Paulo Moreira Leite: Dirceu, homem-teste

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

da IstoÉ

por Paulo Moreira Leite

DIRCEU, HOMEM-TESTE

Esforço de Joaquim Barbosa para impedir Dirceu de exercer um direito saiu do plano racional — e isso é mais perigoso do que parece

É inacreditável que, no Brasil de 2014, se tente levar a sério – por um minuto – o pedido de investigar todas ligações telefônicas entre o Planalto, o Supremo, o Congresso e a Papuda entre 6 e 16 de janeiro.

A rigor, o pedido de investigação telefonica tem um aspecto terrorista, como já disse aqui. 

Implica em invadir poderes — monitorar ligações telefonicas é saber quem conversou com quem mesmo sem acessar o conteúdo da conversa  — e isso o ministério público não tem condições de fazer antes que o STF autorize  a abertura de um processo contra a presidente da República. 

O que queremos? Brincar de golpe?

Criar o clima para uma afronta aos poderes que emanam do povo? 

Quem leva a sério o pedido de monitorar telefones do Planalto, com base numa denúncia anonima, sem data, nem hora nem lugar conhecido — o que permite perguntar até se tenha ocorrido — nos ajuda a  pensar numa hipótese de ficção cientica. Estão querendo um atalho atingir a presidente? Assim, com a desculpa de que é preciso apurar um depoimento secreto? 

 

Nem é possível fingir que é possível levar a sério um pedido desses. 

 

Por isso não é tão preocupante que uma procuradora do DF tenha feito tenha assinado um pedido desses. É folclórico, digno dos anais da anti-democracia e da judicialização.

O preocupante é a demora de Joaquim Barbosa em repelir o pedido. Rodrigo Janot, o PGR, já descartou a solicitação. Mas Joaquim permanece mudo.

O que ele pretende? 

O que acha que falta esclarecer? 

Indo para o terreno prático. Estamos falando de uma área por onde circulam milhares de pessoas, que mantém conversas telefônicas longas, curtas, instantâneas ou intermináveis com chefes, assessores, amigos, maridos, motoristas, namoradas, amantes…sem falar na frota de taxi, no entregador de pizza e no passeador de cachorro…

Monitorar quem ligou para quem?

Imagine. Num dia qualquer entre 6 e 16 de janeiro de 2016 uma jovem assessora do Senado, que trabalha de minissaia e namora um musculoso agente penitenciário na Papuda, resolve encontrá-lo para tomar um sorvete. Mas o rapaz não aparece. Ela liga para o celular do amor de sua vida. O namorado atende  dentro de um ônibus que, naquele momento, se encontra parado no sinal vermelho em frente ao Planalto. 

Três meses depois, aparece o grampo:

— Alô, Zé Dirceu na linha? Onde você está? Aqui é a Maça Dourada. Aquela, de 68. Lembra, na Maria Antônia….A gente não tinha marcado um encontro, 50 anos depois? Nossa turma tinha essa mania, lembra?

 Está na cara que nada se pretende descobrir com uma investigação desse tipo. O que se pretende é ganhar tempo, como se faz desde 16 de novembro, quando Dirceu e outros prisioneiros chegaram a Papuda. Com ajuda dos meios de comunicação mais reacionários, os comentaristas mais inescrupulosos, pretende-se criar uma ambiente de reação contra o exercício de um direito típico dos regimes democráticos. Aguarda-se por uma comoção que impeça a saída de Dirceu. Você entendeu, né…

No plano essencial, temos o seguinte: Dirceu nunca deveria ter passado um único dia em regime fechado, pois  jamais recebeu uma sentença que implicasse em pena desse porte após o trânsito em julgado.

 Suas condições de detenção na Papuda se tornaram inaceitáveis a partir do momento em que ele – cumprindo as determinações legais à risca – conseguiu uma oferta de emprego para trabalhar em Brasília, obtendo a aprovação do Ministério Público e da área psicossocial.

No plano da investigação policial, temos o seguinte: nenhuma das possíveis alegações para impedir o exercício desse direito foi provada. Nenhuma.

 O que mantém Dirceu na prisão?

 Apenas  a vontade política de negar um direito que a lei assegura a todos. Um pedido de monitoramento de milhares (ou centenas de milhares? Milhões?) de telefonemas expressa o tamanho dessa vontade delirante de  castigar, de punir. Já se ultrapassou qualquer limite civilizado. E aqui entramos em nova área de risco.

 Depois de passar por um campo de concentração do nazismo, e, mais tarde, conduzido a um campo soviético  porque fazia oposição política a Josef Stalin, o militante David Roussett fez uma afirmação essencial:

 “As pessoas normais não sabem que tudo é possível.

Ele se referia à câmara de gás, aos trens infectos, ao gelo, a fome, o frio – a todo sofrimento imposto a seres humanos em nome do preconceito de raça, de classe, da insanidade política, do ódio, da insanidade que dispõe de armas poderosas para cumprir suas vontades.

Não temos câmaras de gás no Brasil de 2014. Mas temos anormalidade selvagem.  Já tivemos um julgamento onde os réus não tiveram direito a presunção da inocência. Quem não tinha foro privilegiado não teve direito a um segundo grau de jurisdição. As penas foram agravadas artificialmente.  

Dirceu está sendo desumanizado, como se fosse uma cobaia de laboratório, mantida sob vigilância num cubo de vidro, 24 horas por dia.

Foi transformado num caso-teste.  

O direito que hoje se nega a Dirceu amanhã poderá ser negado a todos.

 Será tão difícil captar a mensagem? 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

50 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Câmaras de gás

    Nassif,

    Prá mim a mensagem é clara como água cristalina.

    Se deixam o capitão do mato se transformar em carrasco pessoal de JDirceu e ninguém, desde o STF ao partido político do implacavelmente perseguido JDirceu, quem terá condições de vedar esta atitude exageradamente grosseira de um dos advogados do STF, logo aquele que foi escolhido pelo atributo de ser negro, ou seja, escolha prá lá de equivocada que produziu este e outros notáveis equívocos naquele púlpito no qual foi instalado ? 

    O capitão do mato pode vir a ser, se já não é, a salvação do andar de cima, que certamente utilizará todas as “vitórias jurídicas” de JBBatman com base jurídica, para fazer valer toda a sorte de arbitrariedades em futuras e inevitáveis demandas relativas a direitos humanos de seus adversários. 

    PMLeite diz que não temos câmaras de gás por aqui, ele errou – taí o ocorrido ontem com Paulo Malhães, se é que me faço compreender.

    1. Certo e temeroso!

      E essa ” câmara ” é muito mais fácil de ser utilizada numa prisão!  Acho que temos que tomar uma atitude, como foi sugerido por um colega acima. Afinal de contas percebe-se que alguma patologia perigosa, acomete esse senhor. Muitos temem pela vida de Dirceu. 

  2. Mais uma barbosada
    e o

    Mais uma barbosada

    e o contínuo desrespeito ao Direito.

    Até quando as instituições democráticas se esconderão de suas responsabilidades?

  3. Vale dizer que Joaquim

    Vale dizer que Joaquim Barbosa andou falando que após o feriadão decidiria sobre o trabalho de José Dirceu. Acho que ele fica como aquelas moscas, bem paradinhas, esperando uma chance pra atacar a comida. Ou seja, ele vai se finjindo e ganhando tempo, esperando, sim, que a imprensa, sua amiga do peito e do catarro, crie outra denúncia. O sujeito quer porque quer tirar Dirceu do limbo direto pro inferno. Por que esse ódio todo? Meu Deus!

    Com relação ao pedido da procuradora, que atenta contra o Palácio do Planalto, e sabe-se lá mais o quê, bem que o Ministro da Justiça poderia dar uma pala. Enfim, esse Eduardo Cardoso parece mais um morto-vivo. 

  4. Resumindo

    Um dia vieram e levaram o meu vizinho, que era judeu

    Como não sou jude, não me incomodei

    No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista

    Como não sou comunista, não me incomodei

    No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico

    Como não sou católico, não me incomodei

    No quarto dia, vieram e me levaram

    Já não havia ninguém para quem reclamar

     

    Martin Niemöller – 1933 – Símbolo da resistência aos nazistas.

     

    1. Sem sarro,eu devo ter lido

      Sem sarro,eu devo ter lido isso há uns 30/40 anos passados.

         Mas pra maioria que frequenta o Face é novidade.

           Soa como inteligente e culto.

              Me leia nesse mesmo post e vc entenderá.

                    Abraços!

      1. Nao sei se entendi teu posicionamento

        Nenhuma ideia ou ideologia no pensamento..

        Escolhi este, por ser o que estava à mão, mas o pensamento inserido é único: fechar os olhos e deixar acontecer a injustiça com o próximo, é caminho determinante para que amanhã ela aconteça comigo e ninguém reclame.

        Aqui um link onde a ideia central fica mais clara, deixando claro inclusive que o texto que eu publiquei acima, não foi único, nem o primeiro nesse sentido…

        http://www.editora-opcao.com.br/ada347.htm

        Meu sentimento de indignação – e devo confessar, MEDO – é porque estamos vendo ser subvertida a ordem de um Estado de direito em nosso país, e ninguém faz NADA.

        Se acontece isto com expoentes nacionais (sem julgamentos – são nomes famosos, apenas isto) o que poderia acontecer comigo, um pobre mortal?

        PS: não tenho facebook.

         

        1. Nem adianta responder a esse cara pretenso sério

          Ele só tem 2 neurônios, e o Tico nao fala com o Teco. É um reacionário de carteirinha que enxovalha o nome do anarquismo. 

          1. Errado.
              Eu tenho 3

            Errado.

              Eu tenho 3 neurônios.

              O terceiro é pra dizer alto e em bom som que NÃO ESTOU AFIM DE VC.

               Acho vc chata,radical e estupendamente ”nonsense”( tipo ”companheira ” dos anos 80)

                  E agora com licença, porque estou de olho esticado nas maravilhosas do blog.

  5.  
    Ningém entendeu   nada.

     

    Ningém entendeu   nada. Deu-se assim:

       Barbosa ficou muito contrariado que Dirceu tenha sido absolvido pela acusação de chefe de quadrilha( ele,a torcida do corinthians,do flamengo,os refugiados haitianos e os familliares dos mortos do Sudão) então resolveu no limite máximo adiar suas benesses,

                 Evidentemente os petistas não gostam.Mas o significativo ”resto” da população adora.

                É certo? Não sei. É justo? Não sei menos ainda.

                      O que sei é que Dirceu mereceria cana dura.

                         Ponto e fim.

    1. Julgamento?

      Merecia cana?

      Provavelmente sim… Ao que se saiba. Não tenho acesso aos autos. Tu tens??

      O julgamento foi correto, evidentemente não!

      Ao realizar um julgamento fora da linha, com caracter[isticas claras de um regime de exceção. Um julgamento eminentemente poítico, desqualificou-se o julgamento e a própria pena.

      Criou-se ambiente para que os presos – Dirceu e Genoino, especialmente – sejam mais vítimas de atitudes arbitrárias do que réus corretamente condenados.

      Ou seja: a falta de ordenamento jurídico, tecnicamente falando, beneficia os réus, impede um jullgamento correto por parte da sociedade, através de sua organização administrartiva – o ESTADO.

      Regras não podem ser subvertidas para “dar exemplo”.

      Regras, uma vez subvertidas, deixam de ser regras e isso ameaça toda a sociedade, devendo ser veementemente combatido.

      Assim, seja eu petista ou tucano, devo SIM me arrepiar com o que se está fazendo neste caso.

      Pois amanhã, pode acontecer comigo.

    2. sério?

      anônimo, anarquista, “não sei”, “sei menos ainda”, “mas sei que merecia”…e ainda se diz sério.

      fala sério, ôh energúmeno!

      1. ””1enúrmeno”,mas

        ””1enúrmeno”,mas solto,leve e livre.

           Um dia li que Marcola era um leitor de mil clássicos.Uma enciclopédia do saber.

               Logo abaixo dizia em seu currículo que até os 16 anos passou mais de 5 em casas correcionais.A partir dai não saiu mais da cadeia -*** e já está muma idade acima da ”meia idade” e toda PASSADA NA CADEIA.

                  Zé Dirceu  e Marcola na cadeia,mal comparando, qual é a vantagem ou ”malandragem”?]

                    Eles tem um ponto em comum: OS DOIS SÃO RICOS.

                      Por meios TOTALMENTE IGUAIS. Enquanto um acintou a lei o outro foi pelas vias ”legais ” tipo ( o meu telefonema pro Lula  é diferente) tbm cometeu crimes mais…digamos… ”legalizados.”

                 TIPO ”CONSULTOR” é claro.

                     São dois bandidos com métodos diferentes.

                   ps: Faz muito tempo, muito mesmo, que Zé Dirceu era um idelalista.Com o passar do tempo tornou- se um DINHEIRISTA; O resto é conversa pra boi dormir.

    3. E direitos legais sao 1 mero detalhe, irrelevante, né?

      Haja! Como um sujeito nao tem vergonha de fazer um comentário desses. E ainda se diz anarquista! Anarquista a favor do arbítrio. 

  6. Por que não tomarmos uma

    Por que não tomarmos uma providência mais concreta? Que tal colocarmos nos blogs sujos um barbometro que mediria há quantos dias o Barbosa está comentando a ilegalidade persecutória contra José Dirceu? Pelos meus cálculos lá se vão pelo menos 500 dias. E manter a manchete do barbosometro assim : A mais de 500 dias presidente do supremo viola direito de preso, a 501 dias ministro Barbosa viola direito de preso e assim vai. Acho que causaria certa incomodo na sociedade e aos outros do Supremo que nAo fazem nada.

  7. A espera de uma reação,

    Joaquim Barbosa é o provocador do golpe, ele espera uma reação do executivo ou do PT, para dar início ao golpe, só falta esse fato acontecer.

    1. Discordo

      Se existir qualquer tentativa de golpe em andamento, a falta de ação do PT será apenas um catalisador do golpe e não o contrário. Por outras palavras, sem a tal “reação”, o golpe virá muito mais rápido, caso de fato exista um plano nesse sentido.

  8. Paulo Moreira Leite mais uma vez decepciona na análise

    Para variar, mais uma vez um artigo omisso e capenga de Paulo Moreita Leite, recordista na imprensa brasileira em dizer errado e dizer de menos.

    Se ele realmente considera que o tratamento inegavelmente ilegal dispensado a Dirceu é parte de um plano golpista (“terrorista”, ele classifica), cuja ignição seria a quebra do sigilo telefônico de números usados em área sensível da Praça dos Três poderes, por que ele não critica a omissão do Governo Dilma em se deparar com isso e nada fazer?

    Paulo Moreira Leite pensa que engana quem com esse seu texto omisso?

    Ele tinha que chamar o Governo Dilma à responsabilidade, exigir providências contra o que ele chama de ato terrorista contra os poderes constituídos e o regime democrático. Mas não, ele não faz nada disso. Fica brandando ilegalidades cometidas por Barbosa sem sugerir nenhuma solução ou medida contra ele, além de poupar o Governo Dilma das críticas que devem ser feitas diante de sua apatia.

    O fetival de ilegalidades contra o Governo e contra Dirceu só acontece porque tanto o PT quanto o Governo são omissos, como se isso evitasse qualquer real tentativa de golpe que esteja sendo preparada. Covardia nunca foi uma boa estratégia contra golpes. Aliás, nunca foi boa estratégia contra nada. E isso vale para o Paulo Moreira Leite e o jornalismo omisso, reticente, que ele pratica.

    1. Covardia oficial

      Alessandre,

      É isto.

      O capitão do mato, agora também carcereiro faz o que quer e bem entende, e nem assim as insâncias corretas tomam qualquer metida contra aquele que foi escolhido para o STF por ser negro.

      A omissão parece que fez do governo federal a sua moradia definitiva, sobre isto não há dúvida, situação lamentável.

      É sempre possível que existam coisas acontecendo no Planalto das quais não temos a menor idéia, entendo mesmo que são estas as que envelhecem brutalmente os presidentes (DR tem o recurso da maquiagem permanente) , mas também existe a questão da imagem pública do governante, que pode ser qualquer uma, a depender do comportamento do rei. 

      Outro aspecto, também equivocado, é a ainda folgada liderança em todas as pesquisas de intenção de voto, folga que imagino se manter por bom tempo devido à imensa fragilidade dos dois netos herdeiros, adversários fraquíssimos e sem nenhum cacoete para ocupar o trono. Acontece que nada disto é capaz de esconder este sentimento de omissão.

      Posso estar sendo exageradamente crítico ao governo federal, mas é como o percebo neste momento, com algumas críticas mas, ainda assim, muito melhor do que seria um dos dois adversários, dois inúteis. 

      Um abraço

       

    2. novamente com as mesmas aneiras

      Novamente de novo de volta o especialista biografo das obras do constitucionalista gilmar dantas.

      Tomei o meu remedinho esquecestes do teu, asinus?

      1. Hahaha

        Ugo, o débil mental confesso, é sempre um indicador de que eu estou no caminho certo. Gosto deveras quando um comentário meu incomoda a esse ponto, da “arma secreta” do blog, retirada de sua jaula de fakes, dá o ar de sua desgraça. Verdades que põem o dedo na ferida. Meus comentários sempre atingem o fígado dos pelegos, como o débil mental confesso Ugo.

    3. PML não o fará. 
      PML, assim

      PML não o fará. 

      PML, assim como DIlma, Lula e de reto todo o neo-petismo, que vai desde figuras pós-2002, como a própria Dilma, Gleisi, Padilha até convertidos, como Mercadante, sabem que Dirceu e Genoíno, para o seu projeto de poder continuado, tão bem demonstrado pelo apreço a governabilidade, que é um fim em si mesma, são mais úteis presos do que vagando por aí como zumbis políticos.

      Veja o exemplo deste blog, o que mantém mais a militância juramentada e acrítica unida por aqui é a situação de Dirceu e Genoíno. 

       

       

       

  9. .

    O caso Zé Dirceu é o mais notório de perseguição política pelo STF, desde o envio de Olga Benario pelo mesmo tribunal às masmorras nazistas. A diferença de lá para cá é que vivemos hoje uma pretensa fase democrática e o carrasco é ironicamente Barbosa Mão de Gato. 

  10. o objetivo é calar Dirceu,

    o objetivo é calar Dirceu, pois hoje talvez só ele poderia articular uma campanha, com certeza de sucesso, para a releição de Dilma. E foi ele o responsavel da eleição de Lula e Dilma ou não….

  11. O golpe foi dado na aceitação

    O golpe foi dado na aceitação da denúncia pelo STF; todos os ministros sabiam do que se tratava; JD está servindo, não sei se de cobaia mas como os ministros disseram o tempo todo,  DE EXEMPLO; de uma certa forma, a sociedade passa a entender a situação dele, como normal e daí estender a cassação de direitos a outros cidadãos é um pulo. Estamos todos vendo e ” aceitando” a nova regra; ou seja, sabemos que agora é assim. A parte mais triste, é que os partidos de esquerda, exceto PCdoB e parte do PT e, especialmente PSOL e PSTU é que estão dando suporte ao golpismo.

    1. O golpe foi dado quando

      O golpe foi dado quando Dirceu viajou a Washington em meados de 2002 com sua amiga embaixadora e voltou com a Carta aos Brasileiros debaixo do braço. O resto são consequências.

      Culpar o PSOL e o PSTU por isso parece piada. 

      1. Ela apenas disse que PSOL e PSTU apoiam a perseguição

        Cristiana apenas disse o que é verdade: Que PSOL e PSTU apoiam a perseguição a Dirceu como se pensasssem que isso pode beneficia-los o que não é o caso: Quando vem o golpe a esquerda inteira roda no pau de arara

  12. Indignado

    Parab’ens ao PML pela coragem de bradar numa trincheira quase que solitária. Como Petista começo a ficar irritado com o partido por não fazer uma defesa mais enfática contra essa perseguição. DANE-SE A REELEIÇÃO.

    1. Que piadista! Dane-se a releiçao, né? Querias…

      Tá pensando que somos idiotas? Grande petista, realmente. Imagine deixar o governo voltar ao PSDB seja lá pelo que for. Tb acho que deveria haver reaçao DO PT (nao de Dilma, que é a presidenta). Mas passar por cima da reeleiçao nunca. 

  13. JOAQUIM BARBOSA NA VISÃO DE DOM ORVANDIL

    Dom Orvandil descasca Barbosa 26.04.2014 às 12:55: Joaquim Barbosa é uma chaga social violenta e malcheirosa. Por Dom Orvandil em seu blog.

     

    Querida amiga Lohayne Muitos autores, pensadores, jornalistas, cientistas políticos e sociais, juristas, partidários sérios da justiça, artistas e teólogos pensam e escrevem sobre as diatribes e falta de respeito de Joaquim Barbosa, acentuadamente desde que à frente do Supremo Tribunal Federal e principalmente quando o Ministro Barroso descascou toda a trama montada em torno das mentiras e desvios do chamado “mensalão do PT.” Vivemos a impressão de que um temporal ético se armava em forma de carnaval quando de repente a máscara cai e mostra que o reizinho veste-se de nudez e má fé. O que fica é desfaçatez de um malandro golpista que constrói um falso circo de condenações sem provas para prender inocentes. O objetivo é atender a sede de golpe de uma elite e de uma mídia acostumadas a manter esse povo cego, calado e escravizado. Depois que o arbitrário, violento batedor em mulher, em velho e socador da poltrona da sala de seções do STF quando viu sua falsa tese condenatória cair aos cacos e cair a máscara começam a aparecer as pontos dos cabos que o ligam aos golpistas. Quem acompanha os noticiários televisivos, lê os jornalões e revistas mentirosas sabe que todos os meios mediáticos foram utilizados para pressionar os ministros e para impressionar a chamada opinião pública a constrangê-los a fazer sujeira, a sujeira comandada pelo fracassado Joaquim Barbosa. Mas não foi somente através da mídia que a elite domesticadora e dominante agiu. Como diz o meu amigo jornalista Altamiro Borges, essa elite é competente e inteligente. Eu não acho isso, em todo o caso vamos lá. Organizações como o escritório Borges e Strübing Müller Advogados, de Adriano José Borges Silva – ex-genro de Ayres Britto, que saiu direto do STF para outra organização golpista – dono de imensa mansão em Brasília, frequentada por Joaquim Barbosa para tratar de “investimentos” no exterior, sempre cuidadosamente sem a presença dos funcionários da mansão e sem testemunhas. Adriano publicou documento de teor claramente golpista contra o que classificou de caos político no País [1]. Adriano é um dos mentores do mistificador e golpista da justiça. O senhor Ayres Britto, com aquela voz mansa e com fama de poeta, “depois de sair do STF virou presidente do Instituto Innovare, um dos braços políticos da Rede Globo e que até pouco tempo atrás (sic) dava prêmios em dinheiro para magistrados e promotores”[2]. Essa ligação já é bastante promíscua e indicativa de orientação de dicas políticas a Joaquim Barbosa e a Gilmar Mendes. É fácil entender que as armações para condenar Dirceu, Delúbio, Pizollato, Genóino e João Paulo Cunha visavam desmoralizar os que a direita entendia como elaboradores da vitória eleitoral da esquerda e do governo de Lula. A decisão de caluniar o grupo da cúpula do governo e de enganar o povo se esclarece cada vez mais. O jornalista Paulo Nogueira[3] conta que a Innovare é claramente uma empresa da Globo. Sua função é fazer a mente da justiça em todo o País. Essa empresa paga altos valores a palestrantes. Quem ganha muito dinheiro em palestras são exatamente Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes. Este ministro é um dos mais suspeitos de ligações escusas desde que era advogado de Fernando Henrique Cardoso. O site de Nogueira mostra fotos desses ministros em encontros na Innovare juntamente com os donos da Globo. Luiz Nassif identifica a conduta grosseira e o discurso de Joaquim Barbosa com o clima “de radicalização, de criminalização da política, do denuncismo desvairado que a oposição levantou a partir de 2006 e, especialmente, a partir da era José Serra. Trouxeram de volta para a cena política o macartismo, abusaram da religiosidade, despertaram os piores demônios existentes no tecido social brasileiro, aqueles que demonizam as leis e propõem o linchamento, transformaram a disputa política em um vale-tudo. Não valia denunciar aparelhamento da máquina, a política econômica, apontar erros na gestão pública, como em qualquer disputa política civilizada. Repetiram nos mínimos detalhes a radicalização da política norte-americana, o movimento da mídia e do Partido Republicano dos Estados Unidos adotando o discurso virulento de ultra-direita do Tea Party.”[4]. Não tenho dúvidas de que Joaquim Barbosa, vestido de imensa hipocrisia e cara de pau, era porta voz de organizações políticas das mais perversas da direita golpista e fascista brasileira. Tanto suas ligações reais quanto seu discurso e comportamento toscos, intenso em desrespeito e falta de civilidade, sinalizam o uso do Supremo Tribunal Federal como aparelho para a prática de golpes contra o País e a democracia. Já escrevi aqui sobre a traição que esse homem representa para os negros e para os pobres. Carrega a tintura de nossa origem africana em uma mente colonial embranquecida e imperialista na realização dos interesses dos escravocratas. Quando empossado no cargo de presidente do STF apresentou sua mãe sofrida pelos tempos de trabalho duro de trabalhadora doméstica e mencionou seu pai pobre. Porém, Joaquim os desonra ao trair os pobres no acercamento dos ricos e poderosos com o objetivo de obter vantagens financeiras e da ver o mundo a partir da ideologia dominante. Vergonhoso e mau exemplo para o povo. Joaquim Barbosa ao servir aos interesses mesquinhos dos poderosos que odeiam o povo e a revolução libertária encarna o espírito de porco e se torna chaga social malcheirosa, carente de ser extirpada de onde indignamente está. Poxa, Joaquim Barbosa causa estragos na consciência informe e ingênua de nosso povo. Na tarde em que saiu o resultado que condenou à prisão os tais “mensaleiros” fui a uma farmácia comprar refis para minha bombinha contra a asma. Relaciono-me bem com o balconista. Mas o mal joaquiniano atingiu o rapaz que disse achar muito “bão” prender aqueles “ladrões”. Esse é o serviço de Joaquim Barbosa ao levar os cegos sociais a cegueira rancorosa e odiosa, imersas em tremendas injustiças. Um aluno meu de um curso de pós-graduação ao se encontrar comigo me perguntou o que achei da prisão dos mensaleiros. O grave de tudo é que as pessoas a cabresto da dominação que insensibiliza e bestifica se sentem alimentadas pelo desserviço da besta fera. Repentinamente as pessoas se mostram armadas e prontas para a guerra, sem a menor criticidade e questionamento sobre as forças que movem pessoas tão degradadas como Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes. Penso que a verdade começa a mostrar sua face em meio a toda a borrasca. Nosso desafio é suspeitar sempre do que a mídia “anuncia” e de suas calúnias. O poderio da classe dominante se traduz sempre em tentar influenciar os que comandam os poderes. Desgraçadamente o Supremo Tribunal Federal está nas mãos da pior orientação, a mais injusta possível. Sinto enorme tristeza com o fato Joaquim Barbosa. Ele é uma amargura estúpida e egoísta, uma completa frustração da justiça. Sua origem negra e pobre lhe deu a grandiosa oportunidade e raízes robustas para escolher o caminho mais justo a seguir. Poderia inspirar-se em Marthin Luther King e somar-se aos que vivem sob condições desumanas e oprimidas. Poderia orientar-se por Nelson Mandela e lutar pela defesa e libertação do povo negro e pobre de nosso País e do mundo, como o grande líder sul africano fez virando um santo canonizado por seus irmãos de luta. Poderia exemplificar-se em Mahatma Gandhi na luta contra a violência e a opressão imperialista. Teve a oportunidade de entender Zumbi e Tiradentes na luta contra as brutais causas da opressão que desumaniza. Mas não, que pena, Joaquim Barbosa optou pelas ilusões dos traidores e oportunistas ladrões da justiça e do povo. Preferiu virar de costas para o povo em busca do falso prestígio, próprio dos traidores. Deve pagar esse custo! Abraços críticos e fraternos na luta pela justiça e pela paz. Dom Orvandil: bispo cabano, farrapo e republicano, em todas as situações. Dom Orvandil Dom Orvandil – See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/03/05/dom-orvandil-descasca-barbosa/#sthash.HVDccZyo.dpuf

    1. Meus parabéns a quem postou o

      Meus parabéns a quem postou o comentário e quem o redigiu. Falou tudo o que está engasgado em nossas gargantas. Porém diariamente lemos comentários não tão completos, mas com muitas verdades. Mas cadê as ações? Onde estão ? Mais uma vez os “bonzinhos” brasileiros mantem-se impassíveis, aguardando o golpe de misericórdia e os demais golpes que acontecem quando os que se preocupam com o SOCIAL estão no poder. Ufa!

    2. Lavou a minha alma e, creio,

      Lavou a minha alma e, creio, a de muitos por aqui!!! Excelente!

      A propósito, alguém poderia dizer quanto a uma certa proposta de impeachment de JB? Ouvi há algum tempo algo a respeito e, tantos são os absurdos, os acontecimentos que, confesso minha total ignorância e conhecimento do fato.

      Agradeço se alguém  puder responder!

  14. Digo é repito.
    Para o Barbosa

    Digo é repito.

    Para o Barbosa ter essa atitude com o Dirceu, deve ter havido algo de muito grave entre os dois, quando Dirceu era o ministro chefe da casa cívil, que nós desconhecemos.

    O que o Barbosa está fazendo foge do limite da racionalidade.

    A atitude do Barbosa vem das profundezas das sua alma, é a atitude de um homem sem polimento, é o ser humano em estado bruto gerando todo o seu ódio, rancor, vingança, revolta, amargura, desejo de morte do Dirceu. Desejo de abater, subjulgar, espizinhar, humilhar, até que o seu oponente fique de joelhos para ele desferir o golpe final e fatal.

    Parece filme de terror !

    1. Além do notório ódio pessoal

      Além do notório ódio pessoal a Dirceu, parece, tenho essa impressão, que o rancoroso ministro quer atingir também um colega dele, o digno ministro Ricardo Lewandowski. Este, fez uma defesa muito consistente e clara a José Dirceu durante o circo montado em torno da AP 470. E isto JB não perdoa. Como alguém ousaria a colocar em dúvida a sentença que ele elaborou (com a ajuda da mídia e do ex-procurador, ambos tucanos)? Antes de deixar seu último reinadozinho, JB quer provocar ao máximo o colega e tentar desgastá-lo, antes que ele assuma a presidência do STF.

    1. sempre estou em todos os assuntos

      A menos que a memória não ajude e não tenha preservado em arquivos os comentários do processo ap470, eu preservei algumas perolas tuas e o meu sarcasmo nas respostas, não achei serenidade dos teus julgamentos sempre turvados em certezas e preconceitos.

      Defender o Gilmar Dantas como “summo” pontífice constitucionalista tupiniquim é um direito e não renuncie, não é direito de quem tem no direito a obrigação do amplo olhar e não da vingança como está claro nesta situação.

      Não vi ultimamente naquele cercado (stf) salvo os magistrados, renegados por aplicarem os princípios constitucionais sem deturpa-los, algo do que deva me orgulhar.

      Enfim e encurtando, pois argumentar com preconceituoso é inútil, se achar que qualquer ser humano não tem direito a ampla defesa, dupla ou tripla jurisdição, não tem direito a ser inocente até que um telefonema diga ser a verdade e não a afirmação da folha pig etc., e gozar da parcial liberdade que próprios algozes permitiram, declare sem chicanas (gostei!) e não vamos perder os nossos debates pretensiosamente serenas e construtivos.

      Existia uma Republica conhecida como “Serenissima”, adjetivo que era, acho eu muito mais um substantivo como essência de governar, era a forma como administravam a justiça, serenamente. Ampla experiência no comercio com todos os vizinhos seja da religião e forma de administração variada, tinham aceitação e compreensão destas diversidades, conviviam sem contaminação mutua. Tiveram sucessos, apesar de revezes, a beleza está ali sempre mais admirável é Venezia; vai permanecer algo dos gilmares joaquins, ayres, mellos e argollos?

  15. Regime fechado pra quem foi

    Regime fechado pra quem foi justiçado a regime fora da cadeia é privilégio!? Regime fechado pra quem foi justiçado a regime fora da cadeia é privilégio, perguntto em qualquer churrasco ou buteco.

    Ouço: Ah, é petista!

    Respondo: não tenho ódio, não! Não odeio o pt; não odeio o lula, não odeio o josé dirceu; não odeio a dilma: o ódio é mal conselheiro! O ódio é mal conselheiro!

    Mas o flamengo vai ganhar! Aposto uma cerveja, heheeee!

     

  16. JANOT LEVANTA A BOLA PARA BARBOSA CHUTAR DIRCEU…

    JANOT LEVANTA A BOLA PARA BARBOSA CHUTAR DIRCEU, AS LEIS E A CONSTITUIÇÃO

    Repetem-se análises e comentários dando loas ao parecer do PGR Rodrigo Janot, em que não acolhe a ação da promotora Milhomens para quebrar, de forma ampla, geral e irrestrita, o sigilo telefônico da Presidência da Republica.

    Ora, no seu parecer de 11 páginas, Janot afirma que sua negativa é condicional, e repete em 5 ocasiões, com friso em itálico, a expressão “nos termos em que foi formulado”, sendo uma vez no caput e outra na conclusão.

    Toda a análise de Janot se limita apenas à questão do uso de dados de ERBs (Estações de Rádio-Base), e assim começa: “Importante assentar, de início, que não há, em tese, nenhuma irregularidade na adoção de medidas investigativas mediante o uso de ERBs”. Em seguida, Janot apenas mostra que a ação de Milhomens não atende os requisitos para tal medida investigatória, e tira sua conclusão E só.

    Em momento algum do parecer, Janot analisa a legalidade de um pedido de investigação da Presidência da República ser feito por uma promotora de baixo escalão do MP, e da flagrante usurpação das suas próprias competências (do PGR), a única pessoa, no Ministério Público, a quem a Constituição autoriza fazer um tal pedido. Para se ter uma idéia, cita uma única vez, de forma burocrática, a palavra Planalto, no trecho (pág. 10): “Como se verifica da explicação técnica constante nas fls. 49/50, as coordenadas indicadas referem dois pontos: o Palácio do Planalto (ponto 1) e o complexo da Papuda (ponto 2).”. Pronto.

    Resumindo: o PGR Rodrigo Janot desconhece totalmente, no seu parecer, a ilegalidade de uma tentativa de crime, reconhecido até pelo presidente do STF (imagine só) em nota a um jornal mas, vergonhosamente, não aonde deveria fazê-lo, nos autos do processo. Um verdadeiro golpe contra o Estado Brasileiro, cometido por uma subordinada do senhor Janot, que assim releva perigosamente uma quebra de hierarquia e uma insubordinação de membro do MP, abrindo as portas da anarquia nos domínios em que deveria zelar, como Chefe pela disciplina.

    Janot chega ao cúmulo de ignorar, sem pejo, a investigação sobre esta ação da promotora Milhomens, aberta pelo próprio CNMP, órgão de que é o Presidente, onde consta, por escrito, que não só a Presidencia da República, mas também o STF e o Congresso Nacional, ou seja, os 3 poderes da República, nas suas mais altas instâncias, seriam objeto da quebra de sigilo telefônico.

    E, para alguém que detém a função maior de defensor da Sociedade (que lhe paga o salário e lhe delega as funções) e de fiscal das Leis e da Constituição, Janot ignora solenemente a grita da própria Sociedade pelo Estado Democrático de Direito e contra a tirania, a tortura e a ação das minorias golpistas, que tanta infelicidade já trouxeram ao nosso país.

    Conclui Rodrigo Janot o seu parecer, dizendo:

    “No caso concreto, nos termos em que foi formulado, o pleito não merece acolhimento, (…)

    Entretanto, todas as conclusões ora firmadas não elidem a possibilidade de, em havendo a proporcionalidade e a justificativa devida, o pleito seja analisado em outras circunstâncias.”

    Repetindo: Nada impede que “o pleito seja analisado em outras circunstâncias” ?

    O que seriam as enigmáticas “outras circunstâncias” do senhor Janot ?

    Teriam algo a ver com as “denúncias informais de anônimos ou de jornais”, tão acatadas pela promotora ? Um agente penitenciário em dificuldades e assumindo denúncias bastaria ? Uma nova notinha de jornal, quem sabe ? 

    Ou teriam a ver com a mera forma da ação, uma vez que o pleito em si em tese não tem irregularidade, como diz  o próprio parecer ? 

    Estaria Rodrigo Janot dando conselhos a Milhomens, ao juiz da VEP e a Joaquim Barbosa de como fazer a coisa certa ? De como prosseguir, enquanto quiserem, com tais ações fora da lei ?

    E assim fornecendo a Joaquim Barbosa os argumentos para que possa devolver a petição, com os conselhos de Janot, para a VEP analisar e depois enviar para a promotora Milhomens analisar e refazer, e depois devolver para a VEP analisar e enviar para Barbosa, que a analisará e depois a enviará para Janot analisar se “os novos termos” da petição lhe agradam e então dar novo parecer e enviá-lo para Barbosa, que então analisará o parecer e o aprovará, ou então, caso Janot não achar ainda no ponto, enviar novas instruções para o juiz da VEP analisar e enviar para a promotora Milhomens, e assim por diante…
    …. …. …. …. …. …. …. …. …. …. …. …. ….
    …. estando portanto garantidos pelo menos mais alguns meses de estupro das Leis e da Constituição, e da tortura de alguém sob a guarda do Estado. Quem sabe, até as eleições ? Ou até o golpe propriamente dito ?.

    O final de semana de Joaquim Barbosa não poderia ser mais feliz, e ele deve estar babando com a levantada de bola de Rodrigo Janot. Pois, afinal de contas, essa ação foi feita para isso, sim, não é mesmo, ministro Barroso ?.

    Heil Barbosa!

    Save Janot!

    Vive le Brésil!

  17. Fala sério, anarquista! Tu és

    Fala sério, anarquista! Tu és a heloisa helena usando pseudônimo, né? PCC é cria e dá pitacos para o comanda das políticas de segurança do psdb. Dirceu,  é cria  da luta pela  democracia., A luta dele permitiu que tu pudesses dar essas tuas opiniões sempre caregadas de ódio pelos líderes dessa luta. Tu andavas, onde, nessa época que Dirceu lutava para que tu tivesses essa liberdade hoje, que te dá direitos, até, de desejar que a ilegalidade  seja arma usada pela justiça(?)? Quem se sente seguro com a justiça usando tais métodos? Nem tu, hh.

    1. Ei! Nao me confunda com o reaça do Anarquista pretenso sério

      Ë ele quem tem essas posiçoes revoltantes que você censura, nao eu. (Digo isso porque parece que você está se referindo a mim, ao se referir a uma mulher que seria a heloísa helena). Favor deixar claro a qual Anarquista você se refere… 

  18. oi, anarquista lúcida! Não é

    oi, anarquista lúcida! Não é pra ti não o meu comentário! É pra aquele que se diz sério! Mas eu pensava que se trabata, também, de uma mulher. Desculpa!!!!! To contigo nas opiniões.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador