Pedido de impeachment de Hélio Bicudo deve ser arquivado

Jornal GGN – Em parecer encaminhado ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a área técnica da Casa conclui que o pedido de impeachment contra Dilma Rousseff assinado por Hélio Bicudo deve ser arquivado por não apresentar provas.

Além de Bicudo, também assina o documento o advogado Miguel Reale Júnior, que foi ministro da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso.

Segundo o parecer dos técnicos da Câmara, o pedido de Reale e Bicudo é bem elaborado juridicamente, mas não traz documentação comprobatória de que Dilma tenha cometido crime de responsabilidade no exercício do mandato. Eduardo Cunha deverá seguir a orientação de sua assessoria técnica.

Da Folha

Pedido de impeachment assinado por Hélio Bicudo deve ser arquivado

A área técnica da Câmara dos Deputados encaminhou ao presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), um parecer em que conclui que, por não apresentar provas, o principal pedido de impeachment contra Dilma Rousseff deve ser arquivado.
 
O pedido é assinado pelo ex-petista Hélio Bicudo e pelo advogado Miguel Reale Júnior, ex-ministro da Justiça do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

 
O documento foi entregue a Cunha em um ato em seu gabinete na Câmara, com a presença da filha de Bicudo, Reale, líderes de partidos de oposição e representantes de movimentos que foram às ruas contra a presidente e o PT nos últimos meses.
 
Segundo o parecer dos técnicos da Câmara, elaborado por dois setores distintos da Casa por ordem de Cunha, o pedido de Bicudo e Reale é bem elaborado juridicamente, mas não traz documentação comprobatória de que Dilma tenha cometido crime de responsabilidade no exercício do mandato.
 
O pedido de Bicudo e Reale citava o escândalo de corrupção na Petrobras e as chamadas “pedaladas fiscais”, manobras do governo para adiar pagamentos e usar bancos públicos para cobrir as dívidas, que serão julgadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
 
Cunha deve seguir a orientação de sua assessoria técnica, mas isso não significa alinhamento com o Palácio do Planalto.
 
Nos bastidores, o deputado comprometeu-se com a oposição a determinar o arquivamento do pedido até a próxima semana, possivelmente logo após o feriado de 12 de outubro.
 
O objetivo é não perder o embalo político resultante da possível aprovação do parecer do TCU pela rejeição das contas de Dilma de 2014, o que deve acontecer nesta quarta-feira (7).
 
Com essa decisão do TCU nas mãos, a oposição irá cumprir um rito combinado com Cunha nos bastidores. Os deputados irão recorrer da decisão de arquivamento do pedido de impeachment ao plenário da Câmara.
 
O acerto foi feito lá atrás, com o objetivo de evitar que Cunha assumisse isoladamente o desgaste de tocar adiante um processo contra a presidente.
 
Para que a decisão de arquivamento seja derrotada, basta o voto favorável da maioria simples dos presentes à sessão da Câmara.
 
Se isso ocorrer, é criada uma comissão especial que irá elaborar um parecer sobre o impeachment para que ele vá a voto no plenário.
 
Caso pelo menos 342 dos 513 deputados votem pela abertura do processo de impedimento da petista, ela é afastada da Presidência da República.
 
REFORMA MINISTERIAL
 
Nesta terça-feira (6), Cunha anunciou ter arquivado mais um dos pedidos de impeachment que estão sobre sua mesa para análise, esse feito por um cidadão. Restam agora oito, mas o foco está no documento assinado por Bicudo e Reale.
 
Dilma e seus ministros têm trabalhado intensamente nas últimas semanas para reunir os votos necessários para barrar esse processo.
 
A principal movimentação neste sentido foi a entrega de sete ministérios ao PMDB na reforma administrativa. O aliado passou a controlar a Saúde, pasta que conta com a maior verba livre para investimentos e compras.
 
A sigla também ganhou o Ministério da Ciência e Tecnologia, que passou a ser chefiado por Celso Pansera (RJ), aliado de Cunha.
 
Apesar disso, cerca de um terço da legenda se declara rebelada na Câmara e ameaça engordar a pressão contra o mandato de Dilma.
 
O PDT, que vinha votando contra o governo, ganhou o Ministério das Comunicações, entregue ao líder da bancada, André Figueiredo (CE). 
Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alguns morrerão tentando

    Alguns morrerão tentando enterrar o passado como FHC e José Serra.

    Outros morreram e tiveram seu passado transformado em lenda como “O Cavaleiro da Esperança”.

    Bicudo, contudo, conseguiu enterrar seu passado antes de morrer.

    Ha, ha, ha… 

  2. Segundo o script, Eduardo

    Segundo o script, Eduardo Cunha rejeita, algum deputado agrava ao plenário, e por maioria simples o processo é aberto.

    Hoje a noite, com a rejeição das contas pelo TCU inicia-se a fase colheita de provas.

    Com o TSE abrindo uma impugnação de candidatura, vai requisitar e pode compartilhar as provas com todos os orgãos federais.

    O pedido de Gilmar Mendez para o procurador Geral Rodrigo Janot investigar as empresas de fachada na prestação de contas da Dilma foi avalizada pelo TSE e se transformou numa ordem e vão serem incorporadas ao processo de impeachment.

    TCU, TSE PGR, PF e Lava Jato vão prover as provas que hoje faltam ao pedido.

    Com o processo aberto, espera-se a reação da sociedade com manifestações a favor do impeachment.

    Com o agravamento da recessão, o governo vai perdendo apoio dos mercados.

    O script está sendo cumprido para o grand finale.

     

     

  3. Ídolo de barro.

       Por algumas décadas , alguma luz iluminou certas figuras , dando-lhes uma aura de , bravura, idoneidade, retidão , e até Santidade. Pura Ilusão. A ¨luz¨era apenas um facho, pequenino, a iluminar fugazmente um sêr comum , que revelou a fragilidade quando  somos submetidos à prova da ambição e da vaidade. A dádiva do Criador ao enviar o Facho , saido da Fonte Permanente , são enviadas constantementes até nós , para que saibamos da ¨pequenina luz¨, criarmos uma usina de fôrça em favor da Seara Bendita. Ao invés de alçar vòo , o Dr. Hélio sucumbiu. 

    1. Lamentavelmente…

      Com a aquiescência de uma fillha que expôs o velho pai de mais de 90 anos, convalescente de um AVC, ao ridículo. Felizmente Dr. Bicudo ainda pode contar com filhos conscientes que vieram a público condenar tais atitudes.

  4. Depois da última entrevista

    Depois da última entrevista no Roda Viva, Bicudo aplaudido vergonhosamente por jornalistas sem escrúpulos, deve ter concluído ali mesmo na TV Cultura, ter conseguido o que queria. A favor dele temos a imprensa, os partidos de oposição, e ministros como Gilmar Mendes e Toffoli, pelo menos. 

    Na esteira das histerias se encontra um país em crise, carente de governo, de ações, porém paralizado, engessado, a cada dia tendo que engolir um leão, visto que poucos estão sentindo os dramas da população, que se vê em situação de muitas dificuldades, com a inflação e a perda de emrpegos. 

     

  5. Não há o que comemorar. Era

    Não há o que comemorar. Era exatamente o roteiro do impechment, certo? pedido rejeitado, recurso apresentado, votação em plenário e aprovação do pedido. Está correndo conforme o planejado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador