Os voos dos tucanos, por Durval Ângelo

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Os voos dos tucanos

por Durval Ângelo

Perseguidor do governador Fernando Pimentel, o deputado Sargento Rodrigues (PDT) deu um “tiro no pé” ao voltar a atacá-lo, agora, pelo uso previsto em lei de aeronave oficial do Estado. Como principal representante do setor raivoso da oposição, Rodrigues deveria saber que voos, helicópteros e aeroportos estão no rol dos temas que seu grupo político prefere ver longe do debate público. Não é para menos, pois suas principais lideranças – mesmo as pertencentes à espécie dos emplumados – têm literalmente perdido a rota quando se trata de “assuntos aéreos”.

Conforme já esclarecido por Pimentel, o uso do helicóptero oficial está previsto pelo Decreto 44.028, de 2005. Editado pelo então governador tucano Aécio Neves, ele estabelece que as aeronaves do Estado classificadas como de transporte especial, por questões de segurança, “destinam-se ao atendimento do governador do Estado, em deslocamento de qualquer natureza”.

Mas, se Pimentel agiu estritamente dentro da legalidade, o mesmo não se deu com o senador Aécio Neves, que é hoje quem dá o tom da oposição em Minas. Planilhas de voos das aeronaves oficiais mostram que, durante seu governo, cerca de 200 deslocamentos tiveram como passageiros políticos, autoridades, empresários e celebridades, além de parentes do próprio chefe do Executivo, e não contaram com a presença do então governador, como prevê a legislação para o uso do transporte especial.

Boa parte desses passageiros dificilmente estaria desempenhando atividades do serviço público estadual. Somente a filha mais velha de Aécio Neves, Gabriela Falcão, embarcou em 20 desses voos. Em um deles, em julho de 2003, a menina – então com apenas 11 anos – embarcaria para a cidade de Cláudio, onde a família do pai possui fazenda. Anos mais tarde, o local ficaria nacionalmente conhecido por receber um aeroporto construído pelo governador tucano com recursos públicos nas terras do próprio tio. Em outra viagem, em julho de 2008, Gabriela usaria uma das aeronaves para ir ao Rio de Janeiro, “terra do coração” de seu pai.

A irmã do ex-governador, a todo-poderosa Andrea Neves, é outra que figura entre os frequentadores dos voos oficiais. Em um deles, em 9 de março de 2004, ela desembarcou em Janaúba, no Norte do Estado. Já em 4 de dezembro de 2003, o passageiro para o Rio de Janeiro era o ex-executivo da Rede Globo José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. A relação de passageiros inusitados é extensa, indo de Luciano Huck, Sandy e Júnior e o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira ao ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Sem contar que o próprio Aécio Neves, após deixar o cargo de governador, viajou pelo menos seis vezes em aeronaves oficiais sem a presença de autoridades estaduais.

Sim. Foi um “tiro no pé”. O que me lembra um conhecido ditado popular: “Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”. Não é mesmo, sargento?

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Prezada editoria GGN,
     
    Qual

    Prezada editoria GGN,

     

    Qual o propósito deste texto? Seria de que se tucanos fizeram, nós também podemos? Que todos sejam punidos, independente de partidos! Chega dessa historia de se justificar a custas de tucanos! 

    1. Qual o propósito de sua

      Qual o propósito de sua intervenção infantil?

      Conseguiu não entender o conteúdo? 

      Sinples: o governador foi interpelado por agir DENTRO DA LEI. Se esta é boa ou não, discuta-se e vota-se outra.

      O que fica mais claro e flagrante é a comparação com aqueles que o acusaram, pois fizeram exatamente o que estava FORA DA LEI, seja ela qual for.

      Precisa desenhar?

    2. Do contra

      Há os que já foramde esquerda e hoje são os piores “da direita”. Há também aqueles que se dizem do pt e cobram e põe a culpa no pt em tudo. Não sei quem é pior. Em um país com todas as “instituições” caindo no nazismo direitista e cuja única vítima é o escolhido PT. Síndrome de culpados?

    3. Que a justiça seja uma para

      Que a justiça seja uma para todos. Você é bocó ou mal intencionado?!

      Ninguém esta justificando nada, esta mostrando como a realidade da mídia e do judiciario é parcial contra a esquerda.

       

  2. Conforme já esclarecido por

    Conforme já esclarecido por Pimentel, o uso do helicóptero oficial está previsto pelo Decreto 44.028, de 2005. Editado pelo então governador tucano Aécio Neves, ele estabelece que os helicópteros do Estado classificados como de transporte especial, por questões de segurança, “destinam-se ao atendimento do governador do Estado, em deslocamento de qualquer natureza”. 

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!

    1. Mais fácil expulsarem o

      Mais fácil expulsarem o Ciro…

      Sempre falo !! 70 %¨do PDT (Por baixo) expulsaria o Ciro por um ministério vagabundo do Temer… pode até ser ministério dos esportes.

      Se forem expulsar os Governistas do PDT (Governistas do atual governo), não fica ninguém…

      PDT está totalmente estragado. Eu achei que estava se recuperando depois daquele disacurso do Luppi reafirmando o PDT como esquerda, mas estava enganado.

       

  3. Acho engraçado usarem dólar na cueca
    Para perseguir petistas.

    Quanto uma cueca pode levar de dinheiro?

    Muito pouco, mas eles usualmente se comprazem em exibir cuecas com a Estrela do PT, cheias de dólares.

    O uso do helicóptero pelo governador foi natural. Um pai buscar um filho. É natural. Obama não viaja com a família?

    Mas petistas não podem nada.

    Os tucanos são profissionais, querem roubar? é proibido? Ora, para que serve mesmo o congresso nacional? Vamos legalizar e roubar tudo. Na lei, com assistência jurídica do Stf.

    É assim que estão fazendo nesse exato momento com o Brasil. UMA DITADURA NA LEI.

    É o pior dos mundos, o uso da lei para submeter toda uma nação.

    Lembram da lei da anistia dos militares?
    Todos os assassinos, torturadores, se livraram da cadeia por conta de uma lei aprovada no congresso Nacional.

    É assim que se rouba todo um país.

    É assim que se estao roubando o Brasil.

    Aprovando leis, com cobertura do Jornal Nacional e assistência jurídica do STF.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador