Para ter respeito internacional, Brasil deve aceitar resultado das urnas, diz Dilma

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Da Agência Brasil

Por Pedro Peduzzi e Paula Laboissière

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (12) que o respeito internacional pelo Brasil passa pela demonstração de que, internamente, há respeito à decisão das urnas. Segundo ela, a democracia brasileira está se consolidando e tem como desafio resolver o histórico problema da desigualdade social.

“O Estado nacional brasileiro só é respeitado no mundo na medida em que, em nosso território, se exerce e se respeita plenamente a soberania popular. Essa soberania significa submissão à vontade geral expressa nas urnas”, disse a presidenta, ao participar, no Palácio do Itamaraty, de uma solenidade de formatura de diplomatas.

Dirigindo-se aos formandos, Dilma pediu que cuidem para que fatores internacionais não criem constrangimentos ao livre exercício da soberania tanto popular quanto nacional e, ao mesmo tempo, atuem de forma a respeitar a diversidade que o mundo apresenta.

“Vivemos, nos últimos anos, uma fascinante experiência de construção da democracia em nosso país. Experiência fascinante, porque é complexa, bastante complexa, mas ainda inconclusa”, disse a presidenta. “A democracia [deve ser exercitada] para resolver um problema que historicamente marca nosso país: a desigualdade social”, afirmou Dilma.

A presidenta disse que a crise financeira internacional tem causado problemas para todos os países e, em particular, aos em desenvolvimento, mas ressaltou que medidas adotadas pelo governo amenizaram seus efeitos no país e que “o reequilíbrio [econômico] deve restaurar em breve as bases de novo ciclo de crescimento e nossa inserção no mundo”. 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Desculpem a nossa Falha…

    Na Falha, editaram: puseram respeitar a voz das ruas. Ou seja, a coxinhada do dia 16. Má-fé explícita e aplicada.

  2. Dilma: respeite as urnas e governe

    Quem deve respeitar, em primeiro lugar, a soberana popular expressa nas urnas em 26 de outubro de 2014, é a própria candidata eleita, Dilma Vana Rousseff. Caso assim fizesse, não adotaria o programa do candidato derrotado, não teria um funcionário do Bradesco como Ministro da Fazenda, não retiraria direitos de trabalhadores, viúvas e desempregados, não imporia cortes orçamentários em educação, saúde, infraestrutura, reforma agrária, previdência social, não levaria a taxa selic para a maior taxa de juros básicos de uma economia nacional do planeta, não manteria Cardoso como ministro, não financiaria a Globo e a Abril, etc. Respeitar a soberania popular significa não praticar leviandade eleitoral. 

    1. DILMA NÃO GOVERNA

      DILMA NÃO GOVERNA SOZINHA,INCLUSIVE PELO QUE VC ESCREVEU NO BLOG

       SE DEPENDESSE DE VC ELA SAIRIA,ORA MEU CARO O REGIME É PRESIDENCIALISTA

       COM CÂMARA E SENADO,PARE DE ACUSAR E RESPEITE A DEMOCRACIA!!!!

          OBS:NÃO QUERO SER ADVOGADO DELA,MAS TEM GENTE Q SÓ FALA M……..!!!!!

  3. para ter isso de fato, Dilma

    para ter isso de fato, Dilma deveria em rede nacional pedir uma comissão da ONU e tribunal penal internacional para vir investigar e mandar prender todos os canalhas que derrubaram Collor e levaram o país a ter mais de 100 anos de atraso, como induziu Lula  em  palanque de Alagaos enquanto chorava desesperadamete beijando mão se Collor,   ter sido isso que com tal ato de insanos

  4. Como reagir?

    O que estou a me perguntar é, CADÊ O PT, O QUE FARÁ O PARTIDO NAS PRÓXIMAS HORAS???  O tempo está se esgotando, não temos mais tempo para devaneios, é preciso agir…

    Faço uma análise em meu blog sobre a situação política atual e sobre o GOLPE, iminente, agendado, deem uma olhada, deixem seu comentário, e se gostarem e puderem compartilhem. Obrigado.

     “Quando me desespero, e me angustio, eu me lembro que durante toda a história o caminho da verdade e do amor sempre ganharam. Tem existido tiranos e assassinos e por um tempo eles parecem invencíveis, mas no final, eles sempre caem – pense nisso, SEMPRE.”

    ―Mahatma Gandhi

     

     https://rebeldesilente.wordpress.com/2015/08/09/o-futuro-incerto-do-brasil-entre-o-golpe-juridico-midiatico-parlamentar-esperado-e-a-guerra-civil-possivel/

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador