conto os casos de racismo praticados pelo o mesmo e outros absurdos. e  o chamo de latrina Publica,ou academia para exercitar a hipocresia,

        ai eu questiono nossa as pessoas vivem mandando cartões de amor de esperança pela humanidade,por que não praticam na vida real?gozado que a mesma pessoa que compartilha sentimentos de compaixão pela fome,são os mesmos que são contra o bolsa familia?e aqueles que diz que Deus ama todos ,mais prega odio contra o Medicos cubanos,na hora não tem um que não da um suspiro fica vermelho e muda de assunto.

      2. A questão é o preconceito…

        Esta eleição tornou-se irracional desta forma que você observa Alvaro por um único motivo: PRECONCEITO!

        Sim este preconceito que todo mundo diz que não tem! O grande erro de Lula foi trazer gente pobre pra faculdade, de colocar negros no aeroporto, etc… Uma grande revolta mexeu com partes emocionais destes “cidadãos ilustrados” com curso superior, que já viajaram o mundo todo, etc e eles se tornam irracionais pois não agem de acordo com a mente racional, mas sim de acordo com seus mais profundos instintos racistas arraigados em sua mente emocional. A muitos anos venho observando este preconceito que é inerente a sociedade brasileira e sempre o percebia velado, entre pares, com linguagem cifrada. Nesta eleição como a mídia (que parece um Deus para essa gente!) assumiu de vez as baixarias as pessoas se sentiram a vontade para expressar todo o seu preconceito. É por isso que acho que Marina não ganha! Porque o preconceito dessas pessoas de classe média alta e elite no Brasil é por demais visceral e arraigado para que elas votem em alguém de aparência “crioulinha” e de origem humilde. Na hora apertar o botão da urna e aparecer a foto da Marina estes coxinhas todos sentiram nojo e vão votar em branco, ou até mesmo na Dilma!! Inclusive todos estes pastores que tem Jesus no coração sonham em ser como os show-men das igrejas evangélicas americanas!!

  28. Dilma perdeu uma vantagem com

    Dilma perdeu uma vantagem com o messianismo de Marina advindo da morte de Campos, mas não perdeu a eleição ainda. O PT já percebeu que a disputa será mesmo acirrada. Serão os incluídos pelo PT x os que se acham excluídos. A campanha deve buscar os votos daqueles diretamente beneficiados pelas políticas dos últimos anos. Tal movimento deve se traduzir no maior racha norte-sul de todas as eleições, bem ao gosto daqueles que atribuem as vitórias do PT aos pobres.

  29. É impressionante como essas

    É impressionante como essas manipulações de pesquisas se alastram…

    Mais um artigo precipitado. E pessimista. E sem embasamento real.

    1. Impressiona o Pânico em Informados. Observe o que há de Concreto

      Exatamente, as divulgações curiosas e parciais de pesquisa Ibope para presidente, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, ontem, apesar de passarem a sensação de Marina continuar crescendo, na realidade projetados os demais estados, baseando-se nos divulgados, o Ibope, em relação a pesquisa anterior em 26/08 (Dilma 34 x 29 Marina), deverá divulgar o resultado de empate em 33 ou 34 ou alguém à frente na margem de erro, ou seja, repete-se o Datafolha de 29/06 (34 x 34), cinco dias depois, explicitando que a onda Marina estancou e bem possivelmente, chegou a hora do refluxo em funçã das fraturas expostas nos últimos dias.       

  30. Bom, dar como favas contadas

    Bom, dar como favas contadas a eleição de Marina ainda é prematuro. Nesta análise se prevê que o voto evangélico irá em peso para Marina. É o maior erro da análise. E vamos lembrar que o primeiro turno é onde o voto de protesto tem vez. No segundo turno é “pra valer”. As pessoas tendem a pensar melhor no que realmente vai afetá-las. Não tenho dúvidas que quando ficar só Dilma X Marina, vai ficar claro que vai pesar no bolso dos mais pobres a aventura. E enquanto os mais pobres forem maioria…

     

  31. Jogo é pra ser jogado

    Jogo é pra ser jogado. E só termina quando acaba.

    A eleição pra presidente está mesmo surpreendente, e a Marina tem chances reais de vitória. Mas a Dilma também as tem, e de forma mais consistente que Marina.

    A campanha do primeiro turno está agora em seu apogeu e tem mais um mês até às urnas. Aí vem a do segundo turno e muita água ainda vai rolar até o apito final.

    Anunciar derrota ou vitória, se ja de quem for, hoje é estupidez.

    O jogo tem que ser jogado. Bora lá!

    1. Achei que era Jô Soares…

      Nunca vi este programa mas ao olhar rapidamente achei que era no Jô Soares pela imagem… Me diz seriamente… vocês ficam mesmo assistindo este tipo de programa? Tudo igual desde o cenário até as perguntas e os entrevistados… Não acham uma grande perda de tempo ficar assistindo este monte de “cover” de programas imbecis americanos????

      1. Hã?

        Em primeiro lugar eu não me chamo “vocês”, e não sei porque um sujeito “não habitual” no pedaço, se acha no direito de julgar os frequentadores daqui no coletivo… “Vocês” quem? Na tua casa “vocês” serve prá todos?

        Em segundo lugar, também não sei porque o fato de eu colocar o trecho de uma entrevista de um programa de modelo originalmente americano, te faz pensar que eu veja esses programas, ou seja fan de algum Jô quem? Logo eu que nem TV assisto direito. O Sr. nunca ouviu em falar da internet? Dos mil lugares que se busca informação hoje em dia? O Sr. sabe que esse vídeo também se encontra no YouTube? Aliás o Sr. sabe de algo sobre alguma coisa?

        Em terceiro lugar, o Sr. “acha” alguma coisa sobre a declaração do pastor, em franca oposição ao que pensam Malafaias, Marinas e outros, ou só vai ficar dizendo que não “perde” tempo com o pastor? Mas vi que perde tempo em me contestar sem dar uma nesga de argumento válido. Né não? O Sr. ouviu a fala do pastor? Tudo bem que eu não sou fã de TV, mas vi e ouvi nesse pequeno trecho de entrevista, algo que está muito longe do que o Sr. acha “tudo igual” na TV atual, tão cheia de padres, pastores e messiânicos de todos os naipes… Eu desenho: o pastor disse que a proibição moral à homossexuailidade não tem nada a ver com o que Cristo pregou. Não é todo dia que vejo essa questão analisada com tanta franqueza na TV. 

        Em quarto lugar, longe de mim fazer o Sr. perder seu tempo. Inclusive se não consegue contestar ou apoiar o pastor nem deveria ter gastado seus dedinhos no teclado… Isso tudo foi só para se comportar como um imbecil, que insinua a quem não conhece, ser imbecil?

        PS: Estranho que no post anterior eu me dirijo a outro “comentador” exatamente criticando essa postura, ao invés de dizer o que pensa, fica detratando quem dá sua opinião. E ainda por cima ele se faz de vítima de “assessores pagos”! Agora aparece essa assombração não cadastrada dando uma de gostosão bundão… Estou começando a achar que quem acusa é quem faz! 

  32. A única coisa que sei é que o

    A única coisa que sei é que o Celso Russomano iria para o segundo turno com o José Serra e o Haddad, que iniciou a campanha com 3%, é o atual Prefeito de São Paulo, mesmo com a rejeição do paulistano ao PT.

  33. gosto de repetir porque é bom

    gosto de repetir porque é bom até para minha sanidade.

    o jogo é jogado

    e a eleição é no dia 5 de outubro.

    no fundo é isso, a luta da sanidade contra a insanidade.

  34. Irmãos e irmãs!
    Convertido –

    Irmãos e irmãs!

    Convertido – agora  – diante as novas nuances desse novo Brasil. Começo desde já minhas experiências de inspiração com trechos da Bíblia coletados aleatoriamente:

    “11 Fogo no céu. – Entretanto levantou-se uma murmuração do povo contra o Senhor, como de quem se queixava da fadiga. O Senhor, tendo ouvido isto, irou-se. E o fogo do Senhor, aceso contra eles, devorou uma extremidade do acampamento. O povo, tendo chamado Moisés, Moisés orou ao Senhor e o fogo extinguiu-se. Ele pôs àquele lugar o nome de incêndio; porque ali se tinha acendido contra eles o fogo do Senhor”. ( Números 10-11 )

    “2 Preparativos e negociações com o rei de Tiro para a construção do templo. – Resolveu, pois, Salomão edificar uma casa ao nome do Senhor e um palácio para si. Para este fim, destinou setenta mil homens, que, às contas acarretassem os materiais, oitenta mil para cortar pedra nos montes e três mil e seiscentos para seus inspetores”. ( Livro II Crônicas )

    ” 13 Cura da mulher encurvada. – Jesus estava ensinando numa sinagoga em dia de sábado. E eis que ( veio ali ) uma mulher, que estava possessa de um espírito que a tinha doente havia dezoito anos. Andava encurvada e não podia
    absolutamente levantar a cabeça. Jesus, vendo-a, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre  da tua enfermidade. Impôs-lhe as mãos, e , imediatamente, ficou direita, glorificada a Deus”. ( Lucas 12-13 )

    Amém!

  35. A minha parte pessimista

    A minha parte pessimista concorda 100%. Mas sendo realista, não necessariamente otimista, não é bem assim. Os evangélicos não votam em bloco. Não acredito que seja por aí que a Marina possa ganhar. Em 2010, sim, a Dilma não ter ganho no primeiro turno se deve ao terrorismo relgioso. Mas hoje as pessoas estão vendo que a presidenta não é nenhuma “hereje”. Muito pelo contrário, como diz o Gunter.

    A Marina pode ganhar pelo lado da desilusão com os partidos, com a “velha polítca’. Isso é que está pegando nos jovens da nova classe C, os filhos dos beneficiados pelo governo Lula.

    O debate tem que ser feito aí. Será dificil, pois é um público disperso e que segue tendências. Mas por outro lado essa garotada tem um lado racional também. Que pode ser dispertado. Pelo pode-se impedir que eles façam a cabeça dos seus pais. Aí entra o Lula. Vamos ver, se a eleição sair da emoção juvenil para a razão adulta, Marina perde 

  36.  
    Êita zorra! O ambiente tá

     

    Êita zorra! O ambiente tá cavernoso pra cacete. Calma pessoal. Muito do que está sendo aqui  avaliado decorre de pressupostos altamente contaminados. Em boa parte, por fraude grossa e persistente. Evidente que a direitona tem larga expertise em montar arapucas golpistas adaptáveis às diversas condições de temperatura e umidade relativa do ar.

    Esta inovou, veio por conta de um acerto exotérico, engendrado lá dos confins do sobrenatural. Caiu do céu como um presente dos deuses, no colo dos, já àquela altura, desesperados udenistas. Ressalvando-se a tragédia necessária(?) para botar de pé a patranha, digo, o acerto da alta cúpula para a arriscada aventura. No mais, pra eles, até o momento o espantalho tem assustado um monte de desavisados pardais.

    Estão eufóricos, cantando vitória com seu novo espantalho à tiracolo. Se a trapaça obtiver êxito, o brasileiro que mantém o país em pé, vai se lascar, mas, nada como um dia após o outro. Por outro lado, se o mau augúrio não vingar, o Brasil demonstra estar definitivamente apetrechado para virar essa página doentia, de golpe e trapaças constantes que nos persegue há várias décadas. Arre égua!

    Orlando

     

     

     

  37. Acho que dos dois argumentos

    Acho que dos dois argumentos para explicar a (muito provável) vitória de Marina o primeiro é que mais faz sentido. A grande imprensa conseguiu, sim, disseminar uma fortíssima onda de anti-petismo em toda a sociedade, que para mim é quase irreversível. Ao menos nesta eleição. De toda sorte vai demorrar algum tempo para desfazer o estrago, com o qual o próprio PT foi conivente.

    Acho que mais uma vez vem a calhar estudar as técnicas de propaganda do grande “mago” Paul Joseph Goebbels, visto que mais uma vez nossa imprensa soube aplicá-la com implacável maestria, para azar dos néscios, obtusos e incautos.

    Incrível também é perceber que os melhores instruídos se comportam como imbecis completos quando sua opínião se mistura ao sentimento geral (como bem observou Gustave Le Bon). Percebo que apenas um povo mergulhado no mais inacreditável grau de ignorância e burrice é capaz de apoiar grupos que vão governar contra os interesses desse mesmo povo.

    Afinal encerro com o próprio Cristo (tão ao gosto da Marina) para explicar o que penso do eleitor da Marina: “Perdoai-os, Pai. Eles não sabem o que fazem”.

  38. entendo a posição do colega…

    mas me recuso a jogar a toalha…

    A desconstrução de Marina já começa e depois muita gente descontete com o PT não está caindo nessa “lorota” de nova política e já sacou que marina é sinônimo de instabilidade…

     

    Cada eleição presidencial nesse país é uma luta entre vários brasis… dia 4 tem outra. Ainda acredito que o Brasil amadurecido depois dos “collors” da vida vai vencer.

     

    Go Dilma!

      1. É isso aí: eleição só acaba quando termina!

        Go, go, go, Dilma!

        O Brasil não merece andar pra  trás, mais uma vez!

        Não dá pra destruir décadas em anos!

        Destroçar gerações que há séculos nunca pertenceram a um país afinal desenvolvido.

        Com invejáveis riquezas e recursos para tal.

        Aos eleitores marinados:

        “Perdoe-os, Deus”,  eles não sabem o que fazem!

        Permita-lhes uma epifania coletiva nos segundo turno!

  39. Sou cristão de uma Igreja

    Sou cristão de uma Igreja tradicional, Batista, posso garantir uma coisa, de evangélico esse cidadão não entende nada.

    O grupo cristão/evangélicos como queiram, não votam em bloco, não existe o efeito manada.

    Desse contigente de 40 milhões, existem várias denominações, e nem todas fecham com a Marina.

    E mais, se o pr, Malafaya declarar voto em Marina e aparecer na TV dando esse apoio, podem acreditar, será a melhor coisa que pode acontencer a Dilma.

    Esse pr. não tem a mínima influência nas Igrejas tradicionais, muito pelo contrário.

    Outra, tem que parar com essa ideia que cristão é um bando de burros.

    Na Igreja que frequento, existem, médicos, advogados, um juiz em atividade, um desembargador aposentado, 

    empresários, militares de alta patente, e acreditem Masson (vários),pião de obra, pedreiros, eletrecistas,aposentados, todos vivendo em completa em harmonia. É uma Igreja com 1437 membros.

    Os neo pentencostais, dependendo da formação, tendem para a Marina.

    O cristãos tradicionais tendem para Dilma.

    Creio que o bolo hoje dos evangélicos está dividido 60 x 40 para Dilma.

    Se o Malafaya declarar apoio a Marina a proporção aumenta pró Dilma.

    1. Pesquisas indicam grande vantagem para Marina

      Gilson, nada contra evangelicos, porque sou evangelico tambem, e como eu toda minha familia deade esposa ate primos vota man Dilma. Alias, sou doutorando em teologia, e o que eu escrevi e apenas uma reflexao sobre minha propria experiencia com outros evangelicos, tanto na net quanto pessoalmente.Tenho acompanhado os dados de pesquisas que indicam o dobro de votacao a Marina em relacao a Dilma. Vc pode conferir no link abaixo:

      http://m.estadao.com.br/noticias/politica,evangelicos-turbinam-projeto-da-terceira-via-com-marina,1550860,0.htm

  40. Mais uma prova que o autor do texto não entende de povo evangéli

    Manoel Ferreira, importante liderança no meio evangélico, do Ministério Madureira, apoiará a Dilma.

    BISPO ABRE FRENTE EVANGÉLICA PARA DILMA

    : http://www.brasil247.com/pt/247/poder/152206/Bispo-abre-frente-evang%C3%A9lica-para-Dilma.htm%5B………………………………………………..]

    “Tenho muita dificuldade de votar na Marina no segundo turno”, diz o bispo Manoel Ferreira, da Assembleia de Deus Madureira; suplente de Geraldo Magela, candidato do PT ao Senado no Distrito Federal, ele promete buscar apoio de mais igrejas para Dilma Rousseff; presidente tenta avançar entre evangélicos após “deslize” do programa do PSB em favor da causa gay 

     

     

     

      1. Santo Daime é evangélico? Da vertente alucinógena?

        Doutrina do Santo Daime

        ORDEM RAIMUNDO IRINEU SERRA

        English version

        A Igreja

        Sobre a Doutrina Perguntas e Respostas Vídeos HináriosTrabalho de Hinário Trabalho de Concentração Batismo CrismaConfissão Comunhão Casamento Fardamento Missa CaminhoCalendário

        Trabalho de Hinário

        Trabalho de Hinário do Santo Daime Trabalho de Hinário do Santo Daime Trabalho de Hinário do Santo Daime Trabalho de Hinário do Santo Daime

        É quando se canta o hinário ou os hinários pre-estabelecidos conforme a data. Se a data for oficial (dias santos), usa-se a Farda Branca, e se não for, usa-se a Farda Azul. O único trabalho oficial de Farda Azul é o dos finados. O trabalho bailado é acompanhado pelo ritmo dos maracás e instrumentos musicais. Normalmente nessas ocasiões a consagração tem por base de 30 em 30 hinos conforme a divisão do hinário. No trabalho de hinário, é fundamental a atenção nos hinos, porque através deles que segue o enredo dos ensinamentos espirituais.

        Trabalho de Concentração

        Trabalho de Concentração do Santo Daime Trabalho de Concentração do Santo Daime

        Neste trabalho, o objetivo principal é o silêncio. Através dele podemos escutar a voz interna que é Deus em nós. Nesta ocasião, usa-se a Farda Azul. Na abertura se consagra o Santo Daime e canta-se os hinos de concentração, para com isso chamar a força espiritual necessária. Depois, toma-se novamente o sacramento e começa a concentração, o objetivo é o silêncio e principalmente o não pensamento. Após uma 1h e 40m de concentração, toma-se um pequeno e último sacramento e canta-se o Cruzeirinho do Mestre Irineu ou outro pequeno hinário conforme a situação, para o encerramento.

         

        Batismo

        Batismo no Santo DaimeBatismo no Santo Daime

        É a marca que cada indivíduo recebe para que seja reconhecido como filho de Deus.

        Crisma

        Fardamento da Doutrina do Santo Daime

        É a afirmação e a confirmação do batismo.

        Confissão

        Fardamento da Doutrina do Santo Daime

        É o reconhecimento dos erros humanos perante a Deus e o formal pedido de perdão relativo àquele ato.

        Comunhão

        Fardamento da Doutrina do Santo DaimeFardamento da Doutrina do Santo Daime

        É o ato de consagrar o Santo Daime.

        Casamento

        Casamento no Santo Daime Casamento no Santo Daime Casamento no Santo Daime

        É a união do homem e da mulher perante a Deus no compromisso de selar o pacto da família para com isso perpetuar harmonicamente a espécie Humana.

        Fardamento

        Fardamento da Doutrina do Santo Daime Fardamento da Doutrina do Santo Daime Fardamento da Doutrina do Santo Daime

        É o compromisso que o Daimista assume no sentido de levar a luz da Santa Doutrina ao mundo.

        Missa

        Fardamento da Doutrina do Santo Daime

        É o ritual pelo qual através de alguns cânticos específicos denominados missa, encomenda-se a alma do indivíduo a Deus. Nesse ritual se agradece por tudo recebido na vida material e ao mesmo tempo se pede perdão por todos os nossos atos obscuros. Neste ritual se pede a Deus um bom lugar para aquela alma que parte desse mundo material.

        O Caminho

        O Caminho para o Feitio do Santo Daime O Caminho para o Feitio do Santo Daime O Caminho para o Feitio do Santo Daime 

        Localizado entre São Paulo, Rio de Jan. e Belo Horizonte, o Céu do Gamarra fica no município de Baependi no Sul de Minas Gerais, Brasil

        Calendário 2014

        Céu do Gamarra

        Dia/MêsTrabalhoHinárioHorárioFarda17/AbrFeitio quinta-feira SantaO menino Jesus16:00Azul18/AbrFeitio sexta-feira SantaO Mensageiro14:30Azul19/AbrFeitio sábado de aleluiaA Arca de Noé16:00Azul20/AbrDomingo de PáscoaFesta do coelhinho14:00—07/MaiDia das mãesColetânia de hinos19:30Azul17/MaiHinárioHinário do povo 1ª parte19:00Azul31/MaiAniv. do Patrono da IgrejaVós Sois Baliza19:00Branca14/JunSanto AntônioImpério do Sol + Império da Lua11:00Branca21/JunSão João + Aniv. Mad. RitaO Cruzeiro + Lua Branca18:30Branca28/JunSão Pedro e São Paulo1ª parte O Justiceiro18:30Branca05/JulPassagem do MestreMissa + 2ª parte O Justiceiro18:30Azul02/AgoHinárioO Livrinho do Apocalipce19:30Azul06/AgoOração do dia dos paisOração + coletânia de hinos19:30Azul16/AgoCuraHinário de cura19:00Azul30/AgoConcentraçãoHinário de Concentração19:00Azul13/SetAniversário da IgrejaRenascimento + Humanidade + 5º livro18:30Branca27/SetCuraHinário de cura19:00Azul04/OutAniv. Pad. SebastiãoIniciação19:00Branca12/OutNossa Senhora AparecidaHinário das crianças + Ancestral + 5º livro10:00Branca25/OutHinárioHinário do povo 2ª parte19:00Azul01/NovFinadosO Amor Divino + Seis de Janeiro18:30Azul15/NovConcentraçãoHin. de Concentração19:00Azul06/DezNossa Sra. da ConceiçãoO Cruzeiro18:30Branca13/DezAniv. do MestreVós Sois Baliza + Nova Jerusalém18:30Branca25/DezNatalLua Branca20:00Branca31/DezAno NovoNova Jerusalém20:00Azul03/JanDia de ReisO Cruzeiro18:30Branca
        – Missa toda primeira segunda-feira do mês
        – Concentrações todos dias 15 e 30 do mês 19:00 farda azul
        – Aniversário do Céu do Cruzeiro de Luz – dia 24 de maio – Império do Sol e da Lua 19:00 farda azul
        – São Sebastião no Céu do Cruzeiro de Luz – dia 17 de janeiro – Missa + Nova Jerusalém + Cruzeirinho – 9:00 farda azul 

        Calendário 2015

        Dia/MêsTrabalhoHinárioHorárioFarda15/FevCarnaval – Trabalho de CuraHinário de Cura19:00Azul28/FevConcentraçãoHinário de Concentração19:00Azul14/MarSão JoséO Cruzeirinho 1ª parte18:30Branca02/AbrFeitio quinta-feira santaO Menino Jesus16:00Azul

         

        1. Por que essa explicação sobre o Santo Daime?
          Alexandre, sou daimista, nem concordo com toda essa descrição que vc fez, mas pareceu respeitosa. Desrespeitoso foi o título da postagem. Alucinógeno? Para alguém que parece conhecer o Santo Daime tão bem, essa palavra com conotação tão negativa parece muito estranha. Além disso, o que isso tem a ver com as eleições?

  41. Concordo em parte com o post;

    Concordo em parte com o post; acho mesmo que o voto dos evangélicos pode decidir uma eleição. Nesse sentido, a meu ver, nada que se possa fazer; pelo menos de minha parte, não existe a menor possibilidade de entrar em um debate político baseado em qq coisa que não seja política stricto sensu. Entendo que as lideranças e canditados devam estar atentas a esses grupos mas como militante, entendo que o meu limite da discussão é o caráter laico do Estado;o mesmo aconteceu em 2010 qdo o Papa apareceu para fortalecer a Opus Dei na campanha contra a Dilma. Sem qq problema confesso minha total inabilidade, falta de interesse e paciência com questões de fé. Portanto, se a maioria dos brasileiros optar por um governo desse tipo ( não sei nem como se chama isso ), ficarei observando para ver o que acontece. Aqui no Rio, é preciso fazer malabarismo para poder escolher candidatos que não estejam vinculados a uma das igrejas. Não voto e nunca votei em candidatos com esse perfil.

    Por outro lado, de fato, causa espanto que as Universidades tenham embarcado nesse projeto obscurantista. Não acredito, de maneira nenhuma, nessa conversa de que a elite intelectual do país ficou muito #xatiada com o PT e, optou por apostar por um tiro no escuro. O que parece é que não querem admitir que foram envolvidos, sem qq questionamento em um projeto de desmonte do projeto de integração da América Latina, nesse caso, ingenuidade ou por ideologia mesmo. Como são absolutamente conservadores e os políticos que representam esse segmento já são prá lá de manjados, saíram com essa conversa de ” novo” ( novo, só aqui; velho, testado e fracassado, em vários países do mundo ) como uma forma de justificar o voto numa fundamentalista evangélica. Acredito que, para muitos, a ficha só tenha caído agora mas, agora já é muito tarde e a mesa tá posta. Vamos ver o que vem por aí; só uma coisa, não é verdade o que estão tentando rifar como verdade pelas redes que os universitários que estão fazendo essa opção são os que os governos Lula e Dilma garantiram acesso. Absolutamente todos os professores e estudantes universitários que eu conheço e que embarcaram nessa conversa são de classe média alta e nunca tiveram qq tipo de simpatia ( fora o modismo da primeira campanha de Lula ), pelo Partido dos Trabalhadores.

     

  42. Primeiro turno é uma coisa e segundo outra…

    Se acontecer o segundo turno entre Marina e Dilma, vejo a Presidenta Dilma como favorita. O PSDB já anunciou apoio a Marina se isto acontecer…

    Vai agregar 100% dos votos do Aécio ou vai agregar 100% da rejeição do mesmo?

    Afirmo que Marina renunciará ao apoio de Aécio no segundo turno. E deve fazê-lo já!

    Desvincular do PSDB o mais rápido possível.

    A armadilha está montada.

  43. 1º Turno

    Não estou entendendo nada, elas estão empatadas em intenção de voto. Como pode a Marina ganhar no 1º turno?

    Estão forçando uma barra, divulgando tudo que é pesquisa quando existe vantagem para Marina. Não conseguiram até agora ultrapassar a Dilma. Vamos com calma! E ainda falta um mês para desconstruir essa santa de barro, como foi feito nesses 12 anos de desconstrução do PT. Não é o mesmo tempo, mas existem bastante argumentos.

    1. Efeito São Vicente, a eleição para prefeito

      Disputa SÓ com dois candidatos, um vai ter mais de 50% com certeza.

      Finaliza no primeiro turno obrigatoriamente.

      Golpe!

  44. É +/- por isso que

    ao contrário de 2010, quase todas as pesquisas Datafolha e Ibope agora apresentam a segmentação por religião, que se adiciona aos tradicionais segmentos região, idade, renda familiar, escolaridade, gênero.

    Seria muito interessante se os institutos colocassem as seguintes perguntas para posterior tabulação:

    – o senhor/a se considera simpatizante de direitos civis para LGBTs?

    – o senhor/a se considera preocupado com o ambientalismo?

     

  45. MARINA NÃO SERÁ ELEITA. HORA

    MARINA NÃO SERÁ ELEITA. HORA DA MILITÂNCIA

    Acho correta – em parte – a sua análise do Vitor, mas discordo de que Marinha será eleita (isso não se dará):

    – não é hora de lamenter: “leite derramado… 

    – as Igrejas Evangêlicos têm como característica (e força) a fragmentação e não possuiem hierarquia ou chefia

    – as contradições, voltas e inseguranças de Marina são sentidas

    – a militância da candidata é bem pequena

    Já a força da candidatura de Dilma está na militância do PT, que deve sair às ruas e mostrar sua cara – acredito desde já – e fazer a defesa do “projeto social”, de um país mais justo e igual implementado pelo atual governo, identificando Marina com os mercadores (indolores) do dinheiro, com os banqueiros, a agiotagem, o capital improdutivo, o juros elevados, a recessão e o desemprego…

     

  46. BRASIL UM PAÍS DE TODOS

     Caros companheiros

                           Vamos levar em consideração que Marina Silva já declarou o seu compromisso de não ser outra vez candidata a presidente do Brasil. Portanto, a nova política, embandeirada por Marina, não é a extinção do debate entre direita e esquerda, mas a criação de um novo ambiente, em que os representantes de distintas visões políticas precisarão assumir novas posturas, mais abertas ao diálogo e ao entendimento, sendo capazes de encontrar soluções conjuntas, apesar de pertencerem a visões de mundo antagônicas. Este será o grande benefício incorporado à política durante o provável governo de Marina Silva. Afinal de contas, já nos diz o lema do governo Petista: “Brasil um país de todos”.

  47. Tudo errado

    O México vai bem obrigado, melhor que o Brasil agora, que vc não sabe porque está longe.

    Quanto a 2002, o que piorou foi o risco PT, quem dera Dilma entregasse prá Marina o País como o PT recebeu em 2002….

    1. Fique tranquilo

      A Dilma nunca entregará para a Marina um país como o PT recebeu em 2002:

      12 milhões de desempregados…

      Apagão elétrico…

       Risco Brasil acima de 2000 pontos…

      Apagão ferroviário…

      40 milhões de pessoas abaixo da linha da miséria… Este é o Brasil de 2002, após ser governado por 8 anos pelo PSDB neoliberal (como a Marina).

       

      O de hoje não tem nada disto, fique tranquilo.

  48. Saiu a mais nova pesquisa IBOPE!

    03/09/2014 18h02 – Atualizado em 03/09/2014 18p7

    Dilma tem 37%, Marina, 33%, e Aécio, 15%, aponta pesquisa Ibope

    Em simulação de segundo turno, Marina tem 46% e Dilma, 39%.
    Instituto ouviu 2.506 eleitores entre 31 de agosto e 2 de setembro.

     

    Do G1, em São Paulo

     

    Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (3) aponta Dilma Rousseff (PT) com 37% das intenções de voto e Marina Silva (PSB) com 33% na corrida para a Presidência da República. O candidato Aécio Neves (PSDB) tem 15% e Pastor Everaldo (PSC), 1%. Os outros sete candidatos somados acumulam 2%.

    O levantamento indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a ex-senadora aparece com 46% e a atual presidente, que tenta a reeleição, com 39%.

    A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”.

    No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 26 de agosto, Dilma tinha 34%, Marina, 29%, e Aécio, 19%. Entre uma pesquisa e outra, a taxa de indecisos passou de 8% para 5%, e a de quem pretende votar em branco ou nulo se manteve em 7%.

    Confira abaixo os números na modalidade estimulada da pesquisa (em que o pesquisador apresenta ao entrevistado um cartão com os nomes de todos os candidatos):
    Dilma Rousseff (PT): 37%
    Marina Silva (PSB): 33%
    Aécio Neves (PSDB): 15%
    Pastor Everaldo (PSC): 1%
    José Maria (PSTU): 0%*
    Luciana Genro (PSOL): 0%*
    Eduardo Jorge (PV): 0%*
    Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
    Eymael (PSDC): 0%*
    Levy Fidelix (PRTB): 0%*
    Mauro Iasi (PCB): 0%*
    – Branco/nulo: 7%
    – Não sabe/não respondeu: 5%

    * Cada um dos sete indicados com 0% não atingiu 1% das intenções de voto; somados, eles têm 2%

    O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 175 municípios entre 31 de agosto e 2 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00514/2014.

      ELEIÇÕES 2014Notícias, pesquisas e apuração de votoscandidatos à presidênciatodos os candidatosdatas das eleiçõesordem da votaçãotira-dúvidastítulo e local de votaçãopesquisaspropostas: governadorjogo eleitoral

    Espontânea
    Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:

    – Dilma Rousseff (PT): 31%
    – Marina Silva (PSB): 25%
    – Aécio Neves (PSDB): 11%
    – Outros: 1%
    – Branco/nulo: 9%
    – Não sabe/não respondeu: 23%

    Segundo turno
    O Ibope simulou os seguintes cenários de segundo turno:

    – Marina Silva: 46%
    – Dilma Rousseff: 39%
    – Branco/nulo: 8%
    – Não sabe/não respondeu: 6%

    – Dilma Rousseff: 47%
    – Aécio Neves: 34%
    – Branco/nulo: 11%
    – Não sabe/não respondeu: 8%

    O Ibope não simulou segundo turno entre Marina Silva e Aécio Neves.

    Rejeição
    Dentre os 11 candidatos a presidente, Dilma Rousseff tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Nesse quesito, o entrevistado pode indicar mais de um candidato. Veja os números:

    – Dilma Roussef: 31%
    – Aécio Neves: 18%
    – Pastor Everaldo: 18%
    – Levy Fidelix: 12%
    – Marina Silva: 12%
    – Eymael: 11%
    – Zé Maria: 11%
    – Luciana Genro: 10%
    – Mauro Iasi: 10%
    – Rui Costa: 9%
    – Eduardo Jorge: 7%

    Por segmento
    Segundo o Ibope, as intenções de voto em Dilma e em Marina crescem na maior parte dos segmentos analisados. As menções a Marina crescem mais na região Sul (de 27% para 40%), onde apresenta seu melhor desempenho. Entre eleitores cuja renda familiar é maior que cinco salários mínimos, o crescimento das intenções de voto em Marina (de 28% para 37%) é acompanhado pela queda das menções a Aécio (de 32% para 24%). A preferência por Dilma aumenta nos municípios de periferia (de 29% para 38%).

    Avaliação do governo
    A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma tem a aprovação de 36% dos eleitores – no levantamento anterior, divulgado no dia 26 de agosto, o índice era de 34%. O percentual de aprovação reúne os entrevistados que avaliaram o governo como “bom” ou “ótimo”.

    A pesquisa mostra ainda que o índice dos que desaprovam a gestão, ou seja, consideram o governo “ruim” ou “péssimo”, é de 26% (27% no levantamento anterior). Consideram o governo “regular” 37% (na pesquisa anterior, 36%).

    O resultado da pesquisa de avaliação do governo Dilma foi o seguinte:
    – Ótimo/bom: 36%
    – Regular: 37%
    – Ruim/péssimo: 26%
    – Não sabe/não respondeu: 1%

    Encontrou algum erro? Fale conosco

    Ibope - 3 de setembro - vale este (Foto: Arte/G1)Fonte: http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/noticia/2014/09/dilma-tem-37-marina-33-e-aecio-15-aponta-pesquisa-ibope.html

  49. Também saiu a pesquisa do Datafolha

    03/09/2014 19p0 – Atualizado em 03/09/2014 20p6

    Dilma tem 35%, Marina, 34%, e Aécio, 14%, diz pesquisa DatafolhaEm simulação de 2º turno, vantagem de Marina passa de 10 para 7 pontos.
    Instituto ouviu 10.054 eleitores nos dias 1 e 3, de segunda a quarta. 

    Do G1, em São Paulo

     

    Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (3) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República:
    Dilma Rousseff (PT): 35%
    Marina Silva (PSB): 34%
    Aécio Neves (PSDB): 14%
    Pastor Everaldo (PSC): 1%
    Eduardo Jorge (PV): 1%
    Luciana Genro (PSOL): 1%
    José Maria (PSTU): 1%
    Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
    Eymael (PSDC): 0%*
    Levy Fidelix (PRTB): 0%*
    Mauro Iasi (PCB): 0%*
    – Branco/nulo/nenhum: 6%
    – Não sabe: 7%
    * Cada um dos quatro indicados com 0% não atingiu 1% das intenções de voto; somados, eles têm 1%

    No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 29 de agosto, Dilma tinha 34%, Marina, 34%, e Aécio, 15%.

    O levantamento indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, a candidata do PSB venceria a do PT por 48% a 41% (na semana passada, venceria por 50% a 40%). Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista venceria por 49% a 38% (na semana anterior, era 48% a 40%).

    Pela primeira vez, o instituto fez uma simulação entre Marina e Aécio. O resultado foi 56% a 28% para a candidata do PSB.

    A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”.

    O Datafolha ouviu 10.054 eleitores em 361 municípios entre 1 a 3 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00517/2014.

    Encontrou algum erro? Fale conosco

     G1)

     

     

    tópicos:

    Aécio Neves,Dilma Rousseff,Eduardo Jorge,Eymael,Ibope,Levy Fidelix,Luciana Genro,Marina Silva,Mauro Iasi,Pastor Everaldo,Rui Costa Pimenta,Zé Maria

    Fonte:http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/noticia/2014/09/dilma-tem-35-marina-34-e-aecio-14-diz-pesquisa-datafolha.html

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador