Parlamentares pedem que Cunha seja investigado na Corregedoria

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Líder do PSOL e outros deputados defendem que Cunha seja investigado para possível afastamento do presidente da Casa por quebra de decoro parlamentar e indícios de corrupção
 
 
Jornal GGN – Um grupo de parlamentares protocola, na tarde de hoje (07), uma representação contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na Corregedoria da Casa, sobre as denúncias contra Cunha na Operação Lava Jato e as recentes informações enviadas pelo Ministério Público da Suíça ao MPF brasileiro.
 
A transferência da investigação do órgão suíço ao Brasil levantam que Eduardo Cunha é titular, junto com familiares, de contas bancárias no país, não declaradas à Receita Federal, sequer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), considerando a sua eleição para o atual mandato.
 
A representação escrita por deputados guiados por Chico Alencar, líder do PSOL na Câmara, usa como base o artigo 4º do inciso V do Código de Ética da Câmara dos Deputados, indicando que Cunha quebrou o decoro parlamentar “com a nítida intenção de omitir informação relevante para os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras”. 
 
Para o grupo de parlamentares, ainda que o deputado tenha ido voluntariamente prestar esclarecimentos à CPI, em março deste ano, suas alegações foram contestadas com as novas informações trazidas pelo Ministério Público Suíço. 
 
Além disso, a representação lembra, ainda, do artigo 18 do Código de Ética da Casa, que impõe declarações obrigatórias nesse tipo de situação. A representação pede que as denúncias sejam investigadas pela Corregedoria, assim como uma análise de conduta do deputado Eduardo Cunha em face do Código de Ética e Decoro Parlamentar.
 
Assista à manifestação de Chico Alencar, no plenário da Câmara, questionando: “o presidente Eduardo Cunha tem ou não contas secretas na Suíça?”
 
https://www.youtube.com/watch?v=RBybBY9A19Y width:700 height:394
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Pelo menos uma utilidade o PSOL tem que ter!

      O PT é governo, a presidenta está sob ameaça de impedimento, nao pode tomar a iniciativa de pedir o afastamento do Cunha antes que todas as PROVAS da corrupçao dele tenham sido apresentadas pelo MPF e ficar sozinho nisso, aguentando com a reaçao dele. Isso é tudo o que a oposiçao quer! Eles estabeleceriam equivalência entre isso e o pedido de impedimento da Dilma, usariam a raiva do Cunha p/ pautas bombas, etc. Em politica nao dá para raciocinar como na vida privada, há muita coisa em jogo e há responsabilidades.

      Agora, PSOL nao é governo, pode fazer isso confortavelmente. Pelo menos ajuda em alguma coisa, em vez de só atrapalhar se aliando à Direita.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador