Paulo Moreira Leite: FHC enterrou Tuminha

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

da IstoÉ

FHC ENTERROU TUMINHA

Ex-presidente merece elogio por recusar-se a fazer parte de uma farsa

Paulo Moreira Leite

 Por duas vezes, no programa Manhattan Conection, Diogo Mainardi sugeriu a  Fernando Henrique Cardoso que fizesse comentários sobre a denúncia do delegado Romeu Tuma Jr de que Luiz Inácio Lula da Silva foi “alcaguete” do ditadura.

 Nas duas vezes, FHC desmentiu Diogo e Tuminha. Deixou claro que a história é falsa.

 É um testemunho importante, considerando quem é e quem foi. Lula fez campanha para Fernando Henrique em 1978. Os dois percorreram portas de fábrica e falaram em comícios. Mais tarde, estiveram juntos numa articulação pela criação de um partido político de esquerda, mas o projeto não deu certo.

Os dois tomaram caminhos separados a partir de então e hoje são os adversários que polarizam a política brasileira.

 Já fiz criticas duras ao comportamento de  Fernando Henrique diante de fatos políticos recentes, como a ação penal 470. Considerando o que ele sabe, viu e fez durante sua carreira política, eu acho que ele não poderia unir-se ao coro dos ingênuos e dos espertalhões que esperam derrotar o governo Lula na Justiça – já que não conseguem fazer isso pelo voto. Não vamos criminalizar ninguém.

Mas diante até de confissões gravadas de parlamentares que venderam seus votos na emenda que permitiu sua reeleição FHC não precisava  bater palmas para o STF e dizer que o país precisa seguir em frente, não é mesmo?

 O debate aqui é outro, porém.

 A divulgação orquestrada do livro de Tuma Jr não obedece a nenhum interesse legítimo. É apenas mais uma operação destinada a atacar o ex-presidente, sem fatos concretos nem um fiapo de prova. Quem dá curso a esse tipo de ação deveria sentir vergonha, até porque não entendeu o país em que vive. 

Pressionado a fazer parte de uma mentira, Fernando Henrique recusou-se a agir  abaixo de sua dignidade.

 Respeitou a memória do país e sua própria história.

 Os brasileiros só tem a ganhar quando um ex-presidente lembra que a única forma decente de participar da  luta política, tão natural numa democracia, consiste em respeitar a verdade dos fatos. 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. FHC – Tuminha

    Assim como Paulo Moreira Leite mostra a atitude correta de FHC em negar tal absurdo, faz-nos lembrar da irreversível falta de caráter do citado jornalista. Aliás, num programa, também decadente. 

  2. Explicado porque Tuminha tenta caluniar Lula

    Explicado porque Tuminha tenta caluniar Lula

    (Artigo de Miguel do Rosário, transcrito do blog Tijolaco, em http://tijolaco.com.br/blog/?p=12204)

    Um leitor me envia uma mensagem contendo uma possível explicação para o ódio de Romeu Tuma Jr, o Tuminha, contra Lula. É em que em janeiro de 2011, o governo federal publicou um livro em que denuncia a participação de seu pai, Romeu Tuma, em crimes da ditadura.

    Está na internet: ( Wikipedia, em http://pt.wikipedia.org/wiki/Romeu_Tuma )

    “De acordo com o livro Habeas Corpus, lançado em janeiro de 2011 pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Tuma participou ativamente na ocultação de cadáveres de militantes políticos assassinados sob tortura e no falseamento de informações que poderiam levar à localização dos corpos dosdesaparecidos políticos”.

    Fonte: Wikipedia.( Wikipedia, em http://pt.wikipedia.org/wiki/Romeu_Tuma )

    “Além da história de 184 desaparecidos políticos, a obra [o livro Habeas Corpus] soma os avanços obtidos nas buscas por corpos no Araguaia e joga novas luzes sobre o papel de Romeu Tuma no aparato repressor. Como narrado pela repórter Marina Amaral, o livro reforça o papel do político falecido no ano passado na produção de atestados de óbito com nomes falsos, na simulação de “suicídios” e “tiroteios” em inquéritos, na ocultação dos fatos que levaram à morte de dezenas de desaparecidos e no sumiço de seus corpos. “Os depoimentos dos camponeses do Araguaia indicavam que o Tuma ia à região, com o nome de delegado Silva, e que sua equipe era especializada em ocultação de cadáveres. Ou seja, o grande coveiro da ditadura”, pondera Azevedo.”

    Fonte: Rede Brasil Atual.( http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2011/01/organizador-de-201chabeas-corpus201d-acredita-que-livro-sera-contribuicao-a-comissao-da-verdade )

    Baixe o lívro (“SENSACIONAL!”, na opinião do leitor) aqui.( https://www.marxists.org/portugues/tematica/livros/diversos/corpus.pdf )

    1. Então, como tudo o que o Tuma

      Então, como tudo o que o Tuma Jr. escreveu é mentira, tudo o que a Marina Amaral escreveu é verdade… 

      Raciocínio seletivo…

      1. Os leitores do Brasil247

        Os leitores do Brasil247 desmascararam o Tuminha logo no lançamento do livro “bomba”…

        Deu chabu pra todo lado…

        Tuminha saiu mais que chamuscado… TOSTADO! QUEIMADAÇO!

        Pelos calculos que fizeram no site… idade do Lula, do Tuminha e ano em que Lula foi preso!

        Tuminha, aos 16 anos, era funcionário do DOPS….

        Podemos dizer sim, que o livro do Tuminha é uma grande e descarada armação…Romeu Tuma Jr. afirma no livro promovido pela revista Veja que acompanhou pessoalmente depoimentos do ex-presidente Lula em colaboração com o regime militar; isso é falso; quando Lula foi preso, em 19 de abril de 1980, Tuminha tinha apenas 16 anos e seis meses de idade, o que impede qualquer pessoa de ter cargo público, quanto mais o de “investigador subordinado”; antes, quando Lula se tornou sindicalista, em 1972, o policial que perdeu o cargo de Secretario Nacional de Justiça por comprovadas ligações com o contrabandista Li Kwok Kwen, contava nove anos de idade; seus amiguinhos brincavam de polícia e bandido e ele já saia em diligências políticas com o pai, o delegado Romeu Tuma, é isso?, acredita quem quiser, mas a verdade é que a vendeta de Tuminha contra Lula não se sustenta; mais uma vez, o pequeno Tuma mentiu…”

        http://www.brasil247.com/pt/247/poder/123432/Tuma-no-Dops-%C3%A9-a-primeira-mentira-do-%E2%80%9Clivro-bomba%E2%80%9D.htm

    2. Mas o texto abaixo

      “Tuma participou ativamente na ocultação de cadáveres de militantes políticos assassinados sob tortura e no falseamento de informações que poderiam levar à localização dos corpos” 

      é de conhecimento até do mundo mineral.

      O tal tuminha achava que os fatos iam ficar ocultos para a eternidade?

    3. vem bem a calhar…”o grande coveiro da ditadura”

      e da carreira de uns e outros também, como, no caso, a do seu próprio filho………………

       

      sempre há de se dar mal os que confundem segredos de polícia com segredos da política

  3. cadê o vídeo?

    Vocês aí que sabem capturar as imagens das 2 ocasiões em que FHC se negou durante o programa a participar desta farsa, pof favor, tragam o trecho do programa para cá, viu?

      1. valeu Idiro…

        a qualidade está em você, por ter mostrado pra gente………………..

         

        se nem o FHC aguenta mais esses caras, é sinal de que já deveriam estar fora do ar há muito tempo

         

        nessa FHC mostrou-se como um político de verdade

      2. Esse mainard é muito

        Esse mainard é muito escroto… ele não diz que o lula seria acusado de ser informante e afirma que foi… e tem os idiotas daqui que acreditam num merda desse …

  4. Hoje fui comprar alguns
    Hoje fui comprar alguns filmes na Livraria Cultura, no Conjunto Nacional. Passei por uma imensa pilha de livros do Tuminha. Não vi ninguém interessado pelo livro, que provavelmente vai encalhar e ser vendido a quilo para os sebos

  5. Eh isso ai

    Diogo Mainardi cada vez mais desce o espiral de seu inferno particular. Eh o que chamavamos na faculdade de escoria do jornalismo. Não da mesmo para esperar qualquer honestidade jornalistica desse senhor.

  6. Como disse o Rui Daher,

    Como disse o Rui Daher, infelizmente o que mais temos hoje no Brasil são jornalistas do naipe do mencionado Mainard. E infelizmente tb o que mais temos são traíras, principalmente do PT/Lula/ Dilma. Dai, segundo meu pensamento, o que mais sentem em relação ao  Lula/Dilma e PT é inveja pura, no duro ! Aquela dor de cotovelo que não passa mais. E escancaram essa inveja tentando denegrir a imagem do Lula, por saber que terão repercussão nessa mídia nojenta que é a do Brasil, com raríssimas exceções.

    1. GENERALISTA e “PROSTITUTO”

      Mainardi não é jornalista e sim generalista. Amargo, por sentir-se injustiçado pela “vida”, “formado” em generalidades, escreveu livros como, “Lula é minha anta”, fêz 2 filmes com o irmão e o resultado abacaxis que, apesar do esforço da mídia e elenco global, fracassaram. Generalista esperto e vira-lata convicto que o Brasil é muito acanhado para seu “saber gigante” e fadado a não evoluir, abraçou a estratégia fácil de ficar bem com a vanguarda do atraso, adotando ser do contra, o Brasil, o PT e sobretudo Lula.  Na verdade, Diogo é mais que generalista, é um dos “prostitutos  do conhecimento à desinformação”, sustentados pela Casa Grande. 

  7. fhc

    Pela primeira vez vejo o Fernando sendo sincero, contrariando o PIG e falando a verdade. Sobre o Mainardi, é uma preciosidade nossa. É pago pelo PIG para mentir e sacanear com os adversários tucanos.

  8. De fato a postura de FHC

    De fato a postura de FHC neste episódio foi digna. Pena que ele não teve o mesmo comportamento para com o seu povo enquanto presidente, nem em 99,99% das declarações que deu depois, nem tampouco teve a dignidade de assumir os imensos abusos, erros e descalabros que aconteceram no seu infeliz desgoverno.

  9. Abraçado ao seu rancor

    Não dá pra dizer que Mainardi é uma cobra venenosa porque isso seria injusto com as víboras. Mas a metáfora diz respeito à encarnação da maldade mesmo. Quanto ao papo do Tuma e do Diogro, é uma reciclagem à direita do que, à esquerda, se falava do Lula quando começou sua projeção política em fins de 70, início de 80: lembro bem que os caras do PCB espalhavam que ele era agente da CIA e cria do Golbery! Isso explica o rancor de figuras como Ferreira Gullar e a turma do Roberto Freire contra Lula e o PT, que foram bem sucedidos na renovação da esquerda democrática, enquanto eles fracassaram.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador