Para FHC, tempo de TV perdeu importância para mídias sociais

Jornal GGN – Em entrevista ao Estadão, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que a propaganda eleitoral na TV aberta terá um peso menor nestas eleições em razão do crescimento das mídias sociais. “Eu não sei se a campanha vai ser decidida na televisão”, diz, ao mesmo tempo que considera importante fazer um bom programa eleitoral na televisão: “É preciso que o candidato desempenhe (…) não é só o que você fala, é como você fala, qual é o seu jeitão. (…) Eu acho que o Aécio tem um bom jeitão”. Para FHC, a rejeição será um fator decisivo no segundo turno.

 

Redação

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. que passa!
    Terrivel!
    Como, se a televisao e os jornais sao as verdadeiras oposicao flanelinhas, justamente por dar brilho nas velhas politicas dos seus antigarios.
    Vai jogar confete em outro carro alegorio pois neste o poste se ilumina.
    Conversa fiada.
    Quando Aecio tem jeito e cara. Bebeu ou ta mandado recado.

  2. “Eu não sei se a campanha vai

    “Eu não sei se a campanha vai ser decidida na televisão”, diz, ao mesmo tempo que considera importante fazer um bom programa eleitoral na televisão: “É preciso que o candidato desempenhe (…) não é só o que você fala, é como você fala, qual é o seu jeitão.”

    Mais FHC impossível.

    O incrível é a IstoÉ dar uma capa pra ele, com se ainda tivesse alguma relevância política.

    1.   A capa da IstoÉ não é pela

        A capa da IstoÉ não é pela atual relevância, é agradecimento por anteriores serviços prestados em prol da plutocracia.

  3. Razões de FFHH

    FFHH acha que as uvas estão verdes. Esse negócio de tempo de TV é besteira. Verdade, né.

    Por conta disso os partidos se digladiam – inclusive o dele – pelo tempo de propaganda na TV. Pergunta isso pro Alckmin.

    Claro que depois essa peça publicitária, com o tempo delimitado para a TV, será reproduzida nas mídias sociais, em blogs limpinhos e sujinhos. E uma peça publicitária de 10 minutos pode esclarecer muita coisa omitida pela mídia hegemônica. Inclusive, com o tempo menor disponível para Aécio, ele poderia com o “jeitão” dele explicar o caso dos aeroportos de MG – essa intriga da situação. Claro, se Aécio não considerar isso mais relevante.

    Enfim, mais uma pérola de FFHH.

  4. Aí o cara se arruma todo para

    Aí o cara se arruma todo para dar entrevista, faz uma cara de pai de Gabeira, e sai com uma pérola digna de Gabeira: o candidato tem jeitão. Eu conhecia o jeitinho, mas agora o eminente sociólogo criou o jeitão. 

    Aqui em Recife, o Bloco Quanta Ladeira tinha uma música que falava num “jeitão de réptil”; será isso?

  5. A regeição à FHC é conhecida

    A regeição à FHC é conhecida e ele não passa de um velho gagá falando besteira.  Em outubro terão a resposta do povão, aguardem.

  6. Pelo amor dos meu filhinho!..

    Pelo amor dos meu filhinho!.. O Dudu não pode perder essa imensurável oportunidade de, pelo menos, engatilhar 2018 fazendo uma boa campanha por 2014. E aí Eduardo! Vai perder pra isso?

  7. Ele pode estar certo

    Ele pode estar certo, por mais incrível que possa parecer. Não em relação a Aécio, diga-se, mas sim em relação ao peso da internet.

    Quando foi que as emissores de TV estiveram ao lado do PT? NUNCA. No entanto, há três eleições presidenciais o PT vence a disputa presidencial. Quem para para assistir propaganda eleitoral? Será mesmo que é tanta gente assim? A internet desobriga a população em relação à TV, aos jornais e às revistas – dizem que Veja somente sobrevive por ser fartamente alimentada por um certo governo estadual. A internet tem grande peso, sim. Basta lembrar que novelas, F1, jornais, Fantástico etc. tiveram a audiência reduzida. Muito provavelmente pelo fato de a população ter migrado para a rede – Netflix é um sucesso retumbante! Por que a mesma queda de audiência não se daria com a propaganda eleitoral?

  8. Em materia de campanha

    Em materia de campanha eleitoral tempo nenhum pode ser menosprezado, principalmente para quem tem muito pra mostrar e, o FHC sabe que o tempo é o maior aliado da Dilma para mostrar suas realizações e combater os programas do Aecio e Campos. Por outro lado o tempo é o pior inimigo do Aecio como ele não explicou e foge de qualquer pergunta sobre o Aecioporto faltalmente o assunto vai dessaguar no horario eleitoral e haja tempo para explicar e dizer a que veio e quanto a rejeição é muita cara de pau do FHC!!! O sujeito tem rejeição astronomica e acha que candidato apoiado por ele tem chance de ganhar eleição.

  9. ele fala isso para minimizar

    ele fala isso para minimizar o estrago que o tempo da Dilma na TV fará ao aeca, e para tentar justificar por que com tanto tempo gratis na tv e nos jornalecos o aébrio não decola (foi sem querer o decola…)!

  10. A TV ainda tem muita força

    Está parcialmente certo, a TV ainda tem uma grande influência, seu poder de disseminação ainda supera as mídias sociais, principalmente num país onde a TV continua sendo o maior meio de informação.
    Essa fala do FHC é o meio de tentar enfraquecer a propaganda do governo, que tem 11 minutos, enquanto a oposição goza apenas de 4 minutos no horário de propaganda gratuita.
    Quanto saírem as primeiras pesquisas após os programas na TV, veremos se ele tem razão.

  11. Horário eleitoral

    Nassif,

    O lesa pátria, um perfeito cabo eleitoral de DRousseff, demonstra estar em em grande forma.

    11:48 para a situação, 04:31 para o seu aeroaecio, 01:49 para o “noivo” de Marina, e ele me sai com uma pérola desta.

    Se os tempos estivssem trocados, o tucano com quase 12 minutos, FHC teria a mesma opinião rsrsrs

    Quanto ao jeitão do aeroaecio, está aí prá todos verem, não passa do boa vida filhote de coronel que, na primeira vez que precisou se explicar, foi um verdadeiro vexame, não responde ao que é perguntado e ainda tem a cara de pau de dizer que já foi tudo esclarecido.

    Finalmente, apareceu para todos o perfeito geitão do mineirim – escorregadio,mentiroso, completamente despreparado, um verdadeiro boneco de luxo. Prá ser prefeito de Cláudio tá bom, prá ser goverrnador do Estado já foi uma aberração, e prá presidente, não existem palavras para qualificar tamanho despautério. 

  12. O farol e o Merval estão

    O farol e o Merval estão juntos nessa opinião. Vai virar bestseller escrito a quatro mãos ih!…mortais! Mas como a gente não quer comer moscas, veremos tudo, ouviremos tudo, vamos ler bula de remédio, extratos de bancos, tudo, nada vai passar incólume! Sabe de nada, inocente!

  13. Tempo de TV.

    Penso que essa avaliação de que o tempo de televisão não tem mais tanta importãncia, ficará igual as avaliações do fim da polarização. Aparentimente isso não vai ocorrer. A alguns dados impotantes. Os números das pesquisas não mudam a meses, o povo está esperando alguma coisa? Será o tempo de televisão? Se Dilma tem alta rejeição, Aécio já tem um conhecimento alto de seu nome e também não decola. É interessante notar também os quase 40% de votos da presidenta, esse número parece consolidado e quase sem respostas da presidente a ataques que vem sofrendo. Eduardo por sua vez não decola no Nordeste que é sua região. Enfim, é esperar o tempo de televisão para vermos como as coisas ficam.

  14. Espertalhão esse FHC

    Olha o FHC querendo mudar as regras com o jogo em andamento.

    Como o PSDB esté perdendo tempo de TV em todas as regiões ele agora vem com esse papo furado.

    Essa quetão do tempo da TV deve sr resolvida junto com o financiamento público de campanha.

  15. Escalar o FHC, pra discutir

    Escalar o FHC, pra discutir isso ou aquilo, é covardia……o Cara é a rejeição em pessoa……..

  16. F.H.C. : Falou o Homem Culto?

    Então o Aécio vai fazer na TV o mesmo programa do ‘Goveeeerno de MInas’: “CHOQUE DE JEITÂO”(sic)???????

  17. Aécio terá nas redes o mesmo apoio do parque da Juventude?

    Depende das camadas sociais e do acesso à internet e televisão. De qualquer forma deverá pautar a discussão nas redes e blogs.

    A tendência é essa mesma, mas não já.

    Resta saber se Aécio terá nas redes sociais o mesmo apoio de Serra e Alckmin que teve no Parque da Juventude em São Paulo, no lugar do antigo Carandiru, onde mais de uma centena de jovens foram assassinados pela polícia paulista, que segue a mesma sob o PSDB…

    “O candidato à Presidência pelo PSDB, senador Aécio Neves, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o candidato ao Senado José Serra (PSDB) enfrentaram uma saia-justa neste sábado, 26, em ato de campanha na capital paulista. 

    O trio se encontrou no Parque da Juventude, na zona norte, local onde funcionou o antigo presídio do Carandiru, para fazer uma caminhada e registrar imagens com potenciais eleitores para o programa eleitoral. Mas encontraram o parque completamente vazio.”

    http://m.estadao.com.br/noticias/politica,aecio-muda-itinerario-apos-visitar-parque-vazio-em-sp,1534419,0.htm#

  18. Mas nas redes sociais, Aécio

    Mas nas redes sociais, Aécio não sabe nem em qual estado fica Fortaleza. Já tentaram criar o “Aécio Boladasso”. Já tentaram comprar a “Dilma Bolada”.

    Realmente, a performance do tucano nas redes sociais impressiona…

  19. O post refere-se à criação do Aécio Boladasso…

    O texto refere-se à recente criação do Aécio Boladasso. Mero equívoco. Aécio já nasceu bolado, chapado, sem rumo. Só vai a algum lugar quando seu andar trôpego o leva, e Brasília fica bem longe do Rio de Janeiro. Não vai chegar lá nunca.

    O ociólogo FHC ficou impressionado com a fábula A Rapôsa e as Uvas.

  20. Carestia ? Caro foi o que nos custaram os anos 90

    O melhor de tudo, o mais engraçado é quando ele diz que o Aécio uniu o partido, partido ! Hehehe, FHC, cê até que tenta, mas nos não somos bobos não. Quer dar um arremate na hsitoria do aécioporto, que provavlemente a turma do Serra armou. Aécio uniu o partido, a piada do ano ! 

    E qual sera o jeitão do Aécio ? Melhor mandar o Aécio ficar la so rindo (coloca logo o boneco de papelão) e assim ninguém precisa tirar o som.  Eh a mesma coisa. Deve ser por isso que FHC recomenda que tiremos o som. Aécio falando, é melhor tirar o som. Deixa so a pose de “genro ideal”.

    FHC, que desprezou o governo de Getulio, à essa altura, ja devia ter aprendido com o gaucho. Em politica, quanto menos se fala, melhor. Sobretudo, quando não se tem nada a dizer. 

  21. Pois é FHC…

    Gosto muito de analisar as pessoas pelo seu modo de falar, pelo seu semblante e pelo que me diz o olhar. Talvez seja o que o velho senhor está vulgarmente chamando de “jeitão”. Pois bem, o seu jeitão nunca me enganou. Uma pessoa falsa, com muita pressa ao falar denotando medo de se trair e, como se pusesse sua pessoa, em defesa a um ataque. Seu subconsciente está sempre em alerta. Quanto ao jeitão do seu pupilo, esse é de triste diagnóstico. Demonstra a fragilidade e inconsistência dos bem nascidos que até hoje não conhecem o que é lutar pela vida e a cada vitória, crescer e partir para  outros desafios. Enfim, vida de play boy, onde impera a incapacidade de gerir os obstáculos que a vida apresenta às pessoas normais. 

  22. Agora confirmei quem é FHC.

    Agora confirmei quem é FHC. Se alguém souber, diga se essa frase lembra alguém: “Era – como é até hoje – um oportunista, não um homem de crenças, de verdadeira fé. Mas, no Partido Democrata, conseguiu neutralizar a oposição e, até, seduzi-la para o seu barco.” Não, não, não, esse não é FHC O texto está falando de Bill Clinton. (Andrew Levine “Hillary and Reagnite Malware. What is Clintonism?”, artigo que li no Esquerdopata). E aí confirmei: FHC é clone do Clinton. O artigo é ótimo, para lá de bom, embora não seja otimista.

  23.   Eu preferiria ler isso:
     

      Eu preferiria ler isso:

      “Para TV, FHC perdeu importância”

      Mas acho que nem quando ele morrer vão desistir de nos impingir esse arrasa-pátria.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador