Crime de Eduardo Guimarães foi informar Lula sobre ação da PF, aponta Moro

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Sergio Moro decidiu que questão sobre sigilo da fonte do jornalista é secundária. O que importa é saber se Blog da Cidadania ajudou a equipe de Lula a destruir provas, aponta
 
 
Jornal GGN – O juiz Sergio Moro revelou, nesta quinta-feira (23), que a polêmica ação da Lava Jato contra o blogueiro Eduardo Guimarães tem no debate sobre o sigilo da fonte jornalística uma questão completamente secundária. 
 
A Polícia Federal não bateu na porta da casa do editor do Blog da Cidadania, às seis da manhã do dia 21, para saber quem vazou a ele a informação de que o Instituto Lula seria alvo de busca e apreensão e o próprio ex-presidente, de condução coercitiva e quebra de sigilo fiscal.
 
O que a força-tarefa tenta, dessa vez, é construir a narrativa de que a PF não encontrou “provas cabais” contra Lula na operação Aletheia porque o blogueiro avisou os investigados, o que teria viabilizado a destruição de evidências. 
 
“O objetivo da investigação não era propriamente a de identificar a fonte da informação do blog, já que ela já estava, em cognição sumária, identificada desde o início, mas sim principalmente apurar se de fato o seu titular havia comunicado a decisão aos investigados previamente à própria divulgação no blog e a à diligência de busca e apreensão”, explicou Moro no despacho.
 
Pressionado, o juiz excluiu do processo o material levantado no dia 21 sobre a fonte de Eduardo Guimarães. A decisão foi uma resposta ao protesto de vários jornalistas renomados e entidades que representam a classe, que sairam em defesa do blogueiro que teve seu direito ao sigilo da fonte ignorado porque, na visão da Lava Jato, ele é apenas um comerciante com intenção de obter uma carreira política, não um jornalista.
 
Moro ainda disse que o próprio blogueiro revelou à PF, “sem qualquer espécie de coação”, quem foi o responsável pelo vazamento. “Um verdadeiro jornalista não revelaria jamais sua fonte”, ironizou.
 
Ao final, Moro afirmou que “considerando o valor da imprensa livre em uma democracia e não sendo a intenção deste julgador ou das demais autoridades envolvidas na investigação colocar em risco essa liberdade e o sigilo de fonte, é o caso de rever o posicionamento” e determinar que a investigação prossiga sem segredo de Justiça e sem a parte que trata da identificação da fonte.
 
Porém, o material encontrado pode ser usado na investigação sobre as “condutas de violação do sigilo funcional pelo agente público envolvido e, quanto aos demais [como Guimarães], somente pelo suposto embaraço à investigação pela comunicação da decisão judicial sigilosa diretamente aos próprios investigados, já que esta conduta não está, em príncípio, protegida juridicamente pela liberdade de imprensa.”
 
Para Moro, o importante é investigar a “divulgação indevida de dados sigilosos a investigados e a terceiros através do referido blog, colocando em risco à investigação.”
 
Com isso, o juiz de Curitiba traçou o roteiro do que pretende a Lava Jato: sustentar que Eduardo Guimarães ajudou a equipe de Lula a obstruir uma investigação da Polícia Federal e dos procuradores da República.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

65 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O caso do marqueteiro João Santana, dentre outros

    No caso do marqueteiro João Santana, dentre outras vítimas da Lava Jato, a imprensa passou semanas publicando vazamentos indicando que ele seria um dos próximos alvos da operação. Chegou ao ponto de se oferecer voluntariamente para depor em Curitiba, mas negaram seu depoimento voluntário, para poucos dias depois ser preso “preventivamente”. Fica claro que a Lava Jato não tem maiores preocupações com fator surpresa.

    1. Levantamento do sigilo

      “Embora tenha mantido o sigilo sobre esse processo até o momento para preservar as investigações, ele não mais se faz necessário, após a oitiva dos investigados, e nem mais é apropriado, sendo salutar o escrutínio público sobre o processo e a própria ação da Justiça. Assim, levanto o sigilo determinado sobre este feito.”

      Quer dizer que a oitiva do Eduardo Guimarães marcada para abril, se não me engano, era de “mentirinha”?. Uma silada para “buscar e apreender” – como primeiro recurso da acusação, que não tinha como conseguir as informações doutro modo – os equiamentos do blogueiro?. 

  2. E A GLOBO?

    Então deveria tambem fazer esse estardalhaço na sede da Globo, pois sua equipe de reportagem conseguiu chegar antes

    da PF ao local do sequestro de Lula.  Qua Qua Qua !!!

  3. Desde que fiquei sabendo do

    Desde que fiquei sabendo do “estropício desMoronado” contra o Edu, sabia (sabíamos todos) que o objetivo “maior” era “construir” a condenação do Lula através de farsesca narrativa, já que não encontraram, encontram ou encontrarão qualquer prova (ou mera evidência) de que o ex-Presidente esteve, estivesse, está ou estará envolvido em ilícitos tipificados como crime. No desespero, partiu para a “ignorância truculenta”, (im)própria de todos os arbitrários: descarregar o fel contra a parte mais fraca. Quando deu com os burros n’água via “gritedo” de todos os lados publicando seu destempero, vira de lado e começa a “espumar” esse (outro) discurso visando desqualificar o Edu. Não adianta, quem sai aos seus não (se) regenera. A cretinice salta aos olhos medianamente instruídos e destituídos de “coxismos”. Só quero ver como condenará o Lula com base em suas ilações (tantos outros já condenou, diga-se), convicções e desejos-íntimos como, aliás, sua ínclita “divogadesposa” antecipou aos desembargas quartanistas, quando lá esteve para dizer (entre lágrimas?) que “seu” morinho nunca foi parcial. Rolabosta é pouco.

  4. Quando a fonte vaza

    Quando a fonte vaza informação que interessa, não é prejudicial né? kkkkk Alguém foi lá interrogar a Rede Globo sobre os vazamentos do grampo da conversa do Lula com a Dilma?

    1. Verdade,

      naquela ocasião ninguém foi interrogado, muito menos “sequiestrado” e ameaçado, pois os vazador foi o próprio verdugo dos pinhais, ao vivo e a cores para as centenas de holofotes da Globo!

  5. Como reagir diante disso ?! 1

    Como reagir diante disso ?! 1 2 3 ..inspira  ..expira  ..inspira  ..expira ..vamo lá

    Dizer que é uma falácia, é pouco

    Eduardo, assim como MEIO planeta, já antevia que LULA poderia vir a ser preso  ..o país estava tenso  ..já se sentia no ar o GOLPE próximo

    Aliás  ..a idéía, nada inovadora,  de prender LULA é antiga, vem bem antes de mar/16 ..e isso não sou eu quem falou pro mundo

    Estamos em tempos de GOOGLE caro cidadão MORO (um  igual a TODOS nós, se não sabes ?)

    Caro cidadão Moro, o seu amigo JOÂO já trombeteava em 2015 a possibilidade de uma ação destas  ..imagine então o que vocês combinavam nos bastidores ?!

    faltavam-lhes a CORAGEM, averdae, a justiça, os culhões ..porque os fatos e provas, até hoje não encontraram

    então cidadão Moro  ..antes do EDUGUIM, cobre JOÃO DORIA pelo vazamento que já em JANEIRO de 2016, o lingua de trapo GRILEIRO de Campos do Jordão, deixava escapar ao vento:

    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/01/doria-chama-lula-de-canalha-e-sugere-que-ele-sera-preso-a-mando-de-moro.html

    Imagine vc se o Dr Luiz Inacio LULA da Silva, pessoa bem informada, que TEM AMIGOS pelo mundo todo, ou qq outra pessoa que tivesse o rabo preso, se iria esperar, EM MARÇO/2016, sentada sem tentar se proteger de gente como voce ?! Isso  enquanto vc não chegava (visto que, do que sei, todo REU tem o direito de não gerar – expor – provas contra si, ou tem ?)

    será que aqui faltou OAB tb ?!

    Lamento cidadão Moro, mas acho que pelas fotos e visitas palacianas, pelos regabofes e fotos flagrantes com réus sobre seu julgo  ..pelas visitas aos EUA ,,pela sua parcialidade e arbítrio  ..infelizmente acho que o sr UM DIA vai ter que se justificar perante uma VERDADEIRA JUSTIÇA  ..inclusive, quiça, internacional

    uma pena  ..o BRASIl não merece o que esta passando por causa de meia duzia de cidadãos ENCRENQUEIROS e MALICIOSOS nos argumentos como vc …uma pena, pra todos

     

     

     

    1. “o BRASIl não merece o que

      “o BRASIl não merece o que esta passando por causa de meia duzia de cidadãos ENCRENQUEIROS e MALICIOSOS nos argumentos como vc …uma pena, pra todos”

       

      Merece sim !!!

      Tudo o que está acontecendo no Brasil é pq o nosso bem estar não era suficiente para nos trazer felicidade. Mais feliz do que estarmos bem, precisávamos ver ooutro mal. Precisamos ver outros Brasileiros passando fome e desempregados para nos sentirmos ricos.

      E quando todos ficamos mal, ficamos um pouco menos infelizes… se por um lado estavamos mal, o outro estava pior.

      A maior parte do Brasil apoiou a aventura do impeachment, mesmo depois do aúdio do Jucá. Aquilo ali foi o teste de caráter da nação. Quem apoiou Moro e a direitalha depois daquilo, é pq tem sérios desvios de caráter.

      Cunha disse, “Que deus tenha piedade dessa nação”. Deus não tem piedade por gente burra e canalha. Com gente só canalha, como Moro, Janot e MPF, até tem… mas com nosso povo, que, além de Canalha, é burro, ele não tem mesmo.

      Talvez deus não exista e seja só a evolução de Darwin atuando. O povo Brasileiro merece um prêmio Darwin coletivo, por suicidar o país da forma mais estúpida possível… 

  6. Lava-Jato, Lula e o dragão na garagem de Sagan.

    O conto a seguir é extraído do livro “O mundo assombrado por demônios”, do astrônomo Carl Sagan. Acho que é um excelente exemplo da perseguição a Lula. “O Triplex e o sítio de Atibaia são do Lula”.

    Ok, vamos as provas: os documentos? Não estão em nome dele. “Ok, pode estar no nome de laranjas”.

    “Chamem os laranjas”: eles confirmam a propriedade e mostram que são os donos (escritura, recibos de pagamentos).

    “Deve haver algo de errado entre eles e os laranjas”. quebram o sigilo telefônico, telemático,  fazem busca e apreensão. Não acham nada.

    “Chamem testemunhas”. Mais de 60 testemunhas ouvidas e nada demonstra que ele é o dono…

    Uma pessoa normal já verificaria que existe uma possibilidade muito muito muito forte de ele simplesmente não ser realmente o Dono.

    Mas a população néscia, e principalmente a turma da lava-jato, continuam acreditando no dragão na garagem….contra todas as evidências.

    Abaixo o trexo de Carl Sagan:
     

    – Um dragão que cospe fogo pelas ventas vive na minha garagem.

    Suponhamos  que eu lhe faça seriamente essa afirmação. Com certeza você iria querer verificá-la, ver por si mesmo. São inumeráveis as histórias de dragões no decorrer dos séculos, mas não há evidências reais. Que oportunidade!

    – Mostre-me – você diz. Eu o levo até a minha garagem. Você olha para dentro e vê uma escada de mão, latas de tinta vazias, um velho triciclo, mas nada de dragão.

    – Onde está o dragão? – você pergunta.

    – Oh, está ali – respondo, acenando vagamente. – Esqueci de lhe dizer que é um dragão invisível.

    Você propõe espalhar farinha no chão da garagem para tornar visíveis as pegadas do dragão.

    – Boa idéia – digo eu –, mas esse dragão flutua no ar.

    Então você quer usar um sensor infravermelho para detectar o fogo invisível.

    – Boa idéia, mas o fogo invisível é também desprovido de calor.

    Você quer borrifar o dragão com tinta para tomá-lo visível.

    – Boa idéia, só que é um dragão incorpóreo e a tinta não vai aderir.

    E assim por diante. Eu me oponho a todo teste físico que você propõe com uma explicação especial de por que não vai funcionar.

    Ora, qual é a diferença entre um dragão invisível, incorpóreo, flutuante, que cospe fogo atérmico, e um dragão inexistente? Se não há como refutar a minha afirmação, se nenhum experimento concebível vale contra ela, o que significa dizer que o meu dragão existe? A sua incapacidade de invalidar a minha hipótese não é absolutamente a mesma coisa que provar a veracidade dela. Alegações que não podem ser testadas, afirmações imunes a refutações não possuem caráter verídico, seja qual for o valor que possam ter por nos inspirar ou estimular nosso sentimento de admiração. O que estou pedindo a você é tão-somente que, em face da ausência de evidências, acredite na minha palavra.

    A única coisa que você realmente descobriu com a minha insistência de que há um dragão na minha garagem é que algo estranho está se passando na minha mente. Você se perguntaria, já que nenhum teste físico se aplica, o que me fez acreditar nisso. A possibilidade de que foi sonho ou alucinação passaria certamente pela sua cabeça. Mas, nesse caso, por que eu levo a história tão a sério? Talvez eu precise de ajuda. Pelo menos, talvez eu tenha subestimado seriamente a falibilidade humana.

    Apesar de nenhum dos testes ter funcionado, imagine que você queira ser escrupulosamente liberal. Você não rejeita de imediato a noção de que há um dragão que cospe fogo na minha garagem. Apenas deixa a idéia cozinhando em banho-maria. As evidências presentes são fortemente contrárias a ela, mas, se surgirem novos dados, você está pronto a examiná-los para ver se são convincentes. Decerto não é correto de minha parte ficar ofendido por não acreditarem em mim; ou criticá-lo por ser chato e sem imaginação – só porque você apresentou o veredicto escocês de “não comprovado”.

    Imagine que as coisas tivessem acontecido de outra maneira. O dragão é invisível, certo, mas aparecem pegadas na farinha enquanto você observa. O seu detector infravermelho lê dados fora da escala. A tinta borrifada revela um espinhaço denteado oscilando à sua frente. Por mais cético que você pudesse ser a respeito da existência dos dragões – ainda mais dragões invisíveis –, teria de reconhecer que existe alguma coisa no ar, e que de forma preliminar ela é compatível com um dragão invisível que cospe fogo pelas ventas.

    Agora outro roteiro: vamos supor que não seja apenas eu. Vamos supor que vários conhecidos seus, inclusive pessoas que você tem certeza de que não se conhecem, lhe dizem que há dragões nas suas garagens – mas, em todos os casos, a evidência é enlouquecedoramente impalpável. Todos nós admitimos nossa perturbação quando ficamos tomados por uma convicção tão estranha e tão mal sustentada pela evidência física. Nenhum de nós é lunático. Especulamos sobre o que isso significaria, caso dragões invisíveis estivessem realmente se escondendo nas garagens em todo o mundo, e nós, humanos, só agora estivéssemos percebendo. Eu gostaria que não fosse verdade, acredite. Mas talvez todos aqueles antigos mitos europeus e chineses sobre dragões não fossem mitos afinal…

    Motivo de satisfação, algumas pegadas compatíveis com o tamanho de um dragão são agora noticiadas. Mas elas nunca surgem quando um cético está observando. Outra explicação se apresenta: sob exame cuidadoso, parece claro que podem ter sido simuladas. Outro crente nos dragões aparece com um dedo queimado e atribui a queimadura a uma rara manifestação física do sopro ardente do animal. Porém, mais uma vez, existem outras possibilidades. Sabemos que há várias maneiras de queimar os dedos além do sopro de dragões invisíveis. Essa “evidência” – por mais importante que seja para os defensores da existência do dragão – está longe de ser convincente. De novo, a única abordagem sensata é rejeitar em princípio a hipótese do dragão, manter-se receptivo a futuros dados físicos e perguntar-se qual poderia ser a razão para tantas pessoas aparentemente normais e sensatas partilharem a mesma delusão estranha.

  7. Não adianta, Moro. Você pode

    Não adianta, Moro. Você pode tentar se esconder, negar, justificar, jurar mas você não vai escapar do impiedoso julgamento da História. Você não passa de um juíz medíocre, agente do DEA que ajudou a arruinar o país.  Este é você.

    Talvez só o Marco Antonio Villa e o Leandro Karnal consigam escrever uma história em que você é o “herói”, mas cadê a moral desses dois, não é mesmo?

    Historiadores de verdade vão colocar você no seu verdadeiro lugar: um traidor maior e mais abjeto do que Joaquim Silvério dos Reis. Um traidor pior que Judas Iscariotes.

    Você é o inimigo numero 2 do Brasil. O inimigo numero 1 sempre foi a Globo.

     

    1. Estou cagando patra o lugar

      Estou cagando patra o lugar dele na história. Quero simplesmente que o Brasil vença Moro, e não que ele entre para a História como o homem que destruiu um projeto de nação e nos transformou em um país africano…

      Se Curitiba á maior que o Brasil, merecemos trabalhar até morrer mesmo…

       

  8. Tenho grande respeito pelo

    Tenho grande respeito pelo Eduardo Guimarães, mas aguardo suas explicações à afirmativa de que entregou sua fonte sem ser pressionado, descontando logicamente o sequestro absurdo autorizado pelo provinciano deslumbrado.

  9. Chega!

    Está na hora de declarar o Moro incapaz. O sujeito é louco!

    Caso não consiga seu intento (prender o Lula), e, por isso, perder os holofotes, tudo indica que entrará em uma depressão profunda. 

  10. Moro quer vencer por saturação…

    sem se dar conta de que já não existem mais recionalidade e lógica nessa perseguição

    falam de novas investigações, alegam que precisam de mais tempo, mas seguem batendo nas mesmas teclas sempre

    o que serve para mostrar, ou que pode ser interpretado como, sinais de saúde intelectual saturada nele e em certos procuradores

    acontece muito, presentes entendimentos pré-estruturados ou que não dependem de provas

  11. Na dúvida acusa…

    Existem provas? Moro não sabe. Pode ser que sim, pode ser que não.

    Se existem provas, elas foram destruídas? Moro também não sabe. Pode ser que sim, pode ser que não.

    Na dúvida, acuse-se Eduardo Guimarães de ter avisado Lula, e este talvez destruiu as provas que talvez  existam, talvez não.

    Se eu contar pros meus colegas advogados estrangeiros, jamais vão acreditar!

    1. Uma dúvida.

      Salvo engano,

      Uma dúvida.

      Salvo engano, integrantes da Mossak estava mesmo destruindo provas.

      Foram presos e liberados logo em seguida, prometendo não mais pecar.

      Ou estou enganada?

        1. Justificando

          O melhor foi a justificativa do Moro para liberar o pessoal da Mossack destruidor de provas: eles teriam regenerado e não representavam risco às investigações, kkkkk…

             O motivo real: Moro sonhava encontrar provas contra Lula e deu de cara com provas contra os irmãos Marinho e correligionários. Deu ruim para ele.

  12. Sérgio moro é um canalha, um rematado criminoso.

    Um verdadeiro juiz jamais cometeria ilegalidades criminosas. E sérgio moro as comete diàriamente.

    Um verdadeiro juiz jamais ordenaria o seqüestro judicial de pessoas investigadas e muito menos das que são convocadas como testemunhas. O eufemismo ‘condução coercitiva’ não convence ninguém. 

    Nem Lula nem Eduardo Guimrães foram convocados ou intimados a depor e se negaram a fazê-lo. Portanto ambos foram vítimas de seqüestro judicial ordenado por sérgio moro.

    Andrea Sadi e o marido dela, “repórteres” de política da globonews em Brasília, são afilhados de casamento do senador tucano Aécio Cunha e recebem em primeira mão quaisquer vazamentos envolvendo o senador. Quero ver sérgio moro soltar um despacho determinando a ‘coercitiva’ do casal.

    Fausto Macedo, do ‘estadinho’ é o vazador oficial da Fraude a Jato; menos de dois minutos após um depoimento ‘sigiloso’, o portal do ‘estadinho’ já exibe trechos dele. Quero ver sérgio moro partir pra cima desse e de outros ‘jornalistas’ do PIG/PPV que recebem vazamentos dele, sérgio moro, da PGR chefiada por Rodrigo Janot, da PF sem comando de ninguém, dos procuradores do MPF-PR que não prestam contas a ninguém e sobre os quais qual a sociedade não tem contole algum.

    Quero ver sérgio moro decretar sua própria condução coercitiva, por gravar ilegalmente e divulgar criminosamente uma conversa entre um Ex-Presidente e a Presidenta da república.

  13. A propósito

    Se o Moro e sua tropa em Curitiba já sabiam quem eram os vazadores, quando sequestraram o Eduardo Guimarães, não dava pra saber quem vazou o resto da Lava-Jato toda? Ou só trabalham com essa eficiência contra o Lula e blogueiros de esquerda?

  14. A prova do Moro eh a inexistencia de provas!

    Voces nao estao entendendo nada. O Moro finalmente encontrou a prova suprema que tanto buscava para poder triunfalmente condenar o Lula.

    Nao encontrou patrimonio de origem escusa nas contas e nos registros em nome de Lula. Isso eh prova de OCULTACAO DE PATRIMONIO efetuada por Lula!

    Nao encontrou provas de ocultacao de patrimonio. Isso eh prova de destruicao de provas por parte de Lula!

    O Eduguim entrou nessa por ter tido o DESPLANTE de processar Moro. Tinha de ser punido. Alem dele, centenas de pessoas alertaram Lula de que o Rasputin de Curitiba iria prende-lo a qualquer momento, semanas, meses antes da tal “conducao coercitiva”! Ate eu, se me lembro bem, andei escrevendo esse alerta por aqui!

    Teve mais um monte de gente que fez isso aqui mesmo no Blog do Nassif, e noutros lugares. Ae galera, o tio Moro vai mandar os meganhas bater na nossa porta de madrugada a qualquer momento! A senha eh “teje preso por obstrucao da Justica”!

    Chama o ladrao, chama o ladrao, chama o ladrao!!!!

  15. Tudo a ver ..tudo

    Tudo a ver ..tudo mesmo

    Lembro que em 2014, em viagem por MT, MS e GO  ..já com o lançamento da “lava Jato” e com a trombada das commodities que desesperava a turma do agronegócio ..verdadeira causa da quebra da Petrobrás ..o que eu mais escutava eram criticas e profecias de pânico

    Mas pra mim, agora é pior ..é coisa do BRASIL ..e parece que vai começar a FEDER

     O abate de animais esta decretado  ..a superpopulação vai ser uma realidade ..uma calamidade ..a crueldade, a fome e a falencia terão destaques

    O desemprego, o endividamento ..explosão do caos sanitário e de dividas bancárias  ..do seguro

    e agora ?  ..como pagar e APAGAR o prejuízo que meninos travestidos de paladinos cometeram ?

    ..meninos que com certeza, se baseando nos exemplos dos INIMPUTÀVEIS  “mocinhos de Curitiba” promoveram – estes, simples funcionários públicos catapultados pela frama do dia pra noir, pelo jogo político, dragados que foram pelos holofotes da grande mídia GOLPISTA

    e agora ? e agora LOBÃO ?  ..tem certeza que antes não tava bão ?

    https://www.youtube.com/watch?v=RvHYyJVkviM

     

     

  16. Nem isso cola cidadão,
     
    que

    Nem isso cola cidadão,

     

    que tipo de provas poderiam ser destrídas? documentais? Desde quando caso os tivesse Lula poderia sumir com milçhões depositados em paraisos fiscais, que vicejaram aos borbotões?? Ou mansões cinematograficas se as tivesse??? Não acharam nada e quando não se acha nada se procura pelo em ovo………

  17. Deixa ver se eu

    Deixa ver se eu entendi….Dallognol montou um power point e moro aceitou uma denuncia….sem nenhuma prova! é isso que ele está atestando agora! então quer dizer que durante meses…estamos ouvindo a imprensa…noticiar um processo sem provas , inôcuo?…..ele está desesperado….e agora tenta acusar um blogueiro de ser culpado por sua incompetencia…e desatino.

    1. Além disso, moro quer dizer

      Além disso, moro quer dizer que Lula destruiu provas e que por isso está obstruindo a justiça.

      Mas que provas Lula teria destruido? A escritura do triplex minha casa minha vida (Dallagnol é que gosta do minha casa minha vida, comprou dois)? O Cartório não tem uma cópia? O RGI não registrou? Foi instrumento particular? A OAS não foi revirada?

      O sujeito pensa que é esperto. É só um truculento de voz fina.

  18. Tudo em Moro começa e termina

    Tudo em Moro começa e termina no mesmo nome e na mesma pessoa: Lula.

    Quanto aos propósitos, muitos poderiam ser citados, talvez nesse episódio, o de abafar a lambança da PF, que já conseguiu destruir um bocado o Agronegócio brasileiro. E como a mesma PF que desajuda o progresso do Brasil é a mesma que persegue pessoas sem nenhuma prova, defendê-la neste momentos por meios enviezados também vale.

    Ponha Lula na primeira página, e pronto: o Brasil logo muda de assunto e cai de pau no barbudo. 

  19. Escárnio e deboche….

    Moro, mesmo quando recua, dá um coice para não  mostrar fraqueza. Debochou de Eduardo ao dizer que ele deu o serviço sem pressão alguma. Precisamos de muitos Eduardos nesta luta, o concreto está rachando  a a água  começa a vazar na represa….

  20. Basta investigar a relação do
    Basta investigar a relação do Moro com o blog O Antagonista do Diogo Mainardi.
    Moro e a farsa jato vazam tudo pra ele e com certeza Moro e Mainardi tem fixação pelo Lula. Vazamento para os blogs que apoiam essa operação fascista criminosa, e o criminoso Moro pode e é feita por eles mesmos.
    Esse juiz esses procuradores esse PGR e a mídia com seus pistoleiros dá mídia são os criminosos que precisam ser detidos e pagar caro por isso.
    A organização criminosa comanda o judiciário.
    Temos que começar a processar, enfiar uma montanha de processos aqui e lá fora no lombo desse juiz criminoso e os comparsas procuradores e delegados da farsa a jato.

  21. Quando o absurdo se torna

    Quando o absurdo se torna parte da metodologia, qualquer coisa é esperada.

    O caso de Eduardo Guimarães revela algo que para mim ainda não havia sido totalmente confirmado: que a força-tarefa da Lava Jato não tem nada contra Lula. Isso porque essa manobra revela que era preciso QUALQUER coisa que pudesse ter cara de “prova” ou indício, mesmo que esses pudessem ser totalmente refutados.

    Cheguei a essa conclusão recentemente, pois sempre fiquei com o pé atrás, especialmente no caso do sítio. Entendam: pé atrás porque eu não queria entrar na pilha dos que afirmavam que Lula não havia nem frequentado o sítio. Ou seja, apenas me dei ao benefício da dúvida. Mas, passando o tempo, percebi que mesmo que Lula tivesse frequentado o lugar umas quinhentas vezes, realmente ele nunca foi o dono. Acredito inclusive que a amizade dele com o Bumlai era (ou é) de tal maneira que o pecuarista cedia o sítio para que Lula pudese frequentar, tipo aquele amigo que cede a casa de praia porque não a usa. A tese de que Lula fosse o dono (podia até sentir-se dono por conta das reiteradas visitas, sei lá) era algo estranho. Soava muito mais como um favor descompromissado entre amigos do que o interesse pessoal de Lula na propriedade. Estou especulando, mas acredito que seja por aí essa relação, embora para alguns soe estranha, com o Bumlai.

    Dessa feita, concluí o seguinte: por mais que a figura de Lula me fosse enigmática, nunca tive nele um sujeito que possuísse ambições financeiras. Talvez seu maior trunfo seja justamente não ligar pra esse tipo de coisa. Diferente de outras figuras poĺiticas que visam enriquecer ilicitamente e o fazem declaradamente, como Cunha, Lula decerto tinha consciência da sua importância e do seu potencial, e suas ambições talvez tivessem se direcionado a outros fatores e, se cometeu o pecado da vaidade, talvez ele tenha sido oriundo da sua auto-consciência como líder de importância histórica e mundial. Mas, ainda assim, não cedeu ao canto da sereia do dinheiro.

    1. Perfeito!
      Costumo exeplificar

      Perfeito!

      Costumo exeplificar com um caso pessoal, moro numa casa e fiquei fora dela uns dois anos, então cedi a mesma em comodato para o filho de minha empregada, que morou nesse periodo com a mulher e a filha. Foi um negócio bom para os dois, pois não queria arcar com os custos da casa e deixá-la vazia. Os amigos dele iam a toda a hora na casa, faziam churrascos, fizeram coisas na casa que depois ficaram quando eu voltei. Existe algo de irregular nisso? E será que os amigos diziam “vamos fazer um churrasco na casa do João que cedeu ao Marcos”. Claro que não, eles diziam simplesmente “vamos à caso do Marcos”!!!

      Construiram coisas no sitio que não é do Lula pois o Lula usava, OK, mas isso não é corrupção. Ele nem mais presidente era.  E qual interesse o Lula teria em fazerem benfeitorias em um imóvel que nem era dele, que se ele morresse não ira para seus herdeiros? Contruiram benfeitorias no sítio que o Lula usava pois o Lula era um dos politicos mais prestigiados do mundo, e ajudava muitas empresas a se projetarem fora do país, todos o cortejavam. E tinha apreço e admiração envolvida também, pois esses empresários que agora estão sendo perseguidos conhecem a realidade, não são uns fantoches da midia como esses integrantes da “equipe moro”. Mas claro, aí tem um ciúme danado e uma inconformidade com o fato de um cara que veio da pobreza fazer tanto sucesso e mostrar para esses engomadinhos que eles e sua visão de mundo são completamente equivocados……

       

    1. Pois é. A culpa por não

      Pois é. A culpa por não encontrarem provas é do jornalista, é mole?Nunca do fato de que as provas realmente não existem…

      Parece brincadeira mas não é. Quem viveu os anos duros da ditadura sabe que um negócio desse deve ser levado a sério. E que esse Sr. Sergio Fernando Moro não deve ser encarado como absurdo e menos ainda como risível, ridículo, por mais moralmente desequilibrado que pareça ou até que realmente seja.

      Pena que as eminências pardas, os realmente poderosos por trás desse juiz, sejam isso mesmo, pardas… Ou será que dá ao menos para se supor quem são? Que apito tocam? A serviço de quem estão?

  22. Perfeito o despacho de Moro

    Perfeito o despacho de Moro sobre o caso.

    1- Guimarães se auto-intitula empresário, e não jornalista.

    2- Seu blog vincula propaganda política dele próprio, não é veículo jornalístico.

    3- Guimarães entregou sua informante, jornalista nenhum entregaria seu informate.

    4- Obter informações e divulgá-las ao público é diferente de obter informações e divulgá-las ao investigado.

     

    Esse Guimarães deve ser processado e condenado por obstrução de justiça.

    1. 1 – O próprio moro já voltou

      1 – O próprio moro já voltou atrás na questão do sigilo da fonte, suas moretes devem se enquadrar.

      2 – Como o moro sabia que ele entregou a fonte sem “constrangimento”? Os autos chegaram a até ele? Ele sabe de algum canstrangimento nas operações da PF (falem-me mais sobre isso moro)? Explica aí você que o defende.

      3 – Propaganda política em blog, se houve, não é ilegal, muito menos grave do que um juiz que julga políticos aparecer publicamente com politicos do PSDB, alguns multi-delatados na Lava Jato que o moro é responsavel.

      4 – Guimaraes afirmou que não entregou o informante, que a policia já sabia quem era, essa afoirmação do moro, além, de demonstrar que a Lava Jato é uma farsa, pois processualemte ele não poderia saber disso, carece de comprovação.

      5 – Não está provado que ele informou os investigados, mas você já tomou as palavras de teu lider como prova cabal. Justiça bem estranha essa feita por moro e seus seguidores. Se porventura teu lider cair em desgraça, espero que você continue apoiando-o, pois o que vemos na histórias sobre lideres como esse moro costuma  reservar agruras para ele no futuro. Neste caso, ele vai precisar do conforto de seus amantes.

  23. Então, adivinha o que o Moro

    Então, adivinha o que o Moro vai fazer no dia 3? Vai prender o Lula, assim que ele desembarcar no Paraná. Alguém pergunta: Como você sabe? Ora, respondo, todo mundo já sabe, incluindo os Marinhos, o Doria, o Janot, o Escosteguy, toodo mundo. Vazou? Nãaaaaaaao. O Moro e o DAllagnol já disseram, já decidiram, mesmo sem provas, mesmo inventando prova de que a prova foi destruída    Epa? Como prova da prova? Num sei, decisão da Rainha de Copas de Curitiba. O jogo já estava jogado desde o início da arrasa a jato. Aliás, colar a penúltima cartada do golpe é hilário: obstrução da justiça, cara pálida? Que justiça? Que obstrução?!Cara! Muda o disco ou muda o tênis.

    PS.: Afinal, o que pensa esse desmiolado? Que todo mundo é besta? Até quem não gosta do Lula e do PT já percebeu a farsa jato. O tal do delegado que acabou fazendo a merda da carne fraca já tinha afirmado que o timing de prender o Lula já tinha passado. E não é a carne que é fraca, é a cabeça dos desmiolados.

  24. Eu já falei…….. LULA vai

    Eu já falei…….. LULA vai ser preso. Só de sacanagem……..

    Agora, aqui prá nós: Quanto esse pessoal do judiciário, min. público, polícia federal já gastaram de salário, viagens, passagens, etc, etc, nesses últimos anos de caça ao LULA, hein? Isso tem custo. Não é de graça, não. Está saindo do nosso bolso. Então, terceirizemos todos eles. Sairá muito mais barato.!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  25. E daí Moro golpista???

    “Com isso, o juiz de Curitiba traçou o roteiro do que pretende a Lava Jato: sustentar que Eduardo Guimarães ajudou a equipe de Lula a obstruir uma investigação da Polícia Federal e dos procuradores da República.”

    E daí se ajudou ou não??? O povo é livre para ajudar quem ele quiser!!!

    A Justiça tem que julgar em cima das provas. Se a investigação foi obstruída é porque a Justiça não tem provas concretas…

    O Juiz safado!!!

  26. Teve semana passada e esta semana vai ter mais

    Porque esses ratos escrotos, que não saem dos esgotos, sempre usam dois pesos e uma medida, dependendo de com quem eles estejam tratando? (Sabem com quem estão falando?).

    Porque esse rábula Sérgio Moro não conduziu coercitivamente o Alexandre Moraes, por este ter alertado, com antecedência, o Palocci da sua prisão?

    O Alexandre Moraes, à época Ministro da Justiça, afirmou:

    “Teve semana passada e esta semana vai ter mais. Podem ficar tranquilos. Quando vocês virem esta semana, vão se lembrar de mim”.

    Já sei. Eles usam dois pesos e uma única medida porque todos são iguais perante a lei, mas tem uns que são mais iguais que outros.

    Esse Bando de FDP devem ser empalados em praça pública pela população em fúria.

    Não. Tô brincando. Não posso me igualar a eles, pois olho por olho e dente por dente, e acabaremos cegos e banguelas.

  27. Moro admite não ter provas contra Lula
    E a desculpa é que elas foram “destruídas” com a ajuda do Edu???
    Tá feia a coisa… para os lados da vazajato!

  28. A esquerda precisa se

    A esquerda precisa se policiar para não fazer o jogo dos caras, o Moro e Cia no momento são os maiores interessados em acabar com a Lava Jato, na visão deles ela já cumpriu o seu papel de ferir seriamente o PT, só não conseguiram ainda destruir o Lula, mas para parte significativa da opinião pública o Lula é culpado, o que os deixa no lucro.

  29. É bem possivel que o próprio

    É bem possivel que o próprio vazamento da informação tenha sido efetuado por funcionários da “equipe moro”, com a intenção de restrear o Eduardo Guimarães e até grampear alguma conversa sua com pessoas ligadas ao Lula, ou com o próprio Lula. Eu falei “é possível”, mas se isso puder ser aferido, e cair na mídia internacional, é uma bomba na Lavajato. Por isso acho fundamental agora esclarecer quem vazou e por que vazou. Essa do moro dizer que deve prosseguir a apuraração sobre quem vazou pode ser mero discurso, se vai andar ou não depende deles mesmos.  A polícia sabe quem vazou, e ela não está sujeita ao sigilo da fonte, por que não divulga?

  30. Esta conduta é absurda e

    Esta conduta é absurda e irregular. O juiz só pode formar convicção sobre a materialidade do crime e autoria ao fim o processo criminal em que o reu tenha sido denunciado e exercido direito de defesa. Moro proferiu uma decisão ilegal que só tem uma finalidade: denegrir a imagem de alguém que nem mesmo foi denunciado pelo crime que lhe foi atribuído. Esta decisão é prova de um abuso que deve ser levado ao conhecimento do CNJ. Também pode ser usado numa ação de indenização contra o Estado e o juiz que a proferiu.

    1. CNJ está “Cagando e

      CNJ está “Cagando e andando”.

      Providências contra Moro, só com democracia reestabelecida.

      E antes disso acontecer, vai rolar uma anistia para todo mundo, que nem da outra vez, ou então estará nos EUA, omo refugiado.

       

  31. Desespero e desacreditado?
    A entrevista da esposa de Moro no Globo gerou uma piada incômoda: Finalmente Moro encontrou alguém para depor contra Lula. A piada pegou e o efeito “porta retratos” do sítio não colou.

    Lula explode de popularidade na transposição, Moro imediatamente faz vídeo se dizendo – pasmemos – com apoio da totalidade dos Brasileiros. Ou é megalomaníaco ou é incompetente em não enxergar a realidade, principalmente depois do caso Karnal. Ou, simplesmente, é um sinal que a missão anti Lula2018 está fragilizada e não depende mais apenas dele e do apoio da imprensa familiar golpista.

    O fato é que essa ação revela como sempre o modus operandi deles. De uma ideia (foi avisado antes, daí destruiu provas) tenta-se criar uma catarse suficiente para condenar. Não mudou nada, ou seja, não tem provas pois foram destruídas devido ao vazamento. Logo, não é necessário provas. Isso é brutalmente ofensivo.

    Ah tá, então não é necessário provas, elas não existem porque foram destruídas,né? Não precisa demonstrar que houve destruição também, só dizer que deu tempo para destruir, destruiu e pronto. Tudo certo … pra quê provas?

    A desmoralização desse novo sofisma midiático se dá também pelo fato de que já sabiam disso há 1 ano no mínimo e só agora falam? Por que não fizeram esta acusação à época do vazamento?

    Eles estão abusando da inteligência e a qualidade do sofisma caiu. O grito (vídeo) do Moro logo após o imenso apoio popular de Lula revela tão e somente desespero somado com uma patética declaração de apoio totalitário, tudo organizado pela esposa (!) que disse haver provas.

    Será que na Inteligência do golpe ninguém avisou a Moro que tal frase de apoio irrestrito fatalmente teria um efeito negativo e desacreditado, ainda mais depois de Karnal?

    Então, não há ninguém do núcleo do golpe que alertasse a essa obviedade?! A esse detalhe gritante? Que tipo de conspiradores são, afinal? Ou Moro agiu por revelia.

    Mesmo assim não deixa de mostrar desespero e desconfiança de que nos bastidores dos golpistas a confiança de que Moro evitará Lula2018 tenha caído e Moro sentiu isso por parte de quem lhe tem dado apoio.

    Mostra também que o golpe pode até ter apoio estratégico dos EUA e outros interesses internacionais, mas que no início, desde o Aécio, o golpe foi sendo feito numa costura às pressas onde todas as forças que tinham interesses diversos foram aos poucos se costurando em torno de um objetivo comum, tirar a Dilma e derrubar o PT do poder, pois estes atravancavam a pauta ultra liberal e estimulavam projeto de nação etc …

    Portanto, o impeachment é mais por causa da péssima mobilização do governo Dilma e do PT à época. O mérito dos golpistas é menor frente ao excesso de republicanismo e recolhimento e débil comunicação desde as jornadas de junho2013.

    Voltando à nova investida sobre Lula. É a novela que lhes restam, ou seja, abstração total da acusação e a tentativa de catarse que chamam de timing. Catarse a partir da entrevista da esposa e as tais “provas”, soma-se a isso o vídeo tbem produzido pela esposa.

    Na verdade essa nova investida prova o fracasso em março de 2016, quando tentaram prender Lula. E onde eu disse, Nassif, para guardar a data que seria marco histórico na derrota do golpe.

    O timing passou e não pode ser criado de novo.

    1. Oa yankees não são tão

      Oa yankees não são tão inteligentes quanto parece…Veja o fracasso do Golpe na Ucrânia!  Moro não deve ser subestimado não porque seja inteligente. Coisa que não é. Mas porque a luta é de vida ou morte. Os alvos não são apenas Lula e Dilma mas também o Brasil SOBERANO, a Rússia, a Índia, a China. Os BRICS! Os EUA estão por trás do GOLPE no BRASIL! E com o Império do Caos todo cuidado é pouco.

      1. Qual a força do golpe.
        Venho defendendo que o golpe não tem força política para evitar as eleições de 2018, bem como a candidatura de Lula. Basta ver a crescente reação popular, sobretudo por Lula para presidente em 2018.

        Sobre Moro, a peça principal de uso é a ideia de tempo. O tempo hábil que facilitou a destruição de provas. Não há mais nada além dessa ideia que a caçada a Lula produziu para justificar a falta de provas, é pura abstração. Porém, com aparência desonesta, ou ao menos indutiva e tendenciosa.

        Esse novo approach sobre Lula, essa nova ideia baseada no tempo hábil para destruir provas mais se aproxima de uma obsessão da Mente policialesca de Moro, onde todo mundo é culpado ou cometeu algum crime (pensamento comum e preconceituoso de muitos policiais) do que orientação de algum núcleo de Inteligência do golpe, ainda mais após a declaração de total apoio dos brasileiros. Ora, isso é no mínimo megalomaníaco fora da realidade.

        Os EUA podem estar na logística sim, mas isso só depois da inicial dada por Aécio, daí a máfia se uniu a eles. Uma das evidências que o golpe foi uma costura de emergência e oportunismo frente ao péssimo desempenho político do governo Dilma, é que Aécio agora está no fogo queimando. Se havia um acordo antes da mobilização de Aécio pelo impeachment, por que essa situação dele agora? Mesmo que hipoteticamente se salve, não precisaria passar pelo que está passando. Morreu politicamente.

        Isso reforça o que venho dizendo, o impeachment se deu mais por incompetência do PT na comunicação e na retórica aguerrida, principalmente depois de 2013, somado ao fraco desempenho político do governo Dilma, principalmente durante o processo, onde o governo mais se recolheu do que enfrentou. Faltou fazer política, acho certo que não com Eduardo Cunha, mas com os outros ou um mínimo que teria evitado o número de votos pela aprovação.

        Faltou habilidade, ninguém toma um golpe desse tipo – pedaladas! – após vencer com mais de 54 milhões de votos as eleições, mesmo que o golpe tenha apoio da mídia canalha.

  32. No Registro de Imóveis não
    No Registro de Imóveis não consta o nome de Lula na lista dominial! Será que o tabelião mandou apagar de lá o nome de Lula? Não seria o caso de investigar os atos desse tabeliao durante os três dias que antecederam a busca e apreensão vazada? Ora, ora, ora, vão se catar e procurar cabelo em casca de ovo, tucanalha acefala.

  33. Deus do céu, até quando um

    Deus do céu, até quando um juiz canalha, burro, venal, parcialíssimo, vai deitar falação e merda neste país? Será que a única alternativa que resta para os cidadãos de bem neste país é a implantação de guilhotinas e o subsequente corte de cabeças de idiotas como este juiz?

    1. Moro

       

      Para mim não está claro se Moro é uma pessoa decente.  A julgar pelos últimos acontecimentos, Moro é sobretudo um mau caráter

       

  34. Deus do céu, até quando um

    Deus do céu, até quando um juiz canalha, burro, venal, parcialíssimo, vai deitar falação e merda neste país? Será que a única alternativa que resta para os cidadãos de bem neste país é a implantação de guilhotinas e o subsequente corte de cabeças de idiotas como este juiz?

  35. Chega !

    Moro tem passado dos limites !!!!!!!

    <A href=”https://contemtudo.com/curso-de-pintura-hidrografica-wtp-funciona-todas-as-informacoes/” title=”Pequena Descrição”>Curso de Pintura Hidrografica WTP Funciona</A>

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador