Para Barbosa, o problema está no poder dado ao Congresso

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Em entrevista concedido ao UOL e assinada por Carlos Madeiro, Joaquim Barbosa, ex-ministro do STF e bastante responsável pelo caminho trilhado pelo país via Judiciário, por sua atuação no mensalão, disse que o poder vai se transferindo para os “cafundós do Congresso”.

Para Barbosa, a crise política nacional poderá afetar, de forma dura, a democracia brasileira, com mudança de eixo governamental nos próximos anos. As declarações foram dadas durante palestra na Conferência Nacional de Legisladores Estaduais, em Aracaju.

“O que muito me preocupa na incerta situação política atual é a fragilidade institucional generalizada que está se criando. Nosso sistema sempre teve como âncora fundamental a Presidência da República. Mas, se essa situação heterodoxa criada pelo segundo processo de impeachment em 24 anos se consolidar, qual será a configuração política fundamental para o Brasil nas próximas décadas? A maioria dos brasileiros não está percebendo, mas pode acontecer o seguinte: haverá nada mais, nada menos, que a transferência do centro político nacional da Presidência para os cafundós do Congresso Nacional. E tenho muitas dúvidas se é isso que os brasileiros querem”, disse ele.

Barbosa criticou ainda a ascensão do PMDB ao poder calcado na abertura do processo de impeachment contra Dilma. Para ele esta ascensão é desprovida de legitimidade e faz com que Temer tenha que buscar apoio no Congresso, já que não tem apoio popular.

“O presidente tem como influenciar o Congresso e o trazer para o seu lado –caso o presidente tenha talento, carisma e tenha sintonia com o povo. Sem isso, ele se torna refém do Congresso, se torna uma peça manipulável”, afirmou ele.

Ele falou ainda da ideia de mudar o sistema político brasileiro. “O curioso é que volta e meia aparece alguém –buscando atender a interesses personalíssimos ou de grupos desprovidos de meios de ascender ao poder por processo democrático– a propor mudar esse sistema o qual vivemos a 127 anos. Ora se propõe mudar para o parlamentarismo, ora se quer instruir o semipresidencialismo. Não são propostas sérias! É puro personalismo, são atalhos para quem quer chegar ao poder máximo, mas não tem votos suficientes. É inadmissível um país com o peso do Brasil, com a grande democracia, uma improvisação de um sistema que, mal ou bem, vem funcionando para outro, cujas bases pouca gente conhece”, explicou.

Barbosa entende que é preciso uma participação popular maior no processo. “O povo brasileiro vai continuar como no fim do século 19, quando houve troca de regime? Vai assistir a tudo bestializado, como dizia [o historiador] Murilo de Carvalho? Eu lhes faço essa pergunta a título de provocação, na perspectiva de mero expectador dessa cômica cena politica brasileira”, disse. “Temos que lutar muito, como cidadão, para que o país não trilhe o retrocesso. É um momento bastante sensível”, completou.

Ele disse que sua preocupação é grande com a percepção internacional ao país. “Ninguém poderia prever que nosso sistema político iria trincar, como está trincando. O Brasil parece querer integrar o bloco das nações que têm instabilidade política. Isso é muito ruim, muito lamentável. O problema é muito sério, afinal, como explicar às pessoas, ao mundo, aquilo que uma boa parcela da nossa população não conseguiu explicar e não conseguiu digerir?”, perguntou-se.

Disse também que o poder interino está nas mãos de dois grupos que não conseguiram chegar ao poder. São grupos distintos de operadores políticos, um que nos 30 anos de vida democrática não conseguiu levar nenhuma eleição presidencial e o outro que no prazo constitucional para novas eleições completará 20 anos desde a última vitória em eleição presidencial. Falou ele sobre PMDB e PSDB.

Voltou ao tema internacional, questionando como justificar ao mundo a situação do país e como explicar isso tudo de forma convincente aos brasileiros. “O país vai suportar conviver nessa dúvida, nessa incerteza, nessa possível instabilidade durante dois anos e sete meses? Porque os nossos acadêmicos, os grandes intelectuais, os meios de comunicação, todos os atores têm evitado discutir essa questão? Tudo isso, tem um impacto grande no desenvolvimento do país”, complementou.

(Com informações do UOL)

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ah é Barbosa? Só agora?

    Ah é Barbosa? Só agora? Podias ter falado há um tempo  atrás, feito pressão . Agora oxalá Ines não esteja morta, só nos exigindo luta ferrenha para que consigamos tira-la da UTI.

  2. Certas coisas

    Vai ser IMPOSSÍVEL PARA ELE dizer certas coisas das QUAIS ELE FEZ PARTE…

    Dai em certos momentos, é preciso pular CERTOS FATOS QUE ESTÃO AI ESCANCARADOS A TODOS E AINDA SERÁ PRECISO NEGAR ATÉ COISAS ÓBVIAS…

  3. de onde JB retirou tanta luz…

    senão lá, nas ruínas do seu próprio passado, no mensalão

    não sei de quem é a recomendação, mas poderia ter servido muito bem para JB, poderia:

    …conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana…

  4. Barbosa ressente-se da luzes

    Barbosa ressente-se da luzes   das câmeras que  se apagaram. Lamentavelmente,Lula, foi induzido a erro quando o escolheu(frei Beto). Pseudo erudito ,manipulador de premissas inconsistentes,reduziu o STF a um tribunal de subúrbio,sacramentando  a AP 470 como   aberração jurídica.Completado o serviço ignóbil,pendurou a toga e saiu à procura dos louros que supunham que  adornariam sua cabeça,por tempo indeterminado. Hoje, caça desesperadamente,microfones e câmeras que atendam sua  patológica vaidade.

  5. impressionante como o golpe está transformando as pessoas…

    libertando-as da narcótica ilusão da popularidade ou da importância de querer ser luz sendo apenas o interruptor

    mas não deixa de ser um bom sinal, de luz interior

  6. autocrítica?

    Bom, nessa altura dos acontecimentos, acredito que JB perder sua impáfia é signo do final dos tempos: ou o PSDB acabou mesmo ou já se sabe que Dilma volta depois do 180 dias. A julgalr pela sessão da comissão de impedimento de hoje, tudo indica que as duas coisas são certas.

    Como prova cabal, vide o circo montado pela atual situação provisória muito mal capitaneado pelo Anastasia…

  7. O problema é neste Supremo de

    O problema é neste Supremo de Frango com salário de Noruega e Suécia e produtitivade de Honduras e Paraguai.

  8. Pelo que tenho visto por ai,

    Pelo que tenho visto por ai, 90% do povo brasileiro não tem a minima noção da importância da democracia…o povo não sabe que é pela democracia que o pais continua….o povo não sabe que um golpe como este que ocorreu jogo o pais água abaixo….nem Barbosa não sabe disso, pelo menos na pratica demonstrou que não sabia quando julgou o “mensalão” e mutilou o Estado Democrático de Direito,….no momento o discurso de Barbosa é correto, mas quem te viu quem te vê…

  9. Dois pés atrás!

    Nao é pq esse senhor fala algo que parece que é o que queremos ouvir que devemos dar apoio.

    A solução para ele é…

    Ele!

     

    PMDB/PSDB são ‘a’ ameaça à democracia? Pense de novo, por Romulus

    Por Romulus

    PMDB/PSDB são ‘a’ ameaça à democracia? Pense de novo

    * * *

    Li o post “Joaquim Barbosa, pelo Twitter, se posiciona quanto ao impeachment e ao STF” aqui no GGN.

    Leiam vocês também antes das considerações a seguir.

    Termina com a seguinte reprodução de tweets de Barbosa:

    “Minha posição encontra-se nas entrelinhas da intervenção feita há pouco pela ótima senadora Simone Tebet. O que disse ela? Ela “abriu o verbo” contra o deputado Eduardo Cunha, por tê-la privado de poder discutir a integralidade das acusações feitas à Presidente da República”. E diz pensar que a discussão está fora de foco, deslocada, desde o início. “E isso foi proposital”.

    * * *

    Menos, Batman, menos…

    Entrelinhas?

    Você é mais transparente do que pensa. Ou gostaria.

    Para quem ouviu a senadora Simone Tebet nesta semana e na semana passada, a posição de Joaquim Barbosa não é mistério nenhum.

    Registrei em artigo aqui no GGN e na minha cobertura das sessões no Twitter o bom desempenho de Simone Tebet. Disse que era disparado a melhor da bancada do golpe. Mas ainda assim golpista.

    E assim continua sendo Joaquim Barbosa.

    A posição dele, igual à de Tebet e de muitos senadores de quem ele em sua arrogância desdenha, é o “impeachment pelo conjunto da obra”.

    LEIA MAIS »

  10. Lançando a candidatura

    Barbosa está lançando sua candidatura a São Sebastião.

    Mas só aceita se não tiver que lidar com essa “gentinha” do Congresso eleita pelo voto popular.

    O Estado sou eu !

  11. O capitão do mato está falando isso

    só porque ele foi esquecido pelo PIG, mas ele foi avisado de tal esquecimento. Esse senhor deve ter matado todas as aulas de historia, pois ele não sabe que o capitão  do mato não vai além da cozinha da casa grande.

     

  12. Ja é hora de um novo
    Ja é hora de um novo plebiscito como o de 1993.
    A população deve ser chamada novamente para escolher o modelo.
    E o modelo escolhido deve ser protegido pela constituição impedindo golpes institucionais como esse que vem ocorrendo.

  13. Para colocar no nível do
    Para colocar no nível do barbosa só citando Severino Cavalcante: “Vossa excelência mantenha-se na INSIGNIFICÂNCIA QUE CABE A VOSSA EXCELÊNCIA…”

    TRAÍRA…Pulha… Esse COVARDE deve continuar no ostracismo até a cova…e depois sim poderá ser lembrado como o Pulha que iniciou todo esse processo GOLPISTA quando do julgamento do MENTIRÃO…

    Junte se aos traidores da Pátria seu ser insignificante pois lá é o seu lugar… Desnecessário tentar vestir uma roupa limpa… Sua alma está suja…

  14. Voto e consciência civica

    O poder dado ao Congresso é constitucional, legitimado pelas urnas…

    Agora, se o material colocado lá não é de boa qualidade ou desconectado das aspirações populares é outra história. Este é um Congresso, majoritáriamente (80%) de direita e extrema Direita.

    Falta ao cidadão comum maior consciência civica. Pelé sempre foi criticado, mas estava certo ao dizer que o povo não sabia votar. Se soubesse, o Congresso estaria representado por 52% de parlamentares do mesmo campo popular do Governo legitimamente eleito.

    Me admira Barbosa não perceber que este poder excessivo não é propriedade só de suas leis, mas também é fruto de um sistema politico arcaico, anacronico e viciado, que induz e manipula o voto.

  15. Os que só aparecem depois da morte da Inês
    Deixou a credibilidade lá atrás, no show midiático do Mensalão quando inventou a teoria do domínio do fato tupiniquim, fortalecendo a idéia de que do Judiciário pode surgir salvadores da pátria.
    Taí o Moro… instituindo a “prisão tortura”. Taí Gilmar Mendes…
    Ou seja, o Judiciário está cheio de heróis e salvadores da pátria.

  16. Caro Nassif
    Nem todo inimigo

    Caro Nassif

    Nem todo inimigo do meu inimigo é meu amigo.

    Barbosa é um canalha, do estilo reacionário medieval.

    Conta com setores podres dos trabalhadores, classe média e empresarial.

    A seu modo, quer ser um Duce tupiniquim.

    É um pretenso ditador anti povo.

    Saudações

     

  17. Dúvida cruel

    Lendo os argumentos de Joaquim “domínio do fato” Barbosa me pergunto se é a mesma pessoa que atuou na ação penal que condenou boa parte das cabeças pensantes do PT. JB colaborou direta e imensamente para a situação que hoje o país se encontra, não venha agora tentar tirar o corpo fora e se isentar da culpa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador