Partido progressista assume no Canadá, após dez anos de conservadorismo

Justin Trudeau propõe reaproximação com povos indígenas, legalização da maconha, aumento da carga tributária para os mais ricos e abertura do país para refugiados

Jornal GGN – Novo primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau (44), é o segundo político mais jovem a assumir o governo do país, ganhando as eleições com propostas progressistas, dentre elas a legalização da maconha e o empoderamento dos povos indígenas, levando o jornal BBC Brasil, a considerá-lo o “Mujica canadense”.

Com a eleição de Justin, que é do Partido Liberal, o poder executivo canadense sai das mãos do domínio conservador após uma década. Pouco antes de assumir a cadeira de primeiro ministro, Trudeau recebeu pessoalmente refugiados sírios, ele ainda cumpriu uma das promessas de campanha, nomeando mulheres para chefiar metade dos ministérios.

BBC

Justin Trudeau: o ‘Mujica canadense’?

Por João Fellet

O novo primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, teve uma infância confortável, viajou por mais de cem países e acaba de se tornar o segundo político mais jovem a assumir o governo de seu país.

Já o ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica lutou num grupo guerrilheiro, passou 13 anos na cadeia e ficou conhecido como “o presidente mais pobre do mundo”.

Essas duas trajetórias parecem ter pouco em comum. Mas as propostas do jovem político canadense – que incluem legalizar a maconha e refundar as relações com os povos indígenas – têm despertado reações similares às suscitadas pelo veterano uruguaio.

Filho do ex-primeiro ministro canadense Pierre Trudeau (1919-2000), Justin Trudeau, de 44 anos, levou o Partido Liberal ao poder após uma década de domínio conservador.

Poucas semanas depois de assumir o cargo, em novembro, ele despertou a atenção internacional ao receber pessoalmente refugiados sírios num momento em que vários países restringem a entrada de estrangeiros.

A BBC Brasil listou cinco das principais plataformas de governo de Trudeau que têm lhe atraído a simpatia de progressistas – e a reprovação de conservadores – mundo afora.
Representatividade
Cumprindo uma promessa de campanha, Trudeau nomeou mulheres para chefiar a metade de seus ministérios. “Eu sou feminista. Tenho orgulho de ser feminista”, ele disse numa entrevista, em outubro.

Entre os escolhidos, há ainda dois indígenas, uma deficiente visual, um gay e quatro ministros de origem indiana. Ao escolhê-los, Trudeau disse ter levado em conta a diversidade do Canadá.

Relação com povos indígenas

Trudeau diz que uma de suas prioridades são os povos indígenas, também conhecidos no Canadá como as Primeiras Nações e que compõem 4,3% da população do país. Para o premiê, grupos indígenas e o governo devem negociar “de nação para nação”.

Ele lançou uma série de audiências públicas para investigar as mortes e sumiços de cerca de 1.200 mulheres e crianças indígenas e anunciou 2,6 bilhões de dólares canadenses (R$ 7,4 bilhões) para a educação de indígenas nos próximos quatro anos.

Para Trudeau, conciliar-se com as Primeiras Nações é essencial para que o Canadá assuma sua vocação de “Estado pós-nacional”, formado por múltiplos povos e sem uma identidade étnico-cultural predominante.
Legalização da maconha

Trudeau defendeu a legalização da maconha em sua campanha e já admitiu ter consumido a erva algumas vezes, inclusive após se tornar parlamentar, em 2008.

O premiê diz que, desde 2006, 465 mil pessoas tiveram suas vidas “arruinadas” no Canadá por serem condenadas pela posse da droga, que para ele é menos nociva que o cigarro ou o álcool.

No fim de novembro, ele pediu ao ministro da Justiça que se coordenasse com os ministérios da Saúde e Segurança Pública para lançar um processo para a legalização e regulamentação da substância.

Mais impostos para os ricos

Leia mais…

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sem esse tom de NOVIDADE. O

    Sem esse tom de NOVIDADE. O Partido Liberal, aqui chamado de “progessista”, governou o Canada mais tempo que os conservadores, desde o Seculo XIX, com Alexander Mackenzie, John Mc Donald, William Laurier, Mackenzie King (Primeiro Ministro tres vezes),  Louis St.Laurent, Paul Martin. John Turner, Pierre Trudeau (pai do agora eleito) Leaster Pearson.

    “Progressista” é um exagero, os partidos canadenses são o que aqui se chamariam de “neoliberais”, muda apenas o tempero

    e não a concepção de Estado, de politica e de mundo. O “progressismo” é muito mais de temas sociais, tipo aborto, gays, etc. do que de politica economica e ideologia.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador